Sei sulla pagina 1di 4

O pensamento poltico de Thomas Hobbes

Hobbes quis fundar a sua filosofia poltica sobre uma construo racional da sociedade, que permitisse explicar o poder absoluto dos soberanos. Mas as suas teses, publicadas ao longo dos anos, e apresentadas na sua forma definitiva no Leviat, de 1651, no foram bem aceitas, nem por aqueles que, com Jaime I (o primeiro rei Stuart de Inglaterra), defendiam que o que diz respeito ao mistrio do poder real no devia ser debatido, nem pelo clero anglicano, que j em 1606 tinha condenado aqueles que defendiam que os homens erravam pelas florestas e nos campos at que a experincia lhes ensinou a necessidade do governo. A justificao de Hobbes para o poder absoluto estritamente racional e friamente utilitria, completamente livre de qualquer tipo de religiosidade e sentimentalismo, negando implicitamente a origem divina do poder. O que Hobbes admite a existncia do pacto social. Esta a sua originalidade e novidade. Hobbes no se contentou em rejeitar o direito divino dos soberanos, fez tbua rasa de todo o edifcio moral e poltico da Idade Mdia. A soberania era em Hobbes a projeo no plano poltico de um individualismo filosfico ligado ao nominalismo, que conferia um valor absoluto vontade individual. A concluso das dedues rigorosas do pensador ingls era o gigante Leviat, dominando sem concorrncia a infinidade de indivduos, de que tinha feito parte inicialmente, e que tinham substitudo as suas vontades individuais dele, para que, pagando o preo da sua dominao, obtivessem uma proteo eficaz. Indivduos que estavam completamente entregues a si mesmos nas suas atividades normais do dia-a-dia. Infinidade de indivduos, porque no se encontra em Hobbes qualquer referncia nem clula familiar, nem famlia alargada, nem to-pouco aos corpos intermdios existentes entre o estado e o indivduo, velhos resqucios da

Idade Mdia. Hobbes refere-se a estas corporaes no Leviat, mas para criticlas considerando-as pequenas repblicas nos intestinos de uma maior, como vermes nas entranhas de um homem natural. Os conceitos de densidade social e de interioridade da vida religiosa ou espiritual, as noes de sociabilidade natural do homem, do seu instinto comunitrio e solidrio, da sua necessidade de participao, so completamente estranhos a Hobbes. aqui que Hobbes se aproxima de Maquiavel e do seu empirismo radical, ao partir de um mtodo de pensar rigorosamente dedutivo. A humanidade no estado puro ou natural era uma selva. A humanidade no estado social, constitudo por sociedades civis ou polticas distintas, por estados soberanos, no tinha que recear um regresso selva no relacionamento entre indivduos, a partir do momento em que os benefcios consentidos do poder absoluto, em princpio ilimitado, permitiam ao homem deixar de ser um lobo para os outros homens. Aperfeioando a tese de Maquiavel, Hobbes defende que o poder no um simples fenmeno de fora, mas uma fora institucionalizada canalizada para o direito (positivo), - a razo em acto de R. Polin - construindo assim a primeira teoria moderna do Estado. Deste Estado, sua criao, os indivduos no esperam a felicidade mas a Paz, condio necessria realizao da felicidade. Paz que est subordinada a um aumento considervel da autoridade - a do Soberano, a da lei que emana dele. Mas, mesmo parecendo insacivel, esta inveno humana com o nome de um monstro bblico, no reclama o homem todo. De fato, em vrios aspectos o absolutismo poltico de Hobbes aparece como uma espcie de liberalismo moral. Hobbes mostra-se favorvel ao desenvolvimento, sob a autoridade ameaadora da lei positiva, das iniciativas individuais guiadas unicamente por um interesse individual bem calculado, e por um instinto racional aquisitivo.

O Leviat
No Leviat Hobbes parte do princpio de que os homens so egostas e que o mundo no satisfaz todas as suas necessidades, defendo por isso que no Estado Natural, sem a existncia da sociedade civil, h necessariamente competio entre os homens pela riqueza, segurana e glria. A luta que se segue a guerra de todos contra todos, na clebre formulao de Hobbes, em que por isso no pode haver comrcio, indstria ou civilizao, e em que a vida do homem solitria, pobre, suja, brutal e curta. A luta ocorre porque cada homem persegue racionalmente os seus prprios interesses, sem que o resultado interesse a algum. Como que se pode terminar com esta situao ? A soluo no apelar moral e justia, j que no estado natural estas idias no fazem sentido. O nosso raciocnio leva-nos a procurar a paz se for possvel, e a utilizar todos os meios da guerra se a no conseguirmos. Ento como que a paz conseguida. Somente por meio de um contrato social. Temos que aceitar abandonar a nossa capacidade de atacar os outros em troca do abandono pelos outros do direito de nos atacarem. Utilizando a razo para aumentar as nossas possibilidades de sobrevivncia, encontramos a soluo. Sabemos que o contrato social resolver os nossos problemas. A razo leva-nos a desejar tal acordo. Mas como realiz-lo? A nossa capacidade de raciocinar diz-nos que no podemos aceit-lo enquanto os outros o no fizerem tambm. Nem um contrato prvio, muito menos a promessa, so suficientes para pr em prtica o acordo. que, baseando-nos no nosso prprio interesse, s manteremos os contratos ou as nossa promessas se for do nosso interesse. Uma promessa que no pode ser obrigada a ser cumprida no serve para nada. Assim ao realizar o contrato social, temos que estabelecer um mecanismo que o obrigue a ser cumprido. Para o conseguirmos temos de entregar o nosso poder a uma ou a vrias pessoas que punam quem quebrar o contrato. A esta pessoa

ou grupo de pessoas Hobbes chama soberano. Pode ser um indivduo, uma assemblia eleita, ou qualquer outra forma de governo. A essncia da soberania consiste unicamente em ter o poder suficiente para manter a paz, punindo aqueles que a quebram. Quando este soberano - o Leviat do ttulo - existe , a justia passa a ter sentido j que os acordos e as promessas passam a ser obrigatoriamente cumpridos. A partir deste momento cada membro tem razo suficiente para ser justo, j que o soberano assegura que os que cumprirem os acordos sero convenientemente punidos.

FONTE: http://www.arqnet.pt/portal/teoria/hobbes.html COMO SOBREVIVER A UM ATAQUE CARDACO QUANDO SOZINHO Como muitas pessoas esto sozinhas quando sofrem um ataque cardaco, sem ajuda, a pessoa cujo corao est... batendo indevidamente e que comea a se sentir fraco, tem apenas cerca de 10 segundos antes de perder a conscincia. No entanto, essas vtimas podem ajudar a si mesmos tossindo repetidamente e vigorosamente. Uma respirao profunda deve ser efetuada antes de cada tosse, e a tosse deve ser profunda e vigorosa, prolongada como se produzida no interior do trax. A respirao e a tosse devem ser repetidas a cada dois segundos, sem parar, at que a ajuda chegue, ou at que sinta que o corao est batendo normalmente. Respiraes profundas obtm oxignio para os pulmes e os movimentos de tosse pressionam o corao e mantm o sangue circulante. A presso de compresso sobre o corao tambm ajuda a recuperar o ritmo normal. Desta forma, vtimas de ataque cardaco podem chegar a um hospital. Diga a muitas outras pessoas sobre isso. Isso pode salvar suas vidas! Um cardiologista diz que se todos que receberem este e-mail enviarem para 10 pessoas, voc pode apostar que ns vamos salvar pelo menos uma vida.

Potrebbero piacerti anche