Sei sulla pagina 1di 21

1

Conforto do ambiente construdo: clima, edifcio e usurio


Carlos Henrique Barreiro

Introduo
Todo projeto arquitetnico deve ter como fim a satisfao e bem estar do ser humano, que implicam necessariamente em alcanar exigncias trmicas, lumnicas, acsticas, visuais e de renovao e circulao do ar interior. Obviamente, qualquer ser vivo pode sofrer inmeros desconfortos e at riscos se o seu habitat no estiver compatvel com suas exigncias ambientais. Por este motivo e pela aplicabilidade do contedo na engenharia civil, para esta temtica, daremos maior nfase para as questes trmicas e de renovao e circulao do ar (meio interno e externo) nos edifcios. Todas as exigncias relativas ao conforto trmico esto diretamente relacionadas com o funcionamento do organismo humano, que produz calor de acordo com a atividade que realiza. Todo ser humano necessita liberar calor em quantidade suficiente para que sua temperatura interna se mantenha prximo a 37C. Esta particularidade tem o nome de homeotermia, que pode ser traduzida como a capacidade de um corpo em manter uniforme a sua temperatura. Desta forma, quando sentimos qualquer sensao de frio ou de calor (realizando ou no uma atividade fsica qualquer), significa que nosso organismo est em desequilbrio, necessitando de interferncia externa para voltar ao normal. Obviamente, quando a retomada da hometotermia tem que ser alcanada com um esforo adicional do ser humano, haver sempre uma sobrecarga, com possibilidade de queda do rendimento no trabalho, possibilidade de perda de capacidade para realizao de determinada tarefa e at problemas irreversveis de sade. Outro conceito importante que estudaremos o da Geometria da Insolao. Este conceito foi proposto e desenvolvido pela professora Ansia Barros Frota, da FAU-USP e est descrito no livro Manual de Conforto Trmico, em conjunto com a professora Sueli Ramos Schiffer. O estudo mostra que as diferenas climticas da Terra so basicamente advindas da energia solar, sendo necessrio o conhecimento de elementos geomtricos para avaliar qual a carga trmica que determinada edificao ou espao ao ar livre receber, nas diversas horas do dia e nas vrias pocas do ano (FROTA, 2001). A Geometria da Insolao fornece um instrumental, a partir de grficos simplificados (a Carta Solar), para mensurar os horrios de insolao para diferentes orientaes de fachadas em cada latitude em particular. A utilizao deste conceito nos permite determinar reas de sombras em reas urbanas, visto que em grande parte do dia os raios solares diretos podem ser barrados pelas construes vizinhas, modificando, portanto, o horrio real de insolao. Tambm possibilita adequar a orientao das aberturas e dos elementos transparentes e translcidos da edificao, que permitem o contato com o exterior e a iluminao dos recintos. A proteo solar das aberturas por meio de protetores solares, brise-soleil ou quebra-sol, tambm um indispensvel recurso para promover os controles trmicos naturais. Esse conceito ser estudado com mais detalhes no segundo captulo.

Vamos abordar tambm conceitos sobre a orientao dos edifcios, pois segundo Carvalho (1970), depois da estabilidade estrutural, o problema mais importante o da boa orientao de um edifcio em relao aos pontos cardeais. Precisamos tambm conhecer as exigncias humanas de conforto trmico e do clima, que associadas s caractersticas trmicas dos materiais e dos parmetros arquitetnicos adequados a climas particulares, proporcionam condies de projetar edifcios e espaos urbanos de acordo com critrios tcnicos, cuja resposta atenda s exigncias de conforto trmico. Estabelecer os parmetros relativos s condies de conforto trmico requer incorporar, alm das variveis climticas citadas, estimativas de temperaturas das superfcies presentes no ambiente e das atividades desenvolvidas pelas pessoas no interior dos edifcios. Em consonncia com os autores j citados, pretende-se que com o contnuo desenvolvimento e aprofundamento deste contedo, voc, futuro engenheiro, conhea e se conscientize de que a racionalizao no uso da energia depende da adequao da edificao ao clima, evitando ou, no mnimo, reduzindo o uso de sistemas de condicionamento artificial de ar, seja para resfriar ou aquecer os ambientes. Isso requer o conhecimento mais aprofundado de conceitos sobre clima, aliado ao dos mecanismos de trocas de calor e do comportamento trmico dos materiais, para permitir por parte do futuro engenheiro uma consciente avaliao e, se necessrio, interveno no projeto do edifcio. Ao final deste estudo, voc compreender que toda edificao deve possuir caractersticas que conduzam a uma resposta trmica ambiental satisfatria, que necessariamente no implica em um acrscimo de custo da construo, mas, ao contrrio, deve resultar em reduo do custo de utilizao e de manuteno deste edifcio em longo prazo, alm de propiciar condies ambientais internas mais agradveis aos seus usurios. Vamos comear com a seguinte pergunta: O que Conforto do Ambiente Construdo ou Conforto Ambiental? Para respond-la vamos recorrer ao Dicionrio Aurlio (2004). Para a palavra Conforto temos o seguinte: 1. Ato ou efeito de confortar(-se). 2. Estado de quem confortado. 3. Consolo, alvio. Para a palavra Ambiente temos: 1. 2. 3. 4. Aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas; meio ambiente. Lugar, stio, espao, recinto: ambiente mal ventilado. Meio. O conjunto de condies materiais e morais que envolve algum; atmosfera.

Se juntarmos estas definies podemos entender que Conforto Ambiental ou Conforto do Ambiente Construdo est relacionado com o bem estar dos seres humanos nas edificaes. Conforme definido, nesse captulo trataremos somente os aspectos especficos, diretamente relacionados edificao. Vale destacar que voc deve, na medida do possvel, se aprofundar nos assuntos, podendo seguir as referncias bibliogrficas indicadas ou trabalhar em uma pesquisa pessoal sobre o tema, alm de estudar e resolver as atividades propostas.

Objetivos
O estudo deste captulo permitir que voc compreenda conceitos sobre Conforto do Ambiente Construdo, por meio de uma contextualizao atual, que num primeiro momento passa pela definio do tema, pela definio de conceitos de clima, edifcio e usurio e estudo sobre a ventilao no edifcio, considerando os meios interno e externo. Neste sentido, ao final deste estudo, voc ser capaz de: entender e interpretar conceitos sobre conforto do ambiente construdo; reconhecer, analisar e projetar equipamentos de proteo solar.

Esquema
1. O Conforto, a arquitetura e a engenharia 1.1 O Clima 1.2 A edificao 1.3 O usurio 2. A carta psicomtrica 3. Influncias topoclimticas 3.1 Altitude 3.2 Declividade 3.3 Velocidade do vento 3.4 Fator de reflexo ou refletncia 3.5 Conforto trmico 4. Formas de transmisso de calor 4.1 Conduo 4.2 Conveco 4.3 Radiao 5. Orientao dos edifcios 6. Aberturas (janelas) 6.1Tipos de aberturas

1. O Conforto, a arquitetura e a engenharia


Voc imagina como o ser humano vivia, na pr-histria? Como ser que ele buscava sua forma de sustento, repouso e de proteo? Qual era a sua relao com seu habitat? Desde o princpio de sua evoluo, o ser humano necessitou lidar com a natureza, uma vez que ela representou durante milnios sua nica forma de sustento e de proteo. O homem sempre teve necessidades. Havia necessidade para se conseguir alimento, gua, repouso e proteo contra as intempries, como sol, chuva, vento e de segurana, contra saqueadores e animais carnvoros. Foi nesta poca, das cavernas, que tivemos os primeiros indcios da necessidade humana de conforto, quando se colocavam pedras gigantescas nas entradas das cavernas.

Chuva Quantidade de precipitaes de qualquer tipo, principalmente de gua em estado lquido. A precipitao que cai num dado local e num dado perodo de tempo atinge a superfcie quer sob a forma lquida (chuva ou chuvisco) ou slida (neve, granizo, etc.). A quantidade de precipitao determinada a partir da gua que se acumula sobre uma superfcie plana, onde no haja perdas por infiltrao, evaporao ou escorrimento. Os aparelhos que servem para medir e registrar a quantidade de precipitao so chamados pluvimetros.

Na pr-histria, a fabricao de ferramentas, o domnio do fogo, a agricultura e com ela a domesticao de animais, a descoberta do uso dos metais, as primeiras civilizaes e suas grandes obras, como as pirmides, a construo de algumas mquinas rudimentares, a construo de edificaes com algumas preocupaes relativas ao conforto. Podemos citar as edificaes executadas com p-direito superior a 4,00m.
P-direito Segundo do dicionrio eletrnico Aurlio (2004), refere-se altura livre de um andar de edifcio, medida do piso ao teto.

A partir da, o ser humano passou a utilizar a manipulao da natureza, para melhorar processos construtivos e para produzir e conquistar riqueza, sempre buscando mais. Isso evidencia que a insatisfao prpria do ser humano e que continuamente suas exigncias esto sendo aprimoradas. Atualmente, a edificao tem a finalidade de abrigar o homem para as mais variadas atividades e necessidades. E com esta finalidade que deve servir sua proteo e ao seu conforto. A vida e a sade do homem so melhores quando seu organismo funciona sem fadiga e estresse e, por esse motivo, toda edificao deve oferecer ao seu usurio condies trmicas, lumnicas, acsticas, visuais e de renovao e circulao do ar sempre em quantidade e qualidade compatveis com o conforto humano, sejam quais forem s condies de ambiente externo.

6.3 O Clima Podemos considerar que tempo um estado atmosfrico, que depende da temperatura, da quantidade de ventilao e da quantidade de umidade presente no ar. , portanto, um estado varivel, mas, em determinados lugares, se destinge como algo constante e previsvel. E a isto que chamamos de clima. Em sntese, o clima composto por fatores estticos, por exemplo, a geografia e o relevo e por fatores dinmicos, por exemplo, a temperatura, a umidade, o movimento do ar e a radiao solar. Dentre os fatores que interferem no aquecimento da terra, o fenmeno denominado efeito estufa tem assumido papel relevante. Em linhas gerais o efeito estufa a forma que a Terra encontra para manter sua temperatura constante.
Efeito estufa Esta definio varia de autor para autor mas, em geral, significa o aquecimento da parte mais baixa da atmosfera, devido principalmente presena excessiva de CO2, CH4, SO2 e CFCs na atmosfera, que permitem que os raios do Sol aqueam a Terra, mas impedem que parte desse aquecimento retorne para o espao, provocando assim, um aumento global da temperatura da terra.

Para saber mais sobre o efeito estufa, sugerimos http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

que

acesse

texto,

disponvel

no

link:

Ento, como ocorre o efeito estufa?

A atmosfera altamente transparente luz solar, porm cerca de 35% da radiao que recebemos vai ser refletida de novo para o espao, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto se deve principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o dixido de carbono, metano, xidos de azoto e oznio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1%), que vo reter esta radiao na Terra.

Saiba mais
Uma curiosidade que a denominao efeito estufa advm das estufas de jardins utilizadas em regies de clima temperado para o cultivo de plantas tropicais. Os gases presentes na atmosfera funcionam como o vidro para as estufas de jardim, ou seja, deixa a radiao penetrar para o interior das estufas, mas no deixa que ela retorne.

6.4 A edificao Na construo de edifcios e outras obras de engenharia, o homem interfere no meio, determinando o funcionamento de espaos internos e externos. Como conseqncia desta interveno, ocorre uma srie de alteraes climticas locais e, a partir da, o comportamento final vai depender da resposta trmica do edifcio. Toda edificao deve fornecer condies trmicas, lumnicas, acsticas, visuais e de renovao e circulao do ar, em quantidade e qualidade compatveis com o conforto humano, sejam quais forem s condies externas. As principais variveis climticas de conforto (trmico, de iluminao e de ventilao natural), que interferem na edificao so: temperatura, umidade e velocidade do ar e radiao solar incidente. Estes fatores tm relaes diretas com: guas superficiais e subterrneas; regime de chuvas; vegetao; permeabilidade do solo; topografia; outras caractersticas locais que podem ser alteradas pela presena humana.

Consequentemente, estes fatores tambm afetam o desempenho trmico do edifcio. Mas, h ainda outros fatores devem ser considerados, como: diferena de temperatura interna e externa;

localizao, orientao, forma e altura do edifcio; caractersticas das construes da redondeza; radiao trmica e capacidade isolante do edifcio; ao dos ventos; existncia de aberturas para iluminao e ventilao; localizao dos aparelhos eletrodomsticos.

A anlise conjunta destes fatores importante para garantir a habitabilidade e a reduo do consumo de energia no edifcio. Entre os mais evidentes e graves impactos socioambientais produzidos pela urbanizao devido sua intensa transformao do meio natural, encontram-se a contaminao e a formao de um clima urbano especfico e, como conseqncia, a perda da qualidade de vida dos habitantes da cidade. O clima urbano produzido pela ao do homem sobre a natureza e se relaciona produo de condies diferenciadas de conforto / desconforto trmico, poluio do ar, s chuvas intensas, s inundaes e aos desmoronamentos das vertentes dos morros eventos de grande custo social. Nesta leitura, o autor do texto segue comentando que a perspectiva de um planeta mais urbano no sculo XXI se confirma cada vez mais. Aglomeraes urbanas gigantescas, interconectadas, cobrem a superfcie da Terra, multiplicando os efeitos das interaes entre a sociedade e a natureza. Segundo Pinheiro (2008), h uma relao entre a estratificao social do espao urbano e as condies de conforto trmico dos habitantes. Em relao ao clima urbano, as classes menos favorecidas habitam lugares de maior rigor climtico. Como fator agravante, tambm so estas pessoas que dispem de menos meios de se proteger do clima, tanto em relao ao acesso sade, alimentao, energia e a equipamentos condicionadores de gua e ar, como as vestimentas adequadas e ao ambiente edificado. Os problemas relacionados ao conforto trmico, ao desempenho e sade das pessoas, ao consumo, produo e distribuio de energia para climatizao, ao uso do espao externo pela populao, entre outros, devem interferir significativamente no aumento de energia produzido nos espaos urbanos, mas, por outro lado, podem ser conduzidos uma soluo por meio de estudos e propostas de planejadores e gestores urbanos. Mascaro (1998), descreve que h interferncia entre a mdia de aumento da temperatura (Oc) em funo da densidade populacional, conforme visualizado na Figura 01.

Figura 01 - Mdia de Aumento de Temperatura (oC) X Populao Fonte: Mascar (1998)

6.5 O usurio Temos quatro fatores dinmicos do clima (temperatura, umidade, movimento do ar e radiao), que afetam a perda de calor no homem. A ao conjunta desses elementos denomina-se presso trmica e tem influncia na formao dos ventos. Os ventos, efeito dos deslocamentos do ar atmosfrico, surgem com o movimento de algumas zonas da atmosfera. Eles geralmente so ocasionados pelas diferenas da presso atmosfrica, decorrentes de alteraes da temperatura. A Figura 02 ilustra a formao de zonas de alta e baixa presso.
Presso atmosfrica Presso exercida pela atmosfera sobre qualquer superfcie, em virtude de seu peso. Equivale ao peso de uma coluna de ar de corte transversal unitrio, que se estende desde um determinado nvel at o limite superior da atmosfera. A sua medida pode ser expressa em milibares, em polegadas ou em milmetros de mercrio (hg). tambm conhecida como presso baromtrica. A presso atmosfrica varia de lugar para lugar. Essa variao causada pela altitude e principalmente pela temperatura. Maior Temperatura Menor Temperatura Ventos -

+ Baixa Presso

Alta Presso

Correntes de Ar

Ventos

Ar

gua

Figura 02 - Ilustrao sobre a influncia de zonas de alta e baixa presso na formao de ventos Fonte: acervo do autor

A Figura 02 ilustra deslocamentos de massas de ar com alta e baixa presso. Na zona de baixa presso h partculas de ar e gua misturadas e, na zona de alta presso, as partculas de gua so expulsas (note que isso ocorre porque nessas condies o ar incompressvel). Isso explica o motivo pelo qual na poca de inverno sempre h baixa umidade relativa do ar.
Zona de baixa presso Regio da atmosfera onde a presso a um nvel baixa em relao ao seu contorno no mesmo nvel. Umidade relativa A umidade relativa a relao entre a quantidade de vapor de gua existente na atmosfera, a uma determinada temperatura, e aquela para a qual o ar ficaria saturado a essa mesma temperatura. dada em percentagem. No caso do ar estar saturado a umidade relativa ser de 100%, se o ar estiver

absolutamente seco ser de 0%. A umidade relativa traduz o estado higromtrico do ar e avalia-se por meio de aparelhos denominados higrmetros.

Uma massa de ar uma grande poro da atmosfera, com milhares de quilmetros quadrados de extenso. Forma-se geralmente quando um grande volume de ar permanece em repouso ou se move lentamente sobre superfcies continentais ou ocenicas. As regies de origem so locais onde uma massa de ar se forma e adquiri caractersticas de temperatura, presso e umidade, que sero as mesmas em sua extenso. Elas se deslocam principalmente em funo das diferenas de presso atmosfrica e do movimento de rotao da Terra.
Presso a fora por unidade de rea causada pelo peso da atmosfera sobre um ponto, ou sobre a superfcie da Terra. Tambm conhecida como presso atmosfrica ou presso baromtrica.

Ento, como explicar por que as massas de ar (ventos) se deslocam de uma rea para outra da superfcie terrestre? Ocorre que a energia solar funciona como uma mquina climtica: aquece a atmosfera e a terra e provoca uma evaporao da gua dos oceanos, rios, lagos etc. Ela responsvel pelo movimento das massas de ar (vento) e pode-se afirmar que a energia solar o motor de toda a circulao atmosfrica de nosso planeta.
Evaporao A evaporao o processo fsico pelo qual uma substncia lquida (ou slida) passa lentamente ao estado de vapor, considerando-se a temperatura ambiente. A evaporao implica no consumo de energia. Na atmosfera, em que a gua evaporada proveniente de superfcies livres lquidas ou slidas (mares, lagos, cursos de gua, etc.), a fonte de energia consumida na evaporao natural da gua a radiao solar. Esta evaporao vai para a atmosfera e condicionada pela temperatura do ar e da superfcie evaporante, pela extenso desta e pela umidade do ar. A evaporao medida em mm, e um mm de gua evaporada corresponde a um litro de gua que se evaporou de uma superfcie de um metro quadrado de rea, durante certo intervalo de tempo, normalmente um dia. Para efetuar essa medio usam-se os evapormetros que podem ser de diferentes tipos.

Os movimentos do ar e massas de ar resultam da distribuio desigual de energia solar nas zonas de baixas, mdias e altas latitudes. A diferena de temperatura do ar atmosfrico exerce uma funo muito importante na formao de reas de baixa e alta presso atmosfrica e, conseqentemente, no movimento das massas de ar e dos ventos. Os deslocamentos de massas de ar sempre ocorrem de uma rea de alta presso (baixa temperatura) para uma rea de baixa presso (temperatura alta). Figura 02. O ar aquecido das zonas de baixas latitudes prximas ao equador se expande, torna-se leve e sobe (ascende), criando uma rea de baixa presso ou ciclonal. O ar mais frio e denso das reas de mdias e altas latitudes, desce, fazendo surgir uma rea de Alta Presso. Uma vez que h tendncia das massas de ar igualar essas presses, estabelece-se, assim, uma dinmica atmosfrica, ou seja, uma circulao de ar quente entre os trpicos e os plos passando pelas zonas de latitudes mdias. As reas frias ou de alta presso, como as polares, e as subtropicais ou de latitudes mdias so dispersoras de massas de ar (ventos) e recebem o nome de anticiclonais. As reas quentes ou de baixa presso atmosfrica (de baixa latitude), como as equatoriais, so receptoras e de massas de ar (ventos) e recebem o nome de ciclonais.

2. A carta psicomtrica
Um mtodo bastante usual para identificar regies de conforto para um usurio em determinado local utilizar mapas ou cartas psicomtricas para estimativas e clculos de capacidade e eficincia de aparelhos de ar condicionado. Mas, o que vem a ser psicometria? A psicometria a medida da durao e da intensidade de processos mentais, por meio de mtodos padronizados, tambm chamado de psicrometria. H inmeras referncias com bacos e mapas de fcil acesso e manuseio. Para nossa abordagem, entretanto, utilizaremos a carta psicromtrica proposta por Olgyay (1973), conforme ilustrado na Figura 03.

Figura 03 - Carta Psicomtrica Fonte: Olgyay; Olgyay (1973)

Deve-se ressaltar que o uso de cartas psicromtricas requer habilidade por parte do usurio, o que restringe sua utilizao. Assim, para estimativas mais aprimoradas deve-se lanar mo de modelagem matemtica e de simulao computacional para dirimir os erros de interpretao e de leitura. Ressalta-se, entretanto, que para garantir a eficincia de ventilao em ambientes necessrio que o projetista tenha conhecimento tcnico e a exata noo do procedimento a ser adotado.

3. Influncias topoclimticas
No Brasil, diante de sua grande extenso territorial, temos duas exigncias. No perodo de vero, que representa a maior parte do territrio nacional, precisamos reduzir a energia ganha pelo edifcio. J no inverno, que afeta mais especificamente a regio sul do pas,

necessrio reduzir a energia que o edifico perde. Devemos considerar ainda que outros agentes interfiram neste processo, dentre eles podemos citar, a altitude, a declividade e o fator de reflexo de estruturas verticais, horizontais e inclinadas. 3.1 Altitude H uma relao direta entre a altitude (ou altura), a temperatura e a chuva. A temperatura inversamente proporcional a altitude. Ou seja, a temperatura diminui quando aumenta a altitude. Porm, h o inverso quando se trata de precipitao (ou chuva) e altitude. Ou seja, a precipitao tende a aumentar com a altitude. Entretanto, para altitudes significativas a maior porcentagem cai como neve e no como chuva.
Precipitao A ao dos raios solares e do vento sobre as guas da superfcie terrestre provoca o fenmeno da evaporao, que a passagem da gua do estado lquido para o estado de vapor. Devido evaporao uma quantidade enorme de gotculas de gua fica em suspenso na atmosfera, gotculas de gua concentram-se, formando nuvens. Ao arrefecer, a gua das nuvens precipita, em forma de chuva, por isso a chuva um tipo de precipitao pluvial. A quantidade de chuva que cai num lugar, num certo tempo medida pelo udmetro e registrada pelo udgrafo. Consideram-se precipitao todas as formas de gua, lquida ou slida, que caem das nuvens, alcanando o solo. Neve Precipitao de cristais de gelo translcidos e brancos, em geral em forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor de gua que se encontra suspenso na atmosfera. produzida frequentemente por nuvens do tipo estrato, mas tambm se pode originar das nuvens do tipo cmulo. Normalmente os cristais so agrupados em flocos de neve.

3.2 Declividade As declividades influenciam na velocidade e direo do vento e, inversamente, nas temperaturas. A Figura 04 ilustra este conceito.

Figura 04 - Aumento da velocidade do vento com o aumento da altitude Fonte: Mascaro (1998)

10

3.3 Velocidade do vento A velocidade do vento tambm sofre interferncias em funo do tipo de anteparos que so instalados sobre o terreno. Um exemplo disso ilustrado pela Figura 05, que estabelece a percentagem de velocidade do vento sobre o terreno e a altitude.
Velocidade do vento Quantificao do movimento do ar numa unidade de tempo. Pode ser medida de vrios modos. Quando est em observao, medida em ns, ou milhas nuticas por hora. A unidade adotada no Brasil a de Km/h (quilmetro por hora).

Figura 05 - Percentagem da velocidade do vento sobre o terreno em funo da altura Fonte: Mascaro (1998)

3.4 Fator de reflexo ou refletncia a relao entre radiao refletida e radiao total recebida por um objeto. Um exemplo a neve que cai sobre determinada superfcie. Ela cria uma superfcie branca brilhante que reflete mais de 75% da radiao solar que recebe. Por esse motivo, em climas temperados, com inverno rigoroso, o degelo ocorre de forma lenta. Os elementos mais importantes para determinar a intensidade de reflexo de determinado objeto (especificamente para o nosso caso as superfcies expostas de uma edificao) so: a cor, o tipo e a textura do material. A Tabela 01 mostra a refletncia recomendada em funo da superfcie.
Refletncia Relao entre o fluxo luminoso refletido por uma superfcie e aquele que incide sobre ela. tambm conhecido com fator de reflexo.

Tabela 1 - Refletncia recomendada em funo da superfcie

Superfcie Teto Parede Mesa ou bancada Mquinas e equipamentos Pisos

Refletncia 80 % 60% 35% 25% a 30% 15%

Fonte: Curso Tcnico em Segurana do Trabalho, Colgio Alternativo, 2008.

11

J a Tabela 2 nos mostra os fatores de reflexo em funo da cor do material.


Tabela 2 Fatores de reflexo em funo da cor do material

Tonalidades Claras Branco Creme Amarelo Bege Verde Azul Rosa 85% 75% 75% 70% 65% 55% 50%

Tonalidades Mdias Amarelo Bege Cinza Camura Verde Alumnio Azul 65 % 63 % 55% 52 % 52% 41% 35%

Tonalidades Escuras Cinza Vermelho Havnia Azul Verde Preto Preto Absoluto 30% 13% 10% 8% 7% 2% 0%

Fonte: Curso Tcnico em Segurana do Trabalho, Colgio Alternativo, 2008.

3.5 Conforto trmico Para o conforto trmico, o princpio usado nos projetos de edifcios o de minimizar a radiao solar direta e difusa das fachadas e cobertura do edifcio. Sabemos que a troca trmica pode ocorrer em qualquer ambiente. Deve-se ressaltar, entretanto, que tambm podem ocorrer diferenas nesta troca, em funo da umidade relativa do ar, se mido ou seco. De acordo com as referncias ilustradas na Figura 06 podemos notar que, em sntese, o ser humano est sujeito aos seguintes efeitos: 1. 2. 3. 4. 5. radiao solar direta; radiao refletida; radiao difusa; conveco; radiao trmica

3 1 4 6 2 5 1 4

Figura 06 - Sntese da troca trmica em ambientes Fonte: Acervo do autor

12

No vero, para a maior parte do nosso Pas, as paredes de uma edificao tendem a ficar de 4C 8C mais quentes que o exterior. Considerando-se o processo de transferncia de calor, o corpo humano acaba recebendo essa radiao. Quando isso ocorre h necessidade de resfriar o ambiente. No inverno, mais especificamente para a regio sul do Pas, a situao inversa, ou seja, o corpo perde calor para superfcies frias. Neste caso, h necessidade de aquecer o ambiente.

Importante!
A melhor soluo, se dvida alguma, a de que os projetos de paredes, coberturas e aberturas, sejam elaborados e compatveis de acordo com a necessidade de cada regio.

Formas de transmisso de calor

O fluxo de calor ou frio transmite-se de trs formas: conduo (que ocorre principalmente em materiais slidos), conveco (ocorre em lquidos e gases) e radiao (no qual no h necessidade de um meio material para a propagao dessa energia). 6.6 Conduo Na conduo, a temperatura se propaga de um objeto para outro. Um exemplo o cabo de uma frigideira, que quando aquecida propaga o calor para suas extremidades. Deve-se notar, entretanto, que alguns materiais so melhores condutores do que outros. O ar, por exemplo, ineficiente na conduo de calor. As propriedades de uma superfcie receptora so representadas por sua emissividade (ou poder emissivo) do corpo. Essas propriedades so ilustradas nas Tabelas 3 e 4.
Tabela 3 - Emissividade de superfcies

Tipo de Superfcie Chapa de alumnio (oxidada) Caiao nova Telha de barro Reboco claro Vidro comum de janela Chapa de alumnio (nova e brilhante) Chapa de ao galvanizada (nova e brilhante) Concreto aparente Tijolo aparente Revestimento asfltico

0,12 0,90 0,85 / 0,95 0,85 / 0,95 0,90 / 0,95 0,05 0,25 0,85 / 0,95 0,85 / 0,95 0,90 / 0,98

Fonte: Projeto de Norma da ABNT 02:135.07-002 (2003)

13

Tabela 4 - Emissividade de superfcies Cor/Pintura

Tipo de Cor/Pintura - Branca - Amarela - Verde claro - Alumnio - Verde escuro - Vermelha - Preta

0,90 0,90 0,90 0,50 0,90 0,90 0,90

Fonte: Projeto de Norma da ABNT 02:135.07-002 (2003)

6.7 Conveco Na conveco, a temperatura transmitida por um fluido em movimento. Um exemplo a gua aquecida em uma chaleira, transformando o lquido em vapor d gua. Fenmenos naturais como as brisas martimas e terrestres, ventos e as correntes ocenicas podem ser explicados atravs da conveco. O exaustor elico, ilustrado na Figura 07, um equipamento bastante utilizado para aliviar a massa de ar quente em funo carga trmica recebida pelo telhado e transferida para o compartimento interno de uma edificao. Sua operao simples, pois para entrar em funcionamento depende apenas de ventilao externa ou, na falta dela, de presso interna (ar aquecido), sendo movido por conveco, para eliminar a presso de vapor formada nas partes altas do edifcio. Sua instalao pode ser visualizada conforme ilustrado na Figura 8.

Figura 03 Exaustor elico Fonte: Acervo do autor

14

Figura 04 Exaustores elicos instalados em galpes Fonte: Acervo do autor

Para climas alternados, quentes com perodos frios, deve-se verificar alternativas e restries para o uso de exaustores elicos, j que a troca de calor ocorre ininterruptamente. 6.8 Radiao Na radiao, diversas fontes podem radiar calor como o sol. Um exemplo disso quando aproximamos a mo em uma lmpada acesa e sentimos um aquecimento, que efeito dessa radiao. Vale ressaltar que temos dois tipos de radiao: a radiao visvel e infravermelha de onda curta, chamada radiao solar porque se origina do sol; a radiao infravermelha de onda longa, chamada radiao trmica. Que resultante da diferena de temperatura entre uma pessoa e os objetos que a rodeiam.

Para a conduo a rapidez com que o calor conduzido de uma extremidade a outra da barra vai depender de fatores tais como: comprimento da barra, diferena de temperatura entre suas extremidades, espessura da mesma e do material do qual feita. Existem materiais que so melhores condutores que outros, tendo uma maior condutibilidade trmica. De acordo com esta propriedade podemos classific-los em condutores e isolantes.
Condutibilidade trmica Propriedade que tem os corpos de serem condutores de calor. Segue por analogia as definies de condutibilidade sonora, acstica, etc.

A conveco a forma de transmisso do calor que ocorre principalmente nos fluidos (lquidos e gases). Diferentemente da conduo onde o calor transmitido de tomo a tomo sucessivamente, na conveco a propagao do calor se d atravs do movimento do fluido envolvendo transporte de matria. A energia transmitida por radiao denominada energia radiante e apresenta-se na forma de ondas eletromagnticas, assim como as ondas de rdio, as microondas, a luz visvel, a radiao ultravioleta (UV), os raios X e os raios gama. Essas formas de energia radiante esto classificadas por ordem de comprimento de onda (ou de freqncia) constituindo o espectro eletromagntico.

15

7. Orientao dos edifcios


As caractersticas construtivas dos edifcios, tanto na forma quanto no volume, tm uma influncia determinante nas condies de conforto interior. Se um determinado projeto no levou em conta as condies de clima regional ou se no teve uma escolha correta em seu posicionamento, em relao carga trmica recebida, dificilmente ser considerado um edifcio eficiente na utilizao de energia para proporcionar conforto ambiental aos seus usurios. Como conseqncia, haver custos extraordinrios para se compensar essa deficincia, de aquecimento ou de resfriamento, muitas vezes impactando diretamente no oramento domstico. Segundo Carvalho (1970), depois da estabilidade, o problema mais importante na esfera da tcnica, tanto na Construo Civil como na Arquitetura, o da boa orientao das peas de um edifcio, em relao aos pontos cardeais. Carvalho (1970) acrescenta que a estabilidade das construes est diretamente relacionada com a preservao da vida humana, e a possibilidade de ocorrncia de acidentes. Da mesma forma, a orientao dos compartimentos est tambm ligada conservao da vida, pelo simples fato de poder provocar danos e afetar a sade das pessoas. Estaca que um erro no projeto hidrulico (de gua ou de esgotos) pode ser corrigido, entretanto, um edifcio mal orientado implica em desastrosas modificaes na construo, em geral irreversveis. A Figura 09 mostra a radiao solar recebida por um edifcio, no vero, em funo de sua orientao, para a cidade de Porto Alegre, RS. O Grfico foi calculado para edifcios de 10 andares, com 2.000m2 de rea e relao de lados da planta de 4:1.

Figura 05 Radiao solar recebida pelo edifcio, em funo da orientao, em Porto Alegre. Grfico para prdios de 10 andares, com 2.000m2 de rea e relao de lados da planta de 4:1 Fonte: Mascar (1998)

Observe, na Figura 09, que o edifcio ser rotacionado no sentido horrio, de 0 a 90. Podemos observar que no incio, a linha que passa pelo eixo longitudinal do edifcio est alinhada com o eixo E (Leste) e W (Oeste) e, nessas condies o ganho de calor de aproximadamente 1,8 Kcal.103/dia.

16

Girando-se mais 2230 o ganho cai para aproximadamente 1,75 Kcal.103/dia. Em 45 o ganho salta para 2,85 Kcal.103/dia e, nos prximos giros, 6730 e 90 este ganho vai para 3,5 Kcal.103/dia e 4,0 Kcal.103/dia, respectivamente. Portanto, nesta simulao visvel o ganho ou perda de calor do edifcio em funo de seu posicionamento no terreno.

8. Aberturas (janelas)
Basicamente a janela possui trs funes: contato visual com o exterior, iluminao e ventilao. Em termos arquitetnicos, a janela forma a fachada, tem grande importncia no visual da obra, alm de ser um elemento onde vrios materiais e componentes tem de funcionar conjuntamente. A janela formada pela esquadria, folhas, selantes, acessrios e pelo envidraamento. O mnimo desejvel de uma janela um bom desempenho em uso e durabilidade. Para isso, passa pelo controle de qualidade, que se inicia na fase do projeto (escolha do tipo, do material entre outros) e depois da correta instalao e manuteno. A janela tem tambm funes extremamente importantes, como ventilao, iluminao e conforto trmico. A janela precisa atender s seguintes exigncias de qualidade: segurana: comportamento mecnico e comportamento ao fogo; habilidade: aspectos de estanqueidade, higrotermia, acstica, aspectos e manobras; durabilidade: coservao das propriedades e aspectos de manuteno e reparos; qualidade dos dispositivos complementares de estanqueidade e dos acessrios.

Em relao estanqueidade gua, deve-se considerar o clima, a ao do vento e da chuva. a penetrao e gua para o interior ocorre devido a ao do vento, levando a gua atravs de frestas ou juntas mal vedadas que se abrem devido a presso do vento. Esta pode ocorrer atravs do vazamento (gotas ou filetes de gua na face interna da janela) e o escorrimento, filete de gua contnuo, que acaba fluindo pela parede.

Saiba mais
Segundo pesquisas da Universidade Federal de Santa Catarina importante considerar a permeabilidade do ar principalmente em regies de clima frio e onde utilizado o to comum "ar condicionado". O material que melhor desempenha esta funo, assim como a estanqueidade e o desempenho acstico o PVC, devido ao fato de seus perfis serem soldados (o prprio PVC aquecido e unido) formando quase uma pea nica, diferente da madeira ou metal que possui os perfis unidos por soldas ou parafusos, tornando-os vulnerveis ao ar, gua, poeira, insetos entre outros. (<http://www.arq.ufsc.br/arq5661/Aberturas/janelas.html>. Acesso em: abr. 2010),

A isolao acstica depende fundamentalmente: do tipo de vidro; do modo de colocao e fixao do vidro; da estanqueidade entre o marco e as folhas e entre o marco ou contra o marco e a alvenaria; do tipo de material que constitui o caixilho;

17

Importante destacar que existem normas em relao isolao sonora, que dependem das condies de exposio ao rudo e da tolerncia do usurio. 8.3 Tipos de aberturas

A seguir, temos os tipos de abertura enumerados e na forma grfica. Observe-os com ateno! 1 - Folha de varrer 2 - Folha basculante inferior 3 - Folha oscilo-basculante 4 - Folha de correr 5 - Folha de dobrar 6 - Folha pivotante horizontal 7 - Folha pivotante vertical 8 - Folha basculante superior

Figura 6 Principais tipos de Aberturas (janelas) Fonte: Acervo do autor

O conhecimento de variveis que interferem na eficincia das aberturas importante para: escolhermos adequadamente a orientao das aberturas; para aperfeioar a ventilao e iluminao dos recintos.

18

A escolha das aberturas vai depender de cada projeto, entretanto, devemos sempre optar por aquelas que facilitam a sada do ar aquecido e, conseqentemente, a entrada do ar frio, possibilitando ainda a separao dessas correntes. Para os exemplos apresentados na Figura 10, pode-se inferir que o tipo que mais se aproxima deste critrio e o modelo Folha pivotante horizontal. Em casos extremos deve-se usar dispositivos de proteo solar para as aberturas - brisesolar ou quebra-sol.

Resumo

Iniciamos, por meio deste captulo, os estudos sobre o conforto do ambiente construdo. Voc pode compreender a importncia do conforto para as reas da engenharia e arquitetura. Estudou para isso o climo, a edificao e o usurio. Viu, tambm, a carta psicomtria que um instrumento que possibilita fazer o mapeamento das regies de conforto para o usurio onde foi destacada a utilizao da modelagem matemtica nesse processo de elaborao. Em seguida, voc aprendeu as influncias topoclimticas como a altitude, a declividade, a velocidade do vento e o fato de reflexo ou refletncia. Esses conceitos foram mostrados associados perda e ganho de energia do edifcio.Finalizamos, com as formas de transmisso de calor, orientao dos edifcios e aberturas.

Atividades para o captulo Atividade 1


Sob o aspecto humano, toda edificao deve oferecer condies de conforto ambiental em quantidade e qualidade compatveis, sejam quais forem s condies externas. Cite 4 condies bsicas de conforto ambiental e d exemplos.

Atividade 2
A ventilao cruzada importante porque, quando em quantidade e qualidade suficientes, deve propiciar a renovao do ar nos ambientes. Ela ocorre desde que haja uma entrada de ar na parte inferior e uma sada, no lado oposto, na parte superior do compartimento. Pode ocorrer pelo princpio da conveco ou, ainda, a prpria fora do vento exterior.

Atividade 3
A Psicometria pode ser definida como o ramo da fsica relacionado com a identificao das condies do ar atmosfrico (principalmente com respeito mistura ar seco e vapor dgua), sendo necessrio o conhecimento das condies de umidade e temperatura do ar. Deste modo, a carta, baco ou diagrama psicomtrico (ou psicromtrico) importante porque simplifica a medida das propriedades do ar, eliminando clculos que de outra forma seriam necessrios.

Atividade 4
Mencione quais so as principais variveis climticas do conforto (trmico, de iluminao e de ventilao natural), considerando-se apenas o edifcio e o usurio.

19

Atividade 5
Utilizando conceitos tcnicos, descreva objetivamente quais os fatores que interferem no movimento de ar em compartimentos internos do edifcio.

20

Referncias
FIGUEIREDO, Silvio Luis. Iluminao. Disponvel em: <www.higieneocupacional.com.br/download/ilumina-silvio.doc>. Acesso em: 06 abr. 2010. FROTA, Ansia Barros. Manual de conforto trmico: arquitetura, urbanismo / Ansia Barros Frota, Sueli Ramos Schiffer. 5. ed.So Paulo, Ed. Studio Nobel, 2001. MASCAR, Lcia R. Energia da edificao: estratgias para minimizar seu consumo. So Paulo, Ed. Projeto, 1998. OLGYAY, V. & OLGYAY, A. Design with climate: bioclimatic approach to architectural regionalism. Princeton: Princeton University Press, 1973. CARVALHO, Benjamim. A. Tcnica da orientao dos edifcios. Ed. Ao Livro Tcnico, 1970. Novo dicionrio eletrnico Aurlio verso 5.0. 3. ed., 1. impresso da Editora Positivo, revista e atualizada do Aurlio Sculo XXI, 2004 by Regis Ltda. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Projeto 02:135.07-001/2: Desempenho trmico de edificaes. Parte 2: Mtodos de clculo da transmitncia trmica, da capacidade trmica, do atraso trmico e do fator solar de elementos e componentes de edificaes. Rio de Janeiro, SET 2003.

21

Potrebbero piacerti anche