Sei sulla pagina 1di 8

COBRA TECNOLOGIA S.A.

CONCURSO PBLICO 2012/001


ENSINO MDIO
NOME DO CANDIDATO

TCNICO ADMINISTRATIVO

ASSINATURA DO CANDIDATO

ADMINISTRATIVO

RG DO CANDIDATO

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO INSTRUES GERAIS


I. II.

Nesta prova, voc encontrar 06 (seis) pginas numeradas sequencialmente, contendo 65 (sessenta e cinco) questes correspondentes s seguintes disciplinas: Lngua Portuguesa (10 questes), Matemtica (10 questes), Noes de Informtica (10 questes) e Conhecimentos Especficos (35 questes). Verifique se seu nome e nmero de inscrio esto corretos no carto de respostas. Se houver erro, notifique o fiscal.

III. Assine e preencha o carto de respostas nos locais indicados, com caneta azul ou preta. V.

IV. Verifique se a impresso, a paginao e a numerao das questes esto corretas. Caso observe qualquer erro, notifique o fiscal. VI. O candidato s poder retirar-se do setor de prova 1 (uma) hora aps seu incio.

Voc dispe de 03 (trs) horas para fazer esta prova. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar o carto de respostas.

VIII. Marque o carto de respostas cobrindo fortemente o espao correspondente letra a ser assinalada, conforme o exemplo no prprio carto de respostas. X. IX. A leitora ptica no registrar as respostas em que houver falta de nitidez e/ou marcao de mais de uma alternativa. O carto de respostas no pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Exceto sua assinatura, nada deve ser escrito ou registrado fora dos locais destinados s respostas.

VII. O candidato no poder levar o caderno de questes. O caderno de questes ser publicado no site da ESPP, no prazo recursal contra gabarito.

XII. terminantemente proibido o uso de telefone celular, pager ou similares.

XI. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o carto de respostas e este caderno. As observaes ou marcaes registradas no caderno no sero levadas em considerao.

Boa Prova!

Empresa de Seleo Pblica e Privada Ltda.


www.esppconcursos.com.br

DESTAQUE AQUI

Nome: 1 28 55 2 29 56 3 30 57 4 31 58 5 32 59 6 33 60 7 34 61 8 35 62

GABARITO DO CANDIDATO - RASCUNHO


Assinatura do Candidato: 14 41 15 42 16 43 17 44

Inscrio: 23 50 24 51 25 52 26 53 27 54

9 36 63

10 37 64

11 38 65

12 39

13 40

18 45

19 46

20 47

21 48

22 49

ESPP_01

RASCUNHO

Para responder s questes 1 e 2, leia a charge abaixo.

LNGUA PORTUGUESA

4) Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os processos de formao das palavras naturalmente, latino-americano e foto. a) Derivao por sufixao, composio por justaposio e reduo. b) Composio por justaposio, reduo e derivao por sufixao.

c) Composio por justaposio, derivao por sufixao e reduo. d) Reduo, composio por justaposio e derivao por sufixao.

5) Assinale a alternativa que indica corretamente a funo sinttica de pelas artes cnicas na orao abaixo: Desde pequena, Ana demonstrou genuno interesse pelas artes cnicas. a) Objeto direto. b) Objeto indireto. 1) Considere as afirmaes abaixo: d) Complemento nominal. c) Predicativo do sujeito.

I. O objetivo da charge promover o desapego aos bens materiais, mostrando que todos devem lutar pelos direitos humanos mais abstratos.

6) Assinale a alternativa que indica corretamente a funo sinttica de pela atendente na orao abaixo: O presente foi caprichosamente embalado pela atendente. a) Objeto direto. b) Objeto indireto. d) Complemento nominal. c) Agente da passiva.

II. A crtica da charge concentra-se na denncia de que direitos fundamentais, como moradia, no so cumpridos. Est correto o que se afirma em a) somente I b) somente II 2) Considere as afirmaes abaixo: c) I e II

d) nenhuma

7) Com a morte do arquiteto Oscar Niemeyer, um jornal publicou o seguinte ttulo. Ateu e com medo de avio, voou e teve missa. A relao que se estabelece entre os elementos do perodo de a) causa b) consequncia d) concesso c) condio

I. A fala da personagem aparece em discurso direto.

II. A palavra intelectual, na charge, classificada como adjetivo. Est correto o que se afirma em a) somente I b) somente II c) I e II

8) Um cartaz colado em postes nas ruas trazia o seguinte anncio: Colcho Sujo! Sof

d) nenhuma

3) Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, os processos de formao das palavras girassol, maquinista e quilo. a) Derivao por sufixao, composio por justaposio e reduo. b) Composio por justaposio, reduo e derivao por sufixao.

Considere as afirmaes abaixo.

Fone: 9999999

I. O sentido da mensagem muda se a palavra sujo for entendida como verbo ou como adjetivo. II. Considerando-se a inteno do cartaz, entende-se que sujo um adjetivo. Est correto o que se afirma em a) somente I b) somente II c) I e II

c) Composio por justaposio, derivao por sufixao e reduo. d) Reduo, composio por justaposio e derivao por sufixao.
1

d) nenhuma

ESPP_01

9) Considere o perodo e as afirmaes abaixo:

A maioria dos jovens que leem prefere romance do que poesia. I. H um erro de concordncia verbal, pois o correto seria preferem. II. H um erro de regncia verbal. Est correto o que se afirma em a) somente I b) somente II

14) Com as letras A, C, D, G, H e J formam-se senhas de trs letras com repetio sendo que a ltima no pode ser vogal. A probabilidade de escolhermos uma dessas senhas de modo que ela comece com a letra C ou D de: a) b) 30% c) d) 25%

c) I e II

d) nenhuma

10) Considere o perodo e as afirmaes abaixo: Paulo, tem certeza da resposta? II. A pontuao est incorreta. a) somente I I. O nome prprio o sujeito da orao. Est correto o que se afirma em b) somente II MATEMTICA 11) Sejam as afirmaes:

15) A soma das razes negativas da equao 4x4 17x2 = -4 igual a: a) -3 b) -3,5 16) A funo f(x) = c) -2 d) -2,5

c) I e II

d) nenhuma

b) ] - ,0 [ ]2,4[

a) ] - ,2 [ ]4,+ [

decrescente no intervalo: d) ] - ,2 [

c) ] - ,0 [ ]4,+ [

I. A raz quarta de um nmero inteiro no-negativo um nmero inteiro no-negativo. II. Toda dzima um nmero irracional. III. A notao cientfica do nmero 235000000 igual a 23,5.107. IV. . Pode-se dizer que so corretas: a) I, II e IV, somente. b) III e IV, somente. d) II e III, somente.

17) Dois tringulos escalenos so semelhantes. O permetro do maior tringulo igual a 44 cm e o permetro do menor igual a 17,6 cm. Se o menor lado do maior tringulo mede 9 cm, ento o menor lado do menor tringulo mede: a) 3,6 cm b) 4,8 cm c) 6 cm d) 3 cm

18) Carlos vai pintar 3 reas idnticas em forma de circunferncia cujo comprimento de cada uma mede 18,84 metros. Considerando = 3,14, o total de tinta, em m2, que Carlos precisa para pintar as 3 reas, sem que haja desperdcio, igual a: a) 42,39 b) 339,12 d) 28,26 c) 84,78

c) Somente uma delas.

12) O total de filhos dos funcionrios de uma empresa : A moda, a mdia e a mediana referente ao total de filhos dos funcionrios dessa empresa so, respectivamente. a) 3, 2, 2. b) 2, 3, 2. c) 2, 2, 3. d) 3, 2, 3. 023412302313

19) O valor da expresso sec(180) +[ sen(-45)]2 cossec(450) + cos2(315) igual a: a) 2 b) -1 c) 1 d) 0

20) O conjugado da diviso entre os nmeros complexos z1 cujo afixo (-3,4) e z2= nessa ordem, igual a: a) b)
ESPP_01

13) O valor de b para que o determinante da matriz seja igual a 8, em que x e y so as coordenadas da soluo do sistema a) 2. b) -2. , igual a: c) 4. d) -1.

c) d)
2

NOES DE INFORMTICA 21) No Windows o pequeno smbolo grfico utilizado, por exemplo, para representar um software ou um atalho para um arquivo especfico, conhecido como: a) Programa. b) Aplicativo. d) Paint. c) cone.

28) Se as clulas de uma planilha Excel 2007 estiverem preenchidas da seguinte forma: A1=3, A2=2, A3=2, o resultado da frmula =A1^A2*A3 ser: a) 7. b) 12. d) 81. c) 18.

29) Na World Wide Web, caixas de dilogos usadas para fins de propaganda so popularmente conhecidas como: a) Janelas pop-up. b) Cookies. c) Vrus. d) Favoritos.

22) No Windows XP para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que no est respondendo, devemos acessar o: a) Windows Update. b) Desfragmentador de Disco. c) Painel de Controle. d) Gerenciador de Tarefas. 23) Para apagar todos os dados do disco rgido, inclusive o sistema operacional, devemos realizar o processo de: a) Configurao. b) Formatao. c) Instalao. d) Compactao.

30) Programa de computador que habilita seus usurios a interagirem com pginas da web conhecido como: a) Desktop. b) Service pack. d) Navegador. c) Programa fonte.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31) O processo de planejamento, implementao e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econmico de matrias primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informaes a eles relativas, desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes, denomina-se: a) Administrao Logstica. b) Tecnologia da Informao. c) Movimentao de Carga. d) Armazenagem de Material. 32) Assinale a alternativa correta:

24) Considere as afirmaes que seguem, referente a Lixeira do Windows XP:

II. Se restaurar um arquivo que estava originalmente localizado em uma pasta excluda, essa pasta ser recriada em seu local original e o arquivo ser restaurado nela. a) Somente a afirmao (I) est correta c) As duas afirmaes esto corretas b) Somente a afirmao (II) est correta d) As duas afirmaes esto incorretas

I. A restaurao de um item na Lixeira faz com que ele retorne ao seu local original.

25) Assinale qual o formato nativo tpico dos arquivos de apresentaes do PowerPoint 2007: a) .pdfx b) .xlsx c) .docx d) .pptx

II. Em logstica, um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem efeito sobre outros componentes do mesmo sistema. A tentativa de otimizao de cada um dos componentes, isoladamente, no leva otimizao de todo o sistema. a) Somente a I est correta. c) Todas esto corretas. b) Somente a II est correta. d) Nenhuma est correta. 33) ___________________ a integrao dos processos do negcio, desde os fornecedores at o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, servios e informaes, de tal forma que acrescente valor ao cliente. a) Administrao de Materiais. c) Gesto do Estoque. d) Compras. b) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

I. Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logstica deve ser tratada como um sistema no qual os componentes so interligados e interagem entre si de forma coordenada, com o objetivo de atender aos nveis de servios estabelecidos pelos clientes ao menor custo.

26) No Word 2007 as tabelas dentro de outras tabelas so chamadas de tabelas: a) Alinhadas. b) Aninhadas. c) Cruzadas. d) Lineares.

27) No Excel 2007, se for atribudo o texto RUI barbosa para a clula C1, o resultado da frmula =MAISCULA(C1) ser: a) Rui Barbosa. b) rui barbosa.
3

c) RUI BARBOSA. d) rui BARBOSA.

ESPP_01

34) A Logstica muito ampla e engloba as atividades abaixo, exceto: a) Embalagem. b) Transporte.

40) Em compra e venda mercantil pode-se tratar de bem de qualquer espcie, imvel, mvel ou semovente. Semovente o bem _______________________ a) legal. b) usual.

c) Armazenagem.

d) Desenvolvimento de produtos. 35) Estoques sejam de matrias primas, produtos intermedirios ou produtos acabados servem para as finalidades abaixo, exceto: a) Melhorar o nvel do servio. b) Permitir economias de escala nas compras e no transporte. c) Agir como proteo contra aumento de preos. d) Garantir melhores vendas.

c) que se move por si s.

d) que se beneficia por si s. 41) ____________ um documento que registra a transferncia de propriedade sobre um bem por uma empresa a outra. J ______________ um documento que uma empresa declara que recebeu de outra empresa algo especificado. a) Nota fiscal / Recibo. c) Nota fiscal / Fatura. b) Nota promissria / Fatura. d) Nota promissria / Recibo. 42) ________________ uma promessa de pagamento enquanto que ___________________ o documento que representa a venda para os clientes. a) Fatura / Recibo. b) Nota fiscal / Nota promissria. c) Nota promissria / Fatura. d) Recibo / Nota fiscal.

36) Assinale a alternativa correta:

I. Cada vez mais as empresas esto procurando garantir a disponibilidade de produto para o cliente final, com menor nvel de estoque possvel. II. O elevado custo de capital tem tornado a posse e a manuteno de estoques cada vez mais onerosos. a) Todas esto corretas. b) Nenhuma est correta.

c) Somente a I est correta.

d) Somente a II est correta. 37) ________________ o elo entre o fornecedor e a produo, e entre a produo e o cliente. a) Armazenagem. b) Vendas. c) Manuteno. d) Compras.

43) Sobre a lei 8666/93 correto afirmar:

I. As compras, sempre que possvel, devero ser processadas atravs de sistema de registro de preos.

II. As compras, sempre que possvel, devero submeterse s condies de aquisio e pagamento semelhantes s do setor privado. a) Somente a I est correta. c) Nenhuma est correta. d) Todas esto corretas. b) Somente a II est correta.

38) A Armazenagem necessria pelas razes abaixo, exceto: a) Obter economias de transporte. b) Obter economias de produo. c) Manter a satisfao do cliente.

d) Manter uma fonte de financiamento. 39) Sobre compra e venda mercantil, assinale a alternativa correta: I. Compra e venda mercantil acontece somente quando comprador e vendedor so simultaneamente executores da atividade.

44) ______________ a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. a) Tomada de custo. b) Concorrncia. d) Concurso. c) Convite.

45) Assinale a alternativa correta:

II. Na maioria das vezes, a compra e venda mercantil contrato cvel, sujeito s normas do Cdigo Civil e legislao especial. a) Nenhuma afirmao est correta. c) Somente a I est correta. b) Todas as afirmaes esto corretas. d) Somente a II est correta.

I. dispensvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem.

II. indispensvel a licitao quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. a) Somente a I est correta. c) Nenhuma est correta. d) Todas esto corretas. b) Somente a II est correta.

ESPP_01

46) O subsistema de RH, recrutamento e seleo executa as atividades abaixo, exceto: a) Captao e triagem de profissionais no mercado. b) Seleo de profissionais para a empresa. d) Remunerao pessoal na empresa.

53) So funes do Banco Central do Brasil as relacionadas abaixo, exceto: a) Emitir papel-moeda e moeda metlica. b) Executar os servios meio-circulantes.

c) Encaminhamento aps seleo para a contratao.

c) Receber os recolhimentos compulsrios e tambm os depsitos voluntrios das instituies financeiras.

47) _________________ o nmero de empregados desligados da empresa num determinado perodo comparativamente ao quadro mdio de efetivos. b) Quadro planejado. a) Contratao. d) Demissionrio. c) Turn over.

d) Ser regulador das reservas oficiais de ouro e moeda estrangeira, orientando as instituies financeiras a serem depositrias. 54) ___________________ o principal instrumento de execuo da poltica de investimentos de longo prazo do governo federal, em reas como a indstria, comrcio e agricultura. a) Banco do Brasil. b) Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. c) Secretaria de Previdncia Complementar. d) Brasil Resseguros.

48) Assinale abaixo a alternativa que no condiz com uma fonte de recrutamento. a) Banco de dados interno. b) Funcionrios de outras empresas. c) Funcionrios da prpria empresa. d) Indicaes.

55) Assinale a alternativa correta:

I. O empregador o devedor principal das verbas trabalhistas, responde pelas obrigaes resultantes da relao de trabalho.

49) Os benefcios concedidos pela empresa aos seus funcionrios em atendimento s exigncias legais denominam-se: a) Compulsrios. b) Espontneos. c) Voluntrios. d) Intrnsecos.

II. Na sociedade ilimitada e solidria, o scio sempre ser responsvel subsidirio das obrigaes sociais e assumir o dbito, caso no seja encontrado nenhum bem da empresa que assegurar a execuo. a) Todas esto corretas. b) Nenhuma est correta.

50) So funes do departamento pessoal as relacionadas abaixo, exceto: a) Admisses de novos empregados. b) Demisses de empregados. c) Folha de pagamento. d) Treinamento de pessoal. 51) So entidades juridicamente definidas como no pertencentes categoria de instituio financeira, mas que prestam servio financeiro regulamentado: a) Agncias de Fomento ou de Desenvolvimento. b) Sociedades Seguradoras. c) Sociedades de Capitalizao.

c) Somente a I est correta.

d) Somente a II est correta. 56) Contrato de trabalho o acordo tcito ou expresso mediante o qual, ajustam as partes, direitos e obrigaes recprocas. Aquele contrato que caracteriza-se pela natureza privada no s de sujeitos pactuantes como tambm dos interesses envolvidos e, por fim, da prpria relao jurdica central do contrato denomina-se: a) Contrato Sinalagmtico. b) Contrato de Direito Pactuado de Vendas Privadas. c) Contrato de Trato Sucessivo. d) Contrato Consensual.

d) Entidades abertas de previdncia privada com fins lucrativos. 52) As principais autoridades de apoio ao Sistema Financeiro Nacional so as relacionadas abaixo, exceto: a) Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico e Social. b) Caixa Econmica Federal. d) Banco do Brasil.
5

57) ____________________ o conjunto de parcelas pagas pelo empregador ao empregado em funo do contrato de trabalho. a) Salrio. b) Remunerao. d) Benefcio Espontneo. c) Benefcio Compulsrio.

58) So exemplos de bens e direitos os relacionados abaixo, exceto: a) Dinheiro em caixa. c) Imveis. b) Mercadorias para revender. d) Contas a pagar.

c) Comisso de Valores Imobilirios.


ESPP_01

59) Em uma empresa ________________ composto de bens e direitos e _______________ composto de obrigaes. a) Ativo / Passivo. c) Passivo / Ativo. b) Patrimnio Lquido / Lucro. d) Lucro / Patrimnio Lquido. 60) _______________ so os recursos econmicos consumidos pela atividade empresarial com o objetivo de gerar receitas. a) Custos fixos. b) Despesas. d) Entradas. c) Valor.

62) Maria fez uma aplicao de R$ 2.000,00. Ao final de um ms resgatou R$ 2.450,00. O valor da taxa de juros ao dia : a) 0,0075% a. d. b) 0,75% a. d. c) 0,075% a. d. d) 7,5% a. d.

63) Joana fez uma aplicao de R$ 10.000,00. Ao final de um semestre resgatou R$ 19.000,00. O valor da taxa de juros ao dia : a) 0,005 % a. d. b) 0,05% a. d. d) 5 % a. d. c) 0,5 % a. d.

64) Mariana percorre 15 km em duas horas e meia. Se tivesse que percorrer 54 Km levaria: a) 18 horas. b) 4 horas e meia. d) 9 horas. c) 8 horas.

61) Sobre impostos extraordinrios, constantes no Sistema Tributrio Nacional assinale a alternativa correta.

a) Somente a I est correta. c) Nenhuma est correta. d) Todas esto corretas.

II. A Unio proibida de criar impostos no citados no Sistema Tributrio Nacional, mesmo que por motivo de guerra.

I. Na iminncia ou no caso de guerra externa, a Unio pode instituir, temporariamente, impostos extraordinrios compreendidos ou no entre os referidos no Sistema Tributrio Nacional, suprimidos, gradativamente, no prazo mximo de cinco anos, contados da celebrao da paz.

65) Corto 2kg de legumes em 15 min. Em uma hora consigo cortar __________ Kg. a) 8. b) 9. c) 10. d) 11.

b) Somente a II est correta.

ESPP_01

Potrebbero piacerti anche