Sei sulla pagina 1di 62

Tione Echkardt

O MUNDO DE ERESHKIGAL
L.LINCOLN

Texto: Tione Echkardt Diagramao: Lo Lincoln Digitalizao: L.Lincoln Maro de 2013

Tione Echkardt

O MUNDO DE ERESHKIGAL

l.lincoln E-BOOK

Introduo....................................................................... 5 Os Gmeos .................................................................... 7 A Curiosa Ereshkigal ...................................................... 9 Os Irmos Enki e Ereshikigal ....................................... 12 A Viagem ...................................................................... 16 O Mundo Inferior ........................................................... 21 A Morte ......................................................................... 24 A Vida Ps-Morte .......................................................... 27 A rvore Huluppu .......................................................... 31 A rvore da Vida ........................................................... 34 Nergal e Ereshkigal ....................................................... 39 O Banquete ................................................................... 41 Ida ao Mundo Inferior .................................................... 46 O Encontro com Ereshkigal .......................................... 50 A Fuga .......................................................................... 55 O Retorno ..................................................................... 61
4

Introduo
Ereshkigal era uma das grandes divindades sumrias, filha de Anu o antigo senhor do Cu e Nammu, a senhora dos oceanos e irm gmea de Enki. O seu nome significa "Senhora da Grande Habitao Inferior" ou ainda "Senhora dos Vastos Caminhos", tal nome indica que a rainha do inferno, pois "vastos caminhos" tanto como "terras vastas" eram eufemismos para se falar do Inferno, terra cujos caminhos so infindveis e sem rumo certo. Assim, Ereshkigal a rainha de Kur-Nu-Gia "A Terra do No Retorno". Apesar de ser a rainha do inferno e governante dos demnios e dos deuses obscuros, Ereshkigal uma dos grandes deuses Anunnaki, a quem Anu delegou o dever de ser a juza das almas dos mortos. Ela quem julga os casos dos homens e mesmo dos deuses, mesmo depois de j julgados pelo grande conselho dos 12 deuses, como aconteceu com Enlil, quando do seu crime de violentar a jovem deusa Ninlil. O motivo pelo qual Ereshkigal se tornou rainha do Inferno de certo modo obscuro, alguns unem sua figura a de Ninlil, de modo que, aps ter sido violentada, ela morre e ento se torna a severa rainha do mundo inferior passando a se chamar ento Ereshkigal. Outros textos antigos sugerem que por sua vontade ela abandonou o seio de Namu e partiu para descobrir o destino de Kur e outros irmos que partiram para alm do Mundo das coisas vivas, e l chegando tornou-se a rainha dos deuses infernais. Tinha sob seus servios diversas divindades obscurar, entre elas, Husbishag (sua secretria) e Namtar seu vizir e mensageiro, e deus do Destino e da Sorte. Os mitos dos quais Ereshkigal tornou-se uma deusas clebre por mitos como o de seu casamentos com Nergal e a descida de Ninlil e de sua irm Inanna ao Inferno para recuperarem seus esposos. Certa vez, ao enviar Namtar como seu representante para ter com Anu e os demais Anunnaki, foi ofendida pelo jovem deus Nergal, que se recusou a reverenciar Namtar em honra dela. Todos os deuses temeram pelo destino de Nergal, pois Namtar contaria a sua senhora tamanha desfeita. Mas Nergal pouco se importou
5

afirmando que no daria prstimo a uma deusa a quem nunca vira. Porm sua impfia durou at que Enki lhe advertir sobre o tremendo risco que corria, j que os poderes de Ereshkigal eram imensos.Por conselho de Enki, Nergal desceu ao Inferno para se desculpar e acabou apaixonado por para beleza fulminante de Ereshkigal a quem julgava ser uma velha senil e horrenda. No caso de Ninlil, anterior a Nergal, a donzela, mesmo ofendida e violentada por Enlil, decide descer ao Inferno para convencer Ereshkigal a devolver sua vida, j que ela no fundo o amava. Por fim, foi a vez de Inanna (Isthar), de atravessar os nove portais do reino do Inferno e ver a face de Ereshkigal. Inanna, por sua realiza, beleza e nobreza, julgou que poderia enfrentar a irm e exigir o retorno de Dumuzi, seu esposo. Mas com mo de ferro, Ereshkigal submeteu Inanna a todos os tipos de dor e humilhao diante de cada portal, nos quais era obrigada a se despir de alguma jias ou pea de roupa, at que chegou nua e humilhada diante do trono da soberana infernal. Todavia a fora do amor de Inanna causou tanto temor em Ereshkigal e ela a impalou lavando-a a morte. No fosse pela intercesso de Enki, ao criar da sujeira sob suas unhas o belo mensageiro Asushunamir, para interceder e resgatar Inanna, ela teria ficado morta para sempre. Ele convenceu Ereshkigal a restituir a vida de Dumuzi e Inanna.Ereshkigal tambm era chamada de Irkalla.

Os Gmeos

Foi h muitos e muitos milnios atrs, mas nos primeiros tempos, depois que Anu, o Deus do firmamento, foi separado de Ki, a montanha csmica e Terra Me, sua esposa muito amada. Das esferas mais altas dos cus, as lgrimas que Anu verteu por Ki desceram para encontrar as guas do mar de Me Namu, que em seu seio, com carinho e compaixo, a inconsolvel tristeza de Anu acolheu. Do abrao, do consolo e do aconchego que o Deus do Firmamento buscou nas guas profundas do mar, Namu fez nascer um casal, um menino e uma menina, gmeos perfeitos, a quem um destino maior estava reservado. Ele, Enki foi chamado e ela, Ereshkigal.

medida que o tempo passou, Enki e Ereshkigal cresceram com as bnos da aurora da criao. Se terra firme era o lar e Enlil, o jovem Deus do Ar, o melhor irmo que os gmeos podiam desejar, era o mar o local preferido para passar o tempo e inventar toda sorte de folguedos. Curiosos, alegres e muitas vezes demonstrando uma sabedoria maior do que seus poucos anos, irmo e irm muito brincavam todo dia nas guas profundas do mar da Me Namu. Mas enquanto Enki gostava de passar horas boiando na superfcie das guas, Ereshkigal preferia as profundezas do mar, mergulhando em todo lugar.

- Ereshkigal! Onde est voc? Volte deste mergulho to longo, certo? Por que voc tem de se esconder no fundo das guas quando h tanto para ver e fazer aqui fora tambm? Perguntou Enki com um suspiro.

- Uma pergunta retrica, irmozinho, sem dvida, interviu Enki, com um sorriso divertido do ponto onde o jovem Deus do Ar montava guarda sobre o Duku, a montanha sagrada e cmara da criao, honrando assim o juramento que fizera a Grande Deusa e Terra Me, Ninhursag-Ki. Ereshkigal vai voltar para ns daqui a pouco. Pelo menos, eu posso muito bem passar alguns minutos sem ter de responder a todos os inmeros por qus e para qus de Erehkigal!

- Isto eu ouvi, Enlil! Replicou Ereshkigal, aproximando-se rapidamente da costa na crista de uma onda. E creio que no posso ficar impassvel frente a esta observao. Ao ataque!

Imediatamente, entre risos, Ereshkigal comeou a reunir todos os esforos para levantar uma poderosa parede de gua e espuma para molhar a rocha onde Enlil estava sentado. Tanto Enlil quanto Enki, que estava boiando no mar, justamente no meio do caminho entre Ereshkigal e Enlil, alegremente alarmados, buscaram alguma cobertura. Ser que conseguiriam escapar da zanga molhada de Ereshkigal desta vez?

O que, evidentemente, eles no puderam fazer. Com um sorriso satisfeito, Ereshkigal, pingando gua e to fresca e saudvel quanto as mais lmpidas fontes da gua da terra, sentou-se aos ps de Enlil e Enki.

- Ento eu fao perguntas demais, meus irmos? Pois com certeza! Eu quero saber e para saber eu devo primeiro perguntar. Pelo menos, o que sinto que devo fazer. Explicou pela milsima vez Ereshkigal, ignorando as expresses divertidas e resignadas de Enlil e Enki.

Ela prosseguiu com confiana:

- H todo um mundo novo dento do mar e creio que tambm no interior de tudo o que existe. No sei direito como explicar, porque este mundo que sinto existir no algo que se possa com as mos pegar, como se faz no Mundo Fsico ou com as guas do mar. De alguma forma, porm, sinto este mundo intangvel dentro de mim. Ele sutil e envolvente, intenso, mas no to diferente do que se passa aqui fora. De fato, como se o mundo interior refletisse o mundo exterior e vice-versa. Um dia, irei saber mais a respeito deste mundo novo. Pois enquanto voc, Enlil, faz os planos da criao e voc, Enki, confere forma e sentido exterior a estes mesmos planos, talvez o que me interesse, a minha busca e jornada seja exatamente o intangvel, a fora interior que une planos, formas e imagens em combinaes de todas as sortes. No sei ao certo como explicar, mas deve existir um modelo interior que liga palavras, formas, imagens e seres num todo e este modelo que quero compreender. Como, ainda no sei. Mas tenho uma vida pela frente para descobrir.

A Curiosa Ereshkigal

Uma sombra ligeira obscureceu a face sorridente e interessada de Enlil.

- s vezes, bem que eu queria ver o mundo da forma com que o v, Ereshkigal, para explicar o inexplicvel. Vejamos Kur, por exemplo, e nossos irmos e irmzinhas que o seguiram aos confins do mundo. Por que eles so to diferentes de ns, por que eles abandonaram a segurana do Duku, a montanha da criao, por que eles nos deixaram, indo para alm das guas da Me Namu, mudando-se para to perto de onde no queremos ir?

- De novo preocupado com Kur e os Guardies das Trevas, Enlil? Por que voc no os aceita pelo que so, energia pura, sem reconhecer controles ou limites? Perguntou Ereshkigal.

- Ah, Ereshkigal, se tivesses visto Kur e os outros, entenderias a minha preocupao. Eles so to diferentes de ns, to instveis e zangados.

- Mas por que teramos de ser todos iguais, Enlil? Observou Ereshkigal. Sinceramente, basta olhar para ver que somos todos bem diferentes em forma, apesar de algumas semelhanas na aparncia. Mas h alguma coisa mais que todos compartilhamos e nela em que todas as diferenas se fundem ou perdem o sentido, no sei bem ainda como explicar, porm. Posso estar bastante errada, Enlil, mas acho que se fixarmos a ateno em alguns detalhes exteriores, podemos correr o risco de perder outros detalhes que, apesar de no serem to evidentes, conferem significado maior ao todo. O que existe no interior pode, quem sabe, tambm revelar e completar o exterior, basta saber procurar. E creio que isto vale para tudo o que existe, uma pedra, uma planta, um animal e para ns tambm.

- Sbias palavras, irmzinha! Eu creio que algumas vezes levo demais a srio o meu compromisso de zelar pelo bem-estar de toda a terra, concordou Enlil. Mas amando a terra e a todos os meus irmos, por t-los visto nascer na aurora da criao, eu gostaria de entender Kur e todos os outros. Seja como for, eu, com toda certeza, mesmo se pudesse, no gostaria de visitar o lugar

onde Kur e os outros escolheram viver. Onde quer que seja este lugar. Concluiu Enlil.

- Sabem de uma coisa? Disse Ereshkigal, depois de pensar por alguns minutos. Eu tenho muita curiosidade a respeito de tudo aquilo que no conheo. Tambm no tenho receio do que ainda no sei, pois como poderia, se outras realidades ainda no experimentei? Gostaria de conhecer melhor at mesmo este Kur difcil de entender, Enlil. De fato, eu estou muito curiosa a respeito de Kur e dos confins do mundo, onde ele se refugiou. Onde ficam os confins do mundo, a propsito? Onde comea o Mundo Subterrneo, talvez?

- Ningum, s Kur e os outros foram aos confins do mundo, portanto no sei lhe dizer, respondeu Enlil com franqueza. Tambm creio que onde o Mundo Fsico termina, comea o Mundo Subterrneo. Me Namu disse que as Grandes Profundezas se estendem to alto quanto o firmamento e vo to fundo quanto as guas do mar e alm.

- Que maravilha! Um novo mundo onde ningum jamais foi ou sobre o qual mal se sabe a respeito. Encantou-se Ereshkigal.

- Ah, irmzinha, algumas vezes eu gostaria que mostrasses mais respeito pelo que ainda no sabes ou conheces. S por segurana. Suspirou Enki.

- Mas eu tomo os meus cuidados. Mesmo perguntadora e curiosa como sou, eu no corro riscos desnecessrios.

Mas no acho que Kur e o Mundo Subterrneo, as Grandes Profundezas, sejam um risco to perigoso assim. Ereshkigal pensou, mas guardou esta observao para si. Diferentes do usual, por isso, desconhecidos, isto sim, mas perigosos, ser? No o que eu sinto e como gostaria de descobrir um dia!

E assim foi que Ereshkigal, a filha de Namu, as guas do Mar e da saudade que Anu, o firmamento, sentiu por Ki, a irm adorada e grande companheira de todas as horas e folgas de Enki, cresceu com o desejo de
10

conhecer o desconhecido e descobrir os meandros de padres no explcitos. Todos os dias, ela e Enki saam para brincar e explorar o mar e ao voltar, Ereshkigal tinha sempre que a respeito de tudo e todos a Enlil perguntar. A cada dia, Ereshkigal mergulhava mais e mais fundo, nadava distncias maiores, cada vez mais se aproximando da linha do horizonte e dos confins do Mundo Fsico. Ao voltar, pois Ereshkigal sempre voltava, ela estava quase sempre fisicamente cansada, mas cheia de energia e paixo pelos mundos que percebia existir alm da superfcie da percepo. Mais do que nunca, outras tantas perguntas tambm se formavam na mente curiosa de Ereshkigal, mas responder todas no era mais a prioridade e desafio maior.

Antes, eu queria todas as respostas, como se Saber fosse o Fim e no o Meio. Raciocinava Ereshkigal. Agora, quero todas as perguntas, quero a Eterna Aventura de Descobrir e que esta Aventura nunca acabe, enquanto eu viver, tal qual um caleidoscpio de cores e formas, sempre girando e formando combinaes de todas as sortes. Conhecimento uma ferramenta, mas o que realmente importa o fogo espiritual que d sentido ao que se aprende ao se fazer as perguntas certas, ao se colocar em ao no mundo o que se pensou e descobriu para construir. Ah, como eu quero jamais deixar de fazer perguntas e me maravilhar ante as respostas que conseguir revelar!

Ao mesmo tempo, uma certeza maior tambm crescia dentro de Ereshkigal, sobre a qual ela tambm calava, com receio de Enki e Enlil magoar.

Algum tempo depois, num belo dia, Ereshkigal escolheu no mais retornar ao Mundo Fsico.

11

Os irmos Enki e Ereshkigal

Nos primeiros dias depois que Ereshkigal, a filha de Namu, as guas do mar que deram origem vida e de Anu, o Deus do Firmamento, desapareceu do Mundo Fsico (levada por Kur ou por sua prpria escolha), Enki, seu irmo gmeo, mal podia suportar a dor da separao de sua mais querida companheira de todas as horas e melhor amiga.

- Vamos, Enki, anime-se! Repetiu Enlil, o Deus do Ar, pela centsima vez aquele dia. Voc no pode se deixar abater tanto assim pela falta de Ereshkigal. Quem sabe, mais dia, menos dia, ela h de voltar para ns.

Faltava, porm, convico s palavras de Enlil. O desaparecimento da irm mais nova, sempre to curiosa e alegre, tambm era um grande peso no corao do jovem e poderoso Deus do Ar. Mas o que fazer se Ereshkigal tinhase aventurado para muito alm dos limites conhecidos?

Desta vez, Enki olhou para Enlil, com a face pesada de tristeza:

- Voc no pode fazer algo para trazer Ereshkigal de volta?

- Mas fazer o que, irmo?

- Seja o que for que tiver de ser feito para trazer Ereshkigal de volta! Voc pde separar me Ninhursag-Ki de nosso pai, Anu, o Deus do Firmamento? Por favor, irmo, crie o que for preciso para resgatar Ereshkigal!

Enlil considerou a questo por um longo momento, para depois levantar olhos conturbados na direo da linha alm do horizonte, para onde Ereshkigal tinha desaparecido:

12

- No posso. Para onde Ereshkigal foi, fica alm dos limites que posso trilhar. Sou o guardio da terra, Enki, por promessa feita Me Ki, portanto no posso deixar o Mundo Fsico por outros mundos ou reinos. Este o meu dever, a responsabilidade que assumi depois de ter separado Me Ki de nosso pai Anu. Mas voc pode ir onde quiser, Enki, onde for preciso para resgatar Ereshkigal. Alm do mais, o lao que existe entre gmeos perfeitos muito forte. Voc e Ereshkigal so gmeos perfeitos, em tudo semelhantes, apesar das diferenas no exterior. Se algum pode resgatar Ereshkigal, esta pessoa voc com certeza, irmo menor. No importa onde ela tiver ido.

- Mas como poderei traz-la de volta?

- Na hora certa, voc saber como. Respondeu Enlil.

O mundo era to jovem, Enki mais jovem ainda. Pelo menos Enlil esperava com sinceridade que Enki achasse uma forma de trazer Ereshkigal de volta.

- Ento devo aprender o que for preciso para trazer minha irm de volta para todos ns. Como eu queria ter uma pista do que devo saber.

Enlil suprimiu um suspiro de profundo alvio. Ele temera perder Enki tambm para as profundezas do desespero e da desesperana. Mas seus receios pareciam no ter mais fundamento. A curiosidade sem limites de Enki tinha sido despertada, ele estava entrando em contato com o mundo novamente.

- Enquanto voc vai aprendendo o que deve fazer para resgatar Ereshkigal, eu bem que poderia contar com a ajuda do meu irmo menor favorito. Continuou Enlil, torcendo para estar usando as palavras certas para incentivar Enki, sem for-lo demais.

Enlil continuou:

13

- verdade que a minha Palavra lei, que delas fiz uso para atribuir nomes aos Anunaki, os Deuses e Deusas nossos irmos e irms, quando eles deixaram a montanha sagrada da Criao, o Duranki, como sabes, Enki. Mas atribuir nomes a tudo o que existe no o suficiente. H muito mais coisas dentro do que chamamos de vida e seres vivos do que o simples e auspicioso fato de Existir. Eu realmente preciso de ajuda para organizar este Mundo Fsico to novo, para que ele seja seguro para todos ns.

- O que voc quer dizer com isto, Enlil? Perguntou Enki, a sua antiga curiosidade por sempre saber e aprender de novo estimulada.

Enlil sorriu por dentro:

- O que e como, irmo, creio que ns dois devemos e podemos descobrir juntos.

Enki ergueu-se do cho, considerando o pedido de Enlil, a confiana que o jovem e poderoso Deus do Ar estava demonstrando para com ele. Uma onda de sentimentos conflitantes, assombro e alegria, tomou conta de Enki. Se Enlil o considerava capaz de fazer estas coisas to importantes, como trazer Ereshkigal de volta e ajud-lo a organizar os poderes do Mundo Fsico que estavam se formando, ento Enki no poderia se furtar de tentar satisfazer s expectativas de Enlil. E s suas prprias tambm.

- Todos viemos de Me Namu, as guas profundas do Oceano, Enki falou, pensativo. gua, a essncia de minha natureza e de Ereshkigal tambm, pode ser moldada em formas infindveis, dependendo do receptculo, sem, entretanto, jamais perder a sua essncia. Talvez a vida devesse ser vista como uma eterna modelagem, sempre se formando, evoluindo e mudando para permitir incontveis possibilidades. No como um plano pr-concebido, mas como um processo e meta medida que a existncia se desenvolve. Assim como eu mesmo devo aprender, evoluir e crescer para um dia (logo, espero!), resgatar Ereshkigal. Raciocinou tambm Enki, mas calou a respeito destes seus ltimos pensamentos.

14

- A vida e o ato de existir como Processo e Meta! Sim, Enki, voc pode ter muita razo nesta sua forma de ver as coisas! Exclamou Enlil, surpreso, intrigado e feliz. Como sempre, ele no cessava de admirar a grande capacidade de Enki para entender todas as realidades e visualizar todas as possibilidades.

E assim foi feito. Ao que Enlil conferia Nome pelo poder de sua Palavra, a habilidade de Enki conferia Forma, Significado e Identidade. Enki, o filho de Namu, as guas do Oceano e de Anu, o Deus do Firmamento, transformou-se em Nudimud, o Criador de Imagens, Senhor das Formas Arquetpicas, o Patrono de Todas as Artes e Profisses. E a ele, foram dadas tambm todas as guas doces que fertilizam o solo e que vm de dentro da terra, chamadas Apsu.

Quando muitas das artes da civilizao haviam sido criadas, quando os Anunaki estavam aprendendo e ensinando a arte de tirar das guas doces e salgadas alimentos e produtos de que precisavam para sobreviver, Enki retirouse para a regio sudoeste da Terra Entre os Rios, onde havia encontrado uma lagoa de guas profundas do mais puro azul cercada de palmeiras. Perto, uma povoao chamada por Enki de Eridu estava sendo construda. Mas Enki passava mais tempo na lagoa do que na vila, achando tempo mesmo apesar de estar administrando o trabalho laborioso de construo dos primeiros templos e habitaes feitos de juncos tranados e tijolos de barro.

15

A Viagem

Enki buscava a silenciosa companhia da lagoa e dos pntanos para pensar sobre como poderia finalmente cumprir a promessa que tinha feito a si mesmo para resgatar Ereshkigal de onde quer que ela tivesse ido.

Ereshkigal era uma exmia nadadora, tanto que foi at os confins do mundo e alm, conjeturava Enki durante seus longos passeios. Se quero resgat-la, devo encontrar uma forma de cruzar os mares, ir alm de todos os oceanos. Nadando ou no.

Durante seus longos passeios, ele apenas parava perto dos Grandes Juncos para ver o trabalho diligente e incansvel de uma jovem Deusa Anunaki, chamada Ningikuga. Esta donzela quieta e habilidosa tinha ensinado humanidade a arte de tranar juncos para fazer cabanas para morar e adorar aos Deuses. De junco tranado e argila, foram criados os primeiros templos e moradias, concebidos pela arte de Ningikuga. E ao olhar a forma com que Ningikuga tranava os longos juncos, com perfeita pacincia, tcnica e diligncia, Enki sentiu que tinha finalmente encontrado o que precisava para ir atrs de Ereshkigal.

- Irm Ningikuga, Deusa dos Juncos Sagrados, eu peo a tua permisso para cortar alguns de teus juncos mais resistentes e sob a tua proteo tentar construir uma estrutura que possa me carregar sobre as guas mais perigosas e os mares mais bravios. Somente com uma estrutura deste tipo, creio, poderei partir para resgatar Ereshkigal. Disse Enki um dia Ningikuga.

Ningikuga olhou para os Grandes Juncos ao longe, s margens da lagoa e alm, contemplou com orgulho o resultado de longas horas de trabalho e dedicao, as casas e templos da pequena aldeia de Eridu. Ela voltou-se ento para Enki. Como artes, ela entendia Enki melhor do que ningum. Ela sorriu para o Deus das guas Doces, das Artes e da Mgica:

- Ento meu irmo ainda no desistiu de resgatar Ereshkigal de volta para todos ns? Tudo o que estiver ao meu alcance, todos os juncos que quiseres Enki, eu colocarei a tua disposio para esta grande tarefa. Corta os juncos
16

mais longos e resistentes, trana-os e faz com eles uma estrutura que flutue na superfcie de tudo o que fluir, guas, crregos, rios e mares. Procura tambm madeira de cedro, resistente e forte, para junt-la aos juncos sagrados. Com tal estrutura, tenho certeza, forte e resistente, irs a todos os lugares, cruzars os mais bravios rios, oceanos e mares!

- Ah, irm, j posso ver de antemo a forma que esta nova e revolucionria estrutura ir tomar! A voz de Enki vibrava, cheia de entusiasmo, inflamada pelo fogo da criao. Sim, j consigo ver claro em minha mente a estrutura qual te referes: algo que flutue nas guas, leve, mas resistente, capaz de carregar um homem e tudo o que ele precisar para uma longa jornada! A esta construo, darei o nome de barco e que ele se desloque sobre as superfcies das guas, desde as mansas s mais bravas! Movido por longos bastes aos quais chamarei remos, esta estrutura especial, o primeiro barco da criao cruzar todas os lagos, rios e mares, retornando, se quiser, ao ponto de partida ou seguindo para outros rios e mares dantes no navegados. Que o primeiro barco feito por mim se chame Magur, de linhas longas, de proa e popa em forma de curva, tal qual o pescoo de um cisne. Ah, Ningikuga, creio que encontrei o que preciso para finalmente poder com toda segurana ir resgatar Ereshkigal!

Ningikuga riu, contagiada pelo entusiasmo de Enki:

- E quando tiveres construdo o que chamaste de barco, quando estiveres pronto para partir, eu chamarei nossos irmos e irms, os Anunaki desta rea, para abenoarem a tua jornada!

Usando toda sua habilidade, Enki construiu o barco Magur, todo feito de juncos e madeira de cedro. Com suas formas curvadas e elegantes e mastro imponente, este foi o primeiro barco construdo em todos os mundos. Enquanto Enki trabalhava com diligncia e empenho, muitos dos irmos e irms Anunaki vieram v-lo. Enki ouvia os conselhos e comentrios, agradecia-os, mas no se afastava de sua concepo inicial para o barco Magur.

Porque no apenas o barco que est sendo aprontado ao longo de todo este processo, pensava Enki. Ao longo deste tempo, tambm estou

17

juntando foras, preparando-me para enfrentar Kur e o Mundo Subterrneo por amor a Ereshkigal.

Finalmente, um dia o barco ficou pronto para zarpar. Pronto tambm estava Enki. Fiel sua promessa, Ningikuga chamou todos os Anunaki da regio de Eridu para abenoarem ao barco e a Enki na jornada at os confins do Mundo Fsico e Alm. Com carinho, Enki beijou Ningikuga, e prometeu voltar para ela, um destes dias.

O barco, entretanto, no tinha tripulao, apenas Enki aos remos. Nenhum outro Anunaki ousara acompanhar o Deus das guas doces, das artes e da mgica. O barco Magur partiu, apenas com Enki. Estranha era a sensao de cruzar as guas da lagoa, como ningum antes o havia feito em todos os mundos. E medida que remava na direo do oceano, deixando as vrzeas da Terra Entre os Rios, Enki sentiu a ansiedade crescer, mas no fundo tambm cresceu o desejo de vencer, no importa o que preo que tivesse de pagar.

Mesmo se no conseguir o meu objetivo, irei tentar mesmo assim, pensava Enki. Estar aqui j uma vitria. No importa o quanto viver, este dia, este momento sempre sero meus.

Remando sempre em frente, Enki passou pelas costas estreis do deserto, que ainda esperavam o beijo do sol. Ele passou por praias ladeadas de palmeiras e coqueiros dos mares do sul, seguindo na direo do mar aberto. Enfrentando as mais altas ondas, velejando por guas congeladas, sempre em frente, seguia remando o Deus das guas Doces.

No importa a direo que eu tomar, raciocinou Enki, pois o Mundo Fsico deve acabar em algum lugar e onde for este lugar, mais cedo ou mais tarde eu irei com certeza encontrar.

Como se tivesse convocado os poderes do desconhecido com a sua vontade de achar a entrada para as Grandes Profundezas, imediatamente um vento forte comeou a soprar, seguido por uma chuva de pedras. Os cus pareciam ter-se convertido em cascalhos finos e pontiagudos, tal a intensidade da saraivada de granizo que atingiu Enki em cheio. Ele teve de agarrar-se
18

proa, na tentativa desesperada de proteger a cabea entre os braos para resistir ao ataque dos cus. Ao mesmo tempo, como lobos famintos, ondas enormes ergueram-se para devorar a quilha e a proa do barco Magur, seguidas de outras ondas ainda maiores, que se chocaram contra a popa da embarcao como se fossem lees furiosos. Entretanto, no foram suficientes para virar de cabea para baixo a embarcao de Enki.

Durante todo ataque dos elementos, Enki comandou a sua mente, seu corao, corpo e esprito a manter a calma e o equilbrio. O desconforto fsico e o medo que ameaavam paralisar Enki por completo tinham de ser dominados.

Onde h medo, h poder e no posso deixar este poder me dominar, repetia Enki para si mesmo sem cessar, como um mantra.

Com determinao, Enki tentou esquecer as emoes em conflito, a dormncia nos braos, a dor dos filetes celestes sobre o seu corpo. Quando ele estava quase para se render fora dos elementos, um estranho silncio e trevas profundas se manifestaram de repente. O barco Magur tambm parou.

Enki finalmente pde erguer a cabea e pr-se de p. O que viu, f-lo piscar uma, duas vezes. As guas eram to escuras e calmas, como se a noite estivesse no mar e no mais nos cus. Mas novamente este foi s um breve momento, pois em seguida uma coluna de fogo ergue-se no ar, aproximandose do ponto onde estavam Enki e o barco Magur.

Um poderoso desafio tinha-se anunciado. Fogo era o poder contrrio essncia de Enki, o poder das guas. Uma muralha de fogo poderia impedi-lo de seguir em frente. De fato, gua podia extinguir o fogo e vice-versa, mas qual era a vantagem de lutar contra algo que em fora equivalia prpria essncia elementar de Enki?

O que gua e fogo tm em comum dentro de mim? Como o contrrio pode se tornar complemento e cooperao, para que eu possa passar pela coluna de fogo em igualdade de condies? Raciocinou freneticamente Enki.

19

O jovem Deus das guas doces, das artes e da mgica mergulhou ento firme na essncia de seu prprio ser para encontrar o ponto onde a gua podia-se encontrar com o fogo, sem que nenhum deles consumisse um ao outro. Ele ento impeliu o barco para frente, entoando um verso que veio de dentro da sua mente, corpo, corao e alma:

Eu sou o poo da verdade que traz iluminao, sou aquele que dispersa as trevas do esprito. Sou agora e sempre a forma que tudo transforma, pelo fogo da mente criativa em ao, sou a luz interior do fogo interior que d brilho e substncia a tudo o que existe!

20

O Mundo Inferior

Deu certo! Quase a contragosto no incio, o barco Magur comeou a se mover, e Enki viu-se atravessando a coluna de fogo sem se queimar. Entretanto, ele no teve tempo de se regozijar pelo sucesso, pois de imediato uma voz trovejou sua frente:

- Bem-vindo aos Portais das Grandes Profundezas, filho de Namu!

A voz clara e trovejante s poderia pertencer a algum: Kur. Enki encheu-se de coragem e perguntou:

- Se me conheces e se sabes quem sou, s podes ser Kur. Responda-me ento: onde est minha irm? Para onde a levaste? Eu vim para lev-la de volta s Esferas Superiores, seu verdadeiro lar.

- Veio mesmo? Foi a resposta irnica de Kur. Veremos ou melhor, voc, meu Deus, ver na hora certa que talvez as coisas tenham mudado um pouco desde a ltima vez que viu Ereshkigal.

Kur continuou depois de alguns segundos, para dar maior efeito s palavras:

- meu dever, porm, como Guardio do Portal de Entrada do Mundo Subterrneo neste momento, perguntar-lhe: seu desejo prosseguir, mesmo no sabendo do desfecho de sua jornada? Ainda h tempo para voltar s Esferas Superiores.

- Fui longe demais agora para voltar sem pelo menos ver Ereshkigal, respondeu Enki. Leve-me at ela!

21

Mas havia algo na atitude de Kur que fez Enki pensar pela primeira vez no inconcebvel para ele. Porque talvez o tempo tivesse passado e Ereshkigal estivesse perdida para as Esferas Superiores. Com um vigoroso sacudir de cabea, o jovem Deus afastou esta possibilidade. Mas no fundo, Enki estava comeando a se dar conta de que talvez nem tudo pudesse ser mudado.

Se verdade que tenho o poder de dar forma e significado a tudo o que existe, pode haver casos em que eu no possa desfazer o que j foi feito ou existe. Pensou Enki, alarmado pela direo que estavam seguindo seus pensamentos. Seja como for, no posso voltar mais atrs. Pelo menos, sem encontrar Ereshkigal e saber o que realmente ela quer, ficar aqui ou partir comigo.

Uma coisa, porm, era certa: Kur era tambm seu meio-irmo, que alm do mais, sabia onde estava Ereshkigal. Ele tinha se apresentado como Guardio de Ereshkigal. Talvez Kur pudesse lev-lo at ela.

- Ainda no mudei de idia. Quero ver Ereshkigal, disse ele.

- Todos os que vm s Grandes Profundezas encontram nossa Grande Rainha. Quando? A depende.

O barco Magur comeou a se mover na direo da costa, como se tivesse vontade prpria. Enki manteve-se ereto e digno na proa, pois sabia que estava sendo minuciosamente observado.

- Para entrar, porm, no Mundo Subterrneo, todos devem deixar qualquer arma ou escudo para trs. Todos devem entrar aqui da mesma forma com que nasceram nas Esferas Superiores: no carregando arma alguma, mas com a vontade de crescer e fazer algo novo, mesmo que no saibam ainda o qu.

Enki tentou prosseguir, mas uma espcie de paralisia tomou conta do seu corpo, apesar dele tentar se mover.

22

- Estas so as regras, meu Deus. Sem aceit-las, os portais do Mundo Subterrneo jamais se abriro. Decida agora ou volte para onde veio.

Nas Esferas Superiores, a primeira respirao, a primeira noo do mundo e da vida ao redor, Enki havia compartilhado com Ereshkigal. Por ela ele tinha construdo o barco Magur, por ela ele havia descido aos confins da existncia. Mais uma vez, por Ereshkigal, Enki despiu-se para chegar ao Mundo Subterrneo tal qual havia um dia nascido no Mundo Fsico. Se esta fosse a lei do Mundo Subterrneo, que Enki a cumprisse da melhor forma possvel.

Portanto, nu como um recm-nascido, deixando de lado qualquer sinal de status divino, Enki colocou os ps na costa do Mundo Subterrneo. Assim que seus ps tocaram a areia escura e grossa, uma poderosa sensao de desorientao tomou conta dele, como se cada aspecto e fragmento do seu ser estivesse minuciosamente sendo revertido, revisado e examinado sob intenso escrutnio. Ele se sentiu muito vulnervel, pois tudo o que havia pensado ou considerado verdade absoluta foi desafiado, analisado de todas as formas, de dentro para fora, de baixo para cima. A sensao era totalmente avassaladora, como se novos limiares de conhecimento e experincia tivessem se aberto para ele. Enki segurou a cabea com firmeza, esperando apenas ser capaz de resistir enorme presso que vinha de dentro dele e do universo interior.

- No lute contra a sensao, Enki ouviu uma voz grave e melodiosa soar estranhamente calma nas trevas. Voc ir se adaptar experincia do Mundo Subterrneo logo, logo. Lembre-se, porm, da regra bsica: se sua alma pura, ento os seus contatos aqui sero harmoniosos e iro faz-lo completo. Mas se voc vem com medo, raiva e tudo o que for negativo ou desequilibrado, voc ter ento de enfrentar as sombras do seu corao, corpo, mente e alma antes de encontrar regenerao, cura e equilbrio.

Alguns minutos ou talvez uma eternidade depois, Enki pde levantar a cabea sem senti-la rodar. Ele deixou seus olhos e sentidos absorverem a paisagem sua frente. Sob seus ps, a areia escura e grossa brilhava aqui e ali. Em cima, o firmamento tinha o mistrio do crepsculo. Enki no sabia de onde vinha a fonte do brilho sutil que vinha daquele cu. No havia estrelas no Mundo Subterrneo, mas a luz parecia vir de dentro da prpria terra. Em frente, ele podia ver o contorno de uma grande construo toda de lpis lazuli e cristal, provavelmente um templo ou palcio.
23

A Morte

Mas o que impressionou Enki foram as formas fantasmagricas, de todos os tipos e jeitos que ele via ao seu redor, algumas muito ocupadas, sabendo o que faziam (seja l o que fosse!), outras parecendo andar a esmo. Seres descarnados, amontoados de ossos que se movimentavam e se Enki pudesse usar o termo, parecendo estar vivos. Finalmente, Enki voltou-se na direo da Voz que o havia saudado. Uma figura alta e silenciosa, toda vestida de preto e com um grande capuz, estava frente dele. A face da figura estava escondida. Mesmo sem poder ver seu rosto, a Figura fez Enki calar-se de imediato, assumir uma atitude de cautela e respeito que surpreendeu o carismtico jovem Deus. Nunca antes deste momento ele tinha encontrado uma aura to grande de autoridade e seriedade. Enki engoliu em seco antes de falar:

- Talvez eu deva me apresentar Presena que est me recepcionando nas Grandes Profundezas, disse Enki.

Presena era um termo ao mesmo tempo ambguo e apropriado para enderear figura descarnada, ao conjunto de ossos vestido que estava na frente dele.

- Eu sei quem voc e por que voc veio ao Mundo Subterrneo tambm. Voc deixou bem claro que quer levar sua irm Ereshkigal s Esferas Superiores, continuou a Voz. Mas como pode voc ter certeza de que ela quer realmente retornar com voc? Faz muito que vocs no se vem. bem possvel que ela considere as Grandes Profundezas o seu lar agora e no mais o Mundo Fsico.

A objetividade direta e firme da Presena tanto chocou quanto impressionou Enki.

- Eu conhecia Ereshkigal como a minha prpria alma, replicou Enki, mas parou, antes de expressar o que realmente pensava e talvez ofender a Presena.

24

- E conhecendo a sua alma, voc no quereria viver no Mundo Subterrneo, no verdade, Deus Enki? Completou a Presena, como se tivesse lido os pensamentos que Enki no tinha ousado enunciar. Mas todos aqueles que vivem vm ao Mundo Subterrneo ao final de seu ciclo de vida no Mundo Fsico. Todos, sem exceo. Com um gesto amplo, a Presena apontou para as criaturas fantasmagricas, os amontoados de ossos descarnados de todos os tipos e formas que Enki via andando pelo Mundo Subterrneo.

- Todos os seres vivos vm a esta esfera no final de suas vidas? Repetiu Enki, pensativamente. Portanto, todas estas presenas esto mortas?

Ele sabia que tinha feito uma pergunta retrica no momento em que as palavras saram de seus lbios. A Presena permaneceu em silncio, mas de certa forma, Enki no achou a reserva dela assustadora.

- No havia pensado muito na morte at este momento. Evidente que ele sabia que a morte algo que acontece aos vivos, s plantas e animais, mas no necessariamente aos Grandes Deuses.

- O que voc experimentou ao chegar ao Mundo Subterrneo? Perguntou a Presena, com calma.

- Desorientao, desafio, intenso escrutnio de tudo o que fui e sou, minhas crenas, valores e ideais. Mas espere! Voc est dizendo que eu tambm morri ao colocar meus ps nesta terra?

Houve uma alterao na face da Presena. Seria este um sorriso?

- Voc tambm renasceu aqui. O Mundo Subterrneo a Realidade Interior que d substncia a tudo o que foi, e ser em todos os mundos. Ele a esfera da essncia, onde a vida e a morte se encontram e se fundem uma na outra. Aqui, a vida e a morte so ao mesmo tempo ritmo e transformao, mostrando a relao estreita entre a Energia de tudo o que foi um dia Forma, para que todas as Curas e Regeneraes possam ocorrer. Voc, meu Deus, que pelo seu dom confere a tudo o que existe o Conhecimento Potencial
25

daquilo no que todos os seres podem se transformar, se assim o quiserem, tambm deve saber que este Conhecimento muito raramente concretizado no Mundo Fsico, sendo a causa de dios, problemas e frustraes. Portanto, ao final de seus ciclos de vida, todos os seres vivos vm ao Mundo Subterrneo para alcanar Equilbrio e Justia. Lembre-se, meu Deus, que da vida sobrevm morte e que a morte cede lugar vida, assim como o jovem se torna velho e o velho, se bem viver, jovem no esprito. Desta forma ns, nas Grandes Profundezas, estamos sempre ligados s Esferas Superiores como parte do fluxo de criao e dissoluo que nunca termina.

- E como isto ocorre?

- O que era Forma torna-se a Energia do que Foi, enquanto que a Essncia se reconstri na fora do que poderia ter sido, o tom de voz da Presena tornouse extremamente gentil e positivo. Viver bem mais do que satisfazer as necessidades bsicas do corpo, pois deve tambm levar em conta a realidade do esprito. Se todos os seres vivos se dessem conta deste fato to simples, ento talvez ser-lhes-ia possvel ver suas existncias no Mundo Fsico tanto como processo e meta, sempre evoluindo e transcendendo ao que um dia foram. Pois a vida no um plano pr-estabelecido, mas uma semente de transformao, contendo dentro de si todas as possibilidades para se concretizar no Mundo Fsico, sempre guiada pelo Esprito que a tudo d significado e fulgor.

Fez-se ento silncio e Enki foi tomado por profunda emoo. Uma lgrima quente e solitria correu pela face do Deus das guas Doces, das Artes e da Mgica. Ento ele, num ato de vontade, alterou o seu estado de conscincia, transformando a Energia do que e quem ele via sua frente nas Formas do que estes tinham sido, eram e seriam em todos os mundos. O Mundo Subterrneo ento se transformou na imagem do Paraso Restaurado, o Mundo Fsico Original, que tambm contm as estrelas.

26

A Vida Ps-Morte

Enki dirigiu-se a Presena com profundo respeito e admirao, reconhecendo-a por quem ela realmente era:

- Irm adorada, Ereshkigal, eu te sado e te peo humildemente perdo por no ter-te reconhecido antes deste momento.

De fato, quem estava sorrindo para ele no era mais o amontoado de ossos descarnado e projeo dos piores medos que se pode ter a respeito da vida aps-morte, mas sim uma jovem mulher de idade indefinida, de longos cabelos negros, toda vestida de preto e prata, a quem Enki conhecia to bem quanto a sua prpria alma. Os dois irmos se abraaram com grande carinho.

- Compreendes tudo agora, Enki? Falou Ereshkigal quando o abrao terminou. Por que meu lugar aqui, por que no posso retornar contigo s Esferas Superiores? Eu me tornei numa das Grandes Guardis. Esta foi a minha escolha. Pai Anu o Guardio do Firmamento, Ninhursag-Ki de tantos nomes nossa Terra Me, Enlil zela por ela e pelo Ar que respiramos. Tu, Enki, guardas tambm as guas Doces, as Artes e a Mgica. Eu escolhi o Mundo Subterrneo. Havia uma grande necessidade de uma Presena aqui. Muitos vm a esta Esfera com tanta dor e tristeza, sentindo tanta falta do que nunca experimentaram ou conseguiram atingir no Mundo Fsico. Estes seres precisam aprender muito a respeito do equilbrio e da cura. Eu estou aqui para assegurar que todos os que buscam pela essncia alm da aparncia iro encontr-las, se estiverem dispostos a desnudar e refazer suas almas para encontrar os tesouros que antes no tiveram capacidade de encontrar no Mundo Fsico. Tantos no conseguem ver no Mundo Subterrneo como a Esfera da Justia e do Equilbrio Restaurados. Como tu mesmo, Enki, que ao chegar viu, apenas figuras fantasmagricas e feias, a vida aqui como trabalho duro e lgrimas.

- Ah, irm, no demais tentares equilibrar tanta dor pelas Esferas Superiores antes que a cura e a regenerao possam acontecer? Perguntou Enki, tomado de assombro pela responsabilidade que Ereshkigal tinha assumido de livre e espontnea vontade e colocado sobre seus delicados ombros.

27

- Tu enfrentaste a iniciao do Mundo Subterrneo ao chegar aqui, irmo. Num nvel mais profundo, tu mudaste e cresceste com a experincia. Foram-se a atitude arrogante, o desejo de me levar de volta, porque sentias a minha falta, sem me perguntar se tambm era meu desejo partir. E porque tu me conheces to bem quanto a tua prpria alma, creio que agora compreendes que, apesar de sentir falta das Esferas Superiores, dos meus irmos Deuses e Deusas, de brincar e me divertir com eles, existem tesouros escondidos nas Grandes Profundezas e que me tornei na Guardi principal deles. Muitos jamais sero capazes de ver o que so e onde esto tais tesouros. Eu sim. Por este motivo sou necessria aqui. Assim como a tua mgica, irmo, necessria nas Esferas Superiores.

Enki deixou as lgrimas rolarem livremente. Agora, ele sabia com certeza que Ereshkigal jamais retornaria ao Mundo Fsico ou Regio do Firmamento. Ela no voltaria para Enlil ou para ele nunca mais.

- Posso te perguntar a respeito de Kur? Eu sempre quis saber por que tu nos deixaste, perguntou Enki.

Finalmente ele tinha feito a pergunta que devorara as suas entranhas desde que Ereshkigal havia deixado o Mundo Fsico.

- Kur um dos guardies das Grandes Profundezas agora. Ele foi um amigo que me ajudou a entender muitas coisas de que precisava saber e aprender ao chegar aqui. Mas no esta a pergunta que me queres realmente fazer, Enki. Faa a pergunta certa, meu irmo. Em voz alta e clara, para deixar o passado para trs, toda a culpa que sentiste por todo este tempo, uma culpa que na realidade, nunca deverias ter assumido.

Enki respirou fundo antes de desnudar finalmente a sua alma:

- Deixaste as Esferas Superiores por Kur? Ns, eu te falhei de alguma forma?

28

A voz de Ereshkigal tornou-se extremamente gentil, mas havia uma ternura feita de ao nela:

- Eu no deixei as Esferas Superiores por Kur. Eu desci s Grandes Profundezas, porque esta era a Vontade Maior em mim, a realizao da minha misso de vida para ser compartilhada por todos os mundos. Kur foi um amigo, um companheiro ao longo desta jornada, assim como tu, Enki, tambm o foste durante os dias maravilhosos de nossa infncia. Agora, Kur est ligado a mim por laos de liberdade, porque ele resolveu ficar e ser um de meus guardies aqui no Mundo Subterrneo. Nunca mais, irmo adorado, o melhor companheiro de folgas dos meus primeiros anos, penses que me faltaste de alguma forma. Talvez eu tenha faltado a ti e a Enlil, quem sabe? Mas de alguma forma, no creio que falhamos uns aos outros. Ns fizemos as nossas escolhas, todos nos tornamos guardies de pleno direito. Desta forma, aqui das Grandes Profundezas eu tambm sou uma com todos os Anunaki.

Outro silncio carregado de emoo seguiu-se s palavras de Ereshkigal. Enki sentiu como se uma carga de imenso peso tivesse sido erguida de seus ombros, mente, corao e alma.

- No lamentes a tua escolha de ter descido por mim, Enki, continuou Ereshkigal. De fato, eu tinha certeza de que virias e sempre te esperei aqui. Os laos que nos unem como gmeos perfeitos so demasiado fortes e sempre que quiseres, irs me encontrar, se souberes como e onde procurar. Mas antes que tu entendesses a funo da minha vida, eu no poderia me apresentar ou dizer alguma coisa. Tanto quanto eu perteno agora s Grandes Profundezas, tu tambm pertences em tua totalidade s Esferas Superiores. Mas ao vires at mim, eu espero que tenhas aprendido a ver tudo o que existe como Forma e Essncia. Se as Esferas Superiores so o domnio da Forma, onde a Essncia est no interior, o Mundo Subterrneo o domnio da Essncia Perfeita, que est contida na Forma e que ser vista por todos aqueles cuja Viso Interior se projetar alm das aparncias. Desta forma, aqui das Grandes Profundezas estamos para sempre ligados s Esferas Superiores, pois o Mundo Subterrneo a Estrutura Interior que d sustentao aos outros mundos. Tudo o que existir no exterior tambm igual ao que existe no interior para revelar os segredos Daquele e Daquela que so Um/Uma e Muitos/Muitas.

Enki bebeu as palavras de Ereshkigal, a sabedoria calma e profunda da Guardi das Grandes Profundezas. Ereshkigal, num movimento gracioso e
29

rpido, ajoelhou-se no cho, suas mos mergulhando na slida fundao do Mundo Subterrneo.

30

A rvore Huluppu

- Antes de partir, irmo, tome isto.

A mo de Ereshkigal retirou do solo uma forma oval e plida, colocandoa na palma da mo de Enki. Uma semente! Enki ergueu um olhar intrigado para Ereshkigal.

- Plante esta semente, Enki e espere para ver o que vai sair dela. Mas em verdade, em verdade eu afirmo, querido irmo, que se esta semente crescer e ficar madura, ela ser o portal para muitos outros mundos de crescimento, equilbrio e regenerao. E por Namu, a Me Original e muito amada que deu luz a mim e a ti, bem como pelo Deus do Firmamento Anu, nosso adorado pai, eu agora declaro um destino dos mais auspiciosos: aquele ou aquela que encontrar minha semente crescida e bem formada ser quem ir descobrir a forma de manter a ponte de ligao entre o Mundo Subterrneo e as Esferas Superiores sempre aberta para todos. E que seja feita a minha vontade, agora e para sempre!

Enki sabia que a semente era o presente de adeus de Ereshkigal:

- Eu a verei novamente, Ereshkigal? Ou perdemos voc para sempre l nas Esferas Superiores? Ele perguntou.

O riso cristalino de Ereshkigal fez-se ouvir:

- Eu no creio que as Esferas Superiores esto perdidas para mim, Enki. Voc me perdeu para sempre, irmo?

O corao de Enki queria gritar: nunca! Jamais estars perdida para mim Ereshkigal! Mas as palavras que a sua alma formou no foram pronunciadas pela boca.

31

- Se me procurares hs de me achar. Sempre! E agora, irmo querido, companheiro e grande amigo, eu te digo adeus!

Enki sentiu um beijo carinhoso na face, e logo se viu completamente sozinho junto ao barco Magur. Lgrimas quentes brotaram-lhe copiosas dos olhos. Ele fez uma profunda cortesia de amor e respeito Deusa do Mundo Subterrneo. Por um breve momento, Enki teve inveja de Kur, que estava livre para ficar com Ereshkigal, enquanto que ele, Enki, no podia ficar nas Grandes Profundezas. Mas Enki sentiu-se forte como nunca, extremamente comovido, com uma viso maior e mais profunda que podia abraar todo o universo.

A semente de Ereshkigal pareceu pulsar na palma da mo do Deus das guas Doces, das Artes e da Mgica. Ele se dirigiu ao barco Magur, comeando a remar de volta s Esferas Superiores. Quando o barco tinha se afastado da costa a uma pequena distncia, Enki subiu a proa e ergueu a mo num adeus silencioso e cheio de amor a Ereshkigal:

- Que a luz do Mundo Subterrneo, a terra da Regenerao, Equilbrio e Crescimento, que um dia em mim brilhou jamais se apague e nem se afaste de mim o seu fulgor. Que ela cubra como uma Coroa de gloria todos os que descerem s Grandes Profundezas com suas almas, corpos, coraes e mentes abertos a todos os mistrios! E que Ereshkigal seja para sempre lembrada pelos desafios que apresentar a todos que guiados pela verdade vierem ao Mundo Subterrneo, para tambm dele retornar!

Alguns meses depois, Enki tomou novamente o barco Magur. Seu objetivo neste dia era encontrar a semente de Ereshkigal, que ele havia plantado perto do rio. Ser que a semente das Grandes Profundezas poderia ter crescido nas Esferas Superiores, para renascer no Mundo Fsico? Enki tinha algumas dvidas, mas tendo experimentado o poder de Ereshkigal, ele sabia que tudo era possvel em se tratando da Grande Deusa do Mundo Subterrneo.

Ao chegar prximo ao ponto onde ele havia plantado a semente, ansioso, Enki esticou o pescoo para poder ver mais frente. Passaram-se alguns minutos, mas quando um pouco alm ele viu as folhas verdes, o pequeno, mas robusto tronco se projetando para o Mundo Fsico, o riso de Enki
32

soou cristalino na luz da manh radiosa de vero. Ele atracou o barco e se aproximou da viosa arvorezinha, junto a qual o brejeiro e sensual Deus se ajoelhou com alegria e reverncia. Aqui estava o fruto da semente que havia recebido de presente de Ereshkigal!

- Em verdade, em verdade eu afirmo que a vida realmente vem das Profundezas Interiores, disse ele. Semente que cresceu das entranhas da terra, seja bem-vinda ao Mundo Fsico, voc que carrega dentro os tesouros das Grandes Profundezas. Que suas razes mantenham-se firmes em todos os Reinos, que o seu tronco cresa forte luz da verdade e seus galhos, folhas e frutos confiram conhecimentos a serem compartilhados por todos, mostrando outras formas de Ser em todos os Mundos e Esferas. Que todos que a encontrarem subam s alturas mais elevadas e desam s maiores profundezas em busca de equilbrio e crescimento. A voc dou o nome da mais preciosa, mais querida e sagrada de todas as rvores, a rvore sagrada do conhecimento de todas as verdades, ponte entre todos os mundos, a rvore de Hulupu.

Aps proferir estas palavras, Enki retornou ao barco Magur com um sorriso, um corao pleno e mais do que satisfeito. Hora de voltar para Eridu.

- E para Ningikuga. Desta vez para ser mais do que um bom amigo!

O barco Magur zarpou com pressa de chegar. Eridu agora era casa, porto e lar.

33

A rvore da Vida

Nos primeiros dias, nos dias primordiais, Nas primeiras noites, nas noites primordiais, Nos primeiros anos, nos anos primordiais,

Nos primeiros dias, quando tudo o que era necessrio foi trazido existncia, Nos primeiros dias, adequadamente nutrido, quanto tudo o que era necesssrio foi

E o po era assado nos santurios da terra, E o po era provado nos lares da terra, Quando o cu retirou-se da terra, e a terra separou-se do cu, E o nome do Homem foi fixado; Quando o Deus do Cu, An, carregou os cus, Quando o deus do ar, Enlil, carregou a terra, Quando rainha do Grande Abaixo, Ereshkigal, foi dado o mundo inferior para seu domnio,

Ele velejou; o Pai velejou; Enki, o Deus da Sabedoria, velejou para o mundo inferior. Pequenas pedras foram lanadas contra ele; Grandes granizos foram arremessados contra ele; Como uma investida de tartarugas, Eles quebraram a quilha do navio de Enki. As guas do mar devoraram a proa do seu navio como lobos; As guas do mar golpearam a popa do seu navio como lees.
34

Neste momento, uma rvore, uma solitria rvore, uma rvore huluppu Foi plantada nas margens do Eufrates. A rvore foi nutrida pelas guas do Eufrates. O rodopiante Vento Sul apareceu, puxando suas razes e dilacerando seus galhos. At que as guas do Eufrates a levaram.

Uma mulher que caminhava temendo a palavra do Deus do Cu, An, que caminhava temendo a palavra do Deus do Ar, Enlil, Arrancou a rvore do rio e disse: "Eu levarei essa rvore para Uruk. Eu plantarei essa rvore em meu jardim sagrado."

Inanna cuidou da rvore com suas mos. Ela firmou a terra ao redor da rvore com seu p. Ela pensou: "Quanto tempo passar at que eu tenha um trono reluzente para me sentar? "Quanto tempo passar at que eu tenha uma cama reluzente para me deitar?"

Os anos se passaram; cinco anos, ento dez anos. A rvore cresceu grossa, Mas sua casca no se partiu.

Ento uma serpente que no podia ser encantada Fez seu ninho nas razes da rvore huluppu.
35

O pssaro Anzu ps seus filhotes nos galhos da rvore. E a donzela negra Lilith construiu sua casa no tronco.

A jovem mulher que adorava sorrir chorou. Como Inanna chorou! (Ainda assim eles no deixariam a rvore.)

Logo que os pssaros iniciaram seu canto no alvorecer, O Deus Sol, Utu, deixou seu dormitrio real. Inanna chamou seu irmo Utu, dizendo: "Oh Utu, na poca em que os destinos foram decretados, Quando a abundncia se derramava pela terra, Quando o Deus Cu pegou os cus, e o Deus Ar, a terra, Quando Ereshkigal foi dado o Grande Abaixo para seu domnio, O Deus da Sabedoria, Pai Enki, velejou para o mundo inferior, E o Mundo Inferior levantou-se contra ele e atacou-o...

Neste momento, uma rvore, uma solitria rvore, uma rvore huluppu Foi plantada nas margens do Eufrates. O Vento Sul puxou suas razes e dilacerou seus galhos. At que as guas do Eufrates a levaram. Eu arranquei a rvore do rio Eu trouxe-a para o meu jardim sagrado." Eu cuidei da rvore, esperando por meus brilhantes trono e cama.

Ento uma serpente que no podia ser encantada Fez seu ninho nas razes da rvore huluppu.
36

O pssaro Anzu ps seus filhotes nos galhos da rvore. E a donzela negra Lilith construiu sua casa no tronco. Eu chorei. Como eu chorei! (Ainda assim eles no deixariam a rvore.)

Utu, o guerreiro valente, Utu, No ajudaria sua irm, Inanna.

Logo que os pssaros iniciaram seu canto no alvorecer do segundo dia, Inanna chamou seu irmo Gilgamesh, dizendo: "Oh Gilgamesh, na poca em que os destinos foram decretados, Quando a abundncia se derramava pela terra, Quando o Deus Cu pegou os cus, e o Deus Ar, a terra, Quando Ereshkigal foi dado o Grande Abaixo para seu domnio, O Deus da Sabedoria, Pai Enki, velejou para o mundo inferior, E o Mundo Inferior levantou-se contra ele e atacou-o...

Neste momento, uma rvore, uma solitria rvore, uma rvore huluppu Foi plantada nas margens do Eufrates. O Vento Sul puxou suas razes e dilacerou seus galhos. At que as guas do Eufrates a levaram. Eu arranquei a rvore do rio Eu trouxe-a para o meu jardim sagrado." Eu cuidei da rvore, esperando por meus brilhantes trono e cama.

Ento uma serpente que no podia ser encantada


37

Fez seu ninho nas razes da rvore huluppu. O pssaro Anzu ps seus filhotes nos galhos da rvore. E a donzela negra Lilith construiu sua casa no tronco. Eu chorei. Como eu chorei! (Ainda assim eles no deixariam a rvore.)

Gilgamesh, o guerreiro valente, Gilgamesh, O heri de Uruk, ficou ao lado de Inanna.

Gilgamesh firmou sua armadura de cinqenta minas ao redor de seu peito. As cinqentas minas pesaram to pouco para ele como cinqenta penas. Ele levantou seu machado de bronze, o machado do caminho. Pesando sete talentos e sete minas, at seu ombro. Ele entrou o jardim sagrado de Inanna.

Gilgamesh golpeou a serpente que no podia ser encantada. O pssaro Anzu vou com seus filhotes para a montanha; E Lilith destruiu sua casa e fugiu para os locais selvagens e desabitados. Gilgamesh, ento, desprendeu as razes da rvore huluppu; E os filhos da cidade, que o acompanhavam, cortaram os galhos.

Do tronco da rvore ele esculpiu um trono para sua sagrada irm. Do tronco da rvore, Gilgamesh esculpiu uma cama para Inanna. Das razes da rvore ela moldou um pukku para seu irmo. Da coroa da rvore Innana moldou um mikku para Gilgamesh, o heri de Uruk.
38

Nergal e Ereshkigal

Foi h muito tempo, h alguns milnios e outros tantos sculos atrs na Antiga Mesopotmia, quando Anu, o Todo-Poderoso Deus do firmamento, o pai de todos os Deuses, ergueu sua voz para dizer:

- Em breve, darei um grande banquete para todos os meus filhos e filhas, os grandes Deuses e Deusas desta terra. Por este motivo, enviarei uma mensagem ao Mundo Subterrneo, para Ereshkigal, a Deusa e rainha das Grandes Profundezas. Na mensagem eu dir-lhe-ei que como no possvel para ela subir s Esferas Superiores e juntar-se aos nossos festejos, pois a sua presena necessria nas Grandes Profundezas para manter o Equilbrio entre a Vida e a Morte, as Trevas e a Luz, o Caos e a Ordem. Por outro lado, igualmente impossvel que os Deuses e Deusas das Esferas Superiores desam ao Mundo Subterrneo. Portanto, eu enviarei uma mensagem Ereshkigal em nome de todos os Anunaki das alturas e um mensageiro ao Reino das Profundezas. Eu pedirei a Ereshkigal que envie um mensageiro de sua confiana at ns e que tal mensageiro escolha da mesa do Grande Banquete presentes para ela. Se Ereshkigal no pode vir juntar-se a ns, pelo menos ela ter o melhor de nossa mesa de festejos para si! E que seja feito segundo a minha vontade!

Anu escolheu Kaka, seu fiel conselheiro e sbio ministro, para ser o mensageiro encarregado de enviar pessoalmente a mensagem para Ereshkigal. Kaka desceu a longa Escadaria dos Cus e porque ele acreditava na integridade de sua misso, Kaka pde livremente passar pelos sete portais do Mundo Subterrneo. Ao anunciar em alto e bom tom o propsito de sua descida cada portal, de imediato as Portas que jamais se abriam concederam-lhe entrada sem alarde, demora ou confuses.

Com confiana e eficincia, ele entrou nos jardins bem cuidados de Ereshkigal, prosseguindo pelos corredores do Grande Palcio at a sala de audincias. Kaka ento se viu finalmente na presena da Senhora das Grandes Profundezas.

O fiel conselheiro de Anu ajoelhou-se e beijou o cho, para logo depois fazer uma perfeita cortesia, como mandavam as regras de comportamento para
39

com uma Deusa e Grande Rainha. Somente ento ele enunciou a mensagem que tinha trazido para ela:

- Grande e nobre senhora, Rainha do Mundo Subterrneo, que vosso nome seja louvado em todos os mundos e esferas! Em nome de vossos irmos e irms venho at a Deusa das Grandes Profundezas Ereshkigal, trazendo-vos as mais respeitosas saudaes, bem como uma mensagem para vs. Anu, vosso pai, em breve dar um grande banquete. Como vs no podeis deixar as Grandes Profundezas para comparecer ao banquete, pois sois a guardi que mantm o equilbrio entre as trevas e a luz, vosso pai e vossos irmos e irms humildemente vos pedem para enviar um mensageiro de vossa inteira confiana, para escolher em vosso nome algo da mesa do grande banquete, um presente digno da grande rainha do Mundo Subterrneo. De forma alguma Anu e os Deuses e Deusas vossos irmos deixariam a nobre Deusa Ereshkigal de lado! Portanto, se for vosso desejo, que um mensageiro seja escolhido! A este nobre enviado, quando de sua entrada nos Mundos Superiores, todas as saudaes, todo o respeito ser-lhe-a agraciado, como se fosse a Grande Ereshkigal em pessoa, em visita aos Mundos das Alturas. Ento, da mesa do grande banquete, antes mesmo dos pratos e taas serem tocados, a ele o direito de escolher o melhor para a rainha Ereshkigal ser dado, aceitando em nome dos grandes Deuses, um presente para a Deusa do Mundo Subterrneo. Esta a vontade de Anu, o Todo-Poderoso Deus do firmamento, qual peo humildemente que seja concedido pronto deferimento!

Ereshkigal encheu-se de alegria ante a mensagem recebida. Tocada pela deferncia dos Deuses e Deusas das Alturas Superiores para com ela, Ereshkigal prontamente enviou Namtar, seu fiel ministro e sbio conselheiro, para os Mundos das Alturas, para o banquete e assemblia dos Deuses.

- V e volte sem demora, Namtar, ao Mundo das Alturas, onde se encontram meu pai Anu, o Deus do firmamento e os Deuses meus irmos e irms. Suba de imediato longa Escadaria dos Cus, escolha e aceite da mesa sagrada um presente para mim. Seja qual for o presente escolhido, este ser graciosamente recebido como uma ddiva verdadeira para mim.

- Eu ouo e obedeo, minha rainha.

40

O Banquete

Namtar curvou-se numa profunda reverncia antes de partir imediatamente para cumprir o mandato de sua senhora. Ele ascendeu as Alturas Superiores, no sem antes cruzar os Sete Portais do Mundo Subterrneo e galgar degrau por degrau a longa Escadaria dos Cus.

Ao chegar sala do Grande Banquete, frente a todos os Anunaki das Alturas, todos os Deuses saudaram-no como a um Deus, como se o mensageiro fosse Ereshkigal em pessoa em visita ao Mundo das Alturas. Os Deuses reunidos ajoelharam-se ante Namtar, cumprimentaram-no como se fosse um dentre eles.

Todos, menos um, exceo de um jovem Deus. Este se mostrou impassvel, no saudando a Namtar, como se o enviado de Ereshkigal no a estivesse representando, no lugar da Deusa tudo em seu nome recebendo. Ele nem mesmo ajoelhou-se, conforme o combinado, ignorando o acordo de tratar ao conselheiro como se ele fosse a prpria Deusa das Grandes Profundezas, Ereshkigal, em visita s Esferas Superiores.

Tal Deus irreverente e indisciplinado, respondia pelo nome de Nergal, o Deus da Guerra e das Doenas. Dentre todos os Anunaki das Alturas, ele foi o nico a recusar-se a fazer o que havia sido acordado.

Intrigado por tanta falta de cortesia, Namtar aproximou-se de Nergal com todo respeito.

- Meu Deus, disse-lhe ele. No pude deixar de observar que no prestastes as devidas homenagens minha rainha Ereshkigal, a grande Deusa do Mundo Subterrneo. Com o maior respeito, com a maior das consideraes, atrevo-me humildemente, meu senhor, a fazer-lhe uma pergunta: por que est o jovem Deus recusando-se a saudar a Grande Rainha das Profundezas, a quem humildemente e com grande honra neste momento represento?

41

Nergal, aparentemente achando muita graa na pergunta de Namtar e em todo inusitado da situao, examinou o conselheiro de Ereshkigal com atrevimento e mal disfarada insolncia antes de responder pergunta educada do vizir.

- Por que eu deveria saudar, fazer reverncias, mostrar respeito ou deferncia a uma Deusa a quem nunca vi? No conheo Ereshkigal, jamais a encontrei! Caso ela estivesse aqui ou tivesse sido eu apresentado a ela, ento e somente ento eu consideraria a possibilidade de prestar homenagem a ela. Mas com toda franqueza, est acima da minha compreenso por que eu, um Deus, iria saudar ou me ajoelhar em frente de um simples mensageiro de uma irm mais velha a quem nunca vi!

Namtar, tomado de surpresa pela afronta e insolncia de Nergal, furtouse de responder ao jovem Deus. O fiel conselheiro lutou para manter a compostura, at finalmente encontrar voz para dizer:

- Terei de relatar minha rainha sobre vosso impensvel e grosseiro comportamento, meu Deus. Ningum, eu repito, ningum ofende Ereshkigal sem receber o merecido castigo por suas aes!

Imediatamente, Namtar desapareceu das Esferas das Alturas para retornar ao Mundo Subterrneo e relatar todos os fatos a Ereshkigal.

Na sala do Grande banquete, caiu um silncio pesado. Os Anunaki das Alturas, os grandes Deuses e Deusas da Mesopotmia, estavam estupefatos, paralisados mesmo de surpresa. Somente Enki, o Deus das guas Doces, da Mgica, Artes e Sabedoria, pareceu se recobrar do choque primeiro. Ele balanou a cabea, como se no estivesse acreditando nos fatos presenciados, mas dirigiu-se a Nergal, o nico que parecia totalmente no afetado pelas palavras e sada intempestiva de Namtar.

- Nergal, Nergal, como pode voc ser to mal-educado, faltando ao respeito com nossa irm e rainha das grandes profundezas, comprando para si uma briga da qual com certeza no poder vencer? No admira ser voc o Deus de todas as guerras, aquele que traz todas as doenas! Voc acabou de se
42

comportar como um brbaro grosseiro e rude para com uma grande Deusa, que alm do mais, minha irm gmea! Agora, diga-me, o que voc pretende fazer? Como vai se escapar desta?

Nergal olhou ao redor da mesa do Grande Banquete, reparando nas expresses chocadas de seus irmos e irms. Deveras, os grandes Deuses e Deusas pareciam transtornados, gelados de surpresa e muito preocupados. To profunda parecia a preocupao deles.

Por que parecem eles, todos de fato, to transtornados? Ser que temem por algum, por mim? Raciocinou finalmente Nergal.

Foi ento que Nergal se deu conta de que talvez tivesse feito um erro fatal ao ignorar e ofender Ereshkigal. Ele se voltou para Enki.

- Enki, meu irmo mais velho e o mais sbio de todos os Deuses, ser Ereshkigal assim to terrvel? Ser que estou perdido? Irmo, grande Enki, que tudo sabe e todos os problemas com arte e mgica resolve, posso contar com a sua ajuda para safar-me desta?

- Com certeza a ira de Ereshkigal tem a forca do prprio caos. Voc, Nergal, fez a sua cama: agora, deite-se nela! Respondeu Enki com toda franqueza, nada escondendo de Nergal.

- Ento Ereshkigal ir atrs de mim? Perguntou Nergal, agora visivelmente preocupado.

- A lei mxima do Mundo Subterrneo a Lei do Equilbrio, da Regenerao e do Crescimento. Cedo ou tarde, Nergal, voc ter de pagar o preo pela insolncia de seu comportamento para com Ereshkigal. Voc jovem, Nergal e muito impulsivo. Portanto, vou ajud-lo. Talvez haja algo que voc possa fazer para salvar a sua pele. Deixe-me pensar.

43

Alguns minutos se passaram, durante os quais Enki pareceu se distanciar de tudo e de todos, para mergulhar no Mundo Interior, de onde toda sabedoria se origina, toda fora encontra sustentao e fulgor.

- Em verdade, em verdade eu digo a voc, Nergal, que partir voc deve, para uma jornada rumo ao Mundo Subterrneo, para ver Ereshkigal. Mas no antes de se preparar cuidadosamente! Em primeiro lugar, com a espada sagrada na mo, v at a floresta e pea permisso a Ningishzida, o Deus das grandes rvores, para cortar delas madeira sagrada. Desta madeira sagrada, ir voc esculpir um trono, pint-lo com as cores certas e inscrever nele os smbolos apropriados. O trono significa que a matria do seu corpo que voc ir oferecer em seu lugar aos espritos do mundo Subterrneo.

- s isto o que devo fazer? Mas to fcil como tirar bala de uma criana!

Novamente, Enki balanou a cabea, no acreditando no que estava ouvindo.

- No, no s isto, Nergal! H muito mais que voc deve aprender saber realmente antes e fazer antes de tentar ver Ereshkigal, face a face! Com este tipo de atitude, eu me pergunto se vale o esforo de lhe ajudar! Talvez eu mesmo devesse deix-lo merc de Ereshkigal e das Grandes Profundezas.

- Ah no, grande e sbio irmo, ajude-me, por favor! Eu preciso que me diga o que devo fazer, se devo na realidade ir at o Mundo Subterrneo para encontrar nossa irm velhota, desculpe-me, nossa irm mais velha, no reino dela.

- Na realidade, no seria justo deix-lo partir sem alguns conselhos, disse Enki, conformando-se com o fato de ter de auxiliar um teimoso como Nergal. Mesmo no tendo certeza de que voc ir seguir risca todas as minhas instrues. Bem, de qualquer modo, ao chegar s Grandes Profundezas, preste bastante ateno: no se sente em outros lugares que no o trono por voc mesmo esculpido, no coma ou beba da mesa de Ereshkigal ou deixe que servos lhe lavem os ps. E, sobretudo, no se apaixone pela Rainha do Mundo Subterrneo, no se deixe levar pelos encantos de Ereshkigal. Eu repito: sob
44

hiptese alguma evite de fazer com ela o que homens e mulheres fazem, com respeito, carinho e muito amor. Estamos entendidos?

- Enki, no posso acreditar no que acabei de ouvir! exclamou Nergal. Como poderia ter vontade de fazer amor com uma Deusa muito mais velha do que eu e que quer a minha vida?

- Ereshkigal pode muito bem reservar algumas surpresas para voc, Nergal, sorriu Enki. Com os olhos da memria, ele lembrou-se da Deusa-menina, sua irm e grande amiga, a quem ele havia amado como a sua prpria alma. Jamais diga nunca farei isto ou aquilo, pois Ereshkigal provavelmente achar uma forma de faz-lo fazer exatamente o contrrio! Siga as minhas instrues, Nergal, risca e eu desejo muita sorte. V e volte com as minhas bnos!

45

Ida ao Mundo Inferior

Nergal seguiu cuidadosamente as instrues de Enki. Ele foi at a floresta, armado da Espada Sagrada. L chegando, procurou por Ningishzida, o guardio das Boas rvores, para pedir-lhe permisso para cortar madeira sagrada e com ela esculpir o trono necessrio para a sua jornada ao Mundo Subterrneo. Com grande zelo, Nergal esculpiu o trono, pintando-o com as cores certas e os smbolos apropriados.

Neste meio tempo, tendo sido informada por Namtar da descortesia de Nergal, Ereshkigal ps-se a esperar. A Rainha do Mundo Subterrneo, a Deusa da Terra do Equilbrio Restaurado, da Justia e da Memria Ancestral, sabia que cedo ou tarde Nergal iria ter-se com ela para aprender uma grande lio e no mais se comportar de forma to rude para com uma grande Deusa, dele conhecida ou desconhecida. At este momento chegar, Ereshkigal iria apenas esperar com perfeita pacincia e confiana na Lei Maior das Grandes Profundezas.

Finalmente, Nergal aprontou o trono, considerando-se tambm preparado para a jornada. Porque ele ia ao Mundo Subterrneo numa breve visita, para trs Nergal deixou os smbolos do poder e da guerra que o definiam, a cimitarra e o cetro de cabea de leo. Apenas o trono que havia to laboriosamente esculpido foi o que Nergal levou consigo como um trofu ao descer na direo das Grandes Profundezas. Pela primeira vez, o ardoroso Deus da guerra, o beligerante Nergal encetava uma jornada totalmente desarmado, sem qualquer sinal exterior de posio ou status. Ele partiu tambm estranhamente silencioso, preocupado apenas em conseguir o seu intento: ver Ereshkigal, enfrentar a ira da grande Deusa e voltar s Esferas Superiores no mnimo espao de tempo.

Entretanto, no limiar do primeiro portal das Grandes Profundezas, Nergal teve de parar, ao encontrar o guardio daquele ponto que, neste dia, era o fiel conselheiro Namtar.

- Quem se atreve a se aproximar dos Portais da Terra de Onde No H Retorno antes da sua hora? Namtar perguntou e, como de praxe, examinou cuidadosamente o recm-chegado com olhos penetrantes.
46

Quando o sbio conselheiro de Ereshkigal viu quem era na realidade aquele que pedia passagem, Namtar empalideceu sua face ficando to lvida quanto os campos cobertos de geada no dia mais frio de inverno.

- Oh, o Deus que no tratou com o devido respeito minha rainha nos Mundos Superiores quando do Grande Banquete! Parai de imediato, meu senhor, pois devo imediatamente avisar a vossa chegada minha soberana, a grande Deusa Ereshkigal.

No dando tempo para Nergal responder, mas deixando o Deusguerreiro imobilizado entrada do primeiro portal, Namtar correu ao encontro de Ereshkigal.

- Minha rainha, comeou Namtar, ofegante e ansioso, mas no sem antes curvar-se numa perfeita reverncia, um dos Deuses do Mundo das Alturas veio at as Grandes Profundezas sem ser anunciado. O Deus que aqui chegou pode no ser do agrado da minha senhora.

- Como pode ser isto, Namtar? Perguntou Ereshkigal.

- Grande Senhora, quando me mandastes ao banquete de vosso augusto pai, minha entrada na sala dos festejos, todos os Deuses saudaram-me com os cumprimentos mais honrosos. De fato, eles ajoelharam-se na minha presena, pois estavam saudando, na verdade, no a mim, seu servo mais dedicado, mas minha senhora. Dentre eles, entretanto, houve um jovem Deus que no me saudou, no se ajoelhou na minha presena ou mostrou o devido respeito para com a minha adorada soberana. este Deus que se encontra neste momento no limiar do primeiro portal das Grandes Profundezas.

O sorriso misterioso de Ereshkigal saudou as palavras de Namtar.

- Traga este Deus minha presena, Namtar. Quero realmente encontrar aquele que se portou com inexplicvel grosseria e rudeza para comigo, mesmo
47

sem ter-me conhecido ou ouvido falar de mim. Em verdade, em verdade eu afirmo: quero conhecer este Deus e descobrir a razo de alguns porqus!

Namtar voltou ao primeiro portal para permitir a passagem de Nergal. O sbio conselheiro tambm garantiu ao Deus da guerra a passagem pelo segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto e stimo portal do Mundo Subterrneo.

Nergal viu-se ento num amplo ptio ajardinado de um templo de propores grandiosas, todo do mais puro lpis lzuli e cristal, situado s margens de um rio ou lago, qual dos dois, ele no saberia dizer. Mas Namtar no lhe deu muito tempo, para analisar as redondezas, sempre seguindo com passos largos, rumo sala de audincias de Ereshkigal. L chegando, Nergal colocou o trono que havia esculpido no cho e ergueu os olhos para contemplar Ereshkigal.

Mais uma vez, no entanto, a voz de Namtar fez-se ouvir:

- Meu Deus, a ningum dado o direito de prosseguir ou levantar os olhos para encontrar os de minha rainha, sem que deixe antes de tudo seus preconceitos e idias falsas de lado. Portanto, olhe primeiro para dentro de si mesmo com a os olhos de sua mente, corpo, corao e esprito, pois esta a Viso que lhe dar a verdade alm das aparncias. Lembre-se de que o Mundo Subterrneo a Esfera da Essncia de Tudo que foi, e ser. Para aqueles que vm s Grandes Profundezas com medo, medo ser o que tero antes de aqui encontrar cura. Cura a meta de todas as jornadas da alma s Grandes Profundezas, a Grande Aventura daqueles que buscam a auto-transcendncia, antes, agora e sempre!

A voz de Namtar ressoou profunda e cheia de autoridade na cmara de audincias, na mente, corpo e alma de Nergal. Sem pestanejar, Nergal curvouse aos desgnios do conselheiro de Ereshkigal, para ento erguer os olhos para encontrar Ereshkigal face a face.

Nergal prendeu a respirao ante quela que estava sua frente. De fato, a grande Deusa e rainha estava sentada, como seria de se esperar, em seu trono, vestida com extrema sobriedade, mas exalando fora e magia como
48

nem uma outra Deusa ou Deus que Nergal tinha conhecido. Onde estava a velhota que ele esperava encontrar? Onde estava a rabugenta soberana das Grandes Profundezas, que permitia aos mortos viverem sem luz, que oferecia poeira como alimento, argila como po e penas como vestimentas?

49

O Encontro com Ereshkigal

Estes eram os preconceitos, Nergal finalmente entendeu, no a verdade.

Pois quem o fitava do trono era uma linda e sria mulher, toda vestida de preto com longas madeixas negras onduladas e uma aura de poder que deixou Nergal sem fala.

Ereshkigal no parecia velha. De fato, ela parecia no ter idade definida, ao mesmo tempo jovem e experiente, com a sabedoria daqueles que muito viram e tudo aprenderam. A filha de Namu, as guas do Oceano e do Deus do firmamento Anu, a querida irm gmea de Enki era linda, mas sua beleza vinha mais de uma fora interior e Poder-Que-Vem-de-Dentro que Nergal no sabia definir. Ele sabia, porm, sem sombra de dvida, que desde aquele primeiro instante Ereshkigal havia capturado a sua mente, seu corpo, corao e alma.

A severidade de Ereshkigal no me causa desconforto, ele pensou. De fato, eu entendo por que ela e tem de ser to severa. pura e simplesmente o distanciamento e equilbrio de uma Grande Juza de Seres e Atos, imparcial e sbia.

Com perfeita cortesia, Nergal fez exatamente o que havia negado Ereshkigal anteriormente: ele se ajoelhou e beijou o cho ante a soberana do Mundo Subterrneo. Ele o fez com toda naturalidade, pois a viso de Ereshkigal tinha comandado tal ato do fundo de seu bravo corao de guerreiro.

A rainha do Mundo Subterrneo contemplou com ateno o jovem Deus Anunaki das Alturas ajoelhado com perfeita cortesia frente a ela. Nergal era alto, com longos cabelos negros. Os trajes de Deus-guerreiro deixavam mostra pernas musculosas e um fsico escultural. Nergal tambm tinha a arrogncia e impulsividade dos jovens, a um tempo uma qualidade e grande defeito. Ereshkigal manteve o silncio, mas um sorriso misterioso quase brincou nos seus lbios.

50

Finalmente encontro o filho de Enlil e Ninlil, ela pensou, concebido s portas do Mundo Subterrneo, como parte das jornadas de iniciao de Enlil e Ninlil para crescer como um Casal Divino e formar uma Parceria Indissolvel e Sagrada. Agora Nergal desceu ele mesmo, tendo deixado qualquer smbolo de autoridade exterior de lado, pois no vejo o cetro de cabea de leo ou a cimitarra em suas mos. Fico imaginando que tipo de lio o Deus dos Conflitos e Doenas ir aprender desta experincia nas Grandes Profundezas? cedo demais para que se diga alguma coisa. Como todos que aqui vm, Nergal ter primeiro de mostrar o seu valor e provar em atos e pensamentos o que realmente aqui aprendeu.

Aps alguns minutos de avaliaes recprocas, Ereshkigal quebrou o silncio, sua voz grave ressoando profundamente no corao de Nergal.

- Posso lhe perguntar quem voc e por que veio at mim?

Onde estavam a ira, a raiva que Nergal havia esperado de Ereshkigal? Pela segunda vez ela pegava-o totalmente de surpresa. A pergunta era previsvel, exceto que Nergal no havia pensado nela! O que responder, agora?

Nergal olhou para o trono que havia trazido e resolveu seguir um palpite.

- Grande senhora, sou Nergal, o Deus da Guerra e de todas as Doenas.

- E por que voc veio at mim? Continuou ela, sem abrandar um milmetro.

Nergal engoliu em seco.

- De fato, foi Anu, o Deus do firmamento, seu pai, minha senhora, que me mandou at as Grandes Profundezas. Ele, o Todo-Poderoso senhor dos cus, disse "sente-se naquele trono, Nergal, desa at a Grande Rainha do Mundo Subterrneio e julgue os atos e casos de todos os seres vivos com ela." Portanto, para fazer a vontade do grande Deus
51

Anu, eu desci at aqui. Tambm fiz este trono, o qual ofereo em honra da grande Deusa do Mundo Subterrneo.

A desculpa apresentada por Nergal era to inusitada que Ereshkigal resolveu lev-la adiante.

- Ento Anu, meu pai, decidiu que depois de tanto tempo eu devo ter um companheiro para julgar os casos dos grandes Deuses e os atos de todos os seres vivos? Depois de todo este tempo? Perguntou Ereshkigal, fingindo grande surpresa. Muito gentil da parte do meu pai, mas no posso permitir que voc se sente ao meu lado para julgar todos os casos antes de voc ter passado algum tempo comigo nesta esfera. Sentar-se ao meu lado, voc poder, mas no no trono trazido por voc. Sim, com toda certeza, no o aceitarei antes de voc ter se alimentado da minha mesa e bebido da minha adega. Somente ento vou poder dizer com certeza se voc pode ficar e julgar almas e espritos no Mundo Subterrneo. Mas enquanto estiver se provando apto para mim, sinta-se vontade para apreciar tudo o que as Grandes Profundezas tiverem a lhe oferecer, Nergal.

Ereshkigal retirou-se ento para seus aposentos e Nergal foi deixado sozinho na cmara de audincias. Mas no por muito tempo. Outro trono, iguarias, vinho e cerveja foram-lhe apresentados por servos prestativos comandados pela costumeira eficincia de Namtar. Nergal lembrou-se dos conselhos de Enki para no comer, no beber e no permitir que lhe lavassem os ps nas Grandes Profundezas, e a tudo recusou.

Ereshkigal retornou e apenas sorriu ao ver o trono, os alimentos e a bebida, a bacia cheia intocados. A grande rainha no perdeu sua compostura:

- Vejo que voc no quis compartilhar da minha mesa, sentar-se no trono que lhe foi indicado ou permitir alguns pequenos bons tratos. Eu repito Nergal, sinta-se vontade para apreciar o que o Mundo Subterrneo tiver a lhe oferecer. Por ora, vou deix-lo, para ir-me banhar.

52

Ereshkigal foi casa de banhos. Nergal no pde resistir e seguiu-a discretamente. O Deus da guerra, o bravo e ardoroso guerreiro Nergal sentiase curiosamente atrado por Ereshkigal.

A soberana do Mundo Subterrneo sabia que tinha sido seguida. Na casa de banhos, ela manteve ento as cortinas levemente abertas, despiu-se, banhou-se e ungiu seu corpo perfeito com leos caros. A seguir, como na antecipao de um encontro mais do que especial, Ereshkigal vestiu-se com trajes de rainha, adornou-se com as jias da divindade. Tudo isto ela deixou o Deus-guerreiro de seu esconderijo escolhido presenciar.

Ao contemplar a beleza de Ereshkigal, Nergal no pde resistir, rendendo-se aos encantos da Deusa, ao desejo crescente do seu corpo, delcia da sua mente e alma. O Deus da guerra declarou-se derrotado, ao admitir que o que mais almejava com fora e paixo era fazer com ela o que um homem e uma mulher fazem.

Confiante, mas tomado de profunda emoo, Nergal foi at Ereshkigal.

- Ah, Ereshkigal, eu me rendo! Rendo-me ao desejo do meu corao e delcia da minha alma para fazer contigo o que um homem faz com uma mulher! Senhora das Grandes Profundezas, do Mundo Subterrneo, rainha, tenho-te procurado sem saber durante toda minha vida. A tua solido a minha, pois minha tambm foi outra escolha rdua assumida com profundo conhecimento e plena liberdade. Pois fiz minha a escolha e a pesada carga de trazer a guerra e todas as doenas como a Soluo Final para a humanidade aprender a respeito da paz, sade, fertilidade e riqueza. Ah, Ereshkigal, agora que te encontrei, sei com certeza de que tua a voz que chama pelo meu corao, a verdade maravilhosa que sempre soube um dia iria encontrar!

Os dois se abraaram com paixo.

- Por ti, que desceste ao Mundo Subterrneo por mim, eu me banhei e me perfumei com os leos mais finos e delicados, admitiu Ereshkigal. Por ti, que desceste ao Mundo Subterrneo no sabendo que desafios irias enfrentar, se minha raiva ou mgoa, eu me trajei com roupas de grande rainha. Por ti,
53

guerreiro ardoroso, que no teve medo de te mostrar vulnervel e me revelar o desejo do teu corao, o anseio da tua alma, eu me adornei com as jias da divindade. Por ti, que desceste s Maiores Profundezas para encontrar a minha justia, eu dou a paz do meu abrao, a vitalidade do meu desejo, a alegria, paixo e ousadia do meu amor. Portanto, por meu poder, pelas leis do meu reino, eu te convido: vem para mim, Nergal, meu Deus-guerreiro, sonho tornado verdade, que sempre soube um dia iria achar!

Nergal rendeu-se ao desejo do seu corao, ao anseio da sua alma para fazer com Ereshkigal o um homem faz com uma mulher. Com amor, paixo, carinho, ousadia, respeito e muita alegria, eles se beijaram e se abraaram por longo tempo.

Aos beijos e abraos apertados, a rainha do Mundo Subterrneo e o Deus da Guerra foram at os aposentos reais, ao sagrado leito. No leito real Ereshkigal e Nergal se deitaram, no leito sagrado eles apaixonadamente se amaram. A soberana das Grandes Profundezas e o ardente Deus-guerreiro deitaram-se juntos para se amar por um dia e uma noite, por dois dias e duas noites, por trs dias e trs noites. E assim tambm se passaram o quarto dia e a quarta noite, o quinto dia e a quinta noite, o sexto dia e a sexta noite.

Quando a aurora do stimo dia estava para raiar, Nergal, com Ereshkigal adormecida em seus braos, sentiu ento pela primeira vez o impacto total de ter-se rendido aos encantos de Ereshkigal. Dvidas encheram seu corao: tanto amor, responsabilidade e paixo ele estava sendo chamado a compartilhar. Ser que ele estava realmente pronto para assumir tal compromisso?

Minha irm mais velha, minha amada, Nergal pensou, beijando a orelha bem feita, os cabelos longos e sedosos. Estamos juntos h seis dias e seis noites apaixonadas. Agora que a stima aurora se aproxima, um ciclo completo est chegando ao fim. Ereshkigal, grande rainha que capturou meu corao, sers realmente a resposta para todos os meus desejos, o melhor abrao para o meu beijo, amiga, amante, companheira, de todas, a melhor? Pode ser que eu no o sejas! At descobrir a resposta para esta pergunta, deixar-te-ei para subir mais uma vez aos Mundos das Alturas, para depois, e somente depois, retornar. Pois com certeza retornarei para ti, mas por agora me devo ir! Quem sabe, quando minha resposta encontrar, voltarei ento para sempre ficar!

54

A Fuga

Nergal no se atreveu a acordar Ereshkigal. Beijou-a pela ltima vez e com imensa gentileza, ajeitou-a no leito, desvencilhando-se dos braos que se teimavam em se enroscar no seu pescoo, com cuidado, para no despert-la. Com presteza, mas sem olhar para o leito sagrado, onde dormia ainda a amada (pois talvez no tivesse coragem de partir), Nergal vestiu-se, deixando os aposentos de Ereshkigal.

Como um ladro em fuga, silencioso e veloz, antes da aurora, quando as Grandes Profundezas estavam ainda mais mergulhadas na mais completa calma, Nergal percorreu os corredores do templo, como um fantasma ele se esgueirou por entre os sete grandes portais, como um esprito Nergal no foi visto, exceto durante um breve momento por Namtar. Mas j era tarde para o fiel conselheiro ir atrs do Deus da guerra, que subiu sem ser perturbado a grande Escadaria dos Cus, o ponto de entrada para os Mundos Superiores.

Quando Nergal finalmente chegou, ofegante, na Assemblia dos Deuses das Alturas, encontrou de imediato An, Enlil e Enki. Num s olhar, Enki tudo viu, tudo compreendeu.

- Ento voc voltou! Disse Enki. Mas h em voc agora uma grande diferena. Corrija-me tambm, se estiver enganado: o Deus da guerra parece estar sob presso, definitivamente sitiado! Vejamos se penso certo, se tenho razo: creio que voc, Nergal, partiu do Mundo das Profundezas, sem se despedir ou dar Ereshkigal uma razo para querer partir.

- Sim, esta a verdade, respondeu Nergal, no negando a evidncia.

- Mas no tudo, no mesmo? Continuou Enki. No me diga nada, deixe-me adivinhar. Voc tambm comeu e bebeu da mesa de Ereshkigal, sentou-se a seu lado no trono que ela indicou e fez amor com ela, deixando-a depois sem nada dizer! Nergal, foi criado um lao muito forte entre voc e Ereshkigal, como tudo o que partilharam, a qualidade dos momentos que juntos passaram. Voc no poder nunca mais esconder-se dela, pois Ereshkigal com certeza ir segui-lo, onde quer que for! Desta vez, voc no poder escapar.
55

- Mas eu mesmo no sei se na realidade quero me escapar de Ereshkigal, respondeu Nergal criticamente. S estou pedindo algum tempo para pensar, antes de decidir trocar definitivamente o Mundo das Alturas pelas Grandes Profundezas.

Enki sorriu, entendendo muito bem o dilema de Nergal. Uma vez, h muito tempo, tambm ele tinha sido tentado para fazer a mesma escolha, tambm por amor a Ereshkigal. A sinceridade do teimoso e ardente Deus da guerra venceu as graas de Enki, afinal.

- Eu entendo, bem mais do que possas imaginar, Nergal. Mais uma vez, vou ajud-lo. Espalhe estas guas sagradas, com mgicas abenoadas, pelo corpo. Elas iro disfarar sua face e aspecto geral, de forma que Ereshkigal ou um dos seus no possa reconhec-lo.

Nas Grandes Profundezas, antes do raiar da aurora, do seu posto de guardio, Namtar viu a fuga de Nergal. O fiel conselheiro imediatamente tentou seguir o Deus guerreiro, mas a agilidade e rapidez de Nergal eram incomparveis. Atnito e desapontado, Namtar foi at a sua rainha para relatar o ocorrido. Ele encontrou Ereshkigal ainda dormindo.

- Minha senhora, acorde! O Deus que veio s Grandes Profundezas, de visita, antes da aurora, como um ladro, um criminoso e bandido, partiu, sem a ningum avisar. Como um fantasma ele se esgueirou pelos portais do Mundo Subterrneo, como um esprito ele desapareceu, sem ser visto! Tentei segui-lo, mas ele foi mais rpido do que eu e aqui estou, trazendo-lhe novas to tristes, de algum que mais uma vez minha senhora e rainha ofendeu!

Ereshkigal despertou, viu a face transtornada pelo pesar do sbio conselheiro, ouviu o que ele tinha para lhe dizer e tocou o leito vazio, prova maior de todos os acontecimentos. Dor, tristeza, desapontamento sentiu a Deusa neste momento.

- Nergal, erra, como pudeste antes da aurora desaparecer? Ainda no me cansei de tuas carcias, o que te fiz para tanta desconsiderao
56

merecer? Onde est o meu amante fogoso e escolhido do meu corao? Por que me declaraste guerra, se desta vez, bem sabes, derrotada por ti no vou ser?

Lgrimas quentes escorreram pela face da Deusa. Elas tocaram profundamente o corao de Namtar.

- Minha rainha, mandai-me de volta ao Mundo das Alturas, deixai-me trazer para minha Deusa aquele que antes da aurora fugiu!

Com um movimento altivo e zangado, Ereshkigal secou as lgrimas que teimavam escorrer de seus olhos.

- Voc tem razo, Namtar. Eu no vou mais perder tempo com lgrimas por quem no as merece ou mesmo esperar para que Nergal volte para mim desta vez! Suba, imediatamente, meu fiel conselheiro! Voc deve falar com Anu, Enlil e Enki e dizer-lhes que desde que era menina, desde que escolhi o Mundo Subterrneo como meu reino, no tive mais a oportunidade de brincar como as outros Deuses e Deusas brincaram ou os prazeres de crescer e ver o mundo das alturas tambm amadurecer. Minha foi a escolha de manter o equilbrio entre as trevas e a luz, minha foi tambm a escolha pela solido, que aceitei de livre e espontnea vontade, tornando-me deste mundo a guardi. Mas um dia, um Deus veio at mim, primeiro cheio de ansiedade e medo, mas logo depois entre ele e eu nasceu um grande desejo, uma paixo, um amor. Agora, eu carrego dentro de mim a semente deste fogoso amor. Nergal o nome deste Deus! Que ele, que partilhou da minha mesa e do meu leito, volte para viver comigo como meu amado! E se os Deuses das Alturas Superiores no mandarem este Deus at mim, de acordo com os ritos deste mundo do qual sou soberana e rainha, irei levantar os mortos e estes subiro ao Mundo das Alturas para superar o nmero dos vivos! E que seja feito segundo a minha vontade, agora e para sempre!

Namtar apressou-se a cumprir o mandato de Ereshkigal. Ele subiu a longa Escadaria dos Cus, seguindo com segurana e presteza rumo aos aposentos da Grande Assemblia dos Deuses das Esferas Superiores, onde encontrou Anu, Enlil e Enki. Os grandes Deuses perguntaram a Namtar o que o trazia novamente ao Mundo das Alturas.
57

- Grandes Deuses, senhores e protetores de todas as alturas! Saudou-os Namtar. Novamente venho a vossas augustas presenas em nome de minha soberana e rainha, a grande Deusa do Mundo Subterrneo, para entregar-vos uma mensagem de grande importncia. Minha rainha diz que desde que era que era menina, desde que escolheu o Mundo Subterrneo como seu reino, ela no teve mais a oportunidade de brincar como as outras Deusas e Deuses brincaram ou os prazeres de crescer e ver o mundo das alturas tambm amadurecer. Dela foi a escolha de manter o equilbrio entre a escurido e a luz, dela foi tambm a escolha pela solido, que aceitou livre e espontaneamente, tornando-se a fiel guardi do Mundo Subterrneo para todos os Deuses e Deusas, seus irmos. Mas um dia, um Deus veio at ela, primeiro cheio de ansiedade e medo, mas logo depois entre ele e minha rainha nasceu um grande desejo, uma paixo, um profundo amor. Agora, minha Senhora carrega dentro dela a semente deste fogoso amor. Nergal o nome deste Deus! Que ele, que partilhou da mesa e do leito da Grande Deusa Ereshkigal, volte ao Mundo Subterrneo, para reinar ao seu lado! E se os Deuses das Alturas Superiores no mandarem este Deus at minha senhora, de acordo com os ritos das Grandes Profundezas da qual ela soberana e toda poderosa, aos mortos ser dada vida para que subam ao Mundo das Alturas para superar o nmero dos vivos! Esta a vontade da minha senhora que todos dela estejam cientes!

No silncio que se seguiu, Enki foi o primeiro a recuperar a voz e dirigirse a Namtar:

- Entre, Namtar e cumpra as ordens de sua senhora. Encontre o que veio procurar, se puder achar!

Namtar entrou novamente na companhia dos Deuses e Deusas dos Mundos das Alturas. Como da vez anterior, sua entrada, todos os Deuses e Deusas saudaram-no com o maior respeito.

- Mais uma vez venho a vossa presena, para levar aquele que dentre vs chama-se Nergal e conduzi-lo presena de minha rainha.

58

Namtar passou a examinar todos os Deuses e Deusas presentes, para Nergal e somente Nergal identificar.

- No sois vs, nem vs tambm! Eu no reconheo em vs a face de Nergal, o Deus a quem venho buscar, disse Namtar, medida que com cuidado e ateno fitava os rostos voltados silenciosamente para ele.

Chegou o momento em que Namtar postou-se respeitosamente frente a Nergal. Um silncio eletrizante tomou conta da Assemblia, mas a mgica de Enki, o poder da Iluso, manteve-se firme e imperturbvel.

Entretanto, os olhos do ministro de Ereshkigal no conseguiram encontrar os do Deus em disfarce, que tudo fez para fugir, evitar o escrutnio silencioso, calmo e cuidadoso de Namtar.

Estranho este jovem Deus fugir do meu olhar, nervoso o seu comportamento, como se algo tivesse a esconder, pensou Namtar. Mas dele tambm no a face a qual devo reconhecer e a minha senhora nas Grandes Profundezas levar.

- No, eu no reconheo dentre todos aqui reunidos a face de Nergal, o Deus que saiu do Mundo Subterrneo na calada da noite, tal qual um ladro, escondido, concluiu finalmente Namtar, extremamente desapontado.

O conselheiro de Ereshkigal dirigiu-se ento a toda assemblia:

- Meus sinceros agradecimentos aos grandes Deuses dos Mundos das Alturas, despediu-se Namtar. No pude, porm, o Deus que vim procurar aqui encontrar. Mas mesmo no tendo cumprido minha misso, devo minha rainha imediatamente retornar.

Namtar retirou-se em grande estilo para retornar as Grandes Profundezas, seguindo de imediato at Ereshkigal para relatar o seu insucesso.
59

- Minha Senhora, tudo fiz conforme me foi pedido: retornei aos cus de vosso pai, o Grande Deus do Firmamento, Assemblia dos Anunaki para procurar Nergal. Mas por mais que procurasse em todos os locais sagrados e profanos, no pude encontr-lo, apesar de ter olhado com ateno as faces de todos os Deuses, os Anunaki das Alturas. Entretanto, devo dizer que dentre eles, havia um jovem Deus que fez todo possvel para me evitar, no me olhando nos olhos, parecendo nervoso e agitado. Mas a face que meus olhos cuidadosamente fitaram com certeza no era a do Deus a quem nas alturas procurei.

- Estavam mesmo todos os Deuses presentes, Namtar? Inquiriu Ereshkigal.

- Com toda a certeza, minha rainha.

- Mas s um dentre eles estava nervoso e agitado. Este provavelmente era Nergal, com certeza em disfarce ou protegido por alguma iluso para no ser reconhecido por voc, meu fiel vizir e companheiro, raciocinou Ereshkigal. Mas no nos deixaremos dar por vencidos, pois minha fora agora Nergal vai ter de conhecer! Volte, Namtar e faa o possvel e o impossvel para trazer de volta Nergal at mim, sob qualquer disfarce, feio ou arte! Com certeza foi Enki, meu astuto irmo, que fez alguma mgica para a proteo de Nergal. Desta vez, caro conselheiro, seja todo olhos e ouvidos, para no ser enganado por mgica, iluso ou qualquer outra arte! Parta j, neste momento, com o dom que lhe concedo de ver alm das aparncias, enxergar alem do invlucro de tudo e todos a essncia!

- Eu ouo e obedeo, minha senhora.

60

O Retorno

Namtar fez uma profunda reverncia e imediatamente desapareceu, retornando as Esferas Superiores. De volta a Assemblia, na presena de todos os Anunaki das Autoras, Namtar ergueu a voz para dizer:

- Grandes Deuses e Deusas, Anunaki das Alturas, eu vos sado mais uma vez em nome de minha rainha, a toda poderosa Ereshkigal das Grandes Profundezas! Eu subo at os grandes Deuses e Deusas com a misso de levar de volta ao Mundo Subterrneo o Deus que partiu sem se despedir de minha rainha, que abandonou o Mundo Subterrneo da forma mais covarde e desgraciosa, tal qual um ladro e criminoso, esgueirando-se na calada da noite, fugindo para no ser apreendido. Em nome de minha senhora, eu conclamo a Nergal, o Deus da Guerra e de todas as doenas, para com coragem dirigir-se presena de minha grande rainha! De onde estiver Nergal, o Deus que amou e abandonou Ereshkigal, eu conclamo que a todos agora, de imediato aparea! Ser que o Deus que minha senhora se apresentou j dela e do que compartilharam juntos se esqueceu? Sete dias e seis noites de amor, carinho e paixo nas Grandes Profundezas para ele nada significaram? Eu exijo em nome de minha senhora as devidas reparaes! Nergal, Deus da Guerra que um dia ao Mundo Subterrneo por sua livre e espontnea vontade desceu, vossa presena de novo exigida nas Grandes Profundezas, para todo e qualquer mal-entendido esclarecer. Ao comer e beber da mesa de minha senhora, sentar-vos ao lado dela, compartilhar do leito sagrado e impregn-la com sua semente, um elo entre o Deus da guerra e a rainha do Mundo Subterrneo foi de forma indelvel criado. Em nome de minha rainha, da Grande Ereshkigal, eu conclamo Nergal, o Deus da guerra, para tudo com minha Deusa esclarecer!

Nergal no pde ficar indiferente s palavras de Namtar, ao discurso apaixonado do fiel ministro e conselheiro de Ereshkigal. Com alegre surpresa, o corajoso Deus da guerra percebeu que estava disposto a se render incondicionalmente, corpo, mente, corao e esprito, Ereshkigal, no apenas por um momento, mas por toda a eternidade e alm! Com esta grande certeza, em passos longos e resolutos, Nergal foi at Namtar.

61

- No, Namtar, eu no me esqueci de Ereshkigal! Eu posso t-la deixado, mas certamente sempre pretendi voltar quando tivesse certeza dos desgnios do meu corao, sem outros encorajamentos ou coao! Bem, irei provar uma coisa a Ereshkigal: ela me ter como companheiro e consorte, mas no como um fantoche na palma da sua mo! Em verdade, em verdade eu afirmo que Ereshkigal pode ser a Soberana do Mundo Subterrneo, mas eu exijo ser tratado como seu igual, Deus e companheiro. Agora sou eu que vou at ela, abrindo todos os portais mais cerrados e tudo fazendo para ensinar uma lio minha grande rainha e senhora do meu ardente corao!

De imediato, Nergal cumpriu a sua palavra, pois comeou a longa e rdua descida para o Mundo Subterrneo. Desta vez, a cada portal, Nergal no mais pediu, mas exigiu passagem, em voz calma, mas cheia de autoridade. Como quem chegou para ficar Nergal desceu, como um soberano, ciente de seus direitos e deveres, ele prosseguiu sem pestanejar, no ouvindo as provocaes dos guardies dos portais, os quais no cessaram de testar as reais intenes de Nergal. Pela primeira vez, o Deus da Guerra, o Beligerante Nergal ignorou provocaes, no perdeu a pacincia.

62

Potrebbero piacerti anche