Sei sulla pagina 1di 3

Circuito Integrado 741

Como so muitos os fabricantes do 741, h vrios cdigos de identificao possveis como: uA 741, LM741, NE741, MC741, CA741. O C.I. 741 um amplificador operacional e portanto um circuito integrado linear constitudo por um bloco amplificador de tenso de alto ganho baseado em transstores (bipolares ou fet) dotado de uma nica sada, porm de duas entradas, sendo uma inversora e uma no inversora. um dispositivo de baixa potncia. Identificao dos pinos de sada (pin out) do 741 (visto por cima)

1/5) Nalgumas aplicaes deve-se ligar um trim-pot externo que injecta uma tenso de correco de erro Offset Null. 2) Entrada inversora. 3) Entrada no inversora. 4) Alimentao negativa. 6) Sada do amplificador operacional. 7) Alimentao positiva. 8 ) No tem ligao interna nem funo externa (NC Not Connected)

O C.I. 741 a partir do correcto arranjo externo de componentes pode funcionar como: - Amplificador inversor (usando a entrada inversora) - Amplificador no inversor (usando a entrada no inversora) - Amplificador diferencial (usando as duas entradas) - Comparador de tenso (se sinais de idntica tenso forem aplicados simultaneamente s duas entradas a sada mostrar 0 Volt) - Oscilador - Filtro activo de frequncia

Devido aos transstores de entrada no serem idnticos, provocado um desbalanceamento interno que resulta numa tenso de sada, mesmo quando as entradas so iguais (essa tenso chamada OFF SET) para corrigir este erro liga-se um potencimetro ou trim-pot entre os terminais 1 e 5 que com um ajuste correcto possibilita o anulamento do erro de sada.

Parmetros e limites do 741

Tenso de alimentao Alimentao dupla e simtrica (Split)

Alimentao simples

limite inferior: +3V / -3V limite superior: +15V / -15V 6 Volt a 30 Volt Tenso de entrada UE < Vcc Ex: Se Vcc=+12/-12V a VE no deve ser superior a +10 /-10 V

Corrente de entrada Devido elevada impedncia de entrada, as correntes de polarizao das entradas so muito pequenas da ordem de 1 A. Tenso de sada Teoricamente: Umx sada = U alimentao Na prtica: Umx sada = U alimentao - 1 ou 2 V Corrente mxima de sada No mais do que 5 mA Dissipao de potncia 500 mW Ganho O ganho (sem realimentao) pode atingir 100.000. Frequncia mxima Pode trabalhar com sinais alternados de frequncia at cerca de 100 KHz, com uma possibilidade de ganho ainda considervel . Se f >= 1 MHz o ganho = 1 Impedncia de entrada Elevada (1 Mohm) ou centenas de Mohms (Amp.Op. com entradas FET) Impedncia de sada: Muito baixa (100 Ohm) A alimentao de um Amp.Op. deve ser dupla e simtrica. Essa diviso(split)da fonte deve-se frequente necessidade de um zero central para referencial, principalmente da tenso de sada. Essa especial configurao das linhas de alimentao permitem que tanto o nvel como a prpria polaridade do sinal obtido na sada do Amp.Op. possam deslocar-se tanto para cima quanto para baixo de um zero de referncia. Exemplos de circuitos:

Circuito Interno:

Potrebbero piacerti anche