Sei sulla pagina 1di 17

rea em Coordenadas Polares

O Clculo Diferencial e Integral realmente algo impressionante. Quanto mais eu estudo, mas fico admirado com sua empregabilidade na resoluo de problemas. Houve uma revoluo na matemtica depois de Descartes, onde foi possvel escrever e resolver equaes em coordenadas cartesianas; denotar um ponto por meio de um par ordenado (x, y) e assim a construo de grficos para ilustrar as curvas. Em algumas situaes mais conveniente usar um outro sistema de coordenadas, como as coordenadas polares.

[Figura 1: Espiral de Arquimedes: r = a +b] Antes de continuar a leitura deste artigo, sugiro que leiam sobre O Sistema de Coordenadas Polares no blog Fatos Matemticos, onde o Professor Mestre Paulo Srgio explana de maneira brilhante sobre o assunto. Se voc, caro leitor, j est acostumado com este sistema, por favor, continue a leitura. Para estabelecermos um sistema de coordenadas polares no plano, primeiro denotemos um ponto fixo O que ser o plo e um raio r, que uma semi-reta orientada com origem em O, que chamamos de eixo polar. Um ngulo na posio padro tem vrtice no plo e o eixo polar como seu lado inicial. Seja P um ponto genrico no plano e seja r a distncia entre P e o plo. Assim:

Se P 0, ento P pertence a uma nica semi-reta com origem em O constituindo o lado terminal do ngulo. Este ngulo denotado por e poder ser em graus ou em radianos. Assim, o par ordenado do ponto P em coordenadas polares indicado como:

As coordenadas polares estabelecem a posio de um ponto P em relao a uma grade, formada por crculos concntricos com centro no plo e semi-retas partindo deO. O valor de r localiza P num crculo de raio r; o valor de localiza P numa semi-reta que o lado terminal do ngulo ; e P determinado pela interseco do crculo com a semi-reta. O grfico de uma equao polar consiste em todos os pontos P do plano que tem pelo menos um par de coordenadas polares (r, ) satisfazendo a equao. Da mesma forma que podemos determinar a rea de uma regio sob a curva num plano cartesiano aplicando o conceito de integral definida, podemos determinar a rea de uma regio plana em coordenadas polares compreendia entre as semi-retas que determinam o ngulo . Considere a figura abaixo, cuja equao polar r = f (), onde f uma funo contnua. Quando cresce de = para = , o ponto P = (f (), ) se desloca ao longo da curva polar de (f (), ) para (f (), ) e o segmento de reta OP percorre uma regio plana. Esta a regio compreendida pela curva polar entre as semi-retas que determinam o ngulo , ou seja, entre = e = .

[Figura 2] A regio polar mais simples talvez seja o setor circular compreendido pelo crculo de raio r entre = e = :

[Figura 3] Sabemos que a rea de um crculo de raio r dada por:

Assim, a rea do setor ocupa a frao ( ) / 2 de todo o crculo e a rea do setor ser:

Geralmente, mesmo que a curva polar no seja um crculo, quando o ngulo cresce de para + d, ou seja, tem uma variao infinitesimal, o segmento OP percorrer uma regio infinitesimal que podemos tom-la como um setor infinitesimal de um crculo de raio r = f ():

[Figura 4] Quando for infinitesimal, ento a rea infinitesimal do setor ser dada por:

Para que tenhamos a rea total da regio desejada, devemos somar estes infinitsimos, isto , integramos as reas de todos estes setores infinitesimais, desde = a = . Assim, teremos:

Podemos representar esta frmula sob a forma:

Exemplo 1: Encontrar a rea do hemisfrio superior da regio compreendida pela curva polar
cardiide, cuja equao :

[Figura 5] Quando varia de 0 a , o segmento OP percorre o hemisfrio superior da regio interior cardiide. Portanto, a rea A da regio ser dada por:

Exemplo 2: Encontrar a rea da regio compreendida pela lemniscata de equao:

[Figura 6] Vamos considerar somente 1/4 da lemniscata, j que simtrica em relao ao plo devido ao grau 2 de r. Assim, vamos considerar a poro da lemniscata para a qual:

Quando = 0 e r = 2, e como cresce, o ponto P = (r, ) se desloca para a esquerda ao longo da parte superior da lemniscata at chegar ao plo O, quando = /4. Assim, o segmento OP percorre um quarto da rea:

Este exemplo mostra que devemos saber o comportamento da curva para que possamos definir os limites de integrao.

Quando utilizamos a frmula para encontrar a rea de uma regio compreendida por uma curva polar r = f () num intervalo , devemos estar certos que e que o segmento de reta radial OP, percorre apenas uma vez cada ponto no interior da regio. Por exemplo, se quisermos determinar a rea total no interior do limaon r = 2 3sen(), seria incorreto integrar de 0 a 2, pois quando vai de 0 a 2, o segmento OP percorre duas vezes todos os pontos pertencentes ao lao interior.

Exemplo 3: Encontrar a rea do lao interior ao limaon de equao:

[Figura 7] Quando = 0, r = 2 e o ponto P (r, ) = (2, 0) se encontra no eixo polar. Quando comea acrescer, r = 2 3sen() comea a decrescer, atingindo 0 quando = sen1(2/3), que aproximadamente 41,8. Neste ponto, o segmento OP inicia o percurso da regio desejada. Quando atinge o valor de /2, ento r = 1 e o segmento de retaOP, cujos pontos se movem para baixo, percorre exatamente metade a rea desejada. Desta forma, a rea da regio ser:

Sendo:

Ento:

Tambm ocorre com freqncia a necessidade de encontrarmos a rea de uma regio plana compreendida por duas curvas, como por exemplo r = f () e r = g () entre dois pontos sucessivos de interseco P1 e P2, onde:

[Figura 8] Se a regio compreendida pela curva r = g () entre P1 e P2 est contida na regio compreendida pela curva r = f () entre P1 e P2, ento a rea desejada A apenas a diferena de reas das duas regies:

Exemplo 4: Encontrar a rea da regio interior ao crculo r = 4 cos(), que seja exterior ao
crculo r = 2.

[Figura 9] Os dois crculos se interceptam em P1 = (2, /3) e P2 = (2, /3). A rea A da regio procurada dada por:

Referncias:
[1] Clculo V1 Munem-Foulis

Veja mais:
O Clculo Integral: O Clculo das reas Centro de Gravidade de reas Planas

Construo Geomtrica da Espiral de Arquimedes com Rgua e Compasso O Sistema de Coordenadas Polares no blog Fatos Matemticos Recomendo que leia tambm:

Introduo Como foi visto na Matemtica Bsica, as coordenadas polares so usadas para representar pontos de um plano. Para definir um sistema de coordenadas polares, consideramos um ponto O do plano (chamado origem ou plo) e uma semi-reta orientada com extremidade O ( o eixo polar). Dado um ponto P O do plano tomamos,
, uma ngulo formado pelo eixo polar e OP, tendo origem no eixo polar, positivo se orientado no sentido anti-horrio e negativo se no sentido horrio. r, a distncia de P a O r e so coordenadas polares de P e representamos P = (r, )

Dado um ponto qualquer do plano, as suas coordenadas polares no so nicas. Exemplo 1: Representar graficamente os pontos de coordenadas polares

Como estes ngulos so cngruos temos P1 = P2 = P3

As coordenadas do plo so (0, ) para todo R . Tomamos tambm valores negativos para a coordenada r. Se r negativo, o ponto de coordenadas polares (r, ) tal que (-r, + ) so tambm coordenadas deste ponto Exemplo 2: Representar graficamente o ponto de coordenadas polares

Suponhamos neste mesmo plano um par de eixos cartesianos XOY de modo que o semi-eixo OX positivo coincida com o eixo polar. Se P um ponto qualquer do plano de coordenadas polares (r, ) e coordenadas cartesianas (x ,y) ento
x = r.cos( ) y = r.sen( ) x2 + y2 = r2

Exemplo 3: Consideremos as curvas a seguir e suas equaes em coordenadas polares 3.1) O crculo da raio ro e centro na origem tem equao polar r = ro

3.2) A reta que passa pela origem e faz um ngulo o com o sentido positivo do eixo OX tem equao polar = o

Voltar ao ndice rea de um setor circular


A rea de um setor circular de raio r e ngulo central igual a

Proposio 1: Seja a equao polar de uma curva dada pela funo contnua r = r ( ) para tal que - 2 e r 0. A rea da regio do plano limitada pelas retas de equaes polares = e = e a curva r = r( ) igual a.

Demonstrao. Para todo tal que , seja A( ) a rea como indicada na figura abaixo.
Vamos calcular

Para > 0 , tomando-se no intervalo [ , + ], rM e rm o maior e o menor raio, as reas dos setores circulares com ngulo central e esses raios so

Para < 0 segue de modo anlogo. Pelo teorema fundamental do clculo

Voltar ao ndice

Exemplo 4: Calcular a rea limitada pela cardiide

r ( ) = a.(1 cos( ))

Observao 1: So equaes de cardiides: r ( ) = a.(1 cos( )) e r ( ) = a.(1 sen( ))

Exemplo 5: Calcular a rea limitada pelas ptalas da roscea r = a.sen(2 ), a > 0 Trata-se de uma roscea de 4 ptalas. Devido a simetria das ptalas, basta calcular a rea de uma delas e multiplicar por 4.

Observao 2: So equaes de rosceas: r = a.cos(n ) e r = a. sen(n ), para n =1, 2, 3..., que possuem

2n ptalas , se n par n ptalas se n mpar

Exemplo 6: Calcular a rea limitada pela lemniscata r2 = 4.cos(2 ). Como deve ser tal que cos(2 ) >0, ento, na 1a volta,

Devido a simetria dos semi-laos, basta cal cular a rea de um deles e multiplicar por 4.

Observao 3: So equaes de lemniscatas: r2 = a.cos(2 ) e r2 = a. sen(2 )

Exemplo 7: Calcular a rea entre a 1a e a 2a volta da espiral (exponencial) r = e , com 0 .

Exemplo 8: Esboce a limaon (com lao) de equao polar r = a.(1 2sen( )) e determine uma expresso em integrais que represente a rea da regio do plano que se encontra no interior da curva e fora do lao.

Observao 4: So equaes de limaons: r = a b.cos( ) e r = a b.sen( ) que possuem lao se a < b

Exemplo 9: Determine uma expresso em integrais que represente a rea da regio do plano sombreada na figura ao lado onde temos o arco da espiral de Arquimedes de equao polar r = ; - .

Exemplo 10: Determine uma expresso em integrais que represente a rea da regio do plano interior a ambas as curvas de equaes polares r =1 + cos( ) e r = 3cos( ) r =1 + cos( ) equao de uma cardiide e r = 3cos( ) equao de um crculo. Obtendo a interseo das duas curvas : 3cos( ) = 1 + cos( ) cos( ) = 1/2

= /3 + 2k

Potrebbero piacerti anche