Sei sulla pagina 1di 21

AULA Transmisso das Obrigaes

Noes Introdutrias

A Transmisso de crditos, das dvidas e da posio jurdica de qualquer dos contratantes fenmeno de grande relevncia prtica nas transaes comerciais. Na vida econmica, diversas so as hipteses em que a satisfao das obrigaes pecunirias no se concretiza em espcie.

A Transmisso da obrigao de uma pessoa a outra instrumento essencial para estimular a circulao de riquezas, prestigiando o crdito.

A transmisso das obrigaes poder ocorrer de duas formas:

Inter Vivos

Causa Mortis

A transmisso das obrigaes em razo da morte de uma das partes da relao jurdica obrigacional regida pelo Direito das Sucesses. J a transmisso por ato inter vivos a que interessa para fins de estudo no Direito Obrigacional e se manifesta em trs espcies de transmissode obrigaes:

Cesso de Crdito

Cesso de Dbito (Assuno de Dvida)

Cesso da posio Contratual

Basicamente, o que ocorre na Cesso de Crdito e na Assuno de dvida uma substituio subjetiva, isto , as partes sero outras pessoas que no as que inicialmente entabularam o negcio.

No haver qualquer alterao dos outros elementos da obrigao, que continuam os mesmos.

II

Cesso de Crdito

II. 1 - Conceito

Cesso de crdito uma das formas de se transmitir obrigaes sem que haja a extino da mesma. A cesso de crdito visa transmitir o crdito a terceiros, mas no se extingue a obrigao primitiva, ela continua existindo, mas com novas partes.

o negcio jurdico bilateral em que o credor transfere a um terceiro, a ttulo oneroso ou gratuito, os seus direitos na relao jurdica obrigacional, independentemente da anuncia do devedor.

Exemplo:

Contrato de Factoring. Nesse contrato, o faturizado transfere ao faturizador, no todo ou em parte, crditos decorrentes de suas atividades empresrias mediante pagamento de uma remunerao, consistente no

desconto sobre os respectivos valores, de acordo com os montantes dos crditos. Nesse contrato, os ttulos de crdito so vendidos por valores menores (TARTUCE, Flvio. Direito das Obrigaes e Responsabilidade Civil. So Paulo: Mtodo, 2006, p. 244).

II. 2 Partes

Cedente (Credor)

Cedido (Devedor)

Cessionrio (Terceiro que recebe o crdito)

A cesso de crdito, como negcio jurdico que , exige a capacidade plena do cedente, sob pena de invalidade. E se referir transmisso de bem imvel, por exemplo, a cesso de direito hereditrio (CC, art. 80, II), exige-se a venia conjugal, conforme art. 1.647 do CC.

II. 3 Requisitos de Validade

A cesso de crdito, como os demais negcios jurdicos em geral, para ser vlida, depende da capacidade das partes, da licitude do objeto e da forma legal.

A - Capacidade

Como a cesso importa alienao, o cedente h de ser pessoa capaz de praticar atos de alienao (necessrio que seja o titular do crdito para dele poder dispor).

O cessionrio (terceiro) deve ser pessoa no gozo da capacidade plena. Como, para o terceiro, a cesso importa aquisio de um direito, necessrio que rena condies para tomar o lugar do cedente.

Em caso de cesso efetuada por mandato, deve o mandatrio ter poderes especiais e expressos (CC, art. 661, 1).

Mesmo sendo dotadas de capacidade, algumas pessoas carecem de legitimao para adquirir crditos. O tutor e o curador, por exemplo, no podem constituir-se cessionrios de crditos contra, respectivamente, o pupilo e o curatelado. O mesmo se d com os testamenteiros e administradores, que tambm no podem adquirir crditos caso sob sua administrao esteja o direito correspondente, salvo se o contrato se constituir entre coerdeiros, em pagamento de dbitos, ou para a garantia de bens j pertencentes a essas pessoas (CC, art. 497, p.u. e art. 498). Por sua vez, os pais, no exerccio da administrao dos bens dos filhos menores, no podem efetuar a cesso sem prvia autorizao do juiz (CC, art. 1.691), por se tratar de ato que ultrapassa os limites da mera administrao.

Cumpre ressaltar que o falido e o inventariante s podem realizar a cesso de crdito mediante autorizao do juiz.

Igualmente, os pais e o tutor s podem realizar a cesso de crdito do menor com autorizao judicial (CC, art. 1691, 1748 e 1749, III do CC), sendo certo que a aludida cesso jamais poder ser gratuita; a cesso gratuita no pode ser autorizada pelo juiz.

Quanto ao tutor, no pode ser cessionrio do pupilo ainda que haja alvar judicial (CC, art. 1.749, III).

Se o crdito envolver direito real de garantia, como a hipoteca, necessrio ser o consentimento do outro cnjuge.

B - Objeto

Regra: Todos os crditos podem ser objetos de cesso, constem de ttulo ou no, vencidos ou por vencer, salvo se a isso se opuser a natureza da obrigao, a lei, ou a conveno com o devedor (CC, art. 286)

O crdito, por integrar o patrimnio do sujeito, poder ser transmitido. Por se tratar de bem incorpreo, a essa transmisso no se d o nome de alienao, que para bens corpreos, mas sim de cesso.

A cesso de crdito similar compra e venda. Esta, porm, versa sobre bens corpreos; ao passo que a cesso tem por objeto o crdito, que um bem incorpreo, isto , imaterial.

Excees:

Natureza da Obrigao relaes jurdicas de carter personalssimo e as de direito de famlia (nome, alimentos, etc.)

Ex.: Obrigaes alimentares (CC, art. 1707) e os crditos oriundos de salrios.

Lei vontade expressa do Legislador

Exemplos:

1. .Crditos j penhorados, aps a cincia, pelo credor, da penhora (CC, art. 298). 2. .herana de pessoa viva (CC, art. 426) 3. .Direito de preferncia em contratos de Compra e venda (CC, art. 520) 4. .Direito de Revogar a doao por ingratido do donatrio (CC, 560)

Admite-se a cesso de direito do autor de obras intelectuais (Lei 9.610/98, art. 49) e o exerccio do usufruto Art. 49. Os direitos de autor podero ser total ou parcialmente transferidos a terceiros, por ele ou por seus sucessores, a ttulo universal ou singular, pessoalmente ou por meio de representantes com poderes especiais, por meio de licenciamento, concesso, cesso ou por outros meios admitidos em Direito, obedecidas as seguintes limitaes:

I - a transmisso total compreende todos os direitos de autor, salvo os de natureza moral e os expressamente excludos por lei;

II - somente se admitir transmisso total e definitiva dos direitos mediante estipulao contratual escrita;

III - na hiptese de no haver estipulao contratual escrita, o prazo mximo ser de cinco anos;

IV - a cesso ser vlida unicamente para o pas em que se firmou o contrato, salvo estipulao em contrrio;

V - a cesso s se operar para modalidades de utilizao j existentes data do contrato;

VI - no havendo especificaes quanto modalidade de utilizao, o contrato ser interpretado restritivamente, entendendo-se como limitada apenas a uma que seja aquela indispensvel ao cumprimento da finalidade do contrato.

Art. 50. A cesso total ou parcial dos direitos de autor, que se far sempre por escrito, presume-se onerosa.

1 Poder a cesso ser averbada margem do registro a que se refere o art. 19 desta Lei, ou, no estando a obra registrada, poder o instrumento ser registrado em Cartrio de Ttulos e Documentos.

2 Constaro do instrumento de cesso como elementos essenciais seu objeto e as condies de exerccio do direito quanto a tempo, lugar e preo.

Art. 51. A cesso dos direitos de autor sobre obras futuras abranger, no mximo, o perodo de cinco anos.

Pargrafo nico. O prazo ser reduzido a cinco anos sempre que indeterminado ou superior, diminuindo-se, na devida proporo, o preo estipulado.

Conveno com o Devedor:

Exemplo: Clusula proibitiva de cesso

A clusula proibitiva da cesso no poder ser oposta ao cessionrio de boa-f, se no constar do instrumento da obrigao (CC, art. 286, segunda parte) C Forma

Negcio no-solene, sendo regida pela princpio da liberdade das formas, aperfeioando-se com o simples consentimento das partes (cedente e cessionrio).

No entanto, h algumas hipteses em que a cesso negcio solene, exigindo forma especial. Tal ocorre, por exemplo, com a cesso de direitos hereditrios e a cesso de crdito hipotecrio, que devem ser realizadas por escritura pblica (CC, art. 1793 e 289).

Eficcia perante terceiros:

Entre cedente e cessionrio, a cesso no depende de forma especial. Mas, para valer perante terceiros, dispe o art. 288 do CC, que a cesso seja celebrada por instrumento pblico ou por instrumento particular revestido das formalidades do 1 do art. 654, sendo certo que o art. 129, n. 9, da Lei 6.015/73, exige ainda que o instrumento seja inscrito no Registro Pblico.

Em suma, a eficcia perante terceiros depende do registro da cesso no Registro Pblico.

Eficcia perante o Devedor:

A cesso do crdito no tem eficcia em relao do devedor, seno quando a este notificada (art. 290 do CC).

Em termos prticos o seguinte: Antes de ter conhecimento da cesso, o devedor pode efetuar o pagamento ao antigo credor (cedente), porque a cesso ainda no lhe diz respeito (CC, art. 292). Aps a notificao, o pagamento s vlido se for feito ao cessionrio.

Dispensa-se a notificao em duas hipteses:

1. .Quando o devedor declara por escrito, pblico ou particular, que est ciente da cesso (CC, art. 290, segunda parte); 2. .Quando se tratar de ttulos ao portador, isto , transferveis por simples tradio manual.

Anote-se que o credor no pode ceder o crdito mais de uma vez, mas se o fizer valer a cesso feita ao cessionrio a quem se fez a entrega do ttulo (tradio), conforme preceitua o art. 291 do CC, salvo quando o crdito constar de escritura pblica, pois, nesse caso, prevalecer a prioridade da notificao (CC, art. 292, segunda parte), devendo o devedor efetuar o pagamento ao cessionrio da primeira notificao.

O devedor que notificado de mais de uma cesso, dever efetuar o pagamento ao cessionrio que lhe apresentar, alm do ttulo da cesso, o ttulo da obrigao cedida (CC, art. 292)

O devedor pode opor, tanto ao cedente como ao cessionrio, as excees que lhe competirem; assim sendo, poder alegar que j pagou a dvida, que ela se compensou, ou a existncia de vcios, tais como: o erro, dolo ou coao.

Se o devedor no o fizer nesse momento, no poder faz-lo mais tarde, porque o silncio equivale anuncia com os termos do negcio e revela seu proposito de pagar ao cessionrio a prestao objeto da cedncia.

Efeitos da Cesso:

A cesso de crdito produz duplo efeito:

1)Transferncia do crdito com todas as suas garantias e acessrios. Exemplo: o Crdito estava guarnecido por uma fiana, esta acompanhar o crdito cedido.

A cesso implica tambm na transferncia do direito de ao referente ao resguardo do respectivo crdito (No penhor, o cedente obrigado a entregar o objeto empenhado ao cessionrio).

2)Obrigao de o cedente responder pela existncia do crdito poca do negcio. Exemplo: Se o crdito for nulo ou falso, o cedente deve indenizar o cessionrio.

Espcies de Cesso de Crdito

1)Convencional. Acordo entre cedente e o cessionrio, aplicando-se as regras da compra e venda, quando onerosa (CC. Art. 498); quando gratuita assemelha-se doao.

2)Legal. Ocorre independentemente de qualquer declarao de vontade do cedente.. Nessa hiptese o credor originrio no responde pela existncia da dvida e muito menos pela solvncia do devedor.

Hipteses:

1. .Sub-rogao Legal art. 346 do CC (discusso doutrinria a respeito. A meu ver, a sub-rogao diferente de cesso) 2. .Cesso dos acessrios em consequncia da cesso da obrigao principal (CC, art. 287)

3)Judicial - Cesso necessria. Opera por sentena adjudicatria do crdito em favor do cessionrio na hiptese de recusa do cedente em formalizar a cesso. III

Cesso de Dbito (Assuno de Dvida)

Conceito

Negcio jurdico bilateral, pelo qual o devedor, com anuncia expressa do credor, transfere a um terceiro os encargos obrigacionais, de modo que este assume a sua posio na relao obrigacional, substituindo-o.

o negcio jurdico em que um terceiro assume a responsabilidade pela dvida do devedor, com ou sem o consentimento deste, mas sempre com a anuncia expressa do credor. (Flvio A. Monteiro de Barros)

Pressupostos da Cesso de Dbito / Assuno de Dvida:

1-) Existncia e validade da obrigao transferida.

2-) Substituio do devedor sem alterao na substncia do vnculo obrigacional.

3-) Concordncia expressa do credor (artigo 299 1 Parte ).

4-) Observncia dos requisitos dos negcios jurdicos, descritos no artigo 104 do CC.

Modalidades de Cesso de Dbito / Assuno de Dvida

I-) Expromisso:

Uma pessoa assume o dbito de outra, espontaneamente, sem a participao do devedor primitivo.

Sub-espcies de Cesso de Dbito / Assuno de Dvida por expromisso:

a-) Expromisso Liberatria: se na sucesso do dbito houver a exonerao do devedor primitivo, salvo se quem assumir a dvida era insolvente e o credor no sabia.

b) Expromisso cumulativa: Se o novo devedor entrar na obrigao ao lado do devedor primitivo, como co-devedor solidrio.

II-) Delegao:

Se o devedor transferir a terceiro, com anuncia do credor, o dbito com este contrado.

Sub-espcies de Cesso de Dbito / Assuno de Dvida por delegao:

a-) Delegao Privativa: se o devedor primitivo se exonerar por completo, inclusive pela insolvncia do novo devedor, que ficar responsvel por todo o dbito.

b-) Delegao Simples: se o novo devedor entrar na obrigao como devedor principal, passando o devedor primitivo a ser subsidirio a este (inexiste solidariedade).

CESSO DE CONTRATO

Conceito

a transferncia da inteira posio ativa e passiva, do conjunto de direitos e obrigaes de que titular uma pessoa, derivados de contrato bilateral j ultimado, mas de execuo ainda no concluda.

Trata-se de um negcio jurdico inominado, por no ser regulamentada pelo ordenamento jurdico, decorrente do princpio da autonomia negocial, que dever respeitar os requisitos do artigo 104 do CC.

Exemplo:

1)Mandato em que por meio de substabelecimento, o contrato-base transferido, transmitindo-se ao cessionrio todos os direitos e deveres dele decorrentes.

2)Locao em que for admitida a sublocao 3)Compromisso de Compra e Venda (contrato com pessoa a declarar arts. 467 a 472 do CC)

Requisitos:

A-) O contrato transferido deve ser bilateral (deveres para ambos) pois se for unilateral ser cesso de dbito ou crdito.

B-) O contrato para ser transferido deve j ter sido celebrado, mas isso deve ocorrer antes da sua execuo.

C-) Houver transferncia dos direitos e deveres do cedente (posio ativa e passiva da mesma pessoa).

D-) Consentimento prvio ou posterior do cedido, sob pena de nulidade .

E-) Observar os requisitos do negcio jurdico descritos no artigo 104 do CC.

EXERCCIOS DE FIXAO

(18 PGR/MPF Procurador da Repblica 2002) Assinale a alternativa correta:

(a)se a ao de cobrana foi ajuizada em face de apenas um dos devedores solidrios, os demais no respondero pelos juros moratrios;

(b)a cesso de crdito negcio jurdico bilateral, que tem como partes, exclusivamente, quem cede e quem aceita o crdito;

(c)o princpio da extraterritorialidade que justifica a aplicao das normas de determinado Estado em suas embaixadas, consulados e navios de guerra;

(d) invlido, por incapacidade do agente, o testamento celebrado por menor com dezesseis anos completos.

(TJ/SC 2003) Assinale, entre as afirmaes a seguir, qual a correta, considerando-se as disposies do Cdigo Civil/2002:

(a)A validade da assuno de uma dvida, por terceiro, independe da anuncia expressa do credor.

(b)A assuno da dvida no exonera o devedor primitivo, ficando a sua obrigao intacta at que o assuntor cumpra a obrigao.

(c)As garantias especiais, originariamente dadas pelo devedor primitivo ao credor, extinguem-se a partir da assuno por terceiro da dvida garantida, no substituindo mesmo que o devedor primitivo concorde expressamente com ela.

(d)O novo devedor pode opor ao credor as excees pessoais que cabiam ao devedor primitivo, excees essas que se transferem ao assuntor como efeito da prpria assuno da dvida.

(e)Em se tratando de imvel hipotecado aquele que o adquirir pode tomar a seu cargo o pagamento do dbito garantindo, validando-se a transferncia do dbito se o credor, notificado, no impugnar essa transferncia no prazo de 30 (trinta) dias.

(TJ/MG 2002/2003) A transmissibilidade das obrigaes pode se dar por vontade das partes. A cesso de crdito enfoca a substituio, por ato entre vivos, da figura do credor (Silvio de Salvo Venosa). Sobre esta cesso INCORRETO afirmar que:

(a)pode ocorrer a ttulo oneroso ou gratuito;

(b)o crdito transferido intacto, tal como contrado;

(c)os crditos inalienveis por natureza, por fora de lei ou por conveno entre credor e devedor no podem ser objeto de cesso;

(d)o cedente garante ao cessionrio a existncia do crdito, nas cesses onerosas;

(e)o cessionrio no pode tomar protetivas de seu crdito, antes de notificar o devedor.

Potrebbero piacerti anche