Sei sulla pagina 1di 27

9

INTRODUO
O presente projeto apresenta um estudo acerca de uma empresa e seus possveis problemas relacionados estrutura de rede, sua organizao no que se referem aos aspectos, fsicos, materiais utilizados na criao da rede, atentando-se aos Padres da ABNT. Ser observado e levado em considerao, categoria de cabos, usos excessivos de cascateamento, possibilidade de escalabilidade, sendo observado s aplicaes na rede, compartilhamento de computadores e de recursos, utilizao de aplicaes distribudas, transferncia de arquivos, acesso rpido e fcil a informaes, aumento da segurana e desempenho. A princpio nesta primeira etapa do projeto o foco maior ser sobre dois componentes que so fundamentais para a existncia de redes com uma estrutura que seja maior que dois ou mais computadores. So eles Hub e o Switch, sero observadas as possveis colises, gargalo entre outros aspectos que causam deficincia em uma rede. Analisando a arquitetura e estrutura da rede ser colhida informaes analisadas e detectados problemas. Sero feitas as sugestes, para que os mesmos sejam sanados. Objetivando assim o equilbrio correto da rede onde o trafego de protocolos e compartilhamento de recursos seja feito de maneira gil segura e eficaz.

10

1. DETERMINAO DOS CRITRIOS DE SUCESSO DA EMPRESA A implementao de um projeto requer todo um custo material e pessoal para a implementao do mesmo, necessrio na maior parte das vezes, a compra de equipamentos e a contratao de pessoal especializado para a instalao, configurao de equipamentos, servidores e outros componentes da rede e se o projeto no atender as especificaes ou falhar ter se investido uma verba que poderia ter sido usada para outros fins. O mais provvel quando se faz implementao contar com uma satisfao total das metas esperadas e se o projeto for um sucesso trar muitos benefcios a empresa.

11

1.1 Apresentao da Empresa O grupo Mnaco atua em vrios estados com diversos empreendimentos nos ramos de caminhes e nibus Volkswagen, consultoria de seguros, agropecuria e Motocicletas Honda, vendendo e dando Assistncia Tcnica e consultoria. Hoje o Grupo Mnaco conta com 19 empresas espalhadas pelas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste do pas, atuando nos mercados de Distribuio de Caminhes e nibus Volkswagen, Motocicletas Honda, Seguros e no Agronegcio. Uma empresa construda por empreendedores que no se cansa de buscar a qualidade total em servios e liderana em tudo que faz. Ao longo de mais de trs dcadas de existncia a Mnaco aprimorou seus servios a um patamar de excelncia obtendo destaque em todos os ramos de negocio que atua. Atualmente a Mnaco conta com mais de 1500 colaboradores empenhados em fazer o melhor, constantemente. A Mnaco esta sempre recebendo prmios como o de maior distribuidora de caminhes e nibus Volkswagen da Amrica Latina, uma das maiores distribuidoras da motocicleta Honda do mundo e o de referencia nacional na manipulao gentica da marca Nelore sendo uma das precursoras na tcnica de fertilizao em vidro. .

12

1.2 Negcios da Empresa Da pequena revenda de automveis Volkswagen criada no ano de 1977 na Cidade de Altamira no Par a Mnaco expandiu seus horizontes e seus negcios para novas fronteiras e no parou mais de crescer. Hoje o Grupo Mnaco conta com 19 empresas espalhadas pelas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste do pas, atuando nos mercados de Distribuio de Caminhes e nibus Volkswagen, Motocicletas Honda, Seguros e no Agronegcio. Hoje a empresa conta com 1500 colaboradores, 19 Empresas e um faturamento que atingiu a marca de 1 Bilho de Reais.

13

1.3 Estrutura organizacional (Organograma) Como um Grupo muito grande seria muito longo e com vrias ramificaes o organograma do mesmo, ento foi feito respeito do projeto. apenas o organograma de uma das empresas do Ncleo Macap, que ser de onde sero retiradas as informaes a

Diretoria

Gerente de vendas

Gerente de Ps-venda

Gerente
Administrativo

Supervisores

Encarregado de Peas

Lder de Oficina

Encarregado de TI

rea Contbil

Cobrana

RH

Vendedores

Assistente de Informatica

Assistente de cobrana

Assistente de RH

Imagem 1 - Estrutura organizacional (Organograma)

14

1.4 Estrutura Fsica da Empresa A Mnaco Motocenter Lagoa Comercial LTDA escolhida para estudo em sua estrutura de redes na cidade de Macap, fica localizada nas proximidades do condomnio Platon medindo 13.134,0000m margeando a Rodovia Duque de Caxias, (Duca Serra), prximo ao Complexo Penitencirio do Estado do Amap. Composta em seu interior por um Salo de Vendas (Show Room) medindo 445.65m onde so distribudas as mesas dos vendedores e feita a exposio do seu produto, possui uma boutique de venda e de exposio de peas e acessrios, Recepo da Oficina, Oficina com 13 Boxe para servios de mecnica, 3 Box para montagem dos veculos. Passando para o primeiro piso temos a Administrativo, DTI (Departamento de Tecnologia da informao), Sala da Diretoria, Refeitrio, Sala de Reunio, Auditrio com capacidade para 144 Pessoas.

15

2. ESTRUTURA DE REDES A rede da Empresa Mnaco Motocenter Lagoa Comercial LTDA composta de 31 computadores com processadores da Intel e AMD, memrias de 512MB a 2 GB e HDs 80, 160 e 500GB, monitores LCD de 18.5, CRT 14, 6 impressoras matriciais, 6 impressoras Laser, 2 Switchs 3Com cada um com 24 portas, interligados via cabo, 1 roteador wireless da Linksys. A conexo via cabo feita por cabo par tranado CAT5e com topologia estrela e arquitetura Cliente/Servidor. Tem um link dedicado de internet de 256MB fornecido pela Embratel que chega via satlite at a Embratel que por sua vez encaminha o link via Fibra ptica at a empresa. Existem equipamentos fornecidos pela Embratel que recebem o sinal via fibra ptica e o transmite para o roteador que por sua vez o faz chegar ao Switch que transmite o mesmo para os demais concentradores e ns, seu servidor de internet fica localizado em Belm onde funciona a Diretoria de TI do Grupo. Abaixo um pequeno esboo de um organograma da rede local da Empresa. Como j foi mencionado, s ser estudado o ambiente local da rede, pois seria muito trabalhoso o estudo de todo o Grupo e o objetivo do projeto pode ser atingido com estudos baseados nessa estrutura.

Imagem 2 - Estrutura de rede

16

2.1 Planta Baixa Trreo (Identificao dos principais Hosts) Esta a planta baixa do trreo da empresa onde se localizam vrios hosts.

G e r e n c i- a P s V enda

O fic n a

C a ix a R ecepo da O fic in a

S a l o d e V e n d a s

D u c to p a ra tra n s p o r ta r c a b e a m e n to C a b o m e t lic o p a r tr a n a d o C A5e T A te n d im e n to C o n s r c io

B o u tiq u e

P a r a C im a

E s to q u e

5 4U 2U 2U 2U 2U 1U

AT

C o n s r c io

B ackbone

Imagem 3 - Planta baixa 1

2.2 Planta Baixa 1 Piso (Identificao dos principais hosts)

17

Primeiro piso local onde fica localizado a sala de TI (Tecnologia da informao) e os principais departamentos da empresa.

F i b , rl ian k v i a E m b ra te l

A d m in is t r a t iv o CNH

C a b o m e t lic o p a r tra n a d o C A5eT C e n tro d e P ro c e s s a m e n to d e dados

1 5U 2U 2U 1U 4 2U 4U 2U 2U 1U 2U 5U 1U

AT AT S a la d e D u c to p a r a R e u n i o tra n s p o rta r cabos

O b s e r v e q u e a lg u n s e q u ip a m e n to s e s t o a le m d a d is ta n c ia s ig e r id a p e la s n o r m a s

R o te a d o r W ir e le s s

P a r a C im a

A u d it r io

D ir e to r ia

B a n h e ir o M a s c u lin o

B a n h e ir o F e m in in o

Imagem 4 - Planta baixa 2

2.3 Situao Atual da Rede da Empresa

18

A rede tem seu Servidor de Internet, Proxy e Firewall em outra cidade e faz parte de uma WAN que integra todas as outras lojas do Grupo. Observando sua estrutura fsica podemos identificar que a rede interna esta bem distribuda, com poucos gargalos, trabalhando com Softwares originais, equipamentos que atendem as necessidades de uso e de segurana. Apresenta algumas falhas no que tange a equipamentos ultrapassados. Em relao a seu Servidor de internet ser em outra cidade, cria uma perda no sinal de internet, porem sua rede interna onde trafegam os pacotes de dados de maior importncia, esta digamos que dentro da normalidade. Agora quando se refere a dados obtidos atravs da internet j outra histria, pois todos os acessos solicitados feitas ao servidor de e-mail ou a contedos do grupo como Site, Helpdesk, Webmail vo para o satlite que o redireciona para o Servidor em Belm, que responde e toma todo o percurso de volta, tudo isso torna o processo lento. O Ideal para evitar esse tipo de transtorno seria trazer seu servidor de internet para o mais prximo possvel.

2.4 Caracterizao do Endereamento e Nomenclatura da Rede Existente

19

De acordo com os dados levantados o plano de nomenclatura das mquinas e equipamentos de rede usados na Empresa no est atualmente bem organizado. O endereo de IP feito estaticamente usando a seguinte faixa de endereamento: 10.0.0.1 a 10.0.0.255 com a mscara de rede 255.255.255.0

2.5 Identificao dos Equipamentos e Eventuais Necessidades

20

2.5.1 Equipamentos que Compem a Rede Atual A rede composta por 45 computadores distribudos por todo o prdio, que atendem somente as necessidades bsicas de uso, grande parte dessas mquinas possui processadores ultrapassados, pouca memria e existem alguns monitores CRT. A maioria dessas mquinas est ligada diretamente na tomada, tornando esses equipamentos vulnerreis a quedas de energia. Todas as entradas de concessionrias ficam localizadas no DTI (Departamento de Tecnologia da informao), no existindo uma Intrance Faciliti, o que pode causar alguns transtornos durante eventuais manutenes pela parte das concessionrias. Dentro do DTI (Departamento de Tecnologia da informao) localizada no primeiro andar existem 1 AT (Armrio de Telecomunicao) onde localizado o switch principal, 2 Patch Panel de linhas telefnicas interligados ao PABX da Intelbras modelo Digital 95 distribuindo 60 faixas de ramais, 1 modem DataCom da Embratel para telefonia, 1 aparelho ATA para ligaes via VOIP, equipamento de Interface Celular ITCell para ligaes para celulares via PABX, um roteador CISCO 800 que recebe o sinal de internet da concessionria. Ainda no DTI (Departamento de Tecnologia da informao) existe mais um AT com o equipamento DataCom para dados que recebe a Fibra ptica da concessionria e o distribui para o roteador que por sua vez distribui para os switchs. Lembrando que como foi dito no Capitulo 2 a empresa no possui servidor de internet local, tornando todos seus acessos lentos e controle de acessos de usurios mais difcil de ser controlado por seu Firewall e Proxy, pois a gerncia da Rede Local fica impossibilitada de controlar tais servios. Existindo tambm um sistema de CFTV com 12 cmeras que monitora os principais acessos a loja. Externo ao DTI (Departamento de Tecnologia da informao) localiza-se um roteador Wireless Linksys, que fornece servios para noteboocks de vendedores que acessam os sistemas internos e internet na empresa. Saindo do DTI alm do cabeamento horizontal que leva acesso aos Hosts do andar, existe um Backbone de uma faixa de 60 metros, interligando o AT ao DTI a um AT no trreo, onde se encontram mais um switch para o sinal de dados e dois Patch Panel de telefonia, sendo esse AT responsvel pala distribuio de sinal de dados e voz para todo o trreo do prdio. Observa-se ainda a que existem maquinas que esto a uma distncia alem dos 100mt previsto pelas normas.

21

G e r e n c i-a P s V enda

O f ic n a

O b s e r v e q u e e x is t e m d is t n c ia s m a io re s q u e a s e n t a b e le c i d a s p e la s n o rm a s .

C a ix a R ecepo da O fic in a

S a l o d e V e n d a s

D u c to p a ra tra n s p o rta r c a b e a m e n to C a b o m e t li c o p a r tra n a d o C A5e T A te n d im e n to C o n s rc io

B o u tiq u e

P a r a C im a

E s to q u e A r m r io d e T e le c o m u n ic a o
5 4U 2U 2U 2U 2U 1U

AT

C o n s r c io
Imagem 5 Cabeamento estruturado

B ackbone

2.5.2 Caracterizao do Cabeamento da rede existente

22

Para

interligao

das

mquinas

dos

equipamentos

entre

os

departamentos usado cabo UTP (par tranado no-blindado) de 4 pares, categoria 5e, conectores RJ45, usando o padro de conectorizao da norma EIA/TIA 568B conectados a 2 switchs de 24 portas cada um distribudos entre os dois andares do prdio. Para a interligao do link WAN a rede internet usado um cabo de Fibra ptica com conector MIC que liga ao modem

2.6 Projeto de Rede Lgica visando melhorias

23

2.6.1 Topologia A topologia de rede a ser usada na Empresa Mnaco Motocenter para facilitar o gerenciamento local a topologia hierrquica com eixos e raios, usando a topologia de redes redundantes para alguns servios, como DNS, DHCP, Primrio e Secundrio. Para o link WAN utilizaremos VPN para servir de redundncia ao link dedicado caso o link cair, a rede continua operando. Utilizaremos essa topologia de reder por ser de fcil implementao e por facilitar a agregao e a filtragem do trfego em trs nveis sucessveis de roteamento ou comutao, permite evitar o desperdcio de largura de banda e fazer o controle efetivo dos equipamentos de rede pela gerencia local. Como a interligao da Mnaco com sua Central em Belm j feita via Embratel por um link dedicado de 256MB, devido ser mais rpida que a rede local, s ser implementada uma soluo VPN para prover redundncia do link caso ele caia.

2.6.2 Plano de endereamento e nomenclatura

24

Visando melhoria no desempenho e facilidades de gerenciamento o projeto tem a idia de implementar um modelo hierrquico de endereamento de IP, que permite facilidade no uso da rede e identificao dos equipamentos de rede e futuros escalonamentos da rede. A faixa de endereo a ser usada ser uma faixa de endereo reservado de classe C com o endereo 172.16.0.0 com a mscara de rede 255.255.252.0. O endereamento de rede ser feito de forma centralizada atravs de um servidor DHCP que ir fornecer IP dinmico as estaes para evitar o trabalho de configurar manualmente as estaes e que seria muito trabalhoso para o administrador da rede. Com a implementao do servio de DHCP a rede estar tambm mais segura porque para algum com um micro ou um notebook acessar a rede ter de ter um IP valido fornecido pelo DHCP para ter acesso rede ou servios da rede. Com vista a facilitar a instalao e funcionamento da rede sero distribudas faixas de endereo para os diferentes equipamentos de rede, servidores e estaes de trabalho que sero fornecidos pelo DHCP. Na rede atual da Empresa os endereos de rede so distribudos estatisticamente sendo configurado diretamente nas estaes, usando uma faixa de endereamento IP de casse A sendo 10.0.0.0 com a mascara de rede 255.255.255.0. Para melhorar e facilitar o funcionamento da rede esta sendo proposto o uso de um servidor de DHCP para distribuio de IP dinmico e um modelo hierrquico de endereamento. A identificao dos Hosts e equipamentos de rede pelo nome so muito importantes porque facilita as estaes principalmente quando desejam acessar um servio na rede procurem por um nome especifico ao invs de fazer um broadcast requisitando um servio ou procurando outro Host na rede e para facilitar este servio atribuio de nomes ser feita de maneira muito significativa para que possa facilitar os administradores e usurios identificar um determinado servio ou uma estao na rede onde ele se encontra fisicamente, este parmetro muito vivel para resoluo de problemas com estaes de trabalho ou usurios fazendo uso inapropriado dos recursos de rede ou acessando um servio proibido pela norma da empresa.

25

A resoluo de nomes ou traduo de endereos IPs para nomes ou viceversa ser feita atravs de servidor de nomes de domnio (DNS), sendo os nomes para estaes e equipamentos configurados manualmente. Os nomes atuais das maquinas estavam com os nomes dos usurios outras com nomes que no tem muito a ver com a empresa. Plano de como pretendemos que fique. Departamento Vendas Consrcio Oficina Peas Administrativo Nomenclatura VEI-moto01 e assim sucessivamente CNH-moto01 e assim sucessivamente OFC-moto01 e assim sucessivamente PCA-moto01 e assim sucessivamente ADM-moto01 e assim sucessivamente

2.7 Protocolos de Roteamento

26

Por existir apenas um link dedicado entre a Empresa e sua matriz em Belm usa-se apenas roteamento esttico entre os roteadores das duas localidades. Uma das idias do projeto identificar e corrigir erros e gargalos sugerimos a implementao de uma soluo VPN como possvel redundncia do Link dedicado e prev-se uma possvel interligao entre todas as Empresas do Grupo, por isso a implementao de um protocolo de roteamento visa garantir futuramente expanso da rede sem que haja necessidade de alteraes bruscas na estrutura e na configurao a ser usada. Para a escolha de um protocolo de roteamento necessrio que se saiba como funciona e os seus benefcios. O funcionamento do protocolo de roteamento dividido em nveis. Algoritmo de roteamento, tabela de roteamento e protocolo de roteamento. Algoritmo de roteamento um conjunto de clculos, que se utiliza de mtrica, com o objetivo de estabelecer a melhor rota para encaminhar o pacote na rede. Tabela de roteamento uma base de dados inicializada e mantida pelo algoritmo de roteamento, a qual contem informaes de roteamento. Protocolo de roteamento um conjunto de regras de comunicao entre dispositivos que realizam o roteamento, com o objetivo de fornecer informaes, atualizadas sobre a rede, para o algoritmo de roteamento manter atualizada a tabela de roteamento.

3. CONSIDERAES FINAIS

27

Analisou-se atravs de pesquisas em campo, apoio do gestor de informtica, auxiliares e funcionrios da empresa Mnaco Motocenter, como a rede est estruturada, gerenciada e quais os equipamentos que compem a rede local. Percebeu-se que a estrutura da rede est dentro das especificaes e normais Padres da ABNT, para que uma tenha um desempenho aceitvel, a rede local oferece escalabilidade ainda por mais 10 anos, os equipamentos que compem a rede esto ultrapassados, mas, ainda supri as necessidades bsicas da empresa, a internet no local e sim de Belm, tornando seus servios de internet lentos e impossibilitando a total gerncia da rede. Em busca de solues para os problemas encontrados na rede realizou-se um projeto para aperfeioar os equipamentos que compem a rede em pontos especficos, tendo em vista melhorar os servios principalmente nos setores de Administrao e DTI.

3.1 Anlise de Percurso

28

As etapas do projeto no foram cumpridas como o programado pela equipe, pois houveram vrios imprevistos e contratempos que acabaram interferindo no cumprimento dos prazos, referente aos objetivos ligados ao projeto em si foram atendidos dentro do previsto.

3.2 Justificativas

29

Com a realizao do projeto, identificao dos problemas, a soluo ser uma correta aplicao de uma poltica gradual de aperfeioamento dos equipamentos que compem a rede, havendo economia de energia, como por exemplo, a troca de monitores CRT por LCD, com o projeto em andamento, fortalecer a estrutura da rede, melhorando o seu desempenho e tornando eficientes os servios oferecidos aos seus clientes e funcionrios.

3.3 Dificuldades Encontradas

30

As dificuldades encontradas foram somente a pouca experincia do grupo no que se refere elaborao e montagem do projeto no que se refere metodologia, na prtica da pesquisa correu tudo bem, a empresa foi bastante generosa nos abrindo as suas portas, claro que favorecidos por trabalharem na mesmo, e na rea de informtica, envolvidos foi bastante aproveitado. dois dos membros do grupo o conhecimento prtico do

3.4 Atividades no Realizadas

31

Deixamos de estudar a funo o lado da segurana da rede no que se refere vulnerabilidade devido o servidor de Proxy e Firewall no serem locais, sendo administrados pela Gerencia de Tecnologia da Informao.

3.5 Reflexo Sobre a Prtica

32

Aluno: Abel Junior Com a pratica do Projeto de pesquisa na Empresa Mnaco Motocenter descobriu como o dia a dia da empresa, como funcionam seus departamentos, a sua hierarquia, seu ramo de trabalho. Analisamos a sua estrutura de Telecomunicao, estudamos a sua estrutura de rede interna e externa, verificamos que existem alguns problemas e sugerimos solues para os mesmos, identificamos provveis falhas na Administrao da rede no que se refere a nomenclaturas e distancias entre hosts e concentrador definiu soluo para os problemas e finalizamos oferecendo nossos servios para com o conhecimento que adquirimos em nossa teoria na Faculdade solucionar os problemas detectados. Aluno: Alexsander huiltonn O estudo realizado na empresa Mnaco observou que e uma empresa de grande porte com muitos nos na rede consegui visualiza as matrias passadas em sala de aula como gargalos, mquinas antigas etc.. Observei tambm a falta de recursos na rea de TI na empresa Mnaco. Aluno: Janderson Minha Considerao sobre o trabalho realizado identificou que o trabalho em grupo muito mais proveitoso, pois tiramos duvidas que sozinho no consiga, o trabalho referente identificao de possveis problemas e gargalos nas rede da empresa Mnaco me troce muito mais experincia, pois pude participar na pratica o que realmente uma rede de computadores com toda sua complexidade, tenho certeza que todos os participantes do grupo tiveram essa sensao. A cada dia que passa percebe que nos seres Humanos necessitamos da tecnologia o quanto necessitamos de comer, beber etc. Que no futuro ela tomar o mundo e quem no se adaptar a ela estar fora do clico do desenvolvimento. Sou o acadmico Janderson de Holanda Barros e essas so minhas consideraes.

Aluno: Marineu Almeida

33

Esse trabalho veio-nos mostrar de que maneira podemos inserir o nosso aprendizado de dentro de sala em uma empresa fizemos um estudo aprofundado da empresa grupo Mnaco e vimos que o grupo Mnaco possui uma rede extensa e trabalha com alguma dificuldade em termo de esttica e equipamentos como a CRT que este totalmente defasado e consumo um elevado ndice de energia comparado com os monitores, mas novos, mostramos tambm ao grupo Mnaco que um investimento melhor na rea de informatizao por um bom TI s vem contribuir para o bom crescimento da empresa. Aluno: Renon Maia Com a apresentao desse trabalho, Tive uns pontos de vista negativos e positivos, pois com a apresentao da empresa MONACO virmos como funciona a rede de distribuio de internet. E claro podemos tambm perceber que a vrios pontos que precisam ser melhorados nessa empresa para melhorar o seu atendimento. Este trabalho foi elaborado com o intuito de mostrar como funciona toda a parte da arquitetura rede numa empresa que umas das maiores do Brasil.

Aluno: Vagner da Rocha A Empresa do Grupo Mnaco abriu as portas para que se possa ver qual a situao atual da rede e constatei que a empresa possui alguns equipamentos que esto j fora esttica, sugeri a compra de equipamentos mais sofisticados para melhorar o desempenho da rede.

Aluno: Wildson Ricardo Mendona dos Anjos Com a realizao do projeto, particularmente troquei vrias idias e conhecimentos com vrios funcionrios da empresa Mnaco Motocenter, por exemplo, como ocorrem interferncias eletromagnticas na rede, porque a internet de Macap lenta comparando-se com outras cidades, alm de observar na prtica o que estudamos na teoria no semestre.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

34

Livros como elaborar um projeto de pesquisa - 5 Edio 2010, Antonio Carlos Gil Editora Atlas. Apostila de redes, apostilando.com.

CONCLUSO

35

O objetivo principal deste projeto identificar eventuais problemas em uma rede j existente e operante, encontrar na rede cascateamentos e gargalos sugerindo as solues viveis, localizar equipamentos concentradores como switch e hubs. Organizar a rede para que fique fcil navegao, criando uma nomenclatura que facilite a identificao de cada host na rede.

Potrebbero piacerti anche