Sei sulla pagina 1di 9

-PBLICO-

N-1783

REV. B

ABR / 2007

ANODOS DE LIGA DE MAGNSIO

Especificao
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

SC - 15
Proteo Catdica

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

8 pginas e ndice de Revises

-PBLICO-

N-1783
PREFCIO

REV. B

ABR / 2007

Esta Norma PETROBRAS N-1783 REV. B ABR/2007 a Revalidao da norma PETROBRAS N-1783 REV. A OUT/2001, no tendo sido alterado o seu contedo.

1 OBJETIVO
1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para a encomenda, fabricao e fornecimento de anodos galvnicos de liga de magnsio.

1.2 Os anodos produzidos de acordo com esta Norma so adequados para uso em sistemas de proteo catdica por corrente galvnica, em guas e no solo.

1.3 Esta Norma se aplica projetos iniciados a partir da data de sua edio.

1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 DOCUMENTO COMPLEMENTAR
O documento a seguir contm prescrio vlida para a presente Norma. PETROBRAS N-1719 - Classificao de Anodos Galvnicos e Inertes.

3 CONDIES DE FABRICAO
3.1 Dimenses, Massas e Tolerncias

3.1.1 As caractersticas dimensionais e massa dos anodos so aqueles indicados nas FIGURAS A-1 e A-2.

3.1.2 As tolerncias gerais para as dimenses so as indicadas na TABELA 1:

TABELA 1 - TOLERNCIAS GERAIS PARA AS DIMENSES DE UM ANODO


Cotas (mm) < 10 10 e < 50 50 e < 100 100 Variao (%) 15 10 5 1

-PBLICO-

N-1783

REV. B

ABR / 2007

3.1.3 A tolerncia geral de massa de 3 % para anodos com massa superior a 4 kg e de 5 % para os demais.

3.1.4 Na ligao eltrica ao corpo do anodo, deve ser usado um cabo eltrico singelo, de cobre eletroltico recozido, tmpera mole, revestido conforme o local de instalao: a) gua b) solo - isolamento e capa externa de polietileno de alta densidade; - isolamento de polietileno de alta densidade ou isolamento e capa externa de cloreto de polivinila (PVC).

3.2 Processo de Fabricao

3.2.1 Do processo de fundio deve resultar uma liga com perfeita homogeneizao dos componentes em toda a extenso de seu corpo.

3.2.2 A alma deve ter boa aderncia com o corpo do anodo.

3.2.3 Os anodos com ligao por meio de cabo eltrico devem atender ao seguinte procedimento (ver FIGURA A-1): a) fundir o anodo de modo que a alma exceda em 25 mm o comprimento do corpo do anodo; b) retirar cerca de 25 mm o isolamento do cabo eltrico em 1 das extremidades e, em seguida, estanh-las; c) soldar a extremidade do cabo da alma do anodo; d) moldar a cabea do anodo em massa epxi, dando-lhe o acabamento com uma luva termoretrtil; e) a linha de unio entre o enchimento com massa epxi e o corpo do anodo no deve apresentar falta de aderncia de material; f) a luva termoretrtil deve aderir firmemente ao corpo do anodo e ao cabo eltrico.

3.3 Composio Qumica A composio qumica dos anodos, objetos desta Norma, deve obedecer aos requisitos da TABELA 2.

TABELA 2 - COMPOSIO QUMICA DOS ANODOS


Elementos Al Zn Mn Fe Cu Ni Si Mg 3 Percentagem em massa 6 0,7 3 0,5 0,35 0,2 0,01 mx. 0,05 mx. 0,005 mx. 0,15 mx. restante

-PBLICO-

N-1783
3.4 Acabamento

REV. B

ABR / 2007

3.4.1 Os anodos devem ser retos, no apresentado defeitos graves de fundio.

3.4.2 A superfcie dos anodos no deve se apresentar com vestgios da areia de fundio, marcaes a tinta, incluso de escoria, fissuras, gretas, cavidades ou porosidades.

3.4.3 As trincas, se existentes, na superfcie dos anodos, no podem exceder aos seguintes limites: a) largura mxima de 2 mm; b) comprimento mximo de 100 mm; c) para trincas com largura entre 0,2 mm e 2 mm, a profundidade no deve exceder a metade da distncia entre a superfcie do anodo e a sua alma.

4 CONDIES DE ENCOMENDA
4.1 Dados

4.1.1 No pedido deve constar: a) b) c) d) quantidade; designao (ver item 4.3); nmero desta Norma; bitola, classe de tenso, material isolante e comprimento do cabo eltrico, se for o caso (ver item 3.1.4); e) solicitao de Certificado de Qualidade.

4.1.2 Exemplo de pedido (com cabo eltrico): 100 anodos de liga de magnsio, tipoMCE - 11,8 / 1 500 X 75, de acordo com a norma PETROBRAS N-1783, fornecido com 10 m de cabo de cobre eletroltico, bitola 6 mm2, classe de tenso 600 V, com isolamento de polietileno de alta densidade e com Certificado de Qualidade.

4.1.3 Exemplo de pedido (sem cabo eltrico): 200 anodos de liga de magnsio, tipo MDP - 1,15 / 180 X 25, de acordo com a norma PETROBRAS N-1783, fornecido com Certificado de Qualidade.

4.2 Unidade de Compra A unidade de compra 1 pea.

-PBLICO-

N-1783
4.3 Designao 4.3.1 Na designao deve constar:

REV. B

ABR / 2007

a) as palavras anodo de liga de magnsio; b) tipo do anodo (ver FIGURAS do ANEXO A); c) dimenses principais em milmetros (em ordem decrescente de grandeza).

4.3.2 Exemplo de designao: Anodo de liga de magnsio, tipo MCE - 9,4 / 1 200 X 75.

4.3.3 Designao abreviada: Anodo Mg, tipo MCE 9,4 / 1 200 X 75.

5 CONDIES DE FORNECIMENTO
5.1 Embalagem, Acondicionamento e Marcao

5.1.1 Os anodos devem ser acondicionados em caixas de madeira de tal modo que no sofram danos durante o seu manuseio e transporte normal.

5.1.2 Cada caixa deve ser marcada de maneira legvel e indelvel, no mnimo, com os seguintes dizeres: a) b) c) d) e) designao do anodo (ver item 4.3); quantidade de anodos na caixa; nmero do PCM (Pedido de Compra de Material); nmero da AFM (Autorizao para Fornecimento de Material); nome do fabricante.

5.2 Certificado de Qualidade

5.2.1 O fabricante deve fornecer o Certificado de Qualidade por lote, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) designao do anodo (ver item 4.3); b) composio qumica da liga.

5.2.2 Quando solicitado, o fabricante deve fornecer o Certificado de Qualidade das matrias primas utilizadas na fabricao dos anodos contendo, no mnimo, as seguintes informaes:

-PBLICO-

N-1783

REV. B

ABR / 2007

a) procedncia; b) composio; c) identificao dos anodos aos quais se refere o Certificado.

6 INSPEO

6.1 Inspeo de Fabricao

6.1.1 A PETROBRAS deve ter acesso aos locais de fabricao, inspeo e controle de qualidade, durante a manufatura dos anodos, tendo a liberdade de inspecion-los e rejeit-los, caso no satisfaam os requisitos estabelecidos nesta Norma, podendo tambm, colher amostras e submet-las a anlise e ensaio de laboratrios por ela designado.

6.1.2 O fabricante, quando solicitado, deve fornecer os resultados referentes aos exames e ensaios efetivados durante a fabricao.

6.2 Inspeo de Recebimento

Efetuado o fornecimento ou no decorrer do mesmo, a PETROBRAS deve verificar na fbrica ou no local de entrega, por ela designado, se as condies dos Captulos 3, 4 e 5 desta Norma, foram preenchidas e rejeitar os anodos que no as satisfizerem.

7 ACEITAO E REJEIO
Simplesmente a vista do resultado da inspeo e nos termos dos Captulos 3, 4, 5 e 6 desta Norma, independente de ensaios, a partida fornecida pode ser rejeitada total ou parcialmente.

______________ /ANEXO A

-PBLICO-

-PBLICO-

-PBLICO-

N-1783

REV. B

ABR / 2007

NDICE DE REVISES

REV. A
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

REV. B
Partes Atingidas Revalidao Descrio da Alterao

_____________ IR 1/1

Potrebbero piacerti anche