Sei sulla pagina 1di 2

ANLISE PRELIMINAR DE RISCO APR SEGURANA DO TRABALHO ART 001/09

Data: Descrio da tarefa: Horrio: Perodo de Execuo: Local/Setor:


MEDIDAS PREVENTIVAS Prever, separar e inspecionar os equipamentos, ferramentas, aparelhos, dispositivos, materiais, EPI's e EPC's necessrios para toda a tarefa, assegurando a boa condio dos mesmos. ETAPAS DE TRABALHO RISCOS 1- Planejar a tarefa a ser executada e preencher Improvisar nas demais etapas da tarefa. o Check list.

2- Entrar na cabine primria ou na subestao de energia Realizar o seccionamento, com afastamento adequado dos circuitos atravs da chave seccionadora.

Arco eltrico, exploso de equipamento e choque eltrico. Formao de Arco Eltrico; Queimaduras; Choque eltrico; Incndio.

algum Efetuar uma anlise criteriosa das condies da subestao. Desarmar o disjuntor principal, acionando o boto VERMELHO (desliga) localizado no painel de controle. No abrir a chave seccionadora sob carga, ou seja, com o disjuntor armado. Ao fazer a abertura da chave, puxar o basto de manobra com rapidez. Bloquear a chave com 2 cadeados e guardar a chave a fim de evitar que outros possam destravar.

3- Bloquear a chave com dispositivo apropriado, Reenergizao acidental. de forma a impedir a reenergizao acidental do circuito. 4- Constatar a ausncia de tenso atravs de Choque eltrico. instrumento medidor de alta tenso.

Permanecer sobre o tapete isolante de borracha. Aproximar o instrumento at uma distncia mxima de 30 cm do barramento e efetuar a leitura. Todos os dispositivos para o aterramento temporrio de um condutor ou equipamento devero ser inspecionados antes de utilizados (conexes, fixao dos grampos, integridade da isolao e do condutor, etc.); Ligar o grampo de terra do conjunto de aterramento temporrio com firmeza malha terra e em seguida, a outra extremidade ao condutor do circuito, utilizando o basto apropriado, repetir esta operao para os demais condutores do circuito; Sinalizar o impedimento de reenergizao atravs da etiqueta

5- Instalar conjunto de aterramento temporrio Choque eltrico; com equipotencializao dos circuitos. Arco eltrico.

6- Sinalizar o impedimento de reenergizao.

Reenergizao acidental

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL Vestimenta ATPV Capacete com viseira culos de Segurana Luva isolante Luva de cobertura Calado de segurana sem bico de ao Protetor Auricular (Concha)

EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA Detector de Tenso Aterramento Temporrio Sinalizao de Segurana Trava para bloqueio de dispositivo Tapete de borracha Vara de manobra Grades de proteo

Anlise de risco deve ser mantida no local onde sero executados os trabalhos e deve ser de conhecimento de todos os envolvidos na execuo da atividade acima.
Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: Nome: COORDENADOR DA MANUTENO Nome: Assinatura: TRABALHADORES ENVOLVIDOS ID: Assinatura: ID: ID: ID: ID: ID: Assinatura: Assinatura: Assinatura: Assinatura: Assinatura:

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO Nome: Assinatura:

Potrebbero piacerti anche