Sei sulla pagina 1di 2

Colgio Dinmico

SRIE: 3 ANO

Professor:

ARILSON

QUMICA
PROPRIEDADES FSICAS Propriedades fsicas uma expresso de significado muito amplo: engloba todas as propriedades das substncias relacionadas a fenmenos fsicos. As propriedades fsicas que nos interessam neste momento so aquelas que so utilizadas corriqueiramente nos trabalhos comuns de um laboratrio ou em nosso cotidiano, como ponto de fuso, ponto de ebulio e solubilidade. Os fatores relacionados de forma direta com estas propriedades so: foras intermoleculares ,massa molar e superfcie de contato. Foras intermoleculares ou foras de Wan der Waals So interaes entre molculas (sem formao de orbitais moleculares) podendo ser mais forte ou mais fraca de acordo com tomos envolvidos. Estas podem assim serem divididas: Ligaes de hidrognio: interao de natureza acentuada que caracteriza-se de forma geral por molculas que possuem tomos de hidrognio ligados diretamente a tomos (ou grupos de tomos) bastante eletronegativos, como oxignio, nitrognio ou flor e outra molcula que possua tomos eletronegativos como os citados anteriormente com pares de eltrons no-ligantes. Aldedos , cetonas , teres, steres e aminas tercirias podem formar ligaes de hidrognio com a gua devido a presena do oxignio e do nitrognio.
O H H O R C O H O H O R C H O H H R N R R R

O H H R O R

Dipolo induzido (foras de disperso de london): ocorrem entre molculas apolares, onde em um dado instante surgiro dipolos instantneos como resultado de um desequilbrio momentneo na distribuio eletrnica. A polarizabilidade aumenta com a rea de disperso de cargas(geralmente associado ao aumento na massa molar).Ocorre com frequncia nos hidrocarbonetos.

Dipolo-dipolo (dipolo permanente): ocorre entre molculas polares, onde estas molculas interagem entre si, como resultado da atrao da extremidade positiva de uma molcula com a extremidade negativa de outra.

Interao tipo on-dipolo: envolve a atrao de natureza eletrosttica entre os ons positivos e parte negativa da molcula de solvente e entre os ons negativos e a parte positiva da molcula do solvente. uma interao muito forte.ex:solvatao dos ons proveniente da dissoluo de NaCl em gua.

Ocorre comumente em orgnica entre molculas de aldedos, cetonas, teres, steres,aminas tercirias, haletos de alquila e acila etc.

Solvatao de um ction As foras intermoleculares esto intimamente relacionadas com as temperaturas de ebulio e fuso dos compostos orgnicos. Quanto maior for intensidade das foras intermoleculares, maiores sero essas temperaturas.

Foras de London (dipolo induzido) < Dipolo-dipolo < Ligaes de hidrognio Ordem crescente de fora de atrao(intensidade)

Exemplo: Composto Butano Propanona Propan-1-ol Fora intermolecular London (DI) Dipolo-dipolo (DD) Ligaes de hidrognio (LH) PE (oC) 0 56 97

Baseado no quadro acima o ponto de ebulio o do pentano superior ao do isopentano que por sua vez superior ao do neopentano (todos a mesma presso), utilizando como base de comparao a rea de disperso de cargas (superfcie de contato). O efeito das ramificaes de uma cadeia nos pontos de fuso mais difcil de ser previsto. Mas de modo geral no ensino mdio seguimos o mesmo raciocnio utilizado para a anlise do ponto de ebulio. Solubilidade em gua Substncias apolares tendem a se dissolver em solventes apolares e substncias polares tendem a se dissolver em solventes polares. Semelhante dissolve semelhante Os compostos orgnicos polares com cadeia carbnica pequena so solveis em gua.A medida que a cadeia carbnica aumenta a solubilidade diminui. lcool Metanol Etanol Propan-1-ol Butan-1-ol Pentan-1-ol Solubilidade em gua (g/100g de H2O a 25oC) Infinita Infinita Infinita 8,3 2,4

Resumo: Principais funes polares: lcool, fenol, ter,aldedo,cetona,cido carboxlico, ster, amina e amida, cidos sulfnico e haletos. Obs: teres e haletos possuem uma polaridade muito baixa , semelhante aos hidrocarbonetos. Em compostos com grupos polares como hidroxila ,carboxila, carbonila e amino , quanto maior for a cadeia carbnica menor ser a polaridade do composto e quanto maior for o nmero desses grupos maior ser a polaridade. Principais apolares: hidrocarbonetos. Dipolo-dipolo = aldedo, cetona , haleto , ster , ter e amina terciria. Ligaes de hidrognio = lcool ,fenol , cido carboxlico , amina secundria e primria e amida. London (dipolo induzido) = hidrocarbonetos.

Massa molar Para molculas com o mesmo tipo de interao, o primeiro fator que deve ser analisado para se comparar temperaturas de ebulio e fuso a massa molar. Quanto maior for a massa molar da substncia, maiores sero esses valores.O aumento na massa molar,leva um aumento na rea de disperso de cargas o que leva a um aumento na temperatura de fuso e ebulio.Isto justifica o aumento nas temperaturas de fuso e ebulio dentro de uma srie homloga. Substncia PE (oC) Metanol 64 Etanol 78,5 Propan-1-ol 97

Leitura Uma superfcie inspirada em lagartixas

Superfcie de contato ou rea de disperso de cargas Para molculas com o mesmo tipo de interao e de mesma frmula molecular (ismeros constitucionais), quanto maior o nmero de ramificaes menor ser a temperatura de ebulio. medida que aumenta a quantidade de ramificaes, a estrutura torna-se mais compacta, ou seja, sua superfcie diminui, conseqentemente, diminui sua temperatura de ebulio. Composto PE (oC) Pentano C5H12 36 Isopentano C5H12 28 Neopentano C5H12 9,5

Os qumicos desenvolveram diversos materiais que se mantm aderidos a outros por interaes de Van der Waals. O mais fascinante que algumas espcies do reino Animalia (animais), usam essas foras para subir pelas paredes. O mais conhecido exemplo a lagartixa. Morfologicamente, suas patas tm uma malha de microfibras muito pequenas e numerosas, que aumentam, em muito, a rea de contato com outras superfcies. A rea de contato to grande que ocorre um "super-atrito" entre as duas superfcies, gerando as foras de Van der Waals.

Potrebbero piacerti anche