Sei sulla pagina 1di 6

Universidade Tuiuti do Paran Mestrado Interdisciplinar em Cincias Humanas

Experincias e Sociabilidades

Mariana Ciminelli Maranho

Sociabilidades Curitibanas

Ao longo dos tempos, a estrutura da sociedade muda constantemente, e como consequncia, o padro de comportamento. Segundo Elias, no existe uma atitude natural do homem, mas um condicionamento e um adestramento. Assim, h uma ligao entre as mudanas na estrutura da sociedade e mudanas na estrutura do comportamento e da constituio psquica. Ou seja, h uma evoluo dos costumes atravs do processo civilizador, que conforme o autor,
[...] constitui uma mudana na conduta e sentimentos humanos rumo a uma direo multo especfica. Mas, evidentemente, pessoas isoladas no passado no planejaram essa mudana, essa "civilizao", pretendendo efetiv-la gradualmente atravs de medidas conscientes, "racionais", deliberadas. (ELIAS, p. 193)

Dessa forma, o processo civilizador pode ser compreendido como uma obra de construo do homem pelo homem, no como resultado da ao da natureza ou de fatores alheios prpria ao humana. As diversas modificaes que acontecem nas estruturas das sociedades produzem modificaes nas estruturas de personalidades dos indivduos que a compem. E todos os indivduos passaro pelo processo civilizador para que eles possam atingir o padro de civilizao atingido pela sociedade no curso da sua histria. A forma pela qual o individuo se percebe e se comporta diretamente proporcional ao tipo de estrutura social qual ele pertence e relao que estabelece com as outras pessoas. Ou seja, o indivduo ao mesmo tempo, moeda e matriz, o que moldado pela sociedade tambm molda.
1

Relacionando essa compreenso com municpio de Curitiba, possvel estabelecer uma conexo com o papel das polticas pblicas na construo das sociabilidades. Nesse sentido, possvel analisar diversas experincias, como a criao da famlia folhas para a construo de uma nova identidade quanto questo ambiental, e o uso dos bichos para sugerir uma nova postura no trnsito. Ao mesmo tempo em que o estado traz uma inovao para moldar um novo comportamento na populao urbana, o caso do lixo que no lixo, medida que a populao incorpora aquele comportamento passa a exigir do estado aes naquele sentido. Nas prticas sociais realizadas nos interstcios da vida cotidiana, possvel observar diferentes comportamentos. Analisando os parques pblicos, possvel encontrar desde pessoas que aliam caminhadas, corridas e exerccios com pontos de encontros, at famlias de diferentes camadas sociais. Essas experincias so parte do desenvolvimento do comportamento dos sujeitos, ao ponto que possibilita a materializao de diversas expresses culturais. Sendo esses parques reas de encontros, desencontros, reencontros, conflitos e negociaes, tanto lugares para ficar, como pontos de passagem, que, mesmo sendo parcialmente planejados, so tambm parcialmente aleatrios. Esses espaos pblicos colocam em evidncia uma diversidade de expresses e os mais diversos tipos de usos individuais e coletivos, com inmeras relaes de sociabilidade. Do mesmo modo que o processo civilizador redefine as relaes sociais e comportamentos dos sujeitos, a produo e compreenso do espao esto intimamente ligadas nesse mesmo sentido, ao ponto que o indivduo produz o espao, tambm produto do mesmo. Para compreender a relao entre espao e processo civilizador necessria uma compreenso sobre o termo espao, para tanto ser utilizado o conceito desenvolvido por Milton Santos. Para este autor o espao uma produo humana, e a prpria sociedade que se faz e se pensa espacialmente. Dito de outra forma, so as relaes humanas construdas, em construo e a construir.

O espao no um pano de fundo impassvel e neutro. Assim, este no apenas um reflexo da sociedade nem um fato social apenas, mas um condicionante condicionado, tal como as demais estruturas sociais. (SANTOS, 1988, p. 15)

possvel compreend-lo, ento, como a manifestao estrutural, conjuntural e cotidiana, material e imaterial, em processos de subjetivao e de objetivao das inmeras relaes, que encerram e que vazam em cada exposio e significao espacial. Sendo o espao uma construo humana, tambm uma inveno ou reinveno a cada tempo. E citando Jane Jacobs, para a autora, um dos principais motivos para o sucesso de um determinado parque a sua diversidade de usos. Assim, a identidade dos sujeitos realiza-se na construo da identidade dos lugares, sendo possvel afirmar que a construo cultural da humanidade, , entre outras coisas, a construo de sua geografia. A Prefeitura Municipal de Curitiba, a partir dos anos de 1970 iniciou um conjunto de polticas que transformaram o ambiente urbano da cidade. Dentre essas polticas estava a implantao de reas pblicas desenvolvidas com o objetivo de estimular a cultura e o lazer da populao. O lazer que era antes realizado em chcaras de imigrantes, passou a ser nesses parques pblicos. Entretanto, apesar desses parques viabilizarem o lazer comunitrio com churrasqueiras, quadras de esporte, pistas para caminhadas, lagos, lanchonetes , lamentou-se a transformao pois certos espaos se artificializaram, o que, de certa maneira, gerou um sentimento de perda e exigiu uma (re)adaptao nas formas de uso. Apesar do estranhamento inicial desses novos espaos1, a populao aos poucos foi se adaptando proposta, e se (re)apropriando desses espaos. Nesse momento foi possvel observar uma metamorfose da cidade e da sua compreenso pelos sujeitos. Em uma pesquisa realizada com frequentadoras de parques com faixa etria de 30 a 50 anos 2, percebeu-se que quase todas entrevistadas realizavam prticas corporais nos parques da cidade, justificando

Os parques comearam a ser construdos no perodo de represso poltica, e as aes em apenas comunicadas aos moradores. 2 Pesquisa desenvolvida como parte do desenvolvimento da Dissertao de mestrado intitulada Concepes de corpo entre mulheres de 30 a 50 anos, defendida em maro de 1998, no Setor de Educao da Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC/PR).

que tais espaos faziam parte de suas vidas, o que permitia liberdade e contato com a natureza. possvel perceber, ento, que a cidade adquiriu identidade cultural a partir da conexo do planejamento urbano, centrado em parques, e com a preocupao quanto preservao ambiental, passando a gerar um perfil da cultura local por meio dos usos dirios desses espaos. Compreende-se que os principais espaos pblicos de uma cidade, neste caso os parques, constituem lugares de sociabilidade, como espaos-sntese da vida coletiva. Na medida em que o Processo Civilizador tanto redefine relaes sociais, como tem na transformao do Estado medieval para o moderno uma substancial mudana das relaes entre pblico e privado, tambm o espao tem sua produo calcada, sobretudo, em relaes privadas e pblicas que se coadunam para o controle mais complexo e estvel da conduta. A produo social e psicolgica do Processo Civilizador, dessa forma, tem na produo de um espao especfico, a materializao e simbolizao do autocontrole e do controle externo sobre os agentes civilizados. O Processo Civilizador, alm de produzir uma determinada concepo e ao sobre o tempo como produo social , tambm produz uma dada concepo e prtica espacial, em que o prprio espao portador de controle e autocontrole. O espao civilizado, portanto, produto e produtor, invento e inventor, construdo e construtor. Observando a instalao das academias ao ar livre no municpio de Curitiba nos espaos pblicos, inicialmente, esta foi imposta pela prefeitura, assim como os parques. No entanto, a populao aps um tempo passou a requisitar sua instalao em novos lugares e melhorias em tais equipamentos. Assim, a transformao do espao atravs da instalao de tais equipamentos, foi produto do estado, e ao mesmo tempo, produz novas apropriaes e demandas da populao. Cada momento da vida das pessoas est condicionado assimilao de comportamentos estabelecidos pelo grupo social ao qual pertencemos. Assim, tem-se o tempo da criana, do jovem, do adulto e dos idosos. Cada um, com uma significao social que permite aos mesmos acomodar-se e assim suas prticas sociais. O Processo Civilizador, dessa forma, alm de produzir uma determinada concepo e ao sobre o tempo como produo social, tambm
4

produz certa concepo e prtica espacial, ao ponto que o prprio espao portador de controle e autocontrole.

Referncias

BARZ,

Elton

Luiz;

et

al.

Histria

de

Curitiba.

Disponvel

em:

<http://www.casadamemoria.org.br/index_historiadecuritiba.html>. Acesso em: 06 nov. 2012.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Vol. II. Rio de Janeiro: Zahar, ????.

GOETTERT, Jones Dari; SARAT, Magda (Orgs.). Tempos e espaos civilizadores: dilogos com Norbert Elias. Dourados, MS : Editora da UFGD, 2009.

RECHIA, Simone. Curitiba cidade-jardim: a relao entre espaos pblicos e natureza no mbito das experincias do lazer e do esporte. Revista Brasileira de Cincias Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 89-107, maio 2007.

SANTOS, Milton. O Espao Geogrfico Como Categoria Filosfica. Terra Livre: O espao em questo, So Paulo: n. 5, p. 9-20, 1988.

Potrebbero piacerti anche