Sei sulla pagina 1di 9

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor

Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

10 lies que aprendemos do deserto (Dt 8. 2 3).

(V.2) E te lembrars de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu corao, se guardarias os seus mandamentos, ou no.

(V.3) E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o man, que tu no conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem no viver s de po, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viver o homem.

Neste texto o Senhor esta se referindo ao povo de Israel, o qual ele tirou do Egito para levar a terra prometida. Povo este que traz muitas lies para as nossas vidas veja.

1. Lembra-te: no esquecer o que j vivemos.

Ele nos exorta em momentos difceis a nos lembrar de onde ns viemos. O Egito significa o passado, a vida em cativeiro. O cativeiro pode ser muita coisa em sua vida, mas pode ser entendido como aquilo que te impede de crescer espiritualmente, no campo pessoal, familiar, como ser humano e profissional. E o caminho no deserto significa a preparao.

Quando passamos pelo deserto, devemos lembrar que Deus nos sustentou; como foi aquele perodo e o que aprendemos com ele.

Por que Deus nos manda lembrar? Por que s vezes esquecemo-nos do que Ele j fez por ns. Quando lemos o relato da travessia do deserto pensamos como aquele povo podia ser to duro? Mas e ns? Tambm, s vezes, no somos do mesmo jeito? Temos que nos lembrar do poder de Deus para salvar e entender que as experincias difceis nos servem de aprendizado.

2. Esperar te guiou no deserto estes 40 anos

Se estivermos atravessando o deserto, devemos entender que uma viagem longa. Ningum sai do Egito e vai direto para Cana. Tem que atravessar o deserto. O deserto o perodo de preparao, de ser provado.

O texto relata que nos 40 anos Deus humilhou, provou, sondou o corao do povo para saber se seriam fiis.

Isso significa que vamos enfrentar lutas tremendas. O soberbo ter que se dobrar. Quem no tinha capacidade de vencer tentaes ter que se tornar forte; e quem ainda tem o corao dbio ter que se decidir.

O deserto a travessia da provao, onde Deus forja o carter. Lderes precisam ser provados para poderem ter a fora interior para conduzir seus liderados.

3. O cumprimento de promessas. O que Deus te prometeu, no importa o tempo que passe, ele vai cumprir, porque o meu Deus no homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa, e no importa a situao ou as circunstncias Deus vai cumprir todas as promessas feitas para sua vida.

4. Ningum sai do Egito e vai direto para terra prometida sem antes passar pelo deserto. Creio que todo aquele que quer ter mais intimidade com Deus, mais comunho com o Senhor, deve passar pelo deserto. O deserto molda em ns o carter e a fora de Cristo. Olhamos para os lados e no vemos Deus. Somente silncio. Parece que no ouvimos Deus. Parece que no vemos nada nossa frente, alm do imenso deserto. Sentimos medo, solido, falta de nimo. Nos sentimos frustrados, impotentes, quase nada. Nesse momento no podemos perder a viso das promessas de Deus para ns. Porque um tempo de amadurecer. Ento, no podemos nos preocupar com o que Deus nos dar, mas somente em fazer a Sua vontade!

Fazer a vontade do Senhor o que deve mover nosso corao, nossa vida, nossos passos. Porque o Senhor est nos preparando para algo importante que vir a seguir. O Senhor est nos treinando e preparando para um novo mover do Esprito Santo. Foi Deus quem nos trouxe para o deserto e Ele est cuidando de ns. Ento vamos ser obedientes, fazer a Sua vontade, aprendermos rapidinho, para sairmos logo desse deserto e estarmos prontos para recebermos do Senhor o que Ele preparou para ns! Porque logo ali, alm desse lugar seco e inspito, est a nossa terra prometida! Essa viso da glria futura nos capacita a terminar a jornada no deserto, e nos d coragem para enfrentar os obstculos. Deus est nos preparando como vasos teis para o servio, aptos a recebermos o novo mover do Esprito Santo! Ns no somos levados por Deus ao deserto porque estamos desaprovados, porque Jesus foi aprovado e levado ao deserto! Deus no nos trouxe ao deserto e nos deixou sozinhos, livres para as aes de Satans. No! Deus no pra de agir na nossa vida s porque estamos no deserto. Ele nos conduz ele, e sem Ele nunca chegaramos ao final do deserto. O deserto um perodo de tempo no qual Ele age em ns o tempo todo, embora muitas vezes no vejamos nada! O deserto no um lugar onde os filhos de Deus saem derrotados, mas um lugar de vitria!

5. Deserto Lugar de Organizao

Da metade do livro de xodo, todo livro de Levticos at aos 10 captulos do livro de Nmeros somente organizao. Como voc quer sair do deserto se voc ainda uma pessoa desorganizada? Se organize, organize sua vida, e voc ver a gloria de Deus sobre sua vida. 6. Deserto lugar de preparao, lugar de lutas, lugar de humildade, lugar de humilhao, lugar de provas. no deserto que aprendemos a viver na dependncia de Deus, mas quando falo em dependncia dependncia total, de voc se alimentar hoje crendo que o de amanh o Senhor prover. no deserto que o senhor conhece a mais profunda sinceridade do teu corao.

7. Dependncia de Deus (v.3) e te sustentou com o man

no deserto que aprendemos a viver na dependncia de Deus.

Essa dependncia deve ser total. Como o man que era colhido num dia e no valia para o seguinte, assim ser sua dependncia de Deus.

A dependncia aqui no s a material e fsica. a dependncia espiritual. Por isso Deus diz: no s de po viver o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus. Jesus usou esse versculo quando tambm passava pelo deserto (Mt 4). L ele foi tentado pelo Diabo por 40 dias. Veja que uma referncia a passagem do povo pelo deserto. Mas Jesus provou que quando o Senhor o nosso foco, ns podemos vencer o deserto, pois seu esprito estava alimentado com a palavra de Deus.

Muitos lderes e empresrios de sucesso se esquecem de Deus. S confiam em si mesmos e em seu dinheiro e poder. Sero abalados nos dias maus, pois ningum pode vencer as batalhas sem uma vida espiritual plena.

8. Deserto lugar onde experimentamos os milagres de Deus. No deserto, mesmo em meio a tantas adversidades, em um lugar onde no h vida, onde no h como obtermos o nosso sustento, o Senhor prov. Deus, o Autor de toda a criao, capaz de transformar o deserto em audes de gua e a terra seca em mananciais (Is. 41:18). O Deus que alimentou o povo de Israel no deserto com o man e com codornizes (x. 16), o mesmo que nos alimenta hoje, que nos d no s o alimento material, mas tambm sacia a nossa fome emocional e espiritual.

Uma das experincias mais fortes que os israelitas tiveram no deserto est em x. 13:21-22: O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumia... Nunca se apartou do povo.... O caminho pode ser difcil, mas nele que Deus vai se fazer presente. As temperaturas em um deserto so contrastantes. Por exemplo, no deserto do Saara (frica), durante o dia a temperatura pode variar entre 50 a 80 C. Durante a noite a temperatura cai tanto que pode chegar at 0 C. Pense s, Deus estava no s conduzindo o seu povo pelo deserto, mas tambm protegendo-o. A nuvem durante o dia protegia o povo do sol e das altas temperaturas, enquanto que o fogo a noite garantiria calor e os protegeria das baixas temperaturas. V? Este o Deus que governa a sua vida. Ele pensa em tudo, em todos os detalhes!

9. Deserto lugar de autoconhecimento e de preparao para a conquista.

Recordar-te-s de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu corao, se guardarias ou no os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o man, que tu no conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que no s de po viver o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viver o homem (Dt. 8:2-3).

A finalidade do deserto levar o povo a conhecer a si mesmo. O Senhor nos conhece muito bem, mas ns no nos conhecemos. E sem este conhecimento, no obteremos vitria. O deserto isso, um lugar de confronto consigo mesmo. Somos confrontados com o nosso ego, nossos valores, nossos conceitos e sonhos. a experincia do deserto que vai nos preparar para conquistar a terra prometida. Lembre-se do exemplo do povo de Israel. Eles no sabiam nem o que queriam. Ora queriam voltar para o Egito, ora queriam alcanar a terra prometida. Mas como alcanar o que est diante de ns se continuarmos a olhar para trs? Se fixarmos a nossa ateno para trs, como veremos as coisas novas que o Senhor far diante de ns?

No vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que fao coisa nova, que est saindo luz; porventura, no o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo. (Is. 43:18-19).

Ao fim da jornada pelo deserto, aprendemos a no nos preocupar com a geografia, ou seja, com as circunstncias. No importa se a montanha muito alta, se o vale muito profundo, ou se o deserto muito extenso. O Senhor estar l conosco, e nos guardar sempre.

Quando passares pelas guas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles no te submergiro; quando passares pelo fogo, no te queimars, nem a chama arder em ti(Is. 43:2). Aprendemos que as adversidades que enfrentamos trabalham ao nosso favor, nos conduzindo a uma maior intimidade com o Senhor. Como cantamos com tanta propriedade: Cada vez que a minha f provada, tu me ds a chance de crescer um pouco mais. As montanhas e vales, desertos e mares que atravesso, me levam pra perto de Ti...E s ento, o Senhor nos conduz a uma segunda realidade maravilhosa: Posso todas as coisas Naquele que me fortalece (Fp. 4:13).

Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu p nestes quarenta anos. (Nm 31.6, 7) E Moiss os mandou guerra, mil de cada tribo, e com eles Finias, filho de Eleazar, o sacerdote, com os vasos do santurio, e com as trombetas do alarido na sua mo. E pelejaram contra os medianitas, como o SENHOR ordenara a Moiss; e mataram a todos os homens. Nesta batalha o exrcito de Israel destruiu toda a cidade, e nenhum de seus guerreiros foram feridos. E muitas outras vitrias, o povo era conhecido como indestrutvel. Amados, no deserto que vivemos mais prximos de Deus, no deserto que vemos a gloria de Deus em nossas vidas.

10. Voc determina o tempo em que vai passar no deserto.

1- No Deus e sim sou eu 2- A caminhada era de 40, dias demorou 40 anos Nm. 14.34,35 3- Andaram em circulo, por causa de suas atitudes

A sua permanncia no deserto s depende de voc, da sua f, das suas atitudes, a viajem do provo de Israel duraria 40 dias, mas duraram 40 anos. Voc murmura a cada falta de algo na sua vida? Deus te da uma vitoria, voc o glorifica, o exalta, mas prxima luta o que voc faz? Murmura? Reclama que o Senhor te tirou da escravido para morrer no deserto? Voc chega a preferir a escravido do que o deserto? Como esta teu corao? Enquanto ele estiver no Egito, voc no ver a terra prometida.

Mas, o mais importante a se aprender, que no estamos sozinhos nele. Deus caminha conosco no deserto, pronto a dar segurana aos nossos passos, a aliviar o calor dando-nos Sua proteo, aconchegando-nos nos momentos de solido, aliviando a angustia e dando paz ao nosso corao, dando direo e nos livrando do mal. Assim, se voc est no deserto, tem duas opes: olhar para ele como um lugar ruim ou como um lugar de aprendizado da parte de Deus. Desta deciso depende o sucesso ou o fracasso de sua vida.

Que o Senhor Deus nos ajude a passar pelos desertos desta vida at chegarmos a Cana celestial aonde no teremos nenhuma escassez, mas abundncia de alimento e principalmente a certeza da presena de Deus para todo sempre, amm!

Potrebbero piacerti anche