Sei sulla pagina 1di 20

Francisco Henrique Moura George

Digitally signed by Francisco Henrique Moura George DN: c=PT, o=Ministrio da Sade, ou=Direco-Geral da Sade, cn=Francisco Henrique Moura George Date: 2009.01.09 12:13:57 Z

Direco-Geral da Sade
Assunto: Programa Nacional de Promoo da Sade Oral Crianas e Jovens que frequentam escolas pblicas e IPSS: Normalizao de procedimentos Divulgao Externa

Circular Normativa
N: 02/DSPPS/DCVAE DATA: 09/01/09

Para: Contacto na DGS:

Dr. Rui Calado, Dra. Ana Margarida do Cu, Dra. Cristina Cdima, Dra. Margarida Jordo

Por Despacho Ministerial1 prev-se que, at ao final de 2008, se efectue a reviso e reestruturao do Programa Nacional de Promoo de Sade Oral, com base em procedimentos simplificados e orientados para a satisfao das necessidades de sade oral, aumentando a cobertura de cuidados preventivos e curativos prestados por profissionais especializados s crianas e jovens que frequentam escolas pblicas e instituies privadas de solidariedade social (IPSS), de forma a criar condies facilitadoras da manuteno da sade oral ao longo da vida.

Assim, a partir de 2009, e aps reformulao da interveno mdico-dentria, o Programa passar a abranger, de acordo com o mesmo modelo contratual de utilizao, cheque-dentista, trs segmentos populacionais prioritrios, utentes do Servio Nacional de Sade: Crianas e jovens que frequentam escolas pblicas e instituies privadas de solidariedade social; Mulheres grvidas; Pessoas idosas beneficirias do Complemento Solidrio.

Neste contexto, e aps audio prvia das Administraes Regionais de Sade (ARS), vem esta Direco-Geral da Sade (DGS) emitir orientaes tcnicas dirigidas aos profissionais de sade, em especial a estomatologistas e mdicos dentistas aderentes e aos prestadores de cuidados de sade das Unidades Funcionais dos Agrupamentos de Centros de Sade (ACES) ou das Unidades Funcionais no hospitalares das Unidades Locais de Sade (ULS), em particular mdicos de famlia, de sade pblica, enfermeiros, higienistas orais e assistentes administrativos.
1

Despacho n 4324, de 22 de Janeiro de 2008

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade
1. Fundamentao

Circular Normativa

Com base na anlise da evoluo dos elementos de avaliao da contratualizao inerente ao Programa Nacional de Promoo de Sade Oral, disponveis a partir do ano 2000, foram identificadas situaes que representam vantagens objectivas no novo modelo de utilizao de cheques-dentista: A simplificao do relacionamento profissional entre os prestadores dos servios de sade pblicos e privados; O fim dos concursos pblicos anuais e dos procedimentos altamente burocratizados que lhes estavam associados, dificultando o acesso a cuidados de sade oral; A livre escolha do prestador pelo utente, tendo por suporte uma lista nacional de estomatologistas e mdicos dentistas aderentes, disponvel e em permanncia, no site da DGS, www.dgs.pt e nas Unidades de Sade; A possibilidade desta prestao de cuidados ser realizada ao longo de todos os meses do ano e no apenas entre Maro/Abril e Novembro, como se verificava anteriormente; A possibilidade de se realizarem os pagamentos aos prestadores dos cuidados num prazo mximo de 30 dias; A existncia de dados da monitorizao disponveis em tempo real, nomeadamente sobre a situao de sade oral, os tratamentos efectuados e o rigoroso controlo financeiro do processo. 2. Objectivo Geral Aos 15 anos, os jovens que frequentam as escolas pblicas e IPSS do Continente devem: Ter todos os dentes permanentes devidamente tratados e/ou protegidos, nomeadamente molares e pr-molares; Ter adquirido saberes e competncias susceptveis de assegurar a manuteno da boca saudvel, durante toda a vida.

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade
3. Populao alvo

Circular Normativa

Tendo em considerao que a vulnerabilidade dentria muito maior logo aps a erupo, o impacto das intervenes susceptveis de tornarem os dentes mais resistentes ser tanto maior, quanto mais precocemente elas se concretizarem. Por isso, tendo em conta a cronologia da erupo dentria, devero ser intervencionadas prioritariamente as coortes dos: 7 anos, na condio de j se ter verificado a erupo dos primeiros molares; 10 anos, na condio de j se ter verificado a erupo dos pr-molares; 13 anos, na condio de j se ter verificado a erupo dos segundos molares.

Assim, por exemplo, ao longo do ano lectivo de 2009/2010 tero acesso a uma consulta de higiene oral ou de medicina dentria as crianas nascidas em 2002, 1999 e 1996. A maioria dos alunos nascidos nos citados anos frequenta: 2 ano do Ensino Bsico Coorte dos 7 anos; 5 ano do Ensino Bsico Coorte dos 10 anos; 8 ano do Ensino Bsico Coorte dos 13 anos.

Se no momento da observao se constatar que os dentes permanentes correspondentes s crianas e jovens das respectivas coortes ainda no erupcionaram, o aluno ser includo no grupo a intervencionar no ano seguinte e assim sucessivamente.

4. Objectivo Especfico Em qualquer dos grupos etrios alvo, no final da interveno mdico-dentria personalizada, todos os dentes permanentes, nomeadamente molares e pr-molares devero estar protegidos ou tratados.

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade
5. Estratgia

Circular Normativa

Para atingir o objectivo especfico em cada coorte, a respectiva interveno anual dever ter as seguintes prioridades: Aos 7 anos, sero protegidos ou tratados os primeiros molares; Aos 10 anos, sero protegidos ou tratados os pr-molares; Aos 13 anos, sero protegidos ou tratados os segundos molares.

6. Operacionalizao A coordenao do Programa Nacional de Promoo da Sade Oral exercida pela Unidade de Sade Pblica do Agrupamento de Centros de Sade ou das Unidades Locais de Sade. Os gestores de sade oral nas Unidades Funcionais so os responsveis pela execuo da triagem e/ou sinalizao dos alunos a referenciar na Escola / Agrupamento de Escolas. A deslocao ao estabelecimento de ensino para o efeito acima mencionado est em conformidade com as normas estabelecidas pela Direco-Geral da Inovao e Desenvolvimento Curricular do Ministrio da Educao e ser concretizada atravs de agendamento a estabelecer anualmente, no 1 perodo do ano lectivo, pelo gestor local de sade oral e pelo(s) interlocutor(es) designado(s) pela Escola/Agrupamentos de Escolas. Para se atingir o objectivo especfico em cada coorte, nos termos indicados no ponto 4, o nmero mximo de cheques-dentista a emitir aos respectivos alunos ser o seguinte: Aos 7 anos 2 cheques-dentista Aos 10 anos 2 cheques-dentista Aos 13 anos 3 cheques-dentista

Tendo em considerao aspectos operacionais, os cheques devero ser emitidos entre Setembro a Abril do ano a que respeitam.

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade

Circular Normativa

O mdico pode ser escolhido na lista pblica de aderentes afixada na respectiva Unidade de Sade ou no site da DGS www.dgs.pt, no microsite Sade Oral.

Em funo da deciso clnica do mdico-dentista aderente e tendo em ateno que o tratamento precoce sempre prioritrio, a interveno correspondente a cada cheque dever ser a seguinte:

Aos 7 anos o 1 Cheque-dentista destina-se ao tratamento ou aplicao de selantes de fissura em 2 dentes, primeiros molares. O 2 cheque-dentista destina-se ao tratamento de todas as outras situaes de doena que afectem dentes permanentes ou aplicao de selantes nos restantes molares sos.

Aos 10 anos, o 1 cheque-dentista destina-se ao tratamento de dois dentes permanentes ou aplicao de selantes de fissuras em 2 dentes pr-molares. O 2 cheque-dentista destina-se ao tratamento de todas as outras situaes que afectem dentes permanentes ou aplicao de selantes nos restantes pr-molares.

Aos 13 anos, o 1 cheque-dentista destina-se ao tratamento de dois dentes permanentes ou aplicao de selantes de fissuras em 2 dentes segundos molares. O 2 cheque-dentista destina-se ao tratamento de todas as outras situaes que afectem um 3 ou 4 dente permanente ou aplicao de selantes nos segundos molares sos. O 3 cheque-dentista destina-se ao tratamento de todas as outras situaes que afectem dentes permanentes e que exijam uma interveno curativa ou preventiva.

Caso se verifique ser necessrio repetir um tratamento/interveno, at 6 meses aps a sua realizao, o respectivo mdico aderente assumir o compromisso de o efectuar, sem qualquer remunerao adicional.

Os cheques-dentista tm um prazo de validade at ao dia 30 do ms de Agosto subsequente data da sua emisso.


Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade
6.1. Unidades Funcionais com higienista oral

Circular Normativa

Existindo cerca de 120 higienistas orais a trabalhar em Unidades Funcionais dos ACES e ULS, o seu envolvimento no Programa Nacional de Promoo de Sade Oral desejvel para a sua implementao. Os higienistas orais devem deslocar-se (s) Escola(s) da sua rea de interveno, para a realizao de uma triagem de identificao das crianas e jovens com dentes permanentes cariados, e das crianas e jovens livres de cries nos dentes permanentes.

6.1.1. Crianas e jovens com crie em dentes permanentes A partir da lista resultante da triagem efectuada pelo higienista oral na Escola, as respectivas crianas e jovens com dentes permanentes cariados, sero referenciadas para consulta de medicina dentria. Os assistentes administrativos da Unidade detentores de password SISO, emitem o 1 cheque-dentista. Aps a emisso dos cheques-dentista, referenciados por turma, o gestor local de sade oral da Unidade, far a sua entrega na Escola. Atravs do professor / director de turma os cheques sero entregues aos respectivos encarregados de educao, acompanhados com todas as indicaes sobre a forma de concretizar a 1 consulta de diagnstico / incio de tratamento, no dentista. O fluxograma referente a estes procedimentos o seguinte:
Unidades Funcionais com higienista oral Crianas com crie em dentes permanentes - Cheque-dentista
Higienista Oral Escola/Professor/ Director Turma Referencia Assistente Administrativo Unidade SISO* Utente Mdico Aderente **

Imprime o cheque

Encarregado de educao/ Criana

Criana

* SISO Sistema Informao de Sade Oral ** Mdico Aderente estomatologista ou mdico-dentista que aderiu ao Programa Nacional de Promoo da Sade O e que consta na listagem mdicos Aderentes existente no Microsite da Sade Oral do Site da DGS e na Unidade de Sade Local

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade

Circular Normativa

Os procedimentos relativos emisso dos 2s e 3s cheques-dentista so semelhantes aos definidos anteriormente em Circular Normativa emitida para o efeito2.

6.1.2. Crianas e jovens livres de crie em dentes permanentes As crianas e jovens livres de crie em dentes permanentes sero referenciadas para uma consulta de higiene oral, na Unidade, sendo-lhes emitido um documento de referenciao a partir da lista resultante da triagem efectuada na Escola, pelo assistente administrativo detentor de password SISO. Aps a emisso dos documentos de referenciao, o gestor local de sade oral far a sua entrega na Escola. Atravs do professor / director de turma os documentos sero entregues aos encarregados de educao, acompanhados de todas as indicaes necessrias concretizao da 1 consulta de higiene oral. A consulta de higiene oral, para alm de ser uma oportunidade para efectuar actividades individuais de promoo da sade oral junto dos alunos da rea de referncia da Unidade, ter como principal fundamento a preveno da crie dentria e especialmente a aplicao de selantes de fissuras em dentes permanentes. O seguinte fluxograma refere estes procedimentos:
Unidades Funcionais com higienista oral Crianas Livres de Crie Documento de Referenciao ao Higienista Oral
Higienista Oral Escola Professor/Director de Turma Assistente Administrativo SISO* Utente Higienista Oral/ Unidades Sade

Referencia

Emite Documento de referenciao ao Higienista Oral Encarregado educao

Criana

* SISO Sistema de Informao da Sade Oral

Circular Normativa 7/DSPPS/DCVAE, de 15-04-2008, acessvel em www.dgs.pt

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade

Circular Normativa

Perante um aluno livre de crie, no s em dentes permanentes, mas tambm em decduos, o higienista oral poder aplicar os critrios definidos em Circular Normativa3 e no caso de se referir a uma pessoa de baixo risco doena poder no efectuar a aplicao dos selantes de fissuras, se assim for o seu entendimento tcnico.

A utilizao do documento de referenciao pelo higienista oral determina o registo no SISO, da informao recolhida durante a consulta de higiene oral, assim como dos actos concretizados na consulta.

Desejavelmente, o higienista oral da Unidade Funcional, enquanto profissional com competncia especfica na preveno da crie dentria, dever afectar a maioria do seu horrio normal de trabalho interveno em cadeira, privilegiando a aplicao de selantes nas crianas e jovens sem crie dentria.

6.2. Unidades Funcionais sem higienista oral Nas Unidades de Sade sem higienista oral, os gestores locais de sade oral sero os responsveis, pela sinalizao de todos os alunos das coortes pr-definidas, na sua rea de influncia. Com base nas listas obtidas nas Escolas/Agrupamentos de Escolas, os gestores locais de sade oral solicitam a emisso do 1 cheque-dentista aos assistentes administrativos da Unidade de Sade, detentores de password SISO. Aps a emisso dos cheques-dentista, referenciados por turma, os gestores da sade oral entregam-nos na Escola. Por seu turno, atravs do professor / director de turma, os cheques sero entregues aos respectivos encarregados de educao, com todas as indicaes necessrias sobre a concretizao da 1 consulta de diagnstico / incio de tratamento no mdico aderente.

Circular Normativa3 n9/DSE de 19/07/2006


Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade
O fluxograma referente a estes procedimentos o seguinte:

Circular Normativa

Unidades Funcionais sem higienista oral Cheque-dentista


Gestor de Sade Oral Escola Professor/Director de turma
Listagens crianas das coortes

Administrativo Unidades de Sade

SISO*

Utente

Mdico Aderente**

Imprime o cheque Criana Encarregado de educao

* SISO Sistema de Informao da Sade Oral ** Mdico Aderente estomatologista ou mdico-dentista que aderiu ao PNPSO e que consta no Microsite da Sade Oral no Site da DGS e na Unidade de Sade

7. Dentes decduos ou temporrios Qualquer interveno sobre os dentes temporrios far parte de um conjunto de aces complementares a desenvolver, para que os prestadores de cuidados possam assegurar, da forma mais eficiente possvel, os objectivos especficos da referenciao constantes do ponto 4 desta Circular Normativa. O tipo de interveno a realizar depender apenas da deciso do mdico aderente e considera-se includa no conjunto das aces a desenvolver, com vista preservao da sade dos dentes permanentes. Adicionalmente, o Programa Nacional de Promoo da Sade Oral disponibilizar 20.000 cheques-dentista/ano para tratamento de situaes de considervel gravidade ponderadas por critrios de dor e de grau de infeco, entre outros, que sejam identificadas pelo mdico de famlia e recaiam nos dentes decduos. Dever ser dada especial importncia evoluo natural dos dentes decduos, sendo de evitar intervenes mdico-dentrias sobre dentes que se encontrem em perodo de esfoliao. Estes cheques-dentista destinam-se s crianas com idade igual ou inferior a seis anos e em particular s seguidas regularmente nas Unidades Funcionais dos ACES / ULS, no mbito do Programa de Sade Infantil e s que realizam o exame global de sade, que antecede a escolaridade obrigatria.

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

Direco-Geral da Sade
-se revogada a partir de 31/12/08.

Circular Normativa

A Circular Normativa n 5/DSE, de 15/02/2007 da Direco-Geral da Sade considera

A presente Circular entra em vigor na data da sua publicao.

O Director-Geral da Sade

Francisco George

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

10

Direco-Geral da Sade
ANEXO I

Circular Normativa

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

11

Direco-Geral da Sade
ANEXO II

Circular Normativa

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

12

Direco-Geral da Sade
ANEXO III

Circular Normativa

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

13

Direco-Geral da Sade
ANEXO IV

Circular Normativa

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

14

Direco-Geral da Sade
ANEXO V

Circular Normativa

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

15

Direco-Geral da Sade
ANEXO VI Cdigos de Diagnstico
PARA UTILIZAR NO ODONTOGRAMA

Circular Normativa

DIAGNSTICO DENTRIO DENTE SO DENTE COM CRIE DENTE OBTURADO COM CRIE DENTE OBTURADO SEM CRIE DENTE PERDIDO DEVIDO A CRIE DENTE PERDIDO POR OUTROS MOTIVOS DENTE SELADO DENTE COM IMPLANTE OU PROTESE DENTE COM TRAUMATISMO DENTE COM MOBILIDADE DENTE COM RECESSO GENGIVAL DENTE AUSENTE/NO ERUPCIONADO

CDIGO * 0 1 2 3 4 5 6 7 T 10 11 12

DIAGNSTICO GENGIVITE DOENA PERIODONTAL TRANSTORNOS DA GENGIVA REBORDO ALVEOLAR OUTRAS PATOLOGIAS

DO

CDIGO 13 14 15 16

ODONTOGRAMA 55 18 17 16 15 54 14 53 13 52 12 51 11 61 21 62 22 63 23 64 24 65 25 26 27 28

48

47

46

45 85

44 84

43 83

42 82

41 81

31 71

32 72

33 73

34 74

35 75

36

37

38

Legenda: Dente da dentio permanente Dente da dentio temporria Espao para preenchimento pelo mdico dentista ou estomatologista do cdigo relativo classe de informao em causa (diagnstico, plano de tratamento e registo de tratamento)

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

16

Direco-Geral da Sade
Anexo VII Lista de Tratamentos Tratamentos preventivos Cdigo MEDICINA DENTRIA PREVENTIVA A.1 Selamento de fissuras A.2 Aplicao tpica de fluoretos A.3 Instruo e motivao de higiene oral E.1 Destartarizao e polimento dentrio

Circular Normativa

Tratamentos curativos Cdigo DENTISTERIA OPERATRIA B.1 Restaurao directa definitiva Cdigo ENDODONTIA C.1 Preparao qumico-mecnica C.2 Obturao canalar C.3 Pulpotomia C.4 Pulpectomia Cdigo CIRURGIA ORAL D.1 Exodontia de dentes decduos D.2 Exodontia de dentes permanentes D.3 Drenagem de abcesso D.4 Correco de defeitos sseos sem biomateriais

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

17

Direco-Geral da Sade
Anexo VIII Descrio cdigos diagnstico

Circular Normativa

Dente so (0): dente que no apresenta evidncia clnica de crie dentria, tratada ou no. So consideradas ss as manchas brancas, manchas pigmentadas ou rugosas que no esto amolecidas no toque com a sonda, fissuras ou fossetas pigmentadas que no tm sinais visuais de esmalte no suportado ou amolecimento das paredes ou do fundo detectveis com a sonda., leses que com base na sua localizao e na histria ou na sua observao aparentam ter sido provocadas por atrio oclusal ou abraso cervical e zonas escurecidas, duras, com depresses do esmalte em dentes mostrando sinais de fluorose moderada ou intensa. As formas no cavitadas de crie esto excludas. Sempre que h dvida quanto existncia de crie regista-se dente so. Dente cariado (1): dente, que observao, apresenta indubitavelmente uma cavidade, com esmalte no suportado ou fundo amolecido. Consideram-se igualmente cariados os dentes que apresentam uma obturao provisria e os que, apesar de restaurados ou selados, tm uma superfcie cariada ou com recidiva de crie. Se necessrio confirmar o diagnstico com sonda periodontal. Quando h dvida sobre se o dente est cariado ou no, o dente considerado so. Dente obturado com crie (2): dente em que se verifica a existncia de uma ou mais obturaes e uma ou mais cries, sendo estas recidivas ou no, isto , sem distino entre cries primrias e secundrias. Dente obturado sem crie (3): dente em que se verifica a existncia de uma ou mais obturaes permanentes, sem recidivas de crie dentria nem outras cries noutras faces. Excluem-se as obturaes por razes traumticas ou estticas. Dente perdido devido a crie (4): dente que foi extrado devido a crie. Esto excludas extraces por ortodontia, ausncias congnitas, trauma e doena periodontal. Na dentio decdua tem que se avaliar se a extraco foi por crie ou se se trata de esfoliao natural. Na dentio permanente, dos 6 aos 10-11 anos surgem dvidas semelhantes. Dente perdido por outros motivos (5): caso aplicado apenas a dente permanente extrado por ortodontia, devido a doena periodontal, trauma, ou que est ausente por razes congnitas.

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

18

Direco-Geral da Sade

Circular Normativa

Dente selado (6): dente que apresenta um selante na sua superfcie oclusal. Independentemente de estar integro ou no. Se tem selante e est cariado registar 1 - 6. Se o selante foi colocado juntamente com uma obturao preventiva, registar 3 6 situao muito difcil de diagnosticar. Dente com implante ou prtese fixa (7): dente suporte de prtese, implante, ponte, coroa ou faceta. Se tivermos informao que a coroa ou faceta foi colocada devido a crie, registar como obturado (3). Se tivermos informao que o implante ou o elemento da ponte foi colocado devido a dente perdido por crie, registar 4. Se o implante ou o elemento da ponte foi colocado por outros motivos que no a crie, registar 5 Dente com traumatismo (T): quando parte da sua superfcie est ausente devido a traumatismo e no h evidncia de crie mesmo que reconstrudo (diagnstico difcil). Dente ausente/No erupcionado (12): dente que no se encontra presente na cavidade oral (retido, incluso, no erupcionado) Dente com mobilidade (10): dente que apresenta mobilidade horizontal e/ou vertical. Se tem crie e tem mobilidade registar 1 -10 e assim consecutivamente. Dente com recesso gengival (11): deslocamento da margem gengival em direco raiz, expondo a raiz do dente.

Nota: Todos os dentes podem apresentar mais do que um cdigo de diagnstico, sendo obrigatrio registar um dos cdigos de 0-5 ou 12. Registar por ex.: 1, 10, 11 1 Dente 11 6 10 __ __

11

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

19

Direco-Geral da Sade
Anexo IX Glossrio Mdico de famlia Mdico aderente Unidade Funcional

Circular Normativa

Unidade de Sade Familiar (USF)

Mdico de famlia do centro de sade ou da unidade funcional do centro de sade de referncia do utente. Estomatologista ou mdico dentista, prestador de cuidados de sade oral no mbito do PNPSO. Os Agrupamentos dos Centros de Sade (ACES) e os Centros de Sade, nomeadamente as unidades de sade familiar, as unidades de cuidados de sade personalizados, as unidades de cuidados na comunidade, as unidades de sade pblica e as unidades de recursos assistenciais partilhados, podendo ainda existir outras unidades ou servios que venham a ser considerados como necessrios. Cada unidade de sade assenta numa equipa multiprofissional, com autonomia organizativa e tcnica, estando garantida a intercooperao com as demais unidades do centro de sade e do ACES (Agrupamento dos Centros de Sade) Est inserida no Centro de Sade (CS) como uma unidade com autonomia tcnica e funcional, sem personalidade jurdica, para a prestao de cuidados de sade aos indivduos, com uma maior proximidade.

Alameda D. Afonso Henriques, 45 - 1049-005 Lisboa - Portugal - Tel 218 430 500 - Fax: 218 430 530 - Email: geral@dgs.pt

20

Potrebbero piacerti anche