Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS C.C.H. ESCOLA DE EDUCAO E.E.

.E. DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAO DEFE DISCIPLINA: HISTRIA DA EDUCAO BRASILEIRA 2011.2 PROFESSORA: TNIA MARA TAVARES DA SILVA

OS ACORDOS MEC-USAID

Autores: _____________________________________________________________

_____________________________________________________________

1 INTRODUO

Dado os limites deste trabalho, discorreremos sobre os acordos firmados na dcada de 60 entre o nosso Ministrio da Educao e a Agncia para o Desenvolvimento Internacional dos Estados, a USAID. Esses acordos so a maior interveno feita pelos Estados Unidos no que se refere nossa Educao. Segundo Lalo Watanabe Minto (2011), tais acordos estabeleceriam convnios de assistncia tcnica e cooperao financeira da parte dos Estados Unidos para o desenvolvimento da Educao brasileira, dentro de uma forte filosofia que estava em alta na poca: a concepo de educao para o desenvolvimento econmico. A reorientao do sistema educacional brasileiro se daria dentro da necessidade de adequar o Brasil ao contexto da economia internacional, especialmente ao contexto das empresas norte-americanas. Como Mrcio Alves (1968) deixa bem claro em seu livro: O B--b dos MEC-USAID, esses acordos sofreram vrias crticas de intelectuais brasileiros, que viam tais acordos como uma espcie de recolonizao da parte dos Estados Unidos, mais uma forma de dominar o povo brasileiro, desta vez, atravs da educao. Os MEC-USAID no modificaram diretamente o sistema educacional brasileiro, porm influenciaram no processo de reforma da educao que foi realizado no perodo da Ditadura Militar.

2 OS ACORDOS MEC-USAID

2.1 INTERVENO NORTE-AMERICANA ANTES DOS MEC-USAID

A interveno do governo norte-americanos no Brasil comea a se fundamentar bem antes dos acordos MEC-USAID serem assinados. Segundo Marinho (2005), o intervencionismo estadunidense se iniciou com a implantao das aes da Fundao Rockfeller em nosso pas. Tal fundao nasce em 1913, objetivando organizar as aes filantrpicas da famlia do magnata do petrleo John Dawson Rockfeller. Essa filantropia, que era movida por ideais cristos, objetivava o progresso da civilizao ocidental, patrocinando pesquisas na rea de educao, cincia, sade e religio, logrando depois de alguns anos o fato positivo de ser apontada como a responsvel pela mudana do eixo da produo cientfica da Europa para os Estados Unidos. Depois de provada e aprovada nos Estados Unidos, a ao filantrpica da famlia Rockfeller se estendeu para outros pases e em 1915 chegou ao Brasil. Estes sentiram a necessidade de intervir em nossa educao e sade pblica, ao implantarem na recm criada Faculdade de Medicina de So Paulo (atual USP), o trip caracterstico da Fundao: o ensino associado pesquisa, a limitao do nmero de vagas oferecidas e a implantao de um hospital escola anexo faculdade. Essa primeira interveno conseguiu xito e a Faculdade de Medicina de So Paulo se tornou um modelo em Educao. Desse modo, o governo brasileiro comeou a ver com bons olhos o intervencionismo norte-americano no campo educacional brasileiro.

Cunha (1988) nos conta que mesmo antes do golpe militar de 1964, o governo j acionava a competncia norte-americana atravs de contratos desarticulados para ajudar na organizao de nossa Educao. Essas pequenas assessorias iniciaram-se na segunda metade dos anos 40, ganharam fora nos anos 50 e chegaram ao seu apogeu nos anos 60. Com o Brasil estando com as portas j escancaradas para o intervencionismo norte-americano, um desses muitos acordos assinados entre Brasil e EUA, um ganhou uma maior organizao e ateno, esse acordo ficou conhecido como acordo MEC-USAID e foi assinado em 1968, no perodo da Ditadura Militar. Falar sobre esses acordo um pouco complexo, pois h poucos documentos disponveis e poucos autores que tentaram retratar o que ocorreu nesse perodo. Isso se deve pela Ditadura ser um perodo onde os assuntos de interesse nacional eram mantidos em grande sigilo e consequentemente ficavam fora do conhecimento da populao. Alm disso, Cunha nos conta que o governo brasileiro evitou tornar pblicos os acordos temendo que a opinio pblica relacionasse esses acordos com imperialismo norte-americano, muito criticado na poca. Por isso, o Ministrio da Educao ora confirmava ora negava a existncia dos acordos. Mas, afinal de contas, qual era o benefcio mtuo que os dois pases teriam com o acordo? Bem, o que veremos no prximo subtpico.

2.2 OS INTERESSES POR DETRS DOS ACORDOS

De acordo com Pina (2008), a Agncia para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (United States Agency for International Development), conhecida pela sigla USAID, objetivava assessorar pases em desenvolvimento, como o Brasil, que na poca passava por uma grande crise econmica. Os Estados Unidos estavam temerosos que semelhante a Cuba, o Brasil se tornasse um pas comunista por causa da crise instalada, ento decidiram intervir na nossa Educao, pois para o Brasil se distanciar da URSS e se tornar capaz de consumir os produtos norte-americanos, seria necessrio um investimento maior na Educao, sobretudo na superior. Portanto os acordos entre o MEC e a USAID esto claramente relacionados Guerra Fria e ao desejo dos Estados Unidos em aumentar seu mercado consumidor e evitar o surgimento de novas naes aliadas ao eixo socialista. Sobre isso falou Santos (2005), inspirado claramente em Cunha:
O pano de fundo da contribuio tcnica para o ensino superior se transformar em prioridade da USAID foi o conflito EUA versus URSS, pois a chave para que o Brasil permanecesse uma sociedade livre e um pas amigo prximo dos EUA estava no ensino superior. (SANTOS, 2005, p.117)

Alertou-nos tambm Cunha que o qu os brasileiros mais intelectuais pensariam no futuro dependeria dos professores universitrios, que formariam os futuros dirigentes e mestres do pas, ou seja, era de suma importncia que se plantasse uma ideologia anticomunista no povo brasileiro, garantindo assim o Brasil como um pas capitalista, parceiro e aliado dos Estados Unidos, e para tal era necessrio intervir em nossas universidades.

Para o governo brasileiro, o acordo era interessante, pois se tinha uma procura pelos cursos superiores bem maior do que o nmero das vagas que eram oferecidas, e com o acordo o nmero de vagas cresceria. Isso interessava bastante classe mdia, pois com a ampliao do ensino superior e a maior possibilidade desta de ter acesso a esse tipo de ensino, acreditava-se que a reforma daria a essa classe a garantia de ascenso e manuteno social, assim o governo poderia ganhar o apoio destes trabalhadores, o que era fundamental para o governo militar. Alm do mais, o governo estimou que as melhorias nas universidades ajudaria no desenvolvimento do Brasil, estando tudo isso embasado dentro do plano conhecido Milagre, que tinha justamente o objetivo de desenvolver economicamente o pas. O prprio ex-presidente Castelo Branco no quinto Frum universitrio discursou que era necessrio realizar melhorias nas universidades, questo que impulsionaria o crescimento econmico do pas em questo. Na perspectiva do governo militar da poca, essas modificaes no poderiam ocorrer sem a ajuda de governos estrangeiros com economia j estabelecida. A modernizao da sociedade e o desenvolvimento econmico era o principal objetivo do governo e os Estados Unidos era o principal referencial e desenvolvimento da poca. Desta forma, esse pas tornouse o exemplo a ser seguido, ou melhor, a ser alcanado. As comparaes e elogios ao EUA so comuns nos relatrios feitos por brasileiro para o acordo, dando a ideia que se o Brasil seguisse o modelo norteamericano conseguiria o mesmo sucesso econmico tido pelos EUA. Um trecho do Relatrio da Equipe de Assessoria ao Planejamento do Ensino Superior exemplifica bem esta questo:
Nos Estados Unidos, segundo o rgo Nacional de Pesquisa Econmica de Nova York, havia no perodo de 1899 a 1953, um crescimento da produo total trs vezes maior do que o crescimento dos fatores trabalho, terra e capital. Destarte, dois teros do crescimento no puderam ser atribudos ao aumento dos fatores trabalho, terra e capital, mas sim a melhoramentos tcnicos, administrativos e melhor Educao dos trabalhadores. (BRASIL, p. 24, 1965)

Com esses dois pases visando seus interesses, comeam as negociaes para a validao do acordo e este finalmente assinado. Tal assunto ser abordado a seguir.

2.3 O PROCESSO DE INSTALAO DOS ACORDOS

Pina (2008) declara que a convite do diretor do ensino superior do Ministrio da Educao e Cultura da poca, o professor grego naturalizado norte-americano Rudolph Atcon comea a estudar a situao da Educao no Brasil e com base nesses estudos, que esto reunidos em um livro chamado de Rumos a reformulao estrutural da universidade brasileira, j Cunha tambm cita que quatro educadores americanos tambm estudaram como a USAID poderia se adequar as peculiaridades do Brasil. A partir dos dados desses educadores, firma-se em 1966 o acordo entre o MEC e o USAID, e os EUA comeam a reformulao do ensino no Brasil. Com base no que esses educadores apontaram em seus estudos (sobretudo o estudo de Atcon), o acordo viu a necessidade de reformulao do setor administrativo das universidades brasileiras, pois o

nmero de universidades no Brasil cresceu de forma exponencial em poucos anos e se no houvesse uma reformulao administrativa imediata, seria estabelecido um caos nesses institutos, o que contribuiria para um funcionamento deficiente das universidades, e como consequncia disto, teramos um prejuzo no desenvolvimento do ensino superior no Brasil, conforme est escrito no Primeiro Convnio MEC-USAID (1966). Dentro das deficincias encontradas nas universidades brasileiras, a assistncia norte-americana se daria atravs de consultorias tcnicas, de seminrios para atrair outras instituies interessadas no apoio norte-americano e treinamentos nos EUA, a fim de capacitar funcionrios brasileiros no que tange aos novos processos e tcnicas de administrao em universidades. A falta de organizao das universidades brasileiras era realmente notvel. Cunha nos conta que os currculos eram rgidos demais, os professores em sua maioria dedicavam-se poucas horas semanais para lecionar nas faculdades, faltavam equipamentos, laboratrios e bibliotecas, porm as condies de ingresso eram to rgidas que no se chegava a completar as vagas disponveis. Notou-se tambm a necessidade de um sistema educacional voltado s necessidades do mercado de trabalho, por isso as universidades assessoradas foram orientadas a como administrar seus campos, evitar gastos desnecessrios e oferecer cursos coerentes com as necessidades das universidades. Porm, nem todas as universidades do pas seriam assessoradas pelos servios estadunidenses, apenas 18 universidades federais, estaduais ou particulares seriam assistidas no acordo. Tambm era verificvel que os norte-americanos no impuseram nenhum mtodo educacional aos brasileiros, antes apenas deram sugestes, pois deixaram claro que as decises deveriam ser de responsabilidade dos governantes do Brasil e que toda reforma deveria ser aplicada pelos brasileiros. Cunha nos diz:
(...) ascenava para uma colaborao com o planejamento que o MEC j estava fazendo, cabendo sempre s autoridades brasileiras a responsabilidade de determinar a poltica e as normas de Eucao, bem como de aprovar ou no todos os planos elaborados. (CUNHA, p.180, 1988)

Ou seja, no bastava s a assessoria prestada pelos norte-americanos, mas caberia aos brasileiros decidirem sobre o futuro da nossa Educao, mas quem eram os brasileiros que decidiam sobre isso, o povo tinha acesso a essa discusso to importante? No, o povo no tinha acesso a isso tudo e nem sequer tinha podiam ler os documentos ou saber sobre as aes de ambos os governos, pois tudo era tratado em segredo. Sobre isso, Lauro de Oliveira Lima nos diz: a primeira vez, ao que se saiba, que o planejamento educacional de um pas objeto de sigilo para o prprio povo que o utilizar... Por essas e por outras razes, os acordos MEC-USAID foram muito criticados por intelectuais brasileiros, como veremos no prximo tpico.

2.4 CRTICAS FEITAS AOS ACORDOS

Pina (2008) nos conta que com as propostas efetuadas, alguns intelectuais brasileiros comearam a desconfiar desses acordos e as criticas comearam.

2.4.1 A CRTICA DE TED GOERTZEL

Ted Goertzel em seu livro critica o acordo dizendo que este objetiva somente o treinamento para algumas carreiras, ao invs de treinar o desenvolvimento das foras inteligveis. Esse treinamento era defendido por quem apoiava o acordo, pois para estes o desenvolvimento econmico era mais lento nos pases subdesenvolvidos, pois estes tm falta de trabalhadores tecnicamente trinados, porm, Goertzel adverte que o treinamento de pessoal no a nico passo que deve ser dado para o desenvolvimento de uma nao e que da forma que o acordo estava sendo feito, se estaria formando pessoal para atuar em certas camadas da sociedade e no na sociedade, o que representa um afastamento entre a Universidade e a sociedade em geral.

2.4.2 A CRTICA DA UNE

A Unio Nacional dos Estudantes criticou os acordos ao dizer que as propostas oferecidas por estes tornam a universidade e o universitrio inteiramente distantes e alienados dos problemas do seu pas e do seu povo e alm do mais, viam os acordos como um tipo de infiltrao imperialista que teria como consequncia a manuteno do sistema capitalista. Dessa forma, a UNE lutava contra o acordo de garantia de investimentos estrangeiros e criticavam a integrao do Brasil ao mercado armamentista norteamericano, bem como tambm faziam crticas interveno da Amaznia.

2.4.3 A CRTICA DE MRCIO ALVES J Mrcio Alves, no livro B--b dos MEC-USAID, entoa vrias crticas sobre os acordos. A crtica mais severa nasce pelo fato de que os acordos previam que as universidades seriam transformadas em Fundaes. Segundo ele, a transformao das universidades brasileiras em fundaes faria com que se ainda mais as j quase nulas possibilidades de acesso dos filhos da pequena classe mdia e do operariado ao ensino superior, o que lhes proporcionaria no futuro uma ascenso social. Alm disso, a aceitao dos acordos era o mesmo que assumir a dependncia do interesse direto e imediato do poder econmico norteamericano no Brasil, pois as fundaes no receberiam verbas do governo brasileiro, apenas de empresas interessadas em investir em Educao. Ora, as nicas empresas que teriam dinheiro sobejando para investir na Educao eram as grandes empresas estrangeiras, sobretudo as norte-americanas. Dessa forma essas empresas moldariam a nossa Educao de acordo com os seus interesses e de seus pases, condenando o Brasil ao perptuo subdesenvolvimento. Sobre algo parecido, falou Carlos Marighella (1968), em seu artigo de nome Chamamento ao povo brasileiro, onde caracteriza os MEC-USAID como uma forma de transformar as instituies superiores brasileiras em instituies de capital privado, o que impossibilitaria os mais pobres de terem o direito de estudar.

2.2.4 CRTICA DE JOS NILO TAVARES E DARCY RIBEIRO

O grandssimo professor de Cincias Sociais Jos Nilo Tavares, em um artigo escrito em conjunto com Darcy Ribeiro relata sua opinio sobre os acordos serem uma espcie de recolonizao cultural. De acordo com eles, os MEC-USAID fizeram nascer a ideia do amigo norte-americano, o que facilitaria um futuro beneficiamento dos interesses financeiros dos EUA no Brasil. E alm do mais, o Brasil fatalmente se tornaria um consumidor de obras norte-americanas de cunho didtico, alm de ser um alvo a longo prazo da assistncia norte-americana, o que seria algo muito custoso. Mesmo com tantas crticas, grandes intelectuais brasileiros apoiaram e defenderam os acordos, o que veremos no tpico que vem a seguir.

2.5 DEFENSORES DOS MEC-USAID

2.5.1 DEFESA DE PAUL RIOUER Segundo Pina (2008), Paul Riouer escreveu um artigo denominado Reforma e Revoluo na Universidade. As propostas apresentadas por Riour, que objetivavam a reestruturao da sociedade esto de acordo com as propostas feitas por Atcon .

2.5.2 A DEFESA DE NEWTON SUCUPIRA Em 1968 Newton Sucupira escreve o artigo chamado A reestruturao das universidades, onde defende veementemente as ideias de Paul Ricour e de Rudolph Atcon. A partir dessa defesa feita por Sucupira que nasce a boa parte da Reforma Universitria de 1968. Ento, sabemos que a Reforma de 1968 est diretamente ligada aos acordos MEC-USAID, no poderemos falar realmente que o acordo assiduamente citado por estes autores e est explcito na Reforma de 1968, mas podemos nos questionar sobre as propostas desta Reforma e as defendidas por estes autores que esto enraizadas nos fundamentos dos acordos MEC-USAID.

3 O FIM DOS ACORDOS

Verifica-se nesses trabalhos, ao lado do pleno conhecimento dos problemas do ensino superior nos Estado Unidos, grandes esforos para conhecer a situao brasileira. Esse esforo louvvel e evidente, no impediu que, em muitos casos, os ilustres tcnicos da USAID se mostrassem incapazes de penetrar no mal definitivo do problema. (BRASIL, p.201, 1965)

Com esse pargrafo apresentado no relatrio da Equipe de Assessoria do Planejamento da Educao Superior (EAPES), esse rgo demonstra sua no satisfao com o trabalho da USAID, pois segundo

eles, a agncia norte-americana no conseguiu encontrar o foco do problema na Educao Brasileira. As razes so apresentadas no prprio relatrio: A dificuldade entre as lnguas; a atmosfera de severa crtica com que o Acordo foi recebido em muitos meios (pois o movimento de massas conhecido como Fora USAID e as crticas de intelectuais eram muito ativos); o relativo isolamento em que is professores norte-americanos ficaram no exerccio de suas funes (pois apenas visitas poucas Universidades e encontro como poucos professores brasileiros seria suficiente para lhes permitir uma compreenso mais profunda do complexo e multiforme problema universitrio brasileiro e a deficiente bibliografia brasileira de que dispuseram. Sobre essa deficiente bibliografia, Cunha indaga:
Finalmente, a quarta causa atribuda ao fracasso dos consultores foi a deficiente bibliografia brasileira sobre o ensino superior. Seria interessante perguntar: se a bibliografia brasileira fosse suficiente, para qu consultores? Afinal, uma boa bibliografia produzida por pessoas que conhecem os problemas de que tratam... (CUNHA, p.196, 1988)

Ento finalmente, o Ministro Tarso Dutra disse no dia 30 de julho de 1967, que os Acrdos MECUSAID para planejamento do ensino superior, terminavam naquele mesmo dia e no haveria renovao. Bem, mas ser que estes acordos no influenciaram em nada na Educao do Brasil?

4 CONSIDERAES FINAIS

Os acordos entre o MEC e o USAID sem dvida nenhuma influenciaram cabalmente a reforma universitria que ocorreu alguns anos aps o trmino dos acordos. Os norte-americanos no fizeram a reforma diretamente, mas com o conhecimento passado atravs das assessorias, o governo brasileiro aplicou em suas faculdades condies iguais as de universidades norte-americanas, como por exemplo: a adeso do crdito como moeda universitria, a primazia dos cursos de ps-graduao, a criao das disciplinas optativas, o fim do sistema de ctedras, professorado com dedicao exclusiva e com hierarquia etc. Bem, essas caractersticas esto presentes em nossas universidades at os dias de hoje. A questo se o apoio da USAID foi to nocivo como era visto por muitos brasileiros na poca, pois sem dvida com a interveno norte- americana a Universidade brasileira progrediu.

5 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

ALVES, Mrcio Moreira. O beab dos MEC-USAID. Rio de janeiro: Edies Gernasa, 1968. ATCON, Rudolph. Rumos a reformulao estrutural da universidade brasileira. Rio de Janeiro: MEC, 1965. BRASIL-MEC. Relatrio da Equipe de Assessoria ao Planejamento do Ensino Superior EAPES (Acordo MEC/USAID). Rio de Janeiro: MEC/DESU, 1968. CUNHA, Luiz A. A universidade reformanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. FIGUEREDO, Eurico Lima. Nota introdutria ao artigo A Viabilidade da Cincia Poltica de Jos Nilo Tavares. Desponvel em http://www.achegas.net/numero/nove/jose_tavares_09.htm, acessado em 09/11/2011. MARIGHELLA, Alves. Chamamento ao povo brasileiro, 1968. Disponvel em http://www.marxists.org/portugues/marighella/1968/12/chamamento.htm, acessado em 09/11/2011. MARINHO, G. S. M. C. Norte-americanos no Brasil Uma histria da Fundao Rockefeller na Universidade de So Paulo (1934-1952). Campinas, SP: Autores Associados, So Paulo: Univ. So Francisco, 2001. MINTO, Lalo Watanabe. MEC-USAID, 2011. Desponvel em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_mec-usaid%20.htm, acessado em 09/11/2011. PINA, Fabiana. Acordo MEC-USAID: aes e reaes (1966-1968). IN: Anais do XIX Encontro Regional de Histria: Poder, Violncia e Excluso. ANPUH/SP-USP. So Paulo, 08 a 12 de setembro de 2008. Cd-Rom. SANTOS, der Fernando dos. O ensino superior no Brasil e os "Acordos MEC/USAID": o intervencionismo norte-americano na educao brasileira . Maring, PR : [s.n.], 2005.

Potrebbero piacerti anche