Sei sulla pagina 1di 3

Renata dos Santos de Mendona Sistemas Distribudos

Exerccios: 1.1, 1.2, 1.3, 1.11 e 1.13.

1.1 Hardware: Discos, impressoras, laptop, celular, cmera de vdeo Recursos de dados ou software: um fluxo de quadros de vdeos provenientes de uma cmera de vdeo digital, banco de dados, arquivos, mecanismo de software 1.2 Inexistncia de relgio global: quando os programas precisam cooperar, eles coordenam suas aes trocando mensagens. A coordenao frequentemente depende de uma noo compartilhada do tempo em que as aes dos programas ocorrem. Entretanto, verificase que existem limites para a preciso com a qual os computadores podem sincronizar seus relgios em uma rede no existe uma noo global nica do tempo correto. Essa uma consequncia direta do fato de que a nica comunicao se d por meio do envio de mensagens em uma rede. A sincronizao com o envio da mensagem e o tempo do computador local, o computador receptor recebe a mensagem e calcula o tempo gasto de envio e o tempo da maquia q o enviou. O principal fator a taxa de desvio do relgio ou tambm chamado de drift dos computadores conectados na rede que so desvios dos relgios dos computadores que so calculados a partir de um modelo de relgio perfeito. 1.3 O usurio pode receber tais informaes atravs da percepo e reconhecimento de contexto, tendo como exemplo uma rede de sensores sem fio que so aproveitados para produzir os atributos contextuais dos quais os aplicativos dependem para definir seu comportamento. Os desafios a serem superados so: - associao espontnea segura. Exemplo: criar um canal seguro entre dois dispositivos, trocando uma chave de sesso com segurana entre eles e usando-a para cifrar sua comunicao, para que nenhum dos dispositivos (ou seus usurios ) compartilhem um segredo com o outro, que no possui a chave pblica do outro e os dispositivos no tem acesso a um terceiro participante confivel.

- autenticao baseada na localizao, e uma estratgia para autorizao que atende esses requisitos basear o controle de acesso na localizao dos clientes dos servios, em vez de base-lo em suas identidades. - vrias tcnicas destinadas proteo da privacidade, onde necessrio criar salvaguardas em todos os canais pelos quis as informaes sobre o usurio possam fluir. Como vantagem dessas tecnologias tem: Economia em microprocessadores que oferecem melhor preo em relao a performance que os mainframes; Velocidade de um sistema distribudo pode ter maior poder computacional que um mainframe; Natureza distribuda, em que algumas aplicaes necessitam de mquinas separadas para fazerem sentido; Confiabilidade, caso mquinas quebra o sistema pode sobrevive; Escalabilidade, quanto ao poder computacional adicionado aos poucos; Assim como podemos falar de compartilhamento de dados e dos dispositivos, comunicao e flexibilidade. E quando tratamos em desvantagens dessas tecnologias, no podemos esquecer-nos de: Rede, quando se fala no congestionamento que pode causar problemas; Segurana, quando dados secretos podem ser facilmente acessados; Software, na qual poucos sistemas distribudos existem at o momento. Sim, um servidor pode atender a vrios pedidos simultneos de vrios clientes.

1.11 Processo cliente o processo cliente pode parar de funcionar. Para tratar seria ter uma camada de software adicional q escreva a mensagem no servidor at que outro cliente seja instanciado. Canal de comunicao - Se tiver queda do canal de comunicao, tem de se instanciar outro crash. Se o socket cair, deve-se instanciar outro canal. Processo servidor Criar outro servidor 1.13

Os recursos compartilhados entre os servidores seriam interessantes por causa do Balanceamento de carga entre servidores e disponibilidade por conta da replicao. Seria satisfatrio que os clientes fizessem uma difuso seletiva (multicast), pq quando o usurio se conecta no sabe se est numa rede local ou em outra rede. A transparncia de mobilidade permite a movimentao de recursos e clientes dentro de um sistema, sem afetar a operao de usurios ou programas. O multicash mascara o ip local, usando o ip multicash possvel a transparncia de mobilidade.

Potrebbero piacerti anche