Sei sulla pagina 1di 3

4 Ficha de Avaliao Sumativa de Geografia 1. A atmosfera o "invlucro gasoso" que permite a vida na Terra. 1.1.

. Indica a sua composio (A camada de mais baixa altitude). 1.2. Explica as diferentes concentraes de gases poluentes nesse invlucro gasoso. 1.3. Explicita o significado de gradiente trmico vertical. 2. Observa a imagem da fig.1 relativo a um vulco na Islndia, o mesmo que levou ao encerramento de muitos aeroportos na Europa:

Fig.1 2.1. Identifica o fenmeno resultante do aumento de SO2 na atmosfera. 2.2. Expe as razes humanas que originam tal fenmeno. 2.3. Apresenta as consequncias, colocando-as por ordem de relao causaefeito, de acordo com os acontecimentos da Tabela K: Tabela K Submerso das zonas baixas do litoral Fuso dos glaciares Aquecimento global Eroso costeira Aumento da industrializao Efeito de estufa Subida do nvel mdio do mar 2.4.Sugere medidas que devam ser adotadas para reduzir os acontecimentos anteriormente ordenados. 3. As cidades absorvem mais calor que as reas rurais, constituindo assim um clima urbano especfico. 3.1. Explica a formao de um clima urbano 4. L o texto e atende imagem elucidativa da fig.2: A camada de ozono encontra-se a uma altitude trs vezes superior ao Pico Evereste, o mais elevado do mundo! J sabes mais ou menos a que altitude se encontra, no verdade?

Fig.2 4.1. Refere a principal funo da camada de ozono 4.2. Explicita os principais compostos qumicos responsveis pela destruio da camada de ozono. 4.3. Explica a diminuio da espessura dessa camada. 4.4. Menciona as principais consequncias da existncia de buracos do ozono 5. H problemas globais e problemas locais a nvel ambiental! 5.1. Seleciona do quadro seguinte os problemas globais e os problemas locais. . Destruio da camada de O3 . Acumulao de resduos orgnicos em Esposende . Desflorestao . Inundaes do Ganges . SMOG em Los Angeles . Reduo da biodiversidade 5.2. Justifica os problemas globais selecionados por ti. FIM 3Ficha de Avaliao Sumativa: 1. A Terra apresenta cada vez mais desequilbrios ambientais. Repara na imagem de uma refinaria a arder (Fig.1).

Fig.1 1.1. Identifica o problema ambiental sugerido pela imagem. 1.2. Explica a razo por que se diz que os problemas ambientais no tm fronteiras. 1.3. Aponta trs consequncias de degradao ambiental na Terra. 2.A produo de resduos no boa para o Ambiente. 2.1. D uma noo de resduos biodegradveis.

2.2. Identifica os resduos que no so biodegradveis. 2.3. Apresenta dois problemas ambientais que ameaam a Humanidade, provocadas pela aco crescente de resduos. 3.Observa a fig.2 referente estrutura da atmosfera: Alt. 4 80 _________________________________ Fig.2 km 3 50 __________________________________ km 2 10 __________________________________ km 1 0 __________________________________ 3.1.Constri a legenda da fig.2. 3.2. Explica a importncia da camada 1. 3.3. Refere a composio qumica da nossa atmosfera. 3.4. Explicita os efeitos do aquecimento global. 4. Um fenmeno muito comum em cidades como Londres, Los Angeles, Pequim, Tquio ou Mxico o SMOG. Repara na cidade da Fig.3 (Londres) ao fim da tarde, j com alguma neblina: Fig.3

4.1. Explicita o significado do fenmeno de smog. 4.2. Menciona trs fatores responsveis pela crescente poluio atmosfrica. 4.3. Apresenta algumas medidas que possam diminuir a ocorrncia de smog. 5. A atmosfera funciona como um escudo protetor da Terra. Concordas? Justifica essa funo da atmosfera.

Potrebbero piacerti anche