Sei sulla pagina 1di 3

UPIS - Faculdade de Direito 9 semestre CURSO DE CRIMINOLOGIA Aula: Teorias do Consenso e Teorias do Conflito Professor: Luiz Guilherme Mendes

s de Paiva 1) 2) 3) 4) Escopo das teorias sociolgicas do crime Teorias do consenso Teorias do conflito Concluso Escopo das teorias sociolgicas do crime As teorias criminolgicas que derivam do conhecimento sociolgico ou seja, aquelas que tm como objetivo analisar as influncias do meio social sobre o indivduo utilizam-se de uma perspectiva macrocriminolgica. Isso quer dizer que tais teorias buscam suas prprias vises justificadoras do delito, sem pretender examinar as interaes entre indivduos ou pequenos grupos. O que interessa, para a criminologia sociolgica, fazer uma abordagem da sociedade como um todo no que diz respeito sua relao com o delito. evidente que isso significa que as teorias so, como toda classificao, essencialmente simplificativas. Ou, em outras palavras, esto sujeitas excees, erros e inadequaes quando confrontadas com a realidade. Alm disso, sempre tomam por base pesquisas empricas que so elaboradas em um determinado tempo e local e que, assim, nem sempre podem ser perfeitamente aplicada a outras realidades. Tambm importante lembrar que as teorias criminolgicas se sucedem com base nas contribuies tericas das escolas anteriores (uma idia nunca resultado de um gnio criador, mas sempre um produto de seu tempo). Tambm por isso, vrias teorias somente podem ser consideradas como definitivas depois de incorporar as crticas que receberam em um primeiro momento. Sob essa perspectiva, pode-se dividir as teorias criminolgicas em duas grandes vertentes macrocriminolgicas: as teorias do consenso (ou funcionalistas, ou ainda de integrao) e as teorias do conflito. A grande diferena entre essas duas perspectivas se d no que diz respeito finalidade da sociedade e o fundamento da coero estatal. Vejamos mais de perto as premissas de cada uma dessas vertentes. Teorias do consenso

Para as teorias que se alinham perspectiva consensual, a finalidade da sociedade atingida quando h um perfeito funcionamento de suas instituies. Isso significa que os indivduos compartilham os objetivos comuns a todos os cidados, o que tambm significa que todos aceitam as regras vigentes. Em outras palavras, pode-se dizer que, para essa vertente, os indivduos compartilham as regras sociais dominantes. Desse ponto de vista, os sistemas sociais (entendidos como as unidades de anlise sociolgica) so associaes voluntrias de pessoas que partilham valores e criam instituies, de modo a assegurar que essa cooperao em torno das regras sociais funcione adequadamente. As premissas que fundamentam o consenso podem ser resumidas em uma, principal: todo elemento de uma sociedade tem uma funo (da as teorias do consenso serem tambm conhecidas como funcionalistas), e, assim, sua existncia contribui para a manuteno do sistema social. O crime, para essa perspectiva, uma disfuno do sistema social. Natural, como apontou Durkheim, mas uma falha. Quando um indivduo comete crimes, ou empreende uma carreira criminal, pode-se afirmar que h uma falha no sistema que impede que esse indivduo seja devidamente integrado nas finalidades e valores sociais vigentes. justamente o estudo dessas falhas que compe o objeto das teorias consensuais. Pode-se apontar quatro principais teorias criminolgicas que compem a vertente consensual: a Escola de Chicago (dcada de 1920), a Teoria da Anomia (dcada de 1900 e retomada na dcada de 1940), a Teoria da Subcultura Delinquente (dcada de 1950) e a a Teoria da Associao Diferencial (dcada de 1940). Esta ltima lembrada por cunhar o notrio termo criminalidade de colarinho branco para designar os crimes cometidos por poderosos, em oposio queles cometidos pela parcela mais pobre da populao. Teorias do conflito Para as teorias que se alinham perspectiva do conflito, a coeso e a ordem social so fundadas na fora e na coero, e no em uma concordncia geral em torno das regras sociais. A aplicao de regras pressupe, portanto, a dominao de uns e a sujeio de outros. Desta forma, no h acordo em torno dos valores que justificam o prprio estabelecimento da fora punitiva para fazer valer as regras vigentes. Nessa perspectiva, a fora, ou, para usar a terminologia utilizada pela sociologia do direito, a coero que faz com que os sistemas sociais permaneam coesos. Isso porque a sociedade , essencialmente, conflituosa1. E, como exato oposto premissa funcionalista da perspectiva consensual, o conflito essencial faz com que cada indivduo em um dado sistema social contribui para a sua desintegrao e mudana.
1

Vertente inaugurada por Karl Marx, no sculo XIX. Diz Marx no clebre Manifesto comunista, de 1848: At hoje, a histria de todas as sociedades que existiram at nossos dias tem sido a histria da luta de classes.

A concepo de que toda sociedade baseada na coero de alguns de seus membros por outros2 cria um amplo espao para a discusso do crime nessa sociedade. Afinal, no se poderia mais afirmar que h uma mera disfuno social se h a considerao que no h funo para todos os indivduos em uma sociedade capitalista e, nessa sociedade, o Direito Penal pode ser utilizado para encobrir uma confrontao violenta entre as classes sociais. Passa-se a ponderar o papel da reao do Estado ao crime nesse contexto, e qual o papel da estigmatizao do delinqente no reforo desse papel estabilizador do Direito Penal. As principais escolas criminolgicas que seguiram a vertente crtica so a da rotulao (ou labelling approach, dcada de 1960) e as teorias crticas (intensificadas na dcada de 1960) e radicais (dcada de 1970). Concluso As manifestaes do conflito mudaram muito daquele descrito por Marx. O desenvolvimento do capitalismo nos Estados centrais faz com que muitas lutas sociais sejam agora travadas no mbito da sociedade civil, pressupondo o funcionamento das instituies. Por outro lado, no se pode ignorar que esse mesmo desenvolvimento do capitalismo globalizado criou assimetrias de poder entre os pases, criando situaes econmicas alarmantes em regies do planeta, e violaes da ordem pblica aparecem como expresses de desagregao social. Por isso, incorreto afirmar que a vertente conflitual substituiu a perspectiva do consenso nos estudos criminolgicos temos o exemplo de atualidade da teoria da subcultura para explicar a criminalidade dos poderosos. Tambm seria equivocado dizer que as escolas criminolgicas do conflito foram enterradas com a queda do Muro de Berlim. Especialmente no contexto do Brasil, de tantas contradies, certo que as duas vertentes tm ferramentas analticas que nos permitem compreender melhor os fenmenos criminais. Bibliografia FIGUEIREDO DIAS, Jorge de; COSTA ANDRADE, Manuel da (1997). Criminologia : O homem delinqente e a sociedade crimingena. 2 reimpresso. Coimbra: Coimbra Editora. GARCA-PABLOS DE MOLINA, Antonio (2000). Criminologia. 3 ed. So Paulo: RT. SHECAIRA, Srgio Salomo (2004). Criminologia. So Paulo: RT.

Dahrendorf, Ralf. O conflito social moderno: um ensaio sobre a poltica da liberdade. Apud SHECAIRA, Srgio Salomo. Criminologia. p. 137.

Potrebbero piacerti anche