Sei sulla pagina 1di 5

A UA U L A L A

15

15 O sistema solar e seus planetas


eia com ateno as notcias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes pocas.

Ateno

om be
PL

De h quase 2.000 anos at os dias de hoje, acreditava-se que no sistema solar existiam - alm da Terra - mais cinco planetas: Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno. Contudo, um novo planeta, que recebeu o nome de Urano, acaba de ser descoberto por Willian Herschel. A descoberta ocorreu por acaso, durante observaes do cu com um telescpio. Assim como Jpiter, Urano considerado um planeta gigante, com dimetro aproximadamente quatro vezes maior do que o da Terra.

lu

.in

te

ra

ul

ac

.c

CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA

no all mais alemo G a e do o com om on rnom ontando ast no oito Netu a s o l a r . O b e r t a . C a g o r a inda o m sistem da desc s o l a r t e maior a ma no pai etu iste o , o s a de N T e r r a s. A rbit o. ta n plane a de Ura que do
ANO D E 1994

S UM R A MAI SOL RTO OBE ISTEMA C S DES do A NO aneta NET A vo pl e

.b
846 DE 1 ANO

ANO DE 1781

r
PLANE TA FE

y m no r Cla om u erto po cano, o ta c ob i seu sc mer r con sola to. De norte-a Sol. E ue a o o oq stem Plu O si ome strnom stado d enor d n a a m s af Seu baugh, ais veze om a o m se seis T ua et plan etro q dim Terra. o da

S EO OV E M A N ST O A S DO SI R O AG E T A S A R ta. AN lane e SOL PL d vo p

D ANO

930 E1

O O plane ta Jpit er - con todos o side s golpead planetas do sis rado o maior d e o com v tema so io lar - fo cometa . O aco lncia por ped i ao nte pelos as trnom cimento j era s de um os, perm esperad pudesse itin o se telescp r completame do que a colis o nte regis ios. trada po r

RID

Quantos planetas eram conhecidos at o ano de 1781? ................................................................................................................................. Quantos planetas so conhecidos atualmente? ................................................................................................................................. Quais os nomes dos planetas do sistema solar? ................................................................................................................................. Todos os planetas tm o mesmo tamanho? Sublinhe, nas notcias de jornais, os trechos em que sua resposta se baseia. ................................................................................................................................. O planeta Pluto, o mais distante do Sol, foi descoberto h mais de cem anos ou h menos de cem anos? Faa as contas e note como a descoberta desse ltimo planeta recente! .................................................................................................................................

MosL Aobra A U

15

.in

te

ra

ul

ac

lu

Cada um dos planetas do sistema solar constitudo basicamente dos mesmos elementos e substncias qumicas, embora cada planeta tenha caractersticas prprias. Ou seja, embora os planetas tenham coisas em comum, no so exatamente iguais, pois possuem tamanhos, massas ou mesmo atmosferas diferentes. Alm disso, at hoje no se observou em nenhum deles, com exceo da Terra, qualquer forma de vida. Os planetas, Mercrio, Vnus, Marte e Pluto so considerados pequenos se comparados aos outros (Jpiter, Saturno, Urano e Netuno), pois todos so menores do que a Terra. Na figura a seguir, podemos ver fotos desses planetas, obtidas atravs de telescpios e de mquinas espaciais (sondas).

Informao nova

be

.c

om

.b

Pluto

Netuno

Urano

Marte Terra

Vnus Mercrio

Saturno Jpiter

Mercrio no tem gua nem atmosfera. Durante o dia, sua temperatura atinge valores da ordem de 450 graus Celsius; noite, essa temperatura pode cair at 180 graus Celsius negativos. Vnus, conhecido como Estrela dAlva, tem atmosfera predominantemente de gs carbnico. No possui gua e, durante o dia, sua temperatura pode chegar a 460 graus Celsius. Marte tem em sua superfcie grande quantidade de uma substncia muito conhecida aqui na Terra, a ferrugem. Por causa disso, recebeu o nome de planeta vermelho (a ferrugem faz com ele seja visto com essa cor). Marte possui atmosfera formada por gs carbnico. Esse planeta tem pequena quantidade de gua, em geral na forma de gelo. Sua temperatura pode variar de 20 a 150 graus Celsius negativos durante o dia. Pluto, o ltimo dentre os pequenos planetas conhecidos do sistema solar, ainda pouco explorado. Ao que se sabe, ele no tem atmosfera.

A U L A

15

Jpiter, Saturno, Urano e Netuno, conhecidos como planetas gigantes, so muitas vezes maiores que a Terra. Todos tm atmosfera formada por gases que para ns seriam venenosos. So planetas muito frios, com temperaturas da ordem de 140 a 200 graus Celsius negativos, e possuem vrias luas ou, ento, anis ao seu redor, como ilustra a figura.

Saturno

A voz do professor

O Sol, juntamente com os outros nove planetas, faz parte de uma regio do universo a que damos o nome de sistema solar. Nesse sistema, todos os planetas giram volta do Sol seguindo determinada ordem, sendo Mercrio o mais prximo do Sol. A seguir esto Vnus, Marte, Jpiter, Saturno, Urano e Pluto, em ordem crescente de distncia com relao ao Sol.

Sol

.in

te

Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Pluto Netuno

ra

ul

Mos obra

Compare as temperaturas dos outros planetas com as temperaturas a que estamos habituados aqui na Terra. ................................................................................................................................. Compare a atmosfera da Terra com a atmosfera de outros planetas. .................................................................................................................................

ac

lu

be

Com essas informaes, j d para imaginar como nossa vida seria dura nesses planetas vizinhos. Alm disso, devemos considerar tambm as dificuldades de acesso a tais planetas, j que eles esto muito longe de ns. As distncias entre o Sol e os planetas so extremamente grandes, quando comparadas com as distncias a que estamos habituados aqui na Terra. Mercrio, por exemplo, que o planeta mais prximo do Sol, encontra-se distante deste astro cerca de 57 milhes de quilmetros. Vnus, o segundo mais prximo, fica a aproximadamente 108 milhes de quilmetros do Sol - isso quase o dobro da distncia de Mercrio! O ltimo planeta, Pluto, encontra-se a cerca de 6 bilhes de quilmetros (note que passamos agora de milhes para bilhes! bilhes!) do Sol. quase impossvel imaginar distncias to grandes.

.c

om

.b

.in

Hoje sabemos que todos os planetas giram nessa ordem, conforme mostra a figura. Sabemos tambm que giram com velocidades diferentes em relao ao Sol, de modo que, quanto mais prximo do Sol estiver o planeta, maior ser sua velocidade em torno deste astro. Isso faz com que o tempo que cada planeta demora para completar uma volta ao redor do Sol tambm seja diferente. Assim, a durao de um ano, em cada planeta, tambm ser diferente. Por exemplo: o ano de Mercrio, o planeta mais prximo do Sol, tem apenas 88 dias terrestres. Pluto, o mais afastado, precisa de 248 anos terrestres para dar uma volta completa em torno do Sol e, assim, completar o seu ano. Os caminhos percorridos por cada um dos planetas, aos quais damos o nome de rbita encontram-se todos aproximadamente num mesmo plano, rbita, como ilustra a figura acima. Outra coisa que chama a ateno o fato de que o Sol, os planetas e suas luas se mantm unidos, formando um determinado conjunto. Essa organizao dos planetas se deve a uma fora de atrao que existe entre eles. Essa fora a fora de atrao gravitacional a mesma que mantm a gravitacional, atmosfera presa Terra, como voc viu na Aula 6. Como o Sol ilumina todos os outros astros prximos a ele, os planetas refletem a luz solar em todas as direes, de modo que boa parte dessa luz refletida chega at ns, aqui na Terra. Assim, embora os planetas no possuam luz prpria, podemos v-los daqui da Terra devido luz do Sol, que refletida por eles. O mesmo acontece com a Lua, que, alm de girar em torno da Terra, tambm gira ao redor do Sol. Ou seja, mesmo que ela no produza luz prpria, tambm a vemos iluminada e brilhante, pois ela reflete a luz solar que a ilumina. A Lua no considerada um planeta, e sim um satlite natural da Terra, j que gira em torno de nosso planeta. Outros planetas do sistema solar tambm possuem luas que giram em torno deles - como caso de Marte, Jpiter, Saturno, Netuno, Urano e Pluto. Alm do Sol, dos planetas e de suas luas, o sistema solar tem outros astros: os asterides, que so pequenos planetas; os meteoros, constitudos por pedaos de rocha; e ainda os cometas, formados por pedaos de rocha e gelo.

A U L A

15

te

ra

ul

ac

lu

be

.c

om

.b

A Terra, juntamente com mais oito planetas, faz parte de uma regio do universo a que se deu o nome de sistema solar.

Resumo

Atualmente conhecemos nove planetas no sistema solar: Mercrio, Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano, Netuno e Pluto.

Embora os planetas tenham coisas em comum, como, por exemplo, serem constitudos das mesmas substncias qumicas, eles possuem massas, tamanhos, atmosferas e temperaturas diferentes.

As distncias entre o Sol e os planetas, no sistema solar, so muito grandes quando comparadas s distncias a que estamos habituados.

A U L A

15

No sistema solar os planetas giram volta do Sol seguindo uma determinada ordem, sendo Mercrio o mais prximo do Sol. A seguir esto Vnus, Terra, Marte, Jpiter, Saturno, Urano, Netuno e Pluto, em ordem crescente da distncia a que se encontram do Sol.

Quanto mais prximo do Sol estiver o planeta, maior ser sua velocidade em torno daquele astro. Isso faz com que o tempo que os planetas gastem para completar uma volta em torno do Sol no seja o mesmo. Isto , o intervalo de tempo correspondente a um ano diferente em cada um dos plantetas.

rbita o nome que damos ao caminho que os planetas percorrem em torno do Sol.

O conjunto formado pelo Sol, planetas e sua luas se mantm unido devido fora de atrao gravitacional.

Exerccio 2 Desenhe o sistema solar, colocando os planetas em ordem crescente de suas distncias em relao ao Sol.

Exerccio 3 Cite algumas diferenas e semelhanas entre os planetas do sistema solar.

Exerccio 4 Se os planetas no tm luz prpria, por que podemos v-los brilhando?

L U A T I M N P

V M C E J O Z G

lu

E A U R U P F T

be
N R R R P S O L

Exerccios

Exerccio 1 Encontre no diagrama abaixo o nome dos planetas conhecidos como planetas gigantes.

.c
U T A A I U L H S E N E T U N O

om
A B O D E S N A

.in

te

ra

ul

ac

.b
S A T U R N O X M E R C U R I O

Potrebbero piacerti anche