Sei sulla pagina 1di 2

ESTUDO DIRIGIDO- INDIVIDUAL RESPONDER DE ACORDO COM OS TEXTOS E OS ASSUNTOS ABORDADOS NAS AULAS.

BOM ESTUDO ALUNO: TURMA:


CURIOSIDADES SOBRE LIBRAS E PESSOAS SURDAS

Voce sabia que a pessoa surda no fala porque no ouve? Algumas pessoas chegam a afirmar que o surdo mudo. Isto uma crendice. A sociedade, de modo ampliado, concebe fala com o sentido de produo vocal-sonora. A verdade que o surdo fala em sua lngua de sinais, pelo canal viso-gestual e, desde que tenha seu aparato vocal intacto, pode produzir fala inteligvel. Para tanto, necessrio treinamento junto aos profissionais da fonoaudiologia. Vajamos algumas crendices, erros causados pela simples falta de informao: O aprendizado e uso da libras atrapalha a aprendizagem da lngua oral? Errado. Esse era (talvez ainda seja) um pensamento muito disseminado pelos oralistas convictos. Na verdade a falta de interesse dos surdos na aprendizagem da lngua oral majoritria est intimamente relacionada aos castigos e punies que a histria da educao dos surdos se encarrega de narrar: atividades rduas e repetitivas, proibio do uso da lngua de sinais, castigos corporais e humilhantes, desgastantes e intensas horas com as sesses de treinos fonoarticulatrios para aprender o idioma etc. LIBRAS, quer dizer Lngua de Sinais Brasileira e todos os surdos sabem como us-la em todos os pases. Correto. uma sigla. A libras Du Brasil zil zil A legislao brasileira reconhece a LIBRAS como lngua oficial do pas (Lei 10.436/2002), juntamente com o PORTUGUS. isso mesmo. Em nosso pas temos TRS lnguas oficiais. LIBRAS uma lngua diferente do portugus? Exato, libras uma lngua (idioma) utilizado pela comunidade surda brasileira. A LIBRAS possui as suas caractersticas prprias de sintaxe, morfologia, semntica e contexto, como qualquer outra lngua. Cada pas possui a sua lngua de sinais? iiiiissssssoo!! Cada pas tem sua LS, por exemplo: Franaise de Signes a. EUA = ASL = American Sign Language b. Frana = LFS = Language

c. Itlia = LSI = Lingua di Segnale Italiana

d. Portugal = LG = Linguagem Gestual

A lngua de sinais universal. Quem disse??? No, no no. Como vimos no item anterior, as lnguas de sinais de cada pas so totalmente diferentes umas das outras. Existem pases que possuem dialetos da sua lngua de sinais, inclusive o Brasil. No caso da libras, ela no 100% padronizada nem no prprio Brasil. Cada regio brasileira tem suas regionalismos e muuuuuuuuitos sinais so completamente diferentes. Quem sabe PORTUGUS e LIBRAS considerado bilngue? Correto! So dois idiomas diferentes. Bi = dois. A lngua de sinais portuguesa, de Portugal, diferente da LIBRAS?. Correto. Oralmente nos comunicamos sem barreiras idiomticas com nossos irmos lusitanos... Porem, com os surdos, isto no acontece. Um portugus surdo no consegue se comunicar em lngua de sinais com um brasileiro surdo, as LS (lngua de sinais) de cada pas diferente. No caso, a LS de Portugal, chamada de Linguagem Gestual. A maioria dos surdos brasileiros no possui um entendimento claro do portugus escrito, pois sua lngua materna LIBRAS L1. Correto. como algum que aprende outra lngua, mas no tem a oportunidade de pratic-la falando e ouvindo. incorreto dizer que o surdo que s sabe libras analfabeto? Certamente que sim, incorreto. Ele alfabetizado em LIBRAS. As pessoas que no esto habilitadas em libras para poder entend-los. No se diz surdo-mudo. Com certeza, no! incorreto dizer que o surdo mudo. Ele no mudo, apenas no aprendeu a falar o portugus. Em alguns casos, porem, o surdo fala fluentemente. Como vimos no caso da Sueli Ramalho na entrevista no programa do J. Quantos surdos existe no Brasil aproximadamente? Existe aproximadamente 5.800.000 surdos no Brasil segundo o Censo IBGE 2000. Fala srio! muita gente surda!! Obs. Este censo de 10 anos atrs. Mais uma curiosidade: Aproximadamente 30% dos surdos brasileiros no sabem ler textos em portugus. Os restantes 70% sabem ler portugus, mas no tm entendimento claro desta lngua. Quem so os surdo oralizados?

Existe alguns surdos que aprendem a falar atravs das vibraes vocais e a entender o que falamos atravs da leitura labial. Estes surdos so chamados de surdos oralizados. Quem no surdo chamado de ouvinte ou falante. So as pessoas que no tm nenhuma deficincia na audio e falam com fluncia. Dizem que a legislao brasileira para acessibilidade de deficientes uma das mais avanadas do mundo. (Ui!!! mas ser que funciona?! Pense!!!). A legislao brasileira determina que os rgos da administrao pblica, as empresas prestadoras de servios pblicos e as instituies financeiras devero dispensar atendimento prioritrio em LIBRAS para o deficiente auditivo (Decreto 5.296/2004). (Algum a j viu, ou ouviu falar desse atendimento prioritrio?!) O IC - implante coclear, faz o surdo ouvir perfeitamente a partir de sua implantao. Errado. Na verdade, o implantado passar a ser atendido por fonoaudilogo, entre outros profissionais, para a terapia da fala/audio durante muuuuuuuito tempo ainda aps o implante. Voce j ouviu falar de Gestuno (pronuncia-se Guestuno) O Gestuno uma Lngua de Sinais internacional. Uma Lngua inventada aprovada pela Federao Mundial de Surdos em 1951. Em 1973, criou-se um Comit Internacional para organizar o Sistema de Sinais Internacionais. Trataram de eleger os sinais que melhor se entendiam de vrias Lnguas de Sinais. Aps a criao dos sinais, publicou-se um livro com pouco mais de 1500 sinais. O nome vem do italiano e significa: unio das lnguas de sinais. Alguns surdos utilizaram esta lngua nos Jogos Mundiais para surdos, na Conferncia de surdos e no Festival de Washington DC, mas fora estas situaes, seu uso muito reduzido. A necessidade de comunicar-se universal. Para as pessoas surdas a necessidade de comunicao vai unida aos sinais por isso existem tantas lnguas de sinais no mundo como lnguas orais cada uma delas tem um "acento" ou uns dialetos. Cada lngua de sinais um reflexo do passado na cultura que se desenvolveu e os costumes de sua sociedade. O que voc faria se quisesse que pessoas surdas de cada canto do mundo lhe entendesse? Resposta: Criaria uma lngua de sinais internacional que todos pudessem aprender e entender! Que ideia genial! (www.handspeak.com). A comisso de unificao de sinais escreveu um livro com aproximadamente 1500 sinais; esta lngua se chama Gestuno. O nome italiano e quer dizer algo assim como: unidade das lnguas de sinais.

Voce conhece o Programa Sisi que transforma voz em LIBRAS ?

A IBM apresentou um novo programa de inteligncia artificial capaz de transformar a voz do usurio em sinais para comunicao com surdos. O programa foi desenvolvido por pesquisadores de diversas universidades inglesas, com o apoio da empresa. LIBRAS, o avatar um personagem animado digital que transforma o sons das palavras em Linguagem Britnica de Sinais. No Brasil utilizada a Lngua de Sinais Brasileira, ou LIBRAS. O programa chamado Sisi - "Say It Sign It", algo como diga-o, sinalize-o. Uma de suas partes mais importantes o mdulo de reconhecimento de voz, uma tecnologia na qual a IBM tem dedicado esforos h mais uma dcada. esse mdulo que permite a interpretao da voz de algum falando em tom normal, como durante uma palestra, por exemplo.

... isso a! Vivendo e aprendendo!! Amplie a imagem e veja as letras utilizadas no alfabeto manual dos surdos. Muito bem! Agora, responda as questes de acordo com este texto e as demais questes, pesquise e responda com suas palavras. 12345O que significa Libras? Por quem ela utilizada? Qual Lei reconhece a Libras como lngua oficial? Como conhecida a lngua de Sinais de Portugal? Por que incorreto referir-se aos surdos como surdo-mudo? Pesquise mais na internet. 6- O que o IC e como funciona? 7- Explique com suas palavras o que o Gestuno. 8- O que um surdo oralizado? 9- Qual a diferena entre datilologia e sinal soletrado? 10- O que e como funciona o programa Sisi?

Potrebbero piacerti anche