Sei sulla pagina 1di 5

Como resolver o problema da criminalidade infantil em nossa sociedade?

A ligao entre menores carentes e criminalidade no algo novo no Brasil. O cinema j retratou isso em vrias produes, como os filmes Pixote, Cidade de Deus e a recente adaptao do romance Capites de Areia, de Jorge Amado. O perfil desses adolescentes quase sempre envolve a vida nas ruas, falta de estrutura familiar, misria, drogas. Muitas vezes, por serem inimputveis, os menores so considerados peas de valor em gangues criminosas. Se tiverem entre 12 e 18 anos, ainda podem ser encaminhados, por ordem judicial, para internao em estabelecimento educacional, mas se tiverem menos de 12 anos no podem sequer sofrer qualquer tipo de restrio liberdade. Assim, amparados pelas protees legais, esses pequenos infratores agem livremente, sem que ningum consiga controllos. Para analisar as causas e consequncias da criminalidade envolvendo crianas e adolescentes, leia os textos da coletnea e elabore uma dissertao em prosa que responda seguinte questo: Como resolver o problema da criminalidade infantil em nossa sociedade? Leia as redaes avaliadas Elabore uma dissertao considerando as ideias a seguir: Menores destroem instalaes do Conselho Tutelar

Menores infratores tentaram roubar um hotel, em So Paulo. Depois de serem apreendidos, destruram instalaes do Conselho Tutelar. Os menores arremessam tudo o que encontram pela frente. Policiais chegam para acalm-los. A desordem dura praticamente quatro horas.

Parece que um furaco passou pelo Conselho Tutelar. Sob o olhar paciente dos policiais, a caminho da delegacia, os menores arremessam mais objetos. Na delegacia, nova confuso.

(...)

O grupo foi apreendido instantes depois, ainda perto do hotel. Depois de toda

a confuso, as cinco crianas foram levadas para abrigos municipais. Em apenas dez minutos, por vontade prpria, duas delas voltaram para as ruas. As outras podem sair a qualquer momento porque a lei no permite nenhum tipo de restrio liberdade para menores com at 11 anos de idade. J os dois adolescentes passaram a noite na Fundao Casa, a antiga Febem. Muito mais calmos, no criaram problemas e vo passar por avaliaes sociais e psicolgicas.

Segundo a promotoria, os sete menores tm famlias, mas dormem nas ruas.

Ns teramos que voltar essas crianas para educao. Um espao onde eles possam aprender, satisfazer as suas necessidades de afeto, de conhecimento, sempre na companhia da famlia e de outros agentes sociais responsveis por esse assunto, destaca a pedagoga Neide Noffs.

[Jornal Nacional, Rede Globo, 23/8/2011]

Official White House/Pete Souza

Imagem do filme Pixote, a lei do mais fraco, de Hector Babenco. O que a lei maior diz do menor

Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.

[Constituio Federal de 1988]

Estudo sobre o menor infrator

So penalmente inimputveis os menores de dezoito anos, nos termos de dispositivo constitucional (art. 228) e regra de direito penal (art. 27).

O critrio puramente biolgico, explicando Guilherme de Souza Nucci que A lei penal criou uma presuno absoluta de que o menor de 18 anos, em face do desenvolvimento mental incompleto, no tem condies de compreender o carter ilcito do que faz ou capacidade de determinar-se de acordo com esse entendimento (Cdigo Penal Anotado, art. 27).

Todavia, embora penalmente inimputveis, ficam esses menores sujeitos s normas estabelecidas na legislao especial. Essa legislao especial est contida no Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90), dispondo o seu artigo 121, 5 que, verificada a prtica de ato infracional o Juiz de Menores poder aplicar ao adolescente (entre 12 e 18 anos de idade) internao em estabelecimento educacional, porm com liberao compulsria aos 21 anos de idade.

(...)

o adolescente infrator vtima da violncia no prprio lar, do abandono, da falta de escola, educao e de lazer. Desamparado, vira frequentador de locais imprprios, se entrega s tentaes do lcool e das drogas. Inicia-se, assim, na delinquncia, praticando pequenas infraes. Passa a ser explorado por maiores, que o utilizam na linha de frente do crime. Infraes maiores so praticadas com a conscincia da impunidade.

[Ordem dos Advogados do Brasil Seo So Paulo] Meu Guri

(...) Chega no morro

Com carregamento Pulseira, cimento Relgio, pneu, gravador Rezo at ele chegar C no alto Essa onda de assaltos T um horror Eu consolo ele Ele me consola Boto ele no colo Pra ele me ninar De repente acordo Olho pro lado E o danado j foi trabalhar Olha a! Olha a! Ai o meu guri, olha a! Olha a! o meu guri e ele chega! Chega estampado Manchete, retrato Com venda nos olhos Legenda e as iniciais Eu no entendo essa gente Seu moo! Fazendo alvoroo demais

O guri no mato Acho que t rindo Acho que t lindo De papo pro ar Desde o comeo eu no disse Seu moo! Ele disse que chegava l Olha a! Olha a!

[Chico Buarque de Holanda]

Potrebbero piacerti anche