Sei sulla pagina 1di 3

Teoria da Sexualidade

Freud em suas investigaes na prtica clnica sobre as causas e funcionamento das neuroses, descobriu que a grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivduos, isto , na vida infantil estavam as experincias de carter traumtico, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais e, confirmava-se, desta forma, que as ocorrncias deste perodo de vida deixam marcas profundas na estruturao da personalidade. As descobertas colocam a sexualidade no centro da vida psquica e desenvolvido o segundo conceito mais importante da teoria psicanaltica: a sexualidade infantil. Estas afirmaes tiveram profundas repercusses na sociedade puritana da poca pela concepo vigente de infncia "inocente". "Os principais aspectos destas descobertas so: 1. A funo sexual existe desde o princpio de vida, logo aps o nascimento e no s a partir da puberdade como afirmavam as idias dominantes. 2. O perodo da sexualidade longo e complexo at chegar a sexualidade adulta, onde as funes de reproduo e de obteno de prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. Esta afirmao contrariava as idias predominantes de que o sexo estava associado, exclusivamente a reproduo. 3. A libido, nas palavras de Freud, a "energia dos instintos sexuais e s deles" (2). Foi no segundo dos "Trs ensaios de sexualidade" das obras completas, que Freud postulou o processo de desenvolvimento psicossexual, o indivduo encontra o prazer no prprio corpo, pois nos primeiros tempos de vida, a funo sexual est intimamente ligada sobrevivncia. O corpo erotizado, isto , as excitaes sexuais esto localizadas em partes do corpo (zonas ergenas) e h um desenvolvimento progressivo tambm ligado as modificaes das formas de gratificao e de relao com o objeto, que levou Freud a chegar nas fases do desenvolvimento sexual:

Fase oral ( 0 a 2 anos) - a zona de erotizao a boca e o prazer ainda est ligado ingesto de alimentos e excitao da mucosa dos lbios e da cavidade bucal. Objetivo sexual consiste na incorporao do objeto (3).

Fase anal (entre 2 a 4 anos aproximadamente) - a zona de erotizao o nus e o modo de relao do objeto de "ativo" e "passivo", intimamente ligado ao controle dos esfncteres (anal e uretral). Este controle uma nova fonte de prazer.

Acontece entre 2 e 5 anos o complexo de dipo, e em torno dele que ocorre a estruturao da personalidade do indivduo. No complexo de dipo, a me o objeto de desejo do menino e o pai (ou a figura masculina que represente o pai) o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. Ele procura ento assemelhar-se ao pai para "ter" a me, escolhendo-o como modelo de comportamento, passando a internalizar as regras e as normas sociais representadas e impostas pela autoridade paterna. Posteriormente por medo do pai, "desiste" da me, isto , a me "trocada" pela riqueza do mundo social e cultural e o garoto pode, ento, participar do mundo social, pois tem suas regras bsicas internalizadas atravs da identificao com o pai. Este processo tambm ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificao. Freud fala em dipo feminino (2).

Fase flica - a zona de erotizao o rgo sexual. Apresenta um objeto sexual e alguma convergncia dos impulsos sexuais sobre esse objeto. Assinala o ponto culminante e o declnio do complexo de dipo pela ameaa de castrao. No caso do menino, a fase flica se caracteriza por um interessse narcsico que ele tem pelo prprio pnis em contraposio descoberta da ausncia de pnis na menina. essa diferena que vai marcar a oposio flico-castrado que substitui, nessa fase, o par atividadepassividade da fase anal. Na menina esta constatao determina o surgimento da "inveja do pnis" e o conseqente ressentimento para com a me "porque esta no lhe deu um pnis, o que ser compensado com o desejo de Ter um filho. (3)

Em seguida vem um perodo de latncia, que se prolonga at a puberdade e se caracteriza por uma diminuio das atividades sexuais, como um intervalo.

Fase Genital - E, finalmente, na adolescncia atingida a ltima fase quando o objeto de erotizao ou de desejo no est mais no prprio corpo, mas em um objeto externo ao indivduo - o outro. Neste momento meninos e meninas esto conscientes de suas identidades sexuais distintas e comeam a buscar formas de satisfazer suas necessidades erticas e interpessoais. (1)

Referncias bibliogrficas: (1) Fadiman, J e Frager, R - Teorias da Personalidade; Harbra editora (2) Bock, A. M., Furtado, O. e Teixeira, M. L. - Psicologias - Uma Introduo ao estudo de Psicologia - Editora Saraiva (3) Garcia-Roza,L.A. - Freud e o inconsciente - Jorge Zahar Editor http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~luciane.real/trilha/fasesdodesenvolvimen to/teoriadasexualidade.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-14982012000100010&script=sci_arttext

Potrebbero piacerti anche