Sei sulla pagina 1di 3

A Base Legal do Sindicalismo

Base Legal para a Existncia dos Sindicatos A Constituio de 1988 assegurou a liberdade da associao profissional, no podendo a lei exigir autorizao do Estado para a fundao do sindicato. Ressalvese, apenas, a necessidade do registro do sindicato no rgo competente (MTE, Smula 667 do STF), como exigncia constitucional. Art. 8 da CF: livre a associao profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei no poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, ressalvado o registro no rgo competente, vedadas ao Poder Pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical; II - vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Municpio; III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas; IV - a assembleia geral fixar a contribuio que, em se tratando de categoria profissional, ser descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva, independentemente da contribuio prevista em lei; V - ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato; VI - obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho; VII - o aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizaes sindicais; VIII - vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at um ano aps o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. Art. 511 da CLT: Art. 511. lcita a associao para fins de estudo, defesa e coordenao dos seus interesses econmicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autnomos ou profissionais liberais exeram, respectivamente, a mesma atividade ou profisso ou atividades ou profisses similares ou conexas. 1 A solidariedade de interesses econmicos dos que empreendem atividades idnticas, similares ou conexas, constitui o vnculo social bsico que se denomina categoria econmica. 2 A similitude de condies de vida oriunda da profisso ou trabalho em comum, em situao de emprego na mesma atividade econmica ou em atividades econmicas similares ou conexas, compe a expresso social elementar compreendida como categoria profissional.

3 Categoria profissional diferenciada a que se forma dos empregados que exeram profisses ou funes diferenciadas por fora de estatuto profissional especial ou em consequncia de condies de vida singulares. 4 Os limites de identidade, similaridade ou conexidade fixam as dimenses dentro das quais a categoria econmica ou profissional homognea e a associao natural.

Da Estrutura Sindical
A Constituio Federal de 1988 manteve o Sistema Confederativo, advindo desde 1930, preservando sua estrutura bsica, com a permisso legal da criao de entidades, cujas formas so fixadas em lei, e que so trs: Sindicatos, Federaes e Confederaes, hierarquicamente dispostas. Os Sindicatos so associaes de base, devido proximidade com os trabalhadores desempenha papel mais atuante na luta por seus direitos. Cabe ao sindicato negociao coletiva, de acordo com o sistema legal vigente.

As Federaes atuam em segundo plano, no territrio de um Estado Federado da Repblica. Havendo uma Federao Estadual em nada implicar a existncia de uma federao interestadual para os demais estados, ou at uma federao nacional. Porm, se ocorrerem, a federao nacional no prejudicar a federao estadual, pois a lei privilegia estas, por ser a sua natural representatividade. As Confederaes situam-se no terceiro plano da organizao sindical, sendo sua atuao de esfera nacional. Cabem as confederaes a coordenao das federaes e sindicatos do seu setor. Destaca-se que as Federaes e Confederaes no tem legitimidade para atuar diretamente na negociao coletiva, sendo esta funo dos sindicatos. Porm, na havendo sindicato da categoria na base territorial, poder a federao, e na falta desta, a Confederao representar na negociao Central Sindical.

O SINDICATO SEGUNDO A LEI De acordo com o artigo n 159 da Constituio Federal, a organizao sindical assegurada, deixada a cargo da Legislao ordinria a forma de sua Constituio. A CLT declara ser licita a associao para fins de estudos, defesa e coordenao dos interesses econmicos ou profissionais de todos que exeram a mesma atividade ou profisses similares. Alm das funes principais de defesa dos interesses econmicos e profissionais, os sindicatos so considerados rgos de auxlio ao Estado, dedicando-se tambm a atividades assistenciais. Para que o sindicato possa representar e fazer contratos coletivos necessrio seguir as seguintes condies fixadas em lei: Reunio de um tero de empresas legalmente reconhecidas, se tratar de uma associao de empregadores, ou um tero dos membros de uma mesma categoria, isso para a associao de empregados, de trabalhadores ou agentes autnomos ou profissionais liberais. Durao da diretoria de no mximo quatro anos. Presidente sendo brasileiro nato e os demais cargos de administrao ocupados por brasileiros natos ou naturalizados.

O governo reconhece apenas um sindicato como rgo representativo, de acordo com o sistema de unicidade sindical. A administrao do sindicato composta por uma Diretoria, com nmero de membros entre dois e oito e de um Conselho Fiscal, composto por trs membros. Ambos, a Diretoria e o Conselho Fiscal so eleitos pela Assembleia Geral. Alm das contribuies recebidas dos associados, os sindicatos tem o direito de Cobrar: Imposto sindical, correspondente a um dia de trabalho, de todos os afiliados empregados. Quantia varivel fixada pelo sindicato, dos afiliados, autnomos e profissionais liberais. Quantia fixada por lei para os empregadores, conforme seu capital.

Para organizar a representao sindical no Brasil foi criado um plano bsico de enquadramento sindical, paralelo, para categorias patronais, empregados e profissionais liberais. Esse quadro atualizado de dois em dois anos pela Comisso de Enquadramento Sindical, presidida pelo diretor-geral do Departamento Nacional do Trabalho e da qual fazem parte dois empregados e dois empregadores, indicados, cada dupla, em uma lista de cinco nomes, indicada pelas respectivas Confederaes Nacionais e nomeados pelo ministro do Trabalho.

Potrebbero piacerti anche