Sei sulla pagina 1di 78

.

Od Okaran Okaran foi aquele que, nas divises no orum, teria que dar caminho a todos seres criados por Ob Orix, pois ele foi o primeiro Od a nascer e passou a ser Igb que seria a sustentao do Ay. Temos uma revelao, uma coincidncia com o formato da terra. Sendo assim, Okaran passa a ser o primeiro no destino de todos os seres viventes na terra. Ele o primeiro na vida e na morte, pois ele est sempre no novo recomeo, representado em cada nascer do sol, na primeira chuva que cai, na primeira estrela existente no Orun, na primeira hora do dia e padroeiro do primeiro filho de um casal. o protetor e defensor do "rombono". Todos os ebs e oferendas sero sempre na contagem de 01: 01 ob, 01 orob, 01 vela, 01 moeda, etc. Contam os nossos antigos que Oduduw, almejando conhecimento e popularidade, fez oferenda a Okaran: uma pombo, um camaleo e uma galinha. Esta oferenda deu para ela o poder e a incumbncia de criar a terra. Podemos ver que Okaran, sendo reverenciado com respeito e sendo o primeiro na vida de cada ser, poder trazer muita prosperidade e fartura no caminho daqueles que o cultuam. A fora desse Od est vinculada a terra e ao fogo, reconhecida como Ob On.Somente Ex responde neste Od, pois Ex o mensageiro e pode estar em diversos lugares ao mesmo tempo: ele princpio dinmico, aquele que pode fazer uma pessoa se sentir culpada mesmo que ela no tenha culpa, aquele que pode entrar em uma festa, criar confuses e sair sem ser visto, pois Ex o maior representante de Okaran no Ay. Perfil: Seus filhos so criativos, persistentes e de excelente memria. Possuem forte intuio, so maus gostam de ficar ss, possuem aparncia descuidada, so egostas e medrosos. Tendem ao egosmo e ao individualismo. PARA VIBRAES POSITIVAS MATERIAL -6 VELAS VERMELHAS. -1 GARRAFA DE ESPUMANTE. -1 ALGUIDAR MDIO. -1 PACOTE DE FARINHA DE MILHO DA GROSSA. -1 AZEITE-DE-DEND. -1 MEL. -3 ROSAS VERMELHAS. -3 CIGARRILHAS (COM PITEIRA) -1 GARGANTILHA FEITA COM 1 FITA VERMELHA DE CETIM COM MEDALHA PRATEADA. - 1 GARGANTILHA FEITA COM FITA PRETA DE CETIM COM UMA MEDALHA DOURADA .

-PULSEIRA EM ARGOLA. -1 PAR DE BRINCOS DOURADOS. -ESMALTE COR RUBI. -PURPURINA VERMELHA.

PROCEDIMENTO : No seu peji ou em local reservado acenda as 1 quando comear a preparar e uma vela por dia. Coloque no alguidar a farinha de milho, adicionar dend, o suficiente para fazer uma farofa, soltinha. Sobre a farofa pronta e enfeite com as 3 rosas vermelhas que devem estar sem talo, sem folhas e sem espinhos, regar com mel. Lentamente enfeite o alguidar com os demais elementos. Quando for despachar acenda as cigarrilhas e as 3 velas, abra o espumante e derrame em volta do alguidar, deixando o restante na garrafa aberta. Assopre purpurina sobre todo seu eb. Oferea Pomba Gira do Cabar, fazendo seus pedidos, especialmente, para proteo. ARRIAR :Segunda-feira. HORRIO:21 horas. LOCAL:Peji ou local reservado. LUA:Menos minguante. DESPACHAR: Quinta-feira. HORRIO:Entre 21 e 05 horas. LOCAL:Encruzilhada perto de bordel.Boate,etc. LUA :A mesma do arreio.

PARA A SEDUO MATERIAL : -2 LITROS DE GUA. -FOLHAS FRESCAS DE LARANJEIRA. -FOLHAS FRESCAS DE MANJERICO.

-FLHAS FRESCAS DE HORTEL. -3 GALHOS DE ALECRIM. -PTALAS DE ROSA AMARELA (SE FOR MULHER). -PTALAS DE CRAVO BRANCO (SE FOR HOMEM ). -1 COLHER DE SOPA DE MEL. -1 VELA AMARELA. -1 VELA VERDE.(SE FOR MULHER) -1 VELA VERMELHA. -1 VELA AZUL (SE FOR HOMEM ) PROCEDIMENTO : Ferva dois litros de gua, aps a gua fervida, coloque as folhas de laranjeira, manjerico, hortel, alecrim e ptalas de um cravo branco,ou rosa amarela. Acenda as trs velas correspondentes. Acrescente uma colher de ch de mel, abafe o recipiente com a gua por 15 minutos. Aps verifique se esta na temperatura adequada. Coe, jogue o preparado no seu corpo, aps seu banho normal, do pescoo para baixo. O material coado deve ficar separado e despachado em um local onde exista grama e flores no dia seguinte.

BANHO PARA ATRAIR CLIENTES E BONS NEGCIOS MATERIAL : -700 GRS DE ALPISTE. -7 COLHERES DE CH DE MEL. -4 LITROS DE GUA. -1 VELA VERMELHA. -1 VELA AMARELA. -1 VELA DE SEBO.

PROCEDIMENTO :

Separar em duas pores iguais o alpiste. Oito horas antes de ir trabalhar, coloque 4 litros de gua a ferver, e coloque uma das pores de alpiste com mel. Acenda a vela amarela, mentalizando seu desejo. Deixe ferver a gua por aproximadamente 15 minutos. Uma hora antes de ir para o local de seu trabalho coe e apare a gua num recipiente. Acenda a vela vermelha fazendo sua mentalizao. Depois de seu banho de higiene, jogue o banho do pescoo para baixo. Quando estiver saindo de casa para o trabalho, acenda a vela de sebo e v jogando desde a encruzilhada mais prxima do seu trabalho at a entrada do mesmo o alpiste que haviam sido previamente separado. Este banho traz muita clientela e bons negcios.

PARA AMARRAR UM HOMEM A QUEM SE QUER.

MATERIAL : -UMA GAMELA ARREDONDADA. -06 BANANAS DGUA. -PALHA DA COSTA. -COMINHO. -AZOUGUE. -12 VELAS BRANCAS. -12 VELAS VERMELHAS. -12 VELAS AMARELAS.

PROCEDIMENTO :

Em seu peji ou em local reservado acenda 3 velas de cada cor de maneira alternada. Abra cada banana ao comprido com casca e tudo, coloque o nome da pessoa que voc quer aio seu lado dentro desta banana ao comprido, Feche as bananas e amarre-as com a palha da costa. Coloque na gamela, cubra com o azougue e salpique cominho por cima.

Deixe esse ax arriado no primeiro dia, no segundo e terceiro dia acenda novamente as velas no mesmo procedimento. Entregar no quarto dia perto de um local onde tenha rvores e seja perto de local onde faam festas, acenda as demais velas.

Esta uma das entidades mais conhecidas e queridas dentro da Umbanda e Povo do Oriente, a cigana Sete Saias. Muitos mdiuns e chefes de terreiros por falta de informao no costumam apresentar esta maravilhosa entidade com a sua verdadeira origem cigana, fazendo desta linda gira uma pomba-gira de encruzilhada. A Pomba -Gira Cigana Sete Saias considerada a Deusa do Amor pelo povo do oriente, e a ela que as moas recorrem quando desesperadas por falta de amor.

" A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por um moo "no cigano" o que seus pais no aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer at vir a falecer. Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua me trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus ps para poder rodar e jogar cartas nos caminhos do astral superior. A moa chegando as astral, foi recebida por Santa Sara a qual a designou a proteger e ajudar todas as moas que choravam por seus amores proibidos e impossveis... a esta entidade poderosa que as mais serias mandingas de amor so realizadas... e h quem diga que o que a Cigana Sete Saias Une... Ningum separa!

Esta pomba-gira gosta de receber suas oferendas e presentes nas encruzilhadas de campo e preferencialmente as 18:00 nas sexta-feiras de lua cheia. Nas suas oferendas no pode faltar perfume de flores ou gardnia... sua velas so coloridas quase sempre vermelhas, brancas e Rosas... que so as cores que simbolizam o sexo, o amor e a tranqilidade nas relaes.

Caractersticas

Arma 1 punhal, 1 pandeiro, 1 par de castanholas, 1 violino e uma espada. Bebida Champanhe Cores azulo, vermelho, lils,roxo e verde Fuma cigarros, cigarrilhas Lugar Estradas Vela Pretas, Vermelhas, Brancas, Verdes

Pontos Cantados

gira formosa tem alegria e rosa. Na gira da pomba-gira voc vem balanar. No balano das pomba-giras sete saias vem girar

A Simbologia da Serpente

Desde os tempos mais remotos, a serpente desempenha um papel fundamental em todas as culturas. Associada, antes de tudo, fonte original da vida, guarda em si grandes paradoxos, podendo significar a luz ou as trevas, o bem ou o mal, a sabedoria ou a paixo cega, a vida ou a morte.

Entre os smbolos primordiais, a serpente aquele que mais fortemente encerra toda uma complexidade de arqutipos. Presente em todas as culturas, sua imagem mitolgica assume sempre um papel fundamental, associada que est, antes de tudo, essncia primordial da natureza, fonte original de vida, ao princpio organizador do caos, anterior prpria Criao.

A serpente guarda em si intrigantes paradoxos: se por um lado exprime uma ameaa (j que de seu veneno pode sobrevir a morte), por outro, resume no processo de renovao de sua pele todo o intrincado mistrio da vida, que se atualiza em movimento rejuvenescente.

Diferentes cultos e cerimnias ritualsticas reverenciam esse rptil sorrateiro, atribuindo-lhe as mais dspares qualidades. As serpentes podem estar associadas a cultos solares ou lunares; a sociedades matriarcais ou patriarcais (quando assumem valores masculinos ou femininos); podem significar a luz ou as trevas; a vida ou a morte; o bem e o mal; a sabedoria ou seu oposto, a paixo cega; representar o falo (por seu corpo assemelhar-se ao basto) ou mesmo a vulva (conforme se lhe parecem as escamas que a recobrem, bem como o formato de sua goela quando esta se abre para devorar sua presa). Tanto quanto as energias yin e yang expressam no taosmo as polaridades negativa e positiva que esto por detrs de toda manifestao da natureza, os ofdios, miticamente, ocultam em si a sntese dessa dicotomia universal.

Oroboro: aluso ao processo dinmico e transformador da vida.

Uma das figuras mais intrigantes do simbolismo alqumico, presente milenarmente em diversas culturas, a da cobra (ou drago) que morde o prprio rabo e opera, num movimento circular e contnuo, todo o processo dinmico e transformador da vida. "Meu fim meu comeo", diz a cobra nesse ato mgico de devorar-se e cuspir-se, a representar a unidade indiferenciada da vida e seu carter divino implcito na perfeio do crculo. serpente devorando a prpria cauda, os alquimistas chamaram oroboro. Tal palavra no consta da maioria dos dicionrios e, em alguns livros da Grande Obra, aparece grafada como ouroboros, principalmente na lngua inglesa.

Outras fontes, menos comumente, escrevem-na urboro. Particularmente, prefiro o termo oroboro, visto no ter sido nunca to oportuno em nossa lngua nomearmos um smbolo cuja singularidade a de no ter comeo nem fim, por meio de palavra to especial, que pode ser lida de trs para a frente sem prejuzo sequer de sua pronncia, transmitindo a idia de algo que se expressa ciclicamente.

Etimologicamente, o termo tem curiosa explicao: ros, em grego, significa "termo, limite", podendo ser tambm "meta, regra ou definio"; bors se traduz por boca, ou voracidade. Oroboro, ento, representa aquilo que se delimita ou se atinge pela boca, e tambm aquilo que se define por sua prpria funo. robos, em grego, ainda significa "planta", mais especificamente a alfarroba (fruto da alfarrobeira), uma vagem de polpa doce e nutritiva indicada no tratamento das doenas inflamatrias digestivas. O dicionrio Aurlio traz para robo o significado de "cola", palavra que, alm de se referir a outro tipo de rvore (a Cola acuminata), tambm pode significar "cauda", conforme certos regionalismos do Brasil.

O mesmo termo igualmente encontrado na lngua espanhola a designar o rabo dos animais. Para orob (s muda o acento), o Aurlio reserva o sinnimo coleira, em nova referncia aromtica rvore acima citada, cujas sementes guardam extrato lenhoso de propriedades estimulantes, semelhantes cafena. Coincidentemente, coleira o nome dado ao colar que cinge o pescoo dos animais, e o oroboro lembra sua forma. Alm disso, nossas vsceras intestinais assemelham-se serpente enrolada, e o aparelho digestivo como um todo (se tomado da boca ao nus) bem desenha a serpente aprumada, prestes a dar seu bote, a devorar sua presa.

Multicolorida, venenosssima e devoradora de outros ofdios, a cobra coral pertenceu aos magos, que receberam h muitos milnios a misso de revitalizar no plano material a tradio do arco ris sagrado.

um smbolo mgico, que na Umbanda est representado pela hierarquia espiritual que atende pelo nome simblico de: Caboclos e Ex Cobra Coral. Dizem os magos que quando a lei solta uma de suas serpentes mgicas, nem a prpria lei consegue recolh-la sem antes mat-la. Como a lei no mata nada, muito menos um de seus mistrios mgicos por excelncia, a coral da lei, continua ativa.

uma serpente (simblica) que consegue anular a grande cobra negra sem ter que mat-la; apenas a devora e incorpora seu veneno nas suas listas negras, tornando-se assim, ainda mais poderosa. Todo aquele que tem uma coral sua direita, esta sendo amparado pela lei. E quem a tiver pela esquerda, pela lei est sendo vigiado. Este um comentrio simblico.

A Serpente Dourada simboliza o saber puro, e tal como a coral, jamais foi recolhida faixa celestial, pois a serpente dourada (o saber) a nica que consegue eliminar a serpente negra (a ignorncia) sem sofrer qualquer contaminao.

A serpente est presente em toda a histria conhecida pelo ser humano. Na bblia, ela a responsvel por fazer Ado e Eva sucumbirem ao pecado. Analogicamente, a responsvel por impor a responsabilidade aos homens e ensinar-lhes que Deus lhes deu o livre arbtrio para escolher o caminho a prosseguir.

Falar sobre o Sr. Serpente tarefa difcil. muito raro encontrar mdiuns que trabalhem com este Ex. Portanto, a descrio abaixo mostra somente sua atuao apenas comigo, pois no tenho nenhum material descritivo ou qualquer outro que reflita este Ex de outras maneiras.

Trabalhar com o Sr. Serpente sempre um grande evento e sempre traz grandes lies. Encruzilhadas, calunga, etc... no h campo em que este Ex no faa sua presena.

Conversar com ele sempre um grande desafio, pois no tolera muita brincadeira. como andar no fio da navalha, ao menor sinal de fraqueza do consulente o suficiente para que a conversa fique muito sria e faa este Ex dar verdadeiras lies de vida. Ele muda o tom de uma conversa em apenas uma frase.

mdico por excelncia, muito embora no diga se em alguma encarnao tenha sido mdico formado ou no. Durante sesses de cura trabalha com gua limpa e faz aplicaes energticas nos diversos pontos de energia distribuidos pelo corpo.

mestre em apontar os erros e mostrar o caminho certo. Assim como um Preto-Velho, dificilmente fala abertamente qual a resoluo de um problema. Ele gosta de criar o ambiente favorvel para a resoluo destes e mesmo que o problema seja srio, nunca deixa transparecer. normal os consulentes no entenderem o que este Ex est fazendo quando desempenha seu trabalho e pede que, para que haja a soluo, sejam pacientes e procurem sempre o caminho certo.

normal v-lo explicando sobre a vida, a morte e a Umbanda neste meio. Quando perguntam a ele algo sobre espiritualismo tem sempre o maior prazer de explicar. Cobra como ningum o estudo de seu mdium e de outros mdiuns que venham a trabalhar ao seu lado.

Apresenta-se (perisprito) como caucasiano, magro, alto, cabelos curtos e negros, olhos negros, vestido com roupas brancas simples, sem calados, com uma capa preta por fora e branca por dentro com seu ponto riscado nela. Traz na cintura uma faixa preta e nesta um punhal de bronze muito bem entalhado e adornado com um rubi no cabo. Em sua mo direita sempre traz um tridente enorme. Manca do p direito (diz que quando vivo algum lhe deu um tiro no p e traz consigo este particular). Mostra um leve sotaque nordestino.

Para os mdiuns videntes comum observar muitas serpentes passando pelo terreiro quando ele est chegando. Tambm vem-se as serpentes durantes trabalhos de cura, mesmo que este Ex no esteja diretamente envolvido no trabalho.

habilssimo com quiumbas e tem uma pacincia e amorosidade mpar quando trata problemas relacionados a espritos obsessores. Normalmente, durante uma sesso de desobsesso, o esprito obsessor ser trazido para sua falange e trabalhar para ele durante sua evoluo.

Acho at que o Sr. Serpente muito criterioso com relao outras entidades. J tive a oportunidade de observ-lo dando broncas em algumas entidades por no cuidarem de correta maneira de seus mdiuns.

Sr. Serpente, quando arria no terreiro para trabalhar sempre traz consigo sua Pomba-Gira de beleza inigualvel. Ela veste vestido de baile verde-musgo e, segundo os videntes, de uma beleza estonteante.

Quando lhe perguntaram sobre suas encarnaes, mais precisamente a sua origem, a nica coisa que respondeu foi:

- Fui eu quem deu a ma!" - e deu uma gargalhada muito gostosa.

Uma coisa que muito me impressionou foi v-lo em um procedimento cirrgico espiritual de um consulente que tinha problema na coluna. Sua atuao foi rpida e indolor. Aplicou o mtodo DO-IN atravs das mos do consulente e, de quebra, retirou algumas pedras do rim deste. O consulente nunca mais teve problemas de coluna ou pedras nos rins. A operao no deve ter durado mais que 5 minutos.

Noutro trabalho, Sr. Serpente perguntou a um consulente:

"- Voc confia em mim?" "- Confio totalmente", respondeu o consulente. "- Este seu maior erro. Voc confia em quem no conhece. Por que confia em mim?" "- Confio pelo simples fato do Sr. comparecer e trabalhar nesta casa". E eu, mdium, imediatamente exclamei ao Ex: "- Essa foi muito boa, meu pai. E agora??? Ele te pegou!!!". E o Ex respondeu aos dois: "- Voc tambm comparece nesta casa e no confio em voc".

Hilrio mas com grande ensinamento.

Em um trabalho em que eu nem estava preparado, visitando a casa de alguns amigos, estes me relataram que ouviam constantemente na sala de casa um grande nmero de "pessoas" fazendo festa, o que me foi uma grande surpresa pois nunca me disseram nada a respeito. E por mais que pedissem para que deixassem o local eles nunca iam embora.

Senti a presena do Sr. Serpente e, mesmo sem incorporar, uma das pessoas relatou que estava vendo uma serpente enorme "espalhando" espritos por toda a sala da casa. No pude mais segurar somente a sua presena. Ele incorporou, limpou a casa e encaminhou cada um que ali estava aos seus devidos lugares. Depois deste evento a casa no apresentou mais problemas at hoje.

Certa vez, pensando no Sr. Serpente e tentando explicar Ex de uma maneira bem simples e que qualquer pessoa compreenda, pedi a ele que me desse uma simples e boa explicao. Mais que rpido ele escreveu:

"Ex um anjo guerreiro que faz do territrio inimigo sua morada e seu campo de trabalho."

Grande sbio, grande amigo. Descobri a pouco tempo que ele esteve comigo desde muito tempo e guia meus passos em todas as ocasies.

dio e mais dio...

Muitas coisas aconteceram nestes ltimos tempos. Cimes, inveja e no sei mais o que exatamente. S porque finalmente resolvi montar um terreiro prprio, por simplesmente no concordar com algumas questes aplicadas em outros terreiros. Ao invs de brigar ou maldizer, resolvi montar um...

Dentre os ataques, demandas, maldizeres, etc, o Sr. Serpente foi questionado a respeito da situao. Como fazer para proteger seu mdium e seu filhos do terreiro...

Ele disse simplesmente:

"- Fale para o meu cavalo: quando ele sentir que est havendo demandas basta pensar assim:

- Falar de mim fcil, difcil ser como eu!"

Um dos filhos do terreiro pergunta ao Sr. Serpente:

"- Considerando que eu fao o meu trabalho caritativo, sempre tento fazer algo de bom para o meu prximo, levo minha vida de maneira a no prejudicar ningum, assim mesmo muitos males me acontecem. No h como estar livre desses males?"

"- Meu filho, ningum neste plano est livre de certos acontecimentos que, infelizmente, muitos de vocs vem como 'males'.

- Ningum pode ser colocado numa bolha de proteo e ficar imune aos acontecimentos da vida e os percalos que a prpria vida lhes impe.

- Problemas so simples obstculos que a Lei Divina coloca em vosso caminho para que vocs tenham a possibilidade de transp-los e assim galgar mais um degrau na escala evolutiva de cada um.

- Qualquer problema que no esteja diretamente relacionado ao seu aprendizado e consequente merecimento, o prprio Alto tomar as providncias para que seja imediatamente retirado do vosso caminho.

- Querer estar totalmente livre dos 'problemas' infligidos a vocs estacionar no tempo, visando unicamente o egosmo e a preguia.

- Fazer a caridade no quer dizer somente 'marcar pontos na contabilidade divina'. Fazer a caridade difcil e muitas vezes incompreendido. Mas com perseverana e parcimnia haver de dar frutos dos quais voc mesmo poder provar seu sabor, mas sempre na hora certa.

- Considere, meu filho, que se voc tem algum tipo de problema com alguma pessoa do meio espiritualista, no adianta ter a idia de deixar este meio pensando que 'se no fosse espiritualista essas coisas no me aconteceriam'. Mesmo estando longe do meio, a logstica divina colocaria no seu caminho esta mesma pessoa com o mesmo problema, cedo ou tarde no seu conceito, no tempo certo no conceito divino.

A diferena que estando em alguma outra religio voc sequer saberia o porque que certas coisas lhe acontecem e seria muito mais difcil solucionar ou pelo menos saber que voc precisa passar por isso.

- No dando dinheiro a uma igreja que voc compra a sua paz e muito menos a sua evoluo.

- No adianta mudar de religio para tentar se ver livre de problemas. A Lei Divina aplicada ao indivduo, e nunca a uma religio, credo, raa, classe social, etc.

- Caminhamos para o UNO e esse caminho chama-se evoluo."

Exu Treme Terra, que raramente se manifesta, e que regido pelo orix Omulu e Ob , que forma seu tringulo de foras com nossa amada Me Nan Buruqu. Esse Exu firme, aguerrido, resoluto nas aes, racionalista e circunspecto. preciso nos seus conselhos e no so de muita conversa, quando sentem que os conhecimentos que trazem no esto sendo assimilados por seus mdiuns e pelos consulentes, ele fica observando e esperando a transmutao. Existe grande confuso com relao a magnitude deste Exu onde alguns chegam a confundi-lo com Caboclo Treme Terra, que um Caboclo da linha de Xang. Isto ocorre pela similaridade da nomenclatura, mas Exu Treme Terra no um Caboclo Treme Terra virado na esquerda, o fundamento de manipulao magstica e transformadora Exu Treme Terra, o de ser um executor, pelos domnios de fora do Senhor Omulu e Me Oba. Sendo a prpria terra, onde caminhamos e nos sustentamos, e sendo a terra geradora permanente de vida, encontramos nela a primeira grande magia de Omulu, que a famosa fora da gravidade, que atrai tudo para si, assim como tambm, as diversas foras dos demais Orixs formando novas conjugaes.

Os desdobramentos do Senhor Exu Treme Terra se do dentro dele mesmo.

Enquanto Pai Omulu absorve e atrai tudo a si mesmo por representar a Terra e Me Oba, concentrar essa mesma Terra em torno de si, Exu Treme Terra, como j diz o nome simblico, um Exu de descarga repelente, onde fazendo a Terra Tremer, descarrega todas as energias contrrias, ele quem reina num Terremoto, quando a Terra Sacudida em abalos avassaladores, tira tudo de seu caminho

Por seu tipo de energia sacudir e derrubar tudo, e sugar as energias negativas transformando-as em positivas, transmutando e transformando tudo que nela (terra) toca e entra por isso que Ele no vai a outros Exus, mas os outros que vem a Ele.

Sendo o Exu a comando do Senhor Omulu, Orix este que permanece no limite entre vida e morte, tambm foi permitido a Exu Treme Terra domnios na sade e doena.

Ele um Exu da Terra, Mestre da Magia. Energia emanada por Zambi, O Criador para destruir os malefcios gerados pelas doenas ou por qualquer tipo de magia e/ou enfeitiamento.

De Me Ob ele transmuta na transformao energtica mgica, de toda energia produzida de forma natural, ou seja, transformador da energia natural (toda energia que seja emanada da natureza ou do nosso prprio pensamento). Ele transforma tudo e descarrega para a terra, que transforma e transmuta em energia positiva devolvendo para o astral de forma limpa.

o nico Exu que trabalha em todas as sesses mesmo que no tenha sido evocado. O Senhor da Terra Omulu envia Exu Treme Terra em ao, mesmo que no tenha sido invocado. O que refora a importncia da necessidade de nos harmonizarmos com todos os Orixs, pois eles trabalham, atuam e interagem em absoluta e total harmonia o tempo todo.

Em funo de sua caracterstica bsica ser de nos trazer a conscincia crmica, e ser um Ex do tempo e da lentido, j que absorve de Me Oba a paralisao dos seres viciados e que precisam de transformao, ele sacode a Terra, para derrubar todas as energias que contradizem com a evoluo desse ser.

A palavra chave para Exu Treme Terra concretizao. Ele nos trs o silncio e a concentrao.

Por ter como elemento a terra e ponto de fixao o Cemitrio (Calunga pequena), l que esse Exu o grande manipulador das foras de magia, sendo Senhor Omulu o Mestre.

As suas cores so o preto e o branco em propores iguais. Sua oferendas so em todos os tipos de terra, mas no cemitrio onde se concentra seu poder magstico.

Mensagem de Um Exu Treme Terra

"Os dias aqui passam rpido. Parece ontem que eu sofria demasiadamente por coisas que eu vejo que no tinham importncia. O amor, no aproveitei. Da sade, no desfrutei. A f, no a tive. Mas agora eu sei. No aprendi, e posso dizer isso porque sei que se voltasse s mesmas situaes teria grande chance de cometer os mesmos erros. Mas agora eu tenho conhecimento, que o primeiro passo a ser dado na evoluo de um esprito. Espero um dia poder dizer: eu aprendi. Mas para que isso acontea, tenho conscincia de que enfrentarei desafios que nunca nem sequer imaginei enfrentar. Desafios que nada tm a ver com provas e metas a serem cumpridas, mas que envolvem algo muito mais complicado para os seres em Terra: sentimentos. Esses que abrangem os desejos, os vcios, as tentaes e principalmente o desequilbrio. No desperdiem a chance que ainda tm de fazer diferente, ou de pelo menos no fazer tudo igual a vida inteira. Aproveitem o amor, dem valor sade (antes que a percam) e tenham f. Eu suplico-lhes que tenham f, porque esta a nica que carentes, doentes, pobres, ricos, infelizes e felizes podem ter, sem distino.

Acreditem, nada acontece por acaso e levar a vida sem viv-la, o maior erro que se pode cometer." O Exu Pantera uma surpresa. Seu nome d a entender ser um esprito violento, bravo, mas ao contrrio, apresenta-se com muita elegncia, com charme e um bom palavreado. Ele contou sua histria: afirmou ser europeu, e grande admirador da pantera, para ele, um animal esperto, gil, e o mais elegante de todos. Veio ao Brasil para resgatar seu carma, agrupando-se umbanda, especificamente quimbanda e como tem uma relao direta com o Caboclo da Pantera, no teve nenhuma dvida em usar o nome do lindo felino. Da seu nome: Exu Pantera Chefe - Exu Pantera Negra, conhecido por este nome devido sua enorme coragem e fora para vencer demandas e realizar os mais terrveis trabalhos de magia, alm de ter o poder de curar at doenas tidas como incurveis, tambm possui o poder de enriquecer quem a ele recorrer, esta linha possui este denominativo no atoa, pois os espritos que compe esta linha se apresentam como se fossem caboclos, ndios americanos enfim, tendo especialidade em trabalhos de cura e desobstruo, alm de favorecerem as riquezas materiais e tesouros, so exmios guerreiros, a maioria delas pertencem a antiga tribo Sherokee dos E.U.A. Assim como ocorre em todas as linhas, esta composta por sete falanges, cada uma com seu respectivo chefe, que por sua vez comanda outras sete legies, onde se divide novamente em sete falanges, novamente, cada falange com sete chefes e assim sucessivamente at certo limite

Exu pinga fogo Pertence famlia das almas, seria o segundo na hierarquia do cemitrio. Esse Exu chefe de legio. Ex Guardio! Sua apresentao astral de um homem com uma grande capa roxa por dentro e preto por fora com bordados dourado. Em sua ltima encarnao foi um prncipe, enganava muito as pessoas, roubava, etc. Pertence a Lina negativa de Yorima (almas, pretos velhos), serventia de Pai Guin. Seu mineral nix, preto bruto ou hematita. Seu metal chumbo. Sua erva bananeira. Trabalha muito com ervas, punhais, fitas, crnios (imagem de barro). Fuma charuto, cigarrilhas. Bebe conhaque, usque, marafo. Sua guia preta e branca com imagem de caveiras. pouco conhecido na umbanda.

As entidades que atendem pelo nome Pomba Gira Dama da Noite, pertencem a todas as falanges, tal qual as Pomba Giras do Cabar. Fazem a comunicao e a troca de informaes entre essas falanges. So uma espcie de informantes, esto em toda a parte, "correm a gira"no astral para avaliar todas as questes que envolvem um caso que esteja sendo tratado por outras Guardis. So muito versteis e conhecem de tudo um pouco. Uma outra atribuio muito importante, dessas Pomba Giras, o desenvolvimento medinico de mdiuns iniciantes. Portanto podem se manifestar em qualquer ponto cantado, ou, mesmo no sendo, a Pomba Gira que ir trabalhar com o mdium, pode dar ao mesmo "intuio" de quem ser sua Pomba Gira de trabalho, incorporando ou passando vibrao ao mdium apenas no ponto cantado de sua Pomba Gira.

Dificilmente riscam ponto e do consulta, ficam de p no meio do terreiro danando e preparando o mdium, por isso, muito comum incorporaes de curta durao, para evitar desgaste e fadiga do mdium. Outra forte atuao dessas Senhoras a comunicao intuitiva, j que o mdium em desenvolvimento no est "pronto" para identificar mensagens claras, pois ainda no sabe se quer o nome de sua Pomba Gira.

Isso no ocorre com todos os mdiuns, em alguns casos, dependendo da histria, do grau de mediunidade e da relao "entidade-mdium", a Pomba Gira de trabalho, j informa ao mdium, quem e o que quer. As Pombas Giras Damas da Noite, aps um perodo, que varia, de caso para caso, acabam por optar por uma atividade mais especializada, a sim, ingressando numa falange especfica. So muito bem humoradas e passam ao mdium, uma sensao de alegria e descontrao. Esto sempre presentes nos Terreiros, e mesmo que um determinado mdium da corrente, no seja mdium de incorporao, recebe sua vibrao, o que o protege das energias densas que so desagregadas nas giras de Ex. Seu nome "Dama da Noite" pode fazer com que seja associada "Pomba Gira do Cabar". Mas essas guardis tm funes distintas, as Damas da Noite, por serem entidades responsveis pelo desenvolvimento medinico de muitos mdiuns, no costumam enfrentar o astral inferior, de modo frontal, pois precisam manter uma vibrao perispiritual menos densa, para a proteo dos mdiuns que esto sendo por elas desenvolvidos. Em sua denominao simblica, normalmente so conhecidas apenas por Pomba Gira Dama da Noite, no havendo a complementao, como por exemplo, Pomba Gira Dama da Noite das Almas, ou Pomba Gira Dama da Noite da Encruzilhada, etc.

Mas em alguns casos, a entidade, por motivos que julgue necessrios, pode oferecer alguma complementao, mas isso menos comum com as Damas da Noite, que so essencialmente discretas e reservadas em relao ao seu trabalho. Como existem milhares de Pomba Giras Damas da Noite, tambm existem milhares de histrias sobre cada uma.

Uma das Lenda da Pomba-Gira Dama da Noite

Carmem vagava pelas ruas sem saber para onde ir. Perdera os pais, quando tinha cinco anos, e fora morar com seus tios. Tratada como escrava por anos, nunca soube o sentido da palavra felicidade. Analfabeta, somente conhecia os segredos da cozinha e da limpeza que era obrigada a fazer diariamente. O assdio de seu primo tornara-se insuportvel conforme crescia em formas e beleza. Tanto o rapaz insistiu que acabou levando-a para a cama, onde foram flagrados pela velha tia, que em nenhum momento duvidou da palavra do filho que acusava a moa de seduzi-lo dia aps dia.

De nada valeram os apelos e juras de inocncia. Imediatamente foi posta na rua sem um tosto e apenas com a roupa do corpo. Agora estava ali perambulando por ruas que no conhecia em uma noite escura e com lgrimas correndo pelo belo rosto. Um homem aproximou-se dela: - O que faz uma moa to bonita perdida por aqui? E porque chora? Desalentada, comeou a falar tudo que havia se passado. No tinha nada a perder. Quem sabe aquele rapaz no a ajudaria? Fora o nico que mostrara interesse no seu drama. Aps ouvir tudo ele disse: - Venha comigo, tenho um lugar para voc ficar! Sem outra opo a jovem o seguiu. Entraram em um casaro escuro em que somente uma pequena luz bruxuleava. Uma senhora vestida e maquiada com extravagncia para quela hora da noite, atendeu-os prontamente: - Mais uma menina, Jorginho? De maneira brusca, o rapaz agarrou a mulher pelo brao e sussurrou-lhe: - Esta minha, vou querer somente para mim! - Calma l garoto! Se voc pagar no vejo motivo para que no seja sua.

A partir desse momento Carmem transformou-se em mais uma menina da famosa Madame Eglantine. A principio deitava-se com Jorge pela gratido, aos poucos, porm foi tomando-se de amores pelo rapaz, que em pouco tempo enjoou do que tinha com facilidade. Depois de dois meses de amor incondicional, o rapaz procurou pela Madame e falou: - J est na hora da garota fazer a vida, no tenho mais como pagar pela sua estadia aqui.

Eglantine sorriu com desdm, pois j sabia que o final seria esse, no era a primeira que passava por isso em sua casa. Ao ser informada de suas novas atribuies, a moa desesperou-se, chorou uma tarde inteira. Sem ter como fugir da situao, preparou-se para cumprir o combinado. Sentada no grande salo mal iluminado Carmem aguardava. Cada vez que uma das meninas subia acompanhada de algum, ela suspirava de alivio por no ter sido escolhida. No entanto, quando j achava que estaria livre por aquela noite, Madame aparece com um senhor: - Querida, trate muito bem o Comendador Belizrio, ele prata da casa! Ao olhar o homem, sentiu o estmago revirar, ele podia ser seu av! Eglantine percebeu e fixou um olhar glido sobre ela: - Leve-o para seu quarto e faa tudo para agrad-lo. Com os ps pesados ela subiu as escadas que a levariam para o sacrifcio, puxando o comendador pela mo. O velho fungava em sua nuca e ela tentava desviar do contato, ao sentir o hlito mal cheiroso, no resistiu, pediu que ele a soltasse e o empurrou com violncia. Isso somente excitou mais o homem que agora literalmente babava em seu pescoo. Instintivamente agarrou a haste de bronze do abajur e desferiu com dio na cabea de Belizrio. O sangue correu imediatamente manchando seu seio. Mas o velho no caiu, tomado de ira, apertou o pescoo da jovem at que, com os olhos vidrados, ela deu o ltimo suspiro. Assustado pelo que fizera e com o sangue escorrendo pelo rosto, o comendador correu para as escadas onde tropeou e rolou caindo morto no meio do salo de Madame Eglantine. Durante muitos anos o esprito de Carmem vagou por regies escuras onde reviu e reviveu carmas e pecados de vidas anteriores. Amparada por linhas auxiliares comeou seu trabalho de evoluo espiritual utilizando a roupagem da Pomba-Gira Dama da Noite. Quem j se consultou com essa grande mulher sabe dos timos conselhos que ela sempre distribui entre sorrisos gentis e calorosos. Laroi a Dama da Noite! Laroi as Pomba-Giras!.

Maria padilha quinta-feira, 30 de agosto de 2012 Histria da Pomba Gira Maria Padilha

A verdadeira histria desta entidade ainda no esta comprovada de fato! Porque devido a vrias histrias contadas e publicadas sempre deixa um fecho para inmeras controvrsias. J faz um bom tempinho que venho lendo e pesquisando histrias de Maria Padilha ou ( Maria de Padilha) que vem a ser o verdadeiro nome da amante rainha do Rei de Castela.

A histria conta que Maria de Padilha era uma jovem muito sedutora que foi viver no reinado de Castela como dama de companhia de D. Maria, me de D. Pedro I de Castela ( O cruel ) . Sendo que esta moa tinha um tutor e este responsvel e tio da bela donzela, que tambm era herdeira de sangue nobre, devido a influencia de seu pai na corte espanhola.

A lenda conta que D.Pedro de Castela j estava noivo de D. Blanca de Bourbom, uma jovem pertencente a corte francesa, que foi enviada para Castela para casar-se com D. Pedro porque este estava j para assumir o Reinado do pai, no ano 1350.

D. Maria de Padilha e o Rei de Castela depois de apresentados, fulminaram-se de paixo um pelo outro e mesmo as escondidas comearam um grande caso de amor, onde sabiam que jamais seria aceito D.Pedro I de Castela, no queria casar-se com D. Blanca de Bourbom, mais este casamento traria excelentes benefcios polticos para a corte Espanhola e Portuguesa.

Dizem que Maria de Padilha, trabalhava na magia com um judeu cabalista e que este a ensinou muitas magias e atravs destas... conseguiu dominar o Rei de Castela completamente. Conta a histria que ela foi uma das grandes responsveis pelo o abandono ou morte de D. Blanca de Bourbom pelo rei, digo abandono ou morte porque ainda uma histria muito confusa... alguns livros indicam que D. Blanca foi decapitada ao mando do Rei... outros apenas citam que ela foi abandonada por ele e devolvida a sua famlia na Frana por ele ter assumido seu amor por Maria de Padilha.

Maria de Padilha de Castela, depois do sumio de D. Blanca passou a viver com o Rei em seu castelo em Sevilha, palcio que foi construdo e presenteado a Maria de Padilha pelo seu amado rei de Castela.

Maria Padilha deu quatro filhos ao rei de Castela sendo que o primognito morreu em idade tenra. Ao contrario do que conta muitas histrias publicadas desta grande personagem, Maria Padilha morreu antes do Rei de Castela e este fez seu velrio e enterro como de uma grande rainha, fez com que seu sditos beijassem as mos do corpo falecido por peste negra e a enterrou nos jardins de seu castelo.

O Rei anunciou ao sei reinado que havia casado com D. Maria Padilha as escondidas e que queria que seu filhos com ela fossem reconhecidos como herdeiros do trono e que a imagem de Maria Padilha diante do povo fosse de uma Grande Rainha.

Um ano mais tarde o rei veio a casar-se de novo, mais nunca escondeu que o grande amor de sua vida tinha sido D. Maria Padilha, os contadores contavam que o feitio lanado ao rei pela poderosa Padilha seria eterno! pela famlia e tampouco pela corte. Alguns anos depois o Rei de Castela veio a falecer pelas mo de seu meio irmo bastardo que acabou assumindo o seu posto de Rei de Castela... o corpo do rei deposto foi enterrado a frente da sepultura de sua Amada Rainha Padilha, onde foram construdos duas esttuas uma em frente a outra, para que mesmo na eternidade os amados nunca deixassem de olhar um pelo outro.

Dizem que a entidade de Maria Padilha, na sua primeira apario, foi em uma mulata no tempo da corte de D.Pedro II no Brasil, onde esta mulata em um sesso da Catimb... recebeu uma entidade muito feiticeira e faceira que se apresentou com D. Rainha Maria Padilha de Castela e contou a sua histria e que depois dela outras Padilhas viriam para fazer parte da sua quadrilha.

Dizem que depois desta anunciao de D. Maria Padilha, ela s voltou mais uma ou duas vezes e que no mais chegaria na terra por sua misso presente estar cumprida, mais que por castigo de Jesus e por mando do Rei das Encruzilhadas ela ainda permaneceria na terra e confins, comandando a sua quadrilha de mulheres e exus para todos os tipos de trabalhos... Depois disto, nunca mais ningum voltou a ver ou assistir a curimba desta poderosa entidade rainha das giras.

H muitos pais de santo e estudiosos que dizem que D. Rainha da Sete Encruzilhada D. Maria Padilha de Castela, por ter sido ela eleita a Rainha de todas as giras, mais esta desconfiana, ainda no foi esclarecida, nem pelas prprias identidades que trabalham com D. Rainha das Sete Encruzilhadas. Esta desconfiana gerou porque D. Padilha de Castela se titulava Rainha e sempre saudava as sete encruzilhadas, onde morava o seu rei e de onde ela reinava Caveira

Sou exu, assentado nas foras do Sagrado Omulu e sob sua irradiao divina trabalho. Fui aceito pelo Divino Trono Mehor-y e nomeado Exu a mais ou menos dois milnios, depois de minha ltima passagem pela terra, a qual fui um pecador miservel e desencarnei amarrado ao dio, buscando a vingana, dando vazo ao meu egosmo, vaidade e todos os demais vcios humanos que se possa imaginar.

Fui senhor de um povoado que habitava a beira do grande rio sagrado. Nossa aldeia cultuava a natureza e inocentemente fazia oferendas cruis de animais e fetos humanos. At que minha prpria mulher engravidou e o sumo sacerdote, decidiu que a semente que crescia no ventre de minha amada, devia ser sacrificada, para acalmar o deus da tempestade. Obviamente eu no permiti que tal infortnio se abatesse sobre minha futura famlia, at porque se tratava do meu primeiro filho. Mas todo o meu esforo foi em vo. Em uma noite tempestuosa, os homens da aldeia reunidos, invadiram minha tenda silenciosamente, roubaram minha mulher e a violentaram, provocando imediato aborto e com o feto fizeram a intil oferenda no poo dos sacrifcios. Meu peito se encheu de dio e eu nada fiz para cont-lo. Simplesmente e enquanto houve vida em mim, eu matei um por um dos algozes de minha esposa inclusive o tal sacerdote.

Passei a no crer mais em deuses, pois o sacrifcio foi intil. Tanto que meu povoado sumiu da face da terra, soterrado pela areia, tamanha foi fria da tempestade. De repente o que era rio virou areia e o que areia virou rio. Mas meu dio persistia. Em meus olhos havia sangue e tudo o que eu queria era sangue. Sem perceber estava sendo espiritualmente influenciado pelos homens que matei que se organizaram em uma trevosa falange a fim de me ver morto tambm. O sacerdote era o lder. Passei ento a ser vtima do dio que semeei.

Sem morada e sem rumo, mas com um tenebroso exrcito de homens odiosos, avanamos contra vrias aldeias e povoados, aniquilando vidas inocentes e temerosamente assombrando todo o Egito antigo. Assim invadimos terras e mais terras, manchamos as sagradas guas do Nilo de sangue, bebamos e nos entregvamos s depravaes com todas as mulheres que capturvamos. Foi uma aventura horrvel. Quanto mais dio eu tinha, mais eu queria ter. Se eu no podia ter minha mulher, ento que nenhum homem em parte alguma poderia ter. Entreguei-me a outros homens, mas ao mesmo tempo violentava bruscamente as mulheres. As crianas, lamentavelmente ns matvamos sem piedade. Nosso rastro era de dio e destruio completa. At que chegamos aos palcios de um majestoso fara, que tambm despertava muito dio em alguns dos mais interessados em destru-lo, pois os mesmos no concordavam com sua doutrina ou religio. Eis que ento fomos pagos para fazer o que tnhamos prazer em fazer, matar o fara.

Foi decretada ento a minha morte. Os fiis soldados do palcio, que eram muito numerosos, nos aniquilaram com a mesma impiedade que tnhamos para com os outros. Quem com ferro ferem, com ferro ser ferido. Isto coube na medida exata para conosco.

Parti para o inferno. Mas no falo do inferno ao quais os leitores esto acostumados a ouvir nas lendas das religies efmeras que pregam por a. O inferno a que me refiro o inferno da prpria conscincia. Este sim implacvel. Vendo meu corpo inerte, atingido pelo golpe de uma espada, e sangrando, no consegui compreender o que estava acontecendo. Mas o sangue jorrava-me fez recordar-me de todas as minhas atrocidades. Olhei todo o espao ao meu redor e tudo o que vi foram pessoas mortas. Tudo se transformou de repente. Todos os espaos eram preenchidos com corpos imundos e ftidos, caveiras e mais caveiras se aproximavam e se afastavam. Naquele xtase, cai derrotado. No sei quanto tempo fiquei ali, inerte e chorando, vendo todo aquele horror.

Tudo era sangue, um fogo terrvel ardia em mim e isso era ainda mais cruel. Minha conscincia se fechou em si mesma. O medo se apossou de mim, j no era mais eu, mas sim o peso de meus erros que me condenava. Nada eu podia fazer. As gargalhadas vinham de fora e atingiam meus sentidos bem l no fundo. O medo aumentava e eu chorava cada vez mais. L estava eu, absolutamente derrotado por mim mesmo, pelo meu dio cada vez mais sem sentido. Onde estava o amor com que eu constru meu povoado? Onde estavam meus companheiros? Minha querida esposa? Todos me abandonaram. Nada mais havia a no ser choro e ranger de dentes. Reduzi-me a um verme, jogado nas trevas de minha prpria conscincia e somente quem tem a outorga para entrar nesta escurido que pode avaliar o que estou dizendo, porque indescritvel. Recordar de tudo isto hoje j no me traz mais dor alguma, pois muito eu aprendi deste episdio triste de minha vida espiritual.

Por longos anos eu vaguei nesta imensido escura, pisoteado pelos meus inimigos, at o fim das minhas foras. J no havia mais suspiro, nem lgrimas, nem dio, nem amor, enfim nada que se pudesse sentir. Fui esgotado at a ltima gota de sangue, tornei-me um verme. E na minha condio de verme, eu consegui num ltimo arroubo de minha vil conscincia pedir socorro a algum que pudesse me ajudar. Eis que ento, depois de muito clamar, surgiu um algum que veio a tirar-me dali, mesmo assim arrastado. Recordo-me que estava atado a um cavalo enorme e negro e o cavaleiro que o montava assemelhava-se a um guerreiro, no menos cruel do que fui. Depois de longa jornada, fui alojado sobre uma pedra. Ali me alimentaram e cuidaram de mim com desvelo incompreensvel. Ser que ouviram meus apelos? Perguntava-me intimamente. Sim claro, seno ainda estaria l naquele inferno, respondia-me a mim mesmo. Cale-se e aproveite o alvitre que vosso pai vos concedeu.- Disse uma voz vinda no sei de onde. O que eu no compreendi foi como ele havia me ouvido, j que eu no disse palavra alguma, apenas pensei, mas ele ouviu. Calei-me por completo.

Por longos e longos anos fiquei naquela pedra, semelhante a um leito, at que meu corpo se refez e eu pude levantar-me novamente. Apresentou-se ento o meu salvador. Um nobre cavaleiro, armado at os dentes. Carregava um enorme tridente cravado de rubis flamejantes. Seu porte era enorme. Longa capa negra lhe cobria o dorso, mas eu no consegui ver seu rosto.

No tente me olhar imbecil, o dia que te veres, ver a mim, porque aqui todos so iguais.

Disse o homem em tom severo. Meu corpo tremia e eu no conseguia conter, minha voz no saa e eu olhava baixo, resignando-me perante suas ordens.

- Fui ordenado a conduzir-lhe e tenho-te como escravo. Deves me obedecer se no quiser retornar quele antro de loucos que estavas. Siga minhas instrues com ateno e eu lhe darei trabalho e comida. Desobedea e sofrers o castigo merecido.

- Posso saber seu nome, nobre senhor?

- Por enquanto no, no tempo certo eu revelarei, agora se cale, vamos ao nosso primeiro trabalho.

- Esta bem.

Segui o homem. Ele de cavalo e eu corramos a atrs dele, como um servial. Vagamos por aqueles lugares sujos e realizamos vrias tarefas juntos. Aprendi a manusear as armas, que me foram dadas depois de muito tempo. Aos poucos meu amor pela criao foi renascendo. As vrias lies que me foram passadas me faziam perceber a importncia daqueles trabalhos no astral inferior. Gradativamente fui galgando os degraus daquele mistrio com fidelidade e carinho. Ganhei a confiana de meu chefe e de seus superiores. Fui posto a prova e fui aprovado. Logo aprendi a volitar e plasmar as coisas que queria. Foram anos e anos de aprendizado. No sei contar o tempo da terra, mas asseguro que menos de cem anos no foram.

Foi ento que numa assemblia repleta de homens iguais ao meu chefe, eu fui oficialmente nomeado Exu. Nela eu me apresentei ao Senhor Omulu e ao divino trono de Mehor-y, assumindo as responsabilidades que todo Exu deve assumir se quiser ser Exu.

- Amor a Deus e s suas leis;

- Amor criao do Pai e a todas as suas criaturas;

- Fidelidade acima de tudo;

- Compreenso e estudo, para julgar com a devida sabedoria;

- Obedecer s regras do embaixo, assim como as do encima;

E algumas outras regras que no me foi permitido citar, dada a importncia que elas tm para todos os Exus.

A princpio trabalhei na falange de meu chefe, por gratido e simpatia. Mas logo me surgiu a necessidade de ter minha prpria falange, visto que os escravos que capturei j eram em grande nmero. Por esta mesma poca, aquele antigo sacerdote do meu povoado, lembram-se? Pois , ele reencarnou em terras africanas e minha esposa deveria ser a esposa dele, para que a lei se cumprisse. Vendo o panorama do quadro que se formou, solicitei imediatamente uma audincia com o Divino Omulu e com O Senhor Ogum Meg e pedi que intercedessem para que eu pudesse ser o guardio de meu antigo algoz. Meu pedido foi atendido. Se eu fosse bem sucedido poderia ter a minha falange. Assim assumi a esquerda do sacerdote, que, na aldeia em que nasceu, foi preparado desde menino para ser o Babalorix, em substituio ao seu pai de sangue. A filha do babalawo era minha ex-esposa e estava prometida ao seu antigo algoz. Assim se desenvolveu a trama que ps fim s nossas diferenas. Minha ex-mulher deu a luz a vinte e quatro filhos e todos eles foram criados com o devido cuidado. Muito trabalho eu tive naquela aldeia. At que as invases e as capturas e o comrcio de negros para o ocidente se fizeram. Os trabalhos redobraram, pois tnhamos que conter toda a revolta e dio que emanava dos escravos africanos, presos aos pores dos navios negreiros.

Mas meu protegido j estava velho e foi poupado, porm seus filhos no, todos foram escravizados. Mas era a lei e ela deveria ser cumprida.

Depois de muito tempo uma ordem veio do encima: Todos os guardies devem se preparar, novos assentamentos ser necessrio, uma nova religio iria nascer o que para ns era em breve, pois no sei se perceberam, mas o tempo espiritual diferente do tempo material. Preparamo-nos, conforme nos foi ordenado. At que a Sagrada Umbanda foi inaugurada. Ento eu fui nomeado Guardio esquerda do Sagrado Omulu-y e ento pude assumir meu trono, meu grau e meus degraus. Novamente assumi a obrigao de conduzir meu antigo algoz, que hoje j est no em cima, feito meritoriamente alcanado, devido a todos os trabalhos e sacrifcios feitos em favor da Umbanda e do bem".

Hoje, aqui de meu trono no embaixo, comando a falange dos Exus Caveira e somente aps muitos e muitos anos eu pude ver minha face em um espelho e notei que ela igual de meu tutor querido o Grande Senhor Exu Tat Caveira, ao qual devo muito respeito e carinho. No confundam Exu Caveira, com Exu Tat Caveira, os trabalhos so semelhantes, mas os mistrios so diferentes.

Tat Caveira trabalha nos sete campos da f; Exu caveira trabalha nos mistrios da gerao na calunga, porque l que a vida se transforma, dando lugar gerao de outras vidas, mas no se esqueam que h sete mistrios dentro da gerao, principalmente a Lei Maior, que comanda todos os mistrios de qualquer Exu. Onde h infidelidade ou desrespeito para com a gerao da vida ou aos seus semelhantes, Exu Caveira atua, desvitalizando e conduzindo no caminho correto, para que no caiam nas presas doloridas e impiedosas do Grande Lcifer-Y, pois no desejo a ningum um dcimo do que passei. Se vossos atos forem bons e louvveis perante a gerao e ao Pai Maior, ento vitalizamos e damos forma a todos os desejos de qualquer um que queira usufruir dos benefcios dos meus mistrios. De qualquer maneira, o amor impera sim, o amor, e por que Exu no pode falar de amor? Ora se foi pelo amor que todo Exu foi salvo, ento o amor bom e o respeito a ele conserva-nos no caminho. Este o meu mistrio. Em qualquer lugar da calunga, pratique com amor e respeito a sua religio e oferea velas pretas, vermelhas e roxas, farofa de pinga com midos de boi. Acenda de um a sete charutos, sempre em nmeros mpares e aguardente. De acordo com o nmero de velas, acendem-se sete velas, assente sete copos e sete charutos, assim por diante. Agrupe sempre as velas da mesma cor juntas e forme um tringulo com o vrtice voltado para si, as velas roxas no vrtice, as pretas esquerda e as vermelhas direita, simbolizando a sua fidelidade e companheirismo para conosco, pois Exu Caveira abomina traio e infidelidade, como, por exemplo, o aborto, isto no tolerado por mim e todos os que praticam tal ato ento condenado a viver sob as hostes severas de meu mistrio. Pea o que quiser com f, e com f lhes trarei, pois todos os Exus Caveira so fiis aos seus mdiuns e queles que nos procuram.

A falange de Exus Caveira pertence falange do Grande Tat Caveira, que o pai de todos os Exus assentados esquerda do Divino Omulu, os demais, no posso citar falo apenas do meu mistrio, pois dele eu tenho conhecimento e licena para abrir o que acho necessrio e bsico para o vosso aprendizado, quanto ao mais, busquem com vossos Exus pessoais, que so grandes amigos de seus filhos e certamente sabero orientar com carinho sobre vossas dvidas. Um ltimo detalhe a ser revelado que todos os que tm Exu Caveira como Exu de trabalho ou protetor, porque em algum momento do passado, pecaram contra a criao ou gerao e ambos, protetores e protegido tem alguma correlao com estes atos errneos de vidas anteriores.

Tenham certeza, se seguirem corretamente as orientaes, com trabalho e disciplina, o mesmo que sucedeu com meu antigo e grande Sumo Sacerdote, suceder com vocs tambm, porque este o nosso desejo. Mais a mais, se um Exu de minha falange consegue vencer atravs de seu mdium ou protegido, ele automaticamente alcana o direito de sair do embaixo e galgar os degraus da evoluo em outras esferas. Que o Divino Pai maior possa lhes abenoar e que a Lei Maior e a Justia Divina lhes dem as bnos de dias melhores.

Tata Caveira, Pemba, Brasa, Carangola, Pago, Arranca Toco, Exu do Lodo e Pomba Gira Rainha do Cemitrio. Devido ao respeito mostrado por outros Exus ao Seu Caveira, durante a Gira, chamando-o de 'chefe' tenho opinio de que a falange bem maior somando o total de 49 Exus, isso no deve ter muita importncia no entendimento sobre o tema pois uma decodificao, creio, sempre prematura tendo em vista que o desenvolvimento espiritual e a Lei do Karma, so eternos, e isso tambm vale na esfera dos Exus... no campo da f s preciso acreditar.Exu Caveira, dizem alguns, um desdobramento do prprio Sr. Omolu que assume a forma de Exu Caveira para trabalhar mais ativamente nas Giras de Quimbanda. , digamos assim, o brao direito deste Orix. Tambm existe quem fale que os Senhores Joo Caveira, Tata Caveira, Exu Caveira e Exu Caveirinha so a mesma entidade desdobrando-se ou mesmo apresentando-se cada vez com um destes quatro nomes, coisa que acho difcil pois o trabalho nas Giras de Quimbanda tem mostrado por diversas vezes os quatro incorporados em um mesmo trabalho, com personalidades parecidas porm caractersticas prprias, individuais de cada um, tenho certeza que os 4 existem de fato como entidades distintas; porm talvez tenham mesmo se originado num desdobramento ocorrido num passado distante, anterior a prpria criao, no tenho dvidas de que Seu Caveirinha e Seu Joo Caveira pertencem a mesma falange, teoria esta que desmente as decodificaes anteriores baseadas nas falanges de divindades pags e descries do Grimorium Verum isso apesar de em muitas vezes o sincretismo indicar e descrever tambm, de fato, caractersticas prprias destes espritos. Pelo que foi dito pelo Seu Caveira ele encarnou na Terra, em forma humana, pela 1 vez h pouco mais de 30.000 anos: "Quando encarnei pela primeira vez na Terra, h mais de 30.000 anos, estava tudo desolado e tive que me alimentar de um leo que brotava do cho para sobreviver" disse ele explicando porque tem costume de beber azeite de dend. Em todas as suas encarnaes sofreu o como sofrem os seres humanos comuns para poder alcanar um grau maior de evoluo sei que por escolha prpria, apesar de gostar de riqueza nunca foi um nobre muito endinheirado ou teve alguma posio de grande destaque na sociedade, optando sempre por levar a vida simplesmente, sem apegar-se a luxos terrenos, sem fixar residncia num mesmo lugar durante toda a vida e praticando at um relativo isolamento. Um fato curioso que vem sendo amplamente divulgado pelos prprios Caveiras que uma vez encarnaram todos juntos, me parece que num total de 49 pessoas, no antigo Egito e fizeram parte de uma mesma seita aonde Seu Tata era o sacerdote, por praticarem o motesmo foram todos condenados a serem queimados vivos, fato este que acredito ter realmente acontecido; creio que a encarnao e reencarnao destas entidades na Terra, partindo desta e passando pelo Brasil colonial aonde encarnaram como senhores de engenho, fazendeiros, bares e feitores de escravos (o que explica o fato de terem por Lei de obedecer aos Pretos e Pretas Velhas para trabalhar no Terreiro) teve relao direta com o fato de hoje eles trabalharem na Lei de Umbanda atravs da Quimbanda. Exu Caveira, juntamente com Seu Tata Caveira, so responsveis diretos pela administrao do vcio na Terra, na maior parte vicio em drogas pesadas que alteram a percepo e causam dependncia fsica e ou

psquica, incluindo lcool e cigarros, eles podem tambm facilmente influir na sanidade corporal e psquica das pessoas tirando ou dando lucidez e ou sade fsica, claro que sempre de acordo com o merecimento, Karma, da pessoa que sofre sua influncia ou de sua falange. Exu no pode simplesmente fazer mal a um inocente por isso a importncia de se levar uma vida correta. O vcio usado como ferramenta de trabalho por Exu no dever de fazer cumprir o Karma, ou mesmo como provao. O livre arbtrio nos da o poder da deciso, podemos escolher formas mais brandas de cumprir nosso Karma e de cuidar de nossa evoluo e para isso podemos contar com a proteo de Exu contra estes perigos e armadilhas aonde ele o mestre. A falange dos Caveira mexe profundamente com o nosso conjunto dos processos psquicos conscientes e inconscientes devido ao grande medo da morte que trazemos, dentro da maioria de ns, enquantoencarnados. Por termos tambm impressos em nossa psique serem estas entidades responsveis diretos pelo desencarne, nada mais justo que lhes prestarmos o devido respeito evitando assim qualquer espcie de distrbio no campo que lhes pertence. Os Terreiros tradicionais, do incio do sculo passado, tm grande receio em invocar esta entidade e s o fazem quando a coisa fica pesada mesmo, quando acontece algo que eles no compreendem ou mesmo no sabem como lidar ai chamam Exu, j vi e ouvi at dizerem este poderoso Exu louco, intrigueiro e irresponsvel, coisa que a mim, com todo respeito, parece ridcula pois isso se deve ao nico fato destas tendas ignorarem uma boa Gira de Quimbanda por crenas de falsas morais que j no nos servem mais nos dias de hoje. Exu Caveira e sua falange tem em especial grande poder para favorecer a qualquer espcie de especulao ensinando todas as tticas e artimanhas da guerra, tendo em vista a vitria sobre os inimigos, encarregado de vigiar a entrada para cemitrios ou qualquer lugar aonde hajam pessoas enterradas, seu poder tal que muitas vezes incutem medo nos que o invocam. No existe trabalho ou despacho a ser realizado em um cemitrio sem a presena de Exu Caveira. Com todo este poder devemos mesmo ter muito cuidado ao tentar manipular estas energias pois em caso de erro, e errar humano, os prejudicados seremos ns mesmos. Seu Caveira apresenta-se na maioria das vezes como uma caveira, de altura respeitvel, vestida de preto e trazendo na mo alguma arma, sendo mais comuns: a foice, o tridente, a espada, o gldio, elmo e escudo, depende a ocasio ele pode aparecer com a cabea coberta, mostrando a caveira, ou no, pode-se identific-lo pelas mos que parecem grandes garras devido ao tamanho das unhas e dedos que assumem forma de garra pela aparente ausncia de tecido. Sua cor o preto mas no raro usa tambm velas, ponteiros e pemba vermelha e ou branca. Quando usa s pemba preta ou risca um caixo em seu ponto ele est trabalhando com magia negra, quando usa 9 velas pretas geralmente Vodu. sincretizado com a divindade pag conhecida, em snscrito, por Sergulath, e sua falange, pela ordem: Prculo, Haristum, Brulefer, Pentagnony, Aglassis, Sidragosam, Minoson e Bucon, perfazendo um total de nove, nmero este o preferido de Exu Caveira e por ele utilizado na magia. Tambm podemos encontrar outros sincretismos de Exu Caveira atravs dos cultos e pocas. Do sincretismo com a divindade pag que vem a estatueta 'demonaca' de Exu Caveira encontrada em casas de artigos religiosos, acredito que pode ele realmente assumir esta forma digamos assim 'horrenda' ou at mesmo mais assustadora para trabalhar nas esferas abissais ou no limbo (inferno).

Desde que se props, juntamente com outros Exus, a trabalhar em conjunto com a Umbanda, exatamente na poca de sua divulgao em 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, no incio do sculo passado, cada vez mais raro ver este Exu, incorporado fora de Terreiros que saraivem s 7 Linhas da Umbanda e 7 Linhas da Quimbanda equilibradamente e na pratica da caridade porm, mesmo que mais raramente, ele continua presente em atividade tambm em diversos cultos com maior destaque para a Santeira, o Vodu, as Macumbas, o Candombl e Batuques, cultos aonde tem sempre aparelhos disponveis para incorporao caso seja invocado. Deve-se alertar para o fato de existirem espritos mal

intencionados que tentam passar-se por Exu Caveira; por este ter onipresena e grande poder nas Trevas, estes zombeteiros usam seu nome na presena dos incautos prometendo cometer barbaridades em troca de alguns patacos e oferendas; no plano espiritual tambm existem vigaristas que procuram semelhantes na Terra, Exu Caveira est presente para colocar estes charlates em seus devidos lugares.Tenha certeza, Seu Caveira um Exu bastante antigo, amigo e companheiro. Quando de nosso merecimento mais do que irmo; mas deve-se cuidar para digamos assim 'no sair da linha' porque ele pode se tornar um verdadeiro tormento aos que com ele no souberem tratar, devemos lembrar de que ele o carrasco que nos visitar no segundo fatal

Pombas-Giras - Ciganas e Exs: Sete Saias- Caveira- Padilha e outros.

Para os filhos, que ela trata com absoluto respeito, amor e carinho, Sete Saias , Me! Acreditem! a mais doce das mes carnais, que qualquer filho poderia ter, se comparado a uma.

Conselheira, terapeuta, psicloga, amiga e me. Estas descries talvez consigam permear o todo, chamado Sete Saias. Os hbitos comuns de uma pomba-gira em terra, so ultrapassados por ela. O que se sente quando ela est no plano terreno paz! Uma segurana incomensurvel, uma doura debochada como a de uma menina mulher. Ela absolutamente fiel ao que cumpre, ao que acredita, e a tudo aquilo que busca na Terra. Fala o que precisa ser dito! objetiva nos conselhos que d e goza de uma paixo pela vida que nos ensina o quanto vale a pena viver como humanos, a cada encontro. Sete Saias no se faz maior ou menor, no rebaixa ningum, nem valoriza alm do que nos cabe. Ela verdadeira no que faz, no que sente e na forma como se relaciona com seus filhos e clientes. Para todos sempre a mesma. No h distino, partidarismo ou preconceito. mestra por natureza e humilde, sobretudo quando questionada e no tem resposta certa, vai buscar. Aluna incessante da faculdade da vida, um espelho para refletimos sobre nosso crescimento espiritual, sobre quem somos e o que estamos fazendo de nossas vidas. impossivel no se apaixonar por ela, porque no fundo, todos ns seres humanos buscamos a serenidade e a verdade nas nossas relaes interpessoais e isto ela esbanja. Perpicaz, audaciosa, e espontnia, ela ela, mesmo que isto desagrade s convenes. Seu olhar firme, energia que transborda alegria e amor, um contato que todos deveria fazer, pelo menos uma vez na vida. "Conhecer Sete Saias descobrir-se um pouco mais, afinal, seu trabalho este"

Sete Saias Esta uma das entidades mais conhecidas e queridas dentro da Umbanda e Povo do Oriente, a cigana Sete Saias. Muitos mdiuns e chefes de terreiros por falta de informao no costumam apresentar esta maravilhosa entidade com a sua verdadeira origem cigana, fazendo desta linda gira uma pomba-gira de encruzilhada. A Cigana Sete Saias considerada a Deusa do Amor pelo povo do oriente, e a ela que as moas recorrem quando desesperadas por falta de amor. A lenda conta que a Cigana Sete Saias foi apaixonada por

um moo no cigano o que seus pais no aceitavam... e proibida de viver este amor parou de comer at vir a falecer. Quando seu corpo estava sendo preparado para velar, sua me trouxe suas sete saias favoritas e colocou a seus ps para poder rodar e jogar cartas nos caminhos do astral superior. A moa chegando as astral, foi recebida por Santa Sara a qual a designou a proteger e ajudar todas as moas que choravam por seus amores proibidos e impossveis... a esta entidade poderosa que as mais serias mandingas de amor so realizadas... e h quem diga que o que a Cigana Sete Saias Une... Ningum separa.

"Viso de Neide Santos a qual trabalha ha 35 anos com a Sete Saias"

Doce poesia, num "reconhecimento" total de mim. Meu porto seguro, colo e fora, um paradoxo! Energia que me faz transmutar, vencer meus prprios limites, percorrer os espaos que eu mesma desconhecia em mim. O encontro com a "velha amiga", a sensao mais gostosa, ntima e plena que posso sentir, no que tange o Plano Espiritual. Ela a certeza de que a vida transpe espaos fsicos e do quanto sou apenas uma partcula da grande obra divina; mas , tambm, o espelho que reflete a mim mesma, o quanto sou nica, capaz e infinita. Doce limiar entre este e o mundo que no vejo; a resposta coerente para as tantas dvidas que soavam descontentes em mim. Minha metade que brinca de ser menina, que pisa nas poas dguas fazendo festa e o olhar certeiro de mulher guerreira que no hesita ao perceber o alvo. Traduo da espiritualidade que sou e busco, brilho de luz em noite sem luar; sopro do vento de Ians e a deliciosa meiguice do colo farto de Oxum, me de ns. Ela o gosto promissor da nova era, a chama da evoluo que acredito para os homens; um elo entre aquilo que fui, o que sou e todas as minhas aspiraes. Sagrada legenda da minha ideologia; coragem e bravura a luz dos meus dias. Sete Saias, a possibilidade! Um conjunto infinito de razes para se compreender a "nova espiritualidade". Ela a ponte entre todos os povos, raas e cores; a verdadeira face de todos os amores; o desafio certo para quem, como eu, exerce o ofcio de viver, alm dos rtulos, alm dos credos, alm dos mitos. "Sete Saias a percepo, a revelao, a sensibilidade e o entendimento. Um terno balano de barco a ninar um rebento; acalanto de sol, dourando a pele, reflexo do meu prprio rosto nas guas infinitas dos rios de minha Me Oxum" .

Punhal das Ciganas

Cigana Sete Saias

Punhal Cigano

"guia voa alto, mas com as asas cortadas no passa de uma galinha grande". (provrbio Cigano)

EX

Caveira Sou exu, assentado nas foras do Sagrado Omulu e sob sua irradiao divina trabalho. Fui aceito pelo Divino Trono Mehor-y e nomeado Exu a mais ou menos dois milnios, depois de minha ltima passagem pela terra, a qual fui um pecador miservel e desencarnei amarrado ao dio, buscando a vingana, dando vazo ao meu egosmo, vaidade e todos os demais vcios humanos que se possa imaginar.

Fui senhor de um povoado que habitava a beira do grande rio sagrado. Nossa aldeia cultuava a natureza e inocentemente fazia oferendas cruis de animais e fetos humanos. At que minha prpria mulher engravidou e o sumo sacerdote, decidiu que a semente que crescia no ventre de minha amada, devia ser sacrificada, para acalmar o deus da tempestade. Obviamente eu no permiti que tal infortnio se abatesse sobre minha futura famlia, at porque se tratava do meu primeiro filho. Mas todo o meu esforo foi em vo. Em uma noite tempestuosa, os homens da aldeia reunidos, invadiram minha tenda silenciosamente, roubaram minha mulher e a violentaram, provocando imediato aborto e com o feto fizeram a intil oferenda no poo dos sacrifcios. Meu peito se encheu de dio e eu nada fiz para cont-lo. Simplesmente e enquanto houve vida em mim, eu matei um por um dos algozes de minha esposa inclusive o tal sacerdote.

Passei a no crer mais em deuses, pois o sacrifcio foi intil. Tanto que meu povoado sumiu da face da terra, soterrado pela areia, tamanha foi fria da tempestade. De repente o que era rio virou areia e o que areia virou rio. Mas meu dio persistia. Em meus olhos havia sangue e tudo o que eu queria era sangue. Sem perceber estava sendo espiritualmente influenciado pelos homens que matei que se organizaram em uma trevosa falange a fim de me ver morto tambm. O sacerdote era o lder. Passei ento a ser vtima do dio que semeei.

Sem morada e sem rumo, mas com um tenebroso exrcito de homens odiosos, avanamos contra vrias aldeias e povoados, aniquilando vidas inocentes e temerosamente assombrando todo o Egito antigo. Assim invadimos terras e mais terras, manchamos as sagradas guas do Nilo de sangue, bebamos e nos entregvamos s depravaes com todas as mulheres que capturvamos. Foi uma aventura horrvel. Quanto mais dio eu tinha, mais eu queria ter. Se eu no podia ter minha mulher, ento que nenhum homem em parte alguma poderia ter. Entreguei-me a outros homens, mas ao mesmo tempo violentava bruscamente as mulheres. As crianas, lamentavelmente ns matvamos sem piedade. Nosso rastro era de dio e destruio completa. At que chegamos aos palcios de um majestoso fara, que tambm despertava muito dio em alguns dos mais interessados em destru-lo, pois os mesmos no concordavam com sua doutrina ou religio. Eis que ento fomos pagos para fazer o que tnhamos prazer em fazer, matar o fara.

Foi decretada ento a minha morte. Os fiis soldados do palcio, que eram muito numerosos, nos aniquilaram com a mesma impiedade que tnhamos para com os outros. Quem com ferro ferem, com ferro ser ferido. Isto coube na medida exata para conosco.

Parti para o inferno. Mas no falo do inferno ao quais os leitores esto acostumados a ouvir nas lendas das religies efmeras que pregam por a. O inferno a que me refiro o inferno da prpria conscincia. Este sim implacvel. Vendo meu corpo inerte, atingido pelo golpe de uma espada, e sangrando, no consegui compreender o que estava acontecendo. Mas o sangue jorrava-me fez recordar-me de todas as minhas atrocidades. Olhei todo o espao ao meu redor e tudo o que vi foram pessoas mortas. Tudo se transformou de repente. Todos os espaos eram preenchidos com corpos imundos e ftidos, caveiras e mais caveiras se aproximavam e se afastavam. Naquele xtase, cai derrotado. No sei quanto tempo fiquei ali, inerte e chorando, vendo todo aquele horror.

Tudo era sangue, um fogo terrvel ardia em mim e isso era ainda mais cruel. Minha conscincia se fechou em si mesma. O medo se apossou de mim, j no era mais eu, mas sim o peso de meus erros que me condenava. Nada eu podia fazer. As gargalhadas vinham de fora e atingiam meus sentidos bem l no fundo. O medo aumentava e eu chorava cada vez mais. L estava eu, absolutamente derrotado por mim mesmo, pelo meu dio cada vez mais sem sentido. Onde estava o amor com que eu constru meu povoado? Onde estavam meus companheiros? Minha querida esposa? Todos me abandonaram. Nada mais havia a no ser choro e ranger de dentes. Reduzi-me a um verme, jogado nas trevas de minha prpria conscincia e somente quem tem a outorga para entrar nesta escurido que pode avaliar o que estou dizendo, porque indescritvel. Recordar de tudo isto hoje j no me traz mais dor alguma, pois muito eu aprendi deste episdio triste de minha vida espiritual.

Por longos anos eu vaguei nesta imensido escura, pisoteado pelos meus inimigos, at o fim das minhas foras. J no havia mais suspiro, nem lgrimas, nem dio, nem amor, enfim nada que se pudesse sentir. Fui esgotado at a ltima gota de sangue, tornei-me um verme. E na minha condio de verme, eu consegui num ltimo arroubo de minha vil conscincia pedir socorro a algum que pudesse me ajudar. Eis que ento, depois de muito clamar, surgiu um algum que veio a tirar-me dali, mesmo assim arrastado. Recordo-me que estava atado a um cavalo enorme e negro e o cavaleiro que o montava assemelhava-se a um guerreiro, no menos cruel do que fui. Depois de longa jornada, fui alojado sobre uma pedra. Ali me alimentaram e cuidaram de mim com desvelo incompreensvel. Ser que ouviram meus apelos? Perguntava-me intimamente. Sim claro, seno ainda estaria l naquele inferno, respondia-me a mim mesmo. Cale-se e aproveite o alvitre que vosso pai vos concedeu.- Disse uma voz vinda no sei de onde. O que eu no compreendi foi como ele havia me ouvido, j que eu no disse palavra alguma, apenas pensei, mas ele ouviu. Calei-me por completo.

Por longos e longos anos fiquei naquela pedra, semelhante a um leito, at que meu corpo se refez e eu pude levantar-me novamente. Apresentou-se ento o meu salvador. Um nobre cavaleiro, armado at os dentes. Carregava um enorme tridente cravado de rubis flamejantes. Seu porte era enorme. Longa capa negra lhe cobria o dorso, mas eu no consegui ver seu rosto.

No tente me olhar imbecil, o dia que te veres, ver a mim, porque aqui todos so iguais. Disse o homem em tom severo. Meu corpo tremia e eu no conseguia conter, minha voz no saa e eu olhava baixo, resignando-me perante suas ordens.

- Fui ordenado a conduzir-lhe e tenho-te como escravo. Deves me obedecer se no quiser retornar quele antro de loucos que estavas. Siga minhas instrues com ateno e eu lhe darei trabalho e comida. Desobedea e sofrers o castigo merecido.

- Posso saber seu nome, nobre senhor? - Por enquanto no, no tempo certo eu revelarei, agora se cale, vamos ao nosso primeiro trabalho. - Esta bem. Segui o homem. Ele de cavalo e eu corramos a atrs dele, como um servial. Vagamos por aqueles lugares sujos e realizamos vrias tarefas juntos. Aprendi a manusear as armas, que me foram dadas depois de muito tempo. Aos poucos meu amor pela criao foi renascendo. As vrias lies que me foram passadas me faziam perceber a importncia daqueles trabalhos no astral inferior. Gradativamente fui galgando os degraus daquele mistrio com fidelidade e carinho. Ganhei a confiana de meu chefe e de seus superiores. Fui posto a prova e fui aprovado. Logo aprendi a volitar e plasmar as coisas que queria. Foram anos e anos de aprendizado. No sei contar o tempo da terra, mas asseguro que menos de cem anos no foram.

Foi ento que numa assemblia repleta de homens iguais ao meu chefe, eu fui oficialmente nomeado Exu. Nela eu me apresentei ao Senhor Omulu e ao divino trono de Mehor-y, assumindo as responsabilidades que todo Exu deve assumir se quiser ser Exu.

- Amor a Deus e s suas leis; - Amor criao do Pai e a todas as suas criaturas; - Fidelidade acima de tudo; - Compreenso e estudo, para julgar com a devida sabedoria; - Obedecer s regras do embaixo, assim como as do encima;

E algumas outras regras que no me foi permitido citar, dada a importncia que elas tm para todos os Exus. A princpio trabalhei na falange de meu chefe, por gratido e simpatia. Mas logo me surgiu a necessidade de ter minha prpria falange, visto que os escravos que capturei j eram em grande nmero. Por esta mesma poca, aquele antigo sacerdote do meu povoado, lembram-se? Pois , ele reencarnou em terras africanas e minha esposa deveria ser a esposa dele, para que a lei se cumprisse. Vendo o panorama do quadro que se formou, solicitei imediatamente uma audincia com o Divino Omulu e com O Senhor Ogum Meg e pedi que intercedessem para que eu pudesse ser o guardio de meu antigo algoz. Meu pedido foi atendido. Se eu fosse bem sucedido poderia ter a minha falange. Assim assumi a esquerda do sacerdote, que, na aldeia em que nasceu, foi preparado desde menino para ser o Babalorix, em substituio ao seu pai de sangue. A filha do babalawo era minha ex-esposa e estava prometida ao seu antigo algoz. Assim se desenvolveu a trama que ps fim s nossas diferenas. Minha exmulher deu a luz a vinte e quatro filhos e todos eles foram criados com o devido cuidado. Muito trabalho eu tive naquela aldeia. At que as invases e as capturas e o comrcio de negros para o ocidente se fizeram. Os trabalhos redobraram, pois tnhamos que conter toda a revolta e dio que emanava dos escravos africanos, presos aos pores dos navios negreiros.

Mas meu protegido j estava velho e foi poupado, porm seus filhos no, todos foram escravizados. Mas era a lei e ela deveria ser cumprida.

Depois de muito tempo uma ordem veio do encima: Todos os guardies devem se preparar, novos assentamentos ser necessrio, uma nova religio iria nascer o que para ns era em breve, pois no sei se perceberam, mas o tempo espiritual diferente do tempo material. Preparamo-nos, conforme nos foi ordenado. At que a Sagrada Umbanda foi inaugurada. Ento eu fui nomeado Guardio esquerda do Sagrado Omulu-y e ento pude assumir meu trono, meu grau e meus degraus. Novamente assumi a obrigao de conduzir meu antigo algoz, que hoje j est no em cima, feito meritoriamente alcanado, devido a todos os trabalhos e sacrifcios feitos em favor da Umbanda e do bem".

Hoje, aqui de meu trono no embaixo, comando a falange dos Exus Caveira e somente aps muitos e muitos anos eu pude ver minha face em um espelho e notei que ela igual de meu tutor querido o Grande Senhor Exu Tat Caveira, ao qual devo muito respeito e carinho. No confundam Exu Caveira, com Exu Tat Caveira, os trabalhos so semelhantes, mas os mistrios so diferentes.

Tat Caveira trabalha nos sete campos da f; Exu caveira trabalha nos mistrios da gerao na calunga, porque l que a vida se transforma, dando lugar gerao de outras vidas, mas no se esqueam que h sete mistrios dentro da gerao, principalmente a Lei Maior, que comanda todos os mistrios de qualquer Exu. Onde h infidelidade ou desrespeito para com a gerao da vida ou aos seus semelhantes,

Exu Caveira atua, desvitalizando e conduzindo no caminho correto, para que no caiam nas presas doloridas e impiedosas do Grande Lcifer-Y, pois no desejo a ningum um dcimo do que passei. Se vossos atos forem bons e louvveis perante a gerao e ao Pai Maior, ento vitalizamos e damos forma a todos os desejos de qualquer um que queira usufruir dos benefcios dos meus mistrios. De qualquer maneira, o amor impera sim, o amor, e por que Exu no pode falar de amor? Ora se foi pelo amor que todo Exu foi salvo, ento o amor bom e o respeito a ele conserva-nos no caminho. Este o meu mistrio. Em qualquer lugar da calunga, pratique com amor e respeito a sua religio e oferea velas pretas, vermelhas e roxas, farofa de pinga com midos de boi. Acenda de um a sete charutos, sempre em nmeros mpares e aguardente. De acordo com o nmero de velas, acendem-se sete velas, assente sete copos e sete charutos, assim por diante. Agrupe sempre as velas da mesma cor juntas e forme um tringulo com o vrtice voltado para si, as velas roxas no vrtice, as pretas esquerda e as vermelhas direita, simbolizando a sua fidelidade e companheirismo para conosco, pois Exu Caveira abomina traio e infidelidade, como, por exemplo, o aborto, isto no tolerado por mim e todos os que praticam tal ato ento condenado a viver sob as hostes severas de meu mistrio. Pea o que quiser com f, e com f lhes trarei, pois todos os Exus Caveira so fiis aos seus mdiuns e queles que nos procuram.

A falange de Exus Caveira pertence falange do Grande Tat Caveira, que o pai de todos os Exus assentados esquerda do Divino Omulu, os demais, no posso citar falo apenas do meu mistrio, pois dele eu tenho conhecimento e licena para abrir o que acho necessrio e bsico para o vosso aprendizado, quanto ao mais, busquem com vossos Exus pessoais, que so grandes amigos de seus filhos e certamente sabero orientar com carinho sobre vossas dvidas. Um ltimo detalhe a ser revelado que todos os que tm Exu Caveira como Exu de trabalho ou protetor, porque em algum momento do passado, pecaram contra a criao ou gerao e ambos, protetores e protegido tem alguma correlao com estes atos errneos de vidas anteriores.

Tenham certeza, se seguirem corretamente as orientaes, com trabalho e disciplina, o mesmo que sucedeu com meu antigo e grande Sumo Sacerdote, suceder com vocs tambm, porque este o nosso desejo. Mais a mais, se um Exu de minha falange consegue vencer atravs de seu mdium ou protegido, ele automaticamente alcana o direito de sair do embaixo e galgar os degraus da evoluo em outras esferas.

Que o Divino Pai maior possa lhes abenoar e que a Lei Maior e a Justia Divina lhes dem as bnos de dias melhores.

Com carinho Exu Caveira.

Rosa Caveira

Esta entidade que acompanha o Exu Caveira, trabalha na linha dos cemitrios e por l tem muito prestigio! quando algum quiser ofertar esta pomba-gira, no esquea do marafo do Seu Caveira, pois caso contrrio ele no ir deixar ela te receber. Recebe suas oferendas nos portes ou no segundo cruzeiro do cemitrio. Suas velas so pretas e brancas e sua oferenda leva bolinhos de carne moda crua, com pimenta , sal e dend. Adora rosas e perfumes e trabalha para o que voc quiser! Cuidado para no fazer o mal a ningum, pois ele sempre voltar a voc! Entregue seus problemas a Rosa Caveira, pois saber como resolv-los sem atrapalhar ningum!

Ex Caveira O que sei sobre o Seu Caveira fruto do que ele mesmo ensinou e falou, coisa simples pois ele tambm no acredita ser necessria uma decodificao da Quimbanda, preciso sim crer, ter f. Exu Caveira uma entidade nomeada por Oxal, quando da criao da vida humana na Terra, para cuidar do desencarne. uma entidade incriada como todos os espritos, porm sua conscincia anterior a criao da Terra derivada das guas Ancestrais, do Verbo Divino; Ele uma espcie de 'carrasco chefe' no plano terreno e policial no plano astral do campo da escurido, da esquerda; responsvel por ceifar a vida terrena, do indivduo, no momento certo, entre outras tarefas, para as quais imprescindvel ajuda de toda sua falange que dizem eles ser formada pelos Exus:

Tata Caveira, Pemba, Brasa, Carangola, Pago, Arranca Toco, Exu do Lodo e Pomba Gira Rainha do Cemitrio. Devido ao respeito mostrado por outros Exus ao Seu Caveira, durante a Gira, chamando-o de 'chefe' tenho opinio de que a falange bem maior somando o total de 49 Exus, isso no deve ter muita importncia no entendimento sobre o tema pois uma decodificao, creio, sempre prematura tendo em vista que o desenvolvimento espiritual e a Lei do Karma, so eternos, e isso tambm vale na esfera dos Exus... no campo da f s preciso acreditar.Exu Caveira, dizem alguns, um desdobramento do prprio Sr. Omolu que assume a forma de Exu Caveira para trabalhar mais ativamente nas Giras de Quimbanda. , digamos assim, o brao direito deste Orix. Tambm existe quem fale que os Senhores Joo Caveira, Tata Caveira, Exu Caveira e Exu Caveirinha so a mesma entidade desdobrando-se ou mesmo apresentando-se cada vez com um destes quatro nomes, coisa que acho difcil pois o trabalho nas Giras de Quimbanda tem mostrado por diversas vezes os quatro incorporados em um mesmo trabalho, com personalidades parecidas porm caractersticas prprias, individuais de cada um, tenho certeza que os 4 existem de fato como entidades distintas; porm talvez tenham mesmo se originado num desdobramento ocorrido num passado distante, anterior a prpria criao, no tenho dvidas de que Seu Caveirinha e Seu Joo Caveira pertencem a mesma falange, teoria esta que desmente as decodificaes anteriores baseadas nas falanges de divindades pags e descries do Grimorium Verum isso apesar de em muitas vezes o sincretismo indicar e descrever tambm, de fato, caractersticas prprias destes espritos. Pelo que foi dito pelo Seu Caveira ele encarnou na Terra, em forma humana, pela 1 vez h pouco mais de 30.000 anos: "Quando encarnei pela primeira vez na Terra, h mais de 30.000 anos, estava tudo desolado e tive que me alimentar de um leo que brotava do cho para sobreviver" disse ele explicando porque tem costume de beber azeite de dend. Em todas as suas encarnaes sofreu o como sofrem os seres humanos comuns para poder alcanar um grau maior de evoluo sei que por escolha prpria, apesar de gostar de riqueza nunca foi um nobre muito endinheirado ou teve alguma posio de grande destaque na sociedade, optando sempre por levar a vida simplesmente, sem apegar-se a luxos terrenos, sem fixar residncia num mesmo lugar durante toda a vida e praticando at um relativo isolamento. Um fato curioso que vem sendo amplamente divulgado pelos prprios Caveiras que uma vez encarnaram todos juntos, me parece que num total de 49 pessoas, no antigo Egito e fizeram parte de uma mesma seita aonde Seu Tata era o sacerdote, por praticarem o motesmo foram todos condenados a serem queimados vivos, fato este que acredito ter realmente acontecido; creio que a encarnao e reencarnao destas entidades na Terra, partindo desta e passando pelo Brasil colonial aonde encarnaram como senhores de engenho, fazendeiros, bares e feitores de escravos (o que explica o fato de terem por Lei de obedecer aos Pretos e Pretas Velhas para trabalhar no Terreiro) teve relao direta com o fato de hoje eles trabalharem na Lei de Umbanda atravs da Quimbanda. Exu Caveira, juntamente com Seu Tata Caveira, so responsveis diretos pela administrao do vcio na Terra, na maior parte vicio em drogas pesadas que alteram a percepo e causam dependncia fsica e ou psquica, incluindo lcool e cigarros, eles podem tambm facilmente influir na sanidade corporal e psquica das pessoas tirando ou dando lucidez e ou sade fsica, claro que sempre de acordo com o merecimento, Karma, da pessoa que sofre sua influncia ou de sua falange. Exu no pode simplesmente fazer mal a um inocente por isso a importncia de se levar uma vida correta. O vcio usado como ferramenta de trabalho por Exu no dever de fazer cumprir o Karma, ou mesmo como provao. O livre arbtrio nos da o poder da deciso, podemos escolher formas mais brandas de cumprir nosso Karma e de cuidar de nossa evoluo e para isso podemos contar com a proteo de Exu contra estes perigos e armadilhas aonde ele o mestre.

A falange dos Caveira mexe profundamente com o nosso conjunto dos processos psquicos conscientes e inconscientes devido ao grande medo da morte que trazemos, dentro da maioria de ns, enquantoencarnados. Por termos tambm impressos em nossa psique serem estas entidades responsveis diretos pelo desencarne, nada mais justo que lhes prestarmos o devido respeito evitando assim qualquer espcie de distrbio no campo que lhes pertence. Os Terreiros tradicionais, do incio do sculo passado, tm grande receio em invocar esta entidade e s o fazem quando a coisa fica pesada mesmo, quando acontece algo que eles no compreendem ou mesmo no sabem como lidar ai chamam Exu, j vi e ouvi at dizerem este poderoso Exu louco, intrigueiro e irresponsvel, coisa que a mim, com todo respeito, parece ridcula pois isso se deve ao nico fato destas tendas ignorarem uma boa Gira de Quimbanda por crenas de falsas morais que j no nos servem mais nos dias de hoje. Exu Caveira e sua falange tem em especial grande poder para favorecer a qualquer espcie de especulao ensinando todas as tticas e artimanhas da guerra, tendo em vista a vitria sobre os inimigos, encarregado de vigiar a entrada para cemitrios ou qualquer lugar aonde hajam pessoas enterradas, seu poder tal que muitas vezes incutem medo nos que o invocam. No existe trabalho ou despacho a ser realizado em um cemitrio sem a presena de Exu Caveira. Com todo este poder devemos mesmo ter muito cuidado ao tentar manipular estas energias pois em caso de erro, e errar humano, os prejudicados seremos ns mesmos. Seu Caveira apresenta-se na maioria das vezes como uma caveira, de altura respeitvel, vestida de preto e trazendo na mo alguma arma, sendo mais comuns: a foice, o tridente, a espada, o gldio, elmo e escudo, depende a ocasio ele pode aparecer com a cabea coberta, mostrando a caveira, ou no, pode-se identific-lo pelas mos que parecem grandes garras devido ao tamanho das unhas e dedos que assumem forma de garra pela aparente ausncia de tecido. Sua cor o preto mas no raro usa tambm velas, ponteiros e pemba vermelha e ou branca. Quando usa s pemba preta ou risca um caixo em seu ponto ele est trabalhando com magia negra, quando usa 9 velas pretas geralmente Vodu. sincretizado com a divindade pag conhecida, em snscrito, por Sergulath, e sua falange, pela ordem: Prculo, Haristum, Brulefer, Pentagnony, Aglassis, Sidragosam, Minoson e Bucon, perfazendo um total de nove, nmero este o preferido de Exu Caveira e por ele utilizado na magia. Tambm podemos encontrar outros sincretismos de Exu Caveira atravs dos cultos e pocas. Do sincretismo com a divindade pag que vem a estatueta 'demonaca' de Exu Caveira encontrada em casas de artigos religiosos, acredito que pode ele realmente assumir esta forma digamos assim 'horrenda' ou at mesmo mais assustadora para trabalhar nas esferas abissais ou no limbo (inferno). Desde que se props, juntamente com outros Exus, a trabalhar em conjunto com a Umbanda, exatamente na poca de sua divulgao em 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, no incio do sculo passado, cada vez mais raro ver este Exu, incorporado fora de Terreiros que saraivem s 7 Linhas da Umbanda e 7 Linhas da Quimbanda equilibradamente e na pratica da caridade porm, mesmo que mais raramente, ele continua presente em atividade tambm em diversos cultos com maior destaque para a Santeira, o Vodu, as Macumbas, o Candombl e Batuques, cultos aonde tem sempre aparelhos disponveis para incorporao caso seja invocado.

Deve-se alertar para o fato de existirem espritos mal

intencionados que tentam passar-se por Exu Caveira; por este ter onipresena e grande poder nas Trevas, estes zombeteiros usam seu nome na presena dos incautos prometendo cometer barbaridades em troca de alguns patacos e oferendas; no plano espiritual tambm existem vigaristas que procuram semelhantes na Terra, Exu Caveira est presente para colocar estes charlates em seus devidos lugares.Tenha certeza, Seu Caveira um Exu bastante antigo, amigo e companheiro. Quando de nosso merecimento mais do que irmo; mas deve-se cuidar para digamos assim 'no sair da linha' porque ele pode se tornar um verdadeiro tormento aos que com ele no souberem tratar, devemos lembrar de que ele o carrasco que nos visitar no segundo fatal.

O poderoso Exu Caveira, O Rei das Catacumbas do Inferno, sempre merecedor de grande respeito por parte daqueles que o invocam.

Exu Caveira Exu Caveira, foi nomeado por Deus (Jesus), quando da criao humana na Terra, para cuidar do desencarne. Da mesma forma que todo esprito, inclusive o meu, o seu, uma criao, uma recriao, sempre existiu; entretanto sua conscincia mais antiga que a da maioria dos habitantes desta esfera,anterior a criao da Terra. Seu Caveira habitava as guas Ancestrais, das quais Deus criou tudo o que vemos e parte do que no vemos. Para melhor entendimento fao analogia: Exu Caveira como um carrasco na Terra um policial de alta patente no plano Astral. Um Exu lavrador do campo da escurido, da esquerda; responsvel por ceifar a vida terrena, do individuo, no momento certo. Mas no tenha medo, isso porque ele tambm cuida da vida; ningum faz hora extra na terra mas o

desencarne prematuro existe. Exu entra a, cuidando dos seus protegidos para que no faam uso indevido de seu livre arbtrio de forma a abreviar sua existncia. Caveira, teve encarnaes como: Caador, Paj, Bruxo, Adivinho, Mago, Profeta, Sacerdote, Padre Inquisidor, Xam, Monge, Senhor de Engenho, Navegador e Jesuta e outros. "Exu Caveira, juntamente com seu Tata Caveira responsvel pela administrao dos vcios, como objeto de pena Krmica. O vcio usado como ferramenta de trabalho por Exu, no dever de fazer cumprir o Karma, ou como Provao ORIXS, EXS GUARDIES

ORIXS - EXUS GUARDIES

ORIXAL EXU - Sr. DAS 7 ENCRUZILHADAS.

OGUM EXU - Sr. TRANCA-RUAS

OXSSI EXU - Sr. MARAB

XANG EXU - Sr. GIRA MUNDO

Yorim EXU - Sr. PINGA-FOGO

YORI EXU - Sr. TIRIRI

Srs Exus e suas falanges

Sr. Sete Encruzilhadas:

Exu de serventia de Oxal, trabalha nos entrecruzamentos vibracionais rompendo barreiras de toda e qualquer ordem, abrindo caminhos fechados no mbito material ou astral, corta demandas, aes contundentes sobre o corpo astral ou de atuao espirtica "mandada", na atuao de vrios negativos e descargas em especial aos Filhos de Oxal.

Quadro da Vibrao espiritual de linha de Oxal

Caboclo Urubato da Guia - representa a Vibrao Espiritual - Exu Sete Encruzilhadas

Caboclo Guaracy - intermedirio para Ogum - Exu Sete Poeira

Caboclo Guarany - intermedirio para Oxssi - Exu Sete Capas

Caboclo Aymor - intermedirio para Xang - Exu Sete Chaves

Caboclo Tupy - intermedirio para Yorim - Exu Sete Cruzes

Caboclo Ubiratan - intermedirio para Yori - Exu Sete Pembas

Caboclo Ubirajara - intermedirio para Yemanj - Exu Sete Ventanias

Sr. Tranca Ruas:

Exu de serventia de Ogum - no corte de negativos e desmancho ou neutralizao de trabalhos de baixa magia trabalha tambm fechando o caminho das almas insubmissas que no querem ou no conseguem enxergar a luz. Sua falange tambm atua em abrir caminhos fechados, cortam correntes de intrigas, dios, vinganas, liberam cargas negativas de casos afetivos conturbados, e realizam descargas gerais ou desimpregnao com os filhos de Ogum

Caboclo Ogum de Lei - representa a Vibrao Espiritual - Exu Tranca Ruas

Caboclo Ogum Rompe Mato - intermedirio para Oxossi - Exu Veludo

Caboclo Ogum Beira Mar - intermedirio para Xang - Exu Tira-Toco

Caboclo Ogum de Male - intermedirio para Yorim - Exu Porteira

Caboclo Ogum Meg - intermedirio para Yori - Exu Limpa-Tudo

Caboclo Ogum Yara - intermedirio para Yemanj - Exu Tranca-Gira

Caboclo Ogum Matinata - intermedirio para Orixal - Exu Tira Teima

Sr. Marab:

Exu de serventia de Oxossi - tem sua legio trabalhando no corte de trabalhos de magia negra. Sua poderosa legio tambm atua no corte de trabalhos ou correntes negativas em pessoas que sintam-se atingidas por espritos perturbadores - Kiumbas, promovem descargas em pessoas atingidas por despeitos com repercusso no emocional (queda de posio financeira, desemprego etc.), cortam demandas de sade fsica e mental e descarga nos filhos de Oxossi.

Caboclo Arranca Toco - representa a Vibrao Espiritual - Exu Marab

Caboclo Cobra Coral - intermedirio para Xang - Exu Capa Preta

Caboclo Tupynamb - intermedirio para Yorim - Exu Lonan

Caboclo Jurema - intermedirio para Yori - Exu Bauru

Caboclo Pena Branca - intermedirio para Yemanj - Exu das Matas

Caboclo Arruda - intermedirio para Orixal - Exu Campina

Caboclo Araribia - intermedirio para Ogum - Exu Pemba

Sr. Gira-mundo:

Exu de serventia de Xang, trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situao tormentosa, de correntes de atrito de ordem astral percebendo-se males cardacos; desenrola (dentro da linha justa) casos arrastados na justia tendo trabalhos de magia interferindo no andamento e descarga e desimpregnao nos filhos de Xang.

Caboclo Xang Ka - representa a Vibrao Espiritual - Exu Gira-Mundo

Caboclo Pedra Preta - intermedirio para Yorim - Exu Meia-Noite

Caboclo 7 Cachoeiras - intermedirio para Yori - Exu Quebra Pedra

Caboclo 7 Pedreiras - intermedirio para Yemanj - Exu Ventania

Caboclo Pedra Branca - intermedirio para Orixal - Exu Mangueira

Caboclo 7 Montanhas - intermedirio para Ogum - Exu Corcunda

Caboclo Agod - intermedirio para Oxossi - Exu das Pedreiras

Sr. PINGA FOGO:

Exu de serventia de Yorim (Pretos-Velhos "o primado da Magia"). Este chefe de Legio tem sua caracterstica no trabalho que realiza no corte de bozs - trabalhos de magia negra na calunga(cemitrio, casa grande, reino do p etc.). Tambm atua no corte de correntes vindas de almas penadas, aflitas, desesperadas. Corta tudo que for relacionado que se usa menga, ej (sangue) de sacrifcios de animais, bonecos, agulhas, dedal, alfinete, enfim, tudo que se relaciona com o Reino do Bruxedo. So conhecidos como Exus das Almas, to decantados, mal interpretados e mistificados. Um exemplo de atuao dos exus das almas exatamente no cemitrio pois l entra quem j no pode sair e muitas vezes no queria estar l (tambm acontece de no saber do que acontece mas a um outro caso) ento se renegam e tentam "tumultuar"; outro sim, seres e larvas astrais que desejam mais do que nunca reformarem seus corpos astrais necessitam de carbono e onde h muito carbono? Isso, l na calunga, com sangue, vsceras e tudo o que pode ser usado por eles para se "alimentarem". Tambm esto, os exus das almas, onde h cruzeiros, profuso de sangue (abatedouros) e em portais de comunicao com outros mundos.

Pai Guin - representa a Vibrao Espiritual - Exu Pinga-Fogo

Pai Congo D'Aruanda - intermedirio para Yori - Exu do Lodo

Pai Arruda - intermedirio para Yemanj - Exu Brasa

Pai Tom - intermedirio para Orixal - Exu Come-Fogo

Pai Benedito - intermedirio para Ogum - Exu Aleb

Pai Joaquim - intermedirio para Oxossi - Exu Bar

Vov Maria Conga - intermedirio para Xangi - Exu Caveira

Sr. Tiriri: Estes exus de serventia das Crianas trabalham cortando correntes passionais, de falsidade, traies e vencem demandas que alteram a paz interior; desmancham trabalhos onde se usa animais sacrificados e combatem os kiumbas que queiram se passar por Exu Mirim, fato muito NORMAL em algumas casas de "santo". Seu corpo astral os permite se infiltrar por onde muitos no conseguem, muito respeitados em face de sua aparncia pois realizam verdadeiros "milagres" quando invocados, eu escrevi invocados - COITADOS DAQUELES QUE EVOCAM EXU!

Tupanzinho - representa a Vibrao Espiritual - Exu Tiriri

Yariri - intermedirio para Yemanj - Exu Mirim

Ori - intermedirio para Orixal - Exu Toquinho

Yari - intermedirio para Ogum - Exu Ganga

Damio - intermedirio para Oxossi - Exu Manguinho

Doum - intermedirio para Xang - Exu Lalu

Cosme - intermedirio para Yorim - Exu Veludinho

Sra. Pomba Gira: Se voc, estimado irmo, que est lendo estas despretensiosas linhas, fruto de pesquisa e esforo, convive ou j viu ou at mesmo ouviu falar em mulheres promscuas que se esbaldam quando seus companheiros (se casadas) saem pra trabalhar ou aquelas mooilas que no podem ver um "caludo" que voam pra cima e colocam a culpa na "Pomba-Gira que est querendo sua frente", podem acreditar...no nada disso! Pasmem! Isso fruto duma mente doente que no tem onde se calar ou sem-vergonhice mesmo! Em primeiro lugar, as entidades espirticas que tomam esse nome (no sendo os pobres kiumbas) no so a Mulher de seis homens e sim a NICA mulher dentre os seis. Seus servios abrangem muitas reas e dentre as quais se destacam o frenamento de ncubos e scubus (vampiros machos e fmeas que se alimentam de baixas paixes) e cuidado voc irmo, que depois de uma exaustiva jornada de trabalho, d uma passadinha naquela "Casa de Massagem" pra tomar sua cervejinha e relaxar, deixando a pobre de sua mulher em casa cuidando de seus filhos ou de sua roupa; atente para o cuidado daquela "passadinha" no prostbulo...Esta Senhora tem um "cuidado especial" pra voc no outro lado. Cortam magias de amarraes, trabalhos para desmanchar casamentos e descarga nos filhos de Yemanj.

Cabocla Yara - representa a Vibrao Espiritual - Exu Pomba-Gira

Cabocla Estrela do Mar - intermedirio para Orixal - Exu Carangola

Cabocla do Mar - intermedirio para Ogum - Exu M-Cangira

Cabocla Inday - intermedirio para Oxossi - Exu Nangu

Cabocla Iansan - intermedirio para Xang - Exu Mar

Cabocla Nan Burukum - intermedirio para Yorim - Exu Gerer

Cabocla Oxum - intermedirio para Yori - Exu do Mar

material retirado da internet & Material retirado do livro: CULTURA UMBANDSTICA - Braso de Freitas / Roger T. Soares / William C. Oliveira.-Ed. cone - 1994.

Os Exus Os Exus esto tambm, divididos em hierarquias.

Onde temos Exus muito ligados aos Orixs Menores at aqueles Exus ligados aos trabalhos mais prximos s trevas.

Os exus dividem-se hierarquicamente, em trs planos ou trs ciclos e em sete graus. A diviso est formada "de cima para baixo":

- TERCEIRO CICLO Contm o Stimo, Sexto e Quinto graus.

Neste Ciclo, encontramos os:

Exus Coroados: so aqueles que tem grande evoluo, j esto nas funes de mando. So os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legies da Umbanda. Poucos so aqueles que se manifestam em algum mdium. Apenas alguns mdiuns, bem preparados, com enorme misso aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardio pessoal.

So os guardies chefes de terreiro.

No mais reencarnam, j esgotaram h tempos os seus karmas. Stimo Grau - Esto os Exus Chefe de Legio e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Stimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legio Sexto Grau - Esto os Exus Chefes de Falange. So Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legio, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange.

Quinto Grau - Esto os Exus Chefes de Sub-Falange. So Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, so 343 Exus Chefes de Sub-Falange.

SEGUNDO CICLO Contm o Quarto Grau. Exus Cruzados ou Batizados: so subordinados dos Exus Coroados. J tem a noo do bem e do mal. So os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Tambm, tem funes de sub-chefes. Fazem parte da segurana de um terreiro. O campo de atuao destes exus est nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Esto ainda nos ciclos de reencarnaes. Quarto Grau - Esto os Exus Chefes de Agrupamento. So Sete Exus Chefes de Agrupamento e esto subordinado a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, so 2401 Exus Chefes de Agrupamento.

PRIMEIRO CICLO Contm o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.

Temos dois tipos de Exus neste ciclo : Exus Espadados - So subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuao encontra-se entre as sombras e as trevas.

Exus Pagos - So subordinados aos exus de nvel acima. So aqueles que no tem distino exata entre o bem e o mal. So conhecidos, tambm como "rabos-de-encruza". Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. No so confiveis, por isso. So comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, so castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada. So exkiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus. O campo de atuao dos Exus Pagos, so as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizaes das trevas. So muito usados pelos Exus dos nveis acima, devido esta facilidade de penetrao nas trevas. Terceiro Grau - Esto os Exus Chefes de Coluna. So Sete Exus Chefes de Coluna e esto subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, so 16807 Exus Chefes de Coluna. Segundo Grau - Esto os Exus Chefes de Sub-Coluna. So Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e esto subordinados a cada Exu Chefe de

Coluna, portanto, so 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna. Primeiro Grau - Esto os Exus Integrantes de SubColunas e so milhares de espritos nesta funo. Autor: http://umbanda.cbj.net

PALAVRAS DA NOSSA SACERDOTISA MARIA CRISTINA Est na hora de pensar na nossa querida Umbanda no como uma forma de adivinhao! Muitos vm para a nossa religio a fim de perguntar as nossas Entidades o que ir acontecer com eles, se vo vender a casa, se vo ganhar mais dinheiro, se fulano est traindo ciclano, enfim, se esquecem da Lei do Livre arbtrio.

Esquecem-se de observar as suas atitudes no nosso Planeta Terra.

Esquecem-se de se livrar do egosmo, da luxria, das palavras mal ditas, de fazer a caridade com o prximo, de dosar a lngua falando mal dos outros e de auto observar-se para atingir o crescimento crmico dessa jornada.

s vezes, me pergunto se quando vo missa de domingo, ao batizado de uma criana ou a um culto evanglico, se l, querem que o padre, o pastor adivinhem a sua vida assim como as Entidades de Umbanda.

Por que exigem tanto de nossa religio?

E ainda falam: eu no gostei daquele Guia porque ele no adivinhou um nadinha de minha vida!

Seria muito fcil se tivssemos algum para nos dizer dos nossos futuros acontecimentos, no teramos que nos observar e tentar o crescimento espiritual estaria tudo mastigadinho!

Caros leitores, est na hora de pensar na nossa religio de outra forma!

Est na hora de assistirmos a um Culto nos concentrando durante o ritual para que possamos receber aquilo que estamos querendo, claro, de acordo com o nosso merecimento.

Est na hora de assistirmos a um Culto, pedindo perdo ao nosso Pai Maior pelos nossos atos cruis e pedilhe que nos aperfeioe e nos ajude nessa caminhada.

Povo de Umbanda, vamos ver a nossa Centenria religio de outro jeito!

A Umbanda linda porque verstil, dinmica, atual.

Ela linda pela sua variedade de Culto.

Ela linda porque ela Umbanda!

Foi uma Rainha no seu tempo na terra.

Diz a histria ter sido ela uma linda cortes que amarrou o corao de um Rei Francs que a tornou Rainha. Passou-se alguns anos e o Rei veio a falecer. A rainha passou a tomar conta sozinha do seu reino o que deixou alguns membros da corte indignados porque ela no teve filhos para deixar o trono como herana e tampouco parentes sangue azul para substitu-la aps a sua morte. Devido a tenacidade da rainha o seu trono comeou a ser cobiado por outros reinos o que trouxe muita preocupao para a poltica da corte, ento o conselheiro real convenceu a Rainha a casar-se novamente com um homem cujo o reino fosse ainda maior que o seu para juntos vencerem as batalhas e trazer ao reinado a paz e a tranqilidade que j no tinham mais. Um dia surgiu no castelo um homem que se dizia seduzido pela beleza da rainha e dono de um reinado incalculvel no oriente e a pediu em casamento, a rainha preocupada com destino da sua corte e pela proteo de seu trono, aceitou a oferta de imediato e logo em seguida casaram-se. No demorou muito a querida rainha foi envenenada pelo seu atual marido que logo aps se titulou o Rei e comeou a governar a corte da pior maneira possvel. A saudosa rainha aps o seu desencarne chegou ao mundo astral muito perdida e logo comeou a habitar o limbo devido a faltas graves que na terra havia cometido. Depois de algum tempo na trincheira das trevas do astral a Rainha foi encontrada pelo seu antigo Rei que no astral era conhecido como Senhor das encruzilhadas, este senhor passou a cuida-la e incentiva-la a trabalhar do seu lado para as pessoas que ainda viviam no plano material aliviando suas dores e guerreando com inimigos astrais...

O feito deste casal no astral tornou-se to conhecido e respeitado que o Exu Belo nomeou o Senhor das encruzilhadas como Rei das Sete encruzilhadas e prontamente o Rei nomeou a sua Rainha. Juntos eles passaram a reinar os caminhos das trevas e da luz e sob o seus comandos milhares de entidades subordinadas que fizeram do Reino das sete encruzilhadas o maior reino do astral mdio superior. Passou-se muitos anos e o Rei que havia envenado a rainha veio a morrer durante uma batalha, e este foi resgatado pelos soldados da Rainha das sete encruzilhadas e o mesmo foi levado at ela. O homem ainda atnico sem entender ainda o que estava acontecendo com ele, se viu diante daquela poderosa mulher a qual foi obrigado a curvar-se e a servi-la para o resto da sua eternidade como castigo por ter-la envenenado. E hoje atravs das suas histrias que compreendemos que o povo de Exu no so entidades perdidas do baixo astral e sim entidades respeitadas e de muita importncia no mundo astral superior e inferior. A Pomba-Gira Rainha das Sete Encruzilhadas adora a cor Maravilha, Vermelho, Preto e Dourado trazendo na mo um cedro de ouro. Suas oferendas so sempre as mais caras, pois ela muito exigente. A Pomba-Gira Rainha das 7 Encruzilhadas tambm conhecida no sudeste do pas como Dona 7 se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada, educada, iteligente e culta. Ao contrrios que muitas pessoas pensam... uma entidade calma e tranqila, mais quando chega ao mundo para deixar seu recado, traz na garganta um grito de guerra onde expressa todo o seu poder de vitrias. as horas do dia em que h luz solar e encontrando justamente sua metade. Gosta de beber whisky e fuma charutos. Sua vestimenta totalmente de cor negra, com alguns tons vermelhos. Traje negro, chapu e s vezes traz uma capa. Alguns de seus caminhos so:

Exu Meia Noite da Kalunga Exu Meia Noite das Almas Exu Meia Noite da Praia Exu Meia Noite do Mar Exu Meia Noite do Oriente Exu Meia Noite das 7 Encruzilhadas Exu Meia Noite da Capela Exu Meia Noite do Cruzeiro Exu Meia Noite da Mata

Cigano Este, como seu nome indica, se manifesta sob a aparncia de um cigano. Quando vivia foi um cigano rabe, que veio como escravo ao Brasil junto com um contingente que provinha da frica Oriental. Seu nome em vida era Hassam. Por ser o primeiro cigano que se iniciou no culto afro-brasileiro que ele conheceu no cativeiro junto com os demais escravos, obteve o privilgio de ser o comandante dos demais ciganos que se iniciaram, de onde passou a ser chefe do povo cigano. Logo, quando comea a manifestar-se, primeiro na macumba primitiva, logo depois na Umbanda e por ltimo como "Exu de Alto" se d a conhecer como "Cigano L'er" que significa: "O cigano que foi escravo", dando a entender que foi um dos que chegaram primeiro. Sua vestimenta composta de panos coloridos, turbante e bombacha no estilo rabe. Sendo um dos poucos ciganos (homens) que se apresentam desta maneira, j que a maioria vem com chapu de feltro ou leno de cabea, cala, camisa e jaleco, pois so ciganos muito mais novos no tempo. Os outros Exus que se manifestam como ciganos, quase nunca se chamam "ciganos", por que de uma maneira geral so Almas de Ciganos que se iniciaram no culto, e chegam com a representao de algum outro Exu do Alto Comando, por exemplo: Exu Corcunda Cigano. Alguns de seus caminhos so ramos de onde podem chegar os distintos ciganos:

Exu Cigano do Oriente - O que vem da frica Oriental, Arbia e outros pases asiticos. Exu Cigano do Circo - O que trabalha - como indica seu nome - nos circos e tambm em todos os lugares onde fazem espetculos pblicos. Exu Cigano do Pandeiro ele que vem com um pandeiro na mo, bom danarino, tem um estilo turco. Exu Cigano Cal ele que representa a os ciganos que vieram ao Brasil desde Portugal, Espanha e Frana. Exu Cigano da Praa - Aquele que se dedica a buscar oportunidades nas praas, feiras e parques, fazendo negcios. Exu Cigano Roman - Quando se apresenta como um cigano que vem de algum dos pases de Europa oriental. Exu Cigano do Violino - Que a passagem na qual ele sabe tocar violino, sendo um cigano rumano. Exu Cigano da Lira Que faz aluso aos conceitos: a) que provm de uma cidade africana chamada Lira e que fora a princpio um ponto de encontro entre vrias raas para comerciar; b) que hbil compondo canes, cantado e tocando instrumentos variados. Exu Cigano Giramundo - Que no deve se confundir com "Exu Giramundo-cigano", pois Cigano giramundo uma passagem de Exu Cigano o que mostra sob a faceta de trota-mundos, andarilho, em sua carruagem viajando de povo em povo.

Sem dvida, Giramundo-cigano a representao de Exu Giramundo atravs de uma passagem como cigano. Exu Cigano do Garito - O que trabalha nas casas de jogo clandestino. Devemos ressaltar, que "garito" uma palavra cigana. H, todavia, muitos sub-ramos derivados das primeiras passagens e tambm outras passagens. Devemos deixar claro que, na Kimbanda, no h algum lugar para ciganos (homens) com nomes prprios, pois temos ouvido por a que chegam: cigano-andrs, cigano-ramiro, cigano-sandro, cigano-marco, etc. Na Kimbanda s chega Exu Cigano- "de tal parte", os espritos de ciganos homens que venham com nomes prprios, NO SO EXUS DE LEI, no devem ser admitidos nas giras, porque no pertencem nossa religio. Os ciganos que entraram na nossa religio quando viviam, tm at o momento, somente um dos caminhos: a) Chegar representando a Exu Cigano ou Pombagira Cigana e um grupo; b) Chegar representando qualquer Exu dos altos comandos e ter ao final a denominao: "cigano".

Exu Angola Que pertence ao povo das Almas do Cativeiro. Exu Cobra Preta Pertence ao povo das Cobras que trabalha dentro do Reino das Matas. Exu Come-Fogo Ronda nas cercanias dos crematrios e pertence ao povo do forno. Exu Coquinho dos Infernos Que integra o grupo do Povo dos Infernos (dentro do Reino da Lira) Exu da Estrada Que trabalha nas rotas e estradas (povo do Cruzeiro da Rua) Exu da Lama Tem a incumbncia onde h incndios e faz parte do Povo do Forno. Exu Dalva Pertence ao Povo do Cruzeiro do Espao. Gosta de trabalhar quando est amanhecendo e recebe as oferendas em terrenos abertos. Exu do Ar - Trabalha sob o comando de Exu dos Ventos. Exu Formiga Pertence ao Povo das Campinas, mora perto dos formigueiros onde procura um de seus alimentos prediletos: as formigas. Exu Gato Prefere trabalhar nas encruzilhadas dos montes. Exu Gerer Trabalha dentro do mar, pertence ao povo dos pescadores, de fato, seu nome significa red em linguagem banto. Exu Hora-Grande Outro tipo de nome que se usa para referir-se a Exu Meia-Noite. Exu Kolob - Que trabalha nos cemitrios e ataca condolncias, pertence ao povo das mirongas. Exu Lalu Trabalha nas encruzilhadas da praia sob as ordens de Exu Mirim. Exu Limpa-Trilhos Trabalha nas vias de trem abrindo os caminhos, pertence ao povo da Encruzilhada de Trilhos e seu chefe direto o Exu Marab. Exu Mangue Vive nos mangues. Exu do Pantanal - pertence ao povo do Lodo. Exu Pinga-Fogo Que pertence ao povo dos Fornos ou do Fogo (povo do fogo material) Exu Relmpago Trabalha no povo da Encruzilhada do Espao (pontos cardinais), sob as ordens de Seu Sete Gargalhadas. Exu Sete Horas Que pertence ao povo do Cruzeiro do Espao. Exu Tira-Tco Trabalha nos montes de Eucaliptos a beiradas do mar. Pertence ao povo da mata da praia.

Exu Tranca-Gira Trabalha nos cruzeiros sob as ordens de Exu Tranca Tudo. Pombagira da Terra Trabalha nos cemitrios. Pombagira Rosria Trabalha nos mercados e feiras. Pombagira Sete Folhas - Pertence ao povo das rvores e trabalha na entrada dos montes EXUS E POMBOGIRAS

No tempo da escravido, os escravos faziam muitas oferendas ao Orix Exu, para que este abrisse os caminhos dos escravos que tanto sofriam. Mas a igreja catlica, junta com os senhores de engenho, que obrigava os escravos a seguirem o catolicismo, descobriram este Orix, e, o associaram ao Demnio da igreja catlica. Sendo que depois disso, a imagem de Exu ficou bastante deturpada, onde hoje, aqui no Brasil, Ele, o Orix Exu, ainda associado a um Demnio que no existe. Quanto aos espritos que so comparados com Exu, hoje em dia, no so Orixs, e sim, espritos em desenvolvimento, que se bem doutrinados, podem ajudar muito, como se fosse o prprio Exu Orix; pois estes, passaram a agir sob o comando do Exu Orix que, o verdadeiro Exu. Este Exu Orix, o Orix mais prximo dos homens, pois este, devido ao seu grande senso de humor, segundo a lenda, foi expulso do reino dos Orixs, e, mesmo continuando a ser o Orix do movimento (mais uma coisa para aproximar-lhe dos homens), das encruzilhadas e dos caminhos tortuosos, passou a viver em um mundo que fica entre os homens e os Orixs, ficando assim, como o mensageiro de todos os Orixs, servo de todos os outros Orixs, sendo que mesmo assim, respeitado por todos, pois todos conhecem o seu poder e a sua capacidade de enganar. Exu Orix, como os demais Orixs, fez parte da criao do Ayi (mundo), pois Ele o princpio ativo de tudo, a prpria ao, junto com o seu irmo Ogum, que o seu companheiro, que quem expande o poder de Exu. Pois o mundo, sem Exu, seria como uma pintura: bonita e esttica. Os espritos hoje associados a Exu no Brasil, em muitos casos, so espritos de assassinos, pungustas, malandros etc., pois devido a ser comparado com o Demnio dos catlicos, passou a carregar o tridente, sendo que o seu smbolo o Og (porrete). Estes outros espritos, podem ser acentados como guardies secundrios, pois j esto comeando a ter mais esclarecimento, e, por causa da f das pessoas neles, passaram a ser monitorados pelo Exu Orix, sendo que, o Exu Orix deve ser acentado em primeiro lugar. Mas existe um grande problema, que so as pessoas que so feitas nestes Exus Compadres, que no so Orixs, e, como conseqncia, no podem assumir o ori (cabea) de ningum, pois no possuem ax para isso. E por isso que muitos terreiros sem nenhum fundamento, acabam tendo vrios tipos de problemas com seus mdiuns, por fazerem estes mesmos em Compadres e at em Comadres. Ningum pode ter um Exu Compadre de frente, como por exemplo: o seu Z Pelintra, que o Exu da malandragem, da boemia... podendo levar a pessoa para um buraco sem fim, se esse Exu no for coroado. Estes Compadres e Comadres, por serem espritos em desenvolvimento, recebem pedidos para o mal e para o bem, mas, quem executa os pedidos negativos, no so eles e sim, os Kimbas, espritos no mais baixo escalo do mundo espiritual, que no querem nada, a no ser, diverso com o sofrimento dos outros. O Exu Orix, assim como os Compadres, deve ser despachado da mesma forma, pois dizem que Ele muito brincalho e pode atrapalhar o xir (culto, festa dos Orixs...), se no for bem tratado; pois este, adora

brincar e muito vaidoso e vingativo. Sendo esta, a explicao mais constante, mas falsa! Sendo esta, uma explicao, sobre os Compadres e as Comadres (no coroados), e, no sobre o verdadeiro Exu cultuado na frica. Na verdade, Exu servido primeiro, devido a uma lenda que diz que: Exu, certa vez, devorou tudo que havia no mundo, depois devolveu tudo multiplicado, e isso quer dizer que, Exu devolve tudo que recebe em oferendas para a humanidade e dobrado. Por isso tratado primeiro, para que haja maior proteo e pedidos de graas alcanadas com mais rapidez. Deve-se lembrar que na maioria dos Ils, Exu cultuado em primeiro e em ltimo lugar, para que este, movimente as energias dos Orixs por todo o tempo, dando proteo a todos os assistentes. Por isso Ele deve permanecer no ambiente por todo tempo. Como se pode ver, deve-se tomar o mximo de cuidado quando se fala de Exu, pois no se deve confundir o Exu Orix com os Exus Compadres e Comadres do Brasil. Lembrando que as Comadres, so de igual forma, Exus na forma feminina, aqui no Brasil, e que na frica, mais precisamente em Angola, que uma grande influncia na Umbanda, so cultuadas como espritos da prpria seduo, so as mensageiras das Orixs femininas, e no Brasil, assim como o Exu Orix, foram totalmente deturpadas. Pois na frica, as Bombogiras/Pombogiras so entidades que ajudam, so positivas. E por isso que, no se fazem filhos (as) de Bombogira, pois no so Orixs, so de uma forma ou de outra, Eguns (ver mais frente). Elas so mensageiras das Orixs da seduo na frica, e por isso, ficaram aqui no Brasil como se fossem espritos de prostitutas, mais uma vez, graas a igreja catlica, que julga tudo sem compreender nada, e que, todas as pessoas sem opinio prpria acabam aceitando e acreditando. Lembrando que, os terreiros de Umbanda que no conhecem esta diferena, no devem fazer os seus filhos em Exu, pois, estariam fazendo em Compadres ou Comadres, e isso totalmente errado. No caso de no se entender esta diferena, deve-se virar a linha do mdium para Ogum. Lembrando que o Exu Orix, no recebe trabalhos para o mal, pois este um Orix, Ele apenas pune a quem merece a pedido dos Orixs; podendo pedir a Ele, somente que ele cumpra com mais rapidez o que j realmente certo de se acontecer (no confundir com pedidos negativos). Deve-se lembrar tambm que, o Exu Orix, possui varias qualidades (Vodus). Uma observao que julgo importante, sobre o tridente que Exu passou a carregar no Brasil, que foi colocado com os Compadres, e que passou a ser carregado, tambm, pelo Exu Orix, pois tem muito a ver. O tridente representa o inconsciente, o subconsciente e o consciente do homem, demonstrando que tanto o Exu Compadre como o Exu Orix, so conhecedores dos sentimentos e desejos mais profundos dos seres humanos. muitssimo importante salientar que despachar Exu quer dizer: pedir para que Ele abra os caminhos no decorrer dos trabalhos, ou seja, que no deixe os maus espritos se aproximarem; e quando se diz que Exu brincalho e vingativo, deve-se entender que, se Exu no for tratado, deixa que os maus espritos perturbem o bom andamento do xir, por no ter sido lembrado, ou seja, por ningum ter pedido a Ele que afastasse os maus espritos, pois tudo que Exu recebe em oferendas, Ele devolve em dobro. Nota: Este um assunto muito complexo para ser explicado em poucas linhas, recomendo a quem estiver com dvidas, que procure um Babalorix ou Ialorix com competncia comprovada para sanar-lhe as dvidas.

Exus pago, batizado e coroado. muito importante saber a diferena entre estes trs tipos de Exu, pois muitas pessoas vivem discutindo se Exu negativo ou positivo. Na verdade Exu o equilbrio entre os dois polos, mas, deve ser entendido que, cada um desses tipos de Exu mais voltado para um dos lados (+ -). Exu pago: o Exu que est acabando de sair da linha de Kimba, por isso, tem preferncia em receber pedidos negativos, pois estes, aparentemente, so mais lucrativos. Fazem o mal e algumas vezes o bem, mas, no sabem diferenciar um do outro, como j dito, apenas esto interessados no pagamento. Exu batizado: so os Exus que j conseguem diferenciar o bem do mal, mas fazem os dois, pois tambm, ainda se interessam no pagamento. Sendo que, por j serem batizados, trabalham para os Exus coroados carregando o mal tirado das pessoas. Exu coroado: so os Exus que alm de saberem distinguir o mal do bem, do preferncia e, s trabalham para ajudar as pessoas. Estes Exus por j possurem esclarecimento suficiente, j comeam a trabalhar em outras linhas (Caboclos, Pretos-velhos etc.), geralmente na linha virada (Quimbanda) para poderem melhorar ainda mais o seu esclarecimento para que em um certo tempo, possam trabalhar na linha branca (Umbanda). Nota: Quando cito Exu aqui, tambm cito as Pombogiras, pois so Exus da mesma forma, s que na forma feminina EX belzebuth Historia: Um ser no humano de uma outra ordem de evoluo ex belo,ex mor ou belzebuth poder de uma das personalidades do maioral da alta magia negra,no entendendo como m,mas magia voltada as coisas terrenas; Ele juntamente com Lcifer e astaroth(ex rei das 7 encruzas) a triade da quimbanda e maioral entre os exus. Seus trabalhos so voltados a alta magia amorosa ,financeira,trazendo dons de sabedoria na manipulao elementar e elemental,dos elementos do cotidiano, altos escales sociais e ele que distirbui os dons e poderes dos outros exs e pombas giras,atravs de ex duas cabeas ou tambm conhecido como bombogiro. Exu Capa Preta da Encruzilhada Exu Capa Preta da Encruzilhada,foi um Lorde muito rico e sbio na Pensilvnia h alguns seculos atrs. Este Exu que conhecido como faca de dois gumes, toma essa forma elegante e galantiador, por conta de se status de Lorde, tem muitos conhecimentos sobre a magia negra e sobre a fora de ervas e misturas qumicas.

Ele era temido por todos no seu vilarejo por ser chamado de mago, justamente por deter os conhecimentos de ervas e magias que foram lhe concedida o conhecimento pelo Orix Oxossi que quem este Fabuloso Exu serve e responde. Exu Capa preta da encruzilhada tem a facilidade de trabalhar com problemas de difcil soluo, trabalha para o amor, para sade, para assuntos profissionais, mas no gosta de ser envocao para assuntos futeis ou banalidades. Eu agradeo a escolha deste exu para trabalhar comigo;Sou grato a Ti Sr. Capa Preta da encruzilhada,por tudo que fez e faz em minha vida. Como ele mesmo diz: "Prendi o Diabo,solta o capeta,Salve o Exu da Capa Preta". Laroi Guardio! EXU CARRANCA dizem que a histria dessa carranca era que no tempo dos indios bem l no tempo de 1500; Era escupida nas aldeias como ancestrais para afastar mau olhado da aldeia, mas eles senpre esculpiam imagems na rvores da aldeia e cada rvore tinha uma imagem. Nos dia de hoje tanto casa de candonble com umbanda senpre usam esta imagem para tirar o mal olhado, mas existem vrias imagens que so boas para tirar o mal olhado LAROIE EXU CARRANCA EX DUAS CABECAS o exu das indiferenas um exu poderoso que aceita tudo que diferente. Ele come por 2 pois tem duas polaridades de sexo. um exu que pode trabalhar para pessoas aleijadas. Ele trabalha e com pessoas homossexuais e aceita o casamento gay por que trabalha com 2 foras LAROIE EXU DUAS CABECAS EXU COBRA Antigo sacerdote do culto ao Deus serpente Set, esse ex mais um dos que se fundiram em evoluo com as hostes elementais, no caso dele com as das cobras,sendo que no antigo egito os ritos de metamorfose eram praticados de forma intensa na alta magia. Praticada por anos a fio, fez com que este ex formasse no astral uma falange de seres hibridos com a serpente, tendo o poder de conceder aos seus eleitos de regncia, a capacidade de auto regeneraes dos corpos astrais e tambm dependendo da evoluo do mdium a capacidade de repercusso (uma lei da alta magia) de agir regenerando o corpo fisico, tal qual as cobras e serpentes fazem ao trocar de pele Todos os exs possuem trs polaridades,positiva agindo para ajudar,neutra onde ele e o ser elemental ligado a ele evoluem a parte e outra negativa onde o ex executa a misso de punidor em nome do Maioral que por muitos seria o lado escuro e punitivo de Jeov, no existindo assim bem e mal se combatendo,mas sim o mau uso do livre arbtrio humano sendo corrigido pelas potencias escuras e o equilibrio entre claro e escuro se faz presente na picada simblica desse ex... magia no tem cor,logo abrange magia branca,vermelha ,negra e outras...

O Exu Cobra, uma Entidade pouco conhecida. Ela trabalha sob as ordens do Exu das Matas. O Exu Cobra, portanto, um Exu Trabalhador, e Chefe de Bando. O Exu Cobra tem sua atuao nas matas, cemitrios, desertos, vales, montanhas, locais abandonados, rios, mares, lagos, campos, pedreiras, ... Sua apresentao astral a cabea em forma de cobra. Trabalha muito com velas pretas e vermelhas,verdes e pretas, pretas. LAROIE EXU COBRA EXU CHAMA DINHEIRO Chama Dinheiro tinha o nome de Magnus. Foi principe na antiga Yugoslvia e como era o filho mais novo sempre foi mimado por todos. Cresceu sem limites e quando atingiu a maioridade exigiu dos pais o que era seu e foi ao mundo. Gastou tudo tudo, com prostitutas, jogo e bebida. Seu pai o acolheu novamente, mas Magnus tinha as suas recaidas e foi gastando a fortuna do rei em detrimento dos irmos. Como era o preferido, o Rei morreu tentando ajuda-lo. Aps a morte do pai e com a vida dissoluta tambe morreu jovem. Aprofundou-se nas trevas...e apos longas reflexes e muinto sofrimento se coscientizou de tudo o que fez e desperdiou. Agora trabalha por aqueles que usam o dinheiro de forma produtiva e encontram dificuldades. Aprecia vodca ou cachaa sem aucar. LAROIE EXU CHAMA DINHEIRO EXU ARRANCA TOCO Ex Arranca Toco pertence Linha das Almas chefiada por Omul. Pelo fato de que o Ex Arranca Toco normalmente se apresenta com a forma mistificada de um caboclo, muita gente pensa que o caboclo que tem o mesmo nome. Sua viso astral de um ndio com um smbolo de Ogum no peito e um manto vermelho e verde. A verdade que Ex Arranca Toco uma entidade da esquerda da Umbanda e Caboclo Arranca Toco uma entidade da direita da Umbanda. Ele seria um caboclo quimbandeiro. LAROIE EXU ARRANCA TOCO O campo de atuao desse Ex geralmente nas matas, onde ele o responsvel em cuidar de todos os cemitrios clandestinos ou qualquer lugar na mata onde enterrarem um corpo. Trabalha com velas pretas, vermelhas, brancas, verdes, pontos e fundanga. Costuma receitar ervas e faz "chumaos" de folhas de matos, como ponto de fora para quem lhe pede ajuda.

Fuma e bebe de tudo. Costuma trabalhar descalo, com cala arregaada. Recebe oferenda nas matas. Bebe marafo com folhas de absinto ou erva doce, conhaque, fuma charutos. Obs: em alguns livros ele descrito como Ex Tira-Toco, em outros como Ex Arranca-Toco. Pertence a linha negativa de Ogum, sendo serventia de Sr. Ogum Beira Mar LAROIE EXU ARRANCA TOCO EXU BRASINHA Ex brasinha bem como os exs que vem sob a forma de crianas,so espiritos que trabalham na proteo contra quiumbas e obssesores que se volte contra crianas protegendo as mesmas contra demandas e ataques contra a sua inocncia Contam alguns que ex brasinha foi um moleque muito arteiro, viveu no brasil colnia e sofreu abusos sexuais, bem como outros abusos de tortura, coisa considerada natural praticar contra os escravos, sendo que os feitores e senhores de engenho julgavam que os negros no tinham alma;Algo errado em julgamento. Ex brasinha recebe esse nome pois ao tentar se rebelar contra o feitor foi preso por este, torturado e queimado, sendo que passou por dores imensas dentro da sensala e desencarnou por conta da infeco causada pelas feridas e queimaduras; Ex brincalho no admite abusos de qualquer espcie e rege as crianas peraltas, dando a elas discernimento os exs em geral so seres mgicos associados a espiritos humanos que sofreram muito. Esses seres elementais que associados ao espirito humano formam essa linha chamada exs, bombogiros/ bombogiras(exs de duas cabea) e pomba-giras e dentro delas temos os mirins, exs mirins, sendo que alguns exs como calunga podem vir sob a roupagem dos mirins ai ele seria chamado calunguinha LAROIE EXU BRASINHA . EXU CASAMENTEIRO Padre, como era conhecido pelo seu povo, Casamenteiro era tipo um malandro andava de terno pela noite, Casamenteiro no tinha filhos mais tinha mulher Julieta, que hoje na Umbanda uma Cigana. Julieta morreu cedo, com 20 anos, morreu de uma doena que nem Casamenteiro Sabe oque pode ter ocorrido sua morte. Casamenteiro ficou em depresso pela morte de sua mulher, com sete semanas de depresso casamenteiro resolveu procurar o padre (dai que comea seu nome de casamenteiro)ai o padre disse: - Filho, reze para Santo Antonio te proteger contra essa depresso.

Mais casamenteiro era malandro e no fez oque o padre pediu, at que um dia sua mulher apareceu para ele e disse: - Marido, cuide do seu lado reigioso Casamenteiro foi a igreja rezou para santo Antonio, se curou 7 dias depois, e ficou devoto de Santo Antonio, nisso casamenteiro largou a igreja, e foi correndo para o cemitrio ver o copo de sua mulher, Ele disse: - Obrigado mulher Sua mulher apareceu para ele e disse: - Marido cumpra sua misso, faa uma igreja de Santo Antonio. Casamenteiro a partir da quele dia montou sua igreja e realizou o sonho de vrios que era casar com a proteo de Santo Antonio, com isso casamenteiro realizou casamentos e mais casamentos, mas o mistrio que ningum sabia que casamenteiro cultuava seu companheiro, Ogum! Casamenteiro morreu com setenta e sete anos de idade, morreu de uma doena que no foi indentificada, igual aconteceu com sua mulher Julieta Exu Casamenteiro protege, quem casa e quem quer casar, casamenteiro ama cachaa com cigarro, pois cachaa para seu lado exu, e cigarro para seu lado malandro. Que Exu casamenteiro ilumine a vida de todos que casam na Candomble , Umbanda e nas igrejas catolicas ,, LAROIE EXU CASAMENTEIRO EXU CORCUNDA Exu Corcunda nasceu na Espanha, e foi criado por uma famlia muito devota e catlica, estudou em grandes colgios, sempre regado a uma vida de luxo e sofisticao. Quando completou 18 anos, Corcunda foi fazer faculdade, este se formou em direito, mas por presso da familia, por este levar uma vida que eles mesmo denominavam de errante. Foi obrigado por seus pais a se formar padre, aps anos de estudo, Ele foi ordenado padre, mas naquela poca dava-se nico a Santa Inquisio Espanhola, na qual um dos atributos era exterminar a povo cigano que tomava conta da Espanha. Por conhecer leis, e ter se formado em direito Exu Corcunda foi nomeado juz de inquisio, o qual praticou diversos crimes, detendo grande dio por aqueles que no seguia seus prncipios catlicos, condenando ciganos, feiticeiros e pessoas que no praticassem a f catlica sem ao menos dar chance de defesa aos acusados. Passado vrios anos, seu pai j estava com idade avanada, e este em leito de morte revelou que Corcunda no era seu filho, que este foi deixado na porta por uma familia pobre, disse ainda seu pai que esta familia era retirante do Egito que estes seguiam a f cigana. A colra e a ira tomaram conta de Corcunda e este se rebelou contra seu pai e principalmente contra a igreja. Mas isto no bastou pois o que mais lhe perseguia foram seus atos errneos. E a partir daquele dia Exu Corcunda jurou nunca mais praticar uma injustia e sempre lembrar de seu passado, o povo que ele tanto odiou agora era o povo que ele fazia parte. Por deixar os dogmas catlicos de lado, foi morto por mais um dos inmeros julgamentos injustos da Santa Inquisio No espiritual este faz parte de uma falange comandada pelo Exu Gira-Mundo, trabalhando ao lado dos Exus Meia-Noite e Mangueira. Trabalha com causa de justia pois vibra no plo negativo do Orix Xang. LAROIE EXU CORCUNDA EXU EXUMARE

Sr MAR ele pertence linha de Iemanj e trabalha junto a Ians e a Oxum com o intermdio de Xang. Bem ecltico, ele o Exu guardio da sabedoria do povo das guas, odeia a mentira e faz um trabalho sempre muito esclarecedor, procura por seus mdiuns exatamente por que necessita de uma inteligncia nativa dentro deles (inteligncia emocional). Gosta da cor amarela e por ser um amante do mar tambm gosta de um bom RUM. Cuida muito de seus filhos dando-lhes sabedoria e compreenso. Vaidoso como OXUM, certeiro em suas palavras como IANSAN e justiceiro como XANG, cuida da evoluo e cura espiritual dentro da linha krmica da justia, fazendo seus filhos evoluir em cada pensamento e atitude. Carrega em suas mos uma pedra branca (Prola gigante) que lhe d o poder de desaparecer e se transportar para o lugar desejado. Muitos o vem em forma de esqueleto com a cabea de tubaro, a seus ossos so amarrados crnios e alguns deles so substitudos por faces ou espadas. IANSAN lhe d o poder de cuidar dos QUIUMBAS (obsessores), levando-os para dentro do mar (abaixo do fundo do mar), ao qual dificilmente voltam. Logicamente que sempre dentro da linha da justia de XANG. LAROIE EXUMARE EXU PIRATA DO MAR Foi um Pirata e como bom Pirata, trado. Ele foi o nico que sobreviveu ao ataque articulado por seus inimigos, amarrado e mutilado quando jogado ao mar com uma adaga enferrujada para que enfrentasse os tubares. Ele gerou dentro de si uma terrvel fora de revolta e vingana, pois sua tripulao havia sido dizimada. Fora essa que o fez sobreviver magicamente, foi salvo por pescadores da regio que com as ervas o curaram. Disfarado, foi atrs de seu traidor e quando o encontrou, para sua surpresa, descobriu que era sua amada que o entregou por status e poder. Seguiu e matou a todos, dando-lhes uma morte digna, vingando a sua tripulao. Exceto a sua amada, que j arrependida de sua traio, suicidou-se ao saber que ele estava vivo e vingando a sua tripulao. Apesar de um Pirata, ele era um comandante de fibra e lei, fazendo amigos por onde passava, ajudava a todos e dizem que era de famlia muito nobre, da corte e que suas atitudes e seu porte eram mais de Rei do que de Pirata. Hoje trabalha nos terreiros de Umbanda por escolha divina , ajudando as pessoas a resgatarem seu karma, gosta de beber Rum e de fumar e principalmente de suas Pomba Giras onde tem em seu arem a sua principal que a Maria Padilha das Almas. Seu corpo astral leva consigo um osso ou uma ferramenta de cada um de sua tripulao, adora o vento e a brisa do mar. LAROIE EXU PIRATA DO MAR EXU GATO PRETO Ex gato preto era um feiticeiro da europa antiga,o gato em muitos mistrios mgicos estava ligado a questes de sorte e m sorte,alta magia negra,homossexualidade;

Este ex possui duas verses onde numa ele foi morto por praticar sodomia com outros homens e ao ser torturado e morto pelos inquisidores,o calabouo onde ele foi torturado e morto se encheu de gatos pretos que apareceram misteriosamente; outra verso diz que ele era praticante de alta magia na Irlanda antiga que vivia no interior de uma caverna e usava o gato preto para trazer imortalidade,pois a lenda diz que os gatos possuiam 9 vidas, sendo que este se encantou como o ex gato preto,trabalhando para trabalhos de boa sorte,sendo que muitos confundem o ex gato preto com quiumbas que se passando por ele trabalham em feitios para trazer m sorte(azar) para a vida das pessoas,no sendo estes realmente o ex gato preto. Ele trabalha para sorte, longevidade e proteo contra inimigos e emboscadas,para casos amorosos entre homens, trazendo sigilo e segredo, tem forte ligao com ex duas cabeas(bombogiro). LAROIE EXU GATO PRETO EXU LUCIFER Exu Lcifer foi um mago de muita luz, que participou com Marab quando encarnados de seu batismo realizado pessoalmente por Oxssi, senhor das matas e hoje se oferenda para essas 2 entidades nas matas, de preferncia as mais escuras e fechadas. Exu Lcifer um exu como qualquer outro no tem nada a ver com Lcifer(diabo) apenas mais um escravo dele. Exu Lcifer usa sua fora para fazer o bem ou o mal conforme for solicitado seus pedidos ao contrrio que dizem outras escritas, Exu Lcifer sempre recebe suas oferendas nas matas, pois o mesmo um dos soldados de Marab, o mesmo disse que recebe tambm em cemitrios, porm em respeito a seu superior prefere nas matas. Sempre que oferendo a Exu Lcifer ,ou Marab ,acendo uma vela verde para o povo das matas. Sendo a cor da velas para essas 2 entidades podem ser verde ou vermelho. Dependendo do servio pode ser a preta (mas cuidado com as vibraes que a cor preta trs). Aceita as mesmas bebidas de Marab (cachaa, dependendo se entregar para Marab vinho ele aceita tambm), charutos. O povo da lira tambm e chefiado por Exu Lcifer tambm conhecido como Exu Rei das Sete Liras e sua mulher dona Maria Padilha ou Rainha das Marias eles gostam muito da bohemia de musicas e danas. Pomba Giria Maria Padilha apaixonada por ele, e ele por ela. LAROIE EXU LUCIFER EXU MARABO O reino estava desolado pela sbita doena que acometera a rainha. Dia aps dia, a soberana definhava sobre a cama e nada mais parecia haver que pudesse ser feito para restituir-lhe a sade. O rei, totalmente apaixonado pela mulher, j tentara de tudo, gastara imensas somas pagando longas viagens para os mdicos dos recantos mais longnquos e nenhum deles fora capaz sequer de descobrir qual era a enfermidade que roubava a vida da jovem.

Um dia, sentado cabisbaixo na sala do trono, foi informado que havia um negro querendo falar com ele sobre a doena fatdica que rondava o palcio. Apesar de totalmente incrdulo quanto a novidades sobre o caso pediu que o trouxessem sua presena. Ficou impressionado com o porte do homem que se apresentou. Negro, muito alto e forte, vestia trajes nada apropriados para uma audincia real, apenas uma espcie de toalha negra envolta nos quadris e um colar de ossos de animais ao pescoo. - Meu nome Perostino majestade. E sei qual mal atinge nossa rainha. Leve-me at ela e a curarei. A dvida envolveu o monarca em pensamentos desordenados. Como um homem que tinha toda a aparncia de um feiticeiro ou rezador ou fosse l o que fosse iria conseguir o que os mais graduados mdicos no conseguiram? Mas o desejo de ver sua amada curada foi maior que o preconceito e o negro foi levado ao quarto real. Durante trs dias e trs noites permaneceu no quarto pedindo ervas, pedras, animais e toda espcie de materiais naturais. Todos no palcio julgavam isso uma loucura. Como o rei podia expor sua mulher a um tratamento claramente rudimentar como aquele? No entanto, no quarto dia, a rainha levantou-se e saiu a passear pelos gramados como se nada houvesse acontecido. O casal ficou to feliz pelo milagre acontecido que fizeram de Perostino um homem rico e todos os casos de doena no palcio a partir da eram encaminhados a ele que a todos curava. Sua fama correu pelo reino e o negro tornou-se uma espcie de amuleto para os reis. Logo surgiram comentrios que ele seria um primeiro ministro que agradaria a todos, apesar de sua cor e origem, que ningum conhecia. Ao tomar conhecimento desse fato o rei indignou-se, ele tinha muita gratido pelo homem, mas torn-lo autoridade? Isso nunca! Chamou-o a sua presena e pediu que ele se retirasse do palcio, pois j no era mais necessrio ali. O dio tomou conta da alma de Perostino e imediatamente comeou a arquitetar um plano. Disse humildemente que iria embora, mas que gostaria de participar de um ltimo jantar com a famlia real. Contente por haver conseguido se livrar do incomodo, o rei aceitou o trato e marcou o jantar para aquela mesma noite. Sem que ningum percebesse, Perostino colocou um veneno fortssimo na comida que seria servida e, durante o jantar, os reis caram mortos sobre a mesa sob o olhar malvolo de seu algoz. Sabendo que seu crime seria descoberto fugiu embrenhando-se nas matas. Arrependeu-se muito quando caiu em si, mas seus ltimos dias foram pesados e duros pela dor da conscincia que lhe pesava. Um ano depois dos acontecimentos aqui narrados deixou o corpo carnal vitimado por uma doena que lhe cobriu de feridas. Muitos anos foram necessrios para que seu esprito encontra-se o caminho a qual se dedica at hoje. Depois de muito aprendizado foi encaminhado para uma das linhas de trabalho do Exu

Marab e at hoje, quando em terra, aprecia as bebidas finas e o luxo ao qual foi acostumado naquele reino LAROIE EXU MARABO EXU MORCEGO Em um castelo, inteiramente de pedra, mal cuidado e isolado no meio de uma floresta, tpico daqueles pertencentes ao feudo europeu, vivia um homem branco e corpulento, trajando uma surrada roupa, provavelmente antes pertencente a um guarda-roupa fino. Percebia-se o desgaste causado pelo passar do tempo, pois ainda carregava uma grossa e rica corrente de ouro de bom quilate, com um enorme crucifixo do mesmo cobiado material. Parecia viver na solido, muito embora no castelo vivessem vrios serviais. Na torre do castelo, as janelas foram fechadas com pedra, e s pequenas frestas foram feitas no alto das paredes. A luz no podia entrar. A torre no tinha paredes internas, formando uma enorme sala, com pesada mesa de madeira tosca, tendo como iluminao dois castiais de uma s vela cada. Ao lado da tnue luz das velas, livros se espalhavam sobre a mesa, mostrando ser aquele homem um estudioso e que algo buscava na literatura. De braos abertos, com um capuz preto cobrindo sua cabea, emitia estranhos e finos sons, tentando descobrir o segredo da levitao. Pelas frestas da torre, entravam e saiam voando vrios morcegos com os quais ele procurava inspirao e fora para atingir sua conquista. Por qu? No sabemos. A idia e as razes eram s da estranha figura. Parecia um homem de fino trato, transfigurado na fixao de atingir um poder que no lhe pertencia. Seu nome? Tambm no sabemos. S o conhecemos incorporado nos terreiros como o querido, mas temido, Exu Morcego LAROIE EXU MORCEGO EXU PINGA FOGO Pertence famlia das almas, seria o segundo na hierarquia do cemitrio, abaixo s do Sr. Omul. Esse Exu chefe de legio. Ex Guardio! Sua apresentao astral de um homem com uma grande capa roxa por dentro e preto por fora com bordados dourados. Em sua ltima encarnao foi um prncipe, enganava muito as pessoas, roubava, etc. Pertence a Linha negativa de Yorima (almas, pretos velhos), da serventia de Pai Guin. Seu mineral o nix, preto bruto ou hematita. Seu metal o chumbo. Sua erva a bananeira. Trabalha muito com ervas, punhais, fitas, crnios (imagem de barro). Fuma charuto, cigarrilhas. Bebe conhaque, usque, marafo. Sua guia preta e branca com imagem de caveiras. pouco conhecido na umbanda. Ll laroie exu pinga fogo EXU SETE CATACUMBAS

Srio, bravo, nervoso, bondoso, no tem misericrdia de espritos que atrapalham o sossego alheio, no entanto um fiel protetor e grande conselheiro de todos que queiram fazer do seu mundo um lugar melhor pra se viver. Esse poderoso Ex da Umbanda e Kimbanda, conhecido no Catimb como Mestre 7 Catacumbas. Onde ele fica pode ter certeza no fica um egum por perto. Uma caracterstica muito impressionante que quando ele vai embora, arrasta consigo tudo de ruim que houver no terreiro. LAROIE EXU EXU SETE ESTRADAS Lorde Juan Monts era um homem de muitas posses que vivia prximo a Toledo na Espanha havia herdado toda a riqueza de seus pais que morreram quando ele ainda era uma criana deixando-o sob os cuidados dos criados que eram de confiana da famlia, muito ambicioso acreditava que todas as formas de se ganhar dinheiro eram vlidas desde que o mesmo fosse bem investido, ento mesmo sendo muito rico se utilizava de furtos, chantagens e extorquia muitas pessoas e investia tudo em seus negcios, trabalhava com comrcio e exportaes que estava em alta na poca. Juan ficou sabendo de uma famlia de mercadores importantes do outro lado da Espanha e se interessou em se aliar e eles ento marcou um jantar, s que Juan j havia agregado muitos inimigos no decorrer de sua vida, encarnados e desencarnados e mal sabia que o jantar era a deixa perfeita para uma emboscada armada por seus inimigos,como a viagem ia ser longa resolveu contar por quantas estradas passaria at chegar ao seu destino final, porm ao chegar na stima estrada sua luxuosa carruagem foi atacada e ele foi cruelmente degolado aos 29 anos! Passou muito tempo no baixo astral pagando suas dvidas e hoje um ser de muita luz que ampara e ajuda muita gente, tenho um orgulho enorme e um amor incondicional pelo Guardio que carrego...Laroi Senhor Sete Estradas! LAROIE EXU EXU SETE LIRAS

sete da lira um exu divino. Quando viveu na terra foi um lorde, um mago como era conhecido na regio onde vivia. Esse exu assim, quando para responder ele responde onde for preciso; no cemitrio, na rua, no importa. Grande exu assim! LAROIE EXU EXU TATA CAVEIRA Antes de ser uma entidade, Tat Caveira viveu na terra fsica, assim como todos ns. Acreditamos que nasceu em 670 D.C., e viveu at dezembro de 698, no Egito, ou de acordo com a prpria entidade, \"Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio\". Seu nome era Prculo, de origem Romana, dado em homenagem ao chefe da Guarda Romana naquela poca. Prculo vivia em uma aldeia, fazendo parte de uma famlia bastante humilde. Durante toda sua vida, batalhou para crescer e acumular riquezas, principalmente na forma de cabras, camelos e terras. Naquela poca, para ter uma mulher era necessrio compr-la do pai ou responsvel, e esta era a motivao que levou Prculo a batalhar tanto pelo crescimento financeiro. Prculo viveu de fato uma grande paixo por uma moa que fora criada junto com ele desde pequeno, como

uma amiga. Porm, sua cautela o fez acumular muita riqueza, pois no queria correr o risco de ver seu desejo de unio recusado pelo pai da moa. O destino pregou uma pea amarga em Prculo, pois seu irmo de sangue, sabendo da inteno que Prculo tinha com relao moa, foi pea chave de uma traio muito grave. Justamente quando Prculo conseguiu adquirir mais da metade da aldeia onde viviam, estando assim seguro que ningum poderia oferecer maior quantia pela moa, foi apunhalado pelas costas pelo seu prprio irmo, que comprou-a horas antes. De fato, a moa foi comprada na noite anterior manh que Prculo intencionava concretizar seu pedido. Ao saber do ocorrido, Prculo ficou extremamente magoado com seu irmo, porm o respeitou pelo fato ser sangue do seu sangue. Seu irmo, apesar de mais velho, era muito invejoso e no possua nem metade da riqueza que Prculo havia acumulado. A aldeia de Prculo era rica e prspera, e isto trazia muita inveja a aldeias vizinhas. Certo dia, uma aldeia prxima, muito maior em habitantes, porm com menos riquezas, por ser afastada do Rio Nilo, comeou a ter sua ateno voltada para a aldeia de Prculo. Uma guerra teve incio. A aldeia de Prculo foi invadida repentinamente, e pegou todos os habitantes de surpresa. Estando em inferioridade numrica, foram todos mortos, restando somente 49 pessoas. Estes 49 sobreviventes, revoltados, se uniram e partiram para a vingana, invadindo a aldeia inimiga, onde estavam mulheres e crianas. Muitas pessoas inocentes foram mortas neste ato de raiva e dio. No entanto, devido inferioridade numrica, logo todos foram cercados e capturados. Prculo, assim como seus companheiros, foi queimado vivo. No entanto, a dor maior que Prculo sentiu \"no foi a do fogo, mas a do corao\", pela traio que sofreu do prprio irmo, que agora queimava ao seu lado. LAROIE EXU TATA CAVEIRA EXU TIRIRI Portugal, final do sculo dezenove. Passam das 23 horas quando Bartolomeu Custdio bate porta de seu primo e atendido pelo rapaz que, visivelmente, foi acordado pelas insistentes batidas. - Primo, preciso urgente de ti! - Fernando manda-o entrar deixando claro estar contrariado com a visita repentina em to tardio horrio. - Nem me fale Bartolomeu! So ris o que deseja. No ? - O homem baixa a cabea e responde num fio de voz: - Perdi mais de mil no carteado do Baro seno pagar ele ameaou acabar com minha famlia. - Mil? Ests louco? No faz um ms que paguei sua divida de quinhentos e j vens aqui pedir-me mais de mil? Onde vais parar, ou melhor, aonde vou eu parar com tantos ris que se vo ladeira abaixo? Achas que por ter tido sorte na vida tenho que carreg-lo nas costas? A ti, tua famlia, teu maldito vicio? Bartolomeu ouve tudo sem levantar os olhos: - Primo, s tenho a ti para recorrer. O que ser de minha mulher e meus filhos? Juro-te que nunca mais jogarei um s conto em nada! O rapaz est descontrolado e replica aos gritos: - J ouvi essa ladainha muitas vezes e no vou mais cair nessa conversa. V ao Baro e diga que no tem, no conseguiu, e ele que espere. Ainda ontem a pobre de tua mulher veio at aqui pedir-me comida. Crs nisso? Tive que dar comida a tua famlia. Enquanto tu espezinha-me com dvidas de jogatina. Olhe para ti! Ests em

estado lamentvel, alm de cheirar a vinho distncia. Saia j de minha casa. Ele dirige-se para a porta e a abre com violncia. Bartolomeu levanta-se lentamente, de seus olhos caem lgrimas, duro ter que ouvir tudo que est ouvindo, apesar de ser a mais pura verdade. Faz ainda uma ltima tentativa. - Primo, pelos teus filhos, ajuda-me! Fernando continua parado porta apontando a rua. - Fora daqui, vagabundo! Nunca mais me aparea, porco imundo! Sem mais nada dizer o homem retira-se lentamente ouvindo o baque violento da porta atrs de si. Caminha tropegamente enquanto as lgrimas embaam sua viso. Sabe que fez tudo errado. Sempre! Foi mulherengo, bbado, viciado em jogos. Tem a exata noo do pssimo pai e marido que . Seu primo tem toda a razo em humilh-lo. Sem perceber, depois de muito caminhar, est sobre uma ponte. Talvez seja essa a nica sada. Faz uma pequena prece e atira-se nas guas profundas do rio. O esprito de Bartolomeu Custdio durante anos perambulou por sendas escuras e tortuosas. Passado um longo tempo e depois de rever erros e acertos de vidas anteriores, foi amparado por mentores que o encaminharam para a labuta do resgate crmico. Hoje, trabalhador de nossos terreiros, conhecido como o grande Exu Tiriri, elegante, educado e sempre com um profundo respeito para com seus consultentes. Laroi Seu Tiriri EXU TRANCA RUA DAS ALMAS Seu nome foi Geraldo, mas h alguns dias descobri seu sobrenome: Branco Compostella. Bem, Tranca Ruas no foi de fato um mdico como se diz nas letras de seus pontos, ele foi na verdade uma especie de curandeiro, sua especialidade era a extrao de dentes. Trabalhava com ervas virgens e em especial com cascas de uma rvore que tinha prximo ao seu castelo, era um homem muito rico nascido em bero de ouro. Geraldo quando jovem tinha vontade de se tornar um padre em um mosteiro em sua cidade(Galcia ,na Espanha), todo esse sonho foi interrompido durante uma missa cujo qual ficou em seu pensamento um distinta senhora que havia do se confessar. ele passou ento a frenquentar a todas as missas ,tentando desesperadamente encontrar essa mulher,depois de um ms quando estava na ante sala da igreja ele ouviu uma voz suave chamando pelo padre ,e para sua surpresa era a tal mulher.sem pensar em nada fingiu ser o padre ,a mulher ento beijou lhe a mo e pediu para que ele lhe perdoasse seus pecados,ela disse a ele que a bruxaria fazia parte de sua vida e nada poderia fazer para afasta la de seus caminhos e que estava saindo daquela cidade por que temia que a inquisio a julgasse,nesse mesmo momento geraldo se calou e disse a mulher ,desde que te vi pelas missas no consigo pensar em outra coisa a no ser voce,no sei se estou enfeitiado ,mais o que sinto mais que o suficiente,e se voce vai sair desta cidade que seja comigo. Geraldo voltou a seu castelo,vendeu todos os seus bens e nunca mais voltou a cidade de galicia,ele foi morar com Maria e comeou a se envolver demais com os segredos do oculto,logo Geraldo passou a se tornar um

mestre na arte de enfeitiar,e passou para o lado da magia negra,com medo de perder Maria, geraldo celou um pacto com o diabo para que a mesma fosse para sempre sua e de nenhum outro homem. sua alma passou a ser do diabo,que cobrava cada vez mais pelo seu feito,alguns anos se passaram e Maria adoeceu,nenhum feitio era capaz de lhe devolver a sade,Geraldo desesperado pensando perder sua amada mais uma vez recorreu ao diabo,porem disse a ele ,que se fizesse o que ele queria seu preo seria cobrado apos a morte de Maria ,Geraldo sem pensar aceitou,na manh seguinte Maria se levantou e nada mais tinha ,ela viveu intensamente somente mais trs dias ,falecendo queimada por uma vela que incendiou todo o casebre. por culpa de Geraldo ,Maria no conseguia descansar em paz,seu espirito ficou perdido junto com as almas sem luz,e Geraldo dedicou seus ltimos dias a buscar um jeito de livrar a alma de sua amada,ele morreu logo depois de desgosto,e o diabo levou sua alma ,aps sua passagem tornou se o guardio das almas sem luz que tentam se livrar dos caminhos escuros ,por isso seu nome tranca rua das almas.hoje sua misso levar ajuda a quem esta perdido,e ele tambem guarda os espirtos zombeteiros afim de que paguem seus pecados,para voltarem ,reencarnarem.essa a historia de tranca rua das almas. "na sombra e na luz ,tranca rua me conduz" EXU TRANCA RUA Seu nome foi Geraldo Branco Compostella. Tranca ruas no foi de fato um mdico como se diz nas letras de seus pontos, ele foi na verdade uma especie de curandeiro, sua especialidade era a extrao de dentes, trabalhava com ervas virgens e em especial com cascas de uma rvore que havia prximo ao seu castelo. Era um homem muito rico nascido em bero de ouro, Geraldo quando jovem tinha vontade de se tornar um padre em um mosteiro em sua cidade natal, Galcia, na Espanha,todo esse sonho foi interrompido durante uma missa cujo qual ficou em seu pensamento um distinta senhora que havia do se confessar. Ele passou ento a frenquentar a todas as missas, tentando desesperadamente encontrar essa mulher, depois de um ms quando estava na ante sala da igreja ele ouviu uma voz suave chamando pelo padre e, para sua surpresa, era a tal mulher. Sem pensar em nada fingiu ser o padre,a mulher ento beijou lhe a mo e pediu para que ele lhe perdoasse seus pecados, ela disse a ele que a bruxaria fazia parte de sua vida e nada poderia fazer para afast-la de seus caminhos e que estava saindo daquela cidade por que temia que a inquisio a julgasse, nesse mesmo momento Geraldo se calou e disse mulher "desde que te vi pelas missas no consigo pensar em outra coisa a no ser voc, no sei se estou enfeitiado, mas o que sinto mais que o suficiente e se voc vai sair desta cidade que seja comigo." Geraldo voltou a seu castelo,vendeu todos os seus bens e nunca mais voltou a cidade de Galcia,ele foi morar com Maria e comeou a se envolver demais com os segredos do oculto,logo Geraldo passou a se tornar um mestre na arte de enfeitiar e passou para o lado da magia negra. Com medo de perder Maria, Geraldo celou um pacto com o diabo para que a mesma fosse para sempre sua e de nenhum outro homem. Sua alma passou a ser do diabo,que cobrava cada vez mais pelo seu feito,alguns anos se passaram e Maria adoeceu,nenhum feitio era capaz de lhe devolver a sade, Geraldo desesperado pensando perder sua amada mais uma vez recorreu ao diabo, porm disse a ele, que se fizesse o que ele queria seu preo seria cobrado aps a; morte de Maria, Geraldo sem pensar aceitou,na manh seguinte Maria se levantou e nada mais tinha, ela viveu intensamente somente mais trs dias, falecendo queimada por uma vela que incendiou

todo o casebre. Por culpa de Geraldo, Maria no conseguia descansar em paz,seu esprito ficou perdido junto com as almas sem luz,e Geraldo dedicou seus ltimos dias a buscar um jeito de livrar a alma de sua amada, ele morreu logo depois de desgosto e o diabo levou sua alma, aps sua passagem tornou se o guardio das almas sem luz que tentam se livrar dos caminhos escuros por isso seu nome tranca rua das almas. Hoje sua misso levar ajuda a quem esta perdido,e ele tambem guarda os espirtos zombeteiros afim de que paguem seus pecados e para voltarem a reencarnar. "na sombra e na luz ,tranca rua me conduz" LAROIE SEU TRANCA RUA EXU VELUDO Ele foi um grande homem que viveu na roma antiga, comandava um exercito, foi bom bom general , matou muitas pessoas teve muita sede de sangue na boca era muito violento; mas com isto teve muito conhecimento da vida e esperincia conheceu muitas mulheres, teve cabars e dinheiro, ouro e etc; Gostava muito de charutos ,jias ,bebidas das mais fortes e assim foi a vida de seu veludo at que um dia ele conheceu uma mulher chamada Maria Padilha. Por ela ele amou, matou e morreu mas como ele era um bom homem de presena s usava as melhore roupas do tempo dele. Sempre de terno e chapu. At que um dia saiu com uma outra mulher chamada Maria Mulambo, s que ela era prima de Maria Padilha e ele no sabia, at que Maria Padilha descobriu. Foi ai que o seu fim estava para chegar. Maria Padilha pegou um punhal e deu sete punhaladas no corao dele mas no ficou por isso. Como ele era um homem muito bom e tambm matou muita gente ele foi tomou o punhal dela e arrancou seu pescoo. Com isto ele e ela morreram por amor e cimes. Ele sempre foi um homem muito respeitado por todos os exus e pomba giras. Nos terreiros, quando ele chega, todos notam sua presena por ser um exu fino, que fala bem, sabe se por no terreiro e no gosta de brincadeira ; e senpre canto para ele assim : nimguem pode com ele ele pode com tudo l na encruzilhada ele exu veludo o que seu sobre este grade exu veludo e ax para vcs e obrigado pela oportunidade LAROIE EXU VELUDO todas as informaes deste grupo, so colees de estudos, convnios e contribuies de pessoas que professam o respeito e adorao de Exu, e lembrar a todos os irmos Exu no propriedade pessoal de ningum, seu amigo e irmo

Potrebbero piacerti anche