Sei sulla pagina 1di 5

DITADURA MILITAR (1964-1985)

Militares no poder A ruptura com o regime democrtico


Logo aps a deposio do presidente Joo Goulart, em 2 de abril de 1964, o controle poltico do pas ficou sob a direo geral das Foras Armadas. Cada uma de suas corporaes (Exrcito, Marinha e Aeronutica), no mesmo dia, indicou um representante para formar o chamado Comando Supremo da Revoluo, que conduziria o pas durante duas semanas. Segundo os novos comandantes do pas, a interveno militar teria carter provisrio, tendo como principais objetivos: Restabelecer a ordem social Conter o avano do comunismo e da corrupo Retomar o crescimento econmico

Autoritarismo
Por meio dos chamados Atos Institucionais (AI), os governos militares restringiram as liberdades democrticas. Desde o incio, impuseram censura aos meios de comunicao. Muitos brasileiros que se opunham a essa situao foram perseguidos, presos, exilados, torturados ou mortos pelos rgos de represso poltica.

Desenvolvimentismo e concentrao de renda


Os governos militares abandonaram o nacionalismo reformista que marcou os governos de Vargas e Jango. Em seu lugar, adotou-se um modelo econmico desenvolvimentista, baseado na aliana entre: Burocracia tcnica estatal (militar e civil) Grandes empresrios estrangeiros Grandes empresrios nacionais Esse modelo conduziu modernizao da economia, mas tambm concentrao de renda nas classes alta e mdia e marginalizao da classe baixa.

Governo CASTELO BRANCO (1964-1967)


Em 9 de abril de 1964, o Comando Militar decretou o Ato Institucional n1 (AI-1), que modificava a Constituio em vigor (1946) e dava ao Executivo Federal poderes para: Cassar mandatos de parlamentares Suspender direitos polticos de qualquer cidado Realizar outras modificaes Constituio Decretar o estado de stio (suspenso temporria de direitos e garantias individuais previstos na Constituio) sem a aprovao do Congresso No dia seguinte, o Comando pressionou o Congresso Nacional a eleger o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco como presidente.

Apoio dos Estados Unidos



Reconhecimento pelas autoridades governamentais dos EUA e apoio de grandes empresrios brasileiros e diretores de empresas multinacionais Doutrina de Segurana Nacional, por meio da qual o governo assumia o compromisso de combater as idias comunistas, que era o objetivo dos norte-americanos durante a Guerra Fria, ainda mais depois da Revoluo Cubana Represso policial contra vrias entidades nacionais: sindicatos foram fechados e a UNE (Unio Nacional dos Estudantes) foi invadida Centenas de pessoas tiveram seus mandatos cassados e direitos polticos suspensos Rompimento de relaes diplomticas com Cuba Extino da Lei da Remessa de Lucros (feita por Jango), permitindo que as multinacionais enviassem seus lucros para o exterior

Medidas econmicas impopulares

Programa de Ao Econmica do Governo (PAEG): combate inflao mediante favorecimento do capitalismo estrangeiro, restries ao crdito e reduo dos salrios dos trabalhadores, que ainda perderam o direito de estabilidade no emprego, foram reprimidos em suas tentativas de protestos e sofreram interveno nos sindicatos

Escalada autoritria

Ato Institucional n (AI-2): (outubro de 1965) estabelecia eleio indireta (pelo Congresso) para presidente e extinguia todos os partidos polticos existentes

Ato Institucional n3 (AI-3): (fevereiro de 1966) fim das eleies diretas para governadores e prefeitos; o presidente indicaria os governadores, que por sua vez escolheriam os prefeitos Ato Institucional n4 (AI-4): (dezembro de 1966) dava ao governo poderes para elaborar uma nova Constituio. A Constituio de 1967 incorporou a legislao criada pelo regime militar, em que fortaleceu o poder do presidente da Repblica e enfraqueceu o Legislativo e o Judicirio Lei de Segurana Nacional: (maro de 1967) instrumento jurdico que determinava as pessoas que se opunham ao governo como inimigos da ptria

Bipartidarismo
Aps o decreto do AI-2, o governo determinou como seria a organizao partidria no Brasil. Haveria apenas dois partidos: Arena (Aliana Renovadora Nacional) apoio ao governo (futuro PDS) MDB (Movimento Democrtico Brasileiro) oposio ao governo (futuro PMDB)

Governo COSTA E SILVA (1967-1969)


Ao final do governo de Castelo Branco, o marechal Artur da Costa e Silva foi escolhido como presidente pelo alto comando militar, cuja escolha foi reiterada pelos polticos da Arena, que eram maioria no Congresso Nacional.

Movimentos de protesto

Estudante (passeatas) Operrios (greves) Polticos de oposio (Carlos Lacerda, que tinha apoiado o golpe de 64, queria formar uma frente ampla de oposio) Padres progressistas Intelectuais e artistas (...) Vem, vamos embora que esperar no saber/Quem sabe faz a hora, no espera acontecer (...) Tropiclia (Gilberto Gil e Caetano Veloso) Passeata dos Cem Mil

Ato Institucional n5 (AI-5)


Foi um dos mais terrveis instrumentos normativos lanados pelo regime militar. Era o fechamento poltico intenso, defendido pela vertente linha dura do governo militar. Em dezembro de 1968, determinou o fechamento do Congresso e a cassao do mandato de Mrcio Moreira Alves, que havia proposto um boicote marcha de 7 de setembro como forma de protesto contra a violncia policial. O AI-5 conferia ao presidente da Repblica amplos poderes para perseguir e reprimir as oposies. Seus atos no podiam sequer ser submetidos a exames do Judicirio. O governo Costa e Silva fechou o Congresso por tempo indeterminado, cassou o mandato de centenas de polticos e afastou quatro ministros do Supremo Tribunal Federal.

Governo da Junta Militar


Quando Costa e Silva foi obrigado a se afastar da presidncia por razes de sade, seu vice Pedro Aleixo foi impedido de assumir: os militares no queriam um civil no poder. Assim, de agosto a outubro de 1969 o pas foi governado por uma Junta Militar composta dos ministros da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica. Ao final do mandato, o Congresso Nacional foi reaberto.

Governo MDICI (1969-1974)


Reconhecendo a impossibilidade de Costa e Silva reassumir a presidncia, o alto comando militar indicou Emlio Garrastazu Mdici como seu sucessor. O governo Mdici representou os anos de chumbo da ditadura, sendo o perodo em que o poder ditatorial e a violncia repressiva do governo chegaram ao seu auge. Mas o governo militar procurou esconder da populao o combate violento que moveu contra grupos sociais, de diversas tendncias polticas, que se opunham ditadura.

Luta armada
Com o fechamento poltico, alguns grupos opositores no viram outra sada seno se lanar na luta armada. Assim, promoveram diversas aes de guerrilha, como assaltos a bancos, em busca de dinheiro para financiar a luta poltica, e seqestros de diplomatas estrangeiros para troc-los por companheiros presos e torturados (filme O que isso, companheiro?).

Propaganda do governo
Para divulgar seus projetos, o governo militar passou a utilizar a televiso.

Milagre econmico/brasileiro
Perodo marcado por grandes projetos de integrao nacional, como a Transamaznica, e de expanso do desenvolvimento. A economia passou a crescer a altas taxas, tendo como base o aumento da produo industrial (automobilstica), o crescimento na gerao de energia eltrica, o crescimento das exportaes e a acentuada utilizao de capitais estrangeiros. A contrapartida desse crescimento foi o arrocho salarial, diante do qual os trabalhadores e os sindicatos no podiam reagir, devido represso poltica. A concentrao de renda aumentou. Frase de Mdici: A economia vai bem, mas o povo vai mal.

Produo da imagem
Para encobrir a violncia e promover uma percepo positiva do governo, os chefes militares investiram muito numa propaganda destinada a criar, na maioria da populao, a imagem de um governo srio e competente e de uma pas prspero e pacfico. Ufanismo: espcie de otimismo nacionalista. No caso do Brasil, pode-se afirmar que o ufanismo a atitude ou posio tomada por determinados grupos que enaltecem o potencial brasileiro, suas belezas naturais, riquezas e potenciais. Mas que acabavam por extrapolar ao se vangloriar desmedidamente, muitas vezes expondo o pas a uma situao que seria interpretada por outros como arrogncia e vaidade. Brasil, ame-o ou deixe-o. Eu te amo meu Brasil, eu te amo!/Meu corao verde, amarelo, branco, azul anil/Eu te amo, meu Brasil, eu te amo! /Ningum segura a juventude do Brasil Copa do Mundo de 1970, conquistada pelo Brasil Ningum mais segura este pas!

Incio da crise econmica


O milagre durou pouco: 1973: crise mundial do petrleo Inflao comeou a subir Aumento vertiginoso da dvida externa Estava provado que a ditadura no garantia o desenvolvimento. As oposies polticas foram lentamente se reorganizando e passaram a exigir, cada vez mais, a volta da democracia.

Governo GEISEL (1974-1979)


Terminado o mandato de Mdici, o alto comando militar indicou o general Ernesto Geisel, que foi eleito pelo Colgio Eleitoral com os votos da Arena, apesar de uma tentativa de contra candidatura de Ulysses Guimares, do MDB. Geisel fazia parte dos militares sobornne e favorveis devoluo gradual do poder aos civis. O novo presidente dizia-se disposto a promover um processo gradual, lento e seguro de abertura democrtica.

Pragmatismo na poltica externa


A dependncia econmica do Brasil em relao ao alinhamento incondicional aos EUA foi substitudo, atravs do Itamaraty (Ministrio de Relaes Exteriores), pelo estabelecimento de relaes bilaterais com pases africanos, asiticos e europeus. Tambm restabeleceu relaes diplomticas com a China comunista e reconheceu a legitimidade da Organizao para a Libertao Palestina (OLP).

Desenvolvimentismo
II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), com o objetivo de diminuir a dependncia externa do pas. Previa a expanso da indstrias de bens de produo (mquinas, equipamentos pesados, ao, cobre, energia eltrica etc.), exigindo o investimento de grandes recursos financeiros.

Produo energtica

Em resposta crise do petrleo, o governo: Iniciou a construo de grandes hidreltricas projetadas havia tempo, como as usinas de Tucuru (rio Tocantins) e Itaipu (rio Paran) Fez o Programa Nacional do lcool (Prolcool), em 1975, com o propsito de incentivar a produo de lcool no Brasil, a fim de substituir a gasolina Fez o Programa Nuclear Brasileiro, em 1975, em acordo com a Alemanha Ocidental para a instalao de uma usina de enriquecimento de urnio, alm de centrais termonucleares

Dificuldades econmicas
Para colocar em prtica o plano de desenvolvimentismo, houve gastos bilionrios, que aliados crise do petrleo de 1979 levaram a novos emprstimos no exterior, aumentando ainda mais a dvida externa.

Vaivm da abertura poltica


No plano poltico, o governo Geisel deu incio ao processo de abertura ou distenso poltica do regime militar. Diminuiu a censura severa sobre os meios de comunicao e garantiu a realizao de eleies livres para senador, deputado e vereador em 1974.

Restries poltico-eleitorais

Lei Falco: (1976) limitava a propaganda eleitoral, no rdio e na televiso Pacote de Abril: (1977) fechou o Congresso por duas semanas e determinou uma srie de medidas autoritrias, em que uma delas determinava a escolha de um tero dos senadores por eleies indiretas (senadores binicos)

Revogao do AI-5
Em outubro de 1978, Geisel revogou o AI-5 e todos os outros Atos Institucionais que marcaram a legislao arbitrria da ditadura.

Governo FIGUEIREDO (1979-1985)


Em uma eleio indireta feita no Colgio Eleitoral (antes Congresso Nacional), o candidato da Arena Joo Baptista de Oliveira Figueiredo venceu o general Euler Bentes Monteiro do MDB.

Processo de redemocratizao
Diante das presses de grande parte da sociedade (sindicatos de trabalhadores, grupos de empresrios, Igreja, associaes artstica e cientfica, organizaes estudantis e de advogados, universidades e imprensa), Figueiredo assumiu o compromisso de realizar a abertura poltica e reinstalar a democracia no Brasil.

Movimento Sindicalista
Durante o processo de abertura poltica, destacou-se o surgimento no pas de um novo sindicalismo, de perfil oposicionista em relao s diretrizes governamentais. Esse movimento liderou as primeiras greves operrias contra o achatamento dos salrios e o autoritarismo do governo militar.

Lei da anistia

Promulgada em agosto de 1979: Os presos polticos da ditadura militar puderam ser liberados Muitos dos brasileiros exilados tiveram a possibilidade de regressar ao pas As pessoas e os polticos que haviam tido os direitos cassados foram reabilitados em sua cidadania

Fim do bipartidarismo
Lei Orgnica dos Partidos, de 1979, que estabeleceu o pluripartidarismo no pas. Assim, a Arena e o MDB foram terminados e surgiram vrios outros partidos: PDS (antiga Arena), PMDB (antigo MDB), PT, PTB, PDT e PP. O governo tambm decretou eleies diretas para governador (1982).

Crise econmica

Dvida externa Inflao Desemprego

Eleies para governador


Depois de 18 anos de ditadura, em 15 de maro de 1983 assumiram o poder nos estados novos governadores, eleitos pelo voto direto. Com fora renovada, as oposies polticas passaram a exigir eleies diretas para presidente da Repblica e a volta dos civis ao poder.

CAMPANHA DIRETAS-J!

Emenda Dante de Oliveira: proposta pelo deputado Dante de Oliveira, em abril de 1983, consistia em estabelecer eleies diretas para presidncia, pondo fim ao Colgio Eleitoral criado na ditadura. Apesar das inmeras campanhas nacionais a favor da emenda, ela foi rejeitada no Congresso. Eleies de 1984: de forma indireta, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil, vencendo Paulo Maluf. Com a morte de Tancredo, seu vice Jos Sarney assume em 1985, e aprova a Emenda Dante de Oliveira.

Potrebbero piacerti anche