Sei sulla pagina 1di 6

Fazendo Gnero 8 - Corpo, Violncia e Poder Florianpolis, de 25 a 28 de agosto de 2008

Mulher, professora, doente: uma anlise de wit Rafael Siqueira de Guimares (Universidade Estadual do Centro-Oeste) Processo sade-doena; Gnero; Corporalidade ST 59: Corpo, Gnero e Sade: reconfiguraes nas representaes sociais de corpo e gnero no contexto ps-moderno Introduo O cinema , muitas vezes, visto como uma forma de comunicao de massa, simplesmente reproduzindo ideologias dominantes. Essa abordagem muito comum em crculos de crtica de cinema e em anlises sociolgicas a respeito; o filme , ento, considerado um produto de uma indstria cinematogrfica (MENEZES, 2001). Nessa concepo, claramente influenciada pela sociologia da arte de T. W. Adorno, o cinema compreendido como um meio para a reproduo da ideologia, de forma massificada e sem criatividade, estando a servio de uma estrutura maior, sempre como uma reproduo de seus valores e suas idias, a fim de fazer com que a massa se identificasse com essas idias, aceitando-as. J para Tarkovsky (1998), o cinema resultado do que ele chama de movimento do esprito. uma arte capaz de expressar pensamento vivo, atravs do movimento das imagens, de seus personagens, de suas histrias, no como movimento e extenso, mas como humano, um movimento do esprito humano, ainda assim no no sentido racionalizado de tempo e pensamento, mas de forma a abrir para as questes inconscientes, humanas, de lgica simblica, mtica. A perspectiva aqui utilizada passa a considerar que, atravs da compreenso dos elementos simblicos representados em um filme, possvel se realizar discusses a respeito de questes humanas, pois a prtica do fazer cinema passa por uma atividade essencialmente humana, que busca desvelar questes que a esse homem preocupam. Como ponto de partida para a anlise de algumas questes, realizo a exposio das relaes do filme Uma lio de vida (WIT, 2001). O modo de ser da personagem principal, em sua relao com o corpo, com seu processo de adoecimento e na contraposio com o modelo biomdico de doena so tomados como referncia para tal anlise. Esse filme de Mike Nichols (2001) tem como principal personagem Vivian Bearing (interpretada por Emma Thompson). uma professora de literatura que recebe a notcia que tem um cncer adiantado no ovrio e deve, imediatamente, se submeter a um tratamento experimental, agressivo e longo. Para sua enfermidade no h cura, seu mdico ento a expe a esse tratamento, considerando como sendo a nica atitude possvel a ser tomada.

Corpo, gnero, cincia e modelo biomdico Segundo Citeli (2001), no decorrer da histria da cincia, diferentes formas de dominao masculina foram produzidas no campo cientfico a fim de naturalizar as diferenas sexuais e de comportamento entre homens e mulheres, desde os primeiros estudos de Darwin sobre a evoluo das espcies, tirando do ser humano um status anteriormente dado a ele, devido s concepes culturais da poca. Para a autora, vrias formas de questionamento deste conhecimento j se apresentaram, mesmo antes dos chamados estudos feministas e, na atualidade, estudos psmodernos tm se dedicado a desmistificar o binmio sexo/gnero, produzido para explicar o sexo como uma categoria anatmica/fisiolgica e o gnero, como cultural/social. Com isso, a autora quer identificar que o prprio conhecimento produzido pelas cincias naturais, que distinguia homens e mulheres a partir de suas caractersticas fsicas, transferindo esses conhecimentos aos demais campos de estudo, eram tambm influenciados pelas caractersticas culturais nas quais esses conhecimentos foram produzidos (CITELI, 2001). O mesmo tipo de conhecimento sobre o binmio sexo/gnero produziu o modelo biomdico de tratamento das doenas. Segundo Helman (2003), por modelo mdico entendemos aquele que concebe o processo sade/doena com a nfase no sintoma (esse entendido como um sinal da doena), nas questes bioqumicas e na sade como ausncia de uma enfermidade. Por conta dessa cientifizao do sistema de atendimento sade, as relaes entre aquele que cuida e aquele que cuidado so relaes distantes e desumanizadas, so relaes materializadas. A doena, nesse contexto, o foco a ser tratado, a condio que deve ser atacada. No filme analisado, h uma representao desse modelo de atendimento ao paciente com cncer. Vivian submetida a um tratamento experimental, no qual a relao entre ela e os profissionais de sade se d por meio da relao do profissional com a doena dela. Um de seus mdicos um antigo colega na Universidade e o outro foi um ex-aluno seu. A relao deles com o corpo de Vivian uma relao desumanizada, desvinculando-se aquele tumor a ser tratado da paciente. O reducionismo fica claro em todo o conjunto de relaes entre mdico paciente. Todos os dias, ao entrar no quarto de Vivian, os mdicos fazem a mesma pergunta Voc se sente bem hoje?. O que significa, nesse modelo, sentir-se bem? O remdio est agindo, os sintomas desaparecendo, o tumor diminuindo. Esse o tipo de relao estabelecida pelo modelo biomdico, reduzindo o ser aos sintomas. Vivian, em uma das passagens mais emocionantes do filme, questiona o modelo da biomedicina. No o cncer que est me fazendo mal, mas o tratamento que ofensivo minha sade. O que sade? Sade pode ser compreendida alm desse modelo que enfatiza o sintoma? Pode-se considerar a integralidade do homem?

Ressignificaes pelo adoecimento Vivian internada para o tratamento e o foco do filme o cotidiano do hospital e as relaes de Vivian com a equipe mdica; ela est muitas vezes sozinha, falando de si mesma, ou na relao com os profissionais da sade. Ao mesmo tempo que Vivian remete-se a memrias de sua vida como professora, demonstrando sua impessoalidade racional para com seus alunos, ela vai, da mesma forma, buscando racionalizar sua compreenso acerca de seu processo de adoecimento. Lida com seu cncer da mesma forma com que lidava antes com seus alunos, da mesma forma com que os mdicos lidam com a sua condio. Isso coopera com as consideraes de Dahlke (1999), a doena ento opera no sentido de levar Vivian a compreender seu prprio adoecimento e realizar a interpretao, a parir do prprio padro de seu adoecimento a crescer internamente, pois o padro racionalizado de Vivian vinha acontecendo em todas as suas relaes humanas, na sua relao com a velha professora, que certa vez a disse v e faa amigos, converse com as pessoas, v se divertir e na relao com seus alunos, que eram tratados como seres que deveriam suportar sua matria, estar preparados o tempo todo, que deveriam seguir as regras. O mdico residente que a tratava tambm havia sido seu aluno e numa passagem lembrou que todos beijavam o cho que ela pisava, demonstrando a fora de sua intelectualidade, o esquecimento com as relaes humanas que operava na vida de Vivian. Ao abarcar a dimenso simblica de seu processo de vida/morte, Vivian passa a entender de maneira diferente esse processo, buscando compreender a partir de sua realidade percebida, atravs dos significados dados por ela para o processo. Vivian ento transcende seu corpo, mudando de posicionamento em relao sua condio (cncer). Vivian, a personagem do filme em questo, lida com o seu adoecimento e com a possibilidade de sua morte utilizando comportamentos desafiadores em relao aos profissionais, como responder ironicamente s questes feitas por eles, se recusar a ir realizar exames, olhares desmerecendo os mdicos em situao de consulta clnica. O padro, ou a forma como Vivian compreende seu processo de adoecimento (DAHLKE, 1999) se d no processo de racionalizao dos smbolos, feita por ela mesma, pela ironia, pela explicao meticulosa a respeito de seu tratamento, muitas vezes olha para a cmera e explica, com detalhes, cada procedimento mdico, tratando como uma coisa aquilo que est vivendo. Ela transformou-se de sujeito (professora) em objeto (enferma). Essa mudana de posio a faz ressignificar inclusive sua posio como mulher e como professora, j que leva compreenso de produtora/reprodutora de racionalizaes construdas a partir de binmios professora/alunos, saudvel/doente, sujeito/objeto. Essa forma de luta herica da personagem representada na forma pela qual ela passa a lidar com o tratamento que lhe foi proposto. A ironia, o descaso, a representao de fora e

manuteno da forma de reagir ao que lhe colocado fica extremamente claro. Muitas vezes sozinha, ela dialoga com a cmera, dando respostas bruscas aos profissionais de sade envolvidos em seu tratamento, provocando, como se tivesse com uma espada, esses profissionais. Ela age pela negao da morte, orientada pelo heri que est por trs de seu comportamento. Ao vivenciar o tratamento, Vivian experincia cada vez mais a proximidade com a morte evidente e com o insucesso de seu tratamento. A condio de lutadora, desafiadora dos profissionais passa por uma mudana cclica, pois Vivian se aproxima mais da enfermeira que cuida de seu tratamento, passa a demonstrar mais proximidade em relao a ela. A compreenso desses dois momentos no pode ser feita separadamente, como se fossem situaes estanque, mas devem ser entendidas como um campo de tenso entre os dois plos. A maneira com a qual Vivian lida com a questo ocorre de forma individual e nica e no universalizante. Segundo Oliveira (2001), a corporalidade no :
Um locus, mas uma confluncia da ordem natural, social e cosmolgica reveladora de informaes mais abrangentes sobre ns mesmos, nos so impressas no corpo para alm de uma indagao sobre a biologia do corpo, numa ontologia do corpo, numa mitologia do corpo (p. 634)

pelo corpo de Vivian que perpassa essa mudana de evidncias simblicas. atravs do corpo que muda, que experiencia a proximidade da morte, que Vivian passa a (re) significar sua prpria compreenso de cincia, de tratamento, de sade, de adoecimento, de ser professora e mulher. Sua relao com o seu universo simblico est ocorrendo, atravs de seu corpo, de sua doena, e as tenses provenientes dessa relao so identificadas no sofrimento de Vivian. A aceitao da morte (j descrita anteriormente por Kbler-Ross, 1995), passa a ser uma nova configurao na sua forma de lidar com a doena, compreendendo-a como parte de um processo, no qual Vivian no mais a grande professora, detentora do saber sobre os outros, mestre de seus alunos, mas parte do todo, e que, sua vida e sua morte esto totalmente interligadas, num processo nico do ser. O tanto dentro quanto fora deveria, nesse processo, ser vivenciado. E exatamente na contradio que est o grande dilema de sua doena, que no corresponde simbolicamente eficcia apresentada pelos mdicos, que cuidam de seu tratamento. O cncer est sendo tratado e ela no se sente tratada. O cncer ela e ela o cncer? H um apartamento de ambos? A lgica cartesiana visa a cura do cncer para o restabelecimento da sade de Vivian (e para isso se vale de todo qualquer procedimento, vrios tipos de drogas, isolamento dos demais pacientes, controle dos sintomas), enquanto que, na lgica simblica de Vivian, esse tratamento que seria o principal responsvel por seu desequilbrio, pois ela precisaria ser tratada integralmente, deveria ser compreendida como um ser, um todo e sua parte (cncer) parte desse todo, reflexo dele.

Consideraes finais Vivian se relaciona com seu processo de adoecimento de diferentes formas simblicas, como j foi exposto, desde o incio. Sua relao e sua forma de compreenso da doena, de seu corpo, de sua morte, da forma como o tratamento est sendo realizado demonstram que no se pode entender esse fenmeno com a racionalidade biomdica. Existiria uma nica cientificidade moderna? Esse modelo de tratamento e ao mdica , de certa forma, colocado em dvida no filme. Ao se contrapor forma de tratamento que vem sendo realizada, por meio de ironia, mas a mesmo tempo de submetendo a esse tratamento, a personagem vive a tenso entre essas duas possibilidades. Ela no se aproxima da enfermeira (mulher) por sua identificao de gnero, mas porque esta possibilita uma interlocuo acerca de seu sofrimento advindo de seu adoecimento, sofrimento causado muito mais pela racionalidade cientfica do que pela prpria doena. Racionalidade cientfica da qual Vivian, como professora, no esteve alheia, pelo contrrio, foi reprodutora, como professora. O ser mulher, em sua histria, era o ser professora. Ao mesmo tempo que Vivian no reproduzia alguns padres estabelecidos pela dominao masculina ao ser mulher (CITELI, 2001), ela se identificava com a potncia do ser mulher na dominao de mestre de seus alunos. Ao se colocar na posio de estudada e no mais de estudiosa, percebe como as diferentes posies esto convivendo ao mesmo tempo. Seu corpo registro tanto de professora como de doente e, assim, mulher, no fechada numa identidade fixa, mas conduzida num processo de conhecimento e de auto-conhecimento. A personagem Vivian vive, a todo momento, a tenso entre seu processo interior que vive o adoecimento/tratamento, o sentido do adoecer (OLIVEIRA, 2001) e o objetivismo predominante que prova a ela, o tempo todo, que seu tumor est sendo curado (OLIVEIRA, 2001). O que significa cura? O questionamento da personagem se d a todo momento, na lgica simblica. Numa de suas ltimas repostas to famigerada pergunta Est tudo bem hoje?, sua reposta Eu no acredito. Em que ela no acredita? Em sua condio? Em seu tratamento? Em sua sade? Ela demonstra que no aceita mais essa compreenso, esse modelo de relao. Seu corpo foi reduzido a um tumor, o ser foi reduzido a uma pesquisa, sua sade foi reduzida aos bons resultados com os medicamentos. No acredita na realidade objetiva apresentada pelos mdicos, pois sua compreenso simblica a leva a vivenciar outra forma de adoecimento. E sade, o que significa para ela? Acreditar, simblica e inconscientemente na relao do ser com a sua dimenso simblica no uma forma de transcender, inclusive, materialidade do corpo? Colaboram com isso os depoimentos e estudos de Kbler-Ross (1995). Somos levados, pela lgica do modelo biomdico, a acreditar que estar saudvel ter ausncia de sintomas e que, se

nosso corpo est se deteriorando materialmente, estamos no fim de nossa materialidade e que o fim dessa materialidade o fim do ser. Ao propor que no seja feita a ressucitao de seu corpo, caso seu corao pare, ela rompe definitivamente com o tratamento dado pelo modelo biomdico, com a razo objetiva imposta por este. Aceitando seu processo de morrer, ela est aceitando sua relao simblica com o mundo no qual est inserida. E, como no poderia deixar de ser, como o produtor produto e produzido ao mesmo tempo, o filme mostra uma tentativa desesperada dos mdicos para que Vivian seja ressucitada no quarto. Apesar de sua escolha j ter sido feita, o mito da racionalidade cientfica opera no modelo biomdico de sade, a enfermeira-chefe conclama que eles esto aqui para salvar vidas. Salvar vidas significa manter corpos funcionando, ela diz isso apresentando a opo da noressucitao para Vivian.

Referncias Bibliogrficas CIRLOT, J. E. Dicionrio de smbolos. So Paulo: Moraes, 1984. CITELI, M. T. Fazendo diferenas: teorias sobre gnero, corpo e comportamento. Revista de Estudos Feministas, v. 9, n. 1, Florianpolis, 2001, p. 131-145. DAHLKE, R. A doena como linguagem da alma. So Paulo: Cultrix, 1999. HELMAN, C. G. Cultura, sade e doena. 4 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2003. KBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. 8 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1995. MENEZES, P. Problematizando a representao: fundamentos sociolgicos da relao entre cinema, real e sociedade. In: RAMOS, F. P.; MOURO, M. D.; CATANI, A.; GATTI, J. Estudos de cinema 2000 Socine. Porto Alegre: Sulina, 2000, p. 333-348. OLIVEIRA, E. R. Eficcia simblica de cura e razo analgica. Revista AntHropolgicas, A. 6, v. 13, Srie Imeginrio, p. 607-638, Recife, 2001. TARKOVSKY, A. Esculpir o tempo. So Paulo: Martins Fontes, 1998. Filme UMA LIO DE VIDA (Wit). Direo: Mike Nichols. Produo: Simon Rosanquet. Intrpretes: Emma Thompson, Christopher Lloyd, Eillen Atkins e outros. Roteiro: Mike Nichols e Emma Thompson. Msica: Nic Ratner. Los Angeles: HBO Entreprises, 2001. 1 videocassete (99 min.), VHS,son. color. Produzido por Flash Star Home Video.

Potrebbero piacerti anche