Sei sulla pagina 1di 8

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Curso de Engenharia Civil Introduo aos Sistemas Estruturais

Modelos qualitativos para o estudo dos estados bsicos de tenso

Antnio Casarin, Jonathan Iacks, Rohan Wesz

Pelotas, 19 de dezembro de 2012

Sumrio 1. Introduo ............................................................................................................ 2 2. Objetivo................................................................................................................ 2 3. Estudo dos esforos ............................................................................................ 3 4. Concluso ............................................................................................................. 7

1. Introduo Neste trabalho vamos estudar os esforos de trao, compresso e flexo, e as deformaes por eles causadas. A deformao pode ser definida como a mudana na forma e tamanho de um corpo quando uma fora aplicada no mesmo. A compresso resulta na reduo de uma das dimenses da pea, quando um esforo aplicado em direo ao centro do objeto estudado. Trao o resultado de um esforo contrario compresso, com direo do centro para as bordas da pea. Esta tem aumento na dimenso na qual foi aplicada a fora. Na flexo, diferentemente dos outros dois esforos, a fora aplicada perpendicularmente ao eixo da pea, que gera um momento fletor.

2. Objetivo Com esse trabalho pretendemos desenvolver um modelo fsico que facilite o entendimento e a assimilao dos conceitos de tenso e deformao, provocados pela ao dos esforos.

3. Estudo dos esforos O material escolhido para representar os esforos foi uma esponja, de 25x5 cm. Igualmente espaada a cada 2,5 cm. Pode ser observada na imagem abaixo, sem nenhum tipo de esforo atuando sobre ela:

3.1 Estudo da Compresso Para o estudo da compresso aplicamos fora (apertando) nas laterais do material que sofria um encurtamento e aproximao das fibras (representadas pelas linhas em vermelho, como forma de melhor visualizar o efeito causado), de forma a comprimir a barra como um todo.

Compresso:

Visualizao do efeito:

claramente perceptvel o encurtamento do modelo fsico considerado, devido aproximao das linhas vermelhas nas extremidades da esponja em comparao foto inicial do modelo sem estar submetido a nenhum tipo de esforo. Pilares so peas de uma estrutura que sofrem compresso quando submetidas a um carregamento.

3.2 Estudo da Trao Para o estudo da trao, aplicamos fora no sentido longitudinal do modelo em questo, puxando-a nas extremidades, de forma a promover um alongamento da pea estudada. Barras de ao em uma ponte estaiada, por exemplo, um exemplo de pea permanentemente tracionada.

Trao:

Modelo Fsico:

Com a aplicao da carga nas extremidades, ocorre um alongamento da barra e um consequente afastamento das fibras que a subdividem. Novamente se compararmos ao modelo fsico no seu estado inicial, h uma variao de comprimento (aumento) da pea.

3.3 Estudo da Flexo Para o estudo da flexo, representamos uma viga bi apoiada e analisamos os trs esforos estudados atuando juntos. A pea apoiada, surgem momentos nas extremidades, a pea flexionada, combinando esforos de trao e compresso.

Flexo:

Modelo Fsico:

A aproximao das fibras na parte superior, e o afastamento na parte inferior, tornam claros os conceitos de trao, compresso e flexo. Quando apoiada nas extremidades, a pea sofre uma deformao combinada de alongamento da parte inferior e encurtamento na parte superior. Neste caso, que representa uma pea deformada por uma carga distribuda, ou simplesmente pelo peso prprio, tem sua maior deformao no centro da pea. Um prtico bi apoiado um bom exemplo de estrutura flexionada.

4. Concluso Com esse experimento pudemos perceber como as estruturas reais se comportariam quando sujeitas a aplicao de foras externas. Esses tipos de deformaes so muito comuns em vigas utilizadas nas estruturas de construes civis, como prdios, pontes, marquises, etc. Por isso, importante termos esse entendimento claro, pois uma premissa para um bom dimensionamento de um projeto de engenharia.

Potrebbero piacerti anche