Sei sulla pagina 1di 3

COLGIO CLIO RODRIGUES APOSTILA DE REDES PROF.

LEANDRO PISCO

Topologias Lgicas A topologia lgica da rede, determina como os dados so transmitidos atravs da rede. No existe necessariamente uma ligao entre a topologia fsica e lgica; podemos ter uma estrela fsica e um barramento lgico, por exemplo. Existem trs topologias lgicas de rede: Ethernet, Token Ring e Arcnet. Como a topologia lgica determina diretamente o modo de funcionamento da placa de rede, esta ser especfica para um tipo de rede. No possvel usar placas Token Ring em Redes Ethernet, ou placas Ethernet em Redes Arcnet, por exemplo. Redes Ethernet As placas de rede Ethernet so de longe as mais utilizadas atualmente, sobretudo em redes pequenas e mdias e provavelmente a nica arquitetura de rede com a qual voc ir trabalhar. Numa rede Ethernet, temos uma topologia lgica de barramento. Isto significa que quando uma estao precisar transmitir dados, ela irradiar o sinal para toda a rede. Todas as demais estaes ouviro a transmisso, mas apenas a placa de rede que tiver o endereo indicado no pacote de dados receber os dados. As demais estaes simplesmente ignoraro a transmisso. Mais uma vez vale lembrar que apesar de utilizar uma topologia lgica de barramento, as redes Ethernet podem utilizar topologias fsicas de estrela ou de barramento.

REDES TOPOLOGIA LOGICA COLGIO CLIO RODRIGUES PROF. LEANDRO PISCO

Como apenas uma estao pode falar de cada vez, antes de transmitir dados a estao ir ouvir o cabo. Se perceber que nenhuma estao est transmitindo, enviar seu pacote, caso contrrio, esperar at que o cabo esteja livre. Este processo chamado de Carrier Sense ou sensor mensageiro.

Mas, caso duas estaes ouam o cabo ao mesmo tempo, ambas percebero que o cabo est livre e acabaro enviando seus pacotes ao mesmo tempo. Teremos ento uma coliso de dados. Dois pacotes sendo enviados ao mesmo tempo geram um sinal eltrico mais forte, que pode ser facilmente percebido pelas placas de rede. A primeira estao que perceber esta coliso irradiar para toda a rede um sinal especial de alta freqncia que cancelar todos os outros sinais que estejam trafegando atravs do cabo e alertar as demais placas que ocorreu uma coliso.

Sendo avisadas de que a coliso ocorreu, as duas placas faladoras esperaro um nmero aleatrio de milessegundos antes de tentarem transmitir novamente. Este processo chamado deTBEB truncated exponencial backof. Inicialmente as placas escolhero entre 1 ou 2, se houver outra coliso escolhero entre 1 e 4, em seguida entre 1 e 8 milessegundos, sempre dobrando os nmeros possveis at que consigam transmitir os dados. Apesar de as placas poderem fazer at 16 tentativas antes de desistirem, normalmente os dados so transmitidos no mximo na 3 tentativa.
REDES TOPOLOGIA LOGICA COLGIO CLIO RODRIGUES PROF. LEANDRO PISCO

Veja que apesar de no causarem perda ou corrupo de dados, as colises causam uma grande perda de tempo, resultando na diminuio do desempenho da rede. Quanto maior for o nmero de estaes, maior ser a quantidade de colises e menor ser o desempenho da rede. Por isso existe o limite de 30 micros por segmento numa rede de cabo coaxial, e recomendvel usar bridges para diminuir o trfego na rede caso estejamos usando topologia em estrela, com vrios hubs interligados (e muitas estaes). Outro fator que contribui para as colises o comprimento do cabo. Quanto maior for o cabo (isso tanto para cabos de par tranado quanto coaxial) mais fraco chegar o sinal e ser mais difcil para a placa de rede escutar o cabo antes de enviar seus pacotes, sendo maior a possibilidade de erro. Usar poucas estaes por segmento e usar cabos mais curtos do que a distncia mxima permitida, reduzem o nmero de colises e aumentam o desempenho da rede. O ideal no caso de uma rede com mais de 20 ou 30 micros, dividir a rede em dois ou mais segmentos usando bridges, pois como vimos anteriormente, isto servir para dividir o trfego na rede. Veja que todo este controle feito pelas placas de rede Ethernet. No tem nada a ver com o sistema operacional de rede ou com os protocolos de rede usados.

REDES TOPOLOGIA LOGICA COLGIO CLIO RODRIGUES PROF. LEANDRO PISCO

Potrebbero piacerti anche