Sei sulla pagina 1di 17

1

SUMRIO

Apresentao.................................................................................................................................................03 Estrutura de um relatrio para as atividades prticas..............................................................................04 Normas Bsicas para o Trabalho em Laboratrio.....................................................................................06 Roteiro das Aulas Experimentais para o 3 Ano do Ensino Mdio Prtica 01: Gentica em Sala de Aula.........................................................................................................07 Prtica 02: Estimativa das Populaes........................................................................................................10 Prtica 03: Extrao e Observao da Molcula de DNA.........................................................................12 Prtica 04: Caractersticas do Ar que Aspiramos e Expiramos................................................................14

APRESENTAO

O presente manual foi elaborado a partir de uma coletnea de atividades prticas, instrumentais disponibilizados disciplina de Biologia, com base em diversas bibliografias, nas propostas curriculares do Plano de Ao do docente e dentro da realidade do Laboratrio Escolar de Cincias da Escola Estadual de Educao Profissional Adriano Nobre Os experimentos propostos possuem um nvel didtico, com o objetivo de facilitar a compreenso da parte terica na referida disciplina, aprimorando o conhecimento e, consequentemente, melhorando o aprendizado, tornando-o mais significativo. Alm do vnculo pedaggico, tambm acentuamos a importncia da vivncia no ambiente laboratorial para a aquisio de novos saberes, j que os avanos das cincias so colocados nossa disposio. Enfim, atravs da interao com esse ambiente de aprendizagem e a partir da fundamentao bsica, que se pode despertar para o mundo da pesquisa cientfica. Portanto, este manual dar suporte pedaggico, orientando o docente na complementao de sua prtica e no cumprimento da carga horria exigida pelo Sistema Estadual de Educao.

ESTRUTURA DE UM RELATRIO PARA AS ATIVIDADES PRTICAS 1- CAPA 2- FOLHA DE ROSTO (opcional) 3- SUMRIO OU NDICE (opcional) 4- INTRODUO/APRESENTAO 5- OBJETIVOS 6- MATERIAIS UTILIZADOS 7- PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 8- RESULTADOS E DISCUSSO 9- CONCLUSO 10- ANEXOS (opcional) 11- BIBLIOGRAFIA ITENS NECESSRIOS 1- CAPA a identificao do relatrio e do(s) autores. Deve conter: Nome da escola; disciplina; srie; turma; turno; nome/equipe; ttulo; local; data. Deve ser padronizado e formal. Escola Disciplina Professor Turma e Turno TTULO DA PRTICA Nome/Equipe ITAPAJ MS - ANO 2. INTRODUO/APRESENTAO a sntese do contedo pesquisado e da prtica realizada, de forma ampla e objetiva. o convite a leitura do relatrio. 3. OBJETIVO(S) o motivo/intuito da realizao da prtica que pode ser fornecido ou no para os alunos. Pode servir de feedback ao professor que deseja saber se os alunos captaram os objetivos da prtica. 4. MATERIAIS UTILIZADOS a listagem de todos os equipamentos, vidrarias, reagentes, materiais etc. utilizados durante a realizao da prtica. muito importante para que o aluno saiba identificar e associar a funo dos materiais utilizados.

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Devem ser fornecidos pelo professor para a realizao da prtica, de forma objetiva e clara, com intuito de facilitar o entendimento e ao dos alunos durante a realizao da prtica. No relatrio, cobrado o procedimento fornecido pelo professor acrescido de um embasamento terico (pesquisa) para reforar o experimento realizado, os mtodos e tcnicas usadas no trabalho experimental. 6. RESULTADOS E DISCUSSO uma das partes mais importantes do relatrio, pois onde o aluno expe os resultados obtidos da prtica realizada, questiona o experimento e relata as facilidades e dificuldades enfrentadas. onde o professor detecta as expectativas dos resultados versus resultados adquiridos. 7. CONCLUSO As concluses so feitas com base nos resultados obtidos; so dedues originadas da discusso destes. So afirmativas que envolvem a ideia principal do trabalho. 8. ANEXOS a parte onde esto anexados: questionrio proposto, esquemas, gravuras, tabelas, grficos, fotocpias, recortes de jornais, revistas etc. onde se colocam aditivos que enriquecem o relatrio, mas que no so essenciais. 9. BIBLIOGRAFIA A bibliografia consultada deve ser citada. A citao dos livros ou trabalhos consultados deve conter nome do autor, ttulo da obra, nmero da edio, local da publicao, editora, ano da publicao e as pginas: Autor. Ttulo e subttulo; Edio (nmero); local: Editora. Data. Pgina. Exemplo: GONDIM, Maria Eunice R.; GOMES, Rickardo Lo Ramos. Prticas de Biologia; Fortaleza: Edies Demcrito Rocha. 2004.1-122p. REGRAS BSICAS PARA FORMATAO

Papel A4 branco, impresso em preto (exceto as ilustraes); Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; Espaamento entrelinhas duplo; Alinhamento justificado; Margens superior e esquerda de 3 cm; Margens inferior e direita de 2 cm; Numerao das pginas a partir da introduo;

NORMAS BSICAS PARA O TRABALHO NO LABORATRIO DE BIOLOGIA


Habitualmente os trabalhos realizados em laboratrio so efetuados em equipe. Para que o trabalho seja satisfatrio, necessrio que estejamos aptos a utilizar com tcnica e correo todo equipamento e material de laboratrio, que todos conheam normas de funcionamento que visam a facilitar as atividades e preveno de acidentes.

No laboratrio devemos estar sempre trajados de bata, pois a mesma nos protege de acidentes mais graves. No retire frascos de reagentes do lugar onde se encontram. Leve seu recipiente ao lugar dos reativos e retire o que precisar. Manter o ambiente limpo, colocar resduos slidos e papis na lixeira e lquidos na pia; no caso de lquidos corrosivos, como cidos ou bases e de corantes, manter a torneira aberta por algum tempo para evitar danos na pia. Manter cada equipamento ou vidraria no lugar adequado e todo frasco de reagente etiquetado. S usar um equipamento quando realmente souber manej-lo corretamente. Verificar se o equipamento a ser usado est em perfeita ordem. Ter cuidado com as tomadas e interruptores; estes no devem ficar expostos umidade. Estar atento para no colocar as mos nos olhos ou na boca, enquanto estiver trabalhando, e lav-las antes de sair. Pores de reativos no utilizados, no devem voltar ao frasco original. Aprender nomes e a utilizao da vidraria. Ler sempre o rtulo de cada frasco antes de usar. No usar vidraria suja, nem pipetas de um frasco de reagente para outro. Lavar o material usado com detergente e gua da torneira, enxaguar com gua destilada (se possvel) e deixar sobre a bancada para secar (de preferncia sobre o suporte plstico). Lavar lminas e lamnulas com detergente e gua, e guard-las imersas em lcool em frascos separados. No desmontar lminas ou descartar culturas sem perguntar antes ao instrutor. Nunca usar substncias inflamveis, como lcool, ter, acetona, etc., para aquecer em chama, estas substncias podem ser aquecidas com cuidado em chapas aquecedoras. Anotar sempre os dados principais do procedimento da prtica, bem como os resultados precisos. Quando realizar observao microscpica (ou no monitor acoplado ao microscpio), desenhar as estruturas e anotar ao aumento da objetiva. No expor estudantes a agentes patognicos, como esporos de fungos, gua contaminada com protozorios, etc. Manter fechados os frascos de culturas e terrrios em ambiente com ar condicionado. Qualquer dvida pergunte ao professor.

PRTICA 01: GNETICA EM SALA DE AULA


INTRODUO Uma das principais dificuldades dos alunos nas aulas de Biologia a compreenso de conceitos genticos. Entre as principais dificuldades, podemos apontar o entendimento sobre a estrutura e dinmica dos cromossomos. Qual a relao entre os conceitos de gene, alelos, cromatina, cromtide? Que processos ocorrem com os cromossomos durante o ciclo celular? OBJETIVOS

Proporcionar uma metodologia de ensino alternativa para o ensino de Gentica em sala-de-aula; Construir um modelo simples e barato que permita trabalhar os conceitos relacionados estrutura e dinmica dos cromossomos durante o ciclo celular.

MATERIAL NECESSRIO Instrumental Canudos de plstico (diversas cores) simples, sanfonados e com tonalidades parecidas Palitos de madeira para churrasco Papel ofcio Cola Tesoura Canetas hidrocor Fita dupla face ou velcro Rgua

PROCEDIMENTO

Cortar os canudinhos em pedacinhos de vrios tamanhos e cores dependendo do nmero dos genes a serem representados. Usar pedaos de canudinhos brancos para identificar as regies da molcula de DNA no-codificadora. Isto , regies onde no h genes. Inserir esses pedaos de canudos em palitos de churrasco. Esses devem ter a mesma espessura dos canudos para entrar pressionados. Quando esquematizar cromossomos homlogos, utilizar as mesmas cores com tonalidades diferentes, para os genes alelos diferentes e tonalidades iguais para genes alelos iguais. O centrmero ser representado utilizando-se as dobras sanfonadas dos canudos. Retire um segmento sanfonado e faa um talho. Cole na regio oposta ao talho um pedao de fita dupla face ou velcro. Encaixe o segmento no palito que representa a cromtide. Escolha a posio do centrmero.

PARTE I MONTAGEM DE UM PAR DE CROMOSSOMOS HOMLOGOS EM FASE G1 DA INTERFASE Nessa fase cada cromossomo constitudo por uma nica molcula de DNA pouco compactada. Cada gene um segmento dessa molcula. Os cromossomos homlogos apresentam a mesma sequncia de genes, mas podem possuir alelos diferentes desses genes.

PARTE II DUPLICAO DOS CROMOSSOMOS DURANTE A FASE S DA INTERFASE Nessa fase h a duplicao do DNA e cada cromossomo passa a ser constitudo por duas cromtides (cromtides-irms), ligadas pela regio do centrmero. Note que as cromtides-irms possuem alelos idnticos, pois so fruto da duplicao do DNA.

PARTE III DIVISO CELULAR: MITOSE E MEIOSE Os cromossomos homlogos duplicados podem ser utilizados na simulao do comportamento de um cromossomo durante as divises celulares.

PRTICA 02: ESTIMATIVA DE POPULAES


INTRODUO Voc, como conservacionista, pretende provar que uma populao de peixes existente em um lago est sofrendo declnio em funo de alguma ao danosa provocada por uma indstria que despeja efluentes em sua gua. Atravs da estimativa populacional, voc tem condies fundamentadas para justificar sua defesa, podendo determinar se a populao est sofrendo declnio em funo da poluio que est recebendo. Assim, podemos tambm determinar se o ambiente est sofrendo com desmatamento, inseticidas, queimadas dentre outros. Estimar tamanhos populacionais importante para se conhecer os recursos naturais de um ecossistema; planejar polticas de manejo para que os recursos no se esgotem; evitar a extino das espcies; conhecer como as populaes esto progredindo ao longo do tempo para implementar polticas de preservao e conhecer a sade do ecossistema. OBJETIVO

Simular a estimativa de uma populao num ambiente natural.

FUNDAMENTAO TERICA Populao um conjunto de organismos da mesma espcie que vive num determinado ecossistema. Para que a populao de uma determinada espcie fique devidamente caracterizada, necessrio determinar o nmero de indivduos que dela participam e localiz-los espacialmente. Toda populao est sujeita a variaes por interferncia dos chamados fatores determinantes da densidade populacional, tais como: taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de migrao: emigrao e imigrao. Para se chegar a estimativa de uma nica espcie (X), podemos utilizar um mtodo simples: 1. Capturar um certo nmero de indivduos da populao de interesse (Y); 2. Marcar esses indivduos e devolv-los natureza durante um tempo determinado; 3. Depois desse tempo, uma segunda amostra capturada (X'). Alguns membros desta segunda amostra podem ser identificados como pertencentes tambm primeira amostra, uma vez que, ao serem capturados, j estaro marcados (Y'); 4. Conhecendo-se o nmero de indivduos que foram marcados(Y') e o nmero total de indivduos da segunda amostra (X'), pode-se construir uma proporo Y/X = Y'/X', onde X (a populao total) a incgnita que se deseja conhecer. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Feijes pretos (somente o professor saber a quantidade certa) Feijes brancos (20 unidades) Vidraria e Instrumental Recipiente plstico (copo)

PROCEDIMENTO

Misture o contedo dos dois saquinhos, remexendo bastante o contedo at que os dois tipos de feijes estejam misturados homogeneamente. Retire um copinho cheio da mistura de feijes. Conte os feijes brancos e pretos e anote o resultado na tabela. Faa um clculo estimativo dos feijes pretos, supondo a proporo na amostra conforme explicado anteriormente. Anote o resultado na tabela.

10

Equipe

Total de feijes brancos Total de feijes brancos na garrafa (Y) no copinho (Y') n constante n varivel 20 20 20 20

Total de feijes nos copinhos (X') n varivel

Populao total estimada (X) n varivel

1 2 3 4

Complete a tabela com os dados de todas as equipes. Calcule a mdia da estimativa da populao de todas as equipes, dividindo-o pelo nmero total de esquipes. Pea ao professor o nmero real de feijes pretos e compare os resultados.

PS-LABORATRIO 1. A tcnica de amostragem eficiente? 2. Quais os fatores que provavelmente tiveram influncia nos resultados das equipes? 3. Como voc empregaria esta tcnica para avaliar a populao de tilpias de um lago? 4. O tempo estipulado entre a contagem e recontagem das amostras importante numa situao real? Quais os fatores que podem interferir nos resultados durante esse intervalo? 5. Numa situao real, onde somente voc ou sua equipe estivessem realizando o trabalho, voc faria apenas uma coleta? Explique. 6. Qual seria a sua estratgia de trabalho para espcies vegetais, onde no temos problemas com deslocamento dos indivduos? 7. Em parques de reserva biolgica comum observarmos o trabalho de profissionais estabelecendo contagem e marcao de animais. Como voc relaciona o trabalho destes profissionais com a manuteno do equilbrio ecolgico nessas regies?

11

PRTICA 03: EXTRAO E OBSERVAO DA MOLCULA DE DNA


INTRODUO Voc j comeu DNA alguma vez na vida? O DNA est presente em todos os seres vivos, podemos encontr-lo em todos os organismos, incluindo bactrias, plantas e flores. Muitos dos alimentos que comemos hoje em dia sofreram modificaes para que apresentassem certas caractersticas e vrias dessas modificaes foram feitas em seu DNA. Os avanos da cincia no dizem respeito apenas comunidade cientfica, mas so importantes para todos os cidados. Tanto cientistas quanto pessoas que no so cientistas argumentam que os alimentos modificados podem causar alergias nos seres humanos e tambm prejuzos ao ambiente. Voc nunca ouviu falar da soja transgnica? Esse gro foi alterado para se tornar resistente a um determinado herbicida. Mas ser que esse herbicida no capaz de provocar danos aos demais organismos e ao meio ambiente? Outro debate importante diz respeito clonagem humana. Nesse processo, cria-se um indivduo com base no DNA de outro. OBJETIVOS Visualizar o DNA de clulas vegetais; Orientar a importncia do DNA para a reproduo e manuteno da vida. FUNDAMENTAO TERICA O cido desoxirribonuclico (DNA) a substncia da vida de todos os indivduos, est presente em todas as clulas, contm as instrues para o funcionamento do corpo, e tambm responsvel por transmitir as caractersticas hereditrias. uma molcula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hlice. Essas cadeias so constitudas de um acar, chamado desoxirribose, um grupo fosfato e quatro bases nitrogenadas, chamadas timina (T), adenina (A), citosina (C) e guanina (G). O fato de o DNA ter a forma de duas hlices, enroladas uma na outra, um fator essencial na sua replicao, isto , a sua reproduo, gerando uma nova molcula de DNA enquanto ocorre a diviso celular. Durante a replicao, as duas hlices se desenrolam uma da outra e cada uma delas serve de molde para fazer duas novas. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues Vidraria e Instrumental Funil de vidro Tubo de ensaio Proveta Saco plstico Papel de filtro Basto de vidro Lmina Lamnula Microscpio

Extrator de DNA Frutas (mamo e banana) lcool etlico gelado

PROCEDIMENTO PARTE I PREPARAO DA SOLUO EXTRATORA DE DNA 900 mL de gua 20 mL de detergente lquido Uma colher de ch de cloreto de sdio Misture tudo e guarde em uma garrafa plstica. Coloque um pedao da fruta em saco plstico e esmague-a com o punho (cuidado para no rasgar o saco) at ficar um extrato homogneo. Adicione 20 mL da soluo extratora de DNA ao contedo do saco, apertando e homogeneizando a mistura. Filtre a mistura em um tubo de ensaio.

12

Encha 1/4 do tubo de ensaio com o filtrado. Acrescente o lcool ao tubo de ensaio (o volume do lcool deve ser aproximadamente o mesmo volume do filtrado). Com o auxlio do basto retire a massa esbranquiada (o filtrado com molculas de DNA). Retire um pouco dos filamentos e coloque-os em uma lmina, pingue uma gota da soluo extratora, cubra com uma lamnula e em seguida observe ao microscpio. Desenhe a estrutura observada.

PS-LABORATRIO 1. Porque foi necessrio o uso do detergente e do lcool para a extrao do DNA? 2. O que constitui a molcula de DNA? 3. Quais so as diferenas entre o DNA e o RNA? 4. Por que o DNA a molcula da hereditariedade? 5. Explique as seguintes caractersticas do DNA: dupla hlice e autoduplicao

13

PRTICA 04: CARACTERSTICAS DO AR QUE ASPIRAMOS E EXPIRAMOS


INTRODUO Muita gente confunde oxignio e ar, e isso no por acaso, uma vez que, um dos constituintes do ar atmosfrico o oxignio. O ar atmosfrico uma mistura gasosa e homognea, constituda de muitos tipos de gases: o nitrognio, N2 (75%); oxignio, O2 (20%); gs carbnico, CO2 (4%); outros gases (1%) e vapores diferentes. O gs oxignio um gs de importncia fundamental para a vida no planeta, pois atravs do oxignio em companhia da glicose, obtida pela alimentao, que os seres vivos produzem gua, gs carbnico e energia, alm de ser o principal comburente. O gs carbnico necessrio as plantas, ajuda a realizar o processo de fotossntese e a gerar o oxignio necessrio para a respirao do homem e de muitos seres vivos. OBJETIVOS Diferenciar a aspirao da expirao; Reconhecer na aspirao a entrada no organismo de grande quantidade de oxignio; Reconhecer na expirao a sada de ar pobre em oxignio e rico em gs carbnico; Verificar a comburncia do oxignio (O2); Verificar a presena do gs carbnico (CO2), atravs da gua de cal; Reconhecer a importncia do oxignio vida vegetal e animal; Reconhecer o oxignio como o mais comum dos comburentes. FUNDAMENTAO TERICA A manuteno das funes celulares e da vida dependem de um suprimento contnuo de quantidades adequadas de oxignio aos tecidos. Enquanto, quantidades de CO2 precisam ser removidas do organismo. Tal intercmbio entre essas substncias gasosas, de oxignio e gs carbnico entre o organismo e o ambiente processa-se atravs dos pulmes, representando respectivamente, o incio e o fim do fenmeno da respirao. Esse mesmo oxignio atua na queima dos alimentos, produzindo a energia necessria para o funcionamento dos nossos rgos e assim mant-los em atividade. J o dixido de carbono um importante gs para o reino vegetal, pois essencial na realizao do processo de fotossntese (processo pelo qual as plantas transformam a energia solar em energia qumica). Este gs liberado no processo de respirao e tambm na queima de combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs natural), sendo a sua grande quantidade na atmosfera prejudicial ao planeta, ocasionando o efeito estufa e, por consequncia, o aquecimento global. MATERIAL NECESSRIO Reagentes e Solues gua de cal Perxido de hidrognio Bicarbonato de sdio Vidraria e Instrumental Basto de vidro Palito de madeira (churrasco) Esptula Tubo flexvel (canudo) Colher Estante para tubo de ensaio Tubo de ensaio Espelho Placa de Petri Bquer

PROCEDIMENTO Coloque a medida de trs colheres de perxido de hidrognio no bquer, adicione uma medida da esptula com fermento (sem mexer) e cubra o recipiente com a placa de petri. Destampe o bquer, mexa bem o produto e torne a tamp-lo. Ponha fogo numa das extremidades da vareta de madeira e a deixe queimar um pouco. Apague a chama com um sopro, deixando a ponta da vareta em brasa.

14

Retire a placa do bquer e coloque a ponta da vareta em brasa no seu interior. Pegue um espelho e respire prximo a ele. Destampe o tubo de ensaio que contm a gua de cal, coloque nele o canudo, de maneira a mergulhar no lquido. Sopre suavemente pelo canudo para dentro do tubo de ensaio.

PS-LABORATRIO 1. O que voc observa ao colocar o fermento (sem mexer) dentro do bquer com perxido de hidrognio? E depois de ter misturado os reagentes? 2. O que aconteceu com a ponta em brasa da vareta quando voc a colocou no interior do bquer? 3. O oxignio que atuou sobre a brasa proveniente do fermento ou do perxido de hidrognio? 4. O que voc observa na superfcie do espelho ao respirar sobre ele? 5. Como ficou o aspecto da gua de cal aps voc soprar atravs dele? O que isto significa?

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AMABIS E MARTHO. Atividade de Laboratrio. Editora Moderna. CD-ROM APOIO DIDTICO. ARRUDA, AVANY MARTINS DE.; GOMES, EDIENE FERREIRA CAVALCANTI.; CAVALCANTE, MARIA ETIENE.; OLIVEIRA, MINANCY GOMES DE.; CRISTINA, IZABEL.; RAMOS, EDUARDO.; VILAR, LOURDES.; FONS, LUCINIA FARIAS.; SOUZA, MARIA DE ARAJO MEDEIROS.; MACIEL, RINEUDO DIAS. Manual de Laboratrio: Experimentos de Biologia. CENTROS DE ENSINO EXPERIMENTAL GINSIO PERNAMBUCANO, PANELAS E TIMBABA. DNA e RNA. Disponvel em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/dna-e-rna.html. Acessado em 02/02/2012. LOPES, DANIEL RICARDO XIMENES; ROCHA, DANIEL VASCONCELOS; FILHO, FERNANDO BARROS DA SILVA; TEFILO, JOS WELLINGTON LEITE; FELIPE, RICARDO ARAJO; FILHO, TARGINO MAGALHES DE CARVALHO. Manual de Prticas Laboratoriais: Biologia. Comisso de Formao e Pesquisa da SEFOR. Fortaleza Cear, 2010. MOBILAB Manual de Biologia - Laboratrio Interdisciplinar 2004. O DNA vai ao supermercado. Disponvel em: www.cib.org.br/pdf/dna_supermercado.pdf. Acessado em 02/02/2012. PAIXO, GERMANA COSTA; LUCENA, ELISEU MARTNIO PEREIRA DE; MEDEIROS, JEANNE BARROS LEAL DE PONTES; BONILLA, ORIEL HERRERA. Prticas de Biologia: da origem da vida biotecnologia. Coleo Programa de Formao Continuada e em Servio na rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Fortaleza, CE, Secretria de Educao, 2009. RAMOS, LUIZ ANTNIO MACEDO. Apostila Biologia Experimental.

16

Coordenao da Coleo Marcos Weyne Gomes Rocha Maria de Lourdes Eufrsio Lima Maria do Socorro Braga Silva Samid Jurandy Coelho Rocha

Capa Veruska Mesquita Sousa

Coordenao Laboratrio Escolar de Cincias Jos da Mota Silva Neto

ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL ADRIANO NOBRE Reconhecido pelo C.E.C. - Parecer 220/08 Rua Francisco Jos de Oliveira, S/N Santa Rita. CEP: 62.600-000 E-mail: adrianobre2003@yahoo.com.br

17

Potrebbero piacerti anche