Sei sulla pagina 1di 2

ORGANIZAO E REALIZAO DE EVENTOS ESPORTIVOS Se voc atua na produo e gesto de eventos de esporte e lazer, esse texto ideal para

a que voc saiba como obter sucesso promovendo eventos esportivos e voltados para o lazer. A seguir, separamos algumas dicas com as informaes necessrias para que voc consiga organizar eventos com mais eficincia.

Agendamento com antecedncia


O primeiro passo para ter xito na produo e gesto de eventos de esporte e lazer caprichar no planejamento. Assim como qualquer outro tipo de evento, os esportivos exigem o mximo de preparao para que tudo acontea como previsto, preferencialmente com bastante antecedncia, afinal, a realizao de competies e outras prticas esportivas ou ligadas a atividades de lazer dependem do agendamento de ginsios, clubes, entre outros locais. Por isso, quanto antes voc reservar as datas e horrios para os lugares desejados, maior ser a chance de aproveitar o restante do tempo para o planejamento de forma satisfatria.

Detalhes no planejamento
A organizao durante o planejamento imprescindvel para que nenhum detalhe seja ignorado. Voc precisa levar em conta todos os elementos que podem interferir na realizao dos jogos ou das atividades recreativas promovidas por voc e por sua empresa. Sendo assim, preste ateno a fatores como a segurana no local, a facilidade para o acesso ao lugar, os custos com alimentao, a higienizao dos banheiros, entre outros itens.

Equipe de profissionais qualificados


Como voc no ter como fazer tudo sozinho, ser necessrio contratar uma equipe para que vrias tarefas sejam feitas, no s durante o evento, mas tambm antes e depois. As pessoas que trabalharo para voc devem ser devidamente capacitadas para as funes que precisaro realizar. Logo, opte por profissionais com experincia no mercado, desde o pessoal responsvel pela limpeza at as pessoas encarregadas pela segurana no dia do evento.

Organizao na programao
Geralmente, eventos de esportes e lazer duram vrios dias e contam com inmeras atividades, inclusive na mesma hora. Para no haver confuso e conflitos de horrios, basta programar as partidas e demais atividades de maneira organizada, considerando o tempo de deslocamento dos participantes de um ginsio a outro, por exemplo.

Conhecer as regras dos esportes


Para que os eventos sejam organizados adequadamente, essencial conhecer as regras dos esportes, pois cada um tem caractersticas particulares e que exigem mudanas e adaptaes em seu planejamento dependendo da situao. Uma partida de basquete no dura o mesmo tempo que uma de vlei, por exemplo. Alm disso, fundamental saber quais so as necessidades de cada tipo de jogo no que diz respeito infraestrutura do local e quantidade de jogadores.

Premiao dos participantes


Independente do porte do evento, lembre que voc deve incluir no planejamento a forma de premiao dos participantes dos jogos. Caso no seja possvel reconhecer o mrito dos jogadores com trofus e medalhas, voc pode pensar em alternativas para que os atletas se sintam valorizados aps os jogos. No se esquea de que no s os vencedores de cada modalidade devem ganhar algo, mas tambm os demais competidores (pelo menos os que ficarem em segundo e terceiro lugar).

Comodidade dos esportistas


No caso de eventos de grande porte, muitos esportistas so provenientes de outras cidades e at de outros estados. Sendo assim, cabe a voc proporcionar as melhores condies para que esses atletas fiquem acomodados, seja em alojamentos, hotis ou qualquer outro local. Se as acomodaes ficarem longe dos locais onde o evento acontecer, certifique-se de que o transporte at os ginsios e quadras ser facilitado. Para tanto, possvel contratar um servio de transporte especfico para buscar e deixar os atletas nos devidos locais dos jogos.

Divulgao em diversos meios


Outro fator que deve ser considerado na produo e gesto de eventos de esporte e lazer a forma como os eventos sero divulgados. Conforme o oramento disponvel para a divulgao, possvel garantir que uma grande quantidade de pessoas saiba mais sobre seu evento. Se voc tiver muito dinheiro para essa etapa, invista em panfletos e anncios nos mais distintos meios de comunicao. No entanto, caso o seu oramento seja bem limitado, aposte na divulgao on-line, que requer menos custos. Ao recorrer disseminao via mdias sociais, voc ter grandes chances de conseguir uma visibilidade enorme para qualquer evento, sem precisar gastar muito para isso.

Finalizao do evento
Depois que todos os jogos terminarem, lembre-se de que o trabalho s acabar depois que voc cuidar das tarefas voltadas para o perodo de finalizao do evento. Estamos falando da checagem de diversos itens, como a limpeza do local, a devoluo de todos os objetos emprestados ou alugados, o retorno dos atletas para os locais onde moram, entre outros elementos que podem influenciar a opinio das pessoas em relao ao xito do evento, afetando a sua credibilidade caso um desses itens no seja feito como deveria. Portanto, quando as atividades terminarem, deixe para descansar s depois de verificar tudo, evitando possveis problemas que podem prejudicar a sua reputao como produtor de eventos.

Potrebbero piacerti anche