Sei sulla pagina 1di 7

T6861-M Series

Termostato Digital com Display LCD


Folha de Dados Caractersticas
Seu design moderno adequado para escritrios, hotis, e residncias. Modelos disponveis na horizontal e vertical para diversas aplicaes. Slim design, instalao direta em caixa de conduite Modelos disponveis com a luz de fundo azul ou verde. Grande display com cones. Fcil instalao e configurao. Funo temporizador ON-OFF. Seleo do controle do ventilador automtico ou manual. Modo de ativao de economia de energia por boto ou contato seco (Card Key). Funo de ciclos por hora (CPH). Ajuste do display da temperatura ambiente. Unidade de temperatura em oC ou oF . Mantm os ajustes, mesmo quando desligado. Funo anti congelamento disponvel. Bloqueio de teclado. Limitao do setpoint de Quente/Frio para economia de energia.

Aplicao
Os termostatos digitais T6861 so projetados para aplicaes de refrigerao ou aquecimento. Incluindo: Frio/Quente/Mudana Manual Quente-Frio Modo de ventilao Controle de vlvula de gua. Controle de velocidade do ventilador manual ou automtico. Velocidade do ventilador pode ser seleciada para tipo de controle manual ou automtico. No modo de ventilaco, somente estar disponvel o controle manual

Seleo de Modelos
Modelo T6861H2BB-M T6861H2WB-M T6861V2BB-M T6861V2WB-M T6861H2GG-M T6861H2WG-M T6861V2GG-M T6861V2WG-M Painel Horizontal Vertical Horizontal Vertical Luz de Fundo Azul Azul Verde Verde Aurela Azul Branco Azul Branco Verde Branco Verde Branco Temporizador Alimentao V 220 220 220 220 Card Key Ventilao Ventilao Manual/Automtico

Honeywell
Design Mecnico
Aparncia do Termostato
DISPLAY DIGITAL

CONTROLE DO VENTILADOR

MODO DE VENTILAO BOTO PARA CIMA LIGA/DESLIGA MODO DE OPERAO

BOTO PARA BAIXO

PRESSIONE O BOTO FAN PARA SELECIONAR A VELOCIDADE DO VENTILADOR, BAIXA (LOW), MDIA (MED), ALTA (HIGH) OU DE SELEO AUTOMTICA (AUTO)

Display LCD
INDICA O SETPOINT AJUSTADO INDICA A TEMPERATURA AMBIENTE CONFIGURAO ATUAL DO VENTILADOR MODO DE CONFIGURAO INDICA O SETPOINT DE QUENTE/FRIO MODO DE TESTE SELECIONA O TEMPO PARA LIGAR/DESLIGAR INDICA SE O TERMOSTATO EST ACIONANDO O AQUECIMENTO (HEAT) OU RESFRIAMENTO (COOL) INDICA SE O TERMOSTATO EST OCUPADO OU DESOCUPADO

INDICA QUE O TERMOSTATO EST DESLIGADO CONFIGURAO ATUAL DO MODO DE OPERAO INDICA QUE O TEMPORIZADOR EST ACIONADO PARA LIGAR/DESLIGAR INDICA QUE O TECLADO EST BLOQUEADO (TOTAL/PARCIAL)

O ventilador pode ser selecionado para trabalhar no modo automtico ou manual, com 3 velocidades de operao. No modo manual, o ventilador acionado com a velocidade selecionada no menu FAN e controlado pelas sadas Gh, Gm e Gl. Enquanto no modo automtico, a velocidade depende da diferena entre a temperatura ambiente e o setpoint. Quando a temperatura atinge o setpoint, a vlvula fechada e o ventilador desligado.
Diferena entre Temp. Amb. e Setpoint

INDICA QUE O TERMOSTATO EST NO MODO DE PROTECO ANTI CONGELAMENTO

Velocidade do ventilador alta ou desligado 4F Velocidade do ventilador mdia ou desligado 2F Velocidade do ventilador baixa ou desligado -2F -4F Velocidade do ventilador alta ou desligado Velocidade do ventilador baixa ou desligado Velocidade do ventilador mdia ou desligado HEAT Setpoint COOL

Funo
Vlvula de Controle
O termostato adquiri a temperatura ambiente por meio do seu sensor integrado interno ou um sensor de temperatura externo e controla a vlvula abrindou ou fechando em relao ao setpoint ajustado.

Controle Algortimo da velocidade do ventilador

Display de Temperatura
A temperatura mostrado no display pode ser configurada para informar a temperatura ambiente ou o setpoint. Essa configurao pode ser feita durante a instalao no processo de configurao. A temperatura ambiente e o setpoint podem ser exibidos simultaneamente.

Ciclos por hora (CPH)


De forma a obter um controle mais preciso da temperatura, A funo CPH pode permitir que o termostato mande a vlvula abrir por vrias vezes por hora, mesmo quando a temperatura est prximo ao setpoint. O valor padro 4 para aquecimento e 3 para resfriamento e essa configurao pode ser alterada no modo de configurao.

PRESSIONE O BOTO MODE PARA SELECIONAR QUENTE (HEAT), FRIO (COOL) OU VENTILAO (VENT)

Honeywell
Funo Timer - Temporizador
Se o termostato estiver desligado, segure o boto Liga/Desliga por 3 segundos, o sistema entrar no modo ligar. Se o termostato est ligado, segure o boto Liga/Desliga por 3 segundos, o sistema entrar no modo desligar. A faixa de ajuste de 0 12 horas com intervalos de 0,5 hora, o valor padro 0.

Modo de Ventilao
Pressione o boto de modo de operao para entrar no modo de ventilao (Vent). No modo ventilao, no h controle da vlvula enquanto o ventilador opera de acordo com a velocidade selecionado no boto fan.

Modo de Economia de Energia


Um contato seco (tais como carto-chave de hotel) ou um boto (pressionando um boto por 3 segundos) pode ativar o modo de economia de energia com cone aparecendo na tela. O tipo de contato seco pode ser selecioando como normalmente aberto ou normalmente fechado no modo de configurao. Se o contato seco para economia de energia acionado, todas as teclas sero bloqueadas exceto a combinao de teclas para o modo de configurao. Se a economia de energia acionada por um boto, ento qualquer tecla pressionada ir interromper o modo de economia de energia. Para o modo de aquecimento, se a funo de economia de energia acionada, o setpoint ir mudar para o setpoint reserva de aquecimento. A faixa de ajuste do setpoint reserva de aquecimento de 10oC 21oC e o valor padro 18oC. O valor pode ser alterado no modo de configurao em intervalos de 0,5oC. Para o modo de resfriamento, se a funo de economia de energia acionada, o setpoint ir mudar para o setpoint reserva de resfrimento. A faixa de ajuste do setpoint reserva de resfriamento de 22oC 32oC e o valor padro 26oC. O valor pode ser alterado no modo de configurao em intervalos de 0,5oC.

INDICA QUE O TERMOSTATO EST AJUSTADO PARA DESLIGAR

Backlight - Luz de fundo


Qualquer tecla pressionada ativa a luz de fundo (backlight). A iluminao do display se apaga aps 8 segundos da ltima tecla pressionada, no modo de configurao ou no modo teste a iluminao se apaga aps 60 segundos da ltima tecla pressionada.

Bloqueio de Teclado
O bloqueio de teclado pode ser configurado no modo de configurao. Como padro, todas as teclas esto disponveis. Voc pode alterar para bloquear os botes do modo de operao (Mode) e de ventilaco (Fan) ou bloquear todas as teclas do termostato.

Modo de Operao
Os seguinte modos de operao esto disponveis:

Modo Conforto
No modo conforto, o setpoint pode ser alterado pressionando o boto para cima ou para baixo. Diferentes aplicaes, incluindo somente frio, somente quente e mudana manual quente/frio (changeover).

CONFIGURAO DA TEMPERATURA PRESSIONE ESTE BOTO PARA AUMENTAR A TEMPERATUA AJUSTADA

PRESSIONE ESTE BOTO PARA DIMINUIR A TEMPERATUA AJUSTADA

Honeywell
Modo de proteo anti congelamento
A proteo contra congelamento pode ser selecionada para desativado (padro) ou ativado. No modo de proteo anti congelamento (essa modalidade no se aplica para sistemas somente frio), quando o termostato est desligado e a temperatura estiver abaixo de 6oC, o termostato acionar o aquecimento at que a temperatura se eleve para 8oC ou o termostato ligado.

Terminais
Terminal L N W Y Gh Gm Gl Sc RSB Descrio Alimentao (220Vac) Alimentao (220Vac) Contato de Aquecimento Contato de Resfriamento Velocidade do Ventilador: Alta Velocidade do Ventilador: Mdia Velocidade do Ventilador: Baixa Comum para sensor remoto / contato carto-chave Contato para sensor remoto / contato carto-chave

Modo Ligar/Desligar
Pressione o boto Liga/Desliga para alterar entre o modo ligar e desligar.

Esquemas de ligao
Aplicao 1: Somente Aquecimento
L

Aquecimento

INDICA QUE O TERMOSTATO EST AJUSTADO PARA DESLIGAR

Ventilador

Especificaes
230 10% VAC 50/60Hz PI, Sada On/Off +/-1oC a 21oC 4(3)A para ventilador, 2(1)A para valvula Vida til 100.000 ciclos Ajuste de set point 10 32oC Faixa do Display 0 37oC Classe de Proteo IP20 Temperatura de Trabalho 18 49oC Umidade relativa 5~90% Alimentao Frequncia Controle Algortimo Preciso Capacidade Eltica

Carto-Chave
9

Fig.2.1 Esquema tpico para controle ON/OFF, simples contato. Somente aquecimento (VC4013)

L
Aquecimento

Ventilador

Carto-Chave

Fig.2.2 Esquema tpico para controle ON/OFF, contato duplo. Somente aquecimento (VC6013)

Honeywell
Aplicao 2: Somente Resfriamento
1 2 3 4 5 6 7 8 9

Instalao e Comissionamento
Instale o termostato cerca de 1,5m acima do nvel do solo em uma rea com boa circulao de ar uma temperatura mdia.

Vlvula/Compressor

Ventilador

Carto-Chave

Fig.2.3 Esquema tpico para controle ON/OFF, contato simples. Somente resfriamento (VC4013)
1 2

L
Vlvula/Compressor

3 4 5 6 7 8

Ventilador

Carto-Chave
9

No instalar em locais onde o termostato pode ser afetado por: Pontos de pouca circulao de ar atrs de portas ou nos cantos Ar quente ou frio dos dutos Luz solar ou calor radiante de eletromsticos Chamins ou tubulaes escondidas reas aquecidas/refrigeradas como uma parede externa atrs do termostato. 1 Puxe os fios atravs da caixa de conduite. Solte os parafusos dos terminas, insira os fios em cada terminal devido e os parafuse.

Fig.2.4 Esquema tpico para controle ON/OFF, contato duplo. Somente resfriamento (VC6013)

Aplicao 3: 1 estgio de aquecimento ou 1 estgio de resfriamento (2 tubos).


1 2 3 4 5 6 7 8

Vlvula

Ventilador

Carto-Chave
9

Fig.2.5 Esquema tpico para controle ON/OFF contato simples, 1Q/1F (VC4013) .

2 Empurre o bloco de terminais para dentro da caixa de passagem.

1 2

L
Vlvula

3 4 5 6 7 8

Ventilador

Carto-Chave
9

Fig.2.6 Esquema tpico para controle ON/OFF contato duplo, 1Q/1F (VC6013)

Honeywell
3 Coloque a base do termostato sobre a caixa de passagem e insira e aperte os parafusos de fixao.

Modo de teste
Depois de fazer a instalao eltrica, entrar no modo de teste para conferir que todos os contatos esto funcionando corretamente.

Nmero do teste Posio

4 Insira o cabo conector na placa do termostato.

Pressione e segure e por 3 segundos para entrar no modo de teste. Pressione o boto ou para mudar o status do teste. Pressione para avanar para o teste seguinte. Pressione e segure e para sair do modo de teste.

Nmero do Teste Posio 0 Desligado 10 Aquecimento


1 Ligado

30 Refrigerao

0 Desligado 1 Ligado 0 Desligado 1 Velocidade baixa ligada 2 Velocidade mdia ligada 3 Velocidade alta ligada

40 Ventilador

70 Informao 71 Verso do Software (n mais significativo) do termostato 72 Verso do Software (n menos significativo)
73 Cdigo de identificao (n mais significativo) 74 Cdigo de identificao (n menos significativo) 75 Semana de fabricao 76 Ano de fabricao

5 Alinhe o termostato com a base e o encaixe.

Modo de configurao
Pressione e simultaneamente por 3 segundos para entrar no modo de configurao, conforme abaixo:

Nmero

Configurao

Pressione Pressione

ou

para mudar as configuraes

para avanar para a prxima funo por 3 segundos para sair

Pressione e segure e salvar as configuraes

Honeywell
Opes de Configurao
Nmero 1 Descrio Tipo de Sistema Opes 0 Somente Aquecimento 1 Somente Refrigerao 2 dois tubos 1Q1F manual (padro) 0 F 9 Escala 1 C (padro) 0 Somente cclico 1 Somente constante (3 velocidades: Baixa->Mdia>Alta-> Baixa) 2 Usurio pode selecionar entre cclico ou constante (3 velocidades: Baixa->Mdia->Alta>Auto->Baixa) (padro) 1 2 3 4 (padro) 5 13 CPH Aquecimento 6 7 8 9 10 11 12 1 2 14 CPH Refrigerao 3 (padro) 4 5 6 -2 C(-4 F) -1,5 C(-3 F) -1 C(-2 F) Ajuste de Temperatura exibida -0,5 C(-1 F) 0 C(0 F) (padro) 0.5 C(1 F) 1 C(2 F) 1,5 C(3 F) 2 C(4 F) Tipo de temperatura exibida Limite de setpoint de aquecimento Limite de setpoint de refrigerao 0 Temperatura Ambiente 1 Setpoint de Temperatura 2 Temperatura Ambiente e Setpoint (padro) 20 21 10-32 C , padro 32 C (50-90 F, padro 90 F) 10-32 C, padro 10 C (50-90 F, padro 50 F) 0 Todas as teclas desbloqueadas (padro) 1 Boto SYSTEM bloqueado 22 Bloqueio de Teclado 2 Boto SYSTEM e FAN bloqueados 3 Todas as teclas bloquadas 0 Contato NA 23 Chave-Carto 1 Contato NF 2 Boto (padro) 24 25 Setpoint reserva de aquecimento Setpoint reserva de refrigerao Proteo contra congelamento Faixa 10-21C, padro: 18 C (Faixa 50-70F, padro: 64F) Faixa 22-32C, padro: 26 C (Faixa 72-90 F, padro: 79 F) 0 Desativado (padro) 1 Ativado
52,9 77,5 119,6
16,8

Dicas para solues de problemas


Se Ento Selecione o modo HEAT pressionando o boto MODE. O sistema de Verifique se o setpoint de aquecimento est acima da aquecimento no temperatura ambiente e que Heat On est aparecendo liga no display. Aguarde alguns minutos para o sistema responder. Selecione o modo COOL pressionando o boto MODE. Verifique se o setpoint de resfriamento est abaixo da temperatura ambiente e que Cool On est aparecendo no display. Aguarde alguns minutos para o sistema responder. Verifique se o ventilador est em Auto. Verifique se o sistema est funcionando o aquecimento ou refrigerao. Verifique se o termostato est com bloqueio de teclas Verifique se o termostato est operando no modo de economia de energia. Verifique se o termostato est desligado.

10

Tipo de controle do ventilador

O sistema de refrigerao no liga

O ventilador no funciona.

O boto MODE no funciona

Verifique se o termostato est com bloqueio de teclas O boto FAN no Verifique se o termostato est operando no modo de economia de energia. funciona Verifique se o termostato est desligado. O boto para cima ou para baixo no funciona Verifique se o termostato est com bloqueio de teclas Verifique se o termostato est operando no modo de economia de energia. Verifique se o termostato est desligado.

Dimenses
119,6

77,5 95 53

18

19

Modelo Horizontal
95

16,8

27

Modelo vertical

Av. Tambor, 576 Barueri/SP Fone: 11 3475 1900 http://customer.honeywell.com - E-mail: control.products@honeywell.com

Potrebbero piacerti anche