Sei sulla pagina 1di 5

Dicas para fugir do Catabolismo Muscular Voc sabe o que significa a palavra Catabolizar?

o processo de quebra de fibras musculares para obteno de Energia. Praticamente um Auto-Canibalismo. Agora voc imagina para uma pessoa que tem como objetivo a Hipertrofia Muscular (Aumento de massa magra), como essa palavra lhe soar, pode ser pior que um xingamento. Tudo na vida que ameace desestabilizar ou comprometer nossos (SONHOS), Temos que nos proteger. E no seria diferente com o Marombeiro ou Atleta de Esportes de Fora, para ns a palavra CATABOLIZAR de tirar o sono kkkk, que tambm no bom, pois catabolizamos e muito quando temos nosso sono e descanso comprometidos. Com esse Post quero tentar ajudar nossos Amigos Leitores a minimizar os efeitos desse grande vilo que nos ataca com vrios Rostos e Formas. Situaes que ficamos vulnerveis a este grande mal:

Falta de Descanso Alimentao Errada Estresse Treinos Imprprios para o seu Tipo Fsico Dietas Mal Planejadas

O que podemos fazer para melhorar esses males citados, j que todos ns somos suscetveis a termos pelo menos 1 item desses em nossas vidas, isso quando temos sorte kkk. Porque tem gente que ao ler esse Post pode se Espantar e ao fazer sua Auto-Reflexo pode chegar a concluso que dia aps dia amarga a frustrao de no conseguir um bom desenvolvimento muscular por carregar todos esses itens no seu cotidiano. E olha que isso mais fcil acontecer do que parece!!! Se voc uma dessas pessoas que: Vivem segurando um Balo no formato de uma Nuvem Negra, arrastando uma Corrente com uma Bola de Ferro amarrada em sua perna, e quando lhe perguntam: Como voc est? E sua resposta um caminho de Reclamaes e Lamrias... Ento trate de mudar, largue o Balo, corte as Correntes, levante sua Cabea e lute para que de hoje em diante voc MUDE SUAS RESPOSTAS.

Ento vamos ao que interessa. 1) Falta de Descanso Para um Atleta o ato de descansar tem que ser levado a srio como qualquer outro dos itens que sero mencionados aqui. Uma boa noite de sono equivale a timos ganhos musculares. Sim, seu corpo no vai crescer enquanto voc est na Gym!!! L ele vai lhe dar a impresso de que esto crescendo, mas s o efeito Pump, ali estamos castigando nossos msculos provocando micro leses para que mais tarde essas leses recebam os nutrientes necessrios (protenas) para desenvolverem, e isso acontecer enquanto voc estiver DESCANSANDO. A quantidade de horas varia muito de pessoa para pessoa, o mais importante dormir com qualidade, sem acordar inmeras vezes no meio da noite, e acordar com aquele sentimento de que estamos prontos para o prximo Round. Tem pessoas que com apenas 6 horas de sono direto j esto prontas e com suas baterias carregadas, j outros podem precisar de mais tempo, 8~10 horas. Agora quando falamos de um Marombeiro ou Fisiculturista que tem outraatividade profissional, j fica mais complicado o fator descanso. Tiro a base por mim e alguns companheiros que trabalham comigo e levam seus treinos muito a srio. No nosso caso temos que aproveitar ao mximo as poucas horas de descanso. Eu durmo umas 5 horas a noite e mais aproximadamente 1 hora depois do almoo, e nas minhas folgas no varo a noite em baladas e tento descansar o mximo possvel. A Melatonina um Suplemento que pode ajudar, tanto aqueles como eu que tem poucas horas e tem que aproveitar muito bem o pouco que tem, quanto aqueles que esto fazendo ciclos com EAs, que na maioria dos casos acabam sofrendo de insnia. Saiba mais sobre a Melatonina----> Clique AQUI 2) Alimentao Errada Sabemos que aproximadamente 70% da nossa Hipertrofia Muscular vem da Alimentao, e lembre-se que cada ser humano tem suas necessidades e no somos todos iguais. Temos que nos Alimentar a cada 3 horas e assim mantermos nosso metabolismo acelerado. Sua alimentao tem que ser feita para VOC, e nesse programa alimentar os temos que levar em conta alguns quesitos: Objetivo da Dieta - Crescer ou Definir. Tipo Fsico - Qual o seu Tipo Fsico?

(Endomorfo, Ectomorfo ou Mesomorfo). Sabemos que uma pessoa pode ter os trs tipos fsicos, s que sempre um prevalecer. Dependendo do seu Tipo Fsico seu Metabolismo ser mais Rpido ou mais Lento e assim na hora de montar seu cardpio isso contar muito... Profisso - Essa para aquelas pessoas que tem que desempenhar outras funes profissionais, para garantir seu sustento. Ex: Uma pessoa que trabalha em escritrio no pode ter a mesma alimentao daquelas que trabalham como operrias em fabricas ou na construo civil (pedreiros) e etc... Casos Especiais - Pessoas com Intolerncias Alimentares ou Doenas nas quais existam Restries Alimentares. Intolerncia Alimentares, pessoas Celacas (com intolerncia ao Glutn), com Intolerncia a Lactose, ao Ovo e etc... Tero que ter muito cuidado ao montar seu Cardpio tanto para no deixa-lo com falta de nutrientes como para evitar Intoxicaes. Ex: muito fcil vermos a Aveia sendo usada em diversas receitas, e ela tima para quem treina. S que para pessoas Celacas ela um veneno. Mesmo no contendo Glutn ela tem traos de Glutn que j basta para causar uma Intoxicao. Doenas - Hipertensos, Diabticos, pessoas com cido rico e etc... tambm tero que tomar muito cuidado. Mas, garanto para vocs que tendo um bom acompanhamento d para ter timos Resultados. 3) Estresse Outro fator prejudicial aos nosso ganhos, o simples fato de voc se Irritar, ficar Nervoso, Triste ou outro Sentimento que te leve ao Estresse vai aumentar a produo do hormnio Cortisol e diminuir o da Testosterona. Leia mais sobre o Cortisol---> Clique AQUI. Tente se manter focado e Sereno, situaes ruins fazem parte de nossas vidas e temos que aprender a lidar com elas sempre e tentando manter a tranquilidade. No estou falando para agir como um moleque que acabou de fumar maconha e seu mundo est caindo e ele com aquele sorriso idiota na cara. Para aqueles que esto fazendo uso de EAs, ateno redobrada, pois variaes no humor so bem normais. Um suco de Maracuj ou um ch de Camomila tambm podem ajudar. 4) Treinos Imprprios para seu Tipo Fsico

Como falei no item alimentao, aqui tambm cada indivduo tem que ter uma ateno individual. No podemos passar um treino com Cargas Pesadas e de longa Durao para uma pessoa Ectomorfa (que perde peso com facilidade e para ganhar um sacrifcio), pois na metade do treino ela j estar Catabolizando. Uma pessoa Ectomorfa pode ter um Treino Pesado s que com uma durao entre 40~60 minutos e tendo ateno para no exceder nos Drops Sets e Super Sries, e esse treino j no serve para quem Endomorfo. Entre os trs tipos fsicos, pessoas que tiveram a sorte de serem contempladas com o tipo fsico Mesomorfo so as nica que podem usar treinos tanto dos Ectos como dos Endomorfos, e mesmo assim com algumas ressalvas. 5) Dietas Mal Planejadas No adianta querer ter o corpo parecido com de um Atleta ou ser um, e no querer abraar inmeras restries alimentares. Temos duas planilhas ou programas de Dietas: Perodos OFF - Onde a pessoa est na fase mais "GOSTOSA", onde buscamos conseguir a hipertrofia muscular, ter um aumento de peso corporal onde sua maior parte de msculos, buscando sempre conseguir minimizar o ganho de gordura que acabamos ganhando junto com os msculos. E nessa fase se a dieta no est focada para esse perodo e no acompanha seus treinos que sero ou teriam que ser os mais intensos, ir fatalmente Catabolizar. Hoje temos muitos Atletas que conseguem manter seu ndice de gordura corporal bem baixos o ano todo, at por terem contratos com patrocinadores, onde tem que se encontrar sempre a postos para fotos e palestras. S que para quem ainda no chegou no tamanho desejado quase impossvel, conseguir aumentar o Volume Corporal mantendo seu ndice de gordura abaixo de 10%. Nessa fase teremos que manter uma dieta com o uso de Protenas entre 2~4gramas por quilo corporal. E a ingesto de Carboidratos? a que mora o perigo, um pequeno deslize e quando for para a fase pr-contest vai ter mais dificuldades para conseguir uma boa definio. D preferncias aos Carboidratos de Baixo ndice Glicmico. Uma Dieta errada e voc s aumentar seu peso com gordura e ainda pode catabolizar. Perodo Pr-Contest Agora sim que se separam os Homens dos Meninos e as Mulheres

das Garotas. Freio totalmente puxado, dieta com cardpio bem reduzido, pois no caso de algo der errado fcil de detectar onde est a falha. Perodo onde o consumo de Protenas continua alto, com uma restrio maior no consumo dos Carboidratos. No Pr-Contest onde encontramos mais dificuldades, pois como nossa restrio alimentar muito rigorosa e os treinos nesse momento j so acompanhados de exerccios Aerbios, onde as chances de se perder massa muscular muito grande e assim podemos perder junto com a gordura nossos preciosos MSCULOS. Dica: Simplifique ao mximo sua Dieta. Ex: Protenas - Peito de Frango, Atum e Claras de Ovos. Carboidratos - Sempre de Baixo ndice Glicmico (arroz integral e batata doce) Verduras e Vegetais - Praticamente Livre Frutas - Um perigo por conter Frutose (acar das frutas) - Leia mais sobre a Frutose Gordura - Apenas gorduras boas, do Azeite (nunca aquea ele) e do leo de Coco. Obs: Nesse perodo at gorduras extraidas pela ingesto de oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas e etc) podem comprometer sua Dieta. Concluso: Vemos em diversos lugares, Alimentao, Treinos e Dietas de Atletas conceituados. No se iluda, eles podem funcionar como uma base para voc montar o seu, com suas particularidades e restries, que apenas pessoas com experincia e vivncia no esporte tero condies de montar para voc. Compre uma Glutamina para minimizar os efeitos catablicos,Bcaa tambm ajuda bastante.

Potrebbero piacerti anche