Sei sulla pagina 1di 9

Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

Vises sobre o envelhecer: o distanciamento e a proximidade da velhice com a grande cidade* Views about aging: old age's distancing from and nearness to the big town
Leonardo Jose Costa de Lima1, Nadia Dumara Ruiz Silveira2

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer: o distanciamento e a proximidade da velhice com a grande cidade. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./ dez. 2009. RESUMO: Os processos de globalizao e urbanizao contemporneos e a necessidade de caracterizao do perfil e necessidades do crescente nmero de idosos em todo o mundo tm impulsionado recentes investigaes cientificas interdisciplinares. Este trabalho busca oferecer contribuies no entendimento destas questes, com enfoque no idoso morador da cidade de So Paulo. Apresenta parte dos resultados de pesquisa qualitativa documental realizada com base na anlise do contedo de obras de pintura e dos registros de verbalizaes de idosos participantes de grupo do Programa Permanente Composies Artsticas e Terapia Ocupacional/ PACTO, no ano de 2001. Embasado num campo conceitual de referncia interdisciplinar, considerando-se terica e praticamente, as interfaces da Terapia Ocupacional, Arte e Gerontologia oferece uma reflexo sobre a realidade apontada por estes idosos: o dimensionamento do prprio envelhecimento biolgico se apresenta aliado a uma conscincia da realidade em que vivem, necessidade de manuteno das relaes de afeto, solidariedade e de cuidados entre as pessoas que envelhecem. DESCRITORES: Idoso. Arte. Processos grupais. Terapia ocupacional.

* Artigo parte integrante de dissertao de Mestrado apresentada no Programa de Estudos Ps-graduados em Gerontologia, PUC/SP em 2005. 1 Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba. 2 Docente do Programa de Estudos Ps-graduados em Gerontologia, PUC/SP. Endereo para correspondncia: R. Gonalves Dias, 845. Ap.73, Bl. 4 .Sorocaba, SP. CEP: 018081-040. E-mail: leonardo.lima@prof. uniso.br

171

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

INTRODUO: o trabalho e seu contexto s reflexes apresentadas nesse artigo fazem parte dos resultados obtidos no trabalho de pesquisa apresentado no programa de Estudos Ps-graduados em Gerontologia da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, nvel mestrado, em 2005 e apontam para novas interpretaes e compreenses do envelhecimento urbano contemporneo e tambm para possibilidades de reinveno contnua da prtica grupal com idosos na comunidade. O estudo caracterizase como uma pesquisa qualitativa, que aborda a temtica do envelhecimento contemporneo nas grandes cidades focalizando a experincia de um dos grupos do Programa Permanente Composies Artsticas e Terapia Ocupacional PACTO1. Este grupo, composto em sua grande maioria por pessoas com mais de 60 anos, trabalhou entre os anos de 1998 e 2004 em encontros grupais semanais realizados nos laboratrios de atividades localizados na Universidade de So Paulo. A proposta do trabalho, desenvolvida na interface arte/sade, visava a promoo de um envelhecimento com qualidade de vida no que se refere aos aspectos biopsicossociais, a preveno e melhora de fatores de ordem biolgica e psicossocial, ampliando, assim, a ao dos idosos no seu meio. Buscava-se, dessa forma, facilitar a incluso do sujeito que envelhece em redes de troca e interao social. Participaram deste grupo vinte e trs idosos, cinco tcnicos, um coordenador terapeuta ocupacional, trs estagirias do quarto ano do curso de Terapia Ocupacional da FMUSP (duas no primeiro e uma no segundo semestre), uma bolsista, terapeuta ocupacional do Curso de especializao lato sensu Prxis Artstica e Teraputica - Interfaces da Arte e da Sade, da mesma instituio de ensino e dois convidados. O grupo tinha como proposta a realizao de atividades em dois momentos distintos e complementares a cada encontro: no primeiro, foram desenvolvidas as atividades corporais e a seguir as artsticas plsticas, intercaladas por uma pausa para um caf e lanche coletivo. Utilizando-se de Abordagens Artsticas - Plsticas (Pintura e Modelagem em Argila) e Corporais (Relaxamento, Massagem, Automassagem, Dana e Expresso Corporal)

a proposta incluiu atividades de autoconhecimento e integrao grupal, preveno de agravos sade, construo de novas linguagens e incluso social. Em especial, as atividades artsticas mostram-se como um canal eficiente na diminuio de agravos sade, pois desenvolvem possibilidades de instaurao de estado potencial de criao e autoconhecimento, possibilitando processualidades prprias nas quais so fundamentais a comunicao e o dilogo com novas formas e configuraes que facilitam a criao de estratgias voltadas para o autocuidado. As atividades de cunho artstico e cultural tinham como referncia as queixas de quem vive nos grandes centros urbanos como So Paulo, onde a solido, a depresso e a falta de atividades de integrao social, que potencializem a criatividade, autonomia e independncia, so freqentes. As produes pictricas que emergiram nesses encontros no ano de 2001, associadas s verbalizaes sobre vivncias de envelhecimento, possibilitaram anlise das representaes sobre a vida urbana e a identificao das vises destes idosos sobre o envelhecer na grande cidade e de suas propostas para um envelhecimento saudvel. A pesquisa realizada se baseou em documentos como fonte dos dados, considerados no processo analtico. Seguindo a proposio de Ldke & Andr (1986), entendemos, por documentos quaisquer materiais escritos que possam ser usados como fonte de informao para o tema pesquisado. Segundo os autores, os documentos podem ser utilizados de forma isolada ou combinados com outros tipos de documentao, escolhidos segundo alguns propsitos, idias ou hipteses que guiam sua seleo na realizao de estudos cientficos. Em nossa pesquisa tomamos como documentos os dirios de registro dos grupos, roteiros, arquivos e pronturios do PACTO e fotografias das produes de pintura realizadas pelos idosos nos atelis e apresentadas em exposio realizada na festa de encerramento do grupo no final do ano de 2001. Quanto importncia da anlise das obras de pintura, destacamos inicialmente, de acordo com Manguel, o significado das mesmas ao serem interpretadas: As imagens visuais, que existem no mundo dos que podem ver, so como um rolo que se desdobra continuamente. So capturadas pela viso e realadas ou

Trata-se do primeiro grupo de adultos do Programa Permanente Composies Artsticas e Terapia Ocupacional (PACTO), atividade de extenso do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de So Paulo. Mais detalhes sobre o programa pode ser visto em: CANGUU, D. F., et al. O Programa Permanente Composies Artsticas e Terapia ocupacional (PACTO): uma proposta de ateno na interface da arte-sade. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 11, n. 2/3, p. 45-55, maio/dez., 2000.
1

172

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

moderadas pelos outros sentidos, imagens cujo significado (ou suposio de significado) varia constantemente, configurando uma linguagem feita de imagens traduzidas em palavras e de palavras traduzidas em imagens, por meio das quais tentamos abarcar e compreender nossa prpria existncia. As imagens que formam nosso mundo so smbolos, sinais, mensagens e alegorias (MANGUEL, 2001, p.21). Assim, consideramos que as pinturas produzidas pelos participantes do grupo, nos atelis de atividades artsticas, constituram-se em objetos documentais importantes neste trabalho, complementando os dados apresentados nos relatos, permitindo uma leitura mais ampla dessa realidade, na medida em que consideramos que as imagens e os registros escritos ou orais oferecem informaes sobre as pessoas e a realidade vivida por elas. A seleo das obras partiu de uma pesquisa nos arquivos das obras produzidas pelo grupo, fotografadas e organizadas em um pequeno lbum, pelas estagirias. O principal critrio de seleo foi a relao das obras com a temtica desenvolvida no PACTO em 2001: O cotidiano em So Paulo. O conjunto de obras selecionadas inclui um exemplar de cada participante. Para analisarmos a mensagem das imagens selecionadas, inicialmente realizamos uma descrio das obras, ou seja, a transcodificao das percepes visuais para a linguagem verbal; em seguida foi feita uma distino dos diversos tipos de significados, globais e singulares dessas mensagens. Joly (1996) constata que as imagens apresentadas em obras visuais, como a pintura, no podem ser confundidas com a analogia no sentido de semelhana entre a representao e o objeto, visto que no so constitudas apenas de figurao, mas integram diferentes materiais entre si para constituir uma mensagem visual. A analogia perceptiva se d ao decifrarmos as imagens, considerando que os elementos que nelas identificamos so unidades culturais, partes da realidade vivida pelo seu autor. Ao se referir aos diferentes signos que compem as mensagens visuais de uma obra, a autora destaca que:
Dentro da mensagem visual, vamos distinguir os signos figurativos ou icnicos, que, de modo codificado, do uma impresso de semelhana com a realidade jogando com a analogia perceptiva e com os cdigos de representao herdados da tradio de representao ocidental. Finalmente, vamos designar com o termo signos plsticos os componentes propriamente plsticos da imagem, como a cor, as formas, a composio e a textura Os signos icnicos e os signos plsticos so ento considerados como signos visuais, ao mesmo tempo distintos e complementares (JOLY, 1996, p. 75).

mensagem visual global: a mensagem icnica e a mensagem plstica. Ao se referir ao outro componente da imagem visual, a mensagem lingstica, considerada como palavras ou texto presentes nas obras, a autora entende como parte da significao da mensagem, distinguindo-a de seu suporte: uma imagem publicitria, uma pintura ou um cartaz. A leitura e interpretao das significaes plsticas e icnicas, que compem a mensagem plstica das obras selecionadas incluram: a analise das imagens representadas, o suporte, as dimenses, o enquadramento, a composio, as formas, cores, iluminao e a textura das pinturas apresentadas. Para realizarmos a anlise das mensagens lingsticas, foram utilizados os princpios gerais da retrica proposto por Joly (1996) para articular os significantes e significados das imagens. A sntese das significaes das mensagens plsticas, icnicas e lingsticas possibilitou a compreenso de uma mensagem global, pois os diversos componentes da imagem [...] tm o mrito de colocar em evidncia a heterogeneidade da mesma. Seus materiais so mltiplos e articulam suas significaes especficas umas s outras para produzir a mensagem global (JOLY, 1996, p.74). Consideramos, como Manguel (2001) que Nenhuma narrativa suscitada por uma imagem definitiva ou exclusiva, e as medidas para aferir a sua justeza variam segundo as mesmas circunstncias que do origem prpria narrativa (MANGUEL, 2001, p.28). Assim sendo, a leitura das imagens das pinturas levou em conta suas mensagens, significados, formas e contedos que expressassem diferentes tipos de experincias e conceitos elaborados por seus criadores em uma relao estreita com o mundo e os outros homens. A pesquisa, atravs da anlise dos documentos coletados e selecionados oferece subsdios para um melhor desempenho de profissionais de gerontologia, em especial os terapeutas ocupacionais que trabalham na interface das reas da sade e artes e aponta para possveis redimensionamentos de propostas institucionais de interveno voltadas para idosos moradores de centros urbanos e que buscam um envelhecimento com qualidade. Velhice e qualidade de vida na grande cidade Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2002) atualmente 80% da populao idosa brasileira reside em centros urbanos. Os idosos que vivem o cotidiano das grandes cidades enfrentam condies de vida paradoxais, pois as necessrias adaptaes s perdas funcionais da envelhescncia se confrontam com

Esses signos de que fala a autora iro compor parte da

173

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

as imposies e contradies do cotidiano urbano impostas pela vida contempornea. Novos paradigmas de atendimento em gerontologia emergem dessa realidade, trazendo a desospitalizao e a criao de instncias intermedirias de assistncia sade, hospitais-dia, centros-dia e centros de convivncia, como propostas para o cuidado com a preservao da sade e qualidade de vida da populao idosa. Segundo Veras (2001, p. 78), a recuperao e/ou manuteno da qualidade de vida , cada vez mais, um dos objetivos centrais das abordagens gerontolgicas. As atividades fsicas grupais, sociais e culturais tm sido estudadas como promotoras da melhoria de aspectos psquicos e fsicos dos idosos, vindo ao encontro das principais queixas dessa populao quais sejam: o abandono, a solido, a depresso e a inatividade. Programas e projetos contemporneos, de cunho interdisciplinar, voltados para idosos da cidade de So Paulo e baseados em concepes solidrias e criativas do homem so propostos principalmente pelas reas das cincias sociais e humanas. Destacamos principalmente os realizados no campo das artes, da educao e da sade, que tm instaurado espaos de experimentao que consideram as singularidades das pessoas e suas histrias de vida e tem como pontos convergentes a utilizao do recurso artstico como forma de alcanar e manter a qualidade de vida dos que envelhecem. Como exemplo deste trabalho temos, na cidade de So Paulo, o Programa Permanente Composies Artsticas e Terapia Ocupacional (PACTO) que em conjunto com as alternativas oferecidas por instituies privadas e pelo poder pblico estadual e municipal, apresenta-se como uma experincia de sucesso no oferecimento, atravs de atividades artsticas e corporais, de um espao para a convivncia e reflexo sobre o envelhecimento bem sucedido e com qualidade. O tema qualidade de vida tem sido, hoje, um dos mais referidos por tcnicos da sade, educadores, artistas, ecologistas, socilogos, psiclogos, engenheiros, fazendo parte, at mesmo, de campanhas publicitrias de venda de bens de consumo. Para Simes qualidade a palavra presente na contemporaneidade, a qual pode ser articulada com a idia de condio, de funo, de atitude, de posio ou ter outro sentido em conseqncia da abrangncia que esse tema possui. Autores da rea da sade, como Paschoal (1994), associam qualidade de vida no envelhecimento autonomia e independncia em atividades da vida diria. Em seus estudos o autor afirma que a manuteno da qualidade

excelente de vida no envelhecimento pode ser avaliada pela manuteno da autonomia, entendida como a possibilidade de ter sua prpria lei (p.316) e independncia, conceito relativizado e pluralizado que, para o autor, se refere a nonecessidade de ajuda de outras pessoas no desempenho de atividades do cotidiano (p.316) nas AAVDs (Atividades Avanadas da Vida Diria). O autor, citando Reuben e Solomon (1989), refere que as AAVDs seriam aquelas atividades que so [...] dependentes de vontade, de desejo e, principalmente, de motivao, especificas para cada indivduo e influenciadas por foras culturais e sociais (p. 319). Seriam exemplos dessas atividades: a prtica de esportes, pintar, cantar, danar, tocar algum instrumento, viajar, participar de algum servio voluntrio, clubes ou de atividade poltica. Consideramos que as propostas existentes em grandes metrpoles como So Paulo, como por exemplo, o Programa Lazer com Arte para a Terceira Idade do Museu de Arte Contempornea da Universidade de So Paulo, tm aproximado profissionais de diversas reas de atuao, como artes, sade e educao, reforando um dos princpios fundamentais da gerontologia que produzir conhecimentos e metodologias atravs de aes que sejam interdisciplinares. Castro (2003) destaca que, esse desafio tem sido enfrentado por diversos profissionais contemporneos como artistas, arte-educadores, psiclogos, terapeutas ocupacionais e educadores, que se relacionam de diferentes formas e em diferentes momentos com a questo. Como diz a autora, cada particularidade pensada e vivenciada num desses campos pode produzir uma ressonncia nos outros ou ainda, percursos j trilhados podem sinalizar novas trajetrias, novos entendimentos (p. 5). O distanciamento e a proximidade da velhice com a cidade: projees e subjetividades Podemos analisar a observao do cotidiano da cidade a partir dos planos de enquadramento apresentados pelas obras de pintura produzidas pelos idosos do PACTO, associando-as s suas verbalizaes. As cenas que referem um distanciamento dos fatos se apresentam em vises panormicas de determinada situao, na qual o artista e o expectador so colocados em uma posio de observadores distncia do que se desenrola a sua frente. Essas representaes marcam a idia de voyeurismo, isolamento e necessidade de se proteger das situaes apresentadas. Essas obras trazem uma viso analtica dessa realidade da qual o idoso faz parte, mas se mantm a certa distncia, revelando uma noo crtica, embora no se

174

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

aproxime e no a vivencie como agente transformador. O isolamento e no-participao nessa realidade tambm referido pelos idosos do grupo estudado, que muitas vezes verbalizam Sinto solido2 ao falarem de seus sentimentos cotidianos. Essa experincia de distanciamento e solido est relacionada ao que Wilhein (1997) analisa sobre o espao pblico da cidade de So Paulo. Segundo o autor, esses espaos vm, gradualmente, constituindo-se como um espao do outro, um espao de ningum, e medida que o idoso se afasta desse espao pblico, passa a ocupar uma posio de observador distante, no-participativo, isolandose em sua residncia e vida privada. Consideramos que o afastamento do idoso dessas situaes cotidianas se refere, tambm, a sua condio de excludo do mercado de trabalho, principalmente devido aposentadoria, vivida pela maioria dos idosos do grupo estudado como um marco transformador em sua vida. Ao relatarem que tm obstculos realizao dos desejos, os participantes do grupo referem-se a uma sociedade que no integra o idoso em seu cotidiano, principalmente em seu mercado de trabalho. Observamos tambm, nas pinturas, uma oposio entre cenas urbanas e rurais sendo que a organizao das composies sugere que a parte central da obra, principal foco de ateno do expectador, ocupada por imagens predominantemente urbanas, e as imagens que ocupam as laterais remetem a uma lembrana ou revelao de uma origem rural desses idosos. As grandes cidades so marcadas pelo expressivo nmero de imigrantes e migrantes, que configura uma de suas principais caractersticas: o ser cosmopolita. Nessas composies podemos observar uma representao temporal: o passado no campo, apresentado em cores quentes e formas orgnicas, e o presente urbano apresentado em cores frias e geometrizao. No h pessoas representadas nessas composies e as imagens levam o espectador a perceber que o centro da viso/pensamento contemporneo est focalizado em novas informaes, que cada vez mais substituem as anteriores, consideradas antigas ou obsoletas. A frieza da cidade, representada em cores frias como os azuis, substitui o calor do campo, representado em tons de amarelo e vermelho. Temos, assim, uma referncia mudana de valores sociais de uma poca para outra. Pode-se considerar que segundo essa viso, atualmente

no h integrao entre esses valores, fato que acaba por excluir o conhecimento acumulado pelos idosos nos seus anos de vida. Por analogia, podemos nos referir existncia de um distanciamento dos valores sociais dos idosos, representados pela cena rural, dos valores dos jovens, representados pela cena urbana e uma centralizao contempornea nos novos valores e na figura da juventude como modelo de produtividade e de vida. A necessidade ou desejo de aes que integrem essas duas realidades, pode ser observada na verbalizao: Gostei da mudana do ambiente, como uma resposta mudana do local de realizao de atividades pelas estagirias que coordenavam o grupo nesse dia, que propuseram sua realizao em ambiente externo em frente ao predio utilizado para este fim. Em outra obra, a figura de um homem que foge, nos remete idia de medo e persecutoriedade da grande massa de trabalhadores/consumidores/jovens, nesse caso em especial, significando o afastamento dos idosos das atividades de trabalho com a aposentadoria. Aqui podemos observar uma mensagem que denuncia a separao entre o velho e o novo na cidade e entre o idoso e o jovem em suas vivncias cotidianas. Quanto questo da aproximao do autor com a cena representada, as cenas apresentadas nas obras so mais focadas, em meio-closes, e trazem o expectador para dentro da ao. Muitas dessas cenas remetem s situaes de violncia freqentemente vivenciadas pelas pessoas na cidade de So Paulo e captadas pelos idosos que nela vivem. Uma obra nos coloca diante de uma realidade que impacta e paralisa. A presena de um corpo humano cado de bruos no cho, e a no-identificao dessa figura, o morto do ttulo da obra, parece nos dizer que qualquer pessoa que mora na cidade pode ser vitimada por essa violncia. A morte tratada como conseqncia de uma das questes sociais da cidade: a violncia. Essa imagem tambm pode deslocar o ponto de vista do expectador, pois a morte pode ser vista como realidade apresentada ao futuro de todas as pessoas, no somente aos idosos. Ao se referirem morte, os participantes do grupo verbalizam que: O futuro a morte. Essa frase pode ser entendida de duas formas. A primeira, a projeo de um futuro no qual a nica coisa que pode ser esperada a morte. Outra, que nos parece uma leitura mais adequada devido s caractersticas do grupo estudado, seria uma clareza frente

As frases dos participantes, citadas entre aspas neste artigo, foram transcritas dos relatos escritos dos grupos, realizados pelo coordenador e estagirios do grupo estudado.
2

175

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

morte como mais um acontecimento da vida das pessoas. Essa clareza no impeditiva da realizao da vida, j que os participantes verbalizam, ao se referirem ao futuro: So necessrias adaptaes, vida comunitria e construo de laos de afeto e Amo a vida, tem dias que penso que as horas foram poucas. Outra composio nos remete questo da excessiva valorizao da juventude nas sociedades contemporneas, independente de sua etnia e cultura. A excessiva valorizao da juventude mostrada em um cenrio surrealista e assustador, onde pessoas olham para trs, para o passado e para imagens de jovens. A obra nos remete a valorizao dos jovens atuais e das lembranas do tempo de juventude pela nossa sociedade que impeditiva da realizao e exerccio de uma vida mais prazeirosa pelos idosos. Essas questes tambm so referidas verbalmente quando dizem: Me sinto exposta quando brinco com os netos; Existe a privao do ldico pelas pessoas; H um constrangimento em exercitar o ldico, o prazer. Essas verbalizaes indicam uma associao do ldico e, principalmente do prazer, com a juventude e se referem tambm a um tipo de interdio social imposta aos idosos quanto ao exerccio de atividades ldicas e prazeirosas, interdio que, ainda segundo os participanres do grupo, Geram obstculos realizao dos desejos. Uma outra obra apresenta uma mulher observando uma cena urbana. Ela se mantm em posio de isolamento e solido. Sua roupa preta pode corresponder ao luto que podemos associar inicialmente perda de pessoas da famlia, filhos ou marido, mas que tambm pode ser visto como a perda da juventude, que se encontra asfaltada como as ruas da grande cidade. Essa obra pode ser considerada um alerta ao expectador quanto ao seu prprio isolamento na grande cidade, trazendo uma reflexo sobre seu futuro como envelhescente. Essa reflexo verbalizada quando dizem que: A fora ningum ajuda ningum. Outra a experincia no grupo. A configurao grupal possibilita s pessoas se relacionarem com seus processos de criao, espao e tempo grupal, permitindo, assim, a criao artstica com a articulao de representaes internas e externas. A heterogeneidade do grupo permite que se busquem novas inseres, novos regimes de responsabilidade, com respeito s singularidades e desvantagens de cada participante, entendendo-as relacionadas perda da qualidade de vida, da qualidade das relaes sociais, da satisfao de viver, ao aumento do estresse, ansiedade e baixa auto-estima, que podem ser decorrentes do processo de envelhecimento.

Outras imagens trazem tambm uma idia de oposio, que sugere o paradoxo vivenciado pelas pessoas nos grandes centros urbanos: o enclausuramento dos locais de trabalho e a sensao de liberdade encontrada nos momentos de happy hour, nos quais a sensualidade e a busca pela companhia de pessoas, bebidas e lazer acontecem. Esse paradoxo pode ser vivido pelos idosos de forma ainda mais intensa, pois a partir do momento em que eles se aposentam, deixam de ter contato dirio com seus companheiros de trabalho e perdem a possibilidade de desfrutarem um dos poucos momentos de lazer com amigos, fora da famlia, permitido aos que vivem nas grandes cidades. Cabe destacar, ento, a importncia da manuteno de espaos de encontro e convivncia para os idosos que se aposentam. Esta proposta vem sendo encampada pelas associaes de aposentados que procuram oferecer, alm da assistncia jurdica aos seus associados, encontros e eventos de lazer, procurando minimizar o isolamento social que pode ser decorrente da aposentadoria. A organizao de programas de pr-aposentadoria apresenta, atravs do planejamento do uso do tempo livre, decorrente da cessao das atividades de trabalho, alternativas para o uso desse tempo em projetos de atividades que no s colaboram para a continuidade de uma vida ativa, descoberta e de resgate de antigos desejos, como tambm favorecem a continuidade de momentos de lazer com seus pares de trabalho. Vale salientar que esses programas ainda no so rotina nas empresas e que, devido sua grande importncia para as pessoas que envelhecem, merecem ser estimulados em nossa sociedade. A promoo de atividades sociais, tais como os bailes e encontros sociais, promovidos pelos grupos de terceira idade, abre possibilidades para a continuidade desses momentos de encontros sociais e afetivos. Cabe aqui uma ressalva: a questo de que esses espaos ainda no favorecem as trocas inter-geracionais, que ficam restritas, na maioria das vezes, a se concretizarem somente dentro do ncleo familiar. Os participantes do grupo demonstram, tambm, um reconhecimento da necessidade de formao de profissionais na rea da gerontologia para acompanhar as pessoas que envelhecem, ao verbalizarem a necessidade de coordenao tcnica nos grupos: Quando a atividade realizada pelo coordenador tcnico h mais segurana (...) pois fornecem apoio e tem conhecimento de anatomia, etc. (...) as intervenes do terapeuta do uma qualidade diferente, pois tem o conhecimento tcnico . Essas verbalizaes tm ressonncia nas propostas de formao de profissionais em gerontologia, apontadas por

176

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

Jordo Netto (1997), entre eles o terapeuta ocupacional, ao se referir necessidade de formao de especialistas capacitados para auxiliar os idosos a lidar com suas possveis limitaes e a procurar novas formas, meios ou tcnicas para manterem e melhorarem sua participao ativa na sociedade. Em outra obra vemos um homem que se encontra de p, em postura esttica e com as mos nos bolsos. Olha para cima, com semblante srio como se estivesse indagando o que se passa ao seu lado. No h nenhuma referncia presena de outras pessoas na composio e o expectador pode vivenciar, ao mesmo tempo, uma proximidade e um distanciamento da figura humana e de seu entorno e indagar: O que preocupa esse homem? Ser que ele est espera de algo ou de algum? Quais seriam suas preocupaes e expectativas com relao aos desdobramentos dessa cena? Ao se referirem, no grupo, sobre suas expectativas com relao ao futuro, os participantes manifestam suas dvidas em verbalizaes como: Como enfrentar os perigos do envelhecimento?; No futuro quem vai cuidar da gente?. A velhice vista como mais um enigma ou perigo que deve ser enfrentado pelas pessoas nas grandes cidades. A percepo da dependncia, que os idosos vislumbram como possibilidade futura, vem acompanhada de dvidas sobre quais sero as pessoas que os ajudaro em suas futuras necessidades, decorrentes da perda da independncia, em especial, da fsica. O conhecimento das possibilidades de um envelhecimento com dependncias acompanhado pela clareza de que as relaes familiares e os afetos so necessrios para manter uma velhice mais protegida e digna. Uma questo relevante presente nas obras apresentadas e verbalizaes referem-se preocupao com a independncia no dia-a-dia do envelhecimento. A independncia do idoso valorizada em frases como: E bom sair sozinha para o teatro, cinema e outros passeios e No aceito a dependncia e, ao mesmo tempo a possibilidade de uma futura dependncia motivo de preocupao, ao relatarem que: Hoje tenho independncia, no futuro haver necessidade de adaptaes. Uma possvel necessidade de adaptaes nas rotinas dirias com o envelhecimento reconhecida pelo grupo como forma de se manterem independentes nessa fase da vida e, apontam a famlia como futuro e desejvel cuidadora, quando isso se fizer necessrio. Ao mesmo tempo propem alternativas extrafamiliares para esse cuidado. Essas alternativas seriam baseadas em relaes de cooperao intra-geracionais, com pessoas que fazem parte de seu crculo eletivo de afetos, Os idosos

mais independentes, em uma vida comunitria permeada por vnculos afetivos: Deveramos criar uma comunidade, um apoiando o outro e cada um criando projetos com suas habilidades, uma cooperativa, cada um morando no seu espao. A preservao da autonomia, da independncia e dos vnculos afetivos, familiares e eletivos, se colocam como fatores primordiais para um bom envelhecimento futuro, demonstrando um reconhecimento e receio da possibilidade de um cuidador formal ou de um processo de asilamento. As obras trazem a questo de um dilogo muito prximo com a realidade e com o expectador, com mensagem clara sobre os cuidados e preocupaes com o futuro envelhecimento e sua qualidade, que se complementam com as verbalizaes quanto s suas dvidas e necessidades, quanto manuteno de afetos, de trocas inter-pessoais e do contato fsico acolhedor durante essa etapa de seu ciclo vital. A importncia das trocas interpessoais para se alcanar um cotidiano mais rico em possibilidades que podem ser descobertas so apontadas em frases como: A conversa ajuda a sair do meu eu e encontrar outras coisas, realizar novas atividades, preciso ser um eterno aprendiz. Esse dilogo entre questes objetivas/subjetivas da cidade e os idosos nos remete aos apontamentos de Simes (2001), ao referir que:
[...] qualidade de vida qualidade de vivncia do dia-a-dia e, no interior da terceira idade proporcionar o incio de uma caminhada, um ponto de partida, no um ponto de chegada, independentemente das perdas que o mundo adulto produtivo rentvel coloca; ir busca dos encontros, dos incentivos, dos desafios, dos projetos, das incertezas, dos desejos e, sem dvida, dos sonhos (p. 189).

ALGUMAS CONSIDERAES A almejada qualidade de vida dos que envelhecem nas grandes cidades est, como nos aponta Simes (2001), aliada obteno e manuteno de sade, trabalho, moradia, alimentao, informao, liberdade de atuao poltica, proteo contra a violncia, fruio do lazer, participao em atividades fsicas e motoras, convivncia com outras pessoas e, principalmente, no desejo de descobrir formas para alcanar uma vida longa, prazerosa, saudvel e satisfatria. Podemos apresentar como resultados desta pesquisa que as experincias artsticas mostram-se como um caminho possibilitador de expresso e reflexo, que o idoso pode percorrer trazendo contedos de sua histria pessoal. As experincias vividas no grupo, com seus pares, em

177

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

atividades artsticas, so transpostas conscientemente para seu cotidiano, como verbalizadas: Tudo que acontece aqui eu levo como experincia para meu dia-a-dia. Essa transposio possibilita a descoberta de novas alternativas para a soluo de conflitos pessoais e sociais presentes em seu dia-a-dia, pois as atividades artsticas, como parte das atividades humanas, dispem de linguagem no-verbal e apresentam grande nmero de estmulos e canais de representao, expresso e simbolizao como possibilidades de compensaes e adaptaes ao processo de envelhecimento. A proposta do PACTO, integrando arte e corpo em processos teraputicos ocupacionais, potencializadora de alternativas para a manuteno da qualidade de vida excelente, conforme aponta Paschoal (1994), atravs do real dimensionamento das transformaes fsicas e sociais do envelhecimento e da participao em Atividades Avanadas da Vida Diria. Alm disso, as experincias com inmeros materiais, tcnicas e pessoas possibilitam uma mudana na rotina, na organizao pessoal e nas atividades cotidianas dos idosos, sendo facilitadora da ampliao e manuteno de seu espao de interao social. O processo de autoconhecimento do seu corpo, a fruio artstica e as trocas que acontecem entre diferentes subjetividades estabelecem um fluxo contnuo de aprendizado e reflexo que so fundamentais para o envelhecimento saudvel. Essas experincias permitem

ao idoso lidar com desabilidades funcionais e/ou sociais, ajudando-o na conquista de sua independncia e autonomia atravs do encontro com novas possibilidades de relao consigo, sua famlia e comunidade. O acesso a atividades culturais e as possibilidades de interao com a sociedade, atravs de sua produo artstica, abrem novos caminhos para a consolidao de um papel social reconhecido, nos quais a produo artstico-cultural e intelectual dos idosos possa ser valorizada. Acessar a cultura implica, para o idoso, estar includo e compartilhar esses valores culturais. As atividades artsticas, aliadas aos preceitos da reabilitao psicossocial, podem ser pensadas como estratgias que promovam possibilidades de intermitncia do sofrimento dos sujeitos idosos com seu envelhecimento e no determinem sua invalidao, mas possibilitem a recuperao de sua capacidade de gerar sentido e conseqentemente valor social, restabelecendo sua contratualidade como cidado. Os projetos com atividades artsticas, aliados ao conhecimento em gerontologia mostram-se facilitadores para o estabelecimento de novas relaes dos idosos com seu meio social, pois proporcionam possibilidades de ressignificao de sua experincia de envelhecimento atravs da criao plstica e esttica. Podemos apontar como importante a sua apropriao de atividades scioculturais da cidade em que vivem, podendo assim, construir um constante dilogo e trocas de seu mundo interno com o que os cercam.

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Views about aging: old ages distancing from and nearness to the big town. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009. ABSTRACT: The contemporary globalization and urbanization processes together with the need to characterize the profile and needs of the growing number of elderly people all over the world have given a boost to recent interdisciplinary scientific investigations. In the work herein an attempt is made to provide contributions to the understanding of these issues by focusing on the elderly people who live in Sao Paulo City, SP, Brazil. It presents part of the results of a documental qualitative research that was based on the analysis of the content of works of art (paintings) and recorded oral statements both made by elderly people participating in a group of the Artistic Compositions and Occupational Therapy Permanent Program PACTO in the year 2001. Based on a conceptual field of interdisciplinary reference, and theorectically and empiracally considering the interfaces between Occupational Therapy, Art and Gerontology, it offers a reflection on the reality pointed out by these elderly: the measuring of their own biological aging is presented together with the consciousness of the reality they live with and the need to keep the affection, solidarity and care relations between aging people. KEY WORDS: Aged. Art. Group processes. Occupational therapy.

178

LIMA, L. J. C. de; SILVEIRA, N. D. R. Vises sobre o envelhecer. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 20, n. 3, p. 171-179, set./dez. 2009.

REFERNCIAS
CASTRO, E. D., et al. Habitando os campos da arte e da terapia ocupacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. So Paulo, v. 13, n. 1, p. 18, 2002. IBGE. Perfil dos Idosos responsveis pelos domiclios. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br> Acesso em: 26 jul. 2002. JOLY, M. Introduo anlise da imagem. Campinas: Papirus, 1996. JORDO NETTO, A., et al. Levantamento de algumas condies de vida da populao de mais de 60 anos, moradora nas sedes das regies metropolitanas do Brasil e Capital Federal. So Paulo, 1989/1992. (Mimeo) LABORATRIO DE ESTUDOS E PESQUISA ARTE E CORPO EM TERAPIA OCUPACIONAL. Caderno de anotaes e relatos de grupos do Programa Permanente Composies Artsticas e Terapia Ocupacional. Centro de Docncia e Pesquisa de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. FMUSP, So Paulo, 2001. [Manuscrito]. LDKE, M.; ANDR, M. E. D. A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo: Editora Pedaggica e Universitria, 1986. MANGUEL, A. Lendo imagens. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. PASCHOAL, S. M. P. Autonomia e independncia. In: CARVALHO FILHO, E. T.; PAPALO NETTO, M. (orgs.). Geriatria fundamentos, clnica e teraputica. So Paulo: Ateneu, 1994. SIMES, R. (Qual) idade de vida na (qual) idade de vida. In: MOREIRA, W. W. (org.) Qualidade de vida: complexidade e educao. So Paulo: Papirus, 2001. VERAS, R. Modelos contemporneos de cuidado sade. Rev. Univ. So Paulo, n. 51, p. 72-85, set./nov. 2001. WILHEIM, J. A paisagem descuidada. Caderno Mais!, Folha de So Paulo, 24 de agosto de 1997. p. 20.

179

Potrebbero piacerti anche