Sei sulla pagina 1di 7

O papel da representao social na construo da identidade adolescente Autor(a):Virgnia Cavalcanti Pinto Professora do curso de psicologia da Faculdade Maurcio de Nassau.

. Recife PE. Co-autores:Welison Sousa Aluno do curso de psicologia da Faculdade Integrada Tiradentes. Macei AL. Mnica Saemi Aluna do curso de psicologia da Faculdade Integrada Tiradentes. Macei AL. Endereos eletrnicos: giniapinto@yahoo.com.br welisonls@gmail.com japinha.fits@hotmail.com

1. Identidade e representao social. O presente trabalho se constituiu a partir de uma pesquisa realizada na cidade de Macei AL, na comunidade de Santo Onofre/So Rafael, no ano de 2008. O objetivo desta investigao versou sobre compreender como a representao social sobre o que ser adolescente construda na comunidade citada, bem como esta compreenso afeta a construo da identidade do adolescente desta localidade. Segundo Papalia (2006), a construo do indivduo est completamente imbricada ao ambiente no qual ela se desenvolve. Assim, falar sobre o ser humano, e mais particularmente sobre o adolescente, implica perceber o ambiente e as relaes que o circundam, o amparam e falam sobre ele mesmo. A perspectiva de construo da identidade adotada neste trabalho entende a mesma como um evento que acontece no desenrolar de um processo, no se constituindo, ento, como uma positividade, como algo pronto ou simplesmente acabado. Ao contrrio, trata-se de uma constante possibilidade de se colocar no mundo, significando e resignificando sua compreenso sobre si mesmo. Entretanto, este olhar reflexivo sobre a identidade recebe influncias, de carter interpessoal, que tentam conceitu-la, atribuindo a mesma uma nomeao especfica.
O processo de produo da identidade oscila entre dois movimentos: de um lado, esto aqueles processos que tendem a fixar e estabilizar a identidade; de outro, os processos que tendem a subvert-la e a desestabiliz-la. um processo semelhante ao que ocorre com os mecanismos discursivos e lingsticos nos quais se sustenta a produo da identidade. Tal como a linguagem, a tendncia da identidade para a fixao. Entretanto, tal como ocorre com a linguagem, a identidade est sempre escapando. A fixao uma tendncia e, ao mesmo tempo, uma impossibilidade. (SILVA, 2000. p.84)

Alm disso, importante pontuar que a identidade construda sob a influncia de diversos fatores, dentre os quais, merecem destaque os fatores sociolgicos, psicolgicos, cognitivos e culturais. Estes fatores se imbricam e produzem as possibilidades de desenvolvimento dos adolescentes em questo. Alis, seria bastante simplrio reduzi-los a fixaes de identidade existentes no imaginrio comum: aborrecentes, transgressores, rebeldes, intolerantes, esquisitos, dentre outras denominaes. Denomin-los de uma conceituao estanque , alm de uma

necessidade de contingncia de sentido, uma atitude aprisionadora do que realmente esse jovem possa vir a ser. A bem da verdade, no se pode desprezar o fato de que a identidade tambm se constitui a partir das representaes que um grupo ou sociedade possui em torno da mesma.
A representao inclui as prticas de significao e os sistemas simblicos por meio dos quais os significados so produzidos, posicionando-nos como sujeito. por meio dos significados produzidos pelas representaes que damos sentido nossa experincia e quilo que somos. Podemos inclusive sugerir que esses sistemas simblicos tornam possvel aquilo que somos e aquilo no qual podemos nos tornar. (SILVA, 2000. p. 17)

A representao social para Jacques (2008) trata dos saberes produzidos em sociedade e que, a nosso ver, so capazes de produzir marcas, positivas ou no, sobre um indivduo ou grupo de pessoas e afetam a forma como as mesmas percebem a si prprias. Entretanto, no se trata da existncia de um cdigo escrito que contenha as impresses das pessoas, ao contrrio, pois segundo Guareschi (1996), as representaes sociais existem, mas no podem ser vistas, elas influenciam sem que se possa se aperceber disso. Deste modo, entender como as pessoas da comunidade Santo Onofre/ So Rafael percebem o ser adolescente de suma importncia para entender com estes jovens captam estas referncias deixando-se afetar por estas na construo de suas identidades, j que o Outro na relao com o adolescente assume um papel de extrema importncia nesta fase especfica do desenvolvimento. 2. A adolescncia Tericos desenvolvimentistas, como Papalia e Erikson, apontam a fase da adolescncia como o perodo de maior conturbao dentro do desenvolvimento humano, no que diz respeito construo da identidade. Isto se d uma vez que a adolescncia um momento de transio na vida do indivduo, em que este deixa de ser criana, e precisa vivenciar as perdas dos privilgios da infncia, mas tambm ainda no um adulto que pode responder completamente por si mesmo de forma autnoma. Assim, o adolescente um sujeito que est entre duas etapas distintas da vida, numa atmosfera em que no se mais cultuado e tambm no atingiu um grau de maturidade que esperada socialmente. Erikson (1987) ao propor sua Teoria do Desenvolvimento Psicossocial apontou a fase da adolescncia como sendo a quinta crise vivenciada pelo ser humano em seu desenvolvimento. Neste estgio especfico a crise em questo confronta a identidade versus a confuso de papis. Para o referido autor a construo da identidade adolescente um processo que se d a partir da observao e da releitura de identificaes anteriores, ou seja, o adolescente no copia um modelo de conduta de algum, mas modifica, questiona, descarta, acrescenta e reconstroi para se constituir como sujeito. A adolescncia possui a peculiaridade de ser a fase em que o sujeito est se percebendo como integrante de um mundo social, preenchido de estmulos, pessoas, vontades, desejos, escolhas, regras e normas que vo influenciar sua forma de perceber o mundo, se posicionar no mesmo e aprender o que ele dispor, mediante as relaes construdas pelo adolescente neste processo de aprendizagem.

Outro aspecto relevante da adolescncia que a necessidade por se relacionar com se torna uma realidade mais elaborada e, assim, o jovem passa a ser um canal aberto circulao de idias e interesses. Nesta fase, o adolescente precisa do outro para construir sua identidade, precisa de uma referncia que esteja fora dele para que o mesmo possa se perceber como sujeito diferenciado e, ao mesmo tempo, precisa tambm se sentir aceito socialmente para construir seu sentimento de pertena a um grupo e aliviar a angstia de estar nesse momento entre do desenvolvimento humano. Entretanto, a busca por esta aceitao social costuma ocorrer pela constituio de grupos onde seus membros compartilham de diversas afinidades, como: vestimentas, formas de se expressar e atitudes, dentre outros aspectos. Assim, as referncias de identificao costumam estar fora da realidade cotidiana. Isto no quer dizer que os pais dos adolescentes no possam se constituir como tais para estes jovens, mas o fato que at chegar a esta fase o jovem tinha, quase que exclusivamente, as orientaes do lar como nico caminho a ser seguido e agora, com sua relativa autonomia, as relaes exteriores casa so no s uma conquista, mas uma necessidade. A relao com os pais se modifica nesta fase da vida, especialmente com a diversidade de constituies familiares que encontramos na atualidade e, apesar desta diversidade no ser o foco em questo, importante dizer que a comunicao entre pais e filhos dentro deste universo de possibilidades tema de bastante interesse para os que lidam com esta clientela especfica, sobretudo, para os socilogos, psiclogos e educadores. As reconfiguraes familiares mexem com os papis, institudos socialmente, de seus integrantes, podendo afetar a forma como pais e filhos se comunicam. De acordo com Osrio (1996), as famlias reconstitudas so estruturaes familiares que trazem uma nova realidade vivencial e o estabelecimento de vnculos que no esto propostos na famlia de corte tradicional. Estas novas possibilidades de configurao passam a exercer diferentes papis daqueles j estabelecidos em vivncias anteriores. Os novos arranjos familiares permitem um novo tipo de nomenclatura e uma nova possibilidade de associao. Os novos vnculos estabelecidos trazem consigo uma possibilidade de vivenciar novas experincias scio-culturais, bem novas formas de comunicao entre seus membros, trazendo tona as possibilidades de insero e de apropriao dos pactos estabelecidos para o bom relacionamento da unidade familiar. No imaginrio social os pais so os protetores, os heris da infncia, a nica referncia e agora, na adolescncia, eles cedem espao a outras figuras de relao, sobretudo aos amigos do jovem, isto no significa, no entanto, que os pais tenham sido esquecidos ou excludos do processo de construo da identidade adolescente, como se pode perceber a seguir:
Os adolescentes passam mais tempo com os amigos e menos tempo com a famlia. Entretanto, os valores fundamentais da maioria dos adolescentes permanecem mais parecidos com os de seus pais do que geralmente se percebe. Mesmo quando os adolescentes buscam a companhia e a intimidade com seus pares, procuram nos pais uma base segura da qual possam experimentar suas asas (Papalia, Olds e Feldman, p. 493. 2006)

Assim, ao contrrio do que os desenvolvimentistas pensavam inicialmente, esta busca pela identidade num ambiente social fora de casa no era necessariamente uma manifestao de rebeldia, at poderia ser em alguns casos, mas tratava principalmente da prpria construo da autonomia adolescente que com sua criticidade optava por conhecer novas possibilidades para o seu desenvolvimento.

Neste processo de construo da identidade e aquisio de autonomia, a relao dos adolescentes com seus pais sofre alguma instabilidade pela comum existncia de rudos neste dilogo, sobretudo no que diz respeito contradio de idias e possveis conflitos de gerao entre eles. Aos adolescentes cabe assumir um papel desbravador e conquistador, especialmente do que eles costumam chamar de liberdade. Esta, por sua vez, traduz-se, entre outros fatores, pela posse de maior privacidade, autonomia sobre si mesmo nas sadas com amigos e de poder de deciso. Esta postura independente se apresenta como um dado novo para os pais destes adolescentes que at ento estavam acostumados a lidar com o filho da infncia: aquele que acatava o que lhe era dito e sobre o qual o poder parental era absoluto. Diante desse contexto, porm, os filhos apresentam argumentaes, discordncias e outros pontos de vista que reflete, para seus pais, seu amadurecimento e sua constituio num novo sujeito, aquele em processo de apropriao de si mesmo. E, como em toda nova realidade, isto causa estranhamento a estes pais que vem o seu poder sobre os filhos, ameaado e, alm disso, temem perder o lugar de importncia na vida destes, pois os mesmos j no dependem dos pais e das mes integralmente. De certo modo isto assustador para os pais. Assim, o mundo do adolescente se expande, ultrapassa a famlia, a convivncia com iguais, recebe informaes variadas de outras pessoas, da escola, de outros contextos, da mdia e da internet e tudo isso ser ferramenta para a construo de sua identidade. 3. O percurso da pesquisa emprica 3.1. O recorte de investigao: Comunidade Santo Onofre/ So Rafael, localizada na cidade de Macei AL. uma comunidade pobre, em que as condies urbansticas como saneamento e moradia so muito bsicas. As famlias em questo apresentam-se em vulnerabilidade social, contudo diante destes desafios estruturais e sociais, percebe-se uma mobilizao dos moradores da rea em busca de melhores condies de vida. A articulao da comunidade, atravs da figura do lder comunitrio, viabilizou o processo de formao de uma associao de moradores, que possibilita aos mesmos uma melhor organizao de atividades, sendo um lcus de discusso e debates sobre as reais necessidades dessa populao. Uma das aes realizadas pelo grupo foi a organizao de trabalhos manuais na perspectiva de obteno de renda, atribuindo tambm uma ocupao para aqueles que se encontravam fora do mercado de trabalho, bem como o resgate da cidadania perdida por alguns. Os grupos religiosos tambm tm um papel de suma importncia para a socializao e participao dos indivduos, possibilitando um maior entendimento sobre os processos sociais e a busca pela efetivao dos direitos dentro de um processo de emancipao social. 3.2 Os participantes da pesquisa. Foram entrevistados 60 adolescentes, 30 jovens de cada sexo. A faixa etria variou entre 15 e 20 anos. A escolha pela referida faixa se deu porque as caractersticas da puberdade j estavam estabelecidas e porque se esperava que houvesse uma ruptura maior com o estado da infncia, considerado agora como uma fase anterior do desenvolvimento.

3.3. Instrumento de pesquisa: Esta uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratrio, em que foi utilizada uma entrevista semi-estruturada que de acordo com Tanaka e Melo, 2001 nem todas as perguntas elaboradas so utilizadas durante a realizao da entrevista, podendo-se introduzir outras questes que surgem de acordo com o que acontece no processo em relao s informaes que se deseja obter. Assim, foram trabalhadas questes que versavam sobre aspectos que pudessem tratar da construo da identidade adolescente, como: relao com pais e amigos, perspectivas sobre futuro, escolarizao, sexualidade e representao social sobre a adolescncia, deixando sempre uma margem para assuntos e temas trazidos pelos sujeitos da pesquisa e que emergiam na situao de entrevista. As entrevistas foram divididas em trs partes: a primeira destinada a uma breve estruturao do perfil da populao, apontando aspectos como: sexo, religio e orientao sexual, entre outros. A segunda ao trato da vivncia do que ser adolescente na contemporaneidade e a terceira caracterizao do que eles entendem como sendo direitos e deveres, nesta fase especifica do desenvolvimento. 3.4. Procedimento de coleta de dados: A coleta de dados foi realizada mediante visita comunidade em questo. Os jovens eram abordados livremente e questionados sobre a possibilidade de participar da pesquisa, depois o objetivo da mesma era explicado e o adolescente era convidado a assinar um termo de consentimento livre e esclarecido que garantia, inclusive, o resguardo de sua identidade, antes de dar incio entrevista. 3.5. Procedimento de anlise de dados: Para a realizao da anlise era necessrio adotar um mtodo, este aqui entendido como: uma escolha de procedimentos sistemticos para a descrio e explicao de fenmenos (Richardson, 2008. pg 70). Entretanto, esta leitura no foi de todo fcil diante da diversidade de informaes colhidas. Assim, foi necessrio utilizar o recurso da categorizao:
A categorizao uma operao de classificao de elementos constitutivos de um conjunto por diferenciao e, seguidamente, por reagrupamento segundo o gnero (analogia) com critrios previamente definidos. As categorias so rubricas ou classe, as quais renem um grupo de elementos (unidade de registro) sob um ttulo genrico. (Minayo,1999. p. 117)

As entrevistas foram lidas e relidas, analisadas em seu contedo (Minayo, 1999), tentando captar o mximo possvel s intenes, sentimentos, crenas e desejos dos participantes, tanto os explcitos quanto aquilo que estava nas entrelinhas do que estava sendo comunicado. Sem perder a conscincia de que essa anlise seria sempre uma aproximao e, como tal, incompleta. 3.6. Anlise de dados: Aps definir e explorar o material de anlise as falas foram ouvidas tentando entender o que elas queriam dizer, considerando no apenas o que era dito literalmente, mas aquilo que, talvez, nem os prprios adolescentes tivessem conscincia de que estavam comunicando. A todo o momento se recorria teoria que embasava o trabalho.

Os resultados obtidos revelaram um baixo grau de elaborao, percebido atravs das respostas dadas. Isto se deve ao fato da precria educao recebida por eles, tanto em relao escolarizao quanto ao ambiente scio-familiar. A comunidade de Santo Onofre/ So Rafael no possui uma escola em sua localidade o que resulta na pouca adeso ao processo educacional e, em alguns casos, na evaso escolar. A idia que os adolescentes tm sobre a adolescncia limita-se a execuo de comportamentos, como sair, namorar, etc. E, alm de abordarem suas adolescncias, os jovens comentam sobre a representao social que a comunidade em questo possui a respeito deles. Esta representao , em sua maioria, negativa, uma vez que a comunidade no consegue perceber a potencialidade existente neste grupo etrio. Assim, rotulam-os de desordeiros, desocupados, irresponsveis, trazendo a dificuldade de comunicao intergeracional. Na verdade, a inexistncia de incentivo a estes jovens na comunidade contribui para a instalao desta percepo imutvel e para a impossibilidade dos prprios adolescentes se apropriarem como sujeitos de sua ao no mundo. Nesta comunidade, os jovens ou esto na escola ou esto ociosos na maior parte do tempo. Esse tempo livre d margem para uma m representao sobre o adolescente nesta localidade. Neste sentido, alguns jovens declaram-se tal como as pessoas fazem referncia e assim, a representao social acaba denominando a identidade dos sujeitos em questo. Outro aspecto relevante tratado nesta pesquisa diz respeito s relaes estabelecidas entre os adolescentes e seus amigos, bem como entre eles e seus pais ou responsveis. Quanto aos amigos, os entrevistados apontam a superficialidade das relaes, ou seja, para os adolescentes as amizades so companhias para fins especficos, como sair, se divertir e conversar e no pessoas em quem se possa confiar verdadeiramente. Este posicionamento contraria, em parte, o que a literatura afirma existir na relao entre jovens, j que segundo os autores desenvolvimentistas, por exemplo, os adolescentes apresentam um forte sentimento de interdependncia entre seus pares. Na verdade os amigos ganham um papel de importncia bem diferenciado nesta fase do desenvolvimento, alternando-se, por exemplo, com o lugar ocupado inicialmente pelos pais. Em relao aos pais, os adolescentes afirmaram, em sua maioria, que eles sim so os verdadeiros depositrios de confiana, mas, ao mesmo tempo se contradizem ao confirmar o fato de no revelarem intimidades aos seus pais, especialmente em relao a assuntos relacionados sexualidade. Percebeu-se tambm que para os jovens em questo no h significativas diferenas entre direitos, deveres e responsabilidades. Os direitos so entendidos como tudo o que se relaciona a liberdade e esta, por sua vez, a tudo o que pode ser feito sem a constante vigilncia dos pais. Os deveres e responsabilidades so entendidos como sendo a mesma coisa e versam, de acordo com os entrevistados, sobre afazeres dirios, responsabilidades domsticas, como carregar lixo ou varrer uma casa. Esta viso simplista de conceitos to pertinentes construo da identidade ainda indica a baixa expectativa que estes jovens tm em relao ao futuro, seja este pessoal ou profissional. E, tratando de profisso, importante citar que os entrevistados percebem a profissionalizao como algo muito distante da realidade presente e dizem preferir profisses em que o sucesso e o reconhecimento social apaream de imediato, como ser um cantor famoso ou um jogador de futebol importante. Nenhum dos entrevistados, mesmo aqueles com 20 anos, possua expectativas de emprego e, pensar numa qualificao para ter uma formao profissional soava como um projeto que no faz parte da realidade que eles compartilham.

3.7. Consideraes finais: Diante de tudo o que foi exposto percebe-se que a construo da identidade adolescente um processo que est diretamente ligado ao contexto scio-cultural no qual ele est inserido. Isto no significa que o meio seja o determinante no sentido rgido da palavra da configurao de uma identidade, mas ele sim um forte contingente para que esta identidade se constitua. O processo de aproximao com essa realidade especfica nos fez analisar que a constituio da identidade faz meno a um contexto que vai alm de espaos da vida cotidiana. Esse adolescente precisa ser visto dentro de uma perspectiva de totalidade social para assumir sua posio de sujeito no mundo. A diferenciao e a excluso destes jovens, vivenciados dentro da prpria comunidade, contribuem para a falta de compromisso dos adolescentes com o conhecimento de seus deveres, ficando seus direitos relegados falta de informao. mister uma postura diferenciada dos diversos atores sociais que fazem parte da compreenso dos determinantes que facilitam o exerccio da cidadania e a apropriao de si mesmo, tornando as possibilidades de ser uma realidade e no um desejo longnquo. Referncias Bibliogrficas

ERIKSON, E. H. e ERIKSON, J. O ciclo da vida completo, Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. GUARESCHI, P. Representaes Sociais: alguns comentrios oportunos. Revista Coletneas da ANPEPP n.10, vol.1, set., 1996, p. 9-39. JACQUES. Maria da Graa Corra (et al.). Psicologia Social Contempornea: livrotexto. 11. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. OSRIO, L. C. Famlia hoje. Porto Alegre Artes mdicas, 1996. PAPALIA, D. OLDS, S e FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006. RICHARDSON, R. J. Perspectiva Social: mtodos e tcnicas Atlas. S.P. 2008. SILVA, T. T. (org.), HALL, S. WOODWARD, K. Identidade e diferena; a perspectiva dos estudos culturais. Petrpolis, RJ:Vozes, 2000. TANAKA, O. Y.; MELO, C. Avaliao de Programas de Sade do Adolescente: um modo de fazer. So Paulo : Edusp, 2001.

Potrebbero piacerti anche