Sei sulla pagina 1di 6

Prlogo

O livro O Monge e o Executivo conta a histria de John Daily. No Prlogo conta sobre a deciso de John Daily sobre a ida para o mosteiro. John conta sobre um nome que o perseguiu durante toda a sua vida que era: Simeo. John, durante aproximadamente 25 anos, sonhava com ele correndo em um cemitrio, quando de repente se esbarra com um homem vestido com um manto negro dizendo: Ache Simeo, Oua-o! Durante muitas noites esse foi o sonho que o fazia acordar suando frio. Aparentemente John tinha uma vida muito boa estvel, ms s aparentemente. Com o passar do tempo John comeou a perceber que estava se deparando com certos problemas na empresa e com sua famlia. Vendo isso, sua esposa, Rachel lhe deu a idia de John procurar o Pastor da igreja para ajud-lo. Aps isso, foi procurar o Pastor que o disse para se afastar um tempo de sua empresa e passar um tempo em um mosteiro que ficava prximo ao lago Michigan. O pastor mencionou que um dos frades do mosteiro seria Leonard Hoffman, um exexecutivo muito conceituado nos Estados Unidos, o que chamou muito a sua ateno e despertou uma curiosidade de conhecer esse mosteiro. John Daily vai ao mosteiro. Chegando l, o que mais ele queria saber era onde estava Len Hoffman. Ficou espantado em saber que a aproximadamente h dez anos o reitor tinha nomeado Len Hoffman de Irmo Simeo.

Captulo 1: As Definies
John conheceu seu colega de quarto, pastor Lee de Wisconsin. John e Lee foram a cerimnia das cinco horas. Chegando na capela John ficou impressionado com a capela, mais precisamente com os detalhes que as constituam. Logo comeou a cerimnia. Depois de vinte e cinco minutos a cerimnia terminou. Logo aps John foi a biblioteca e viu que haviam aproximadamente mil itens sobre Leonard Hoffman. Pegou um artigo escrito por Leonard Hoffman. O artigo contava sobre a vida de Hoffman. Aps a missa das sete e meia John resolveu ir at seu quarto para buscar um agasalho, quando de repente se deparou com Simeo , que estava arrumando os canos do banheiro de seu quarto. Simeo se apresentou a John. John ficou orgulhoso e ao mesmo tempo sem reao ao estar frente a frente com a Lenda dos Negcios. John props a Simeo que pudessem conversar vrias e vrias vezes durante a sua estadia no mosteiro, porque ele passava por uma fase difcil em sua vida e gostaria muito de ouvir conselhos e trocar palavras sobre sonhos

recorrentes

outras

coincidncia

estranhas.

John foi a sua primeira aula com o irmo Simeo. Chegando l, Simeo pediu que todos falassem os motivos pelo qual cada um veio ao retiro. Preocupado com o que, e como iria falar, John deixou de ouvir seus colegas de classe e se concentrou no que iria falar. Vendo aquilo e discretamente Simeo pediu para que John resumisse em poucas palavras o que Kim tinha falado. John, sinceramente admitiu que no tinha ouvido muito o que ela tinha falado. Simeo falou sobre a importncia de ouvirmos por ser uma das habilidades mais importantes que um lder pode escolher para desenvolver. Durante a sua aula Simeo falou sobre liderana, mais precisamente sobre a diferena entre autoridade e poder, no qual Poder a faculdade de forar ou coagir algum a fazer sua vontade, por causa de sua posio ou fora, mesmo que a pessoa preferisse no o fazer e Autoridade a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que voc quer por causa de sua influncia pessoal. Durante vrios questionamentos Simeo defendeu o fato de que deve-se persuadir as pessoas atravs a influncia de autoridade para com elas ao invs do poder, citando exemplos sobre o uso da autoridade em casa, no trabalho e outras reas da vida. Durante a sesso da tarde Simeo pediu para que juntassem-se dois a dois para listarem qualidades de uma pessoa que obteve autoridade sobre a vida deles. Rapidamente John juntou-se a Kim e mencionou as qualidades que sua me. Aps o exerccio Simeo pediu para que reduzissem a lista para de duas a cinco caractersticas. John ficou surpreso em saber que lista de Kim estava muito parecida com a lista dele. Aps todos listarem, Simeo perguntou qual dessas qualidades ns j nascemos com ela? Simeo deixou que todos opinassem para depois corrigi-los dizendo que Todas as qualidades que vocs listaram so comportamentos. E comportamento uma escolha.

Captulo 2: O Velho Paradigma


Na primeira reunio do dia, bem cedo, Simeo fala sobre o problema de John no prestar muita ateno quando algum est falando. No incio da aula, o sargento e Greg e o pregador Lee discutem sobre o que paradigma. Logo comeou a cerimnia. Simeo assume a direo: Paradigmas so simplesmente padres psicolgicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Podem ser valiosos e at salvar vidas quando usados adequadamente. Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por ns. As pessoas tm dificuldade de mudar, pois as mudanas nos desinstalam, nos tiram da nossa zona de conforto e nos foram a fazer as coisas de modo diferente, o que difcil. Mas o progresso contnuo fundamental, tanto para as

pessoas quanto para as organizaes, porque nada permanece igual na vida. A natureza nos mostra claramente que ou voc est vivo e crescendo, ou est morrendo, morto, ou declinando. Simeo ento pediu exemplos de paradigmas predominantes nas organizaes de hoje em dia. O sargento Greg foi rpido: Administrao no estilo piramidal. O vrtice pra baixo. Faa o que eu digo. Viver sob a regra de ouro, que diz: Quem tem o ouro faz as regras. Nesse modelo, os empregados so as pessoas mais prximas do cliente. Quer dizer, o presidente pode at conhecer os clientes pessoalmente, mas o mais importante o produto que vendido, o que est na caixa quando o cliente abre. E a ltima pessoa que tocou na caixa foi o trabalhador (empregado). Isso os faz mais cliente. Simeo pede para imaginarem um sistema cujo foco fosse servir o cliente. Imaginem uma organizao onde os empregados estivessem na linha de frente servindo aos clientes e garantindo que suas verdadeiras necessidades estivessem sendo satisfeitas. E suponha tambm que o supervisor da linha de frente comeasse a ver os empregados como clientes e se dedicasse a identificar e preencher suas necessidades. E assim por diante, pirmide abaixo. Isso um novo paradigma, reconhecendo que o papel do lder no impor regras e dar ordens camada seguinte. Em vez disso, o papel do lder servir. Isso no quer dizer que um lder permitir tudo numa empresa. Um lder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades. Mas complicado identificar as verdadeiras necessidades de uma pessoa ou empregado. prximos dos clientes. Nesse tipo de organizao, todos esto olhando pra cima, para o chefe, e longe do

Captulo 3: O Modelo
Simeo comea ento a traar a pirmide dos caminhos da liderana. O primeiro passo para a liderana a vontade. Ento ele escreve no quadro que intenes sem por aes nossas igual a nada. aes. Todas as intenes do mundo no significam nada se no forem acompanhadas S quando nossas aes estiverem de acordo com as nossas intenes que nos tornaremos pessoas harmoniosas e lderes coerentes. E este o primeiro passo. Simeo desenhou no quadro a pirmide da liderana:

Liderana Autoridade Servio e Sacrifcio Amor Vontade

O primeiro passo est dado. Mas o que o amor? Nos sentimos desconfortveis no ambiente de negcios quando se fala de amor, porque pensamos logo no sentimento. Mas nesse ambiente, quando falamos de amor, falamos do comportamento amor e no faz. do sentimento. Excelente! A diretora disse: Ento, talvez o que voc esteja dizendo que amor o que o Tendo a vontade e usando o amor como comportamento, podemos executar o servio com segurana e eficincia. Da o terceiro item da pirmide Servio e Sacrifcio. E certamente fazendo o servio com base nessas diretrizes, a sua autoridade ser conquistada, o que vai levar voc liderana!

Captulo 4: O Verbo
Simeo iniciou a aula falando sobre os dizeres de Jesus, mais precisamente onde diz sobre amar nosso inimigos, Greg por sua vez no conseguia entender como era possvel amar, por exemplo: Adolf Hitler. Foi quando Simeo falava de uma noite em que ele se reuniu com vrios colegas em uma taberna pra tomar cerveja. Disse algo do tipo: Sim, amar nossos inimigos. Que piada! Ento tenho que amar um estuprador!. O professor de lnguas que estava presente o interrompeu dizendo que ele estava interpretando mal as palavras de Jesus. Ele explicou que Simeo ao pensar em amor, estava confundindo sentimento com ao. A partir do momento em que tenho sentimentos positivos em relao a alguma coisa ou algum, posso dizer que os amo. Geralmente so ruins, associamos mas sim amor demonstrar com o seu bons bem sentimentos. por elas Mas isso no quer dizer que devemos fazer de conta que as pessoas ruins no Simeo citou caractersticas do amor. O amor : pacincia, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdo, honestidade, confiana, perdo, honestidade e compromisso.

Captulo 5: O Ambiente

John chegou mais cedo para conversar com Simeo a respeito do amor Durante a aula Simeo fala a respeito da importncia do ambiente para se produzir um melhor trabalho. Ele aproveitou para dar um exemplo sobre jardinagem, perguntando como ela aconselharia para ter um jardim saudvel. Chris fala para descobrir um pedao de terra que recebesse muito sol e em seguida trabalhasse o solo para prepar-lo para o plantio. Depois voc plantava as sementes, regavas, adubava, livra das pragas e capinava o jardim para de tempos em fruto seria de quem preparou o tempos. plantio. Aps esse questionamento, Simeo perguntou se o crdito de se obter um bom Chris respondeu sem pensar de forma afirmativa, e logo aps pensou melhor e chegou a concluso de que ela apenas ajudou a planta a dar bom frutos. Simeo falou tambm sobre a importncia de se elogiar um funcionrio em publico ao invs de humilh-lo.

Captulo 6 A Escolha
Neste captulo temos a definio de que a disciplina tem o objetivo de ensinar a fazer o que no natural. Atravs da disciplina podemos fazer com o que no natural se torne natural e conseqentemente um hbito. Somos criatura de hbitos e para tal alguns estgios so necessrios para adquirir novos hbitos ou habilidades, pois os hbitos e as habilidades geram comportamentos aplicados a liderana. Assim, o autor elenca os quatro estgios, a saber: Estgio um, Inconsciente e sem habilidade; Estgio dois, Consciente e sem Habilidade; Estgio trs, Consciente e habilidoso e Estgio quatro, Inconsciente e Habilidoso.

Captulo 7 A Recompensa
No captulo sete, A Recompensa o tema central o resultado do esforo. F, esperana e amor so os motes principais e o autor cita o apstolo Paulo para poder pregar aonde for e usar a palavra quando for necessrio. Ressalta que as coisas no so o que parecem ser, pois no vemos o mundo como ele : nos vemos o mundo como ns somos. Ressalta ainda neste captulo que misso, objetivo, viso so fatores determinantes para o sucesso de todo e qualquer empreendimento humano. Nossas vontades e nossos desejos e podero ser satisfeitas a partir do momento que nos colocarmos em movimento de crescimento pessoal, evoluindo para a maturidade psicolgica e espiritual. Um trecho a destacar neste captulo Amar aos

outros nos faz sair de ns mesmos. Amar aos outros nos fora a crescer. Aps todo aquele tempo no mosteiro, Simeo concluiu com a seguinte frase Nosso tempo juntos terminou aps isso ele ficou serio e disse tambm que aprendeu muito durante a semana que passou com o pessoal.

Eplogo
O eplogo nos fala que os seis participantes almoaram juntos antes de se despedirem. Eles firmaram um combinado de que a cada seis meses o grupo se encontrasse para conversar. De longe John escutou o barulho do carro de sua mulher Rachel. Quando ele a viu abraou-a de um modo muito gostoso. A partir dali seria uma nova vida.

Potrebbero piacerti anche