Sei sulla pagina 1di 5

Educar De quem a tarefa?

A palavra Educar vem do latim educare e quer dizer: promover a educao; transmitir conhecimentos; ensejar condies para que o indivduo possa modificar seu comportamento. Educar estimular o raciocnio, aprimorar o senso crtico, as faculdades intelectuais, fsicas e morais. Para a maioria das pessoas, educar uma obrigao exclusiva das escolas e dos profissionais que dela fazem parte. Porm a realidade nos mostra que educar uma funo de todos, tanto dos pais quanto dos educadores. O que difere as obrigaes de um e do outro o papel social que cada um ocupa. A funo da escola ensinar as crianas como o mundo , e no instru-las na arte de viver, diz Hannad Arendt. A arte de viver quem ensina a famlia. O papel da escola, ou seja, da instituio de educao formal, assim como hoje, sempre se deu de uma forma intencional e com objetivos determinados. famlia cabia a princpio a educao e base e transmisso dos costumes em geral. A escola tinha e tem como funo responsabilizar-se pelo percurso escolar dos indivduos, favorecendo a aprendizagem de conhecimentos sistematizados construdos pela humanidade e valorizados em um dado perodo histrico. A aprendizagem dos contedos escolares de diferentes naturezas: contedos conceituais, atitudinais, procedimentais deveria se concretizar durante a permanncia dos alunos na escola, independente do contexto social e familiar ao qual pertenam. Antigamente os pais levavam os filhos para a escola e depositavam toda a confiana no professor que os recebia. A famlia autorizava castigos e punies fsicas por conta de uma responsabilidade que no era da escola. Mas a escola respondia. Quem no se lembra de ter passado por um constrangimento qualquer ou visto um colega passar por um momento desagradvel por uma falta cometida? Um puxo de orelhas, uma reguada, um tiro de giz na cabea, um castigo atrs da porta ou at agresses psicolgicas, como chamar de lerdo ou burro. E os pais como respondiam? Na maioria das vezes elogiando a dedicao do mestre, a educao que ele dava e o respeito que ele requeria para si. A escola era vista como um local onde se demonstrava a educao vinda de casa. A palavra bero era muito

utilizada e representava tudo o que uma famlia tinha de sabedoria e convivncia social. Importante dizer que esse bero no dependia de classe ou posio, mas daquilo que era colocado como certo ou errado dentro da sociedade e de cultura local. Diante de tal situao, fcil entender, porque os tais castigos eram to recomendados pela famlia e utilizados pela escola. O respeito aos pais, tradio, aos bons costumes eram condies comuns para a sociedade, desde as camadas mais pobres. Honrar pai e me era orgulho. Obedecer sem questionar uma obrigao do filho. Os pais ensinavam as noes bsicas de comportamento para seus filhos e estes tinham a obrigao de reproduzi-los na vida em sociedade. Contrariados, a forma mais simples de corrigir seria o castigo pblico e este muitas vezes viria da escola, o grupo social mais importante depois da famlia para uma criana. As atitudes punitivas da escola, longe de serem adequadas, eram comuns e criavam em torno da instituio um misto de amor e dio que muitos at hoje no compreendem. A professora ou o professor eram respeitados como possuidores de toda sabedoria do mundo e cabia a eles, muitas vezes, decidir o destino dos filhos de muita gente. Eram temidos ou respeitados pela rigidez, polidez e retido de atitudes. Ou ainda existiam aqueles que eram respeitados pelo lado materno, pela mansido e pelos bons exemplos. De uma forma ou de outra amos para a escola aprender o b--b e complementar a educao que vinha de casa. Hoje, a criana chega cada vez mais cedo escola. Os pais entregam seus filhos na escola e acreditam que esto com a misso cumprida. Esperam que a tia ensine os primeiros passos, as primeiras palavras, ensine a amarrar cadaros, limpar o nariz e por a afora. Em Professora sim, Tia no, Paulo Freire tenta resgatar o verdadeiro papel da escola. Ser Professor (a) muito mais do que ser bab ou substituto dos pais. Educar muito mais que ensinar boas maneiras, ler e escrever. criar conscincia crtica e formar um cidado em cada um de seus alunos. De acordo com Tiba (2002, p.181)[...] Para a escola, os alunos so apenas transeuntes psicopedaggicos. Passam por um perodo pedaggico e, com certeza, um dia vo embora. Mas, famlia no se escolhe e no h como mudar de sangue. As escolas mudam, mas os pais so eternos[...].

Os pais no podem confundir a atribuio de responsabilidade aos filhos, com o abandono e acompanhamento apenas da superviso escolar. A responsabilidade extremamente importante para o desenvolvimento da criana, mas como em toda etapa da vida do indivduo, necessita de um ser mais experiente (no caso a famlia) para nortear as atitudes a serem tomadas em qualquer situao. A confuso de funes e papis muitas vezes cria expectativas entre a escola e a famlia, ou seja, uma espera da outras atitudes que no deveriam acontecer de forma isolada e sim em parceria. Na verdade, a famlia e a escola devem compartilhar a tarefa de preparar os alunos para a vida socioeconmica e cultural, mas o certo que divergem nos objetivos que tem nas tarefas de ensinar. Enquanto a escola tem por obrigao ensinar bem os contedos de reas de saber considerados como fundamentais para a instituio de novas geraes, s famlias cabe dar acolhimento a seus filhos num ambiente estvel, provedor, amoroso (Szymanski, 1997). certo que cada segmento apresenta reclamaes e expectativas em relao ao outro; os professores acham que os pais devem estabelecer limites e ensinar a seus filhos os princpios bsicos de respeito aos semelhantes, boas maneiras, hbitos de alimentao e higiene pessoal, etc. por sua vez, os pais se recusam a comparecer escola para ouvir sermes e ser orientados a criar situaes que possibilitem a aprendizagem de seus filhos, alegando que a funo de ensinar contedos, criar situaes de aprendizagem da escola, dos professores. Cabe a uma reflexo importante entre a famlia e a escola. A criana, o aluno, o elo que une uma e outra. A escola no pode ficar sem a famlia, assim como a famlia necessita da escola para que a vida em sociedade se complete. O que esperado que se cumprisse, que a famlia retome a educao de se, que os pais, mesmo no dispondo de tempo suficiente ao real interesse infanto-juvenil, dediquem o que tm, com qualidade. Que ensinem seu filho a amarrar seu prprio cadaro, como em uma divertida brincadeira. Que leiam para seu filho, no como uma obrigao, mas para ensin-lo a sonhar. Que o ensine a sorrir para as pessoas, apenas mostrando como faz, sem pretenses ou mensuras. Que o ensine a apreciar o belo, respeitando as diferenas,

buscando sempre o melhor de cada um. famlia cabe a tarefa primordial construir o alicerce. escola cabe a maravilhosa e interminvel tarefa de esmiuar o mundo, respondendo as perguntas e questionando respostas dadas, formando cidados conscientes de seus direitos e deveres. A ela cabe a obrigao de dar possibilidades, sustentao e clareza s coisas do mundo. Cabe a ela dar continuidade ao que vem de casa, proporcionar momentos de compreenso e descobertas. Cabe a funo de companheira, de construo, de mestre de obras, ou seja, aquela que vai pouco a pouco, ano aps ano, colocando os tijolinhos de conhecimento que a famlia, engenheira da vida, planejou. Educar tarefa de todos!

Referncias bibliogrficas
ARENDT, H. Entre o passado e o Futuro, 352 pgs., Ed. Perspectiva coleo Debates 2000. FREIRE, Paulo (1993). Professora sim, tia no; Cartas a que ousa ensinar. So Paulo; Olho DAgua. SZYMANSKI, H., (1997). Encontros e Desencontros na Relao Famlia-Escola. In: TOZZI, D. A.; ONESTI, L. F. (COORD.). Os desafios enfrentados no cotidianoescolar. So Paulo: FDE. Srie Idias 28. OLIVEIRA, Z. M. R. (2000). Interaes sociais e desenvolvimento: A perspectiva scio histrica. Caderno do CEDES, 20, 62-77. Tiba, I. Quem Ama, Educa!, Editora Gente, 158 ed.2002. Tiba, I Adolescentes: Quem Ama, Educa!, Integrare Editora, 25 ed, 2005.

Potrebbero piacerti anche