Sei sulla pagina 1di 7

A FUNO DO DOCENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Camila Lobo dos Santos Glauco Spena Marta Moura

Resumo - A educao no Brasil apresenta vrias dificuldades, como por exemplo, a falta de polticas sociais de integrao que conscientizam os estudantes sobre a importncia da educao em suas vidas, ficando essa tarefa na mo dos educadores. O presente artigo busca proporcionar uma reflexo, atravs de reviso bibliogrfica, do papel do professor de ensino pblico no processo educativo, demonstrando a responsabilidade do professor perante a formao de seus educandos. Espera-se que a partir desta reflexo o docente conscientize-se de seu papel na formao de seus alunos, melhorando a qualidade do ensino. Palavras-chave: Docente. Ensino Pblico. Aprendizagem.

1. INTRODUO O presente artigo busca proporcionar uma reflexo sobre a funo do professor no processo ensino-aprendizagem e ser fundamentado atravs de reviso bibliogrfica, a partir de livros e monografias referentes ao assunto em discusso. A principal questo a ser respondida como o conhecimento do papel do professor pode contribuir para a melhoria do ensino, nas escolas pblicas? Entendemos o professor como a figura mais importante do processo educativo, em todas as suas esferas. Cabe ao mestre a incumbncia de ensinar, orientar, estimular e incentivar crianas e jovens a descobrir suas potencialidades. A essncia da razo de existir do professor a educao tomada em seu sentido integral. No h mais espao para professores que trabalham apenas contedos especficos, aguardando que outro profissional ensine fundamentos de tica, solidariedade e verdade, pois esses valores e sua fixao so

responsabilidade de todos (ANTUNES, 2002, p.108).

O professor tem como dever participar do processo de formao da opinio pblica, transmitindo todo conhecimento e toda racionalidade que for capaz (POMBO, 2000, p.72). Sem o educador seria impossvel conceber a sociedade e sua contnua evoluo cultural e cientfica. Afinal, todas as reas do conhecimento humano dependem do professor para serem apreendidas com eficcia e colocadas em prtica com competncia e habilidade.

2. O PROFESSOR E O ATO DE ENSINAR Com as mudanas que esto ocorrendo na sociedade, como a banalizao da informao, a revoluo digital, da nova poltica, da nova economia e dos desequilbrios familiares, torna-se necessrio que o professor faa dos contedos habituais de suas disciplinas instrumentos, que alm de qualificarem para a vida, estimulem capacidade e competncias, com o intuito de estimular todas as inteligncias de seus alunos (ANTUNES, 2002, p.47). O professor deve se reconstruir, criando no aluno um ser crtico, auxiliando na formao de sua personalidade. Valorizando a luta pelo seu espao na sociedade, derrubando barreiras e vencendo obstculos que a vida possa lhe proporcionar. Se os docentes tm a inteno de estimular em seus alunos o amor pelo saber e o respeito pela diversidade e criao, devem buscar o contraste crtico e reflexivo (GMEZ, 2001, p.304). Segundo Pombo (2000, p.80), o educador deveria ter por objetivo preparar adultos livres de traumas psicolgicos, pessoas que no estivessem intencionadas de tirar dos outros a felicidade que delas prprias foi retirada. O professor deve ter um compromisso essencial com o aprendizado do aluno para que este obtenha sucesso em suas atividades. Dessa maneira, o docente precisa ter conhecimento no apenas da matria que administra, mas, sua formao deve estar pautada em um leque de conhecimentos quer sejam eles, sociais, polticos, econmicos ou culturais.

Deixando, assim para trs a lembrana de professores que ensinam exclusivamente as disciplinas da grade curricular, levando os educandos a adquirir algumas qualificaes essenciais para a vida, como saber pensar, falar, ouvir, ver, analisar, criticar e principalmente ser capaz de tomar decises (ANTUNES, 2002, p.47).

3. BARREIRAS DO ENSINO PBLICO O poder federal tem a responsabilidade de induzir polticas educacionais para o pas, que devem ser aplicadas pelos dirigentes estaduais e municipais, no caso da rede pblica. No Brasil, a educao apresenta vrios problemas e dificuldades, uma vez que o investimento por parte do governo no setor educacional nunca foi considerado suficiente, alm disso, existem poucas polticas sociais de integrao que conscientizam os estudantes sobre a importncia da educao em suas vidas, ficando essa tarefa na mo dos educadores (LUETKE, 2004, p.23). A falta de nimo e descrdito na educao devido aos poucos recursos financeiros investidos pelo governo, leva as pessoas a desacreditarem em uma proposta educacional de qualidade, desta forma observa-se que o conhecimento o enfoque para o desenvolvimento do entendimento necessrio para que o indivduo se torne um ser socivel, buscando assim bases nas informaes especficas e do cotidiano, elevando a qualidade de vida do homem que est inserido numa sociedade capitalista. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n. 9.394, o modo de avaliao dos estudantes foi alterado, instituindo-se o regime de progresso continuada, desse modo uma quantidade considervel de estudantes aprovada sem ter aprendido os contedos programticos mnimos e at mesmo, em alguns casos, sem saber ler e escrever. Torna-se funo do educador, contribuir para que seus educandos se conscientizem sobre a importncia da educao em suas vidas (LUETKE, 2004, p.24). Porm a atividade do docente estressante e a precariedade do sistema de ensino brasileiro, em especial, o ensino pblico mais um agravante para a sade

emocional do professor, onde a baixa ou nenhuma condio econmica dos alunos, reflexo da pssima distribuio de renda no pas, atrelada a problemas sociais como a violncia na escola e outros, causam desgastes, frustraes, angstias e auto-cobrana do professor, j que est diretamente ligado a esta situao no seu cotidiano de sala de aula, pois se encontra em contato constante com essa clientela de alunos possuidores de grandes problemas sociais e desgastes emocionais bastante relevantes. Todas essas dificuldades fazem com que muitos professores fiquem longe de dar o seu melhor e encontram-se to sobrecarregados de trabalho que se limitam a passar para os alunos apenas os contedos do currculo em vez de lhes darem uma formao (POMBO, 2000,p.81).

4. O PAPEL DO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO O sentido do ensino-aprendizagem depender do entusiasmo do educador, da fantasia, de se educar com alegria sem pensar nos problemas em que esto envolvidos sabendo separar a sala de aula do que se passa em sua vida particular. O que torna necessrio uma reflexo por parte dos educadores da importncia da sua atuao profissional e da necessidade de se tomar conhecimento de si mesmo. Dessa forma, Antunes (2002, p.109) complementa afirmando que essencial todo educador desenvolver a conscincia de sua profisso e o sentido de solidariedade e justia que a mesma expressa. Deixando claro o lado humano e cidado de cada professor, suscetvel de crtica e vido de aprimoramento profissional, envolvido na conscincia de um construtor da sociedade. Partindo deste principio pode-se considerar o docente como principal agente no processo de ensino, tendo um papel ativo na formao de seus alunos, auxiliando e incitando a reconstruo dos esquemas de pensamento, sentimento e comportamento de cada indivduo. Esta concepo inclui tanto despertar a ativa participao intelectual do prprio educando como facilitar o contraste com as formulaes alternativas das representaes crticas da cultura intelectual (GMEZ, 2001, p.300).

Os professores esto muitos presentes na vida de milhares de famlias, que lhes conferem a enorme responsabilidade pela educao de seus filhos, sabendo que, no faltar a sua atribuio e competncia. A profisso professor de suma importncia, para a sociedade, pois o profissional trabalha, para formar um estudante, pleno de uma cultura geral e de diversidade, de um conhecimento cientfico, de raciocnio lgico, capacidade de comunicao e trabalho em grupo, que seja reflexivo e capaz de aprender a aprender, de ser, fazer e conhecer, alm claro de ser criativo, habilidoso e competente.

5. CONSIDERAES FINAIS Partindo da realidade plenamente constatada que todos os alunos so diferentes, tanto em suas capacidades, quanto em suas motivaes, interesses, ritmos evolutivos, estilos de aprendizagem, situaes ambientais, entende-se que o processo ensino-aprendizagem muito complexo, pois nele esto includas inmeras variveis: aluno, professor, concepo e organizao curricular,

metodologias, estratgias e recursos. Portanto a aprendizagem do aluno no depende somente dele, e sim do grau em que a ajuda do professor esteja ajustada ao nvel que o aluno apresenta em cada tarefa de aprendizagem. Se o ajuste entre professor e aprendizagem do aluno for apropriado, o aluno aprender e apresentar progressos, qualquer que seja seu nvel. O docente tem o dever de estar preparado e ciente de sua principal funo e responsabilidade, que a de auxiliar na construo do aluno e no apenas um transmissor de contedos do currculo escolar. Conseqentemente os alunos no ficaro retidos somente em contedos, mas se preocuparo com a postura que devem ter para se relacionar com o conhecimento. Desta forma, considera-se que os educadores so responsveis pelo saberfazer em seu contexto educacional, construiro alunos e se construiro numa relao permanente e diria fundamentada na conscincia crtica, reflexiva e poltica, em que, cidados se transformaro e transformaro a sociedade, com novos olhares, novos pensamentos pautados num progresso ptrio. REFERNCIAS

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar. Novas maneiras de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Lei N. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Ministrio da Educao. Disponvel em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf >. Acesso em: 02 mar. 2009.

GMEZ, Prez A.I . A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

LUETKE, Rogelio Paulino. Professor educador para a cidadania: Estudo de caso da escola tcnica Tupy. Joinville: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004.

POMBO, Olga. Quatro textos excntricos. Filosofia da educao (Hannah Arendt, Eric Weil, Bertrand Russell e Ortega Y Gasset, seleo, traduo e prefcio). Lisboa: Relgio Dagua, 2000.

Potrebbero piacerti anche