Sei sulla pagina 1di 3

Portugus, 12 Ano Prof.

Antnio Alves

TESTE DE AVALIAO SUMATIVA GRUPO I A


Leia, atentamente, o seguinte poema de Alberto Caeiro. XXXIX O mistrio das coisas, onde est ele? Onde est ele que no aparece Pelo menos a mostrar-nos que mistrio? Que sabe o rio e que sabe a rvore E eu, que no sou mais do que eles, que sei disso? Sempre que olho para as coisas e penso no que os homens pensam delas, Rio como que um regato que soa fresco numa pedra. Porque o nico sentido oculto das coisas elas no terem sentido oculto nenhum, mais estranho do que todas as estranhezas E do que os sonhos de todos os poetas E os pensamentos de todos os filsofos, Que as coisas sejam realmente o que parecem ser E no haja nada que compreender. Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: As coisas no tm significao: tm existncia. As coisas so o nico sentido oculto das coisas.
Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos

10

15

Responda, de forma completa e contextualizada, s questes abaixo apresentadas. 1. Divida o texto em partes e sintetize o contedo de cada uma delas. 2. Refira a atitude do eu potico perante o mundo. 3. Confirme, com elementos do texto, a negao do mistrio das coisas. 4. Expondo a sua filosofia de vida, Caeiro afirma: o nico sentido oculto das coisas / elas no terem sentido oculto nenhum. (vv. 8 -9). 4.1. Identifique o mundo que o poeta aceita.

Publicado em http://port12ano.blogspot.com por Antnio Alves

B
Caeiro faz a apologia daquilo que se v, que nos revelado, e coloca a criao potica no plano do fenmeno natural (tal como a rvore d frutos, o homem cria versos). Fazendo apelo sua experincia de leitura e atendendo afirmao acima transcrita, redija um texto expositivo-argumentativo, de 80 a 130 palavras, obedecendo ao plano que se apresenta. I Introduo 1. pargrafo tese defendida pelo heternimo II Desenvolvimento 2. pargrafo relao do eu com a natureza e relao do eu com a escrita. 3. pargrafo razes da escolha da tese de Alberto Caeiro III Concluso 4. (e ltimo) pargrafo confirmao da tese inicial, recorrendo exemplificao com poemas do heternimo.

GRUPO II
Leia o texto seguinte. Ler e indagar a obra pessoana penetrarmos no acontecimento mais notrio da intelignc ia portuguesa nos tempos modernos. Acontecimento que engloba o renovar da nossa lngua, a destruio/construo de uma conscincia individual e coletiva capaz de compreender o mundo, uma reflexo lcida do mistrio, a reformulao do que tem sido e do que ser portugus, o repensar as possibilidades criativas da cultura portuguesa. Se Pessoa recebeu do simbolismo a atitude de explorar diferentes virtualidades do uso da lngua, ele foi mais longe nessa potica aventura pela criao e aprofundamento de novas correntes literrias. Se herdou do realismo o comportamento crtico face sociedade, ele reorganizou esse comportamento a um nvel mais profundo vivendo o drama da busca de uma conscincia do eu primado indispensvel negao e/ou afirmao de valores: o que em mim sente est pensando. Se nele ainda pode ecoar o romantismo (comeou a escrever poesia em portugus depois de ler Garrett) a sua palavra centraliza-se menos na relao eu/mundo ou eu/natureza do que nas relaes eu/mim mesmo ou eu/criao literria. Como disse Gilberto Kujawski, Pessoa um poeta universal porque nos ofereceu uma interpretao, ao mesmo tempo, mltipla e unitria da vida emparceirando, assim, com um outro gnio portugus, Cames, pela criao de novos padres culturais e lingusticos. Esta interpretao mltipla foi alargada (quase) at ao impossvel pela criao de outros poetas nele e fora dele mesmo os heternimos (Campos, Reis e Caeiro, entre os principais). (...)
Horizontes da palavra, Edies ASA

10

15

1. Selecione, em cada um dos itens de 1.1. a 1.7., a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. 1.1. A obra pessoana representa A) a renovao da lngua portuguesa. B) o hermetismo do pensamento. C) a conscincia coletiva e individual. D) a criatividade da cultura portuguesa.
Publicado em http://port12ano.blogspot.com por Antnio Alves

1.2. A explorao das diferentes virtualidades do uso da lngua resulta, prioritariamente, A) do simbolismo e dos restantes -ismos. B) da inventividade de Pessoa e dos modernistas. C) da criao e aprofundamento de novas correntes literrias. D) do drama da busca da conscincia do eu.

1.3. A atitude crtica de Fernando Pessoa foi herdada do A) romantismo. B) realismo. C) simbolismo. D) sensacionismo.

1.4. A genialidade pessoana comparada de Cames porque A) ambos exaltaram a ptria. C) escreveram obras pico-lricas.

B) os dois se centraram na relao eu/mundo. D) criaram novos padres culturais e lingusticos.

1.5. O segmento Ler e indagar a obra pessoana A) predicativo do sujeito. B) sujeito.

(linha 1) corresponde

ao

C) complemento direto. D) complemento oblquo.

1.6. Os termos ler e indagar so exemplos de A) derivao afixal por prefixao. B) derivao afixal por sufixao. C) composio morfolgica. D) derivao por converso.

1.7. O grupo pela criao de outros poetas nele e fora dele mesmo A) complemento agente da passiva. B) complemento oblquo.

(linhas 18-19) corresponde

a um

C) modificador do grupo verbal. D) predicativo do complemento direto.

2. Responda de forma correta aos itens apresentados. 2.1. Indique o tempo e o modo da forma verbal tem sido
(linha 4).

2.2. Identifique o processo de coeso exemplificado no uso do pronome ele em ele foi mais longe nessa (linha 7) e ele reorganizou esse comportamento (linhas 9-10). 2.3. Classifique a orao iniciada por Se em Se Pessoa recebeu do simbolismo
(linha 6).

GRUPO III
Ler revela-se de grande utilidade, uma vez que uma atividade utilizada como entretenimento mas tambm como um modo eficaz de adquirir conhecimentos. Num texto de 200 a 300 palavras, apresente uma reflexo sobre a importncia da leitura. Retirado do manual Com Textos 12, Asa
Publicado em http://port12ano.blogspot.com por Antnio Alves

Potrebbero piacerti anche