Sei sulla pagina 1di 12

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor

Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

As 10 caractersticas do Verdadeiro Cidado do Cu

SALMOS: 15 1 SENHOR, quem habitar no teu tabernculo? Quem morar no teu santo monte?

2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justia, e fala a verdade no seu corao.

3 Aquele que no difama com a sua lngua, nem faz mal ao seu prximo, nem aceita nenhum oprbrio contra o seu prximo;

4 A cujos olhos o rprobo desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e, contudo no muda.

5 Aquele que no d o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca ser abalado.

A Igreja do Senhor estrangeira aqui nessa terra, nosso objetivo um dia morar no cu com o Senhor e tornarmos cidados do cu. Porm, no se obtm a cidadania celestial sem primeiro apresentarmos os requisitos necessrios.

No Salmo 15 encontramos preciosas lies sobre o carter do verdadeiro cidado do cu.

I A Pergunta de Davi (verso 1): Com esta pergunta o salmista obteve mais que uma resposta para si mesmo. Obteve uma revelao das qualidades necessrias a todos os que querem ir para o cu.

a) QUEM HABITAR NO TEU TABERNCULO? - Davi conhecia o tabernculo terrestre, que fora construdo no deserto. ERA UM LUGAR SANTO. Ali, manifestava-se A PRESENA DE DEUS. Davi tambm sabia da existncia DE UM TABERNCULO MELHOR, ETERNO, NOS CUS.

Mas queria saber quem seriam seus habitantes.

Perguntas semelhantes feitas No Novo Testamento:

O Jovem rico: Como obter A VIDA ETERNA? (Lucas 18:18) O carcereiro de Filipos: O que necessrio fazer para me salvar? (Atos 16:30) b) QUEM MORAR NO TEU SANTO MONTE? - Em Israel havia muitas cidades e aldeias. Entretanto, era um privilgio morar no Monte Sio (Jerusalm). Cidade dos prncipes.

- No tempo de Neemias, s 10% dos hebreus tiveram o privilgio de morar em Jerusalm. Foram abenoados os que passaram a residir ali:

"Ora, os prncipes do povo habitaram em Jerusalm; e o restante do povo lanou sortes, para atirar um de cada dez que habitasse na santa cidade de Jerusalm, ficando nove nas outras cidades. E o povo bendisse todos os homens que voluntariamente se ofereceram para habitar em Jerusalm". (Ne 11:1-2)

- Jerusalm uma figura da Igreja Triunfante - Os crentes fiis estaro para sempre na Nova Jerusalm:

"E vi a santa cidade, a nova Jerusalm, que descia do cu da parte de Deus, adereada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernculo de Deus est com os homens, pois com eles habitar, e eles sero o seu povo, e Deus mesmo estar com eles". (Ap 21:2-3)

Voc j se perguntou se est preparado para entrar no Cu? Quais seriam as qualidades necessrias para entrar no Cu? Como posso viver de tal modo que no seja decepcionado em minhas expectativas e anseios para morar um dia no Paraso

Celeste? De fato, esta uma grande preocupao, e deve ser respondida, antes que seja tarde demais.

O Salmo 14 ensina a universalidade do pecado: todos so pecadores, e no h quem busque a Deus. Mas, de acordo com o Salmo 15, como poderia um pecador sequer pensar na possibilidade de entrar na presena de Deus? Aps a revelao do Salmo 14, lgico pensar na impossibilidade de termos acesso a Deus. Entretanto, diz o Salmo 5:7, que pela riqueza da misericrdia de Deus que entramos na Sua casa, e nos prostramos diante do Seu santo templo, no seu temor. pela graa de Deus que somos transformados de pecadores em santos. Somente os santos habitaro no Seu santo monte.

O salmo 14 foi escrito para que soubssemos quo pecadores somos. O Salmo 15 foi escrito para que soubssemos quo perfeitos podemos ser. O Salmo 14 nos coloca no p; o Salmo 15 nos coloca na glria. O Salmo 14 humilha o pecador; o Salmo15 exalta o justo. Ele estimulante e desafiador. Ele nos leva a um profundo exame de conscincia e a um desejo de agradar a Deus a fim de podermos estar com Ele. Este o verdadeiro equilbrio das Escrituras.

Este salmo mais uma jia da Inspirao que usou o poeta Davi para nos presentear com a sabedoria divina. Aqui esto as qualidades do verdadeiro cidado do Cu. Portanto, trata-se de um assunto essencial, a fim de que no fiquemos desavisados de nossas obrigaes espirituais e sociais para com Deus e nosso semelhante.

Quem cidado da ptria celestial tem pelo menos 1O caractersticas benficas.

1.

Integridade:

ser ntegro significa ser inteiro, ou seja, no ter faltas ou no ser faltante, como era o caso de Belsazar, que foi achado em falta (Dn 5.27);

Quando o cristo comea sua jornada de guiar outras pessoas percebe-se tendo que encarar sentimentos, impulsos e limitaes que nunca imaginou que enfrentaria quando chegasse a tal posio.

H uma relao direta entre ser um cristo e apontar o caminho para outras pessoas. Por isso nos referimos a cada cristo como um lder.

As tentaes no se materializam como grandes desafios ticos, mas sim em pequenas coisas que esto ao alcance do lder em seu dia a dia. O amadurecimento de um cristo comea quando ele aprende a lidar com suas pequenas fraquezas e tambm a compreender a fraqueza dos outros.

Sabemos que no se pode medir o nvel de Integridade de uma pessoa. uma avaliao subjetiva.

Mas podemos dizer que existe uma linha imaginria que a mede e que as pessoas, de maneira geral, vem esta linha e respondem a ela. Esta linha medida inconscientemente pelas pessoas quando percebem a distncia entre fazer o que se fala e falar o que se faz. Quanto maior a Integridade de um cristo mais ele pode fazer o que fala e falar o que faz.

Muitas pessoas, quando em pblico, so doces e amorosas, mas em sua vida pessoal so vistas como algozes impiedosos.

Freqentemente no somos a mesma pessoa em nossa vida pessoal e na vida privada. claro que sua privacidade no precisa ser invadida a todo o momento mas vale lembrar que um dia ela ser e tudo o que est oculto em sua vida ser descoberto. Ento a vida crist e o carter cristo so uma s experincia.

Experincia essa marcada pela frustrao e pela busca de socorro em Deus.

A Integridade d: Poder s nossas palavras. Fora aos nossos planos. Impacto s nossas aes. Quando se estabelece a Integridade muito pode ser feito. Mas se h uma dvida quanto Integridade de um lder ou de uma Igreja, quase nada pode ser feito. Tito 2; 7-8 7 Em tudo te d por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, 8 Linguagem s e irrepreensvel, para que o adversrio se confunda, no tendo nenhum mal que dizer de ns. Um dos primeiros ataques a um cristo ou a qualquer lder quanto sua Integridade, depois quanto legitimidade de sua liderana.

Estes ataques no acontecem fora das muralhas, advindos da estratgia do inimigo, mas sim de dentro de nossa sala mais ntima e segura, transbordando daqueles com quem dividimos o po.

Esta maldio se manifesta sem que ningum perceba o seu poder de corroso. Um reino no pode prevalecer quando est dividido e a falta de confiana no lder gera a diviso e a rebelio.

Tome cuidado com as pequenas coisas Mt.25.21

Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Nos pequenos detalhes, no segundo olhar, nas pequenas e inocentes provas que parecem sem risco algum... nos detalhes quebramos a relao de intimidade com Deus. Integridade s conseguida na relao de amor e dependncia de Deus.

Diga no tentao... o mais rpido possvel. I Tm 6.11 Mas tu, homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justia, a piedade, a f, o amor, a constncia, a mansido.

No deixe sua mente negociar. Uma das cenas mais sutis do filme O Advogado do Diabo o jovem advogado est conversando com o dono do escritrio de advocacia sem saber que ele e o prprio diabo e pergunta: Voc est negociando? e o diabo responde: Estou sempre negociando!

I Sam 15.30 Ao que disse Saul: Pequei; honra-me, porm, agora diante dos ancios do meu povo, e diante de Israel, e volta comigo, para que eu adore ao Senhor teu Deus. Em qualquer dvida diga no! Sua conscincia seu bem mais valioso e deve ser treinada para fazer o que certo tendo como base princpios e no quantidades ou quantias.

Mantenha sua conscincia limpa.

Ateno para motivos escusos.

Quando assumimos o nosso papel como cristos e como lderes, estamos querendo que as pessoas nos sigam e elas no seguem idias, seguem pessoas. Quando a pessoa no fidedigna, ningum a seguir. Seja transparente diante dos homens e de Deus. At 24.16

Por isso procuro sempre ter uma conscincia sem ofensas diante de Deus e dos homens. No se permita caminhar com pendncias em nenhuma rea de sua vida.

A Palavra de Deus nos convoca a limpar as pendncias com os irmos antes de fazer o mais sagrado: ofertar no altar do Senhor. Se algo levantado contra a imagem ou o ministrio de um lder, no suficiente que ele tenha boas justificativas. necessrio que ele saiba lidar com o processo por detrs da queixa.

Se algo a ser consertado, reparado ou resgatado, resolva com o irmo. Se uma insurreio dentro da Igreja ou do ministrio, dissolva as causas. Se uma armadilha do diabo, resista e lute dentro da Palavra de Deus. Mas em todos os casos entenda que h um chamado de Deus para um conserto, portanto humilhe-se diante do Pai, e Ele te exaltar diante dos homens.

2.

justia:

ser justo tanto tem a ver com praticar a justia como ter sido justificado, ou seja, remido pelo sangue do Cordeiro. Ser justo no tem a ver com ser justiceiro, fazer justia com as prprias mos;

3.

veracidade:

ser verdadeiro no est em moda atualmente, quando a maioria das pessoas quer levar vantagem em tudo. Dizer a verdade quando isso lhe pe em situao difcil pedir para ser taxado de trouxa, mas lhe garante a cidadania eterna;

4.

bendicncia:

ser detentor da cidadania celeste implica em no ser um difamador da reputao alheia, no lanar m fama sobre algum, pelo contrrio, bendizer e no ser desrespeitoso. Difcil entender isso? Claro que no, mas por que isso no posto em prtica com a mesma facilidade?

5.

benignidade

Uma qualidade excelente. Benignidade a qualidade daquele que benigno. Benigno quer dizer suave, brando, agradvel; no perigoso nem maligno (Dic. Aurlio). Esses so os significados que encontramos no dicionrio sobre a palavra benignidade. a qualidade daquele que s faz o bem. Uma pessoa benigna agradvel. Quem dela se aproxima sente-se bem. diferente de uma pessoa maligna, cuja presena faz mal. s vezes, uma pessoa maligna consegue usar uma mscara, e engana a muitos.

Mas, no meio cristo, existem recursos poderosos, sobrenaturais, que nos levam a identificar aquele que maligno, disfarado de benigno. De um lado, h o dom de discernir os espritos. De outro, h o discernimento que Deus concede a muitas pessoas para que percebem a presena ou a atuao de um maligno.

A Bblia diz: o que usa de engano, no permanecer dentro da minha casa. Sabendo disso, devemos procurar sempre ser benignos para com os nossos irmos e para com os de fora.

significa, em outras palavras, ser benigno, desejar o bem s pessoas. Tambm pode significar no guardar mgoas e ressentimentos, pois quem faz isso, automaticamente, no consegue desejar o bem a quem o magoou.

6. bondade: significa ser bondoso, ou seja, fazer o bem aos outros. a complementao do item anterior, benignidade. Fazer o bem no to difcil, dependendo de para quem for feito, no mesmo? Mas, o texto permite acepo de pessoas? , essa a parte difcil

7. imparcialidade: ser imparcial, nos dias de hoje, no coisa das mais fceis. No sei se, no passado, foi alguma vez fcil. Por que ser imparcial no fcil? Quer um exemplo? Tratar o rico e o pobre da mesma forma, sabendo que um pode fazer algo por voc, e o outro no. uma tentao ou no ? Tratar o patro e o subordinado, proporcionalmente, com o mesmo respeito, outro exemplo.

8. confiabilidade: ser uma pessoa de palavra, atualmente, quando a regra a flexibilidade das promessas e quebra dos votos mais sagrados, remar contra a mar, ir na contramo do que o mundo faz. Mas, cidado do cu tem que ser diferente mesmo de cidado mundano. Qual voc deseja ser?

9. generosidade: essa caracterstica facilmente entendida como o contrrio da cobia. Se Jesus disse: de graa recebestes, de graa dai, est claramente exposto o princpio da generosidade. A cobia meia-irm da inveja e, convenhamos, um cobioso ou invejoso no se sentiria bem na ptria celestial, onde tais sentimentos no poderiam aflorar, concorda?

10. honestidade: a definio mais simples no se deixar corromper. Os jornais estampam, diariamente, situaes desonrosas de pessoas corrompendo e se deixando corromper, tornando a corrupo regra, e a honestidade, exceo. Quer morar no cu? Saiba que l, corrupto no entra.

Conflito de conscincia: ser ou no ser um cidado do cu? E ento, passou no teste, ou ainda est em falta com alguma caracterstica? fcil conquistar essas qualidades? No, quase impossvel. Somente com a ajuda do Esprito Santo conseguimos cultivar essas qualidades, e faz-las florescer em nossas vidas, para colher seus frutos na eternidade.

Aqui temos a promessa de Deus para todos os que seguem os passos de Jesus Cristo e esto se preparando para entrar no Cu e habitar no monte Sio, junto a Deus e os santos anjos.

Estamos no limiar da eternidade, e muitos vivem em uma falsa segurana. Somente os que so ntegros podero entrar nos portais das manses celestes.

Temos ns buscado a Deus a fim de que esse carter possa ser visto em ns? Se ns buscarmos sinceramente a Jesus Cristo, Ele nos dar o Seu Esprito abundantemente, a fim de transformar a nossa vida, perdoando os nossos pecados e nos levando integridade e perfeio. Desse modo, jamais seremos abalados, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares. (Sl 46:2).

Que Deus nos abenoe e nos guarde em nome de Jesus, amm.

Potrebbero piacerti anche