Sei sulla pagina 1di 5

Soneto Plida, luz da lmpada sombria, Sobre o leito de flores reclinada, Como a lua por noite embalsamada, Entre

e as nuvens do amor ela dormia! Era a virgem do mar! Na escuma fria Pela mar das guas embalada... Era um anjo entre nuvens dalvorada Que em sonhos se banhava e se esquecia! Era mais bela! O seio palpitando... Negros olhos, as plpebras abrindo... Formas nuas no leito resvalando... No te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti as noites eu velei chorando, Por ti nos sonhos morrerei sorrindo!

Este um dos sonetos mais famosos e conhecidos de lvares de Azevedo. Est incluso na primeira parte de sua nica obra potica, a Lira dos Vinte Anos, livro publicado postumamente no ano de 1853. Tal obra foi organizada pelo prprio lvares de Azevedo, que morreu prematuramente em 25 de abril de 1852. um livro dividido em trs partes. A primeira e terceira parte so compostas pela face Ariel e a segunda parte composta pela face Caliban, denominaes estas dadas pelo prprio poeta, que se baseou nas personagens da ltima pea escrita por Shakespeare, A Tempestade, na qual Ariel um anjo, e Caliban, um demnio. Com tais comparaes, lvares de Azevedo prepara o leitor para um livro de poemas que ora exploram as angstias amorosas e ora as ridicularizam. Os poemas contidos na face Ariel so marcados pelo sentimentalismo e egocentrismo tpico dos ultrarromnticos, so poemas que revelam o fascnio pela morte e pelas virgens plidas e lnguidas. Nestes poemas a possibilidade de concretizao do amor fica confinada ao mundo dos sonhos e da imaginao. J os poemas contidos na face Caliban exibem um lado sarcstico e ridicularizador, chegando, s vezes, a beirar o burlesco atravs de mordazes ironias. lvares de Azevedo foi, pois, o primeiro poeta a trazer a ironia para o centro da cena romntica. O poema em questo, como o prprio ttulo nos diz, um soneto (composio potica composta de dois quartetos e dois tercetos). A Lira dos Vinte Anos constituda por alguns sonetos (forma potica clssica por excelncia). lvares de Azevedo a cultivou com maestria, e dentre os que escreveu, o mais famoso, indubitavelmente, este que apresentamos (Plida, luz da lmpada sombria). Soneto que guarda em si o to famigerado binmio Amor-Morte. O poema obedece ao modelo clssico. composto em decasslabos, ou seja, formado por versos de dez slabas poticas, e segue ao esquema de rima ABBA, ABBA, CDC, DCD, constituindo assim uma rica estruturao, possibilitando a clareza da exposio potica. O verso decasslabo foi historicamente introduzido em Portugal por S de Miranda, que o importou da Itlia na primeira metade do sculo XVI. Verso capaz de conter uma emisso sonora prolongada, e bastante variada para se ajustar ao contedo. ainda estruturado quase em unssono, pois dos quatorze versos do poema, os doze primeiros so pautados em heroicos, ou seja, com tnicas distribudas na sexta e na dcima slaba potica de cada verso; apenas os dois ltimos versos so pautados em

sficos, com ictos na quarta, oitava e dcima slaba potica. Vejamos logo abaixo (as tnicas esto caracterizadas em negrito):
Plida, luz da lmpada sombria, - 6, 10. Sobre o leito de flores reclinada, - 6, 10. Como a lua por noite embalsamada, - 6, 10. Entre as nuvens do amor ela dormia! - 6, 10. Era a virgem do mar! Na escuma fria 6, 10. Pela mar das guas embalada... - 6, 10. Era um anjo entre nuvens dalvorada - 6, 10. Que em sonhos se banhava e se esquecia! - 6, 10. Era mais bela! O seio palpitando... - 6, 10. Negros olhos, as plpebras abrindo... - 6, 10. Formas nuas no leito resvalando... - 6, 10. No te rias de mim, meu anjo lindo! - 6, 10. Por ti as noites eu velei chorando, - 4, 8, 10. Por ti nos sonhos morrerei sorrindo! - 4, 8, 10.

importante explicar que destacamos apenas os ictos principais para a cadncia meldica do poema, visto que existem ainda outros ictos no texto, porm considerados de menor relevncia para a estrutura rtmica do todo. O poema, como muitos de lvares de Azevedo, se constitui de um contedo bastante caro ao ultrarromantismo: o culto virgem plida e a exacerbao amorosa. Consequncia do deslumbramento com a ideia da morte, a imagem de beleza feminina ser modificada. Mulheres lnguidas, plidas e etreas substituem as virgens robustas de estticas anteriores. O imaginrio ultrarromntico povoado por essas virgens de aspectos fantasmagricos e fnebres, pois o ideal feminino ser associado a algumas personagens sombrias da literatura universal, como Oflia, da pea de Shakespeare, Hamlet. Logo no primeiro verso do soneto, /Plida, luz da lmpada sombria,/ temos imagens que caracterizam o universo ultrarromntico, pois, como sabemos, um dos traos mais marcantes da esttica do byronismo o seu lado noturno e fnebre. A noite parece mais ajustada a uma corrente que canta o mistrio, o abstrato, e aprecia os sentimentos inenarrveis do esprito humano. importante lembrar, que no nosso Romantismo, lvares foi por excelncia o poeta da noite, da melancolia e da escurido. A noite , portanto, a fonte oculta do mais ntimo da alma, dos sentimentos guardado no recndito do esprito ou, como diz Novalis, o tesouro infinito no qual um mundo inteiro de imagens desperta sob o passo do explorador.. Se pararmos para analisar minuciosamente a Lira dos Vinte Anos, iremos nos deparar com inmeros poemas que tm como cenrio principal ambientes noturnos e nefastos. O poema No mar se inicia assim:
Era de noite: - dormias, Do sonho nas melodias, Ao fresco da virao, Embalada na falua, Ao frio claro da lua, Aos ais do meu corao!

H ainda outros muitos poemas ambientados na soturnidade da noite. O poema Cismar tambm se inicia ambientado em tempo noturno:

Ai! Quando de noite, sozinha janela Coa face na mo te vejo ao luar, Por que, suspirando, tu sonhas, donzela? A noite vai bela, E a vista desmaia Ao longe na praia Do mar!

Ou este fragmento do poema O Poeta:


Sabem as noites do cu E as luas brancas sem vu Os prantos que derramei!

Seria demasiado longo enumerar todos os textos poticos da Lira cujo ambiente caracterizadamente noturno, pois so muitssimos os poemas de carter noctvago. Apresentamos estes fragmentos apenas para exemplificar a fora que a noite tem no poetar do nosso lvares de Azevedo, que a cultivou sempre de forma veemente. Nos versos seguintes da estrofe primeira, temos uma continuidade temtica. /Como a lua por noite embalsamada,/ ainda uma continuao caracterizadora do ambiente noturno criado pelo eu-lrico do poema. /Entre as nuvens do amor ela dormia!/ este verso nos d a viso potica do eu-lrico e tal viso percorrer por todo o poema, uma viso de amor idealizado, etreo, quase que imaterial. A amada a que o poeta se dirige um ser quase que abstrato, pois que dorme entre as nuvens (smbolo do sublimado, do excelso, da impalpabilidade). O poeta se dirige, pois, a uma amada; um ser ideal e sublime, um anjo entre nuvens dalvorada, ou seja, uma criatura que s reside na idealidade, no etreo, no mundo onrico da perfeio, onde os sentimentos mais nobres poderiam ser expressos com toda a nfase possvel, visto que se encontravam numa outra dimenso da existncia: a dimenso espiritual ou algo que lhe assemelhe. O culto a uma virgem plida que em sonhos se banhava e se esquecia, a venerao a uma musa que residia no etreo de um mundo sublime, era uma atitude tpica dos ultrarromnticos. Tal viso, desde o eminente poeta Lord Byron, povoava a imaginao dos arrebatados poetas romnticos. E entre eles, o nosso lvares de Azevedo foi o maior exemplo desse tipo de culto ao idealizado, foi ele o maior byroniano dos romnticos de nossa literatura. Na terceira estrofe do poema podemos dizer que se instaura a parte descritiva. O eu-lrico comea uma descrio da amada de uma forma sensual e arrebatada. Descreve a imagem da musa pura e sublime, a imagem do ideal de beleza feminino dos romnticos; uma mulher de olhos negros, de plpebras sombrias que se abrem lentamente, constituda de uma palidez fantasmagrica, de seios palpitantes e mimosos, reclinada num leito recoberto de flores e deixando as suas formas nuas e lnguidas resvalar por esse leito, eis a figura central, a figura da amada a que o eu-lrico canta com toda a veemncia do seu poetar romntico. A ltima estrofe do poema (o terceto final) a chave de ouro que d o desfecho arrebatado e trgico caracterizador da atitude ultrarromntica.
No te rias de mim, meu anjo lindo! Por ti as noites eu velei chorando, Por ti nos sonhos morrerei sorrindo!

Nessa estrofe temos o maior caracterizador do binmio ultrarromntico AmorMorte: a impossibilidade de concretizao do amor. Esta impossibilidade o que faz com que o eu-lrico do poema clame pela morte, pois assim estaria ele livre da angstia palpitante e pungente do amor no correspondido, fonte de sofrimento inesgotvel. Esse binmio Amor-Morte traduzido, muitas vezes, pela oposio entre o desejo de amar carnalmente e o desejo de morrer. O amor sexual era visto de forma negativa pelos poetas do Ultrarromantismo, pois como adeptos da total idealizao amorosa, os desejos sexuais esto, para esses poetas, associados a um sentimento de culpa e autodestruio. Por esse motivo, seus poemas apresentam a possibilidade da realizao amorosa vinculada somente a contextos irreais, sejam eles a manifestao do sonho ou a promessa da vida eterna. O eu-lrico do poema, de uma forma vassalar, implora piedade a amante de seus sonhos. Podemos perceber que nos dois ltimos versos, o poeta muda o ritmo do texto propositadamente, fugindo assim da regularidade rtmica, pois ao mudar a cadncia sonora do texto d um destaque maior aos versos finais, que so os mais relevantes e compe a chave de ouro do poema, ou seja, o desfecho. /Por ti as noites eu velei chorando,/, /Por ti nos sonhos morrerei sorrindo!/, tais versos (sficos e no mais heroicos) compe o tema mais caro ao poeta: a morte como espcie de evaso da realidade, uma espcie de escapismo em que o eu-lrico poder se inebriar no sonho em busca da amada e, por isso, morre sorrindo. Tal busca pela morte como forma evasiva da realidade encontrada ainda em outros poemas clebres do autor, como por exemplo, no seu to conhecido Por que mentias?, eis uma estrofe:
V minha palidez: a febre lenta... Este fogo das plpebras sombrias... Pousa a mo no meu peito... Eu morro! Eu morro! Leviana sem d, por que mentias?

Mais uma vez podemos perceber a presena da morte como forma mxima de manifestao do amor. Eis o morrer de amor. Assim que se caracteriza o amor do Ultrarromantismo. O poeta Gonalves Dias nos lega uma definio do que seria esse amor romntico em seu poema Se se morre de amor, transcreveremos uma estrofe:
Amor [...] Compreender o infinito, a imensidade E a natureza e Deus; gostar dos campos, Daves, flores,murmrios solitrios; Buscar tristeza, a soledade, o ermo, E ter o corao em riso e festa; E branda festa, ao riso da nossa alma fontes de pranto intercalar sem custo; Conhecer o prazer e a desventura No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto O ditoso, o misrrimo dos entes; Isso amor, e desse amor se morre!

Eis o amor dos ultrarromnticos: o amor arrebatado, o amor sublime, o amor exacerbado que pode at levar morte caso no correspondido. E a morte, para estes poetas, nada mais do que a cura para os males da uma dorida existncia, a cura para os arrebatados sofrimentos oriundos da impossibilidade amorosa. Nesse contexto, a morte , pois, uma amiga do poeta, como bem nos mostra esta estrofe do poema Morte de Junqueira Freire, outro ilustre poeta da nossa segunda gerao romntica:

Pensamento gentil de paz eterna, Amiga morte, vem. Tu s o termo Dos fantasmas que a existncia forma, Dessa alma v e desse corpo enfermo.

Tais atitudes arrebatadas e sorumbticas dos ultrarromnticos fizeram com que estes ficassem conhecidos como poetas do Mal do Sculo. Visto todas as explanaes feitas at aqui, podemos afirmar que este o soneto mais importante da Lira dos Vinte Anos. , pois, um soneto-modelo que resume em si todos os aspectos caros ao Ultrarromantismo: a configurao da noite como ambiente potico, o amor idealizado, o sofrimento pela impossibilidade de concretizao desse amor, a melancolia diante da vida e a busca fremente pela morte. Eis, ento, a nossa singela contribuio anlise do poema referido no introito deste trabalho.

Potrebbero piacerti anche