Sei sulla pagina 1di 2

METODOLOGIA MANDALAS Projeto pedaggico a nvel Nacional: a Mandala dos Saberes para as Escolas e Pontos de Cultura

A Mandala dos Saberes uma tecnologia social capaz de ser aplicada em qualquer espao educacional: Ongs, Pontos de Cultura e escolas. A proposta estrutura-se no dilogo entre os marcos culturais do territrio escolar e os desafios acadmicos. Desenvolvida atravs de seminrios de formao continuada para professores e de fruns virtuais de debates pedaggicos, de forma a que cada escola possa construir projetos pedaggicos capazes de expressarem a cultura local, esta ao vem sendo construda atravs de parcerias com os Ministrios da Educao e o Ministrio da Cultura atravs dos Programas Cultura Viva (Pontos de Cultura) e Mais Educao (Educao Integral) SECAD / ME. Todas as aes descritas so realizadas nas 5 regies do pas atravs de equipes regionalizadas da Casa da Arte.

Atravs dos projetos construdos nas Mandalas, cada escola pode elaborar e visualizar seu projeto educacional e desenvolver suas relaes. Os projetos nascem da interseo dos saberes escolares com os comunitrio. As Mandalas/Projeto de Educao Integral expressam tanto as particularidades como suas imprevisveis relaes. As Mandalas so pequenos crculos capazes de amplificar as muitas relaes entre saberes; possuem tanto uma dimenso interior (dentro da escola e comunidade), como agem para o exterior (na rede de escolas e na cidade), como pequenos crculos em expanso, em busca de suas dimenses em rede. Cada uma significa pequenos sistemas, pois so individualidades de saberes atuando em grupo, em relao. Suas partes esto coordenadas entre si estruturando uma organizao, o projeto de educao integral de cada escola/comunidade. Atravs da criao de diversas Mandalas, cada uma caracterizando um projeto de educao integral, o que se pretende a construo de uma constelao de Mandalas, uma vez que elas respondem a diferentes contextos e devem representar nossa diversidade.

1 PASSO - No centro sugerimos colocar o nome da escola; 2 PASSO - No segundo crculo indique o objetivo: a construo de projeto de educao integral. 3 PASSO - No terceiro crculo, indiquem os saberes comunitrios. So eles que os apoiaro no desenrolar do projeto. Neste momento necessrio decidir se sero trabalhados todos os saberes apresentados na mandala de saberes comunitrios, ou selecionados alguns (para esta deciso procurem pensar nas caractersticas das experincias comunitrias). Ao coloc-los em crculo, no os coloquem aleatoriamente um ao lado do outro, procurem pensar que relaes vocs pretendem construir com os programas de governo, ou seja, com o prximo crculo. Lembre-se de que o desenho das Mandalas um desenho de relaes, as posies no so aleatrias, todas devem fazer sentido. 4 PASSO - Se facilitar, vocs podero criar uma outra linha na qual faam referncia aos saberes comunitrios identificados. Por exemplo, se selecionarem habitao, indicar qual as caractersticas da habitao nesta comunidade. Esta sugesto pode facilitar a identificao do perfil cultural da localidade. 5 PASSO - A seguir identifiquem os Programas de Governo que iro apia-los no desenvolvimento do Projeto de Educao Integral. Para auxiliar procurem as referncias nos programas e os relacionem aos desafios e aos saberes comunitrios 6 PASSO - Os saberes escolares devem ser identificados em dilogo com os crculos e saberes j apontados nos crculos anteriores. 7 PASSO - Na ltima linha, se quiserem, vocs podem indicar algumas relaes com as reas do conhecimento escolar: linguagens, cdigos e suas tecnologias, cincias da natureza e matemticas e sociedade e cidadania. Dessa forma, fica mais fcil identificar as equipes da escola que devero estar envolvidas no projeto.

Potrebbero piacerti anche