Sei sulla pagina 1di 3

C.N.

Ins Martins

MICROSCPIO: instrumento tico ou eletrnico que permite obter imagens ampliadas de objetos muito pequenos.

Macroscpio: que se v a olho n Microrganismo: ser vivo muito pequeno que s visvel ao microscpio

Leeuwenhoek: inventou o microscpio simples de uma s lente.

Robert Hooke: aperfeioou o microscpio de Leeuwenhoek, acrescentando-lhe mais uma lente. Conseguiu ampliaes muito maiores e inventou o nome de clula.

MICROSCPIO TICO

1) PARTE TICA

2) PARTE MECNICA

1.1) SIST. DE SUPORTE

1.2) SIST. DE FOCAGEM

2.1) SIST.AMPLIAO 2.2) SIST. ILUMINAO

1.1) 1.2) Parafuso macromtrico: permite mover rapidamente a platina Parafuso micromtrico: permite mover lentamente a platina (melhora a focagem) 2.1) 2.2) Diafragma: regula a entrada de luz Condensador: distribui uniformemente a luz Espelho (ou lmpada): dirige luz para o objeto a observar Calcular a ampliao da imagem= OCULAR X OBJETIVA CUIDADOS A TER QUANDO SE MANIPULA UM MICROSCPIO: a) b) c) d) Retirar cuidadosamente da caixa Transport-lo com as duas mos, uma na coluna e outra na caixa Coloc-lo no centro da mesa e limpar a parte tica com um pano macio Arrumar com a objetiva de menor ampliao direcionada para a platina e guarda-lo na caixa. Objetiva: conjunto de lentes que amplia a imagem Ocular: conjunto de lentes que amplia a imagem obtida pela objectiva Base: assenta o microscpio sobre a mesa Coluna (ou Brao): serve de suporta para o transporte Platina: Local onde se encontra a preparao (lmina, lamela e objeto a observar) que se quer observar Pinas: fixam a preparao Revolver: suporta as objetivas e permite que elas rodem Tubo tico: suporta a ocular

C.N. Ins Martins

CLULAS
TEORIA CELULAR: Todos os seres vivos so constitudos por clulas, as quais so a unidade bsica da vida.
Citologia ou biologia celular: cincia que estuda as clulas.

Constituio bsica de uma clula:

Membrana celular: limita a clula e permite a entrada e sada de substncias. Citoplasma: substncia gelatinosa onde se encontram diferentes estruturas. Ncleo: controla toda a atividade da clula.

Tipos de seres vivos Unicelulares: seres vivos s com uma nica clula. (paramcia) Pluricelulares: seres vivos com duas ou mais clulas. (ser humano).

Como se organizam os seres vivos pluricelulares?

R: Clula tecido rgo sistema organismo


(clula. vrias clulas formam um tecido, vrios tecidos formam um rgo, vrios rgos formam um sistema, vrios sistemas formam um organismo)

C.N. Ins Martins

CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS


- O homem sempre sentiu necessidade em classificar os seres vivos. Classific-los facilita o seu estudo: Homem primitivo utilizou o critrio da UTILIDADE para classificar os seres-vivos: perigosos/no perigosos; comestveis/no comestveis; venenosos/no venenosos. Aristteles utilizou o critrio da LOCOMOO e dividiu-os em dois reinos: animais e plantas. Mas a 1 tentativa cientfica s surgiu no sc. XVIII com Carl LINEU, o qual, partindo dos dois reinos (animais e plantas), os agrupou em reino (+ seres), classe, ordem, gnero e espcie (- seres).
NOTA: Os nomes da espcies tm duas palavras em latim, a 1 diz respeito ao gnero e escreve-se com mascula e a segunda com minscula.

Com o tempo, foi-se descobrindo que existiam seres que no podiam ser includos nem no reino das plantas enm no reino dos animais. ento que Robert WHITTAKER (sc. XX) cria novas categorias taxonmicas/cinco reinos: animais; plantas; fungos; protistas; monera. O critrio utilizado foi o TIPO DE ALIMENTAO E AS RELAES ALIMENTARES e os NIVEIS DE ORGANIZAO ESTRUTURAL (unicelulares ou pluricelulares). Acrescentou duas novas categorias ao sistema de Lineu: reino(+ seres), filo, classe, ordem, famlia, gnero e espcie (-seres), as quais permitem identificar os animais recorrendo a chaves dicotmicas. .

Animais: seres vivos pluricelulares, geralmente com locomoo que se alimentam de outros seres vivos. (Leo) Plantas: seres vivos pluricelulares com clorofila capazes de produzir o seu prprio alimento. (pinheiro) Fungos: Seres vivos geralmente plpuricelulares sem clorofila. (cogumelo)

Potrebbero piacerti anche