Sei sulla pagina 1di 6

EDUCAO AMBIENTAL: A IMPORTNCIA DA PERCEPO DA COMUNIDADE

PALAVRAS-CHAVE: educao ambiental; percepo; comunidade.

Jos Dionicio Kunze

Consideraes Iniciais
Nas ltimas dcadas muito se fala sobre EA Educao Ambiental em todos os pases e cidades do mundo. Mas ser que nossos Professores esto preparados para transmitirem aos seus estudantes a verdadeira Educao Ambiental, aquela que ir servir para sua vida e no somente mais uma viso acadmica de uma atividade utpica? Cita-se utpica, pois em muitos casos aquele ensinamento que se faz em sala de aula, nem mesmo o Professor cumpre, e quer que as crianas o faam. A EA deve ter uma inverso de valores para dar certo, ela ter que partir da prtica social-comunitria para a acadmica e no ao contrrio como vem ocorrendo at ento. Pois, se deve considerar o conhecimento trazido pelo educando, sua prtica familiar e sua ao, partindo para uma formao acadmica. Falar em reciclagem de papel, papelo, latas de alumnio para quem no est inserido em uma sociedade de consumo o mesmo que plantar alimentos num deserto sem irrigao, jamais dar frutos. Este trabalho de pesquisa justifica-se pois a Educao Ambiental que apresentada nas escolas, na atualidade, est sendo apenas mais uma disciplina, est perdendo seu foco transformador e libertador de uma camada social, de uma cultura predatria. Porm, no desconhecimento discente e sim um processo metodolgico inadequado que faz com que uma grande revoluo na educao passe a ser mais um instrumento acadmico que pode ser fadado falncia, caso no reveja seu objetivo e sua importncia como elo no combate ignorncia humana. Tem-se como objetivo geral de pesquisa apresentar a Percepo Ambiental como forma de fazer a EA ser transformadora e libertadora no processo emancipatrio. Tendo como objetivos especficos estudar a EA e sua implantao no

Professor dos Departamentos de Geografia e Cincias Econmicas da UNIVILLE, Especialista em Geografia e Meio Ambiente e Mestre em Engenharia Ambiental.

Brasil; verificar procedimentos metodolgicos da EA nas escolas; propor uma forma alternativa de lecionar a EA com a introduo da percepo ambiental comunitria. Se as atuais geraes no se pronunciarem sobre mudana na sua conduta em relao ao antrpica, que legado ser apresentado para as prximas geraes? Para que a atual gerao deixe uma herana positiva, deve-se mudar prticas e aes que no trazem a sustentabilidade humana.

A EDUCAO AMBIENTAL NO BRASIL


Segundo o MEC Ministrio da Educao do Brasil, 2008, a EA no pas teve seu incio em 1981, com a criao da Poltica Nacional de Meio Ambiente (lei 6.938/81). Fato que provocou a incluso da EA em todos os nveis de ensino. Em 1989, foi criado o Fundo Nacional de Meio Ambiente (lei 7.797/89), fundo que vem apoiar projetos de EA. Em 1992, criou-se o Ministrio do Meio Ambiente (MMA) e os Ncleos de EA do Ibama, como aporte para desenvolver essa atividade em todo o pas. Somente em 1994 criou-se o Programa Nacional de EA (ProNEA), pelo Ministrio do Meio Ambiente (MMA), Ministrio da Educao (MEC), Ministrio da Cultura (MIC), Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), que foraram a implantao em 1995 da Cmara Tcnica Temporria de EA do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Em 1999, Poltica Nacional de Educao Ambiental (lei 9.795) e criao da Coordenao-Geral de EA no MEC e Diretoria de EA no MMA deu suporte para ser contemplada no PPA 2000-2003 (MMA). Em 2002, houve uma reviso do ProNEA e em 2003 a EA contemplada no PPA 2004-2007 (MEC) e cobre 100% do territrio nacional. Nas escolas de ensino regular, inicialmente a EA aparece como parte do programa de ensino de Cincias e Biologia. Contudo, devido formao Professores de Geografia reivindicam para si este trabalho. O fim deste impasse se d quando em algumas escolas cria-se a cadeira de EA, independente dos demais programas e abrese concurso para a titularidade. No se v como soluo ser este ou aquele profissional, nem este ou aquele programa a diferena deve estar na conduo metodolgica do processo, da preparao dos Professores que iro ministrar essas aulas.
2

Se educao o ato de transmitir experincias por meio de aes ou exposies de idias para uma determinada pessoa ou grupo e, percepo o mesmo que sentir ou perceber o significados das coisas ou sensaes, Educao Ambiental a forma de se transmitir e perceber os signos das aes ou sensaes para as demais pessoas ou grupos. Logo, toda ao educacional que integre questes ambientais, que objetive mudanas de atitudes, que incentive a cooperao e a solidariedade, que pratique o respeito e a tolerncia e que busque resgatar valores ticos hoje perdidos na nossa sociedade, pode ser chamada de Educao Ambiental. O atual sistema de ensino requer transformaes que valorizem a riqueza cultural e ambiental, no se pode mais aceitar o uso de livros didticos, de cartilhas, apostilas ou outros materiais prontos para se fazer aulas no dia-a-dia das escolas, pois no h material que retrate melhor a realidade do acadmico que seu prprio relato. As mudanas de percepo so necessrias para que um novo comportamento em relao ao ambiente possa ser alcanado. Isso deve ocorrer por meio de processos educacionais constantes, nos quais a educao ambiental deve estimular o desenvolvimento de uma nova conscincia a respeito das relaes do ser humano com o seu ambiente, produzindo novos comportamentos e conceitos capazes de levar as pessoas a se envolverem com tais questes, tanto de maneira formal, no ambiente escolar, como na comunidade, por meio de uma educao no-formal.

A PERCEPO AMBIENTAL
A percepo faz parte da natureza dos animais, o instinto. Para sobreviver os seres humanos sempre perceberam a natureza, as pocas de plantio e colheita, as cores que indicam se os frutos esto ou no maduros, etc; contudo, com a mecanizao, perdeu-se essa sensibilidade. Segundo Machado (1988), cada pessoa tem sua prpria percepo sobre o meio ambiente, contudo Del Rio (19996), destaca que mesmo sendo a percepo individual, existem recorrncias comuns, ou seja, no se pode pensar que o modelo no qual eu acredito seja o nico e o certo. A percepo, embora sempre tenha existido somente em meados do sculo passado passou a ser usado nas cincias. De acordo com Lynch (1997) a percepo ambiental passou a ser usado na Geografia na dcada de 60 abordando a ocupao humana nos ambientes sujeitos a riscos naturais, especialmente de inundaes. Na Arquitetura e urbanismo, caracteriza-se pela anlise

de formas, a partir da qual constri representaes por meio de imagem ou mapas mentais da cidade. O estudo da percepo voltado educao ambiental, ou seja, como parte do processo de formao de conhecimentos e conseqentemente, do sistema de valores, fundamental, pois permite conhecer melhor as caractersticas, as idias e os aspectos influenciadores do pensamento e do comportamento. necessrio maximizar a integrao dos domnios cognitivo, afetivo e comportamental juntamente com a viso do conhecimento do todo, fazendo-se necessrio investigao da percepo das pessoas, as quais esto inseridas na comunidade ou sala de aula.

A PERCEPO

AMBIENTAL COMUNITRIA COMO INSTRUMENTO

PEDAGGICO NAS AULAS DE EA


A partir do conhecimento da percepo individual e coletiva podem ser desenvolvidos programas e aes educativas voltados a questo ambiental, que estimulem e provoquem mudanas de comportamentos, valores e de atitudes na comunidade ou grupo de estudantes. Logo, deve-se criar programas e projetos de carter comunitrio incentivando a participao popular. S assim, pode-se ter o resgate da cidadania desse povo.

FIGURA 1: Fundamentos da educao ambiental (DIAS, 1999).

Os objetivos da EA podem ser divididos em categorias ou fundamentos (figura 1), conhecimento e compreenso; sensibilizao e conscientizao; ao
4

participativa; atitudes e valores comportamentais; e habilidades. Juntando estas categorias tem-se um conjunto de valores capazes de desenvolver uma prtica diferenciada de educao. O fator mais importante que contribui para a especificidade da Educao Ambiental, sem dvida, sua nfase na resoluo de problemas prticos que afetam o meio ambiente humano (figura 2). Desta forma, ela uma prtica educacional sintonizada com a vida da sociedade. DIAS (1993), ressalta que ela s pode ser efetiva se todos os membros da sociedade participarem, de acordo com as suas habilidades, nas complexas e mltiplas tarefas de melhoria das relaes das pessoas com seu meio ambiente. Isto s pode ser alcanado se as pessoas se conscientizarem do seu envolvimento e das suas responsabilidades.

EA
desenvolver

Conhecimento Compreenso Habilidades Motivao

para adquirir

Valores Mentalidades Atitudes

necessrios para lidar com

e encontrar

Questes/Problemas Ambientais

Solues Sustentveis

FIGURA 2: Estratgia da educao ambiental (DIAS, 1993).

Para que haja uma mudana real. Faz-se necessrio, pensar na formao de professores, no sentido de torn-los capazes de trabalhar a complexidade da vida de forma inter e transdisciplinar, derrubando barreiras que separam a escola da comunidade. No se pode formatar professores, transforma-los em meros repetidores de discursos e incapazes de criar meios de transformao social-comunitrio. Para isso, a escola superior precisa ser revista, deve incentivar a pesquisa e principalmente a extenso, destacar a criatividade e ensinar os estudantes a fazer e no copiar.

Uma aula no pode ser engessada, os professores no podem prepara-la por inteiro, deve-se deixar um espao de interao. Logo, quem disser que vai dar aula est afirmando que seu trabalho no bom. Uma aula de ser feita ou ministrada, pois no havendo interao, certamente no haver qualidade. Uma aula de qualidade, tem a necessidade de pensar os problemas cotidianos para ampliar a democratizao do espao escolar e melhorar a qualidade, de forma que os resultados no se traduzam apenas em estatsticas, mas na aplicao dos conhecimentos transmitidos s pessoas ou grupos para viverem de forma construtiva e confiante. Cada indivduo percebe, reage e responde de modo diferente frente ao meio, atravs de suas atitudes. Tais respostas ou aes so, resultado das percepes, dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada indivduo. Assim, o estudo da percepo ambiental de fundamental importncia para que se possa compreender melhor a inter-relao entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfaes e insatisfaes, julgamentos e condutas. Diagnsticos de percepo realizados antes e depois da implantao de um programa ou de medidas de controle ambiental so ferramentas riqussimas para avaliar e acompanhar a aceitao e o comprometimento dos membros da comunidade e pessoas envolvidas no processo.

REFERNCIAS:
BRGGER, P. Educao ou adestramento ambiental? Florianpolis: Letras Contemporneas, 1994. DIAS, G. F. Elementos para capacitao em educao ambiental. Ilhus: UESC, 1999. DIAS, G. F. Educao ambiental, valores humanos e estilos de vida sustentveis. Universa. V. 1, n. 1, Braslia, 1993. OLIVEIRA, L. A percepo da qualidade ambiental. In: A ao do homem e a qualidade ambiental. Rio Calo: Associao dos Gegrafos/Cmara Municipal, 1983.

Potrebbero piacerti anche