Sei sulla pagina 1di 28

SUS: Sade e Cidadania Unidade 3

Unidade 3 - Funcionamento do SUS ................................................................................ 3 1. Organizao do SUS..................................................................................................... 3 1.1. O SUS nas unidades federadas. ............................................................................. 3 1.2. A regionalizao como eixo estruturante do SUS. ................................................ 4 1.3. Instrumentos de Gesto do SUS ............................................................................ 6 2. Financiamento do SUS ............................................................................................... 11 2.1. O financiamento de polticas pblicas de sade.................................................. 11 2.2. Financiamento para o custo do SUS e para Investimentos.................................. 13 2.2.1. Bloco da Ateno Bsica (AB)..................................................................... 14 2.2.2. Bloco da Ateno de Mdia e Alta Complexidades ..................................... 14 2.2.3. Bloco da Vigilncia em Sade...................................................................... 15 2.2.4. Bloco da assistncia farmacutica ................................................................ 15 2.2.5 Bloco de Financiamento para Gesto do SUS............................................... 16 3. Controle Social no SUS.............................................................................................. 17 3.1. Controle social e gesto participativa.................................................................. 18 3.2. Conselhos de sade.............................................................................................. 20 3.3. Conferncias de Sade......................................................................................... 23 3.4. Ouvidorias ........................................................................................................... 26

Unidade 3 - Funcionamento do SUS


Nesta unidade, estudaremos a estrutura de organizao do SUS, os instrumentos de gesto utilizados, o financiamento, as formas de realizao do controle social e a importncia da participao popular na sade pblica.

Objetivos Identificar as principais caractersticas da organizao do SUS. Discriminar as fontes de recursos de financiamento do SUS. Diferenciar os principais aspectos do controle social.

1. Organizao do SUS
A partir de agora, conheceremos a organizao poltica e administrativa do SUS nas trs esferas de governo, a regionalizao como norteadora das aes e dos servios de sade e alguns instrumentos de gesto: planejamento, controle, avaliao, regulao e auditoria dos servios e sistemas de sade. Tais assuntos esto apresentados em trs temas: Tema 1 O SUS nas unidades federadas. Tema 2 - A regionalizao como eixo estruturante do SUS. Tema 3 - Instrumentos de Gesto do SUS 1.1. O SUS nas unidades federadas. O SUS, institudo pela Constituio da Republica Federativa do Brasil, em 1988, tem como objetivo o bem-estar e a justia social. Atendeu aos movimentos de construo da cidadania, mais especificamente, o movimento pela Reforma Sanitria Brasileira. Como uma poltica de incluso social pelo direito da cidadania, a estrutura e o funcionamento do SUS so de responsabilidade do Estado Brasileiro, uma Repblica Federativa formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. Como poltica de Estado, o SUS articula-se em todas as Unidades Federadas e disciplinado por um conjunto de instrumentos institucionais, legais que definem as condies para viabilizar o direito sade de todo cidado brasileiro. Quem so os gestores do SUS? Os gestores do SUS so os representantes de cada esfera de governo designados para o desenvolvimento das funes do Poder Executivo na sade: no mbito nacional, o Ministro da Sade; no mbito estadual, o Secretrio de Estado da Sade; e no municipal, o Secretrio Municipal de Sade.

A Constituio Federal de 1988 estabelece os princpios, as diretrizes e as competncias do Sistema nico de Sade, mas no define especificamente o papel de cada esfera de governo no SUS. A lei 8080/90 quem vai detalhar as competncias e as atribuies da direodo SUS em cada esfera. Mesmo com as competncias e atribuio definidas por lei, a diversidade das Unidades Federativas, mais especificamente dos municpios, vem exigindo dos dirigentes do SUS a criao de arranjos institucionais para viabilizar o processo de gesto compartilhada. Desses arranjos institucionais surgiram as Comisses Intergestores1: Tripartite CIT2 -, formada por representantes das gestes: municipal, estadual e federal, e a Comisso Intergestores Bipartite CIB3 -, composta por gestores estaduais e municipais. Embora a legislao que regulamenta o SUS discipline a descentralizao poltico administrativa do SUS, as diversidades de polticas-administrativas das Unidades Federadas, em especial a desigualdade das estruturas existentes, tornaram mais complexo os processos da descentralizao, o que motivou a elaborao e pactuao de instrumentos normativos. Comentrio Falamos de instrumentos normativos como as Normas Operacionais Bsicas do SUS publicadas em 1991, 1992, 1993, 1996, em 2001, a primeira Norma Operacional da Assistncia Sade, revista e publicada em 2002, e, em 2006, o Pacto pela Sade 2006, que no uma norma operacional, mas um acordo interfederativo articula o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gesto e introduz um sentido de gesto pblica em resultados e de responsabilizao sanitria. 1.2. A regionalizao como eixo estruturante do SUS.

A regionalizao a diretriz que orienta o processo de descentralizao das aes e servios de sade e os processos de negociao e pactuao entre os gestores.

As comisses Intergestores so instncias que integram a estrutura decisria do SUS. Constituem uma estratgia de coordenao e negociao do processo de elaborao da poltica de sade nas trs esferas de governo, articulando-as entre si. (CONASS, 2007:52) A Comisses Intergestores Tripartite (CIT) - Atua na direo nacional do SUS, formada por composio paritria de 15 membros , sendo cinco indicados pelo Ministrio da Sade, cinco pelo Conselho Nacional de Secretrios Estaduais de Sade (Conass) e cinco pelo Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade - Conasems. (Brasil 2004:20)
3 2

As Comisses Intergestores Bipartites (CIB) So Constitudas paritariamente por representantes do governo estadual, indicados pelo Secretrio de Estado da Sade, e dos secretrios municipais de sade, indicados pelo rgo de representao do conjunto de municpios do Estado, em geral denominado Conselho de Sercretrios Municipais de Sade (Cosems). (Brasil 2004:20)

No Pacto pela Sade 2006, a regionalizao o eixo estruturante de uma de suas trs dimenses O Pacto de Gesto do SUS devendo orientar o processo de identificao e construo de Regies de Sade, nas quais as aes e servios devem ser organizados de forma a garantir o direito da populao sade e os processos de negociao e pactuao entre os gestores. Portanto as aes, os servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o SUS compem uma rede de servios de sade que se organiza de maneira regionalizada e hierarquizada, em nveis de complexidade crescente. A Constituio Federal, em seu artigo 198, determina que as aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III participao da comunidade. A Lei 8080/90, em seu artigo 7, reafirma as diretrizes previstas no art. 198 da Constituio Federal e define competncias frente criao de redes regionalizadas e hierarquizadas de sade, nas quais a direo municipal deve participar do planejamento, programao e organizao, em articulao com sua direo estadual.

Artigo 198 / CF

Artigo 7 Lei 8080/90

E o que significa dizer: de maneira regionalizada? As diretrizes do SUS e seus princpios doutrinrios e organizativos fazem referncia regionalizao como um dos processos de organizao das aes e servios de sade numa determinada regio, visando a: universalidade do acesso sade; equidade no atendimento; integralidade e resolutividade das questes relativas sade.

A Regionalizao , portanto, um eixo estruturante do Sistema nico de Sade no sentido de garantir o acesso da populao a todos os nveis de ateno.

Mas como isso se aplica na prtica cotidiana dos servios? Bem, para responder essa questo, vamos, antes, refletir sobre algumas questes... Todo cidado tem direito ateno integral, o que implica necessidade de educao para a sade, aes de controle dos riscos de doenas, consulta mdica, internaes, cirurgias etc. A gesto do SUS nica em cada esfera de governo e a maioria dos municpios brasileiros no dispe de todos os servios para oferecer ateno integral populao. A maioria dos servios especializados est nos centros urbanos mais desenvolvidos, pois em tais centros que os profissionais especializados preferem viver. A partir desses pontos, o que voc pde observar? As necessidades de sade da populao so o critrio para o planejamento no mbito do SUS. Para garantir o direito do cidado sade, o planejamento das aes de sade de uma regio deve buscar prover um certo grau de resolutividade naquele territrio, como por exemplo: atender suficientemente a ateno bsica e parte das aes de mdia complexidade. O reconhecimento da autonomia das Unidades Federadas implica negociaes permanentes do conjunto de gestores municipais e estaduais para prover na Regio de Sade o acesso s aes e servios de sade que a populao necessita. Buscar mecanismos para implementar a regionalizao enfrentar desafios, convocar vontades nos parceiros e, com base no Pacto Federativo4, nos princpios da cooperao tcnica e solidria foram criados instrumentos para operacionalizar essas diretrizes. Entre os mecanismos, podemos identificar as Comisses Intergestores e a Programao Pactuada Integrada PPI efetuada na Comisso Intergestores Bipartite CIB de cada estado. 1.3. Instrumentos de Gesto do SUS At aqui, conseguimos entender que o SUS, como poltica pblica, tem sua gesto subordinada legislao da administrao pblica, legislao que vai alm da lei orgnica da Sade.

O Pacto Federativo estabelece as funes e responsabilidades das diferentes esferas do governo para a sade. As Principais questes a serem discutidas para a celebrao de um novo pacto federativo dizem respeito a essas responsabilidades de cada esfera. A municipalizao foi um avano, mas tambm trouxe problemas, como as tentativas de cerceamento de acesso ao tratamento num municpio de pessoas oriundas de outro municpio. Os Estados tm de recuperar o papel de mediadores para ajudar a combater as desigualdades que se verificam dentro de seus prprios territrios.

A sujeio de uma legislao geral aplicada a compras de servios de sade outra questo complicada, porque a produo de servios de sade tem especificidade que coloca, em muitos casos, o gestor em dificuldades administrativas. Veja: quando os gestores do SUS necessitam comprar servios para complementar suas necessidades de oferta, esto sujeitos s leis que estabelecem normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

Para enfrentar essa complexidade, os gestores do SUS vm se empenhando continuamente em planejar, monitorar e avaliar as aes e servios de sade.

Vamos agora conhecer alguns conceitos e instrumentos de gesto do SUS. 1) Planejamento: O Planejamento pode ser entendido como ato de decidir com antecedncia o que ser feito. No setor sade se configura como um relevante mecanismo de gesto que visa conferir direcionalidade ao processo de consolidao do SUS.No arcabouo legal do SUS o Planejamento objeto constante, quer na indicao de processos e mtodos, quer como requisitos para fins de repasse de recursos e de controle e auditoria. Alguns instrumentos de Planejamento no mbito da sade: Planos Plurianuais (PPA) Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) Lei Oramentria Anual (LOA) Planos Nacional, Estadual e Municipal de Sade Programao Anual de Sade Relatrio Anual de Gesto.

2) Avaliao A avaliao um conjunto de aes que permite emitir um juzo de valor sobre algo que est acontecendo a partir de um paradigma, com o objetivo de ajudar na tomada de deciso.

A avaliao para a gesto deve produzir informao e conhecimento que serviro para como fator orientador de deciso dos gestores do SUS. A Avaliao em sade tem como pressuposto a avaliao da eficincia, eficcia e efetividade das estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, acesso e satisfao dos cidados frente aos servios pblicos de sade na busca da resolubilidade e qualidade. , portanto, uma atividade transversal a todas as aes de planejamento e programao. A avaliao pode ser direta, por meio da observao, coletando-se dados primrios ou pode ser indireta, por meio da anlise de indicadores. O olhar direto nos servios e sistemas de sade realizado sistematicamente pelas equipes de vigilncia sanitria, do controle de aes de servios de sade, da auditoria do SUS, do controle social e das reas tcnicas especializadas. 3) Controle O Controle entendido como um conjunto de aes e processos que buscam a conformidade da estrutura e prestao de servios de sade com as normas estabelecidas. O controle se interrelaciona com vrias funes de um sistema de sade, tais como: planejamento, contratualizao/contratao, regulao do acesso e avaliao de servios e sistemas de sade. Instrumentos de Controle: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Sade (CNES) Programao Fsica e Oramentria por Estabelecimento Autorizao para Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade (APAC). 4) Auditoria Auditoria conjunto de tcnicas que visa verificar estruturas, processos e resultados e a aplicao de recursos financeiros, mediante a confrontao entre uma situao encontrada e determinados critrios tcnicos, operacionais ou legais, procedendo a exame especializado de controle na busca da melhor aplicao de recursos, visando evitar ou corrigir desperdcios, irregularidades, negligncias e omisses. 5) Regulao Certamente, voc percebeu que falamos sobre a Regulao na Sade. E quanto regulao do SUS? Vejamos isso, de forma mais especfica! A Regulao na sade pode ser definida, no sentido mais geral, como criar ou definir normas tcnicas e polticas como, por exemplo, as portarias publicadas pelo Gabinete do Ministro ou dos Secretrios, as resolues do colegiado da ANVISA. A questo da regulao est includa nas diretrizes do Pacto pela Sade 2006, aprovado pelo Conselho Nacional de Sade (CNS), em 9 de fevereiro de 2006. A Poltica Nacional de Regulao, inserida nas diretrizes do Pacto de Gesto, e o Departamento de Regulao, Avaliao e Controle de Sistemas DRAC/SAS conceituam regulao como uma funo de gesto que contempla uma atuao sobre:

os sistemas de sade; a produo direta de aes de sade nos diversos nveis de complexidade; e sobre o acesso dos usurios assistncia nestes nveis. Hoje, o setor sade tem trabalhado com uma ao que vem sendo denominada Regulao da ateno.

A Regulao da Ateno uma ao da gesto para controlar, por meio de programao e protocolos clnicos, as demandas e oferta de servios especializados com a finalidade de impedir escala de clientela por parte dos prestadores de servios, ou seja, controlar os leitos hospitalares, consultas e outros servios de teraputica e diagnsticos do SUS, especialmente os servios comprados da iniciativa privada. A Regulao do Acesso, apesar de ser essencial para o pleno exerccio da gesto do SUS, ainda uma ao incipiente na maioria dos seus servios. Como ao essencial mostra onde o SUS tem gesto e onde o SUS ainda no gerenciado conforme suas regras e princpios. Ainda temos um outro aspecto que se inter-relaciona com a regulao: a contratao dos servios da rede privada ou filantrpica. Vamos nos centrar na contratao da rede filantrpica, devido a sua importncia na participao do SUS. O gestor do Sistema estabelece metas (quantitativas e qualitativas) e indicadores, mediante um processo de contratualizao com o hospital filantrpico.

As metas so aprovadas pelas Comisses Intergestores Bipartites CIB e homologadas pelo MS. Assim, so os gestores quem autorizam os servios: o gestor define quando e em qual hospital conveniado o usurio ser atendido.

Concluindo: a regulao um instrumento que disciplina as demandas e oferta de servios e compe o conjunto de aes da gesto dos servios com a avaliao, programao e o contrato de metas, pois, sem a programao e o contrato do prestador/produtor dos servios, o gestor dificilmente conseguir regular os servios de ateno sade.

Agora, vejamos um pouco mais sobre Auditoria... A auditoria verifica/constata, por meio de exame analtico e pericial, a legalidade dos atos da administrao oramentria, financeira e patrimonial, bem como a regularidade dos atos tcnicos praticados no mbito do SUS. O trabalho engloba o exame sistemtico e independente para determinar se as aes, servios e sistemas de sade encontram-se adequados na sua estrutura, processos e resultados e quanto aos aspectos de eficcia, eficincia e efetividade, na gesto do SUS. As aes de auditoria so realizadas pelo Sistema Nacional de Auditoria SNA, institudo pela Lei 8080/90, pelo Decreto Federal 1651/95 e pelo Decreto Estadual n 38564/98. A auditoria pode ser aplicada em todo tipo de servio pblico ou conveniado ou para uma funo ou um passo do processo e dos resultados da prestao de servios. Santa Casa: auditoria aponta desvio de verbas destinadas a atendimento de pacientes do SUS Distribuio de remdios no aprovados pea Agncia de Vigilncia Sanitria (Anvisa) at desvios de verbas destinadas ao custeio de atendimentos de pacientes do Sistema nico de Sade (SUS). Problemas graves como estes constam de auditoria feita por tcnicos do Ministrio da Sade. Globo Online - 26 de agosto de 2007.

Agora que j estudamos o planejamento, o controle, a avaliao, a regulao e a auditoria, vamos refletir um pouco para buscar resposta seguinte questo: Por que uma ao considerada essencial ao pleno exerccio da gesto pblica do SUS ainda no funciona plenamente? Repare nos seguintes pontos: as aes e servios de sade desenvolvidos pelo setor pblico tm caractersticas prprias, ou seja, depende do poder poltico e regulado por legislao da administrao pblica, o que transcende a legislao do SUS. o trabalho em sade tem especificidade histrica estrutural, em que as disputas por espaos de autonomias tcnicas e polticas possibilitam o atendimento de interesses de corporaes, de polticos e de alguns usurios que ocupam espaos de poder na sociedade. Concluindo...

10

Observe a complexidade da organizao do SUS, com responsabilidade pactuada pelas trs esferas de governo. Esse Sistema conta atualmente com uma rede de mais de 63 mil unidades ambulatoriais e cerca de 6 mil unidades hospitalares, com mais de 440 mil leitos. Com toda essa dimenso, a organizao do SUS tem avanado a partir das lies aprendidas com as NOBs e NOAS, editadas ao longo de quase 20 anos de existncia. Os persistentes entraves encontrados no processo de gesto compartilhada entre as trs esferas de governo revelam que as normas criadas, at o momento, so insuficientes para implementar o processo de descentralizao das aes e servios do SUS. Diante disso, o que fazer para superar tal dificuldade? Na perspectiva de superar esta dificuldade, os gestores do SUS assumiram o compromisso pblico da construo do PACTO PELA SADE 2006, para assegurar a real organizao do Sistema nico de Sade em todas as esferas de governo, mediante respectivos termos de compromisso para os distintos nveis de gesto do sistema.

2. Financiamento do SUS
Quando falamos em FINANCIAMENTO, a primeira coisa que nos vm mente dinheiro, recurso financeiro. Depois que pensamos em outras questes: quem paga a conta, como ser feito o pagamento e etc. Com o SUS no poderia ser diferente. Neste mdulo, iremos elucidar essas e outras questes, pelos seguintes temas: Tema 1 - O financiamento de polticas pblicas de sade. Tema 2 - Financiamento para o custo do SUS e para Investimentos. 2.1. O financiamento de polticas pblicas de sade. O financiamento de polticas pblicas e, especificamente, das polticas de sade tem sido foco de interesse e pesquisa em todo o mundo, especialmente aps a II Guerra Mundial, quando o provimento dos cuidados e servios de sade torna-se atribuio do Estado em muitos pases, e a sade passa a ser entendida como um direito universal, isto , estendida a todos, como atributo da cidadania (MDICI A, 2002). At meados da dcada de noventa, o gasto pblico em sade, no Brasil, guardava a marca do perodo anterior Constituio Federal de 1988, caracterizado por uma forte centralizao do sistema de sade e do seu financiamento na esfera federal. Ento, como garantir os recursos necessrios para o atendimento da sade pblica?

11

O pargrafo 1, Art. 198, Constituio Federal 1988, diz que: O Sistema nico de sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes.

Com o objetivo de garantir os recursos necessrios para o atendimento da sade pblica, foi editada a Emenda Constitucional n 29, de 13 de setembro de 2000, que alterou a Constituio Federal de 1988, estabelecendo percentuais mnimos das receitas da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, a serem aplicados em aes e servios pblicos de sade.

O Pacto em Defesa do SUS estabelece, como uma de suas aes, a regulamentao da EC. n. 29 pelo Congresso Nacional. A Lei Orgnica estabelece, em seu artigo 35, os critrios de financiamento do Sistema nico de Sade, no qual a distribuio de recursos deva ser feita a partir da combinao de critrios:

perfil demogrfico da regio; perfil epidemiolgico da populao a ser coberta; caractersticas quantitativas e qualitativas da rede de sade na rea; desempenhos tcnico, econmico e financeiro no perodo anterior; nveis de participao do setor sade nos oramentos estaduais e municipais; previso do plano qinqenal de investimentos da rede e ressarcimento do atendimento a servios prestados para outras esferas de governo.

12

A partir da NOB/93, quando se deu maior impulso descentralizao, os municpios adquirem maior protagonismo no financiamento.

Em 2002, com a NOAS 01/2002, a esfera estadual de governo passa a participar de forma muito mais ativa, num resgate de seu papel de gestor do SUS.

As mudanas mais recentes no processo de financiamento compartilhado do SUS so apontadas no Pacto pela Sade 2006. Hoje, luz desse Pacto, o financiamento do SUS um dos eixos estruturantes do Pacto de Gesto do SUS, e obedece aos seguintes princpios:

2.2. Financiamento para o custo do SUS e para Investimentos. Nesta fase do curso, estudaremos o Financiamento para o custeio do SUS e o Financiamento para Investimentos. Vejamos, cada um, mais detalhadamente. Com o Pacto pela Sade 2006, a principal mudana no Financiamento quanto ao custeio das aes e servios de sade a alocao dos recursos federais em cinco blocos: Ateno Bsica; Ateno de Mdia e Alta Complexidade; Vigilncia em Sade; Assistncia Farmacutica; e Gesto do SUS.

As bases de clculo de cada bloco e os montantes financeiros destinados aos Estados, Municpios e Distrito Federal so compostos por memrias de clculo, para fins de histrico e monitoramento. Assim, os estados e municpios tero maior autonomia para alocao dos recursos de acordo com as metas e prioridades estabelecidas nos planos de sade. A Portaria GM/MS n 204, DE 29 DE JANEIRO DE 2007, regulamenta o financiamento e a transferncia dos recursos federais para as aes e os servios de sade, na forma de blocos de financiamento, com o respectivo monitoramento e controle. 13

Vejamos cada um dos cinco blocos: 2.2.1. Bloco da Ateno Bsica (AB) Bloco integrado por dois componentes: Piso de Ateno Bsica (PAB-Fixo) + Piso da Ateno Bsica Varivel (PAB-Varivel)

a) PAB-Fixo - recursos financeiros destinados ao custeio de aes de ateno bsica sade, transferidos mensalmente de forma regular e automtica, do Fundo Nacional de Sade aos Fundos de Sade dos Municpios e do Distrito Federal. b) PAB-Varivel - montante financeiro destinado ao custeio de estratgias especficas desenvolvidas na Ateno Bsica em Sade. Os recursos do PAB-Varivel sero transferidos ao Distrito Federal e ao municpio que aderir e implementar as estratgias especficas a que se destinam e, a utilizao desses recursos deve estar definida no respectivo Plano Municipal de Sade. Estratgia desenvolvida na Ateno Bsica em Sade Compensao de Especficidades Regionais; Fator de Incentivo da Ateno Bsica aos Povos Indgenas; Incentivo Sade no Sistema Penitencirio; Sade da Famlia; Agente Comunitrios de Sade; Sade Bucal.

2.2.2. Bloco da Ateno de Mdia e Alta Complexidades a) Limite Financeiro da Mdia e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar do Distrito Federal, dos Estados e Municpios: Corresponde ao financiamento dos procedimentos relativos mdia e alta complexidade em sade. Destina-se ao financiamento de procedimentos e de incentivos permanentes, transferidos, mensalmente, para custeio de aes de mdia e alta complexidade em sade. b) Componente Fundo de Aes Estratgicas e Compensao (FAEC):

14

Destina-se ao custeio de procedimentos: Procedimentos regulados pela CNRAC Central Nacional de Regulao da Alta Complexidade; transplantes; aes Estratgicas Emergenciais, de carter temporrio, implementadas com prazo pr-definido; novos procedimentos: cobertura financeira de aproximadamente seis meses, quando da incluso de novos procedimentos, sem correlao tabela vigente, at formao de sria histrica para a devida agregao ao MAC.
Incentivos permanentes do Componente MAC (Mdia e Alta Complexidade) incluem aqueles designados aos: Centros de Especialidades Odontolgicas (CEO); Laboratrios de Prtese Dentria; Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (SAMU); Centro de Referncia em Sade do Trabalhador; Hospitais de Pequeno Porte; Incentivos de Integrao do SUS (IntegraSUS); Fator de Incentivos ao Desenvolvimento do Ensino e Pesquisa Universitria em Sade (FIDEPS); Programa de Incentivo de Assistncia Populao Indgena (IAPI); e outros que venham a ser institudos por ato normativo para fins de custeio de aes de mdia e alta complexidade e no financiados por procedimento.

2.2.3. Bloco da Vigilncia em Sade O Limite Financeiro da Vigilncia em Sade dos municpios, do Distrito Federal e dos estados ser transferido em parcelas mensais e o valor dessa transferncia mensal ser estabelecido em Portaria especfica e detalhar os diferentes componentes que o formam, com memrias de clculo anexas. Os componentes desse bloco so: a) Vigilncia Epidemiolgica e Ambiental em Sade - recursos federais destinados s aes de vigilncia, preveno e controle de doenas (aes de rotina). Faro parte deste Bloco, ainda no componente da Vigilncia Epidemiolgica e Ambiental, os recursos que se destinam s seguintes finalidades, com repasses especficos: Fortalecimento da Gesto da Vigilncia em Sade em Estados e Municpios (VIGISUS II); Campanhas de Vacinao; Incentivo do Programa DST/AIDS. b) Vigilncia Sanitria em Sade - constitudo do Termo de Ajuste e Metas (TAM) e do Piso da Ateno Bsica em Vigilncia Sanitria (PAB-VISA). Em Estados onde o valor per capita que compe o TAM no atinge o teto oramentrio mnimo daquele Estado, a Unio assegurar recurso financeiro para compor o Piso Estadual de Vigilncia Sanitria (PEVISA).

2.2.4. Bloco da assistncia farmacutica A Assistncia Farmacutica ser financiada pelos trs gestores do SUS, devendo agregar a aquisio de medicamentos e insumos e a organizao das aes de assistncia farmacutica necessrias, de acordo com a organizao dos servios de sade.

15

Esse Bloco formado pelo Componente Bsico, Componente Estratgico e pelo Componente Medicamentos de Dispensao Excepcional Bsico. Vejamos cada um. a) Componente Bsico Parte Fixa: valor com base per capita para aes de assistncia farmacutica para a Ateno Bsica, transferido Municpios, Distrito Federal e Estados, conforme pactuao nas CIB e com contrapartida financeira dos estados e dos municpios. Parte Varivel: valor com base per capita para aes de assistncia farmacutica dos Programas de Hipertenso e Diabetes, exceto insulina; Asma e Rinite; Sade Mental; Sade da Mulher; Alimentao e Nutrio e Combate ao Tabagismo. Esses recursos sero transferidos ao municpio ou estado, conforme pactuao na CIB, medida que este implementa e organiza os servios previstos pelos Programas Especficos. b) Componente Estratgico - O financiamento e o fornecimento de medicamentos, produtos e insumos para os Programas Estratgicos so responsabilidade do Ministrio da Sade e rene: Controle de Endemias: Tuberculose, Hansenase, Malria e Leischmaniose, Chagas e outras doenas endmicas de abrangncia nacional ou regional; Programa de DST/AIDS (anti-retrovirais); Programa Nacional do Sangue e Hemoderivados; Imunobiolgicos; Insulina. c) Componente Medicamentos de Dispensao Excepcional Bsico Financiamento para aquisio e distribuio de medicamentos de dispensao excepcional, para tratamento de patologias que compem o Grupo 36 Medicamentos da Tabela Descritiva do SIA/SUS. A responsabilidade pelo financiamento e aquisio dos medicamentos de dispensao excepcional do Ministrio da Sade e dos Estados, conforme pactuao, e a dispensao, responsabilidade do Estado. 2.2.5 Bloco de Financiamento para Gesto do SUS Os recursos referentes a este Bloco sero transferidos fundo a fundo e regulamentados por Portaria especfica. Estes recursos destinam-se ao custeio de aes especficas relacionadas com a organizao dos servios de sade, acesso da populao e aplicao dos recursos financeiros do SUS. O financiamento dever apoiar iniciativas de fortalecimento da gesto, sendo constitudo pelos seguintes componentes: Regulao, controle, avaliao e auditoria; Planejamento e Oramento; Programao; Regionalizao; 16

Participao e Controle Social; Gesto do Trabalho; Educao em Sade; Incentivo Implementao de polticas especficas. At aqui, estudamos o CUSTEIO do SUS. Quanto ao financiamento, como j vimos, este dever ser tripartite, portanto solidrio entre a trina federativa, e se far diversamente para CUSTEIO e para INVESTIMENTO. Agora, veremos o financiamento para investimentos. Financiamento para Investimentos Os recursos financeiros de investimento devem ser alocados com vistas superao das desigualdades de acesso e garantia da integralidade da ateno sade. Os investimentos devero priorizar a recuperao, a readequao e a expanso da rede fsica de sade e a constituio dos espaos de regulao. Os projetos de investimento apresentados para o Ministrio da Sade devero ser aprovados nos respectivos Conselhos de Sade e na CIB, devendo refletir uma prioridade regional. So eixos prioritrios para aplicao de recursos de investimentos:

3. Controle Social no SUS


Agora, discutiremos a importncia da participao popular na sade pblica, as formas existentes para realizar o controle social e tornar a gesto participativa, a constituio de um Conselho de Sade, as Conferncias de Sade, as Ouvidorias e como participar desses rgos. Esses assuntos esto apresentados em quatro temas:

17

Tema 1 - Controle social e gesto participativa Tema 2 - Conselhos de Sade Tema 3 - Conferncias de Sade Tema 4 Ouvidorias 3.1. Controle social e gesto participativa Vamos pontuar alguns dados importantes deste perodo da histria...

Desde a Constituio Federal de 1988, o Brasil vem adotando uma viso de democracia representativa e participativa em que possvel incorporar a participao da populao na administrao das polticas pblicas. Isso leva a evolues nos direitos sociais. Indivduos e grupos organizados passam a ter maior importncia em defesa de um bem comum. O que controle social?... J temos algumas pistas sobre o que significa o controle social... No mbito da sade pblica, isso fortalece o exerccio da cidadania em direo aos objetivos do SUS: garantir uma ateno integral sade com qualidade para toda populao. Lembrando que exercer a cidadania nosso dever e nossa responsabilidade. Neste contexto, possvel definir o controle social como um resultado da ao do cidado participante sobre os servios pblicos, ou seja, a sociedade interferindo nas decises pblicas, exigindo seus direitos, conhecendo e efetuando seus deveres, acompanhando a implementao das polticas e fiscalizando suas execues.

Voc sabe diferenciar participao popular de controle social? Participao Popular A participao popular pode ser traduzida como a atuao do povo, enquanto indivduo ou sociedade organizada (ONG, sindicato, grupo de moradores, entre Controle Social O controle social uma ferramenta que a populao tem para controlar as decises dos gestores, de acordo com as necessidades e vontade 18

outros), em alguma atividade. Quando estas atividades so desenvolvidas para fiscalizar e acompanhar as aes e polticas de sade no SUS, podemos dizer que essa participao popular est exercendo o controle social no SUS.

da sociedade. Note que a participao popular que garante a execuo do controle social. Diariamente, possvel perceber isso.

Exemplo: Sade esclarece denncias de comrcio de fichas mdicas A Secretaria Municipal de Sade (SMS) enviou ofcio para a promotoria de justia e Defesa dos Direitos Humanos, do Ministrio Pblico, na ltima sexta-feira, 14, informando as medidas adotadas em relao s denncias de comrcio de fichas mdicas na Unidade Bsica de Sade Macednia. Fonte: http://Iproweb.procempa.com.br/pmpa17/09/2007 Existem alguns mecanismos institucionalizados e regulamentados que garantem a participao popular e o controle social no SUS, como:

Esses mecanismos representam as necessidades, as reclamaes, as denncias, os elogios e as sugestes de gestores, profissionais de sade e da populao. So instrumentos que: oferecem populao a oportunidade de exercer as funes de monitoramento, acompanhamento e avaliao dos resultados das polticas pblicas; estimulam a formulao conjunta, entre gestores e sociedade, de decises de sade pblica, fato importante para o desenvolvimento de uma gesto participativa5 no SUS.

A gesto participativa uma forma de gerenciar (administrar), garantindo a atuao da sociedade/populao nas decises. Isso requer a adoo de prticas e mecanismos inovadores, capazes de efetivar a participao popular e a ampliao dos espaos pblicos e coletivos, viabilizando o exerccio do dilogo e da pactuao de diferenas. Na gesto participativa necessrio realizar aes de forma conjunta, considerando as diferenas presentes nas relaes dos indivduos e da coletividade. Tambm fundamental promover aes de educao em sade que ampliem e dem voz s necessidades e desejos da populao. importante ouvir

19

3.2. Conselhos de sade A partir de agora iremos estudar mais detalhadamente o que so os Conselhos de Sade, sua regulao, composio e aes!

so rgos permanentes do SUS e existem em cada esfera de governo. integram a estrutura bsica do Ministrio da Sade, das Secretarias de Sade dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. atuam na formulao de estratgias para aes e polticas de sade adequadas e controlam sua execuo, inclusive nos seus aspectos financeiros. Isso significa que so espaos pblicos de articulao entre governo e sociedade. O SUS garante autonomia aos estados, Distrito Federal e aos municpios para administrar os recursos da sade. Portanto, as secretarias estaduais e municipais de sade tm suas prprias diretrizes de sade e podem atuar da forma que for necessrio. Mas para isso, preciso que cada esfera de gesto (Unio, estados e municpios) tenha um Conselho de Sade funcionando de forma adequada e que d apoio e suporte administrativo para os mesmos. Para tanto, a Lei n. 8.142, de 28 de dezembro de 1990, determina as composies, organizaes e competncias deste rgo. Embora faam parte da estrutura da gesto em sade, os Conselhos buscam participar da discusso das polticas de sade, tendo uma atuao independente do governo e manifestando os interesses dos diversos segmentos sociais, possibilitando a negociao de propostas e o direcionamento de recursos para diferentes prioridades. A criao dos Conselhos deve ser feita em forma de lei ou decreto, em esfera municipal ou estadual. O Conselho Nacional de Sade, regulado pelo Decreto n 99.438 de 1990, estabelece algumas recomendaes para a estruturao dos Conselhos Estaduais e Municipais de Sade:

os profissionais e perceber as dificuldades existentes nos servios de sade, gerando ambientes solidrios para que o acolhimento e o cuidado tenham significado para ambos. Outra coisa muito relevante a necessidade de tornar claro e transparente os direitos da populao e as mudanas que vm ocorrendo na gesto local.

20

1) a garantia de representatividade, sendo a escolha dos participantes feita pela prpria rea a ser representada. 2) a eleio do presidente do Conselho entre os prprios membros. Sua composio deve incluir representantes do governo, prestadores de servios, trabalhadores de sade e usurios. Veja a composio do Conselho Nacional de Sade: Usurios: Devem ser indicados por organismos ou entidades privadas, movimentos comunitrios, associaes de moradores, associaes de portadores de necessidades especiais, de idosos, de defesa do consumidor e outros que existirem no municpio, ou eleitos da Conferncia de Sade. Hoje temos em prtica o importante trabalho de alguns movimentos. Podemos citar das organizaes no governamentais de DST/AIDS, Movimentos GLTB, Movimentos Quilombolas, Ribeirinhos, dentre vrios outros, que tm importante participao nos Conselhos de Sade das trs esferas. Governo: Indicados pelos rgos governamentais locais prefeitura, governo estadual, secretarias de sade, entre outras. Esto excludos desta lista aqueles que trabalham nos rgos do legislativo e do Judicirio Parlamentar Senador, Deputado Federal, Estadual, Vereador, Juiz, promotor pblico, curador e promotor de justia, salvo aqueles que tenham representatividade conforme a lei 8.142/90 regulamenta, desde que estejam desligados de suas funes. Prestadores de servio: Indicados por entidades que atuam no setor de assistncia sade, quer sejam pblicos ou privados (laboratrios, hospitais, servios de apoio diagnstico e teraputico, entre outros). Trabalhadores de Sade: profissionais da sade responsveis tanto pelas atividadesmeio (pessoal tcnico-administrativo) quanto pelas atividades-fim da assistncia sade (mdicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psiclogos, assistentes sociais, etc.) das entidades pblicas e privadas do setor sade, que podero ser escolhidos por meio de eleio entre as unidades existentes no municpio. Os representantes so escolhidos de forma democrtica. Aps todos os atores estarem designados para o cargo, cabe ao poder executivo (Governo, Prefeitura, Secretaria de Sade) nomear, em dirio oficial, a composio do Conselho de Sade. Note que os representantes so eleitos e tm como misso representar a grande maioria de seu segme nto eleitora do, com a inten o da melhora e fiscalizao da sade. Note que os representantes so eleitos e tm como misso representar a grande maioria de seu segmento eleitorado, com a inteno da melhora e fiscalizao da sade.

21

So exemplos de categorias de representao: Associaes de portadores de patologia; Portadores de deficincias; Entidades indgenas; Movimentos organizados de mulheres, aposentados e pensionistas; Entidade de defesa do consumidor; Organizaes de moradores; Entidades ambientalistas. Os Conselhos de sade tambm esto organizados em: Conselho Nacional de Sade CNS; Conselho Estadual de Sade CES; Conselho Municipal de Sade CMS. Os conselheiros so indicados pelas entidades as quais pertencem, por meio de discusso entre outras entidades e movimentos afins e recomendado que no haja coincidncia de mandatos entre membros dos Conselhos e governantes. Importante: as reunies ocorrem uma vez por ms e, extraordinariamente, sempre que necessrio. As reunies so abertas ao pblico, que tem direito voz, e as pautas e datas so previamente divulgadas

Como vimos, os Conselhos de Sade tm uma regulamentao especfica e garantida por lei. Porm, existem algumas recomendaes para sua constituio e estruturao. Tais recomendaes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Sade, por meio da Resoluo n. 33, de 23 de dezembro de 1992, que resumidamente apresentam o papel do Conselho de Sade. Para ficar mais claro, veja a lista de algumas das atribuies: Mobilizar a sociedade na defesa dos princpios do SUS; Estabelecer estratgias e procedimentos de acompanhamento da gesto do SUS; Revisar periodicamente os planos de sade (decises de gestores para sade pblica local); Aprovar projetos a serem encaminhados ao Legislativo;

22

Estabelecer diretrizes e critrios operacionais relativos localizao e tipo de unidades prestadoras de servios de sade pblicos e privados, no mbito do SUS; Avaliar os critrios utilizados, a organizao e o funcionamento do sistema de sade do SUS; Fiscalizar e controlar gastos, acompanhando a movimentao e destinao dos recursos; Examinar propostas e denncias de irregularidades; Estabelecer critrios para a determinao de periodicidade das conferncias de sade, propor sua convocao e estruturar sua comisso organizadora; Estimular, apoiar e promover estudos e pesquisas sobre assuntos e temas na rea da sade, pertinentes ao desenvolvimento do SUS; Apoiar e promover a educao para o controle social. Porm, o trabalho dos Conselhos no pode ser confundido com o papel do gestor de sade (secretrios de sade). Gestor - responsvel pela execuo da poltica de sade. Conselho - aprova as diretrizes dessa poltica, acompanha as aes e fiscaliza a utilizao dos recursos.

3.3. Conferncias de Sade As Conferncias de Sade ocorrem nas trs esferas de gesto, municipal, estadual e federal, e so garantidas pela Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Mas o que so essas Conferncias? O que fazem? Qual o seu significado? As Conferncias so reunies amplas que envolvem representantes da sociedade6 para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade, nos trs nveis de governo. um espao de discusso para analisar os avanos e as dificuldades do SUS, propondo novas diretrizes que orientem polticas e programas de sade.

Usurios do SUS, profissionais de sade, gestores, parlamentares e outros.

23

E como ocorrem as Conferncias?

Nesses eventos, existem plenrias, mesas de discusso, trabalhos em grupo, pessoas com poder de voto (delegados) e os observadores/ouvintes. As Conferncias so convocadas pelo Poder Executivo e, extraordinariamente, pelos Conselhos de Sade das respectivas esferas. Importante: na 12 Conferncia Nacional de Sade, ocorrida em 2003, em Braslia, foi colocada a necessidade de estimular e fortalecer a mobilizao popular para o exerccio do controle social na sade, divulgao dos direitos e deveres da populao, capacitando lideranas, baseando-se nos princpios fundamentais de cidadania e informao sobre o SUS. Esta Conferncia levou o nome de Srgio Arouca7. Entre os resultados do movimento pela reforma sanitria, Arouca citou algumas idias: A sade deve ser planejada com base nas Conferncias; A formalizao dos Conselhos de Sade como parte do SUS, tendo 50% de usurios; Formao da Comisso Nacional da Reforma Sanitria, que transformou o texto da constituinte na Lei Orgnica 8.080 de 19 de setembro de 1990.

Mdico sanitarista e doutor em sade pblica. Presidiu a Fiocruz de 1985 at 1988 e a 8 Conferncia Nacional de Sade, em 1986, na qual apresentou a emenda popular da Reforma Sanitria aprovada pela Constituio de 1988. Nessa Conferncia, ele foi considerado "o eterno guru da Reforma Sanitria". Em 1987, foi secretrio estadual de sade e em 2001, secretrio municipal de sade do Rio de Janeiro. Foi deputado durante 8 anos e nesse perodo foi designado como relator da extino do INAMPS. Tambm foi o primeiro secretrio de Gesto Participativa que iniciou a formulao da 12 Conferncia. Faleceu no dia 02 de agosto de 2003.

24

Vale ressaltar ainda que a 12 Conferncia ocorreu apenas 3 anos aps a 11 Conferncia Nacional de sade. Esta antecipao foi realizada pelo governo para que a poltica de sade se pautasse pela interveno do controle social em sua instncia mxima.

Vamos, ento, exemplificar quais os passos para participar de uma Conferncia Municipal de Sade, j que um frum de debates sobre a sade local e aberto a todos os segmentos da sociedade. E como participar de uma Conferncia de Sade? Vamos, ento, exemplificar quais os passos para participar de uma Conferncia Municipal de Sade, j que um frum de debates sobre a sade local e aberto a todos os segmentos da sociedade. Passo 1 - responsabilidade da secretaria de sade organizar as Conferncias de Sade em sua esfera de gesto e divulgar para populao a data e os locais de realizao do evento. Passo 2 - Os Conselhos de Sade devero estabelecer com que freqncia as reunies ocorrero, lembrado que no devem ultrapassar quatro anos. Passo 3 - Podem se inscrever, normalmente, na comisso organizadora da Conferncia todas as pessoas e os representantes das entidades, instituies, rgos e movimentos interessados no aperfeioamento do SUS. Existem trs condies de participao: I Delegados, que tm direito de voz e voto. II Observadores, com direito a voz. III Convidados, com direito a voz. Delegados - Muitas vezes, so titulados como delegados os gestores, alm de pessoas do Conselho Municipal de Sade, representantes de segmento dos usurios e trabalhadores em sade que tenham sido eleitos. As eleies para delegados podem ser feitas em pr-conferncias locais, que so eventos que ocorrem em diversas microrregies do municpio e so organizadas pela secretaria de sade. Observadores - Existe tambm um perodo de credenciamento, em que qualquer pessoa pode se inscrever e ocupar a vaga de observador. Convidados - J os convidados podem ser os representantes de entidades, instituies ou movimentos interessados na questo da sade, definidos pela comisso organizadora. 25

3.4. Ouvidorias A Ouvidoria em Sade no contemplada na lei 8.142. Porm, esse rgo um espao que o cidado tem para manifestar suas reclamaes, denncias, elogios e sugestes referentes a gesto de sade e por isso, torna-se, na prtica, um instrumento de controle social. A misso de uma Ouvidoria democratizar a informao em sade com canais de fcil acesso para toda a populao, para esclarecer dvidas, prestar orientaes, captar e encaminhar as manifestaes, assumindo um papel estratgico de se converter em um legtimo canal de comunicao entre o cidado e o Poder Pblico. Cada esfera de governo pode instituir sua prpria Ouvidoria, por meios legais, para servir de auxlio gesto, ou seja, para que seja um canal local de captao das dificuldades para possveis correes e que tenha como propsito conhecer o nvel de satisfao do usurio de servios pblicos, oferecendo sugestes e informaes gerenciais8 para o gestor de sade.

Portanto, os municpios tm autonomia para iniciar o processo de constituio de suas ouvidorias buscando, se necessrio, apoio junto a outras instncias de gesto.

Uma Ouvidoria de Sade bem estruturada e articulada com os Conselhos de Sade e com os gestores das trs esferas de governo - contato direto entre unio, estados e municpios - tem a capacidade de inserir o usurio no processo da administrao das aes de sade. Assim, a partir do momento em que o cidado se manifesta, ir contribuir para o apontamento das suas reais necessidades e possibilitar a melhoria da qualidade dos servios prestados pelo SUS. Por ser um canal direto e de livre acesso, a Ouvidoria se torna uma ferramenta de controle social que permite uma maior publicidade e transparncia nas decises de gesto local. Dessa forma, o papel das Ouvidorias no SUS representa um grande avano na estruturao de uma gesto participativa efetiva, onde no h limitao manifestao popular.

So exemplos de informaes gerenciais os relatrios com as reclamaes, denncias e elogios.

26

A Ouvidoria de Sade no possui poder de deciso ou punio! Tem como responsabilidade:

Para maior visualizao, vamos enumerar algumas atribuies de uma Ouvidoria em Sade: Receber reclamaes, denncias, elogios, comentrios e sugestes de usurios, interpret-las e buscar solues; Orientar o cidado sobre as polticas de sade e a constituio do SUS; Buscar a satisfao do cidado que utiliza os servios pblicos; Informar adequadamente gesto de sade sobre os indicativos de satisfao dos usurios; Encaminhar as manifestaes recebidas para os rgos de competncia, como as secretarias de sade, ouvidorias interligadas e auditorias; Democratizar s informaes coletivas em sade. Desta forma, torna-se claro que o trabalho em conjunto de uma Ouvidoria com a gesto de sade (secretarias de sade) e com os outros rgos de controle social fundamental. Tambm essencial manter uma relao direta com instituies responsveis em apurar denncias de irregularidades e infraes, como as auditorias E muito simples o cidado participar de uma Ouvidoria: preciso identificar se no seu municpio tem uma Ouvidoria municipal ou estadual. As formas de captao de demandas (reclamaes, denncias, sugestes e elogios) so variadas, podendo ser feitas por meio de cartas, e-mail, fax, ligaes locais, ligaes em servio 0800, pessoalmente, dentre outros. Ento, preciso apenas saber qual a forma de captao de demandas da sua Ouvidoria local ou estadual e se manifestar, exigindo os seus direitos e se orientando sobre os seus deveres.

27

Em nvel nacional, existe um Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES), em Braslia, regido pela Portaria n. 1193/GM de 16 de junho de 2004 e com competncias definidas pelo Decreto n.4.726 de 09 de junho de 2003. O DOGES capta manifestaes de todo o Pas, atravs de cartas, e-mail, fax, pessoalmente e ligaes de 0800 e encaminha para os estados e municpios, acompanhando todo o processo. O DOGES tambm responsvel por propor, coordenar e implementar a Poltica Nacional de Ouvidorias em Sade, no mbito do SUS, buscando ampliar o acesso dos usurios na avaliao permanente do SUS.

28

Potrebbero piacerti anche