Sei sulla pagina 1di 104

Coletnea de Manuais Tcnicos de Bombeiros

22

PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

MPCOB

1 Edio 2006 Volume 22

Os direitos autorais da presente obra pertencem ao Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo. Permitida a reproduo parcial ou total desde que citada a fonte.

PMESP
CCB

COMISSO Comandante do Corpo de Bombeiros Cel PM Antonio dos Santos Antonio Subcomandante do Corpo de Bombeiros Cel PM Manoel Antnio da Silva Arajo Chefe do Departamento de Operaes Ten Cel PM Marcos Monteiro de Farias Comisso coordenadora dos Manuais Tcnicos de Bombeiros Ten Cel Res PM Silvio Bento da Silva Ten Cel PM Marcos Monteiro de Farias Maj PM Omar Lima Leal Cap PM Jos Luiz Ferreira Borges 1 Ten PM Marco Antonio Basso Comisso de elaborao do Manual Cap PM Roberto Suganuma Cap PM Ivan Efimovivius Pieslak 1 Ten PM Wilson de Ges Jnior 2 Ten PM Edmilson Santos Silva 3 Sgt PM Alexandre Tiburtino da Silva 3 Sgt PM Alexandre Libardi Dellamatrice Sd PM Paulo Fernandes do Nascimento Comisso de Reviso de Portugus 1 Ten PM Fauzi Salim Katibe 1 Sgt PM Nelson Nascimento Filho 2 Sgt PM Davi Cndido Borja e Silva Cb PM Fbio Roberto Bueno Cb PM Carlos Alberto Oliveira Sd PM Vitanei Jesus dos Santos

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

PREFCIO - MTB

No incio do sculo XXI, adentrando por um novo milnio, o Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo vem confirmar sua vocao de bem servir, por meio da busca incessante do conhecimento e das tcnicas mais modernas e atualizadas empregadas nos servios de bombeiros nos vrios pases do mundo. As atividades de bombeiros sempre se notabilizaram por oferecer uma diversificada gama de variveis, tanto no que diz respeito natureza singular de cada uma das ocorrncias que desafiam diariamente a habilidade e competncia dos nossos profissionais, como relativamente aos avanos dos equipamentos e materiais especializados empregados nos atendimentos. Nosso Corpo de Bombeiros, bem por isso, jamais descuidou de contemplar a preocupao com um dos elementos bsicos e fundamentais para a existncia dos servios, qual seja: o homem preparado, instrudo e treinado. Objetivando consolidar os conhecimentos tcnicos de bombeiros, reunindo, dessa forma, um espectro bastante amplo de informaes que se encontravam esparsas, o Comando do Corpo de Bombeiros determinou ao Departamento de Operaes, a tarefa de gerenciar o desenvolvimento e a elaborao dos novos Manuais Tcnicos de Bombeiros. Assim, todos os antigos manuais foram atualizados, novos temas foram pesquisados e desenvolvidos. Mais de 400 Oficiais e Praas do Corpo de Bombeiros, distribudos e organizados em comisses, trabalharam na elaborao dos novos Manuais Tcnicos de Bombeiros - MTB e deram sua contribuio dentro das respectivas especialidades, o que resultou em 48 ttulos, todos ricos em informaes e com excelente qualidade de sistematizao das matrias abordadas. Na verdade, os Manuais Tcnicos de Bombeiros passaram a ser contemplados na continuao de outro exaustivo mister que foi a elaborao e compilao das Normas do Sistema Operacional de Bombeiros (NORSOB), num grande esforo no sentido de evitar a perpetuao da transmisso da cultura operacional apenas pela forma verbal, registrando e consolidando esse conhecimento em compndios atualizados, de fcil acesso e consulta, de forma a permitir e facilitar a padronizao e aperfeioamento dos procedimentos.

O Corpo de Bombeiros continua a escrever brilhantes linhas no livro de sua histria. Desta feita fica consignado mais uma vez o esprito de profissionalismo e dedicao causa pblica, manifesto no valor dos que de forma abnegada desenvolveram e contriburam para a concretizao de mais essa realizao de nossa Organizao. Os novos Manuais Tcnicos de Bombeiros - MTB so ferramentas importantssimas que vm juntar-se ao acervo de cada um dos Policiais Militares que servem no Corpo de Bombeiros. Estudados e aplicados aos treinamentos, podero proporcionar inestimvel

ganho de qualidade nos servios prestados populao, permitindo o emprego das melhores tcnicas, com menor risco para vtimas e para os prprios Bombeiros, alcanando a excelncia em todas as atividades desenvolvidas e o cumprimento da nossa misso de proteo vida, ao meio ambiente e ao patrimnio. Parabns ao Corpo de Bombeiros e a todos os seus integrantes pelos seus novos Manuais Tcnicos e, porque no dizer, populao de So Paulo, que poder continuar contando com seus Bombeiros cada vez mais especializados e preparados.

So Paulo, 02 de Julho de 2006.

Coronel PM ANTONIO DOS SANTOS ANTONIO Comandante do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo

1 - INTRODUO Comandar uma qualidade presente na maioria dos componentes da nossa corporao. Seja no servio, no lazer ou no lar, o bombeiro, pela sua formao, conhecimentos e, principalmente, pelo servio que executa com tanta devoo, coloca-o como referncia, como soluo daquelas emergncias que invariavelmente surgem no cotidiano da populao.

O propsito do presente manual no ensinar a comandar pois isso, ministrado pelos nossos rgos de ensino, com competncia. Trataremos de expor princpios, regras e experincias, baseados em normas internacionais e da corporao, visando padronizar procedimentos e rotinas que a grande maioria realiza, entretanto, devido aos documentos estarem muitas vezes esparsos e isolados, passaremos a concentr-los em uma nica fonte, e assim, propiciar seu uso ou consulta ao efetivo a fim que sejam observados integralmente por todos e, desta forma, buscar a nossa viso de futuro: Ser modelo de excelncia em servios de bombeiros.

Por diversas vezes, acabaremos por invadir outros temas, mas unicamente, com o objetivo didtico, visando exemplificar e ilustrar o assunto para uma melhor compreenso da abordagem realizada.

Alguns suscitaro dvidas entre o presente tema PCOB (princpios de comando em operaes de bombeiros) e o SICOE (sistema de comando em operaes em emergncias). Inicialmente trataremos de descrever as diferenas, conforme o dicionrio * :

Princpios: momento de origem; preceitos, regras.

Sistema: disposio de elementos de um todo coordenados entre si e que funcionam como estrutura organizacional; conjunto coordenado de meios de ao tendente a um resultado.

Traduzindo, o SICOE se relaciona questo o que fazer, mais direcionado ao, procedimentos e estrutura fsica do comando. O nosso tema mais voltado ao como fazer, ou seja, regras e prioridades que um comandante de operaes deve observar para uma aplicao mais eficiente

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

1 - INTRODUO ______________________________________________ * Aurlio Buarque de Holanda Ferreira Novo Dicionrio Aurlio Editora Nova Fronteira 1 edio

do SICOE, ou mesmo de outras ocorrncias que no utilizem o sistema por completo (com todos os recursos humanos e materiais previstos), mas sempre se deve reforar a necessidade de um bombeiro exercendo a funo de comando.

Na primeira parte trataremos de expor dois assuntos visando subsidiar a aplicao do contedo do presente manual, so eles: noes gerais de comando, de cunho cultural e comunicaes, ferramenta imprescindvel, primordial para o sucesso de um comando de operaes.

Na segunda parte, os quesitos bsicos a serem observados pelo bombeiro na funo de comando, desde o cmt de uma guarnio at o cmt da emergncia, para padronizao do cotidiano de uma prontido operacional: documentos usuais, fontes de consulta necessrias, atribuies e procedimentos padro, alm da rotina de servio, enfatizando que ser exposto o mnimo necessrio, no esgotando o assunto, dada as peculiaridades de cada unidade.

Na terceira parte, que julgamos ser a fase crtica, so expostos os princpios de comando do acionamento a chegada na ocorrncia, onde sero verificados os seguintes assuntos: o que deve ser observado no perodo pr ocorrncia; necessidade e vantagens de um comando central, procedimentos para assuno, confirmao e posicionamento de um comando, implantao e vantagens de um PC (posto de comando), processos e prioridades de uma avaliao inicial do sinistro.

Na quarta parte, o desenvolvimento da ocorrncia, estabelecendo procedimentos para a continuidade e transferncia de um comando de operaes, planos operacionais tticos, organizao, prioridades e o controle como elemento principal no gerenciamento de uma ocorrncia.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

1 - INTRODUO Na ltima parte, a fase final de uma emergncia, descrevendo regras para o encerramento de um comando de operaes alm de procedimentos e cuidados para o trmino de uma ocorrncia, tais como: recolhimento do material; pesquisa; liberao; e sada do local do sinistro.

O trabalho desenvolvido destinado aos bombeiros em geral, principalmente aos que podem exercer funes de comando seja qual o nvel, entretanto, em razo dos termos aqui utilizados, podero ocorrer dvidas quanto a aplicabilidade nas unidades de misso especfica, como por exemplo, a de salvamento martimo, atual 17 GB (dcimo stimo grupamento de bombeiros).

O 17 GB tem como misso institucional a preservao da vida a qualquer custo, visando, basicamente, a proteo de banhistas na orla martima, consequentemente, com os objetivos voltados essencialmente para a rea de preveno. Entretanto, h vrias emergncias que podem exigir estruturas de comando mediante aplicao do SICOE, tais como: naufrgio de uma embarcao com muitas vtimas, incndio em navio petroleiro, afogamento simultneo de vrios banhistas, pesquisa envolvendo personalidades famosas, entre outras. Em situaes como estas podemos sem dvida, confirmar a necessidade da aplicao dos princpios expostos no presente manual como um comando central gerenciando os trabalhos, a implantao e posicionamento de um posto de comando, uma avaliao inicial eficiente, as prioridades a serem observadas para uma ao efetiva, a disciplina nas comunicaes via rdio, providncias para o controle da ocorrncia, etc.

Na rotina operacional, em que a unidade possua vrias peculiaridades, certamente, dever conter a revista e preleo da prontido, check-up das USA (unidades de salvamento aqutico), rondas, atividades de condicionamento fsico, Instruo, conferncia de materiais, documentos usuais como escalas, livro-grade, planos de chamada, etc.

Finalizando, o presente manual procurou abranger todos os assuntos pertinentes ao tema, visando auxiliar o bombeiro na rdua misso de proteo da vida do meio ambiente e do patrimnio, e que possa contribuir, juntamente com todos os outros trabalhos, na melhoria da qualidade dos servios prestados populao.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

SUMRIO Introduo........................................................................................................................................... 1/1 1. CONSIDERAES INICIAIS..........................................................................................................1 1.1. Noes gerais de comando...............................................................................................................1 1.1.1. Relaes entre comando e liderana..............................................................................................1 1.1.2. Requisitos.......................................................................................................................................6 1.1.3. Regras de comando........................................................................................................................9 1.2. Comunicaes ...............................................................................................................................11 1.2.1. Equipamentos de comunicaes...................................................................................................12 1.2.2. Mtodos alternativos de comunicaes.........................................................................................16 1.2.3. Procedimentos na comunicao....................................................................................................19 2. Da rotina diria no servio operacional .....................................................................................25 2.1. Assuno e encerramento do servio........................ .....................................................................25 2.2. Preleo e revista tropa................................................................................................................25 2.3. Quesitos a serem observados .........................................................................................................27 2.3.1. Cmt de guarnio.........................................................................................................................28 2.3.2. Cmt de prontido.........................................................................................................................28 2.3.3. Cmt de rea..................................................................................................................................30 2.3.4. Oficial de operaes.....................................................................................................................31 2.3.5. Supervisor de servio...................................................................................................................31 2.3.6. Coordenador de operaes...........................................................................................................32 2.3.7. Cmt da emergncia......................................................................................................................33 2.4. Rotina diria das prontides ..........................................................................................................33 3. DO ACIONAMENTO CHEGADA NA OCORRNCIA........................................................37 3.1. Assuno, confirmao e posicionamento do comando ................................................................39 3.1.1. Posto de comando (PC) ...............................................................................................................39 3.1.1.1. Necessidade de um comando central........................................................................................39 3.1.1.2. Vantagens de um comando central...........................................................................................40 3.1.2. Assuno de comando..................................................................................................................42 3.1.2.1. Modos de comando....................................................................................................................43 3.1.3. Confirmao de comando............................................................................................................46 3.1.4. Posicionamento do posto de comando ........................................................................................47 3.2. Avaliao e planejamento ..............................................................................................................50 3.2.1. Avaliao inicial..........................................................................................................................52 3.2.1.1. Processos de avaliao..............................................................................................................55 3.2.1.2. Chegada na ocorrncia..............................................................................................................57 3.2.1.3. Prioridades................................................................................................................................59 3.3. Planos operacionais tticos ............................................................................................................62
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

SUMRIO

4. DO DESENVOLVIMENTO DA OCORRNCIA........................................................................64 4.1. Continuidade de comando .............................................................................................................64 4.1.1. Fatores para um comando contnuo.............................................................................................64 4.1.2. Procedimentos para a continuidade de um comando...................................................................65 4.2. Transferncia de comando .............................................................................................................67 4.3. Gerenciamento da ocorrncia ........................................................................................................70 4.3.1. Objetivos......................................................................................................................................71 4.3.2. Elementos do gerenciamento.......................................................................................................72

5. DO TRMINO E REGRESSO DA OCORRNCIA...................................................................79 5.1. Trmino da ocorrncia ....................................................................................................................79 5.1.1. Recolhimento do material............................................................................................................79 5.1.2. Sada do local...............................................................................................................................80 5.1.3. Pesquisa do sinistro......................................................................................................................80 5.1.4. Liberao do local........................................................................................................................81 5.2. Trmino do comando ......................................................................................................................81 5.2.1. Concluso......................................................................................................................................82 Bibliografia.............................................................................................................................................86

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

INTRODUO

MPCOB

1
CONSIDERAES INICIAIS

MPCOB

2
DA ROTINA DIRIA NO SERVIO OPERACIONAL

MPCOB

3
DO ACIONAMENTO CHEGADA NA OCORRNCIA

MPCOB

4
DO DESENVOLVIMENTO DA OCORRNCIA

MPCOB

5
DO TRMINO E REGRESSO DA OCORRNCIA

MPCOB

BIBLIOGRAFIA

MPCOB

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

Captulo

1 CONSIDERAES INICIAIS

Antes de iniciarmos o tema propriamente dito, trataremos de dois tpicos pertinentes ao assunto, com a finalidade de ilustrar e enriquecer culturalmente o exposto: noes gerais de comando e comunicaes.

1.1 Noes gerais de comando.


O propsito do tema aqui abordado subsidiar a aplicao do contedo do presente manual observando-se outras tcnicas de comando, pesquisadas em literatura fora da corporao.A literatura atual diversa e mais voltada nos aspectos referentes iniciativa privada dando um enfoque maior na rea de liderana, tendo em vista a globalizao na e a da competitividade busca

preferncia do consumidor.

Tendo em vista que os objetivos do presente trabalho visam a finalidade pblica e as fontes sobre o assunto da corporao serem expostas nos cursos de formao, trataremos de apresentar um enfoque mais direcionado viso do tema pelo servio pblico, motivo pelo qual foi adotado o livro elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica).

1.1.1. Relaes entre comando e liderana

Inicialmente, vamos descrever as relaes entre comando e liderana, sob uma tica militar, extrado do site do exrcito brasileiro, em sua pgina institucional *, enfoque este aplicvel aos nossos comandantes de operaes, principalmente, em uma situao de emergncia de bombeiros.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

Chefia e liderana so expresses sempre associadas quando falamos de liderana militar. Efetivamente, correspondem a duas atividades funcionais do comandante, exercidas simultaneamente em um s processo: o comando.

O comando pode ser entendido, preliminarmente, como direo de uma organizao na realizao de sua finalidade operativa. Porm, tratando-se de uma organizao militar, uma direo que assume caractersticas muito peculiares. Em teoria, seria essencialmente semelhante a qualquer organizao empresarial, envolvendo as mesmas funes administrativas; contudo, desta se distingue por ser revestida de singularidades decorrentes de sua desatinao. A "empresa militar" um instrumento de guerra que lhe impe uma aptido para atuar permanentemente em situao de emergncia. A "empresa militar" na execuo da sua atividade fim pe em jogo mais do que um investimento; pe em risco os seus "bens de capital" e os seus "recursos humanos". Efetivamente, por maior que seja o xito de seu empreendimento, a "empresa" sempre sofrer perdas patrimoniais. Alm do mais, as presses da emergncia o perigo constante, o desconforto, a fadiga constrangem psicologicamente os recursos humanos, exigindo especial ateno de gerenciamento.

Um dos generais de Verdun, que esperava em seu posto de comando as informaes sobre o ataque e s por palavras interrompidas ao telefone podia saber de alguma coisa, observa: "A inquietude devora-me, a angstia tortura-me e, entretanto, se quero conservar meu prestgio, fazer difundir a confiana, tenho de oferecer aos olhos inquietos que me interrogam, furtivamente, uma mscara impassvel. Meu gesto deve permanecer sbrio, minha voz firme, lcido meu pensamento. No conheo prova mais dura, e tambm mais decisiva, para a vontade do chefe.

___________________________________________ * Exercito Brasileiro - Artigo publicado no PADECEME, Informativo 3/99, extrado do site institucional www.exercito.gov.br

O complexo organizacional, abrangendo como um todo estrutura, material e pessoal, alvo das atenes do comandante. Entretanto, so as pessoas que vitalizam a organizao e que transformam a sua vontade em aes produtivas. Desse fato surgem outras preocupaes, que iro alm daquelas ligadas simplesmente ao gerenciamento funcional dos homens na execuo da misso. Estamos falando antecipadamente de liderana militar.

Constatamos assim que o comandante desempenha dois papis funcionais:


COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

Primeiro, o de condutor de tropa, no qual se pode identificar o atributo de chefe militar, aquele que tem autoridade para dirigir e controlar e cuja atividade funcional a chefia militar. Segundo, o de condutor de homens, no qual se pode identificar o atributo de lder militar, aquele que tem a capacidade de influenciar e cuja atividade funcional a liderana militar.

Eis, pois, dois atributos do comandante, o de chefe militar e o de lder militar, e as duas naturezas da sua atividade funcional.

Comandar exercer a chefia militar e aplicar a liderana militar a fim de conduzir eficientemente e com xito a organizao militar ao cumprimento da sua misso.

Embora identificadas duas naturezas na atividade funcional do comandante, chefia e liderana militares, o exerccio do comando um processo global e, s para efeito de anlise, estudo e compreenso, pode-se mencion-las como coisas distintas.

A liderana militar insere-se no exerccio do comando como desempenho funcional do comandante, complementar e simultneo com a chefia militar. No so processos alternativos, mas desempenhos sobrepostos.

Na verdade, a liderana no propriamente uma atribuio funcional do comandante, mas uma atitude necessria para dar eficcia ao comando. Efetivamente, chefe militar e lder militar, no contexto do exerccio do comando, se confundem em um processo maior, mais vigoroso, mais animado e, seguramente, mais eficiente. Por isso mesmo, quando se quiser qualificar um comandante, ou ele mesmo quiser se qualificar como lder pelos xitos gerenciais e pelo sucesso pessoal, estaro sendo gerados alguns equvocos inconvenientes. O que conceitualmente mais prprio afirmar que o comandante deve exercer a liderana em sua organizao e, no exatamente, dizer-se lder dela.

"O

COMANDANTE

CHEFE

INCONTESTE;

SER

LDER

EM

DECORRNCIA.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

Essa curta afirmao, retirada de um artigo do general Jonas Correia, diz quando e o que corresponde ao entendimento do papel funcional de lder que poder e dever ser desempenhado pelo comandante.

A mesma qualificao profissional que capacita o comandante para ocupar o cargo de comando e exercer a chefia militar tambm o habilita para exercer a liderana na sua organizao. claro que se pressupe que, na sua competncia, est contida a capacidade de liderana como um dos atributos, includa nela a habilidade para influenciar os subordinados no sentido de obter um desempenho participativo e entusiasmo no cumprimento da misso algo bem mais do que o estrito desempenho profissional dos comandados.

O lder militar no ningum mais do que o prprio comandante que exerce influncia, no sobre quaisquer pessoas que se apresentem ao seu alcance, mas sobre indivduos postos sob sua direo funcional e subordinao em uma estrutura organizacional.

O comandante no necessariamente um psiclogo nem um lder nato, mas tem uma capacidade de influncia desde logo garantida por sua proeminncia na organizao e por sua reputao pessoal. E dispe dos meios e das vias institucionais de comunicao.

Assim, exerce sua influncia, intencionalmente ou no, com a ao de comando e ao longo das linhas funcionais de autoridade, sem outros caminhos alternativos ou informais. E tambm sem "passes de mgica", mas com habilidade, prudncia e aplicao de algumas tcnicas simples de aproximao, de mobilizao, de estmulo e de sensibilizao, tudo conduzido com o acionamento funcional dos comandados no contexto da ao do comando. Por meio de suas relaes pessoais com os subordinados, com bom senso e conhecimento deles, o lder, atuando como condutor de homens, ser capaz de orientar as atitudes e comportamentos das pessoas no sentido de obter delas respostas adequadas realizao dos resultados pretendidos pelo empreendimento militar.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

H ainda um aspecto marcante e comum chefia militar e liderana militar: a misso da organizao resultados pretendidos realizar. e objetivos a

No que,

divrcio

de so

finalidades nos dois processos, efetivamente, convergentes. A liderana s se afirma se a chefia militar for eficaz, isto , se houver sucesso em tudo o que o comandante concebe e determina. O chefe medocre jamais se afirmar como lder.

Finalmente, podemos afirmar que o comandante no , por definio, o lder, mas aquele que tem de se fazer lder.

"Com a autoridade do comando, vem a estrutura da liderana, que precisa ser empolgada por quem possui autoridade para que a sua condio de comandante seja reconhecida."

A afirmao que se pode fazer como concluso a de que a conciliao do duplo papel funcional do comandante se resume no seguinte:

O comandante , antes de tudo, o chefe militar; o papel de lder militar um atributo adicional, que dever ser diligentemente elaborado por ele prprio.

1.1.2. Requisitos Qualidades Considerando que poder haver bons e maus chefes, pode-se concluir que nem toda pessoa apresenta qualidades de chefia. fcil encontrar quem afirma no ter aptido para msica, pintura, matemtica, medicina, etc., mas dificilmente se encontra quem diga a mesma coisa em relao chefia. Sinceramente, ningum diz que no nasceu para chefe. Por que essa

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

contradio? Sempre se tem associado chefia a idia de mando, de autoridade, de superioridade sobre pessoas. Se algum diz que no nasceu para chefe pensa que como se dissesse que no nasceu para mandar e sim para obedecer; que no nasceu para senhor e sim para escravo.

Assessoramento Essa idia positivamente errada. Em verdade, nem todos nasceram para mandar, mas verdade tambm que ningum manda sozinho, sem auxilio de outrem. A direo das equipes de trabalho de tal complexidade no mundo moderno que os chefes precisam de consultores, de pessoas capazes para estudar as matrias que tem de decidir, planejar essas decises e orientar a execuo do que foi decidido. Essas pessoas so chamadas assessores e constituem os gabinetes, os staffs, os estados-maiores e etc. O mrito de um general que vence a batalha grande, mas preciso no esquecer que se no possui qualidades de chefia, poder, entretanto orgulhar-se de concorrer para o brilho das decises do chefe, servindo-lhe de assessor. O engenheiro que projeta o edifcio no inferior a seu colega que o constri. Ambos se completam, constituindo cada qual um especialista que precisa reunir condio prpria para o trabalho a realizar.

Condies Para poder chefiar com acerto, preciso que o indivduo reuna trs caractersticas essenciais: aptido, especializao e cultura geral. Isso no quer dizer que no possuindo todas essas caractersticas, algum no possa assumir funo de chefia e dar a impresso que vai se saindo a contento. Acontece nesse caso o mesmo que ocorre ao navio em alto mar, seguindo a rota que lhe foi traada: o comandante pode ser medocre, mas como o tempo amigo, o mar bonanoso, l vai o navio no caminho certo. Eis, porm, que surge o temporal. Chegou a hora de o comandante revelar suas qualidades de chefe. preciso agora tirar o navio desse problema e lev-lo a salvo at o porto de destino. Se faltarem ao comando, as condies de chefia, o navio poder naufragar. Mau comandante s pode comandar em tempo bom, em mar de rosa. Os maus chefes e como existem por ai s podem dirigir em pocas de bonana, mantendo a equipe no rumo da rotina, pelo impulso da inrcia adquirida. Nos momentos de crise, sua inpcia se revela e a equipe fracassa.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

Aptido Considera-se aptido o conjunto de qualidades naturais que tornam o indivduo capaz de certa atividade. A chefia pelo que exige no pode prescindir para quem a exerce de alguns traos dentre os quais: sociabilidade, audcia, tenacidade, flexibilidade, otimismo, confiana, lealdade, energia, esprito pragmtico, sinttico e renovador. O chefe deve ser socivel, para tornar-se simptico, insinuante, para fazer amigos, pois disso depende, no raro, a soluo de seus problemas. Deve ser enrgico, porque sem energia no poder impor-se a seus auxiliares nos momentos desagradveis. Deve ser audacioso, para tomar atitudes perigosas quando necessrio ao rendimento do servio. Deve ser tenaz, para no abandonar o plano que adotou quando lhe reconhece a eficcia, mas ter de ser flexvel para ceder nos momentos necessrios, convencido de que, no podendo ganhar tudo, sempre representa a vitria ganhar alguma coisa. Deve ser otimista, para crer na possibilidade de superar obstculos e modificar situaes difceis. Deve ser confiante, porque sem essa qualidade no poder conduzir homens, sendo obrigado a refazer todo o trabalho. Deve ser leal, porque sem isso, seus auxiliares no lhe daro a ajuda indispensvel ao sucesso da equipe. Deve ter espirito pragmtico, para considerar tudo em termos de realidade e no viver no mundo dos sonhos, a imaginar situaes inexistentes e inacessveis. Deve ter esprito sinttico, para poder avaliar em cada caso particular a repercusso no conjunto, nunca decidindo sem a viso panormica das situaes. Dever ter esprito renovador, para desejar sempre modificar o bom, na esperana de obter o melhor, jamais se conformando em ter atingido um ponto alm do qual no poder ir. Alm destas caractersticas, outras existem, pois todas tm a mesma base: tornar o chefe mais capaz de agir. claro que no h quem apenas possua qualidades positivas de chefia, nem quem somente possua as negativas. Todos somos um misto de boas e ms qualidades.

Especializao Para dirigir homens, que tanto conduz a chefia, preciso aprender a tcnica da direo. Apesar de possuir qualidades para chefiar, ningum ser bom chefe se no dominar a tcnica, se no se especializar na direo de pessoas e coisas. o que acontece, por exemplo, com a pintura: ao dom natural de pintar, preciso juntar a tcnica do emprego das cores e da estilizao dos traos. Argumenta-se que o mundo j consagrou grandes chefes que nunca se especializaram. um modo errado de ver as coisas. Toda cincia, como toda tcnica, tem seus pioneiros, aqueles que vo dando forma, criando regras e princpios que, posteriormente, lhe
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

constituiro o arcabouo. Os grandes chefes, que porventura no se especializaram, foram autodidatas, foram os criadores dos princpios que hoje devemos para seguir as pegadas. A especializao na tcnica de chefia poder fazer, como nas outras tcnicas, de trs formas: freqentando cursos adequados, lendo autores e observando chefes para analisar seus atos. Quem deseja torna-se um chefe altura, uma vez que possua a aptido necessria, poder especializar-se por um desses meios ou, se possvel, simultaneamente por todos eles. Analisando o procedimento daqueles que ocupam posio de mando, fcil concluir pelo que deve ou no fazer, tais sejam os reflexos de seus atos no rendimento da equipe. , ento, imitar os bons atos e evitar os maus quando for sua vez de ocupar posio semelhante.

Cultura geral Quando se diz que o chefe deve possuir cultura geral, preciso entender que sempre vantajoso possuir conhecimento acima da mdia de seus auxiliares. Essa necessidade decorre de dois fatores: o chefe chamado freqentemente a opinar sobre assuntos estranhos a atividade que dirige; o chefe que precisa impressionar os auxiliares para conseguir e manter prestgio. Se o chefe entende muito bem dos servios a fazer, mas se revela ignorante daquilo que toda pessoa instruda deve saber, impressiona mal. Quase sempre os auxiliares, por iluso, ficam duvidando tambm da sua capacidade funcional. A cultura geral que se exige para o chefe depende do nvel de chefia que ele ocupa. Evidentemente, tratando-se, por exemplo, do Presidente da Repblica, essa cultura dever ser a mais vasta possvel, dado que tal autoridade constantemente solicitada a intervir em questes de toda a natureza. verdade que o Presidente da Repblica dispes de auxiliares especializados nos vrios assuntos que lhe caibam decidir, mas no menos verdade que, se o chefe decide apenas pelo que lhe dizem, sem formar sua prpria opinio, est longe de exercer a chefia em sua plenitude. Quando se trata, por exemplo, de um simples capataz de trabalhos braais, essa cultura geral ser de natureza rudimentar, apenas o bastante para que ele se sobreponha maioria dos auxiliares elementarmente instrudos. Quanto mais conhecimentos gerais um chefe possuir, mais apto estar para resolver os problemas da chefia, que ter possibilidade de uma viso ampla da cada assunto, uma capacidade maior de raciocnio e mais pronunciada rapidez de deciso.

1.1.3. Regras de comando

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

Vale sintetizar, em pequenas regras, o que de mais importante, um chefe dever guardar como norma de procedimento em relao equipe de trabalho. Quase sempre os fracassos da chefia advm, no da incapacidade tcnica na apreciao e soluo dos problemas, mas dos defeitos das inter-relaes pessoais:

O chefe elemento pblico e, como tal, deve assim agir; As boas qualidades, quando exageradas, tornam-se ms; A vaidade do comando acarreta dissabores; As relaes do trabalho devem ser impessoais; Hostilizar os possveis concorrentes ao cargo prova de fraqueza; Prestgio deve provir das qualidades do chefe e nunca da fora legal de sua funo; O receio evidente de perder o cargo desmoraliza a chefia; prejudicial a preocupao exclusiva com o trabalho;

O chefe que diz sua equipe haver sido chamado de o nico capaz de lev-la ao cumprimento do dever inbil; Diminuir a chefia anterior desprestigia o chefe atual; aos auxiliares quem cabe fazer a comparao; desmoralizante mostrar que a ao da chefia se faz sentir por medo, por influncia de terceiros ou para agradar a superiores; prova de fraqueza invocar a autoridade superior como justificativa de atos determinados pela chefia; Os auxiliares no gostam de chefe desptico, mas desprezam o chefe frouxo; Todos os atos devem estar em condies de receber justificativas, mas procurar erros, racionalizando as determinaes, caminhar para o desprestgio; O chefe deve falar pouco e agir muito; Os subordinados devem ser tratados com cordialidade, mas sempre sem intimidades excessivas; A ironia e o sarcasmo diminuem o auxiliar e predispem rebeldia;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

10

Praticar a auto-anlise e recorrer aos amigos para conhecer os prprios defeitos conduz o chefe ao aperfeioamento; O chefe precisa manter atualizados seus conhecimentos gerais e tcnicos; Ler bons livros, jornais e revistas tcnicas auxiliam a resolver problemas de chefia; As tentaes sexuais so perigosas dentro da equipe de trabalho; o chefe deve acautelarse contra elas; Demonstrar interesse nas questes pessoais dos auxiliares til, mas o exagero prejudica; Conservar a compostura em qualquer situao prova de fora. O chefe deve agir sempre como se estivesse num palco, representando sob as vistas de um pblico exigente; e importante observar as reaes da equipe de trabalho, por meios adequados, a fim de corrigir problemas e manter a harmonia e eficincia do conjunto.

1.2 Comunicaes
Uma comunicao eficiente parte essencial da operacionalidade e segurana de uma emergncia. O comandante da operao tem um papel importantssimo no processo de comunicao. Eles no s transmitem e recebem a maioria das mensagens iniciadas durante um evento emergencial, bem como todo o efetivo os toma como exemplo de como usar um equipamento de comunicao com propriedade e eficincia. Para cumprir seu papel, o comandante precisa conhecer qual o equipamento que est disponvel para seu uso e como us-lo de forma correta.

O comandante de uma operao tem um papel muito importante nas comunicaes em uma ocorrncia de bombeiro, pois eles recebem e transmitem a maioria das mensagens no local da ocorrncia. Sempre que a situao permitir, a comunicao dever ser por meio de contato pessoal. Porm, a variedade de ambientes, pelos quais os bombeiros se comunicam, necessrio o uso de comunicao eletrnica. Cada tipo de comunicao, na ocorrncia, tem sua vantagem e desvantagem,

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

11

nenhum mtodo ou sistema plenamente eficaz para todo tipo de evento. Isto significa que as comunicaes nas ocorrncias podem envolver, desde a comunicao pessoal at o uso do mais sofisticado sistema de comunicao via satlite.

Este tpico tem a inteno de familiarizar os bombeiros, em funo de comando, com os vrios tipos de equipamentos e sistemas de comunicao, caso no utilize, ser utilizado, , bem como os procedimentos prprios para utilizao. Faremos uma breve e superficial exposio do assunto, baseado no manual do IFSTA*, solicitando aos que necessitarem de maiores informaes sobre o tema, observarem o contido no MTB 13 Comunicaes Operacionais no Servio de Bombeiros.
_______________________________________ * International Fire Service Training Association Fire Department Company Officer Manual, section VI, scene communications

Para obter maior eficincia, o comandante de uma operao precisar estar apto a usar os equipamentos de comunicao que ele tem a sua disposio e conhecer os procedimentos padres de comunicao usados na corporao. Este item descrever alguns dos tipos mais comuns de equipamentos o um comandante de uma operao pode vir a utilizar.

Rdios

Sistemas de comunicaes em ocorrncias usando equipamentos de rdio uma das formas mais comuns e mais usadas. Rdios provem comunicao instantnea entre os bombeiros, guarnies, COBOM (centro de operaes do corpo de bomberios), unidades operacionais e outros da cena de um evento emergencial.

Um monitoramento e operao eficiente de uma comunicao, via rdio, podem acarretar as seguintes vantagens:

O evento emergencial pode ser inspecionado e avaliado rapidamente; Todas as partes envolvidas no controle da emergncia podem ser informadas ou consultadas;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

12

Ordens, planos e informaes podem ser rapidamente dadas ou recebidas; As responsabilidades do efetivo podem ser designadas e controladas. Uma central de comunicaes o foco das transmisses, via rdio, em um local

emergencial. Os recursos (material e humano) necessrios para se operar em uma emergncia so despachados pela central de comunicaes. Em geral, pode prover todo o aparato necessrio a um incidente e pode ser a responsvel para iniciar o apoio operacional em um evento emergencial bem como relocar recursos para suprir reas que ficaram desprotegidas. Para que o sistema opere de forma eficiente, a central de comunicaes precisa se manter informada integralmente da situao de cada viatura. H vrios meios pelos quais a central de comunicaes pode despachar ou aguardar o envio de recursos operacionais. A maioria das centrais moderna de comunicao usam algum tipo de sistema computadorizado com auxlio de um udio para gerenciar suas atividades. Estes sistemas so comumente chamado sistema CAD (computer aided dispatch), em portugus significa despacho auxiliado por computador. A complexidade do sistema CAD, em alguns pases, relacionada diretamente ao tamanho e o nvel de atividades daquele local.

Freqncia de rdio

Quando o nmero de guarnies designadas a um determinado evento crescente ou quando so despachadas vrias de unidades diferentes, o uso de freqncias adicionais normalmente necessrio. A freqncia de rdio no pode operar em apenas um canal, dependendo da dimenso do sinistro. O nmero de freqncias necessrias em uma determinada emergncia depende da quantidade de recursos envolvidos e do tamanho da estrutura montada.

A unidades operacionais precisam ter vrias freqncias de rdio disponveis para uso. Quando houver necessidade, todas as comunicaes de um evento emergencial em larga escala devem ser trocadas para um canal exclusivo a fim de evitar interferncia das transmisses de rotina feitas na freqncia normal.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

13

Trs tipos de rdios podem ser usados em um local de ocorrncia, dependendo da magnitude do evento:

Estaes Mveis; Estaes fixas; e Rdios Portteis. Rdios em aeronaves tambm podem ser usados em operaes especiais como grandes

incndios florestais, operaes em aeroportos e grandes evacuaes.

Estaes fixas

Estaes fixas so normalmente operadas de uma central de comunicaes. Contudo, em grandes emergncias, uma estao fixa pode ser estabelecida em um ponto estacionrio como posto de comando ou em local estratgico. Apesar destas estaes serem tipicamente de potncia inferior s encontradas nas centrais de comunicao, elas devem ser capazes de monitorar e transmitir em todas as freqncias usadas naquela ocorrncia. Dependendo da rea envolvida no acidente e do alcance necessrio para as comunicaes, talvez a estao fixa precise ser equipada com uma antena externa. Caso pagers ou outros dispositivos de alarme similares estiverem sendo usados no local, a estao fixa deve ser capaz de ativar esses dispositivos.

Estaes mveis

Estaes so aquelas

mveis em

instaladas

viaturas. Enquanto a maioria das estaes mveis so destinadas a serem operadas do interior de uma viatura, algumas viaturas permitem que o bombeiro opere o rdio, do painel de comando da bomba. Indiferentemente da

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

14

posio do operador, ele conversa por um microfone ou por um outro dispositivo que parte do sistema de comunicao da prpria viatura. Assim como as estaes bsicas de rdio, estas estaes devem ter capacidade para operar em qualquer freqncia usada na ocorrncia. As maiorias das estaes mveis mais modernas so capazes de sintonizar, transmitir e receber por volta de uma centena de freqncias. Esta capacidade necessria quando h unidades de vrias reas que operam em freqncias diferentes no local emergencial.

Rdios Portteis

Rdios portteis, usualmente denominados de HT (hand talk), so rdios que permitem contatos entre bombeiros quando esto longe de uma estao mvel. A maioria dos rdios portteis tem um poder limitado de transmisso e recepo, consequentemente, um alcance bem restrito. Em uma comunicao feita de um rdio porttil para outro porttil, o alcance pode ser inferior a 1,6 quilmetros. Na comunicao de um rdio porttil para uma estao fixa ou mvel, o alcance vai depender da capacidade de transmisso das referidas estaes.

O alcance dos rdios portteis pode ser potencializado usando um sistema de repetidoras. Esta repetidora recebe o sinal do rdio porttil, aumenta sua potncia e transmite o sinal para um receptor. Dois tipos primrios de sistema de repetidoras so normalmente usados. Um tipo parte do sistema de comunicao de uma estao mvel destinada guarnio que estar usando os rdios portteis. Quando algum da guarnio transmite uma mensagem pelo rdio porttil, o sistema de repetio da estao mvel aumenta a potncia deste sinal e redireciona o sinal otimizado ao receptor. O segundo tipo aquele que o sistema de repetio est fixado e localizado em um lugar geograficamente estratgico dentro da rea. A exemplo das estaes mveis, os rdios portteis podem ser operados em vrios canais. Os mais modernos podem tambm sintonizar, transmitir e receber em mais de uma centena de freqncias.

Pagers

Os pagers so normalmente utilizados para notificar voluntrios, efetivo de sobreaviso, plano de chamada e fora-tarefa sobre a necessidade da presena em uma
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

15

emergncia. Os aparelhos esto disponveis em uma grande variedade de tipos e tamanhos e tem capacidade de manter contato com um indivduo ou grupo de indivduos seletivamente. Alguns so ativados por meio de ligaes a um nmero de telefone especfico. A maioria dos pagers usadas no servio de bombeiros de outros pases so ativados por um sinal transmitido diretamente da respectiva central de operaes e comunicaes. Os pagers disparam os alarmes de duas formas diferentes: uma mensagem de voz ou uma mensagem escrita no visor.

Alguns permitem o monitoramento da freqncia de rdio da central todo o tempo. Isto um bom procedimento para disseminar, pela rede de pagers, mensagens de evacuao a todos os bombeiros a partir da freqncia de despacho da central de comunicaes, bem como permite queles bombeiros que no tm rdios portteis, receber as determinaes e orientaes do comando da operao.

1.2.2. Mtodos alternativos de comunicao Devido a durao de muitas ocorrncias de vulto, sistemas de comunicaes alternativos podem ser usados durante estes eventos. O uso de cada um dos mtodos abaixo depende do nvel de preparao dos rgos envolvidos no evento emergencial.

Rdio amador; Telefones fixos; Celulares; Telefones por satlite; Fax; e Computadores.

Rdio amador

So considerados primrios, em razo do baixo custo, oferecendo algumas vantagens tais como:

melhor que no ter rdio algum.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

16

A maior parte dos rdios amadores modernos possuem mais de quarenta canais, que permitem aos diferentes setores de uma organizao num evento emergencial que operem cada um em sua prpria freqncia. Muitas pessoas dispem deste sistema de comunicao em seus veculos particulares. O que gera um grande benefcio quando se estabelecer uma estrutura de comando.

Mas, pode tambm, ter algumas desvantagens como:

As pessoas podero operar na mesma freqncia e atrapalharem as operaes. A qualidade da transmisso pode no ser to boa e clara como as dos rdios padres usados normalmente nos servios de bombeiros. O alcance efetivo das comunicaes deste sistema geralmente menor. No considerado muito seguro (pode ser uma fonte de ignio)

Telefones fixos

Caso o sistema de rdio, de repente, venha a no funcionar, os telefones podem ser um meio alternativo efetivo. Ainda que o sistema de rdio esteja operando normalmente, os telefones podem ser vantajosos para a comunicao de mensagens extensas ao invs de ficar congestionando as freqncias de rdio. Os telefones podem ser usados quando o posto de comando de uma operao localizado em estrutura fsica que possua o servio de telefonia.

Telefones celulares

Os avanos na tecnologia de telefonia celular os tem tornado muito mais acessveis. O servio de telefonia celular est disponvel em quase todas as reas geogrficas, podendo at ser operado ou montado em uma viatura. Eles permitem o acesso a Internet sem a necessidade

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

17

de um sistema de telefonia fixo. As mensagens, via celular, so transmitidas como sinais de rdio entre um telefone celular, uma repetidora e um link (sites de celulares).

No entanto, os telefones celulares no so totalmente eficazes, caso o local de emergncia no seja coberto pelo servio impedindo a comunicao. Ainda que o local possua a cobertura, pode haver quedas na transmisso. Outra limitao deste servio no caso do evento emergencial ocorrer em uma rea densamente povoada, gerando excessivo trfego de ligaes. Nestes casos, os provedores dos servios de telefonia celular podero fornecer equipamentos que temporariamente otimizem e aumentem a capacidade do sistema ou que tenham uma programao de prioridade que assegure que toda conexo ou chamada efetuada ou recebida seja completada.

Telefones via satlite

Em ocorrncias de vulto e longa durao, pode ser usado um sistema de telefonia via satlite, que seja independente da telefonia fixa e celular. Com os equipamentos apropriados, este sistema de telefonia sem fio pode prover um sistema de comunicaes confivel, livre de limitaes e interferncias que caracterizam os outros tipos de comunicao telefnica. A corporao ainda no possui este sistema.

Fax

Em grandes emergncias, o posto de comando pode ter um ou mais aparelhos de fax (normalmente, nas viaturas tipo CO). Estes equipamentos podem ser muito teis para transmitir ou receber documentos escritos como relatrios, plantas de edificaes, informaes sobre materiais perigosos e previses do tempo. Normalmente estes equipamentos transmitem seus sinais por linhas de telefones fixos, mas podem ser operados por meio do sistema de telefonia celular.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

18

Computadores

O modem converte o sinal produzido por um dispositivo (computador) para uma outra forma compatvel (telefone). Isto permite que um computador localizado no Posto de comando de uma emergncia possa acessar banco de dados ou servios on-line por meio de uma linha telefnica. Tal qual os equipamentos de fax, o modem dos computadores pode ser operado a partir de um servio de telefonia fixa ou celular.

1.2.3. Procedimentos na comunicao Mais importante que familiarizar-se com os equipamentos de comunicao conhecer minuciosamente os procedimentos de uso. A maioria dos Corpos de Bombeiros tem uma poltica de gerenciamento das comunicaes que define os procedimentos e a linguagem a serem usadas durante as atividades de rotina e operaes de emergncia. Ao incluir as comunicaes em seus procedimentos operacionais padres, os protocolos so aplicados com mais consistncia. Os objetivos so:

Estabelecer o uso comum de termos especficos (clareza do texto) que tenham o mesmo significado para todo o efetivo envolvido em uma ocorrncia. Estabelecer um sistema de transmisso peridica das novidades em uma ocorrncia para manter todas as guarnies inteiradas dos acontecimentos.

Rdio Comunicao

O objetivo permitir que as guarnies, de uma ocorrncia, se comuniquem umas com as outras, com a central de comunicaes e a cadeia de comando durante uma operao de emergncia.

Aqueles que operam os equipamentos de rdio devem ter conhecimento que as transmisses podem ser monitoradas por estaes clandestinas, por exemplo. Neste caso pode

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

19

ser divulgado pela mdia. Os operadores de rdio tm sempre que zelar pelas comunicaes evitando que qualquer fato possa repercutir de forma negativa para a imagem da corporao.

Rdio comunicao bsica

Todos que estiverem no servio operacional devem ser treinados para o uso de qualquer equipamento de comunicao existente, a fim de estarem aptos a utilizarem os rdios de forma efetiva se necessrio. Os Bombeiros em funo de comando devem certificar-se que todo o efetivo subordinado est treinado nos seguintes itens:

Operao bsica de um rdio e manuteno; Acerto da freqncia do rdio e sua utilizao; e Procedimentos padres, NOB e MTB sobre o assunto.

Aqueles que trabalham em locais que usam mltiplas freqncias de rdio, precisam saber qual funo de cada freqncia ativa. Eles precisam estar aptos a diferenciar as freqncias e saber se esto operando na correta.

Clareza de texto e cdigos de rdio

No servio de bombeiro, h dois mtodos bsicos de se transmitir informao via rdio usando um texto claro ou cdigos. Um texto claro envolve o uso de termos padres e frases para trocar informaes. Os cdigos de rdio tm sido usados desde o incio das comunicaes nos servios da corporao e de bombeiros. Historicamente, o uso da linguagem de cdigos era necessria devido a baixa qualidade das rdiotransmisses.

No entanto, o grande problema com estes cdigos que diferentes jurisdies desenvolveram diferentes cdigos de rdio ou modificaram os j existentes para se adaptarem suas necessidades particulares. Por exemplo, em uma determinada localidade um cdigo servia para comunicar que uma unidade estava chegando no local, enquanto que em outra este mesmo cdigo servia para comunicar que o incndio estava sob controle. Os problemas que

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

20

estas diferenas podem criar, em operao de auxlio mtuo, so bvias. Mesmo se vrios bombeiros pudessem operar em uma mesma freqncia de rdio freqncia, eles no conseguiriam se comunicar devido ao uso destes diferentes cdigos.

Modernos equipamentos de rdio eliminaram a necessidade do uso dos cdigos, e em vrios pases o uso destes cdigos considerado antiquado, sendo ainda, quem os usa s fazem por tradio. A maioria dos Corpos de Bombeiros de outros pases usa o texto claro, o qual elimina este tipo de problema.

Transmisso de informaes essenciais

Um problema potencial do uso dos textos claros que alguns operadores de rdio podem se tornar negligentes e comearem a exagerar enquanto transmitem. O comandante das operaes deve monitorar o uso do rdio pelos seus subordinados e analisar se esto usando os procedimentos corretamente e esto mantendo as mensagens curtas e compreensveis. Apenas informaes essenciais devem ser transmitidas e formatos prprios devem ser utilizados.

Ordens diretas

Um exemplo de ordem direta : Auto Escada 33, resfriar o teto da edificao. Uma ordem direta pode ainda ser mais explicita adicionando a informao de quem vai efetuar a operao, por que, como, quando, e onde vai ser executada. O comandante que est emitindo a ordem precisar decidir como especificar a ordem a ser dada, considerando a urgncia da tarefa e a capacidade da guarnio para qual a ordem est sendo dada.

Diretivas

Uma diretiva similar a uma requisio, mas tem o mesmo efeito de uma ordem direta. Por exemplo, se um comandante das operaes pede que uma guarnio ou um

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

21

bombeiro ajude outro com uma certa tarefa, isto uma requisio que serve como uma diretiva. Requisies so apropriadas em situaes no emergenciais.

Os cinco C da comunicao

Em uma ocorrncia, no h tempo para que o comandante das operaes pense a respeito de qual ser o melhor mtodo de comunicao. No entanto ele dever acostumar a utilizar um padro de comunicao nas operaes do dia-a-dia e, ento, esta habilidade vir naturalmente. Segundo o manual do IFSTA*, h cinco C da comunicao que todo bombeiro deve praticar:

Conciso; Clareza; Confidncia; Controle; e Capacidade.

_______________________________________ * International Fire Service Training Association Fire Department Company Officer Manual, section VI, scene communications

Conciso Vrias funes precisam ser efetuadas num local de ocorrncia e muitas envolvero

algumas formas de comunicao. No entanto, as comunicaes precisam ser mantidas to concisas quanto possveis ou a freqncia adotada ficar to congestionada que ser impossvel de se usar. Para assegurar a conciso das comunicaes, o comandante de uma operao precisa aprender a planejar suas transmisses antes de falar ao microfone. Ele dever fazer o seguinte: Elaborar mensagens orientadas pela tarefa a ser executada; Mensagens diretas s guarnies e no individualmente; Sintetizar as mensagens especficas.

Clareza

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

22

O comandante das operaes deve usar termos padres e uma linguagem do dia a dia sempre que possvel. Quando planejar suas transmisses deve, tambm, se esforar para combinar clareza com simplicidade, comunicando uma tarefa por vez e aguardando o retorno da mensagem por parte da guarnio para tarefas adicionais. Ordens emanadas a diferentes unidades devem ser suficientemente espaadas para se evitar qualquer dvida a respeito da ordem dada. Ordens em uma emergncia devem ser dadas ao seu tempo certo, pois a resoluo de muitas operaes pode ser antecipada por um comandante de operao experiente, mas a ordem que designa as guarnies para aquela operao no pode ser dada antes que estas estejam prontas a serem executadas. Confidncia Especialmente durante as operaes emergenciais, o comandante das operaes precisa se portar calmo e sereno ao usar os equipamentos de comunicao. Quando se comunica com serenidade, aqueles que receberem as mensagens reagiro da mesma forma. O comandante pode comunicar-se desta maneira usando a calma, um tom natural de voz e falando de maneira controlada.

Controle Comunicaes podem ir abaixo se no forem gerenciadas. As pessoas que devem

exercer o controle nas comunicaes so o operador de comunicaes e o comandante. Estes devem dar exemplo positivo a todas as guarnies envolvidas em uma ocorrncia identificando quem eles esto chamando e, tambm, identificarem; se aquele que estiver recebendo a mensagem deve repetir ou resumir a essncia da mensagem quele que a transmitiu. Requerer daquele que recebeu a mensagem a confirmao de entendimento, reduz as chances de ocorrer um mal entendido. Isto alerta quem enviou a mensagem, caso o destinatrio no a tenha entendido de forma correta, dando a chance de ser esclarecida. Capacidade A eficincia de uma comunicao depende da capacidade (treinamento) de quem estiver operando. Mas capacidade no limitada por competncia tcnica; isto inclui uma

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

23

habilidade de comunicar-se. Isto significa que o comandante de operao precisa ser capaz de efetivamente compreender claramente assim que se inicie a mensagem. Para se fazer isto, estes precisam estar hbeis, exercitar o controle emocional necessrio para se manter a calma frente a uma situao de grande stress e maturidade emocional.

Finalizando, gostaramos de enfatizar que o propsito do exposto o de demonstrar o assunto sobre comunicaes sugerido pelos manuais internacionais mais usados, a fim de proporcionar ao bombeiro em funo de comando conhecimentos, no s sobre o padro vigente (mesmo por que h manual especfico), mas principalmente, dos sistemas tcnicos adotados em outros pases, para reforar e ampliar o pensamento da viso de futuro da corporao que ser o modelo de excelncia no servio de bombeiros.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

24

Captulo

DA

ROTINA

DIRIA

DO

SERVIO

OPERACIONAL

H uma srie de procedimentos de rotina a serem observados pelos bombeiros em funo de comando, em todos os nveis, ao assumirem as respectivas funes do incio ao trmino de um servio operacional, que podem gerar efeitos positivos desde que cumpridos fielmente, conforme seguem:

2.1 Assuno e encerramento do servio.


No incio e trmino do servio operacional, nos casos de turnos de servio ininterruptos, imprescindvel a passagem das novidades na transio entre o bombeiro que sai e o que entra de servio, a fim de se verificar:

Existncia de assuntos ou ocorrncias pendentes a serem cumpridos pelos bombeiros que assumiro o servio; Histrico de ocorrncias de vulto ou no rotineiras atendidas pelo pessoal que est saindo de servio a fim de possibilitar troca de conhecimento e experincias que aprimoram o crescimento profissional de todos os envolvidos;e Esclarecimento de dvidas que por ventura possam existir.

2.2 Preleo e revista tropa


A preleo e a revista devem conter elementos motivadores a fim de elevar o moral da tropa, bem como orientaes e novidades para o bom andamento do servio devendo abranger, dentre outros, os seguintes procedimentos:

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

25

Tropa em forma, dividido por guarnies, compostas pelas prontides que entram e saem de servio; Conferncia do efetivo; Rito de passagem de servio com a prontido que entra e a que sai postadas uma de frente para a outra e, mediante ordem do bombeiro de maior grau hierrquico ou mais antigo, realizarem solenemente a transferncia de comando das respectivas funes (comando de rea, prontido e guarnies); Continncia ao terreno; Canto do hino dos bombeiros ou outro critrio do bombeiro mais antigo em funo de comando Ordem unida; e Liberao da tropa que sai de servio, entretanto, estes devero deixar as instalaes da Unidade, somente aps a liberao do bombeiro de maior grau hierrquico ou mais antigo que entra de servio que dever proceder a conferncia do efetivo, viaturas, equipamentos e outros assuntos pertinentes.

Em relao ordem unida, cabe esclarecer que tal procedimento bem pertinente ao assunto tratado, tendo em vista proporcionar um verdadeiro exerccio de comando e disciplina ao bombeiro na funo de chefia, sendo a concretizao do abstrato, pois nela e por meio dela, pode-se avaliar o grau de instruo, a disciplina de uma tropa e a capacidade de liderana e chefia de seus comandantes conforme definio abaixo, transcrito do M-12 PM*.

__________________________________________ *PMESP - Manual de Ordem Unida - M-12-PM, item 5, publicado no BOL G PM 135/92 com alteraes introduzidas pelo BOL G PM 207/01

exerccios de Ordem Unida constituem-se em um dos meios mais eficientes para se alcanar aquilo que, em suma, consubstancia o exerccio da chefia: a interao necessria entre os chefes e os comandados. Alm do mais a ordem unida a forma mais elementar de iniciao do policial militar na prtica da chefia. comandando na ordem unida, que se revelam e se desenvolvem as qualidades do chefe. Ao experimentar a sensao de ter um grupo de homens deslocando-se ao seu comando e principiante na arte de chefia desenvolve a sua autoconfiana ao mesmo tempo que adquire conscincia da sua responsabilidade sobre aqueles que atendem aos seus comandos, observadores mais prximos das aptides que
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

Os

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

26

demonstra. Os exerccios de ordem unida despertam no chefe o apreo s aes bem executadas e ao exame dos pormenores. Propiciam-lhe, ainda, o desenvolvimento da sua capacidade de observao e de estimular a tropa. Por meio da ordem unida a tropa evidencia claramente os quatro ndices de eficincia: Moral:- pela determinao em atender aos comandos, malgrado a necessidade de esforo fsico; Disciplina:- pela presteza e ateno com que obedece aos comandos; Esprito de Corpo:- pela boa apresentao coletiva e pela uniformidade na prtica de exerccios que exigem execuo coletiva; e Proficincia:execues. pela exatido nas

, pois, a ordem unida, uma atividade de instruo militar ligada indissoluvelmente prtica da chefia e criao de reflexos da disciplina.

Cabe esclarecer que os procedimentos acima descritos so aplicados para turnos ininterruptos, havendo Unidade peculiar (atual 17 GB) que apresenta rito prprio, em razo do tipo de servio e regime de trabalho, entretanto, os itens referentes preleo, revista, ordem unida e outros podem ser seguidos.

2.3 Quesitos a serem observados


Ao assumir o servio operacional, imprescindvel ao bombeiro em funo de comando observar, cumprir, determinar e divulgar os quesitos abaixo relacionados, divididos por funes conforme abaixo, esclarecendo que outros assuntos devem ser observados, entretanto, mencionaremos apenas os de rotina e pertinentes ao tema abordado:

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

27

2.3.1. Comandante de guarnio Ficha de controle de combustvel: deve ser exigido do motorista que a viatura esteja abastecida para atendimento s ocorrncias, assim como a manuteno de viaturas de primeiro escalo.

RIV (registro individual de viaturas): tambm em relao ao motorista a fim de verificar a situao de funcionamento e a necessidade de possvel manuteno da viatura (troca de leo, alinhamento, pastilha de freios, amortecedores, etc).

Conferncia de equipamentos, devendo ser verificado o estado de funcionamento e conservao, procedendo, se for o caso os reparos ou substituio, alm de checar se no h a falta de algum (caso seja constatado, contatar a guarnio que saiu do servio e no sendo resolvido, comunicar ao superior imediato);

Aviso de ocorrncias: verificar se h ocorrncias que a Guarnio deva dar continuidade (exemplo: corte ou poda de rvores, rescaldo, pesquisa de cadver, vistoria de hidrantes, etc).

Deve estudar e aplicar fielmente as normas, manuais e POP (procedimento operacional padro) vigentes na execuo das ocorrncias;

Informar com exatido os horrios de acionamento, sada e regresso base, chegada e sada do local da ocorrncia e outros dados pois so primordiais para a confeco de uma estatstica confivel que servir de subsdio para avaliar desempenho e realizar um planejamento estratgico eficiente pelos escales competentes, buscando continuamente um melhor atendimento e preveno a sinistros;

2.3.2. Comandante de prontido escala de servio: deve ser nominal, dividido por prontides e guarnies, contendo afastamentos, restries mdicas, trocas de servio, atividades especficas (efetivo escalado na operao enchente, mata-fogo, etc), especializaes da prontido (mergulhadores, salvamento em altura, produtos perigosos) e devidamente assinada pelo Comandante do Posto Bombeiros e ratificada pelo Comandante do Sub Grupamento de Bombeiros;
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

28

livro de passagem de servio: contendo todas as novidades de servio ocorridas nos servios anteriores, devidamente assinadas pelos comandantes de prontides e conferidas pelo Comandante do Posto de Bombeiros;

livro grade: a fim de verificar o cumprimento, fiscalizao e controle de transgresses disciplinares por policiais militares nas instalaes do PB;

livro de controle de entrada e sada de pessoal e veculos estranhos ao posto, a fim de cumprir os aspectos de segurana das instalaes;

livro de ronda: devendo conter novidades verificadas pelos rondantes, tais como estado das instalaes, materiais e equipamentos, efetivo, apresentao pessoal, observaes, esclarecendo que tal livro deve ser submetido apreciao do Cmt do PB no incio de cada expediente;

atividades especficas: observar e fazer cumprir as operaes e atividades que estejam em andamento no perodo. Exemplos: vistoria em hidrantes, operaes mata-fogo, enchente e carnaval, PPI Plano Particular de Interveno, vistorias de PTS, semana prevencionista, TIB (trabalho de instruo de bombeiros), preveno em grandes eventos, preveno em pouso e decolagem de aeronaves tripuladas por autoridades, etc;

confeccionar escala de servio de dia (guarda do quartel e ronda): deve ser justa, criteriosa, com a distribuio dos turnos de servio de forma numericamente proporcional e escolha conforme a antiguidade, exceto aos bombeiros na funo de motorista de viaturas bsicas AB (auto bomba) , UR (unidade de resgate) , MOB (moto operacional de bombeiros) , ABS auto bomba salvamento) que, sempre que possvel, devem concorrer a escala em menor quantidade de turnos, principalmente no perodo noturno, a fim de proporcionar uma melhor segurana na conduo das guarnies s ocorrncias; e

fiscalizar e fazer cumprir os quesitos mencionados acima pelos comandantes de guarnio.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

29

2.3.3. Comando de rea


fiscalizar e fazer cumprir os quesitos acima estabelecidos aos comandantes de prontido de sua rea de atuao;

Rondas em postos a fim de auxiliar na fiscalizao do cumprimento dos quesitos retro mencionados, bem como exercitar seu comando na sua rea de atuao;

cumprir os quesitos relacionados preleo, revista e rito de passagem de servio das prontides no posto base do comando de rea;

mapa fora: deve conter todas as viaturas em sua rea de atuao, divididas por PB, status (operando, baixado e reserva), efetivo numrico de cada Guarnio e o efetivo numrico de especializaes (mergulhadores, salvamento em altura, produtos perigosos, etc);

pasta de documentos vigentes: deve conter todas as normas, instrues, notas, diretrizes, publicaes e ordens de servio relativas ao servio operacional em sua rea de atuao para conhecimento, cumprimento e esclarecimento de dvidas ou detalhes;

biblioteca operacional: o comando de rea deve ter acesso imediato para fins de consulta, quando necessrio, de POP (procedimento operacional padro), MTB (manual tcnico de bombeiros), NORSOB (normas operacionais dos servios de bombeiros), TIB (trabalho de instruo de bombeiros), Manual da ABIQUIM (associao brasileira das industrias qumicas), protocolo de resgate, procedimentos em caso de flagrante, cdigo penal militar, I-16-PM, I-7 PM, RDPM, manual de fundamentos e outros cabveis, podendo ser disponibilizado eletronicamente;

indicador telefnico: deve ter acesso para contato, via fone, se necessrio, com o Cmt e Subcmt do GB, Cmt SGB e PB, supervisor de servio, oficial de operaes, corregedoria PM, COBOM, COPOM, Oficial B-2, PPJM e plano de chamada da OPM;

livro de novidades de servio: contendo todas as novidades de servio, sntese de ocorrncias de vulto e pendncias relatadas pelos Comandos de rea anteriores;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

30

Lista contendo equipamentos e materiais de reserva para pronto uso, se necessrio, na sua rea de atuao tais como: cilindros para EPR (equipamento de proteo respiratria) e mergulho, HT (hand talk), material de sapa, roupas de mergulho, mangueiras e esguichos, gales de LGE (liquido gerador de espuma) e outros pertinentes ao caso.

2.3.4. Oficial de operaes: Funo acumulada pelo comando de rea nos GB do interior e escala com efetivo exclusivo de Tenentes na regio metropolitana;

Seu principal papel disciplinar e fazer cumprir as regras de comunicaes auxiliando e assessorando o bombeiro na funo de comando bem como disponibilizar todos os meios de comunicao que este necessite para resoluo de um sinistro;

Deve estar sempre atento para pronto atendimento seja em chamadas telefnicas como as de rdio.

Deve colher as maiores informaes possveis sobre as ocorrncias e os meios acionados a fim de subsidiar o comandante de operaes desde o acionamento at o trmino e regresso da emergncia;

Deve ter condies de se comunicar com todas as autoridades, rgos, entidades, sejam elas civis ou militares que possam auxiliar o bombeiro na funo de comando a solucionar uma ocorrncia.

Deve cumprir rigorosamente o protocolo de atendimento e despacho de viaturas, contatando, quando for o caso, o supervisor de servio e o coordenador de operaes a fim de informar a ocorrncia pertinente s respectivas funes.

2.3.5. Supervisor de servio: fiscalizar e fazer cumprir os quesitos acima estabelecidos aos comandantes de rea de sua regio de atuao;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

31

mapa fora contendo distribuio de viaturas por GB (quando a funo estiver sediada na regio metropolitana) ou PB (funo estiver sediada em GB do interior), especificando as que estiverem operando, as de reserva e as baixadas provisoriamente (que devam retornar em operao no mesmo turno de servio). Deve conter, tambm, o(s) escalado(s) na funo de comando de rea, COBOM (o de maior grau hierrquico ou mais antigo responsvel pelas comunicaes), coordenador de operaes (quando a funo for sediada na regio metropolitana), alm de um resumo numrico com o nmero de postos, efetivo de servio e efetivo agrupado de viaturas operando conforme as seguintes funes: suporte bsico, suporte avanado, apoio areo, apoio de gua, PP (produtos perigosos), SICOE (sistema de comando e operaes em emergncia), abastecimento de cilindros, salvamento, embarcaes/aeronaves, estes onde houver;

lista contendo a quantidade, tipo e localizao de viaturas, materiais e equipamentos do SICOE (sistema de comando e operaes em emergncia), fora-tarefa, reservas dos GB ou similares, a fim de subsidiar o provimento de grandes necessrio; emergncias, quando

acesso imediato a documentos vigentes especficos para sua rea de atuao no seu turno de servio e outra similar ao do comando de rea para fiscalizao, consulta e esclarecimentos de dvidas;

acesso imediato a indicador telefnico para, se necessrio, contatar o cmt e subcmt do CB (corpo de bombeiros) e CBM (comando de bombeiros metropolitano), cmt e subcmt do(s) GB de sua rea de atuao, coordenador de operaes, comandos de rea de sua regio de atuao, Defesa civil, concessionrias de gua, energia e trfego, aeronaves da corporao, corregedoria PM, PPJM (planto de polcia judiciria militar), COPOM (centro de operaes da policia militar), guarnio do SICOE (sistema de comando e operaes em emergncia) e fora-tarefa, CETESB (centro tecnolgico de saneamento bsico) e outras pertinentes, no caso de grandes emergncias;

Rondas em postos a fim de auxiliar na fiscalizao do cumprimento dos quesitos retro mencionados, bem como exercitar seu comando na sua rea de atuao.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

32

2.3.6. Coordenador de operaes: Funo acumulada pelo oficial superior na funo de subcmt de GB nas OPM/CB do interior e com os Tenente Coronel e Major PM concorrendo escala nominal na regio metropolitana.

Estar em condies de acionamento imediato devendo fornecer ao COBOM sua localizao e meios de comunicao para contato, quando necessrio;

Funo exercida na situao de sobreaviso, sendo proibido o afastamento da regio geogrfica de sua rea de atuao;

Colher junto ao COBOM informaes sobre a situao de efetivo, viaturas, ocorrncias de vulto ou pertinentes funo conforme protocolo de atendimento e despacho;

Quando acionado, deve estar em condio imediata para ida ao local da emergncia (uniforme, guia de endereos da regio, transporte e EPI).

2.3.7. Comandante da emergncia:


a maior autoridade do CB, presente no local da emergncia, hierarquicamente superior ao coordenador de operaes, quando a situao assim o exigir;*

__________________________________________ * maiores detalhes, consultar o MTB37 e NOB 42, que versam sobre o assunto.

2.4 Rotina diria das prontides


As atividades abaixo relacionadas devem, obrigatoriamente, serem inseridas na rotina diria de uma prontido de servio operacional:

Revista com tropa que entra e sai de servio para transferncia formal do servio;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

33

Hasteamento e arriamento das bandeiras dentro das normas vigentes sobre o assunto; Recomenda-se, neste caso, que cada prontido tenha a sua identificao (atualmente: amarela, azul e verde) pois, de certa forma, divulga a equipe de servio no dia, favorecendo a fiscalizao dos escales responsveis, alm de incentivar o esprito de corpo, motivao e uma rivalidade saudvel visando a melhoria dos servios prestados. Conferncia de viaturas, equipamentos e materiais; Check-up de viaturas; - Visa conferir o funcionamento das viaturas, equipamentos sonoros e radio comunicao; Deve ser realizado logo aps a conferncia dos materiais, equipamentos e viaturas, com a sada de todas as guarnies operacionais do posto, com velocidade reduzida, em fila (comboio), lideradas pela equipe do bombeiro de maior grau hierrquico ou mais antigo que dever escolher o itinerrio bem como comandar e disciplinar todas as aes. Nenhuma viatura poder se separar do comboio sem autorizao. Dentro do tema abordado no presente manual, serve, tambm, como um exerccio de comando, pois o bombeiro na funo de comando deve liderar o comboio de viaturas bem como o teste de rdio junto ao COBOM, enfatizando sua presena nas comunicaes e perante seus subordinados.

Armar geral; - Podemos definir como uma espcie de ordem unida especfica de bombeiros; - Nela o bombeiro deve exercitar seu comando ao mesmo tempo que verifica o adestramento da tropa subordinada, corrigindo, orientando e aperfeioando as tcnicas vigentes. No caso de OPM especfica de salvamento martimo, sinalizao de locais com alta periculosidade (buracos e correntezas); e Condicionamento fsico; * - Deve ser realizado sob orientao, superviso ou direo de profissional formado em educao fsica; e - Imprescindvel para um bombeiro tendo em vista que a atividade exercida, principalmente na rea operacional, exige uma boa dose de preparo fsico, devendo ser incentivado a sua prtica, se possvel, at nas horas de folga, em razo da necessidade de um mnimo de freqncia para que possa produzir melhores efeitos.
________________________________________ * maiores detalhes, consultar MTB 31 e NOB 07, que versam sobre o assunto

Instruo padronizada pela corporao (atual TIB- Trabalho de Instruo de Bombeiros*);

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

34

Deve ser cumprido rigorosamente a fim de que todas as atividades e procedimentos operacionais sejam efetuados de maneira fundamentada e padronizada; Podem ser acrescentados outros temas a escolha do cmt da OPM, B3, SGB ou PB, entretanto, sem prejuzo do assunto estipulado pela corporao; Deve ser provido de todos os meios necessrios ao melhor aprendizado da tropa.

Prtica desportiva; No deve ser confundida com condicionamento fsico que uma atividade obrigatria com finalidade voltada, exclusivamente ao preparo fsico do bombeiro; Nesta atividade o principal objetivo aliar uma atividade desportiva prazerosa com descontrao a fim de reservar um horrio que proporcione bem-estar ao bombeiro de modo a aliviar a presso e tenso e, assim, prevenir o stress; e Deve ser supervisionado por bombeiro formado em educao fsica.

Refeio: no mnimo uma para regime de trabalho de oito a doze horas de servio e trs para os de vinte e quatro horas; Necessrio a fim de proporcionar o suprimento das necessidades fisiolgicas decorrentes do desgaste fsico e psicolgico das atividades de bombeiros; O bombeiro na funo de comando deve fiscalizar e, se for o caso, tomar as providncias para que a alimentao seja preparada com a melhor qualidade possvel dentro dos produtos disponveis, pois isso influi positivamente no moral e motivao da tropa; Se possvel inserir lanches leves entre as principais refeies a fim de prevenir desgastes caso o pessoal de servio seja acionado para ocorrncias de longa durao e, tambm, elevar o moral e motivao da tropa durante o servio.

________________________________________ * PMESP- CB, Diretriz n CCB- 001/212/2005

Repouso no perodo noturno para os que cumprem regime de trabalho de vinte e quatro horas, desde que no estejam em atendimento a ocorrncias. Necessrio para a recuperao e manuteno da tropa para pronto atendimento de ocorrncias; Considerando a importncia do tempo-resposta no atendimento operacional, recomendase que os bombeiros realizem seus repousos fardados, no mximo sem a cobertura, os calados e a gandola. O Bombeiro em funo de comando, preferencialmente o cmt de prontido, conhecedor das caractersticas individuais de cada componente deve avaliar e, se for o caso, autorizar as excees;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

35

O tempo usual entre o acionamento (alarme) e a sada do Posto no perodo de repouso noturno de no mximo 60 segundos, maior que no de atividades normais, 30 segundos, tendo em vista a necessidade de despertar os sentidos e colocar os bombeiros (principalmente os motoristas) novamente concentrados e atentos para o servio operacional; Deve ser observado, tambm, que, se houver viatura com tais peculiaridades no Posto, h a necessidade de aquecimento do motor, podendo ser realizado pela sentinela em ao conjunta com o operador de comunicaes e motorista, mediante plano previamente estipulado pelo Cmt de rea ou da Prontido, a fim de evitar prejuzo no tempo-resposta. O horrio estipulado para o descanso, normalmente das 22h as 06h do dia subseqente, deve ser cumprido rigorosamente para promover a recuperao do desgaste proporcionado pelo servio, devendo ser orientado que aqueles que sejam acionados para emergncia procurem no atrapalhar o repouso dos demais companheiros na ida e no regresso de ocorrncias.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

36

Captulo

3 DO ACIONAMENTO A CHEGADA NA

3 EMERGNCIA

Acionado o alarme designando a respectiva guarnio para uma ocorrncia, deve-se atentar para a agilidade e rapidez em tripular a viatura e conduo ao local, pois isso pode fazer uma diferena muito grande no sucesso da resoluo de um sinistro e, no caso do bombeiro em funo de comando, uma anlise e deciso mais precisas para o planejamento e execuo de seu plano de ao.

Rapidez no deve ser confundida com imprudncia, pois o motorista da viatura deve ser orientado e fiscalizado no sentido do cumprimento dos princpios de conduo do veculo* e chegada ao local o mais rpido possvel dentro das normas de segurana e assim prevenir danos materiais e humanos seja da guarnio como de outrem, ou seja, ao invs de resolver, criar mais problemas.

muito importantes que a primeira guarnio a chegar no local comunique ao COBOM sobre a constatao da ocorrncia e informes preliminares, a fim que seja verificado sobre a necessidade de apoio e, no caso de trem de socorro composto por vrias viaturas, os bombeiros em funo de comando que estejam a caminho, possam mentalizar os respectivos planos de ao e os POP a serem executados, facilitando o planejamento e organizao do teatro de operaes pelo de maior grau hierrquico ou mais antigo, caso este, claro, no seja o primeiro a chegar.

_________________________________ * maiores detalhes, consultar MTB-15 sobre Conduo de viaturas de Bombeiros em emergncias

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

37

O processo de avaliao de uma ocorrncia comea bem antes que seja gerada. A informao coletada no processo de planejamento pr-emergncia pode ser uma parte extremamente importante do processo de avaliao. Estas informaes so coletadas no perodo em que no h preocupaes em se apressar e os dados podem ser cuidadosamente revisados e analisados. Quando as decises so tomadas levando se em considerao os recursos que sero necessrios para se atenuar ou extinguir certas emergncias hipotticas, em localidades especficas, estas decises podem e devem ser transferidas para os simulados, conforme, por exemplo, o PPI*. Feito isto, o nmero de decises que o comandante de uma operao dever tomar, durante um evento emergencial ou local inspecionados, diminuir.

Considerando que o planejamento anterior foi desenvolvido, o processo de avaliao, ainda assim, comea antes de disparado um alarme. A cada dia que o Bombeiro sai de casa para trabalhar, deve comear a fazer uma avaliao geral da situao. Eles devem estar atentos s previses do tempo e conversar entre si sobre como e o com que extenso as condies do clima podero afetar o atendimento de uma emergncia para a qual forem chamados. O tempo resposta ser maior devido a chuva, fazendo com que as pistas fiquem escorregadias e perigosas? Sero necessrios desvios devido a construes ou outros fatores desfiles, demonstraes, shows, etc.? As equipes de ventilao estaro em risco adicional devido aos telhados molhados? As incidncias de ventos combinadas com a alta temperatura e baixa umidade aumentam a probabilidade de ocorrncia de fogo em mato? Condies climticas adversas afetam o resgate e as vtimas feridas? H condies extremas de temperatura que podem tornar este trabalho dos bombeiros mais dificultoso e talvez mais perigoso? No caso de salvamento martimo, quais as condies do mar? O comandante de uma operao deve ter cuidado acerca dos possveis efeitos do clima e outros fatores sobre a habilidade de seus homens em trabalhar de forma efetiva e segura.

E, quando um alarme soar, o processo de avaliao deve continuar durante o atendimento. Os bombeiros, em funo de comando, devem considerar a hora do dia e atendimento do chamado. durante o perodo matutino que as condies favorveis a ocorrncia de um incndio se tornam mais extremas? Ou seja pelo final da tarde ou noite que as condies favorveis a um sinistro so mais moderadas? horrio de aula em uma
_________________________________________ * Plano Particular de Interveno, regulada, atualmente, pela Diretriz n CCB-001/213/03

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

38

escola em dia de semana? Como o ms, o dia da semana e o perodo do dia podem afetar o congestionamento na rota das guarnies a caminho de um atendimento? Como o acidente foi afetado? H correnteza no local? Qual o melhor caminho para reboque de vtimas? Os bombeiros em funo de comando devem continuar a avaliar cada varivel enquanto respondem a um chamado e se encaminham ao local da ocorrncia.

Adicionalmente, devem contar com qualquer outro dado que possa auxiliar antes de chegar ao local da emergncia. Por exemplo, eles podem observar as formaes de nuvens e estarem aptos a antecipar os possveis efeitos do clima sobre o comportamento do fogo. Eles podem observar a colorao, presso e movimento da fumaa produzida por aquele incndio. Estas informaes associadas ao conhecimento sobre o comportamento do fogo e da edificao ou rea em que o incndio est ocorrendo, podem ajudar a avaliao dos recursos necessrios. Devem, tambm, avaliar qualquer informao adicional vinda do COBOM, via rdio, enquanto respondem ao chamado.

3.1

Assuno, confirmao e posicionamento de comando

3.1.1. Posto de Comando (PC) 3.1.1.1. A necessidade de um comando central

O sucesso de uma emergncia requer a aplicao de um eficiente sistema global de gerenciamento, atualmente, o SICOE*, e da habilidade de um grande comandante seja ele o de guarnio, o oficial de rea, supervisor de servio, coordenador de operaes ou o comandante da emergncia. A ausncia de compreenso afeta todas as ocorrncias, principalmente as grandes emergncias.

____________________________________ * maiores detalhes, consultar o MTB 37 e NOB 42 que versam sobre o assunto
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

39

Simplificando, grandes emergncias so administradas at certos nveis e requerem um plano estratgico, aplicao de procedimentos padres e gerenciamento contnuo. Sem um poderoso comando central, uma ocorrncia tpica de incndio, por exemplo, pode rapidamente se deteriorar em uma situao insegura e totalmente fora de controle. muito provvel que as guarnies que operam nesta atmosfera no iro coordenar suas atividades e alcanar os objetivos planejados.

Segundo o manual do IFSTA*, operaes de emergncia sem um comando central normalmente produzem:

Nenhum comando: Todos operam em um sistema livre, onde as guarnies trabalham de modo independente, sem uma coordenao central; e

Comando mltiplo e competitivo: o cenrio da ocorrncia rapidamente ocupado por vrios comandantes, cada um com um plano diferente e querendo tomar parte na ao. Eles geralmente circulam na emergncia dando ordens conflitantes a quem encontrem. Rdios portteis (HT) do a cada um uma rbita de comando e a habilidade de comunicar sua confuso a todos.

3.1.1.2. Vantagens de um comando central Mobilizao e integrao de todos os esforos para:

Fixar responsabilidades de comando segundo os padres do SICOE. A identificao especfica do comandante das operaes depende da seqncia de chegada das guarnies; Assegurar que um comando forte, direto e de viso estratgica seja estabelecido o mais rpido possvel; e Estabelecer um gerenciamento que defina claramente os objetivos e funes adotadas pelo comandante das operaes.

____________________________________ * International Fire Service Training Association, Fire Command Manual, number 3, section 1

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

40

O SICOE* define as funes do comandante das operaes designando-o como o gerenciador operacional local. Sua funo ser, ento, coordenar todos os procedimentos operacionais padres de uma forma coletiva a estruturar a organizao do teatro de operaes.

O SICOE * estabelece o bombeiro de maior grau hierrquico ou mais antigo, que estiver constando nominalmente em escala operacional, como o comandante das operaes. Isto, no entanto, no determina uma figura nica em seu belo cavalo branco. Em lugar disto, coloca o comandante numa posio que usa auxiliares e outras pessoas chaves (estado-maior) como assistentes do comando sempre que a situao exigir. Um comando bem gerenciado geralmente no uma posio isolada.

O SICOE* tambm d ao comandante das operaes a responsabilidade por todos os resultados no teatro de operaes bem como a autoridade para administrar todos infortnios.

Um componente essencial no comando das operaes , portanto, a definio de que somente um bombeiro ser o gerenciador local de todo o incidente e que todos que estiverem operando no teatro de operaes, e at fora dele, seguiro e apoiaro seu plano de ao. Esta definio bsica de gerenciamento crucial no ponto de vista da necessidade urgente de uma ao efetiva nas operaes por todos os envolvidos.

O Sistema estabelece, tambm, um mecanismo para revisar os resultados de um sinistro (crticas). A reviso padro dos procedimentos, treinamentos, aplicao de resultados obtidos por meio da crtica produz um mtodo de gerenciamento muito simples que continuamente vai melhorar e aperfeioar o sistema.

As funes do comandante em uma operao prev uma descrio prtica do servio e ajuda a definir o que realmente significa estar no comando.
_________________________________________ maiores detalhes, consultar MTB 37 e NOB 42, que versam sobre o assunto.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

41

Isto servir tambm como um esboo, para que todos no teatro de operaes e envolvidos na ao entendam o que exatamente um comandante de operao vai estar fazendo. Uma comunicao clara e a definio das funes de comando servem como base

comum de um sistema operacional para todos profissionais da rea.

O trabalho do comandante das operaes muito difcil, com os desafios normais de administrao e gerenciamento. Enquanto incrivelmente fcil criticar um comando deficitrio, muito mais produtivo ter uma abordagem positiva para definir aquilo que esperado, prover treinamento e usar a experincia para melhorar o sistema. Os atuais processos de comando em operao deveriam ser tratados com certa benevolncia. Estes comandantes no so produtos de um modelo perfeito de gerenciamento, pois, algumas vezes, foram forados a aprender tudo da maneira mais difcil e rdua. O desafio desenvolver um padro para que as prximas geraes de comandantes tenham em mos um sistema cada vez melhor.

3.1.2. Assuno de Comando Normalmente, a primeira guarnio a chegar no local de um sinistro dever assumir, inicialmente, o comando e chamar para si as responsabilidades peculiares da funo at ser substitudo pelo escalo superior ou at que a ocorrncia tenha terminado. Esta assuno de comando pela primeira guarnio a chegar ao local deve ser obrigatria

Conforme a figura identificada como comandante da operao seja alterada com a transferncia de comando para as funes hierrquica e operacionalmente superiores que chegarem ao local, dever mudar, tambm, as responsabilidades e funes atinentes ao exerccio daquela atividade. O termo "comando" agora se refere, juntamente com a pessoa, s funes e a localizao do PC (posto de comando), provendo, ento, uma identificao ( o SICOE atual prev, tambm, o uso de coletes para cada tipo de funo de comando) de quem o comandante daquela operao. Com este sistema, dever ser quase impossvel existir mais de um comandante em qualquer parte de um incidente.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

42

3.1.2.1. Modos de comando Quando a primeira Guarnio chegar ao local do sinistro, o bombeiro em funo de comando dever, de imediato, decidir qual das seguintes abordagens ir executar, conforme descrito no manual do IFSTA*:

Modo investigativo: geralmente requer uma investigao da primeira guarnio a chegar ao local, enquanto as outras permanecem em seu deslocamento ou aguardam deliberao ficando distante mais ou menos um quarteiro, cem metros, do local do sinistro. Esta distncia pode variar sempre que a situao assim exigir. Normalmente exercido pelo comandante de rea ou cmt de guarnio que vai ao local com uma equipe de explorao munido de um rdio porttil para dar as ordens cabveis e providncias necessrias, gerando um modo de "comando mvel". Indicado, principalmente, para sinistros envolvendo indcios da presena de produtos perigosos ou ambientes com risco de exploses, desabamentos ou soterramentos; Modo de ao imediata: requer uma ao imediata para que a situao seja estabilizada (incndio em residncia, apartamento, reas comercias ocupadas, locais sinistrados com possveis vtimas). Utilizando este modo de comando, o responsvel pode optar por encabear a ao, enquanto utiliza um rdio porttil a fim de dar continuidade nas operaes de comando at a chegada do escalo superior. Este modo de ao pode ser concludo rapidamente com os seguintes resultados: Situao estabilizada com a ao; Transferncia de comando ao escalo superior presente; e Situao no estabilizada: o bombeiro que estiver no comando se desloca para a fixao do PC;

Este tipo de modo normalmente exercido pelo comando de rea ou guarnio e, em raras situaes, pelo supervisor de servio. Modo de comando fixo: devido a dimenso da emergncia, complexidade das ocupaes ou a possibilidade do sinistro tomar propores ainda maiores, algumas ocorrncias exigiro um comando forte e direto desde seu incio. Nestes casos, o bombeiro, que estiver comandando as operaes, inicialmente, assumir uma posio externa (zona fria) em um posto de comando fixo e l permanecer at que seja substitudo em sua funo. Normalmente exercido pelo comando de rea (aps efetuar a explorao do local da emergncia), supervisor de servio e coordenador de operaes e, em todos os casos, pelo comandante da emergncia. ________________________________
* International Fire Service Training Association, Fire Command Manual, number 3, section 1

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

43

O comandante de uma operao que tiver a opo de um comando mvel, precisa ter conhecimento de que mover se pelo local do sinistro, por excessivo espao de tempo pode coloc-lo em uma situao desvantajosa quando do desenvolvimento de suas responsabilidades como comandante. A efetiva combinao de uma ao inicial rpida e de comando um teste real de iniciativa, ateno e julgamento sobre presso.

Um comandante de emergncia, coordenador de operaes ou supervisor de servio podem abdicar de um posto de comando fixo somente quando eles percebem claramente que a ao e participao direta far uma diferena decisiva nos resultados finais de uma grande emergncia, esclarecendo que tal ao, se estritamente necessria, dever durar o menor tempo possvel.

Esta deciso sobre o uso ou no de um comando mvel ser ainda influenciada pelo tempo resposta da primeira guarnio e pela seqncia de chegada das outras unidades. Quando uma prxima guarnio acionada estiver distante do local do sinistro (mais que dez minutos), uma ao imediata a indicada. Por outro lado, quando o comando de rea ou supervisor de servio chegam segundos aps as primeiras unidades de socorro, seu esforo em coordenar as atividades de todas as guarnies ser, certamente, bem mais efetivo.

Resumindo, recomendamos os seguintes modos de comando:

Comandantes de guarnies: modo de ao imediata como regra geral e investigativa em casos especficos (guarnio, viatura e equipamentos relacionados diretamente ao tipo do sinistro), como por exemplo, o cmt de guarnio de PP (produtos perigosos) atendendo sinistros envolvendo produtos perigosos, AB (auto bomba) as de incndio, UR (unidade de resgate) as de resgate, ABS (auto bomba salvamento) as de salvamento e assim por diante. Dever exercer o modo fixo, quando os escales superiores de servio estiverem todos eles distantes do local e, aps tentativa sem sucesso, estando a situao no estabilizada, houver a necessidade de organizao imediata do teatro de operaes pela dimenso do sinistro e quantidade de viaturas a caminho do local; Comando de rea: pode operar dos trs modos, conforme a situao assim o exigir: modo investigativo enquanto estiver atuando como guarnio de explorao, ao imediata at que sejam detectadas a origem e dimenso do sinistro e fixo quando, j ciente da situao da emergncia, haver a necessidade de organizao do teatro de operaes, devendo atuar desse modo at o trmino da ocorrncia ou, conforme a gravidade da ocorrncia, a

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

44

chegada do escalo superior de servio (quando, ento, passar a integrar o estado-maior da emergncia, conforme descrito no SICOE); Supervisor de Servio: modo de comando fixo como regra geral, excepcionalmente e temporariamente, o investigativo (primeira guarnio a chegar no local) e o de ao imediata (influenciar decisivamente na resoluo da ocorrncia), devendo ser ressaltado que, na chegada de escalo superior de servio (cmt da emergncia ou coordenador de Operaes) passar a compor o estado-maior conforme descrito no SICOE; e Comandante da emergncia e coordenador de operaes; modo de comando fixo e excepcionalmente e desde que em curtssimo espao de tempo por comprovada e estrita necessidade, o de ao imediata;

Finalizando o tpico, recomendado aos membros da corporao presentes no local que no estejam escalados como comandante da emergncia, coordenador de operaes, supervisor de servio, comando de rea e guarnies que atuem na funo de assessoria tcnica ou mo-de-obra (quando for mais moderno) e consultoria tcnica (quando for mais antigo e desde, claro, no esteja na funo de cmt da emergncia, em razo deste ser a maior autoridade do CB presente no local). Em que pese, por exemplo, um cmt do PB local ter um maior conhecimento da tropa, equipamentos e at do local sinistrado, do que o escalado na funo de comando de rea, este, legalmente, o responsvel pela ocorrncia, sendo, operacionalmente, In loco, no s o comandante da tropa operacional do PB em questo como de outros que estejam em sua rea geogrfica de atuao, tendo se preparado desde o incio do servio, inclusive exercitando seu comando junto tropa e, como veremos mais adiante, fundamental a definio de apenas um Comandante nas emergncias, podendo ocorrer prejuzos na resoluo se houver duplicidade ou mltiplos comandos. Neste exemplo, o cmt PB deve atuar na consultoria ou assessoria e, conforme o que for verificado na ocorrncia, reforar a instruo e aperfeioamento de seus subordinados, reparos, aquisio de materiais e equipamentos e a preveno a sinistros na rea do PB. Situaes similares em relao aos outros escales devem ser adotados da mesma forma.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

45

3.1.3. Confirmao de comando A primeira guarnio que ir assumir o comando das operaes deve avisar o COBOM, comunicando seu posto ou graduao, nome de guerra, funo, assuno de comando e localizao do PC.

O comandante da operao pode usar a localizao do incidente ou o nome da ocupao sinistrada para identificar a operao em que est exercendo seu comando. Este sistema de nomeao ajuda manter as comunicaes concisas e inteligveis, principalmente durante ocorrncias complexas ou quando vrios eventos de incidentes ocorrem sucessivamente. A localizao do posto de comando em uma ocorrncia, em princpio, no deve ser alterada at o trmino.

Conforme descrito no manual do IFSTA *, o termo padro, via rdio, para um comandante de operaes apenas "comando", e o usando, quando houver transferncia da funo, as mensagens sero automaticamente transferidas ao que assumir. Qualquer um que desejar se comunicar com o comandante de uma operao poder simplesmente pegar o rdio e requisitar o termo "comando", da mesma forma, quando da situao de recebimento, via rdio, de determinaes para a atuao dentro do teatro de operaes.

O anncio inicial de um comando significa o comeo de uma operao visando uma ao definida. Este anncio assegura rapidamente o comando e que se comprometa com aes conscientes (pessoais) e aes padres (organizacional). Agora todos que estiverem em deslocamento, chegando ou atuando na ocorrncia sabem que o comandante est no local. Caso no tenha sido anunciado a assuno efetiva do comando de uma operao, o sistema inteiro saber que nenhum bombeiro comeou a executar as funes.

Aqueles que estiverem chegando em uma ocorrncia, bem como os que estiverem atuando no local do sinistro devero estar enquadrados em uma das trs categorias abaixo:

Trabalhando sob o comando de quem j tenha assumido a operao nos padro definidos no presente manual;

______________________________________________ * International Fire Service Training Association, Fire Command Manual, number 3, section 1
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

46

Exercendo o comando; ou Assumindo o comando no caso da chegada de escalo operacional superior de servio naquela ocasio, obviamente, aps o recebimento das novidades e esclarecimentos, por meio da transferncia de comando como veremos mais adiante.

3.1.4. Posicionamento do PC (posto de comando). A posio padro para o comandante de uma operao, ressalvadas as situaes descritas no tpico sobre modos de comando (item 3.1.2.1.), ser estacionria, prximo da viatura que tripular ou em uma especfica como o tipo CO, que ser denominado PC (Posto de Comando). Dever ficar situado na zona fria, em um local previsvel e distinto que proporcione uma boa visibilidade do sinistro e reas vizinhas. Quando possvel, dever sempre ficar em frente ao local sinistrado e no poder atrapalhar os movimentos de equipamentos e pessoal. O ideal que o PC oferea uma viso com maior nmero de ngulos possveis da ocorrncia.

Todo o sistema de comando em operaes de grandes emergncias gira em torno deste rpido estabelecimento de um PC. Uma longa demora no estabelecimento, comando mvel imprprio para o caso ou mltiplos postos de comandos pode causar prejuzos irreparveis na operao. Nos casos em que, inicialmente, estabelecido-se um modo de comando mvel, dever ser alterado para um posto de comando estacionrio, assim que possvel, dentro do que j foi exposto.

O comandante de uma operao deve permanecer no posto de comando e gerenciar a ocorrncia de uma posio base. O sistema estabelecido deve proporcionar suporte e assistncia localidade onde estar o comandante de toda a operao. Um PC consistente, tambm, eliminar questes comuns do tipo:- "Onde est o comandante?". Agindo desta forma, todos os envolvidos em uma ocorrncia sabero onde est o comandante daquela operao, e como fazer contato via rdio com ele e, geralmente, o que ele estar fazendo.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

47

Vantagens do PC Este tpico no deve ser confundido com o assunto vantagens de um comando central. Enquanto aquele refere-se a necessidade de um bombeiro assumir o comando das operaes , o PC relacionado localizao fsica, de onde partir as aes visando a resoluo da emergncia.

Quando do estabelecimento de uma posio fixa (Posto de Comando PC), ocupado por um comandante de uma operao, ele alcana as seguintes vantagens:

Posio estacionria; Um lugar calmo para poder pensar e decidir; Um local para decises; iluminao; Um local para escrever e armazenar dados; Rdios mais potentes; Material de consulta e planejamento; Proteo contra as adversidades do clima; Espao para pessoal; e Computadores, no caso da presena de viatura tipo CO.

O comandante de operao acostumado a se movimentar muito durante uma ocorrncia precisar de um perodo de adaptao nova experincia de ficar contido em um posto de comando fixo, pela necessidade em se mover pelo local da ocorrncia para olhar, checar, dar ordens e verificar tudo pessoalmente. Todos no sistema devem dar suporte e assistncia, bem como se esforar para "desaprender" os velhos hbitos de ficar em rbita pelo teatro de operaes. A melhoria das aes de comando e a troca de experincias ajudaro tambm a reforar a abordagem do sistema. Resumindo, um sistema de gerenciamento global da ocorrncia necessrio numa cena de um sinistro. As operaes que estejam em
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

48

desenvolvimento requerem um plano estratgico, aplicao dos procedimentos operacionais padro e gerenciamento contnuo.

Uma atuao organizada necessria para se ter a cooperao de todos no sentido de fixar um comando nico, forte, seguro, direto e de viso, to rpido quanto possvel e estabelecer um sistema de gerenciamento que prover objetivos claros, concisos e relaes de comando definidas.

Para que uma operao de emergncia tenha sucesso, deve ser seguido um sistema (atualmente o SICOE) a fim de proporcionar condies para que o comandante da operao possa agir como um gerenciador global e que todos os envolvidos no processo cumpram suas ordens e dem suporte ao seu plano.

A primeira guarnio ou o primeiro bombeiro a chegar no local da ocorrncia dever atuar como o comandante da operao, at que o comando seja transferido para um superior ou at que a ocorrncia se finde. A assuno do comando nesta ocasio dever ser obrigatria. O primeiro bombeiro a chegar no local dever decidir, baseado na situao da ocorrncia, qual dos tipos de modos de comando utilizar.

As decises tomadas pelo primeiro comandante da operao so extremamente influenciadas pelo tempo de resposta da primeira guarnio e a seqncia de resposta das unidades posteriores

Aquele que estiver assumindo o comando deve confirmar seu comando. Ele deve informar ao COBOM, via rdio, o posto ou graduao, nome de guerra, funo, assuno do comando e localizao do seu posto de comando. Ele dever ser designado como "comando".

Aqueles que chegarem a uma ocorrncia em que j exista um comandante de operao, devero trabalhar sob suas determinaes ou assumir o comando se for o escalo operacional superior .

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

49

O mais rpido possvel, um posto de comando padro dever ser estabelecido em um ponto estacionrio. O comandante da operaes, salvo raras excees, dever permanecer no posto de comando durante todo o trabalho. Uma das principais vantagens a capacidade de comunicao efetiva que ele pode prover.

O comandante de uma operao deve seguir os procedimentos padres para a assuno, confirmao e efetivao do comando. Todos devem saber e praticar como assumir, receber e transferir o comando de uma operao.

O PC uma parte crtica do comando central. Na funo de comandante de operaes, todos devem saber como usar as vantagens e equipamentos existentes para uma mxima efetividade do plano. Isto requer que todos procurem se atualizar e especializar com os equipamentos e procedimentos vigentes.

3.2 Avaliao e planejamento

Simultaneamente s etapas descritas, o bombeiro que for o primeiro a exercer a funo de comando, quando na chegada ocorrncia, deve realizar a avaliao e planejamento para resoluo do sinistro, ressaltando que tal etapa j deve ser iniciada bem antes, conforme descrito no incio deste captulo.

Em adio a todas as outras tarefas destinadas ao comando de uma operao, isto, algumas vezes, pode ser uma pesada responsabilidade e uma misso assustadora. Se, por exemplo, houver um fogo muito intenso com grande quantidade de fumaa, a tentao para desenvolver uma viso focada exclusivamente no fogo pode ser bastante forte. Se houver mltiplas vtimas (especialmente crianas), o foco no desejo em aliviar a dor e sofrimento deles, a excluso do resto da situao, pode dominar o pensamento. No entanto, nestas situaes de extrema presso psicolgica, e algumas vezes caticas, segundo o manual do IFSTA *, a primeira e mais importante tarefa daquele que estiver assumindo o comando de uma operao zelar pela sua segurana e de sua guarnio. Segurana inclui aquelas
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

50

atividades que reduzem a ameaa de danos integridade fsica ou morte ao pessoal de servio e aos cidados. Em alguns aspectos mais importante zelar pela segurana da vida do pessoal de servio que a de civis, pois se estes se tornarem vtimas, no podero ajudar ningum mais. Tratar sobre segurana de vidas pode incluir aes de evacuao, limitar exposio aos perigos ou requer simplesmente mecanismos de proteo. A segurana de vidas humanas deve sempre ser a primeira e maior prioridade.

A prxima tarefa mais importante do comando de uma operao ser responder a uma pergunta: Os recursos que esto no local da ocorrncia e os que esto a caminho so suficientes para controlar a situao?. A razo pela qual esta pergunta to importante resume-se pelo tempo resposta. a demanda de tempo que vai levar para que os recursos adicionais sejam solicitados, sejam despachados, cheguem ao local e alcance os objetivos da ocorrncia. Se a solicitao destes recursos for demorada devido a uma indeciso do comandante da operao, talvez eles cheguem tarde demais. Logo, mais recursos devero ser solicitados.

Para que o comandante da operao esteja apto a determinar quais recursos so necessrios, ele precisa estar apto para avaliar a situao e decidir sobre a necessidade dos recursos. Se houver dvidas, recomenda-se a solicitao de todos recursos que possam ser necessrios para a eficincia de uma operao. Caso qualquer um dos recursos adicionais forem, subseqentemente, julgados desnecessrios, podem ser cancelados enquanto ainda estiverem a caminho ou depois que chegarem ao local. Para tomar estas decises crticas, o comandante de uma operao deve estar apto a fazer uma avaliao competente da situao**.

____________________________________________ * International Fire Service Training Association, Fire Department Company Officer Manual, chapter 20, sizeup and incident plans ** para maiores detalhes, consultar o MTB 24 - Anlise de riscos nas emergncias de bombeiros

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

51

Caso a avaliao inicial confirmar que h uma emergncia, o primeiro bombeiro que chegar ao local de uma ocorrncia, normalmente o comando de rea, AB ou UR, USA o responsvel por iniciar as funes de comando de uma operao, desenvolvendo e implementando um plano de operaes tticas e mantendo o controle da situao a menos que, ou at que, seja substitudo. Indiferente se a ocorrncia pequena o suficiente para requerer s a primeira guarnio a chegar ao local ou grande o suficiente para requerer um nmero expressivo de recursos, um sistema de gerenciamento e comando deve ser usado.

Discutir-se-a a importncia de uma avaliao, os elementos de uma avaliao e o processo passo a passo que este tpico envolve. Tambm discutir duas maneiras diferentes de se proceder uma avaliao. A relao entre uma avaliao e as prioridades envolvidas em uma emergncia tambm ser examinada. Finalmente, os vrios tipos de planejamento em ocorrncias sero discutidos.

3.2.1. Avaliao inicial A avaliao de uma situao tem sido discutida por inmeros autores que escrevem sobre operaes em emergncias. Enquanto cada autor pode ter diferentes opinies do processo ou usar diferentes palavras para descrev-lo, o processo essencialmente o mesmo em todos os casos. O manual do IFSTA * utiliza o termo Size-up como sendo o processo de avaliao da situao para determinar o que aconteceu, o que est acontecendo, o que provavelmente acontecer e quais recursos sero necessrios para resolver a situao.

Obviamente, h diferentes maneiras para se cumprir as exigncias desta definio.

Avaliao tradicional

Lloyd Layman e outros escreveram extensamente sobre este processo. Aps dcadas de ter escrito seu trabalho Tticas de combate a incndio, os seus princpios, at hoje, so vlidos.
_____________________________________________ * International Fire Service Training Association, Fire Department Company Officer Manual, chapter 20
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

52

Em seu livro, descreveu um processo de cinco passos para se analisar uma situao de emergncia. Estes passos so:

Fatos. Probabilidades; Situao; Deciso; e Plano de operao.

Fatos:

Os fatos de uma situao so aquilo que ns conhecemos sobre a situao. Alguns destes itens so referentes ao tempo (ms, dia e hora), localizao (endereo, tipo do estabelecimento, e referncias), natureza da emergncia (incndio, produtos perigosos, colapso de estrutura, acidente de trnsito, resgate, etc.), perigo de vida (bombeiros e civis), riscos adicionais (propriedades adjacentes envolvidas, envolvimento ou no de edificaes veculos, etc.), condies climticas (direo do vento, temperaturas extremas, umidade, etc.). Todos estes itens podem e devem ser elencados na avaliao do comando em uma emergncia;

Probabilidades:

Obviamente, probabilidades so aqueles fatos que no conhecemos ao certo, mas baseado em informaes conhecidas, so provveis de acontecer. Por exemplo, em qual direo o fogo provavelmente se propagar, dado um vento existente e a topografia? H coisas expostas que podem acabar se envolvendo? H probabilidade de exploso? H a probabilidade de um segundo colapso? H recursos adicionais que provavelmente podem ser necessrios? Caso positivo, quais tipos e quantos? Estas so apenas algumas perguntas que devem ser respondidas considerando as probabilidades da situao.

Situao:

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

53

A situao informada pelo primeiro bombeiro a chegar no local um indicativo de todos os fatos que possam acontecer, de forma global. Em meio a estes fatos est o nmero e os tipos de recursos que j esto no local da ocorrncia. Outra coisa a ser conhecida quais os recursos adicionais que esto disponveis, ou seja, de uso imediato, com alguma demora ou com uma demora considervel. Conhecer as capacidades e limitaes destes recursos so fatores importantes no desenvolvimento de um plano de operaes tticas para a emergncia. Outra coisa a ser considerada nesta fase a avaliao do comandante das operaes em relao sua prpria habilidade para lidar com aquela situao emergencial, baseada em seu treinamento e experincia.

Deciso:

Embora Layman tenha rotulado esta fase no singular, ele identificou duas ou mais decises separadas que precisam ser tomadas durante o processo de identificao, uma inicial e uma ou mais decises suplementares. At mesmo a deciso inicial pode ser vista como trs. A primeira envolve em decidir se os recursos no local, e aqueles a caminho so adequados para a situao; a segunda como desdobrar os recursos no teatro de operaes para que isso se realize da forma mais eficiente; e a terceira, o que fazer com os recursos que esto chegando. Obviamente, se vidas esto em risco este devero ser o de maior prioridade. O comandante de uma operao no pode esquecer que as vidas em riscos incluem-se a dele prprio e a de seus homens. Se vidas no esto sob risco iminente, a deciso inicial dever se basear em usar seus homens para estabelecer uma estrutura de comando com a qual se gerenciar o equilbrio dos recursos que esto chegando. Como uma ocorrncia progride e a situao muda, outras decises tero que ser tomadas. O comandante de uma operao precisa decidir se o desenvolvimento inicial dos recursos est produzindo os resultados desejados ou se o plano precisa ser mudado. Tambm, em uma ocorrncia muito extensa, as decises devem ser tomadas considerando-se um descanso para as guarnies e suprimento adicional, por exemplo. Quanto mais longa for uma ocorrncia, mais decises suplementares devero ser necessrias;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

54

Plano de operaes tticas:

A informao coletada no processo de avaliao (Size-up), no ter efeito algum, ao menos que seja usado uma tomada de deciso sobre como a emergncia ser controlada. Dependendo da natureza e extenso, o plano de operaes poder ser simples ou complexo. Em ocorrncias rotineiras que no envolvam mais que as guarnies iniciais, o plano no necessitar ser escrito, mas dever existir um plano. Nas ocorrncias maiores e mais complexas ser necessria a existncia de um plano escrito, freqentemente com numerosos anexos.

3.2.1.2. Processo de avaliao em trs etapas

Uma outra maneira de definir a avaliao mencionada anteriormente envolve, segundo o Manual do IFSTA * , um processo de trs etapas. Avaliar qualquer emergncia, considerando seus aspectos naturais pode ser resumida nos seguintes passos: localizar, isolar e mitigar.

Localizar:

O passo localizar o processo de definio do problema identificar sua localizao, origem e extenso, a fim de se definir os limites do acidente. Isto pode significar tudo, desde, por exemplo, estimar a extenso total do permetro de um incndio florestal para se determinar o quo rpido e em qual direo ele est se alastrando, como para identificar o que est na trajetria deste incndio. Este passo inclui, tambm, determinar, por exemplo, se um

_____________________________________________ * International Fire Service Association, Fire Department Company Officer Manual, chapter 20
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

55

incndio no interior de uma edificao est se alastrando do interior do seu cmodo, rea ou pavimento de origem. Tambm em determinar se todos os ocupantes deixaram a edificao em colapso ou se uma operao de busca e salvamento necessria. Outro exemplo deste passo ser uma pesquisa inicial em uma ocorrncia de acidente de trnsito ou salvamento martimo com vrias vitimas para certificar que todas no apenas aquelas bvias esto localizadas e suas condies avaliadas.

Isolar:

O segundo passo deste processo visa identificar o que ser necessrio para interromper a natureza dinmica da ocorrncia. Por definio, uma emergncia uma situao que est emergindo, ou seja, a situao est ficando cada vez pior e continuar a piorar a menos que, ou at que algo seja feito. Um incndio florestal continuar a se alastrar (e consumir propriedades e colocar mais vidas em risco) at que seja contido. Uma edificao em chamas continuar a queimar at que no reste mais nada e pode se alastrar edificaes vizinhas a menos que estas propriedades expostas sejam protegidas e a origem deste sinistro seja controlado. Uma corrente de produto contaminado continuar a se alastrar at que sejam represados ou feitos diques para sua conteno. Vtimas de acidente de trnsito ficaro cada vez piores at que recebam tratamento para evitar choques, at que hemorragias sejam contidas e outros problemas tratados. O passo isolar onde o comandante de uma operao determina como estabilizar a situao como parar, para evitar que fique pior at que os recursos necessrios a mitigar o problema possam ser trazidos para superar a emergncia. Este passo dever incluir decises sobre o modo de operao.

Mitigar (no sentido de atenuar ou resolver):

O terceiro e ltimo passo do processo visa determinar o que ser necessrio para se eliminar ou atenuar o problema. Isto pode, por exemplo, decidir se um apoio de efetivo, equipamento especial, ou plataforma area sero necessrios. Isto pode significar disparar

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

56

mais alarmes para se obter um maior efetivo e um maior nmero de equipamentos no local de ocorrncia. Pode envolver, tambm, ambulncias adicionais ou suporte areo para transporte de vtimas gravemente feridas. Ou, ainda, solicitar uma ou mais viaturas tipo AG (auto guincho) para removerem veculos danificados. O processo de avaliao inicial (size-up), conforme j mencionado, comea no acionamento at a chegada dos bombeiros no local e durante todo o evento. Discutiremos abaixo a aplicao da teoria de avaliao para estes perodos, descritas pelo manual do IFSTA*:

3.2.1.3.

Chegada na ocorrncia

A parte mais intensa do processo de avaliao pode acontecer na hora da chegada na ocorrncia. Como mencionado anteriormente, o primeiro bombeiro a chegar ao local pode descobrir uma cena de caos absoluto. Em adio ao problema e a todos nele envolvido, poder haver muitos espectadores circulando pelo local da emergncia dificultando a diferenciao deles e das vtimas, pessoas histricas gritando para que os bombeiros faam alguma coisa e, bvio, reprteres se acotovelando pela melhor posio. O comandante de uma operao precisa resistir a chamada sndrome da vela, que a atitude de focar exclusivamente o incndio. A menos que a cena seja extremamente grande, como em um grande incndio florestal, o comandante ao assumir a ocorrncia, deve ter uma viso do sinistro em todos os ngulos. Ele precisa focar o trabalho a ser feito respondendo a pergunta feita anteriormente, Os recursos presentes no local da ocorrncia e que esto a caminho so suficientes para controlar a situao?. Caso a resposta seja no ou talvez, ento ele deve solicitar recursos adicionais imediatamente. Caso a avaliao esteja precisa e os recursos necessrios j se encontrem no local, a caminho ou j foram solicitados precocemente, ento a emergncia ser controlada com sucesso e de maneira oportuna. No entanto, se no h recursos suficientes inicialmente, e a requisio de adicionais for demorada, as guarnies provavelmente nunca conseguiro controlar o incidente em tempo hbil. Neste caso, o sinistro vence e os bombeiros

_____________________________________ * International Fire Service Training Association, Fire Department Company Officer Manual, chapter 20
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

57

perdem. Ento, o melhor que se tem a fazer tomar medidas com propriedade antes que o incndio tenha se extinguido por ele mesmo e consumido tudo, antes que todo o produto perigoso tenha se dissipado na atmosfera, ou antes, que existam mais vtimas. Estes no so os resultados esperados, logo, extremamente importante que uma avaliao inicial seja feita de forma rpida e eficiente.

Uma deciso adicional, mas no menos importante, que deve ser feita inicialmente, se o plano ser operado de modo defensivo ou ofensivo. Esta deciso normalmente ser conduzida considerando a natureza e extenso do problema e o nmero e tipos de recursos disponveis no local da ocorrncia. Caso a situao esteja alm da capacidade dos recursos iniciais disponibilizados, ento um modo de operao defensivo provavelmente mais apropriado, at que recursos adicionais cheguem ou sejam disponibilizados. Mesmo se os recursos inicialmente disponibilizados no sejam suficientes para controlar ou mitigar o problema, caso eles sejam capazes de atacar o problema de forma segura e que possa fazer uma diferena considervel no resultado final da ocorrncia, ento um modo ofensivo poder ser tambm usado.

Uma vez passada a fase inicial de uma ocorrncia, as guarnies estaro ocupadas executando suas tarefas e esperanosamente fazendo progressos em vistas a resolver o problema. Esta fase (entre a chegada no local e a resoluo do problema), pode ser relativamente curta ou pode durar uma extenso de tempo considervel. Se o problema for relativamente pequeno ou se o tempo resposta da primeira guarnio for baixo, o problema poder ser resolvido em poucos minutos. Caso contrrio eles podero permanecer no local por dias. Durante esta fase a situao vai mudar para pior ou para melhor. Em ambos casos, as decises tomadas baseadas na avaliao inicial podem ou no continuar vlidas. O comandante de uma operao deve continuar a avaliar a situao e fazer mudanas no plano de operao quando necessrio. Por exemplo, caso a situao continue a se deteriorar, o comandante da operao pode solicitar recursos adicionais ou decidir por trocar o modo de operao de ofensivo para defensivo. Caso a situao esteja progredindo gradativamente, mas vai levar tempo para se resolver, o comandante precisar planejar trocas de turnos, rendies, logstica, etc. Com a melhora da situao, o comandante reavaliar continuamente a necessidade de recursos e dispensar ou substituir, aqueles que no so mais necessrios, assim

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

58

que possvel. O comandante da operao tem que permanecer focalizado nas prioridades da situao.

A seguir sero discutidas as prioridades que so comuns em todos os tipos de emergncia.

3.2.1.4. Prioridades

Em toda situao de emergncia, indiferente de ser um incndio, um resgate ou salvamento, as prioridades so basicamente as mesmas. So elas, a defesa da vida, do meio ambiente e do patrimnio e a estabilizao da situao.

Apesar dos termos serem um pouco diferente nos variados tipos de ocorrncias, as prioridades reais permanecem as mesmas. Defesa da vida sempre a primeira e a mais alta prioridade, mesmo que as aes de salvamento no possam ser as primeiras a serem executadas pelas primeiras guarnies que chegarem. Em alguns casos, necessrio controlar o incndio antes de partir para as aes de salvamento. A segunda prioridade isolar ou atenuar o problema. Se um incndio pode ser controlado ou um vazamento de produtos perigosos contido, ento as duas situaes estaro estabilizadas. Uma vez que o problema esteja estabilizado e contido, verificar se no h mais ameaas para o meio ambiente ou ao patrimnio.

Layman tambm reconheceu a necessidade de identificar as prioridades em uma situao de emergncia. Muito embora sua lista de prioridades seja expressa em termos de controle de incndio, tambm possibilita que estas mesmas prioridades possam ser aplicadas em qualquer tipo de ocorrncia. A lista de prioridades de Layman representada por uma sigla, RECEO (SICER). Incluiu, tambm, duas outras funes que so quase que exclusivamente relacionadas a incndios em edificaes: ventilao e proteo de salvados *. No entanto, o RECEO (SICER) sempre aplicado, podendo ser adaptado para outros tipos de ocorrncias, sendo a sigla representada pelas seguintes aes:

_______________________________________ * maiores detalhes nos MTB 14 e 18, que versam sobre os assuntos
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

59

Salvamento; Isolamento; Confinamento; Extino; e Rescaldo.

Salvamento Este o termo usado por Layman para

identificar a prioridade em local de emergncia que a defesa da vida. Na maioria dos Corpos de Bombeiros, o termo usado para incluir vidas humanas e animais. No entanto, o termo no limitado aos ocupantes de uma edificao e aos civis; inclui, tambm, os bombeiros. Na realidade, pode ser argumentado que as vidas dos bombeiros so as mais importantes. Como discutido anteriormente, a base desta idia que, se o bombeiro est incapacitado, ele no poder salvar as outras pessoas que dependem da habilidade dele para se salvarem. Se esta posio valida ou no, claramente a vida dos bombeiros ao menos to importante quanto das outras pessoas. Por esta razo, o comandante da operao no deve esperar nem permitir que seus homens sacrifiquem suas vidas e corram riscos desnecessrios no local da ocorrncia.

Sendo a primeira e a mais alta prioridade, a defesa das vidas tem precedncia sobre qualquer outra coisa. Isto significa que, se necessrio for, um prdio pode ser deixado queimando no caso de se priorizar um salvamento. O mesmo vale para os bombeiros, pois eles no devem ser ordenados a entrarem em edificaes que j esto totalmente perdidas, nem entrar em edificaes que ameacem suas vidas para buscar um cadver. A maioria das edificaes e seus contedos so assegurados, e mesmo se no forem, eles podem ser substitudos. Claro que h itens irreparveis e insubstituveis, mas nenhum objeto vale uma vida humana. Controlar as prioridades de salvamento e defesa das vidas podem colocar o comandante de uma operao em uma situao de presso extrema em qualquer emergncia. Ainda que deva ser considerada a possibilidade de sobrevivncia de qualquer vtima em um

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

60

sinistro, o comandante de uma operao deve decidir baseado nas melhores e mais precisas informaes disponveis, as situaes que seus subordinados devam entrar em locais ou ambientes com iminente risco integridade fsica sem que possa ser efetuada uma segurana adequada. Segundo o prprio autor, no h uma resposta clara e inequvoca para este dilema *.

Isolamento Este o termo usado por Layman para descrever a necessidade de isolar o incndio ou

outra emergncia. Similar idia de sacrificar uma edificao para facilitar as atividades de salvamento de vidas humanas, limitar o problema a uma edificao ou propriedade de origem do incndio, significa, se necessrio for, permitir que esta edificao seja consumida pelas chamas a fim de que a rea da circunvizinhana seja preservada. Caso a primeira guarnio a chegar ao local no tenha recursos suficientes para resolver plenamente o problema ou para evitar que o incndio se alastre, devem canalizar seus esforos em manter o problema isolado a fim de evitar que se alastre e envolva outras propriedades.

Confinamento Este o termo usado por Layman para descrever a necessidade de se confinar o

incndio ou outro problema a uma menor rea possvel. No caso de um incndio em uma estrutura, por exemplo, a prioridade confinar o fogo ao local de origem do incndio, se possvel. No havendo xito nesta ao, ele dever ser limitado rea ou pavimento de origem. O princpio pode ser aplicado a outros tipos de emergncia, como por exemplo, limitar um vazamento de produtos perigosos a uma menor rea possvel dentro daquela originria.

Extino Embora Layman tenha usado termos especficos para incndios, a concepo pode ser

aplicada a qualquer tipo de emergncia que de atenuar ou resolver o problema. Pode significar extinguir um incndio, executar um salvamento, interromper o fluxo de vazamento

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

61

___________________________________ * recomendamos consultar o MTB 36 segurana no servio de bombeiros

de um produto perigoso, estabilizar vtimas, desencarcerar vtimas de um veculo acidentado, etc. Esta uma fase da operao na qual o plano de operaes tticas, a qual foi baseada em uma avaliao inicial, executada. Se a avaliao inicial foi exata e o plano for slido, a emergncia pode ser resolvida com sucesso e em tempo adequado.

Rescaldo Layman conduziu sua lista de prioridades um pouco alm de s resolver o problema.

Ele tambm incluiu a restaurao do local da emergncia ao mais prximo da normalidade possvel. Exemplificando, aps a extino de um incndio, todos os focos que estiverem escondidos devem ser achados e extinguidos. Aps um vazamento de material perigoso tiver sido contido, qualquer resqucio deve ser limpo e recolhido a um dispositivo prprio e os resduos limpa, neutralizados. qualquer Aps um acidente de trnsito, a via deve ser lquido nocivo derramado recolhido e neutralizado e o trfego de veculo restaurado, aps operaes de salvamento de um naufrgio, resduos ou materiais nocivos devem ser recolhidos para preservar o meio ambiente. Esta fase da operao pode ser feita de maneira mais fcil se os recursos adequados forem requisitados ao local da emergncia baseado em uma avaliao inicial adequada ou avaliao suplementar apropriada.

3.3 Planos operacionais tticos


Para que os recursos destinados a um incidente funcionem em conjunto e com

esforos efetivos e coordenados, devem ter o suporte de um mesmo plano. Cada recurso, seja
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

62

uma guarnio bsica ou um SICOE completo, necessita conhecer

quais os objetivos

estratgicos e tticos para aquela emergncia e quais suas regras para alcanar aqueles objetivos. Este nvel de coordenao requer uma definio clara para que todos possam seguir.

Durante um incidente, o plano inicial baseado na informao colhida durante a avaliao inicial feita pelo primeiro comandante de operaes, no local da ocorrncia. A avaliao inicial (size up) tenta determinar o que aconteceu, o que est acontecendo e o que provavelmente acontecer e quais recursos so necessrios para se controlar uma situao de forma segura e eficiente.

Conforme o que foi definido na avaliao inicial e qualquer outra informao disponvel, o comandante de uma operao pode projetar um plano seguro e eficiente para o dispositivo da emergncia. Como anteriormente mencionado, em incidentes relativamente pequenos e de rotina, o plano no precisa ser necessariamente escrito, mas precisa haver um plano e ser comunicado a todos os envolvidos no teatro de operaes do local da emergncia. Em emergncias maiores e mais complexas, o plano deve ser escrito e distribudo queles com funes de consultoria ou assessoria do comando, no caso do SICOE, o estado-maior, e comunicado a todos os envolvidos na operao. Devido a possibilidade de haver um litgio subseqente (ps - emergncia), muito importante, tambm, confeccionar um relatrio escrito sobre tudo o que foi realizado durante a emergncia. Todo incidente requer seu prprio plano de operaes, e todos estes planos tm alguns elementos em comum;

Objetivos tticos Atingir os objetivos tticos conduz concluso das metas. As definies so menos generalizadas e mais especficas que das metas estratgicas. Objetivos tticos so declaraes de resultados mensurveis. Exemplos mais comuns so: prover a segurana dos bombeiros, moradores e outros, conter o incidente a uma rea geogrfica especfica, atenuar o problema e

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

63

restaurar a normalidade. Como estes objetivos sero alcanados depender no sucesso o plano elaborado, conforme veremos no prximo captulo.

Captulo

4 DO DESENVOLVIMENTO DA OCORRNCIA

4.1 Continuidade de comando


Os primeiros estgios de uma ocorrncia, envolvem a implantao de um sistema bsico de comando

Uma vez estabelecidas as funes bsicas de comando, o comandante da operao dever direcionar seus esforos visando prover sua continuidade at que as prioridades essenciais de uma emergncia estejam concludas.

A habilidade de um comandante de operao, para conduzir suas aes durante este perodo determinar a eficincia das operaes realizadas em um evento. Toda situao ttica envolve diferentes combinaes de elementos os quais afetaro a extenso do comando e a intensidade das operaes. A avaliao e o planejamento de um plano precisa incluir um dimensionamento destes elementos. Caso este processo no seja realizado, o comandante no est de fato contribuindo para um comando contnuo.

4.1.1.Fatores para um comando contnuo

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

64

Obviamente, a extenso e a complexidade de uma situao determinaro a durao das operaes. O comandante de uma operao quem inicia e determina o trmino dos trabalhos. Em meio a isto, ele d a continuidade a um comando. Este perodo intermedirio varia muito considerando a extenso e sua complexidade. Quanto maior a operao, mais um comandante depender do uso das funes bsicas para alcanar o sucesso. Quanto mais complexa for uma ocorrncia, mais ser exigido um comando organizado e um maior comprometimento.

O comandante de uma operao precisa sobrepor as condies do evento calamitoso com respostas efetivas e um gerenciamento de responsabilidade. Quando as operaes so curtas, ele dever exigir rapidez e recursos adequados para combater o sinistro de forma incisiva e resolv-lo o mais rpido possvel. Nestes casos, o perodo intermedirio de uma ocorrncia curto, mas tambm no deixa de ser rduo.

No caso de operaes extensas, o comandante precisar conduzir a organizao do teatro por um longo perodo de tempo. Ele ser efetivo somente se a extenso de sua organizao conseguir passar frente das condies do evento e eventualmente combat-las. A combinao do tamanho, intensidade e longa durao de uma ocorrncia iro testar todo o sistema de salvamento, resgate e combate a incndio da maneira mais severa.

Se o comandante de uma operao quer ter sucesso nas aes de uma ocorrncia, o sistema dever estar preparado para combater a emergncia por um tempo superior ao que pode durar. Seria totalmente imprudente desenvolver uma estrutura de comando que no consiga funcionar o tempo necessrio para a resoluo de um sinistro.

4.1.2. Procedimentos para a continuidade de um comando Os seguintes procedimentos so essenciais ao prover uma continuidade de comando: Posicionamento do comando; Comunicaes no teatro de operaes; Planos e estratgias de ataque; a Organizao do teatro de operaes

Posicionamento do comando:
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

65

Como j foi descrito no captulo anterior, o comandante de uma operao deve manter, sempre que possvel, um posto de comando estacionrio, onde poder reunir seu estado maior e aumentar a eficincia das comunicaes, principalmente no teatro de operaes e durante o combate ao evento calamitoso ou acidental.

Comunicaes no teatro de operaes:

O comandante est habilitado a sustentar um comando contnuo e controlar uma emergncia com competncia, quando ele consegue manter comunicaes efetivas com o COBOM e as equipes de trabalho no teatro de operaes. Esta conexo dar a ele a percepo para requisitar recursos adicionais, informaes extras, mudar tarefas e posicionamento, alm de reunir as informaes necessrias para a resoluo da situao. Uma vez que o comandante de uma operao estabelea seu posto de comando, ele efetuar a maioria das suas funes por rdio, conseqentemente, sua habilidade para controlar a disciplina da rede tornar-se- imprescindvel. Ele precisar reagir a qualquer coisa ou a qualquer pessoa que o possa deixar fora do ar. A comunicao em uma ocorrncia pode ser seu melhor aliado, mas poder ser, tambm, seu pior inimigo.

Planos e estratgias de ataque:

O trabalho principal de um comandante de uma operao, durante o perodo de desenvolvimento da ocorrncia, manter o plano de operaes tticas funcionando, fazendo os ajustes necessrios para que o mesmo continue em conformidade com as necessidades atuais e analisar a maneira como o evento est reagindo aos esforos dos bombeiros. O plano a ser seguido, atualmente, deve ser baseado na legislao referente ao SICOE *. O comandante de uma operao no pode encerr-la as operaes at que todos os objetivos do plano sejam conferidos, ou, na pior das hipteses, que o sinistro tenha vencido o plano .

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

66

_________________________________________________ * maiores detalhes, consultar o MTB37 e NOB 42, que versam sobre o assunto

Organizao do teatro de operaes:

A organizao efetiva do teatro de operaes a principal ferramenta de gerenciamento que o comandante pode se valer para dar uma sustentao segura e coordenada aos esforos praticados durante o decorrer das operaes. A organizao do comando projetada e operada para corresponder aos recursos disponveis na situao. Delegar responsabilidades pode facilitar a execuo do plano confeccionado e potencializar sua habilidade para operar em nvel estratgico. Este sistema de padres de descentralizao do comando (estado maior) prover gerenciadores que supervisionaro as atividades determinadas. O comandante de uma operao estrutura suas operaes, organiza e define setores medida que o evento cresce em tamanho e complexidade. A formao de um estado maior d aos comandantes homens competentes para cada atividade especfica. Este tipo de procedimento primordial em operaes de longa durao.

4.2 Transferncia de comando

Uma grande emergncia pode ocorrer a qualquer tempo de modo que muitos comandantes em potencial cheguem a um local de ocorrncia. A maneira mais rpida de se destruir efetivamente um plano de operaes tticas, permitir que todos queiram competir pelo comando, transitando pela rea do sinistro, cada um tentando convencer os envolvidos que ele o real comandante dali e gritando ordens contraditrias. Todos produzem o caos. A resoluo deste problema um sistema no qual permita a existncia de apenas um comandante de operaes por vez e estabelecer regras de transferncia de comando, conforme o sistema atual, o SICOE.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

67

Para prover um comando contnuo, a primeira guarnio a chegar no local da ocorrncia dever assumir o comando das operaes antes de pass-lo para algum superior hierrquico ou at que o comando esteja terminado. A assuno do comando obrigatria. Este processo permite que o comandante de uma operao comece a gerenciar as funes provendo um comando forte, direto e precoce. Com a chegada de outras guarnies, o sistema ser fortalecido adequando o nvel de comando s necessidades atuais.

imprescindvel definir a cadeia de comando com a qual se seguir uma seqncia de transferncia. Este sistema pode ser baseado numa variedade de fatores, mas geralmente um reflexo da cultura histrica e de um estilo de liderana particular.

Independente de como a cadeia de comando ser usada, precisa ser confortvel para o usurio e um nvel de operacionalidade vivel para a organizao. Os detalhes podem no ser to importantes desde que o sistema seja adotado, usado, avaliado e melhorado base de experincias.

O sistema para designar os comandantes de operao no processo de transferncia de comando deve ser o vigente na corporao (atualmente o SICOE):

Comandante da primeira guarnio no local; Comando de rea; Supervisor de servio; Coordenador de operaes; Comandante da emergncia.

A transferncia de comando regulada por um procedimento simples e direto que inclui:

O comandante inicial assume uma posio de comando efetiva;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

68

O superior que acaba de chegar o contata diretamente. Pessoalmente sempre prefervel, contudo, a transferncia do comando via rdio pode ser executada em ocorrncias mais simples quando o bombeiro que est assumindo conseguir compreender todas as aes de comando executadas antes de sua chegada. Um bom padro de comunicao aqui muito importante; e Aquele que est sendo substitudo dever fazer um breve histrico que deve incluir: Status da situao (O que se tem at o momento?); Desenvolvimento e tarefas (O que foi feito at o momento?); Necessidades tticas (O que voc precisa?); Descrever o plano de operaes tticas desenvolvidas para o sinistro.

O uso regular do termo comando pelas comunicaes, via rdio, pelo comandante da operao simplifica todo o processo. A maioria das transferncias de comando passam despercebidas pelos envolvidos nas operaes. Normalmente eles no se preocupam com quem est no comando, contanto que algum esteja.

O comandante da operao deve disciplinar as comunicaes enquanto estiver na funo. A situao ficar confusa se todos os bombeiros com um rdio resolverem se comunicar ao mesmo tempo. Basicamente, todos devem manter silncio e disciplina no rdio, a menos que tenham conhecimento de alguma informao que possa ser til.

A chegada de um superior no teatro de operaes, no quer dizer que o comando foi transferido para ele. O comando somente transferido quando tiver sido completado o procedimento. O sistema destinado a manter a clareza e honestidade do processo. Se ele for superior hierrquico ao atual comandante e no estiver escalado operacionalmente, pode atuar como consultor tcnico.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

69

O objetivo da transferncia de comando melhorar a qualidade de gerenciamento e liderana bem como apoiar os esforos dos envolvidos na operao.

Toda a estrutura da cadeia de comando construda sobre o princpio da hierarquia, experincia e capacidade. Se funcionar corretamente, aquele que tiver precedncia sobre os outros devera ser o mais capaz para desenvolver o servio. Quanto mais tempo um sistema de gerenciamento e comando em operaes identificado e colocado em uso, mais ampla a compreenso do sistema que se expande ao longo da organizao. O sistema s poder ser efetivo quando todos os envolvidos no local da ocorrncia conhecerem e estiverem familiarizados com os detalhes.

responsabilidade daqueles em funes de comando continuarem no papel de liderana para esclarecer as dvidas sobre o sistema, fortalecendo-o e preparando todo o efetivo e estabelecer oportunidades para aplic-lo (PPI, por exemplo), a fim de aprimorar o seu funcionamento e corrigir os erros.

4.3 Gerenciamento da ocorrncia

A segurana e a eficincia na conduo de um sinistro exigem que os envolvidos na ocorrncia controlem a emergncia e mantenham este controle no decorrer de toda operao. O que aparentemente pode no ser muito relevante, s vezes, pode se tornar um problema crtico. O local de uma ocorrncia pode ser enorme e diversa. Podem existir muitas vtimas, testemunhas e curiosos pelo local. Pode ser muito difcil para a primeira guarnio, no local, conversar com as vtimas e com os espectadores e, ainda, conduzir ambos a uma situao de segurana. Superar estas dificuldades e obter sucesso no controle da ocorrncia extremamente importante para o sucesso de toda operao.

Este tpico discute os objetivos e fases do gerenciamento de uma ocorrncia, incluindo avaliao e controle da mesma. Os mtodos pelos quais o trfego ser controlado, o

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

70

permetro que ser estabelecido, as vtimas que sero priorizadas e conduo de um plano de evacuao.

4.3.1. Objetivos do gerenciamento no local de ocorrncia Os objetivos do gerenciamento no local de ocorrncia devem sempre refletir, de uma forma global, os objetivos da ocorrncia. O gerenciamento todo contexto que envolve a problemtica a ser resolvida. So o controle e a estabilizao do incidente;

Controle

Um dos modos mais importantes a implantao de um sistema de responsabilidades. Com o estabelecimento de zonas (fria, morna e quente)* e mantendo um eficiente controle sobre quem entra ou sai, ser mais fcil ter conhecimento do pessoal nesta reas de alto risco. Considerando atrai grande que nmero uma de emergncia

espectadores, manter um controle do teatro de operaes traz uma maior facilidade em manter a segurana e prover informaes necessrias.

Um dos procedimentos mais importantes no atendimento emergencial proteger o trfego indesejado de pessoas no local de ocorrncia.

O controle de uma ocorrncia pode ajudar aqueles envolvidos no atendimento emergencial a confinarem o problema. Qualquer procedimento que auxilie os envolvidos num atendimento emergencial a trabalharem melhor contribui para uma maior eficincia Quanto mais rpido um problema for atenuado, menos ser o risco de uma vida, um patrimnio e o meio ambiente, podendo, por exemplo, salvar uma propriedade, contra saqueadores tentando

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

71

tirar proveito da situao, ou evitar o escoamento de produtos perigosos para a rede de esgotos, fauna ou flora local.
__________________________________________ * vide MTB 37 e NOB 42, que versam sobre o assunto.

Estabilizao do incidente

O procedimento mais importante para estabilizar um incidente permitir que aqueles que esto no atendimento da emergncia trabalhem em uma rea controlada, livre de interferncia de pessoas alheias quele atendimento e livre de muitas outras distraes. Atuar em uma rea controlada permite aos envolvidos no atendimento da emergncia possuir ferramentas essenciais e equipamentos prontamente disponveis. Aliado ao PC, certamente criar uma rea mais favorvel, onde o comandante de uma operao poder tomar decises e as equipes podero trabalhar sem distraes.

4.3.2. Elementos de gerenciamento no local de ocorrncia Os mtodos pelos quais uma ao no local de ocorrncia pode ser estabelecida e mantida varia, porm, segundo o manual do IFSTA *, experincias identificam alguns elementos que se aplicam em maior ou menor grau nos eventos emergenciais. Estes elementos fundamentais so: controle do trfego, controle do permetro, controle da multido, controle de testemunhas, e, em alguns casos, servios de informao mdia e evacuao.

Controle do trfego

Um item importante para manter o local de uma ocorrncia em segurana o controle de trfego veicular. Controlar o fluxo faz com que uma operao de emergncia transcorra fluentemente e permite o acesso e estacionamento mais eficiente das viaturas de emergncia **. Embora, normalmente, os rgos de trnsito faam este servio, algumas vezes os bombeiros necessitaro exercer esta funo. O comandante dever atentar para que se seus

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

72

subordinados realizem a funo de forma coordenada e com segurana (recomenda-se o uso de vestimentas com raias refletivas).

________________________________________ * International Fire Service Training Association, Fire Department Company Officer Manual, chapter 19 ** maiores detalhes, consultar o MTB 15 e NOB 16, que versam sobre o assunto.

muito importante o estacionamento das viaturas de maneira que no interfira no fluxo normal da via. Um local apropriado importante a fim de posicionar a viatura adequadamente mais prxima da ocorrncia, pois algumas tm a necessidade de estar mais prxima da ocorrncia do que outras. Por exemplo algumas viaturas para dar suporte de energia eltrica e usadas para operar ferramentas hidrulicas, precisam estar perto o suficiente para operarem eficientemente. Aquelas que no necessitam estar muito perto da cena da emergncia devem ficar posicionadas de forma a oferecer em espao a outras viaturas que por ventura venham em apoio.

Controle do permetro

H vrias razes para que seja necessrio o controle do permetro de uma ocorrncia, pois facilita o uso do sistema de fixao de responsabilidades do efetivo envolvido. Ajuda, tambm, a manter o teatro de operaes livre de espectadores, saqueadores. curiosos e at possveis

Atualmente so estabelecidas trs zonas operacionais, denominadas zonas quente, morna e fria. No h distncias pr-definidas para estabelec-las, os limites destas zonas podem ser estabelecidas, por exemplo, considerando o total da rea envolvida, o grau de periculosidade, direo do vento, condies climticas e a topografia geral do local. Estas zonas podem ser divididas por fitas de isolamento, balizas, cones ou outro material que estiver disposio. As zonas mencionadas so assim divididas *:

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

73

Zona quente: onde o problema ser efetivamente controlado ou atenuado incndios so combatidos, derramamento de produtos perigosos so controlados e contidos, desencarceramentos so feitos, etc. S aqueles diretamente envolvidos na resoluo da ocorrncia tm seus acessos permitidos, pois evita aglomerao e confuso na rea

_________________________________________ * verificar sobre o assunto no MTB 37 e NOB 42

crtica da ocorrncia. A dimenso pode variar muito dependendo da natureza e da extenso do problema. Zona morna: rea em que ficam situados aqueles que esto dando suporte direto na conteno do sinistro. Exemplificando, onde permanecem aqueles que esto operando as ferramentas hidrulicas, provendo a iluminao de emergncia. Em ocorrncias envolvendo produtos perigosos, ser aquela destinada descontaminao. O acesso dever ficar limitado ao pessoal que no necessrio na zona quente, mas que deve estar por perto para dar suporte ao servio.

Zona fria: Esta rea deve incluir o PC, reas de organizao do efetivo e acomodao de equipamentos portteis. O efetivo de apoio deve permanecer nela at que sua presena seja necessria nas outras zonas operacionais. Este o local onde as testemunhas e os familiares das vtimas devem ser reunidos. O limite exterior desta rea deveria ser a linha de controle para o pblico em geral, conforme veremos a seguir.

Controle da multido

Em pequenas ocorrncias, quando no necessria a evacuao, o isolamento da rea ser feito para manter os espectadores a uma distncia segura. Uma vez que a rea seja delimitada, deve ser monitorado a fim de que as pessoas no cruzem este limite. Se evacuaes em grande escala no forem necessrias e se no h a necessidade para um grande controle do trfego, o efetivo do policiamento, guarda municipal ou voluntrios podem executar este servio.

aconselhvel deixar que o efetivo do policiamento execute este tipo de servio, devido sua experincia, outra razo que a imprensa* pode, algumas vezes, ter ousadia em perseguir uma reportagem. Da mesma forma que tm o direito de reunir os fatos, algumas

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

74

vezes colocam em grande risco e podem interferir no andamento de uma emergncia. Alm disso, atualmente, muitos cidados comuns carregam consigo cmeras filmadoras.

_______________________________________ Maiores detalhes, consultar o MTB 47 Relacionamento com a Imprensa.

Estes cidados podem ser simples curiosos ou tem inteno de realizar a filmagem para vend-la a mdia jornalstica. Em qualquer caso, podem transitar nas reas de risco ou interferir no andamento do servio operacional.

Caso os rgos mencionados no estejam presentes, os bombeiros podero executar esta funo, mas, se possvel, deve ser evitado, pois, certamente so bombeiros a menos para atuarem na soluo da emergncia.

Grandes ocorrncias normalmente apresentam situaes de forte envolvimento emocional, que deve ser controlado com muita calma, principalmente quando parentes ou amigos das vtimas esto pelo local. Estas so feitas freqentemente e difceis de lidar, mas aqueles que estiverem no atendimento emergencial devero trat-los com muita sensibilidade e compreenso. Amigos e parentes das vtimas so normalmente gentis, mas firmemente decididos a chegarem bem perto da cena, devendo ser mantidos a distncia e dentro de uma rea isolada. Podem consolar uns aos outros, mas no podem ser deixados completamente sozinhos. Um bombeiro ou outro profissional de emergncia deve estar designado a ficar com eles at que as vtimas tenham sido retiradas do local da ocorrncia.

Controle de testemunhas As testemunhas devem ser separadas umas das outras e, tambm, dos demais envolvidos na ocorrncia. Experincias mostram que, se permanecem juntas, elas inevitavelmente conversaro umas com as outras sobre o que viram. Em outras palavras elas compararo suas verses. As testemunhas podem ser influenciadas pelo que a outra disse e algumas podem, inconscientemente, modificar ou mascarar sua percepo a respeito do que viram e acabar por acreditar no que outras venham a dizer. Neste apoio e reforo mtuo, as testemunhas freqentemente desenvolvem uma verso consensual do evento, que pode ou no
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

75

ser real. Em qualquer um dos casos, esta verso consensual ser mais influenciada e menos espontnea que uma verso individual cuja percepo no tenha sido influenciada por outros.

Para o isolamento das testemunhas, enquanto elas aguardam para serem ouvidas, devem permanecer na zona fria. Um bombeiro, se possvel, ou outro profissional adequado, dever ser designado para cada testemunha e estes pares, entrevistado e entrevistador, devem se dispersar dentro da zona fria para as perguntas. Aqueles designados a colher informaes das testemunhas devem estar atentos quilo que elas tm a dizer sobre o que viram, mas preciso cautela para os que estiverem na funo de entrevistador realizar perguntas que possam influenciar as respostas bem como suas percepes, como aquelas de duplo sentido ou conclusivas. Por exemplo, perguntar: Voc viu o nibus cruzar a linha central antes que ele batesse no carro?. Esta questo assume que o nibus cruzou a linha central antes da coliso que pode ou no ser verdade. Tambm assume que os dois veculos estavam em movimento antes da coliso, o que pode ou no ser verdico. Estes tipos de perguntas fechadas tendem a ocasionar respostas imprecisas como apenas sim ou no. Perguntas mais abrangentes tendem a fazer com que a testemunha d respostas mais expressivas. Por exemplo, perguntar: Onde voc estava quando ocorreu o acidente?.

Outro elemento extremamente importante no controle de um local de ocorrncia tratar de forma eficiente e sensvel as pessoas direta e indiretamente envolvidas no evento emergencial.

Servio de informao mdia * H bombeiros que podem sentir alm do impacto fsico presente nos acidentes, e ficarem atentos e sensveis ao impacto mental e emocional causado aos envolvidos. Claro que as vtimas devem ser avaliadas e tratadas segundo sua necessidade em determinado local. Mas tambm devem estar preocupados com os que esto no local de ocorrncia possam ver ou com o que viram pessoas feridas gravemente ou at mesmo em bito, grandes danos em edificaes e bombeiros realizando aes que os observadores no estejam entendendo (uma entrada forada, ventilao, levando o que se pode parecer um longo tempo por estar estabilizando uma vtima ao invs de simplesmente peg-la e correr para um hospital, etc.)
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

76

uma parte importante informar queles civis e mdia envolvidas na ocorrncia uma explicao razovel dos motivos pelos quais os bombeiros esto fazendo aquilo. Tambm devem estar aptos a informar, precisa e oportunamente, sobre o progresso da ocorrncia e uma

_______________________________________ Maiores detalhes, consultar o MTB 47 Relacionamento com a Imprensa e MTB 37 e NOB 42 - SICOE

estimativa de quando e, se eles vo poder reocupar suas propriedades. Caso o local esteja em segurana podem ser escoltados pela rea dos danos para constatarem o que ocorreu.

Aqueles civis que presenciaram muitas mortes ou graves feridos podem ser encaminhados, via defesa civil ou servio social, por exemplo, a uma equipe de psiclogos para lidar, da melhor maneira possvel, com estas testemunhas e vtimas emocionalmente abaladas. Somado a isto, os bombeiros devem estar atentos no sentido que todas as suas aes estaro sendo observadas. Brincadeiras inocentes, risadas, ou mesmo um cumprimento mais exagerado entre os bombeiros para se comemorar um servio bem feito pode ser mal interpretado pelas pessoas no local da ocorrncia. Anos de boa imagem podem ser destrudos em um minuto.

Evacuao A evacuao de um prdio ou de uma vizinhana inteira pode ser necessria durante uma operao de emergncia. Dependendo do nmero de pessoas envolvidas e suas condies, uma evacuao pode ser relativamente simples ou uma operao muito complexa. Aps a deciso de sua necessidade, deve ser determinada a rea total a ser evacuada. Por exemplo, em uma estrutura em chamas, devem ser retirados os ocupantes do edifcio envolvido para um local seguro. Uma ocorrncia envolvendo produtos perigosos ou um grande incndio florestal, um elevado nmero de pessoas podero ser removidas a uma distncia razovel para proporcionar uma segurana adequada.

Um elemento importante para o sucesso de uma evacuao em grande escala um planejamento conjunto com os rgos de defesa civil * e prefeitura local. Um meio eficiente para notificar as pessoas da necessidade de evacuao extremamente necessrio. Acordos

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

77

podem ser feitos com emissoras de televiso local e estaes de rdio para difundirem as ordens e orientaes de evacuao, dependendo do sinistro.

Uma ao conjunta entre os efetivos presentes do policiamento, bombeiros, defesa civil *,


_________________________________________ * verificar o MTB 41, que versa sobre o assunto.

servio social e guarda municipal podem ser extremamente teis nas evacuaes em grande escala. Aqueles que forem evacuados devem receber claras informaes sobre onde sero abrigados e a previso de quanto tempo ficaro deslocados. Evacuaes em grande escala podem requerer o uso de igrejas, escolas, ginsios, auditrios, prdios municipais, hotis, ONG (organizao no governamental), etc.

Evacuao area Caso o suporte areo (helicptero) for usado para evacuao de pessoas feridas, dever

ser estabelecida uma rea de pouso e decolagem. Dever ser identificada uma grande rea aberta que seja prximo ao local da ocorrncia, porm longe da rea de risco. Locais de pouso e decolagem podem ser improvisados em grandes estacionamentos, campos abertos, parques, campos de futebol, rodovias, etc. Helicpteros raramente aterrissam ou decolam da zona de pouso e decolagem, se a rea circunvizinha no estiver livre de obstculos muito altos. A rea que funcionar como heliponto dever ser bem demarcada de forma a ficar visvel para o piloto. Para este propsito, alguns objetos de colorao destacada podem ser usados para fazer a demarcao, desde que no atrapalhem as manobras da aeronave e suas cores no possam vir a atrapalhar a visibilidade do piloto ou mesmo a rea sinistrada. Lanternas, faris de veculos e at iluminao de emergncia das viaturas podem ser usados para tal fim. Observar, tambm, que, durante operaes noturnas, nunca se deve apontar luzes diretamente aeronave, estando no ar ou em pouso.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS __

78

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS


Captulo

79

DO TRMINO E REGRESSO DA OCORRNCIA

5.1 Trmino da ocorrncia


A fase final de uma operao de emergncia envolve muito mais que alguns elementos bvios como recolher o material usado na operao. Envolve alguns elementos menos bvios como pesquisar as causas do acidente e liberar o local da ocorrncia. Recomenda-se observar, tambm, a NOB (norma operacional de bombeiro) 32, que versa sobre o assunto.

5.1.1. Recolhimento do material Dependendo da dimenso, complexidade e extenso de uma operao, os trabalhos de recolhimento dos materiais e equipamentos podem ser bem simples ou, tambm, muito dificultosos e demandarem muito tempo. Sob algumas circunstncias, podem ser, tambm, muito perigosos.

O processo de coleta dos materiais e equipamentos, em um local de uma ocorrncia que tenha se findada, torna-se mais fcil se cada material estiver identificado. Contudo, necessrio que o motorista da viatura ou auxiliar designado pelo cmt da guarnio, faa um levantamento dos materiais antes de deixar o local.

Caso a operao tenha exigido a implantao de um SICOE completo ou o emprego de uma fora tarefa, o encarregado do assunto (logstica) do estado maior ou outro determinado pelo comandante das operaes ir coordenar o recolhimento de materiais que no foram identificados e h a necessidade de descobrir de qual guarnio pertence como, por exemplo, rdios portteis e lances de mangueira bem como relatar ou documentar materiais extraviados ou danificados.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

80

5.1.2. Sada do local sinistrado Em alguns casos como, por exemplo, a presena de gases inflamveis em local confinado, servios de mergulho em grandes profundidades e estrutura da edificao com riscos de colapso, o ambiente de uma ocorrncia emergencial pode se apresentar muito arriscado para se justificar o retorno das guarnies a fim de recolher materiais ou equipamentos. Ao invs disso, pode-se, provisoriamente, deixar os materiais no local. Estes podem ser recuperados aps a restaurao do ambiente hostil em momento oportuno, ou, na impossibilidade total, documentar o fato e providenciar a reposio do material ou equipamento.

Deve ser saneada a necessidade de abastecimento de gua e combustvel, higienizao ou reposio de material de resgate, a fim de que as viaturas sejam disponibilizadas para uma nova ocorrncia, devendo ser comunicado aos respectivos comandantes de guarnies para cincia aos escales superiores ou ao COBOM. As Guarnies j disponveis devem comunicar o regresso ao posto, mediante claro, autorizao do comandante.

5.1.3. Pesquisa do sinistro * Todas as ocorrncias devem ser pesquisadas em algum nvel. No mnimo, uma ao deve ser feita com o propsito de rever e comentar a operao. No entanto, caso vrios bombeiros se acidentarem ou um ou mais bombeiros falecerem durante uma operao, o acidente ser pesquisado pelo setor responsvel da corporao, investigada por outros rgos (percia) e talvez pela seguradora que faz a cobertura da corporao (atualmente a COSESP). Obviamente, se a ocorrncia apresentar indcios de crime, os rgos responsveis pela aplicao da lei e manuteno da ordem pblica ou mesmo as foras armadas tambm procedero uma investigao. Os bombeiros em funo de comando devem cooperar de forma efetiva com o os que exercerem tal atividade.

______________________________________ * maiores detalhes no MTB 19 que versa sobre o assunto

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

81

5.1.4. Liberao do local Uma vez acionados para atendimento a um evento emergencial, os bombeiros devem assumir o controle da emergncia e das reas circunvizinhas. Dentro de certos limites, podem negar o acesso a qualquer pessoa, inclusive ao dono da propriedade. Membros da imprensa* tem certos direitos de acesso protegidos pela constituio, mas deve ser proibido o acesso nos ambientes de risco

Os Bombeiros devem comunicar-se com o comando da operao para manter a segurana e assegurar que as informaes liberadas sejam coordenadas, precisas e principalmente autorizadas, devendo se limitar a procedimentos tcnicos, sendo proibido expressar opinies pessoais.

O processo de liberar o local da ocorrncia aos proprietrios e outras partes interessadas, s vezes, podem no ser to simples. Os proprietrios ou outros responsveis devem ser escoltados quando se locomoverem pela rea da ocorrncia e devem ser dadas as explicaes sobre os riscos que possam ter permanecido. Caso o local ainda apresente riscos, deve ser requisitado, via COBOM, os rgos competentes para possvel isolamento ou interdio.

5.2 Trmino do comando


Quando um comandante de uma operao chega ao final do plano de operaes tticas, ele deve finalizar seu comando. Esta fase pode abranger desde situaes sem muitas complicaes como uma longa e complicada operao que requer uma enorme coordenao.

o momento do SICOE ser gradualmente desativado em razo de suas tarefas ter sido completadas. O comandante dever definir a seu estado maior ou auxiliares (dependendo, claro, da dimenso da ocorrncia e os meios empregados) quais guarnies esto prontas para deixar o local da ocorrncia. Ele dever coordenar esta sada do local com seu estado maior ou os Bombeiros em funo de comando apoiado pelo COBOM at que todas as unidades
___________________________________________ Observar o contido no MTB 47, que versa sobre o assunto

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

82

sejam recolocadas em condies de atender outro servio. Quanto maior a eficincia do processo, mais rpido as guarnies estaro disponveis e menor ser o tempo resposta para o prximo acionamento.

sensato dar o regresso das guarnies aos seus respectivos postos baseado no fator fadiga. Sinteticamente, as guarnies que primeiro chegarem ao local da ocorrncia devem ter prioridade em deixar o local. Esta filosofia mantm os envolvidos sempre em suas melhores condies fsicas para participar e executar trabalhos manuais, maximizando, assim, a efetividade dos recursos humanos. Deve-se evitar situaes em que a emergncia se torne posse dos primeiros bombeiros que chegaram na ocorrncia, desprezando-se qualquer princpio bsico de conservao do ser humano bem como dos equipamentos. Atualmente, tal filosofia est ultrapassada devendo corrigir aqueles que pensam que as operaes com excessivo trabalho manual e grande desgaste fsico so experincias que edificam um bombeiro, quando estes ficam expostos a elas por muito tempo. Com a ocorrncia diminuindo de intensidade, o comandante de uma operao pode comear a reduzir o tamanho da estrutura de seu comando. Ele pode freqentemente reverter os passo sobre transferncia de comando e gradualmente pass-lo a seus subordinados. Isto pode ser tarefa das guarnies que estaro deixando a ocorrncia por ltimo e tenham por misso manter o local sinistrado em segurana.

5.2.1. Concluso O comandante de uma operao assume e estabelece o comando, uma vez que as funes bsicas de comando estejam estabelecidas, ele deve prover sua continuidade.

Providncias adequadas para uma continuidade de comando tm que considerar quanto tempo levar para alcanar cada etapa de seu plano de operaes tticas.

Continuidade do comando aquele perodo intermedirio de uma ocorrncia. A dimenso e a complexidade da ocorrncia determinaro a extenso deste perodo. Quando necessrio, o comandante de uma operao precisar ter uma organizao que supere o sinistro.

Essencialmente, para o sucesso da continuidade de um comando, deve haver: posicionamento do comando (um posto de comando estratgico), comunicao no teatro de operaes (contato contnuo com o COBOM e outros rgos e guarnies), estratgia e planejamento (manter o plano

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

83

sempre em andamento), organizao do teatro de operaes (a organizao deve estar apta a dar suporte ao plano).

O fracasso na transferncia de um comando pode ocasionar uma ocorrncia com muitos comandantes. A primeira unidade a chegar ao local da ocorrncia dever assumir o comando at ser substitudo por um superior hierrquico ou at que seja declarado o trmino do comando. A cadeia para a transferncia de comando deve ser definida como parte de todo o sistema. Deve ser obedecido o limite de vezes que o comando pode ser transferido (do cmt de guarnio ao cmt da Emergncia).

Quando o comando transferido, o comandante que est sendo substitudo, dever remeter um breve histrico ao comandante substituto com descrio sobre o status da situao, desenvolvimento e necessidades tticas.

A chegada de um superior na ocorrncia no significa que o comando est sendo transferido automaticamente para ele, pois o sistema de transferncia deve ser seguido. A transferncia do comando deve melhorar a qualidade do servio. Quanto mais superior hierarquicamente for um bombeiro em relao a outro, para assumir uma ocorrncia, maior devera ser, tambm, sua capacidade e experincia para tal. O suporte dado por um comandante mais experiente a um mais novo essencial para o desenvolvimento da corporao.

O trmino de um comando vem com o fim do plano de operaes tticas. O sistema usado para colocar as guarnies em ao pode ser o mesmo usado para recoloc-las disponveis para outros servios. O estado maior ou auxiliares devem informar quais so os que tm seu efetivo, materiais e equipamentos em condies de sair do local. O fator fadiga (primeiro a chegar, primeiro a sair do local) muito til para decidir a ordem de sada das guarnies.

Assim que as operaes comeam a esboar um final, o comandante de uma operao pode reduzir o tamanho de sua estrutura de comando. Ele pode delegar certas tarefas para seus subordinados que deixaro o local da ocorrncia por ltimo.

Concluindo os trabalhos, podemos resumir os princpios citados a seguir como os mais importantes dentro do que foi exposto:

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

84

Padronizao

Para uma organizao que tem como viso de futuro ser modelo de excelncia, primordial a padronizao de rotinas, procedimentos e atribuies. Tal meta poder ser alcanada com os trabalhos que o Corpo de Bombeiros vem realizando, por meio da confeco dos Manuais de fundamentos, normas operacionais de bombeiros, manuais tcnicos de bombeiros, vdeo treinamento de bombeiros, dentre outros. Vimos a importncia de se padronizar a rotina diria e procedimentos bsicos das prontides; os processos de assuno, confirmao, continuidade, transferncia e trmino de um comando de operaes; as atribuies bsicas necessrias em um sistema de operaes em emergncias, etc.

Definio e posicionamento de um comando central:

Para o sucesso de uma operao de bombeiros obrigatrio o estabelecimento de um comando central e a fixao de um posto de comando a fim de coordenar e organizar o teatro de operaes, apoiado por um sistema padro, atualmente o SICOE.

Controle:

Para exercer seu comando de forma eficiente, o comandante de operaes deve estabelecer um efetivo controle de todas as aes executadas no teatro de operaes, tanto no trfego de pessoas no local da ocorrncia (civis, profissionais de outros rgos e, tambm, dos prprios bombeiros) como nas comunicaes, centralizando, disciplinando e coordenando o sistema pela rede.

Avaliao:

Para o sucesso na soluo de uma emergncia, necessria uma avaliao competente do sinistro, tendo como principais prioridades a proteo de vidas (incluindo-se a dos bombeiros) e o provimento dos recursos necessrios ao suporte das operaes, esclarecendo que a anlise e os procedimentos tcnicos especficos para execuo do plano de operaes tticas so objetos de outros manuais (anlise de riscos, gerenciamento de crises, combate a incndio em

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

85

local confinado, salvamento terrestre, aqutico e em altura, operao em enchentes, emergncia envolvendo produtos radioativos, etc.).

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MPCOB MANUAL DE PRINCPIOS DE COMANDO EM OPERAES DE BOMBEIROS

86

BIBLIOGRAFIA

IFSTA, International Fire Service Training Association Fire Command Manual number 3, Functions of Command Oklahoma State University, USA, 2nd edition, 2002. IFSTA, International Fire Service Training Association Fire Department Company Officer Manual , section VI Oklahoma State University, USA, 3nd edition, 1999. PMESP, M-12 PM Manual de Ordem Unida a P,. So Paulo, publicado no Boletim Geral n 135/92, com alteraes introduzidas pelo Boletim Geral n 207/01. PMESP, Diretriz - DTZ n CCB-001/212/2005 TIB- Trabalho de Instruo de Bombeiros. Corpo de Bombeiros Departamento de Operaes, So Paulo, www.ccb.polmil.sp.gov.br , 2005. PMESP, Normas Operacionais de Bombeiros - NOB n 42 SICOE- Sistema Integrado de Comando e Operaes em Emergncia. Corpo de Bombeiros Departamento de Operaes, So Paulo, www.ccb.polmil.sp.gov.br , 2004. MAGALHES, CELSO DE. Tcnicas de Chefia e Comando. Editora do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Rio de Janeiro, 9 Edio, 1980. Exrcito Brasileiro. Informativo 3/99. www.exercito.gov.br . 2005.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

O CONTEDO DESTE MANUAL TCNICO ENCONTRASE SUJEITO REVISO, DEVENDO SER DADO AMPLO CONHECIMENTO A TODOS OS INTEGRANTES DO CORPO DE BOMBEIROS, PARA APRESENTAO DE SUGESTES POR MEIO DO ENDEREO ELETRNICO CCBSSECINC@POLMIL.SP.GOV.BR

Potrebbero piacerti anche