Sei sulla pagina 1di 11

FACULDADE NOVAUNESC LARISSE MONTEIRO

INTERFERNCIA DA CIFOESCOLIOSE NA REALIZAO DA DENSITOMETRIA SSEA.

TERESINA-2012

LARISSE MONTEIRO

INTERFERNCIA DA CIFOESCOLIOSE NA REALIZAO DA DENSITOMETRIA SSEA.

Trabalho

da

disciplina

de

DENSITOMETRIA OSSEA do curso de Tecnologia em Radiologia, como prrequisito parcial aprovao na referida disciplina, sob a orientao da prof. Dayane Arrais.

TERESINA- 2012

SUMARIO 1. INTRODUO 1.1 O QUE DENSITOMETRIA OSSEA? 1.2 QUEM DEVE FAZER O EXAME? 1.3 QUE PREPARO NECESSARIO? 1.4 COMO FEITO O EXAME? 1.5 RESULTADO DO EXAME. 2. CIFOESCOLIOSE 2.1 O QUE ? 2.2 CARACTERISTICAS 2.3 FAZ COM QUE 2.4 TRATAMENTOS 3. VISUALIZAO RADIOGRAFICA DA COLUNA LOMBAR ASSOCIADA CIFOESCOLIOSE 4. INTERFERENCIA DA CIFOESCOLIOSE NA REALIZAO DE COLUNA LOMBAR EM DO. 5. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUO 1.1 O que densitometria ssea? A densitometria ssea um exame de radiologia que mede, com rapidez e preciso, a densidade dos ossos. O resultado comparado com padres para idade e sexo. principalmente usada para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenas nas quais a densidade e a quantidade de minerais so baixas, e o risco de fraturas alto. A osteopenia uma afeco ssea na qual os ossos perdem estes minerais e tm menor densidade, o que os torna mais frgeis. Quando a perda ssea grave, a afeco se chama osteoporose. Os objetivos do exame so: avaliar o grau de osteoporose, indicar a probabilidade de fratura, possibilitar a obteno da curva de perda ssea atravs do tempo (quando a avaliao feita periodicamente), e auxiliar no tratamento mdico.

Figura 1: exame de DO, posio do paciente na avaliao da coluna lombar.

1.2 Quem deve fazer o exame? O exame est indicado em mulheres em fase de pr-menopausa, menopausa, ps-menopausa, em regime de reposio com hormnios estrgenos, e tambm nos indivduos em uso de hormnios tireoidianos, corticosterides, e medicamentos anticonvulsivantes. Nas crianas, est indicado quando h necessidade de acompanhamento do desenvolvimento sseo, em doenas osteometablicas, e ocasionalmente em regimes dietticos para emagrecimento. 1.3 Que preparo necessrio?

Caso a paciente acredite estar grvida, ela deve notificar seu mdico. A rotina diria antes deste teste no precisa ser mudada, seja em relao a alimentos, bebidas ou medicamentos ingeridos, exceto por medicamentos que contenham clcio. Estes medicamentos devem ser evitados por 24 horas antes do exame de densitometria ssea. O paciente no dever ter se submetido a exame de Medicina Nuclear previamente (72 horas) e no dever ter realizado exame radiolgico com uso de contraste (aguardar pelo menos 5 dias). No dia do teste, o paciente dever comparecer com roupa sem metais (zper, botes, broches, etc). 1.4 Como feito o exame? Atualmente, a tcnica padro para determinar a densidade ssea chamada densitometria por DEXA (dual-energy X-ray absorptiometry). A densitometria por DEXA simples e indolor, e leva de dois a quatro minutos para ser realizada. A mquina mede a densidade ssea detectando a extenso na qual os ossos absorvem ftons, que so gerados por nveis baixos de raios X (Ftons so partculas atmicas sem carga).

Figura 2: maquina de DO por DEXA.

1.5 Resultados do exame: O exame fornece o valor absoluto da densidade mineral ssea, da rea estudada, em mg/cm2. A osteoporose diagnosticada quando a densidade ssea cai ao ponto onde fraturas acontecero com um leve estresse local.

A osteoporose determinada pela medida da densidade ssea e comparando o resultado com as referncias. Deve ser notado que ndices baixos de densidade ssea no so muito especficos em determinar o risco de fraturas, sem se considerar outros fatores de risco para ocorrncia de fraturas.

Figura 3: laudo de exame de DO.

2 CIFOESCOLIOSE
2.1 O que ?

Cifoescoliose uma anormalidade espinhal progressiva que combina cifose, curvando diante da parte traseira superior (uma corcunda), com escoliose, o curvando ao lado da coluna vertebral, de acordo com MedlinePlus, um servio da U.S. National Library of Medicine e National Institutes of Health. A condio soletrada ocasionalmente cyphoscoliosis e s vezes chamada de scoliokyphosis. 2.2 Caractersticas Cifoescoliose ocorre no macho e as fmeas, embora mais comumente em meninas, em todas as raas e grupos tnicos, de acordo com Electromed, Inc., que faz com que um sistema de limpeza das vias respiratrias disponvel para tratar os problemas de respirao que podem resultar de tais deformidades da coluna vertebral. Uma estatura reduzida, volumes pulmonares restrito e parede torcica rgida resultam frequentemente da deformidade, de acordo com a rede de educao mdica Loyola University.

Figura 4: criana com cifoescoliose.

2.3 Faz com que De acordo com a associao americana de aposentados pessoas, cifose pode ser causada por vrios fatores, incluindo doenas degenerativas, como artrite e fraturas causadas pela osteoporose. Oito e cinco por cento dos casos de escoliose Idioptico, tm causa conhecida, de acordo com a sociedade de pesquisa de escoliose, apesar de gentica parece desempenhar um papel importante. Embora cifoescoliose, tambm, pode ser executado nas famlias, a maioria dos casos tem causa conhecida. 2.4 Tratamentos Pessoas com deformidades leves podem beneficiar da volta chaves, enquanto cirurgia pode corrigir a espinha e parar de progresso da deformidade, de acordo com o direito de sade. Alguns pacientes podem exigir oxignio se suas cavidades torcica so suficientemente deformadas e sua capacidade de respirao reduzida, de acordo com Loyola University Medical Education Network. 3 VISUALIZAO RADIOGRAFICA DA COLUNA LOMBAR ASSOCIADA CIFOESCOLIOSE

Figura 5: paciente com cifoescoliose.

Figura 6: Trax cariniforme ou de pombo ou em quilha (pectus carinatum):

4 INTERFERENCIA DA CIFOESCOLIOSE NA REALIZAO DE COLUNA LOMBAR EM DO. Apesar das diversas vantagens da DEXA sobre as outras formas de medio da massa ssea, existem algumas limitaes decorrentes de alteraes da anatomia da coluna, uma dessas limitaes causada por deformidades vertebrais associadas escoliose. Se no considerada, a presena desta alterao, isso pode levar a erro na interpretao dos resultados densitomtricos. O tecido sseo caracteriza-se pela sua plasticidade, ou seja, capacidade de se adaptar fora/trao aplicada pelos msculos. Dessa forma, o exame radiogrfico da coluna de pacientes portadores de escoliose mostra uma heterogeneidade da densidade das vrtebras, sendo maior nas estruturas internas da curvatura da coluna. Isso ocorre em decorrncia da mudana das linhas de fora da regio e da assimetria da rea paravertebral, como modificaes compensatrias do tnus da musculatura paravertebral. A anlise dos resultados da densitometria das vrtebras lombares nesses pacientes encontra-se bastante comprometida, dificilmente refletindo o momento sseo-metablico do paciente. O Posicionamento inadequado , frequentemente, uma das maiores causas de erro de preciso e acurcia da densitometria, Na tentativa de se obter um posicionamento ideal, deve-se observar com cuidado quando este posicionamento possvel ou no. Frequentemente escoliticos so sacrificados na mesa de exame tentativa de se obter um exmio alinhamento. Duas coisas ento podem ocorrer: 1. Conseguirmos um falso alinhamento que no ser reproduzido numa futura oportunidade 2. Esgotarmos a pacincia do paciente, sem que o objetivo seja alcanado.

Escolioses estruturadas exibem padro rotacional dos corpos vertebrais, o que permite facilmente distinguir entre mau posicionamento e escoliose.

Figura 7: exame com mau posicionamento.

Figura 8: diferena entre mau posicionamento e escoliose no exame de DO.

Nos casos onde a cifoescoliose deve ser tratada cirurgicamente, o paciente fica com astes metlicos na coluna para corrigir o desalinhamento. No exame de DO se o paciente tiver algum tipo de implante metlico na coluna, isso causar um artefato na imagem, pois a presena de elementos de densidade elevada includos em reas de tecido mole, utilizadas pelo mtodo para calcular o "BASELINE" pode determinar imprecises e inacuracidades.

Figura 9: exame de DO com presena de implante metalico.

CASO: paciente do sexo feminino, 73 anos.

Figura 10: ha indefinicoes das vertebras lombares nesse exame.

Figura 11: as radiografias mostram cifoescoliose angular toraco-lombar por provavel sequela de espondilite.

5 BIBLIOGRAFIA http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/19062/000735657.pdf?sequence=1 http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151944422010000100009&lng=pt&nrm=iso


http://www.densitometria.net/04-protocolos-de-analise-em-densitometriaossea.php

http://www.forp.usp.br/restauradora/Teses/Matzerm/matzerm.html http://biafisio.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html http://www.minhacirurgiadeescoliose.blogspot.com.br/ http://vivacamila.com.br/2007/08/25/escoliose/ http://www.tratamentodecoluna.com.br/website/index.php/menu-1/escoliose http://portaldaradiologia.com/?p=2289 http://www.google.com.br/webhp?source=search_app#hl=ptBR&newwindow=1&sclient=psyab&q=DENSITOMETRI+OSSEA+DE+COLUNA+DEXA&oq=DENSITOMETRI+OSS EA+DE+COLUNA+DEXA&gs_l=hp.3...12467.14777.2.15409.10.10.0.0.0.9.631.4506 .3-6j1j3.10.0...0.0...1c.1.-NjIKT8kK-

g&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=c0de07da08944b61&bpcl=36601534&biw= 1280&bih=699 Anijar, Jose Ricardo. Densitometria ssea, na pratica medica. So Paulo: savier, 2003.

Potrebbero piacerti anche