Sei sulla pagina 1di 11

Aula de FsicaMCU e GRAVITAO UNIVERSAL

Turma 3 desafio. Jardel Nogueira Silva

Movimento Circular Uniforme (M.C.U)


O movimento circular uniforme (MCU) todo movimento que apresenta: Trajetria circular; Intensidade da velocidade escalar constante e diferente de zero; Acelerao centrpeta no-nula, pois a velocidade varia em direo e sentido.

Nos movimentos circulares, particularmente no MCU, pode-se determinar os deslocamentos escalares (S) atravs de deslocamentos angulares (), representados pelos ngulos que subentendem os deslocamentos escalares veja a Figura abaixo.

O arco S e o ngulo se relacionam pela expresso:

Dividindo ambos os membros dessa igualdade por t, vem:

Eq. I

No movimento uniforme, = . Estabelecendo-se que e substituindo em (I), tem-se:

Como, no SI, a unidade de o radiano (rad) e a unidade de t o segundo (s), a unidade de o radiano por segundo (rad/s).

Perodo e Frequncia
Quando um mvel executa movimento circular uniforme, ele efetua duas passagens sucessivas pelo mesmo ponto da trajetria sempre no mesmo intervalo de tempo. Assim, pode-se dizer que esse movimento peridico: depois de passar pelo mesmo ponto, ele se repete. O intervalo de tempo para realizar uma volta recebe o nome de perodo (T), cuja unidade no SI o segundo (s); o nmero de vezes que o fenmeno se repete na unidade de tempo chamado de frequncia (f ), e sua unidade no SI, rotaes por segundo (rps), tambm denominada hertz (Hz). ( comum ser medida tambm em rotaes por minuto (rpm).) Pode-se estabelecer a relao entre perodo e frequncia pela seguinte regra de trs:

Considerando que = (Perodo), ento =


2

e que em uma volta = 2 e t = T

ou = 2. ,

Considerando tambm que V = .r , ento a velocidade escalar ser dada por: V = 2 .r. f , onde f a frequncia ou rotao e determinado corpo (rpm, rps - Hertz). Ou seja, o perodo o inverso da frequncia.

Gravitao Universal
LEIS DE KEPLER
No sculo XVII, Johannes Kepler enunciou as leis de que regem o movimento planetrio, utilizando em seus estudos as anotaes do astrnomo dinamarqus Tycho Brah. As trs leis de Kepler, que tratam dos movimentos dos planetas, so: 1 lei: Os planetas descrevem rbitas elpticas em torno do Sol, ocupando este um dos focos da elipse. 2 lei: O segmento imaginrio que une o Sol ao planeta descreve reas proporcionais aos tempos gastos em percorr-las.

1 2 = = 1 2
Isto significa que os planetas se movem ao redor do Sol com velocidade variada, pois: quando A1 = A2 t1 = t2

mas como s1>s2 v1>v2 Concluso: as velocidades dos planetas so maiores quando eles esto mais perto do Sol e menores quando esto mais longe. O ponto A da rbita do planeta mais prximo do Sol chamado perilio e o ponto B mais afastado chamado aflio. 3 lei: Os quadrados dos tempos de revoluo dos planetas (tempo para dar uma volta completa em torno do Sol) so proporcionais aos cubos das suas distncias mdias do Sol.

2 = 3

ou

2 = 3

Observaes:
1) Atravs dessa lei podemos concluir que o perodo de translao de um planeta aumenta com o aumento do semieixo maior de sua trajetria em torno Sol, isto , aumenta o seu ano. Exemplos: Mercrio ano de 88 dias terrestres Pluto ano de 248 anos terrestres 2) As trs leis de Kepler so vlidas para qualquer corpo girando em torno de um grande massa central, isto , os satlites naturais e os artificiais.

Lei da Gravitao Universal Newton explicou as leis dos movimentos dos plantas por uma hiptese aplicvel universalidade dos casos desde a atrao dos planetas at as atraes moleculares dos corpos. Estudando o movimento da Lua, ele conclui que a fora que a mantm em rbita do mesmo tipo da fora que a Terra exerce sobre um corpo colocado nas suas proximidades. Chamou essas foras de gravitacionais e enuncio a lei da gravitao universal.
Dois corpos atraem-se com foras proporcionais s suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distncia entre seus centros.

= 2
Essas foras tm mesma intensidade, mesma direo que passa pelo centro dos dois corpos e sentidos contrrios. Sendo: M e m as massas dos corpos G a constante de gravitao universal d a distncia entre os centros dos dois corpos F a intensidade da fora gravitacional A constante G no depende dos corpo, nem do meio que os envolve, nem da distncia entre eles. Depende somente do sistema de unidades utilizado. No SI, temos: G=6,67x10-11 Nm2/kg2 .

Potrebbero piacerti anche