Sei sulla pagina 1di 9

Mtodo dos Anis de Bad Ragaz ProfAlexandra Renosto Fisioterapia Aqutica

Padres de Membro Inferior


Padro: Extenso- aduo- rotao externa com extenso de joelho, isomtrico. Flexo - aduo - rotao externa com flexo de joelho, isotnico. O terapeuta permanece com as pernas abertas, aos ps do paciente. A mo direita do terapeuta segura lumbricalmente a planta do p esquerdo do paciente. Os dedos tocam a borda medial e o polegar, a borda lateral do p. O cotovelo direito do terapeuta est estabilizado contra sua prpria crista ilaca direita. A mo esquerda do terapeuta segura lumbricalmente, da lateral at o dorso do p direito do paciente. Os dedos seguram o lado medial da parte frontal do p. A perna esquerda aproximada (comando: torne-a rgida); uma trao simultnea da perna direita comea com o comando: puxe o p e artelhos para cima, dobre o joelho e puxe-o para o ombro esquerdo.

Prof. Alexandra Renosto

Padro: Extenso - abduo - rotao interna com extenso do joelho, isomtrico. Flexo - abduo - rotao interna com flexo do joelho, isotnico. O terapeuta permanece com as pernas abertas, aos ps do paciente. A mo direita do terapeuta segura lumbricalmente a planta do p esquerdo do paciente. Os dedos tocam a borda medial e o polegar, a borda lateral do p. O cotovelo direito do terapeuta est fixado contra sua prpria crista ilaca direita. A mo de esquerda do terapeuta segura o dorso do p direito do paciente; dedos permanecem na borda medial. A perna esquerda do paciente aproximada (comando: torne-a rgida), com uma trao simultnea da perna direita, iniciando-se com o comando: puxe o p e artelhos para cima, dobre a perna e puxe-a para cima e para fora.

Padro: Flexo - aduo - rotao externa com extenso do joelho, isomtrico. Extenso - aduo - rotao externa com flexo do joelho, isotnico. O terapeuta permanece com as pernas abertas ao lado da perna do paciente em contrao isomtrica. A mo direita do terapeuta segura lumbricalmente no dorso do p direito do paciente. Os dedos tocam a borda medial do p do paciente. A mo esquerda do terapeuta alcana a parte inferior da perna a ser estabilizada e segura a planta do p esquerdo. Uma pegada lumbrical na sola do p prxima ao quinto artelho utilizada para produzir a estimulao necessria para flexo plantar e inverso. A perna direita do paciente facilitada com trao com o comando: "fique". O comando do p esquerdo: empurre o p e artelhos contra a minha mo, dobre seu joelho e pressione o p para baixo e para dentro.

Prof. Alexandra Renosto

Padro: Flexo - abduo - rotao interna com extenso de joelho, isomtrico. Extenso - abduo - rotao interna com flexo de joelho, isotnico. O terapeuta permanece em p em uma postura estvel aos ps do paciente. A mo esquerda do terapeuta segura lumbricalmente a sola do p direito do paciente; os dedos buscam a medial. A mo direita do terapeuta segura o dorso do p esquerdo do paciente, com total supinao, dedos na borda medial. O MI esquerdo facilitado com trao, com o comando: "fique". O MI direito com o comando simultneo: pressione o p direito e artelhos contra a minha mo, dobre o joelho e traga o p para baixo e para fora.

Padro: Flexo - aduo - rotao externa com flexo do joelho e tronco, isotnico. Terapeuta permanece com as pernas abertas aos ps do paciente. Ambas as mos seguram da lateral at o dorso dos ps do paciente; os dedos tocam o lado medial dos ps e os polegares esto na quinta articulao metatarsofalangiana. O comando : "puxe para cima seus ps e artelhos, joelhos, ps juntos e cabea prxima dos joelhos".

Prof. Alexandra Renosto

Padro: Extenso - abduo - rotao interna com extenso do tronco e joelho, isotnico O terapeuta permanece com as pernas abertas aos ps do paciente. As duas mos seguram as solas dos ps em pronao. O comando : "empurre artelhos e ps contra as minhas mos, empurre suas pernas lateralmente na gua e leve sua cabea para trs.

Padro: Flexo - abduo - rotao interna com flexo de tronco e joelho, isotnico. O terapeuta permanece em p em uma postura estvel aos ps do paciente. As mos realizam uma pegada lateral sobre os dois ps juntos e se tocando. O comando : "puxe artelhos e ps para cima, dobre as pernas e tragaas para fora. Traga sua cabea para frente".

Prof. Alexandra Renosto

Padro: Extenso - aduo - rotao externa com extenso de joelho e tronco, isotnico. O terapeuta permanece com as pernas abertas aos ps do paciente e, com ambas as mos, realiza uma pegada lumbrical na sola dos ps do paciente. Comando: "empurre artelhos e ps contra as minhas mos, estenda as pernas e aproxime-as.

Padres de Tronco
Padro: Flexo lateral pura da coluna: trabalhando atravs dos cotovelos. O terapeuta permanece com as pernas abertas prximo cabea do paciente. Os dedos da mo esquerda esto no brao esquerdo do paciente e fazem uma trao cranial; a mo direita do terapeuta est no antebrao direito do paciente, realizando uma compresso caudal. Comando: "puxe as duas pernas para a esquerda, joelhos apontando para o teto".

Prof. Alexandra Renosto

Padro: Extenso - flexo lateral - rotao da coluna: trabalhando atravs dos cotovelos O terapeuta permanece com as pernas abertas prximo cabea do paciente. A plvis do paciente gira 30 para a direita. O terapeuta previne a rotao da parte superior do tronco do paciente mediante a presso dos cotovelos ainda na gua. Os dedos da mo esquerda do terapeuta tocam o brao esquerdo do paciente, realizando uma trao cranial, enquanto a mo direita realiza uma compresso caudal atravs do antebrao direito do paciente. Comando: "empurre artelhos e ps para baixo, puxe as pernas estendidas para trs".

Padro: Flexo lateral pura da coluna: trabalhando atravs das pernas estendidas O terapeuta permanece com suas pernas abertas entre as pernas abduzidas do paciente. O terapeuta segura com as duas mos ventrolateralmente as coxas do paciente. A parte inferior das pernas do paciente est nas axilas do terapeuta, o qual fixa a parte inferior das pernas contra seu prprio trax usando seus braos. A mo direita cruza a coxa axialmente at o quadril, enquanto a mo esquerda aplica uma trao. Comando: "puxe os braos na superfcie para sua direita".

Prof. Alexandra Renosto

Padro: Extenso - flexo lateral - rotao da coluna: trabalhando atravs das pernas estendidas O terapeuta permanece com suas pernas abertas entre as pernas abduzidas do paciente. O terapeuta segura com as duas mos ventrolateralmente a parte inferior das pernas do paciente. Os ps estendidos do paciente so fixados nas axilas entre o trax e os braos. O paciente gira o trax 30 para a esquerda. O brao direito do paciente sai da gua. A plvis no deve girar, sendo ento sustentada pelo terapeuta. Essa estabilizao deve ser mantida durante todo o exerccio. O terapeuta aplica uma trao na perna direita do paciente e uma toro axial na perna esquerda na direo do quadril. Comando: "puxe o corpo e estenda seus braos para trs".

Prof. Alexandra Renosto

Padro de Membro Superior


Padro: Abduo - rotao externa - flexo, isotnico O terapeuta permanece com as pernas abertas, do lado esquerdo do paciente, prximo cabea. A mo esquerda do terapeuta segura lumbricalmente de cima o dorso da mo esquerda do paciente. Polegar est na primeira articulao do polegar do paciente; dedos esto sobre a borda lateral da mo do paciente. A mo direita do terapeuta em concha, vinda de baixo, pousa sobre a escpula. Dedos apontam para a coluna. Comando: "abra a mo, empurre seu brao estendido para longe, gire o polegar para fora". Aduo- rotao interna - extenso, isotnico A posio final do padro anterior (abduo, rotao externa, flexo) a posio inicial para este padro. A mo esquerda do terapeuta segura lumbricalmente, de cima, o dorso da mo do paciente. Os dedos pousam na borda lateral da mo, polegar na articulao do polegar do paciente. Sua mo direita segura sobre o msculo peitoral esquerdo, com seus dedos aduzidos. Comando: "pegue na minha mo e gire-a, puxe seu brao estendido para o anel da plvis".

Prof. Alexandra Renosto

MTODO DOS ANIS DE BAD RAGAZ

Disciplina de Fisioterapia Aqutica Prof Alexandra Renosto

Prof. Alexandra Renosto

Potrebbero piacerti anche