Sei sulla pagina 1di 3

Introduo e Justificativa

Discutir a relevncia de investir na formao dos profissionais de certa forma estratgica, alm de importante para a Economia do Pas, pois segundos economistas, a escassez do mercado no somente de capital financeiro, mas de capital humano. Hoje, a China um dos marcos deste investimento, onde h anos envia cidados chineses para outros pases. Desta forma podemos afirmar que h diferenas entre Capital Humano e Recursos Humanos, pois os Recursos Humanos so simplesmente as pessoas que so utilizadas, enquanto o Capital Humano o conjunto de investimentos utilizados para a formao profissional do indivduo. Desta forma este trabalho ir conter informaes a cerca do tema China e o Capital Humano no Mundo, tema no qual pertinente disciplina de Fundamentos de Administrao, ministrado pela Prof Diana. Este trabalho foi desenvolvido atravs de pesquisa em artigos de notcias on-line. Capital Humano

Segundo Werno Herckert, professor e colunista da Brasil Escola, em seu texto Capital Humano: "[...] A era do conhecimento, esta em que vivemos, deu destaque a avaliao do poder lucrativo e de continuidade da empresa, sob a tica de um verdadeiro capital humano [...].

Nesta atualidade o que move a sociedade no mais somente o capital financeiro, mas sim o que est na base de sua produo, o capital humano. Segundo o Dicionrio Econmico, o Capital humano so os conjuntos de investimentos destinados formao educacional e profissional, estes investimentos esto presentes no desenvolvimento econmico. O Capital Humano s cresce de acordo com o crescimento Financeiro, desta forma o financeiro s cresce a partir do desenvolvimento humano, o que determina a necessidade de seu desenvolvimento.

Capital Humano no Brasil

Nesta dcada, o Brasil investiu em desenvolvimento humano, criando programas como Cincia para Todos, no qual seu objetivo internacionalizar o conhecimento cientfico, alm do prprio investimento nas federais do pas. Estes investimentos apesar de longo prazo, j tornam o Brasil um pas em potencial na fabricao de Capital Humano, porm h alguns adventos que precisa superar, por exemplo, a mdia da taxa de matrcula inferior a 38%, inferior a mdia mundial, segundo dados da UNESCO. Hoje, o pas carece de capital humano, especialmente no setor de tecnologia e possui carncia no ensino tcnico, na indstria e no setor de servios.

China e o Capital Humano no Mundo

A China deve ser a maior economia do mundo em 2016. Segundo OCDE a China e a ndia respondero por 28% e 11% do PIB mundial em 2030. Neste ritmo a China ir superar a Zona do Euro dentro de um ano e em 2030 superar a economia dos Estados Unidos.

Economistas apontam que o sucesso no desenvolvimento da sua economia est no investimento no acrscimo de seu capital humano. A China investe h trs dcadas no desenvolvimento de seus cidados, pois eles investem no indivduo, os enviando para cursos no exterior, tanto em graduaes, como em cursos tcnicos. Estes investimentos so estratgicos e a longo prazo,e j surte efeito, pois a china de 2002 e 2003 teve um crescimento de 40%.

A experincia chinesa comprova que um dos fatores de sucesso do arranco por ela vivido resultado da prioridade dada aos investimentos em capital humano. Com isso, emergem-se estratgias de explorao dos recursos existentes que ajudam o pas a obter vantagens competitivas. Com trabalhadores mais eficientes, haver uma valorizao, em especial, dos pequenos produtores e empresrios que precisam reduzir custos com mo de obra.

Concluso Conclui-se que, hoje, h necessidade em investir no indivduo, pois o capital financeiro altamente dependente do desenvolvimento humano. Este investimento a longo prazo, penso que no Brasil esta tica j est sendo posta em prtica com o investimento que est sendo feito na educao federal, surgindo novos cursos e criando novos campus. Na China este investimento j existe h 30 anos, onde os alunos estudam em intercmbios, fora do pas, para que eles, alm de novas experincias, desenvolvam conhecimentos tcnicos para execuo de trabalhos e de estmulo para tecnologias no pas. novas

Potrebbero piacerti anche