Sei sulla pagina 1di 9

IMPORTANTE: - Durante a palpao da mama, observe o surgimento de ndulos, note sua consistncia, mobilidade, limites, localizao, tamanho.

- A dor tambm deve ser considerada, embora no seja freqente em casos de cncer de mama - Ndulos que surgem antes da menstruao e desaparecem aps a mesma, geralmente no tm valor clnico importante. - O uso de anticoncepcionais, terapia de reposio hormonal, perodo pr menstrual, amamentao, gestao e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificao de ndulos.
Voc dever se acostumar a fazer o auto exame desde j. Se isso no acontece, pode ter certeza: Voc est muito atrasada nesse compromisso com sua sade. Atravs dele freqente a descoberta de doenas da mama, como alteraes funcionais benignas, ou mesmo um cncer de mama. importante voc saber que, ao detectar qualquer anormalidade, no deve entrar em pnico nem solicitar ajuda de quem pouco poder lhe esclarecer. Procure SEMPRE um mdico, lembrando mais uma vez que o auto exame propiciar detectar um possvel cncer de mama de modo precoce, aumentando substancialmente suas chances de cura, alm de ter a grande possibilidade de uma cirurgia de menor porte para combat-lo. Alm do mais, nunca devem ser ignoradas as alteraes benignas, cujo quadro pode se manifestar tambm atravs de ndulos mamrios. Cumpra essa determinao, aceite este convite, cuide-se, no tenha medo de examinar-se e descobrir algo, faa com que o auto exame seja uma rotina na sua vida. Afinal, o cuidado com sua sade um grande ato de amor, de valorizao e respeito para com seu corpo, sua sade e sua prpria vida. Toque-se !!!

A importncia do auto-exame de mamas

No Brasil, nas ltimas duas dcadas, a taxa bruta de mortalidade por cncer de mama apresentou uma elevao de 68%. a maior causa de bitos por cncer na populao feminina, principalmente na faixa etria entre 40 e 69 anos.

Aproximadamente 80% dos tumores so descobertos pela prpria mulher ao palpar suas mamas. Porm, um dos fatores que dificultam o tratamento o estgio avanado em que a doena descoberta. Cerca de 50% dos casos so diagnosticados em estgios avanados, gerando tratamentos muitas vezes mutilantes o que causa maior sofrimento mulher. As mulheres brasileiras esto morrendo devido ao cncer de mama, pois insistem em escond-lo por medo ou vergonha! Idealmente, todas as mulheres deveriam realizar uma mamografia (exame capaz de detectar leses no palpveis) anual, a partir dos 50 anos de idade e, mais precocemente, em caso da existncia de um caso de cncer de mama em me ou irm (antecedente familiar de primeiro grau). Como no Brasil estamos longe de seguir essa rotina, o auto-exame de mamas a melhor sada. O cncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer ndulos benignos em outras faixas etrias que precisam ser tratados.
Cuidados para evitar o cncer de mama.

A herana gentica, a obesidade e o nmero elevado de ciclos menstruais esto entre os principais fatores que estimulam o surgimento do cncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres, que se identificam ou no com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescncia, algumas recomendaes. So procedimentos e hbitos elementares que ajudam a evitar o cncer de mama e outras eventuais complicaes ginecolgicas. Algumas das precaues que podem ser tomadas:

Fazer visitas anuais ao ginecologista; Fazer o auto-exame uma vez por ms; Submeter-se ao exame de mamografia anualmente aps os 40 anos.

O objetivo fundamental do auto-exame fazer com que a mulher conhea detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepo de quaisquer alteraes, tais como pequenos ndulos nas mamas e

axilas, sada de secrees pelos mamilos, mudana de cor da pele, retraes, etc.

O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do incio da menstruao, quando as mamas se apresentam mais flcidas e indolores. Aps a menopausa, deve-se definir um dia do ms e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. A freqncia com que se faz o exame torna mais fcil notar qualquer modificao nas mamas de um ms para o outro.
Tcnica para realizar o auto-exame de mamas: 1 - Observao em frente do espelho

Antes do banho, posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiro com os braos cados, depois com as mos na cintura fazendo fora nas mos e, por fim, com elas atrs da cabea, observe tamanho, posio, forma da pele, arola e mamilo. Faa o mesmo controle com os braos levantados e mantidos atrs da cabea.

Qualquer alterao na superfcie (depresso ou salincia) ou rugosidade importante.

Pressione o mamilo suavemente e veja se d sada a qualquer lquido. Se o mamilo est umbilicado (metido para

dentro como o umbigo) e no era assim, essa uma alterao importante tambm.

2 - Palpao de p

Durante o banho, com as mamas ensaboadas, deslize as mos sobre as mamas. Com os dedos unidos, use a mo direita para apalpar a mama esquerda e a mo esquerda para a direita. Procure caroos, alteraes de consistncia, secrees, ou salincias.

Divida o seio em faixas verticais e horizontais e com os dedos estendidos e em pequenos movimentos circulares, faa a palpao de cada faixa, de cima para baixo.

Palpe tambm a axila e o pescoo. No se esquea, todo o seio deve ser palpado, mas d particular ateno ao quadrante superiorexterno. Repita as mesmas manobras para a mama direita.
3 - Palpao deitada

Deitada, coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Inverta o procedimento para examinar o outro lado.

Apalpe toda a mama atravs de suave presso sobre a pele com movimentos circulares. Apalpe a metade externa da mama que, em geral, mais consistente. Apalpe, agora, as axilas.

Lembre-se que o auto-exame da mama deve ser realizado regularmente. Caso note alguma alterao antes da menstruao, no se precipite e volte a repetir o exame depois da menstruao. Se a alterao persistir procure o seu Mdico. Esclarea com ele todas as dvidas que tem sobre os seus seios e sobre o auto-exame. Se o auto-exame normal, o exame Mdico deve ser anual.
Mamografia

A mamografia uma radiografia das mamas em vrias incidncias. No tenha qualquer receio em fazer uma mamografia. As doses de radiaes que so usadas atualmente so muito pequenas e o exame anual no representa qualquer risco. A mamografia um exame insubstituvel na preveno do cncer de mama. S a mamografia permite detectar alteraes mnimas e revelar ndulos que no so perceptveis palpao.
O cncer de mama curvel, mas a possibilidade de cura tanto maior quanto menor for a leso

A mamografia um exame muito importante na preveno do cncer de mama e, por isso, deve ser indicada com critrio: 1. Se o exame clnico for negativo raramente est indicada antes dos 40 anos, salvo se houver fatores de risco. 2. Dos 40 aos 50 anos, deve ser feita de 2 em 2 anos. A partir dos 50 poder-se- manter de 2 em 2 anos ou passar a anual (caso se justifique). 3. S para esclarecimento de casos duvidosos, necessrio repetir a mamografia com intervalos inferiores h 1 ano.

O que :
O cncer do colo do tero, tambm chamado de cervical, est intimamente relacionado com a infeco com o vrus HPV e pode ser diagnosticado atravs do exame preventivo e por isso importante a sua realizao peridica. Este cncer tm um desenvolvimento lento e pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou aps a relao sexual, secreo vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinrias ou intestinais nos casos mais avanados.

Sintomas do cncer do colo do tero


Inicialmente o cncer do colo do tero no apresenta sintomas, mas com o avanar da doena podem surgir:

Sangramento, especialmente aps as relaes; Corrimento vaginal marrom, com odor ftido; Dor abdominal; Queixas urinrias e Queixas intestinais, numa fase mais avanada.

Diagnstico do cncer do colo de tero


O cncer do colo do colo do tero pode ser diagnosticado atravs do exame preventivo, tambm chamado de papanicolau que deve ser realizado periodicamente.

Fatores de risco para o cncer do colo do tero


So fatores de risco para o cncer do colo do tero:

Infeco com o vrus HPV; Atividade sexual precoce; No usar preservativo em todas as relaes; Mltiplos parceiros sexuais; Cigarro; Uso prolongado de plulas anticoncepcionais; Obesidade;

Hiperplasia do endomtrio.

Tratamento para o cncer do colo do tero


O tratamento para o cncer do colo do tero geralmente requer radioterapia e/ou cirurgia, mas vai depender do estadiamento do cncer. O desejo pessoal de querer ter filhos tambm levado em conta, caso a resposta seja negativa, a retirada o tero pode ser uma soluo vivel.

Preveno do cncer do colo do tero


Para prevenir o cncer do colo do tero recomenda-se:

Dieta equilibrada e a prtica de exerccios fsicos, Ir ao ginecologista logo que aparea qualquer sintoma como um corrimento fora do habitual e Realizar o exame preventivo anualmente; Tomar a vacina do HPV; Evitar o uso prolongando de plulas anticoncepcionais e Cigarro.

Cncer do colo do tero tem cura?


Segundo dados do INCA, o cncer do colo do tero quando detectado precocemente e quando devidamente tratado tem quase 100% de chances de cura.

Alguns cuidados so necessrios antes do exame, para que o material no seja contaminado, tais como no manter relao sexual pelo menos dois dias antes do exame, evitar duchas ntimas, no usar qualquer creme ou medicao vaginal, dessa forma estaremos contribuindo com um resultado preciso

Exame preventivo do cncer de colo uterino (Papanicolau)


O que ? um teste realizado para detectar alteraes nas clulas do colo do tero. Este exame tambm pode ser chamado de esfregao cervicovaginal e colpocitologia onctica cervical. O nome "Papanicolaou" uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o mtodo no incio do sculo. Esse exame a principal estratgia para detectar leses precocemente e fazer o diagnstico da doena bem no incio, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de sade da rede pblica que tenham profissionais capacitados. fundamental que os servios de sade orientem sobre o que e qual a importncia do exame preventivo, pois sua realizao peridica permite que o diagnstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por cncer do colo do tero. O exame preventivo indolor, simples e rpido. Pode, no mximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa tcnica e de forma delicada. Para garantir um resultado correto, a mulher no deve ter relaes sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar tambm o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores realizao do exame. importante tambm que no esteja menstruada, porque a presena de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grvidas tambm podem se submeter ao exame, sem prejuzo para sua sade ou a do beb. Como feito o exame? para a coleta do material, introduzido um instrumento chamado espculo na vagina (conhecido popularmente como bico de pato, devido ao seu formato); o mdico faz a inspeo visual do interior da vagina e do colo do tero; a seguir, o profissional provoca uma pequena escamao da superfcie externa e interna do colo do tero com uma esptula de madeira e uma escovinha; as clulas colhidas so colocadas numa lmina para anlise em laboratrio especializado em citopatologia. Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo? Toda mulher que tem ou j teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo peridico, especialmente as que tm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Aps dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada trs anos. O que fazer aps o exame? A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatrio, posto ou centro de sade) na data marcada para saber o resultado e receber instrues. To importante quanto realizar o exame buscar o resultado e apresent-lo ao mdico. Resultados Se o exame acusou: Negativo para cncer: se esse for o primeiro resultado negativo, a mulher dever fazer novo exame preventivo um ano depois. Se ela j tem um resultado negativo no ano anterior, dever fazer o prximo exame preventivo daqui a trs anos; Alterao (NIC I): repetir o exame seis meses depois; outras alteraes (NIC II e NIC III): o mdico decidir a melhor conduta. A mulher precisar fazer outros exames, como a colposcopia (exame feito com o colposcpio: aparelho com lentes de aumento e cmera para visualizar o colo do tero, vagina, perneo); infeco pelo HPV: dever repetir o exame seis meses depois; amostra insatisfatria: a quantidade de material no deu para fazer o exame. Ela deve repetir o exame logo que for possvel. Independente desses resultados, a mulher pode ter alguma outra infeco que ser tratada. Deve seguir o tratamento corretamente e, s vezes pode ser preciso que o seu parceiro tambm receba

tratamento. Nesses casos, bom que ele v ao servio de sade receber as orientaes diretamente dos profissionais de sade. Obs.: Os sintomas do cncer do colo do tero s aparecero em fase j adiantada da doena: sangramento e dor nas relaes sexuais.

Alguns cuidados so necessrios antes do exame, para que o material no seja contaminado, tais como no manter relao sexual pelo menos dois dias antes do exame, evitar duchas ntimas, no usar qualquer creme ou medicao vaginal, dessa forma estaremos contribuindo com um resultado preciso

Potrebbero piacerti anche